Entre 2013 e a data atual não só se passaram 9 anos, como a Microsoft já gastou mais de 85 biliões de dólares… Mas no global… pouco mudou!
A Xbox One ficou conhecida como a consola Xbox com o pior suporte da história por parte da Microsoft. E apesar que ainda é cedo para se falar das Xbox series, a realidade é que para já o suporte dado a estasbnão está a diferir muