No entanto, até ao momento, não foi pedido aos tribunais para que a compra seja suspensa até uma decisão. O que não quer dizer que não aconteça ainda.
Surpresa… após notícias de que a FTC ia avançar com um processo contra a Microsoft no sentido de parar a compra da Activision, eis que surgiram dados que indicavam que afinal a FTC poderia não avançar com o processo devido a que, devido aos lobbies da Microsoft, haveria agora uma votação 2-2 nos 4 elementos do quadro da FTC, que colocaria Lisa Khan numa posição pouco cómoda (para mais detalhes, leiam a notícia de dia 8).
Daí que, surpreendentemente, no dia 8 eis aparece a notícia que a FTC avançou mesmo com um processo contra a Microsoft, alegando que o seu histórico não merece qualquer confiança e que nesse sentido, perante o risco presente, as garantias da Microsoft não são suficientes.
Recorde-se que a Microsoft se tem vindo a mostrar bastante “amiga” dos reguladores, tendo anunciado mesmo uma proposta escrita feita ao Steam e à Nintendo, onde lhes é oferecido um contrato de 10 anos onde se garante o Call of Duty nessas plataformas.
Mas diga-se que essa oferta tem muito que se lhe diga, por vários motivos. A questão principal é que a Activision já suportou a Nintendo, mas o mercado Nintendo não se mostra verdadeiramente interessado em Call of Duty.
Para além do mais, as consolas Nintendo tem características muito próprias, e a nível de performance estão longe de conseguirem acompanhar as consolas mais potentes, pelo que converter o jogo para a atual Switch implica uma série de concessões de todo o tamanho. Isto apesar que não seria impossível, dado que consolas como a Xbox One original correm o jogo a 60 fps.
Mas mesmo assim, o suporte a uma Switch seria um travão enorme à inovação, pelo que esta proposta soa a mais uma forma de apaziguar os reguladores, do que realmente algo que seja passível de ser realizado com sucesso.
No entanto o suporte da Playstation e Switch poderia ser interessante para a Microsoft. Isto porque dessa forma poderia colocar o jogo no Gamepass sem assumir reais prejuízos, pois a receita que viria das restantes consolas cobriria as perdas da quebra de vendas na Xbox, ao mesmo tempo que chamaria clientes para a sua consola, enfraquecendo-as aos poucos.
Daí que seja natural que, mesmo com esta oferta, a FTC não fique convencida das boas intenções da Microsoft, especialmente se considerarmos que o acordo, ao ter limite temporal, mesmo que cumprido, apenas empurra para a frente com a barriga a questão da Microsoft poder tornar estes IPs exclusivos da sua consola, tirando partido de tal, e prejudicando a concorrência no processo.
Pode parecer estranho, para alguns, que a FTC esteja a defender a concorrência e não os consumidores. Mas a questão aqui é que estamos num mercado peculiar, onde no aspeto dos jogos mais hardcore, apenas há dois players em jogo, a Microsoft a Sony, pelo que prejudicar a Sony, é prejudicar o mercado, e consequentemente os consumidores. É por isso uma situação anormal e complexa que tem de ser seriamente analisada.
E recorde-se que a Sony não é líder porque tenha tomado atitudes predatórias contra a concorrência. Se a Sony efetivamente tem conseguido alguns exclusivos que a Microsoft não apanha, não se pode acusar a Sony de ser predatória, mas sim a Microsoft de não acompanhar. Afinal, falamos apenas de jogos pontuais e não algo definitivo, e para além do mais, a exclusividade adquirida numa base de jogo a jogo, é uma prática corrente no mercado, e acessível também á Microsoft, pelo que se uma empresa adquire uma exclusividade sobre um jogo e a outra não, tal apenas se deve ao facto que quem perdeu não quis cobrir a oferta do outro. E nesse sentido, sendo a Microsoft a empresa com maior capacidade monetária, se ela perde exclusividades, não pode culpar a Sony por isso.
Mas ainda sobre a questão do processo metido com a intenção de parar a venda, foi chamada a atenção para o facto que a FTC meteu o processo, mas não meteu um segundo para suspender temporariamente a compra. E caso este processo não entre, o que ainda pode acontecer pois ele não precisa forçosamente de entrar ao mesmo tempo, há quem refira que tal se deve ao facto que a FTC não pretende verdadeiramente parar o processo, mas sim obter mais concessões e garantias da Microsoft para que o dano não venha a existir.
Há ainda outras teorias, que referem que na realidade nada mudou face ao noticiado do dia 8, e que a FTC não pretende parar a aquisição, mas isso sim assinalar aos reguladores Europeus que estes tem razões para atuar, e que o devem fazer, mesmo que a FTC não faça, por poder estar de mãos atadas devido aos lobbies da Microsoft. No entanto, com esta medida, dá-lhes tempo e legitimidade para atuar, ao mesmo tempo que procura garantir mais concessões da Microsoft
Esta é uma opinião de um ex chairman da FTC, William Kovacic, agora professor na George Washington University Law School, que refere que a decisão da FTC em avançar com um processo interno, sem acompanhar o processo com um pedido de sustensão da venda num tribunal federal, pode arrastar o caso por meses, e dar assim mais “confiança às autoridades fora dos EUA, para eles mesmos bloquearem o negócio”.
Seja como for, a realidade é que a FTC avançou com um processo contra a Microsoft, e com isso o processo vai-se arrastar, podendo ficar em tribunal por largos meses, sendo que a Microsoft terá de concluir a transação até Junho de 2023, sob pena ter de indemnizar a Activision em 3 biliões.
Mas dê agora isto no que der, coisas interessantes vão certamente sair daqui. E certamente será pedido à Microsoft que apresente contas sobre o Gamepass, para se perceber até que ponto o negócio é lucrativo, e mais do que isso, até que ponto justifica, para além de potencialmente roubar clientes aos oponentes, o manter em vez das vendas clássicas. E estas situações poderão ser deveras interessantes pois podem mostrar que não só a Microsoft financia o Gamepass perdendo dinheiro e aceitando esquemas nas adesões, como poderão ainda demonstrar que no futuro os preços do serviço terão forçosamente de subir, sendo o atual Gamepass um mero engodo.
A parte mais engraçada da história é ver as pessoas e boa parte da mídia afirmando que foi a Sony responsável pelo processo. Os lobby da Sony é de outro nível, capaz de ganhar da Microsoft até nos EUA.
O motivo pelo qual o nome da Sony aparece em relevo é simples… O mercado de jogos hardcore é apenas a Microsoft e a Sony. Logo se não é um… É o outro.
O chocante aqui é pior do que isso. É portar-se a Sony como a má da fita, quando quem avança para uma aquisição que pode criar elevados danos à concorrência, é a Microsoft.
É a subversão total e completa das coisas de acordo com os interesses próprios.
Ahh aqui no Brasil o que se tem de subversão, de dizer que é o outro que pratica os atos que na verdade são praticados por quem falou/denunciou
Esse é outro ponto interessante. A galera defender a consolidação do setor ao mesmo tempo que reclama dos outros monopólios. Quando a concorrência acaba, quem sofre é sempre o consumidor.
Pessoal viaja pra moldar suas narrativas e desejos. Daqui a pouco estão a inventar que a Sony é dona oculta da Disney e da Apple, e/ou que a Sony é do filho do Biden… 🙂
Os fatos são que dinheiro é poder e que a Sony é só 1/20 da MS, e tem muito menos capacidade de investimento que essa proporção que a MS, o resto é devaneio de “criança contrariada”.
É um processo tão louco que sai isso na Eurogamer: https://www.eurogamer.pt/comissao-europeia-apoia-a-microsoft-na-compra-da-activision-e-contraria-a-ftc
Essa comissão é a mesma que está avaliando a aquisição na União Europeia?
Eu havia lido essa matéria e me pareceu muito mal escrita, pois está a misturar coisas e não necessariamente os processos têm o mesmo conteúdo e certamente são independentes.
O que é dito na matéria é que a FTC para embasar a negativa no processo Microsoft-ABK mostra que a MS tornou exclusivos um conteúdo que antes era multiplataforma após a compra da Zenimax. Aí vem falar que a comissão européia (CMA!?) autorizou a compra da Zenimax sem nenhuma condicionante. E daí, são outros processos e provavelmente as exigências e condicionantes feitas por cada orgãos não são as mesmas nos dois casos. Ou seja, é um texto sem real nexo, e totalmente confuso.
Não… Efetivamente a FTC apoia o seu caso, parcialmente, numa afirmação que não é verdadeira de que a Microsoft não cumpriu com as promessas feitas aos reguladores Europeus. E isso vai ter um grande peso!
Eu já tinha visto isso, e até escrito um artigo sobre isso, antes de saber que os reguladores europeus tinham desmentido a FTC.
Eu não li o processo da FTC, mas está escrito nele que era uma promessa aos orgãos europeus a não exclusividade?!?! Se sim, que coisa tosca e de principiante.
Como usam argumentos extra país para embasar a defesa de consumidores americanos, o que vale aos americanos são os compromissos assumidos com os EUA. E usarem argumentos falsos é um absurdo sem tamanho.
De qualquer forma, o artigo da eurogamer está pessimamente escrito.
Isso não é o que está em causa, é apenas um dos argumentos para o processo. Mas é algo que ao não ser verdade fragiliza toda a posição da FTC.
Olha, acredites ou não, escrevi um artigo que sai amanhã, que, sem saber que os reguladores europeus tinham dito isso, refere exactamente isso. Que a FTC cometeu uma gafe de todo o tamanho quando disse que a Microsoft se tinha comprometido que não manteria os jogos exclusivos.
Efetivamente a Microsoft prometeu isso durante todo o processo, e não está a cumprir. Mas a realidade é que os reguladores não a obrigaram a cumprir o que dizia.
Essa me surpreendeu, com tanto protecionismo econômico que tem por lá, e essa guerra econômica às claras com a China, eu não esperava. Certamente se fosse o governo do cor de tomate estragado as coisas teriam outro rumo fácil.
É torcer agora pra UE dar outra pancada, e pra MS só conseguir comprar a Activision gastando mais um pouquinho, porque eles têm muito dinheiro pra fazer besteira e precisam de ajuda pra aprender a gastá-lo. 😃
O que aconteceu foi mais uma prova da imbecilidade americana, admiram se depois da china ser hoje o que é, um partido comunista perto de ser a maior potência mundial.
Quanto a situação eu se fosse a Microsoft ficava por aqui e tinha a abordagem da Sony pelos vistos é a única válida.. e comprava as exclusividades melhores todas até ao final da geração.
Depois,
é certo que vai haver mais uma geração xbox, no entanto creio que a xbox não anda aqui a fazer nada, olhando ao ambiente tóxico e hostil que a marca é recebida em todo o lado é aceitar que a Sony define as regras pelo qual o jogo é jogado e saltar fora, é esquecer a xbox e investir no windows e na cloud e Office.
Fica a Nintendo para a pequenada e a Sony para os paladinos da verdade.
Rui… A Microsoft sempre pôde comprar as exclusividades todas…
O porque motivo não o fez é que deveria ser o que deverias estar aqui a questionar!
Eu suponho que não o fez por 2 razões.
1. A ideia inicial do ceo SN era terminar a divisão logo o investimento caiu.
2. Tendo o poder financeiro que têm porque raio vou “alugar” quando posso chegar lá e comprar o prédio de uma vez?
Como assim o Satya Nadella queria diminuiu o investimento na divisão e queria terminala? O investimento só cresceu ao decorrer da gestão dele e o Phil convenceu ele em 2014 a continuar com a divisão! E a chance de a divisão Xbox acabar hoje é nula!
Falei quando o SN chegou, inicialmente, depois com o decorrer do tempo o investimento aumentou no gp, compra estúdios etc.
Sabes porque motivo a Microsoft comprou estúdios?
Porque dos 19 que tinha em 2013, apenas 4 estavam a funcionarm em 2019. Os restantes ou foram fechados, ou estavam parados sem produzir.
Daí que ou compravam, ou fechavam as portas.
Que me lembre (Só de 2013 para a frente):
Victoria Studios – Fechado
Xbox Entertainment Studios – Fechado
Soho productions – Desmantelado
Twisted pixels – Abandonou a Microsoft
Press Play – Fechada
Lionhead Studios – Fechada
Big Park – Fechada
Good Science Studio – Fechada
Leap Experience Pioneers – Fechada
Function Studios – Fechada
Team Dakota – Fechada
SOTA – Fechada
Decisive Games – Desmantelada
Kkkkk a Sony dita as regras do mercado?! Meu amigo, quem começou a lançar seus jogos no PC e depois foi seguida?! Quem começou a investir pesado em serviços de assinatura e depois foi seguida?! A Microsoft pode estar atrás em questão de lucros e relevância no mercado! Mas ela é a empresa que mais inova e dita tendências no mercado, e isso não é de hoje!
Quem criou o primeiro serviço de assinatura em consolas foi a Sony com a PSN.
A Microsoft tornou foi o dela obrigatório ao colocar o acesso à internet limitado a ele.
Mas dizer que a empresa que se auto intitula terceira de mercado 4 que mais inova e cria tendencias, é esticar a corda.
Eu diria que é antes a que mais se mexe por necessidade.
O xbox live foi o primeiro, é um serviço, que inicialmente só dava acesso ao online multiplayer mas foi o 1 serviço, a Dreamcast foi a primeira a ter o online mas como um serviço foi a Xbox.
O serviço (ideia) já existia, o que a Microsoft criou a cobrança do que até então era de graça, ou criou a rentabilização em cima de um serviço existente, jogar online e acessar demos. Se vocẽ acha que isso é criar um serviço, mesmo tendo-se jogos como serviço antes disso (Final Fantasy 9 Online é um jogo de maio 2002, por exemplo, que era uma MMO pago por mês pra jogar no PS2, antes mesmo da Live existir)…
https://pt.wikipedia.org/wiki/Final_Fantasy_XI
https://pt.wikipedia.org/wiki/Xbox_network
A Sony, mesmo com online grátis meados ao fim da era PS2 (lançado em 2001 no Japão) e depois continuando grátis com o PS3, criou assinatura com produtos inclusos pagos em mensalidade, primeiro com a “Qore” que era uma assinatura de “revista digital” e depois com a vinda de joguinhos pixelados (chamados mini games) que só depois viraram coisa melhor após o “incidente hacker” da PSN quando a Sony ofereceu jogos grátis como compensação de indenização pelo transtorno e pelo roubo de dados dos clientes, isso foi o que moldou a Plus (Essential) como se conhece hoje. depois surgiu a Now com a ideia de Cloud e com a ideia de alugar-se pra jogar, permitindo depois um modelo praa compra pra jogar por cloud, e depois o estilo acesso a catálogo netflix. Só após tudo isso, a MS criou o Gamepass e depois a Sony reformulou tudo o que tinha na ideia de “Tiers” pra também oferecer um catálogo pra baixar como é o principal modelo do Gamepass.
https://en.wikipedia.org/wiki/Qore_(PlayStation_Network)
A invenção mais significativa da MS nos sistemas ainda games hoje foi a ideia de juntar as conquistas individuais dos games numa espécie de reputação una. Vale lembrar que esse tipo de coisa já vinha antes em alguns jogos de forma individual, mas a ideia juntar a um ID um sistema de “gamerscore” ou achievements foi da MS, isso sim moldou a ideia replicada na Steam e na Playstation ID.
https://en.wikipedia.org/wiki/Achievement_(video_games)
Off: As minhas desculpas a todos a quem apaguei mensagens, mas política e futebol não são temas que queira ver em mais do que uma ou duas mensagens. E infelizmente isso estava passado há muito.
Perfeito, Mário, desculpe os meus excessos!
Sim, tens razão… Escapava-se-me… Talvez porque estranhava que jogos pagos, com mensalidade, e com servidores próprios, acessíveis gratuitamente em qualquer outro sistema tivessem de pagar live, apesar de acedidos usando a internet que eu já pagava. Porque estranhava que ao aceder a um browser na consola usando a internet que eu mesmo pagava, ao contrário do que acontecia em qualquer outro lugar, tivesse de pagar live.
Daí que na minha cabeça isso ficou durante anos com a definição de chulice em vez de serviço! E nesse sentido não me ocorreu!
O serviço criado pela MS foi a “trava de acesso a internet” num dispositivo! 😂
Uhhhh… Bela inovação pra empresa que mais inova segundo um membro da seita.
é o mesmo que diziam com os aplicativos universais do Windows Phone…
Que a MS “está inovando na frente do android e IOS” e “ditando o mercado”
É por isso que cansa a MS, qualquer porcaria irrelevante que ela faz os fanboys ficam histéricas arrotando “inovação absoluta, crianção do céu e da Terra”
vcs falam como se a nossa realidade fosse o Matrix e a MS é o arquiteto.
nem caixista assina GP cara, quem mais vai assinar esse troço?
negocio travou em 25M de assinantes, mal e porcamente metade da Base de usuários do xbox.
Uma empresa que tem uma base instalada de aproximadamente 70 milhões de consoles que poderiam aderir ao seus maravilhoso sistema de assinatura, com as maiores gambiarras possíveis, e possui apenas 35 milhões de assinantes, contabilizando os de pc, não é possível que acreditem nessa hipótese criada na seita, que esse empresa dita as regras do mercado. Nem mesmo a Sony pode ditar as regras do mercado. Ela é apenas referência com seus trabalhos com excelência em qualidade. Prova disso é, quem ajudou a dar vida ao projeto The Callisto Protocol? A Microsoft que não foi…
Opa. Errei. 25 milhões só.
Rui, a China sozinha tem 1/6 da população mundial e tem muitas vezes a potência de trabalho dos próprios americanos, a própria possibilidade de nascer expoentes intelectuais por lá é maior, estatisticamente falando, me admira até hoje é a China ainda não ter passado os EUA economicamente, e muito provavelmente isso se dá apenas pelas alianças bélicas pós segunda guerra mundial onde toda a Europa alimenta os EUA como seu cão de guarda.
O tal “comunismo” chinês hoje é o que a maioria dos conservadores radicais do mundo anseiam e não vêem, provavelmente por xenofobia e preconceito racial, mas a China é uma de pujança econômica inegável, com uma elite rica bem privilegiada, com tolerância baixa a gays e 0 pra criminalidade com a família do criminoso pagando até a bala com a qual será executado, só deixa a desejar na liberdade pra se falar e fazer asneiras em público e na internet, o resto é diferenças apenas culturais.
A China tomar a frente da economia mundial é só questão de tempo, assim como é a MS engolir a ABK se realmente quiser insistir, pois têm poder pra isso, só vai ser um pouco mais difícil e demorado do que ela gostaria.
Mas deixa de revolta, ô Rui, o problema do Xbox nunca foi ter ou não ter alguma empresa, é não fazer jogo que preste, a culpa dela não acertar a mão não é da Sony, todo o problema está em como eles trabalham e querem conquistar o mercado. Nem Playstation, nem Nintendo são o que são por agirem como a MS está agindo.
Juca a china pode ter as pessoas que quiser, se as coisas não fossem lá feitas, se as fábricas não fossem todas para lá a china hoje ainda era um grande arrozal, o erro foi dos países evoluídos ter levado a indústria e tecnologia para a china e eles fazem o trabalho e copiam tudo também.
O mais engraçado é os lunáticos do xbox tratando isso como se fosse tretinha de “console wars”, leram mal lido lá um negocio e saíram correndo pela internet falando que a UE disse que disseram que o FTC mentiu.
Outra possibilidade do FTC não ter pedido liminar para congelar a aquisição é que o FTC espera que a MS não avance por escolha, a Nvidia não insistiu, viu que “deu ruim” e desistiu.
talvez o FTC simplesmente quer enrolar até a UE e/ou CMA bloquearem a compra e a MS desistir… talvez enrolar até o prazo final de compra.
Eu só quero que acabe logo para a Sony voltar a fazer eventos grandes e anunciar games novos…
Estamos no início de uma nova geração e estamos travados de receber novidades para gerarmos hype para a nova geração por conta de uma empresa(Microsoft) que claramente está tentando monopolizar o mercado.
Eu realmente temo pelo mercado de games a longo prazo… Temo que a Microsoft consiga de maneira forçada como está a fazer tornar o mercado apenas uma briga de serviços o que INEVITAVELMENTE vai diminuir a qualidade dos jogos.
Por mais que possam argumentar que nao houve nenhuma influência da MS a Sony começou a lançar seus games ineditamente para PCs, e fez um serviço novo para concorrer com a gamepass, por mais que o mesmo não tenha games day one, a 10 anos era impensável que a Sony lançaria seus games para PC, assim como hoje é impensável que a mesma lance seus games day one no serviço.
Claro que a Sony lançou no PC e criou os Tiers da PSN por causa da Microsoft.
Porque sem a Microsoft, eles não faziam sentido nenhum.
Porque raio, alguém que subsiste e é lider de mercado na sua plataforma vai lançar jogos no PC? Porque raio alguém que vende bem vai arriscar perder vendas por causa de um serviço de assinatura?
A Sony fez isso porque o mercado assim o ditou. Se a concorrência faz, ou fazes igual, ou ficas para trás.
A realidade é que estas duas medidas são arriscadas. Uma pode fazer decair a receita e a outra o interesse e valor da plataforma. Uma empresa líder nunca assumiria riscos que não precisa assumir.
Mas a concorrência porque o faz? Faz porque como não consegue concorrer de outra forma, e dessa forma precisa de se rentabilizar aumentando as vendas, e precisa de atrair clientes para a sua plataforma.
Nesse sentido, para se manter as coisas equilibradas, e impedir a expansão da concorrência, o fazer-se igual torna-se uma necessidade.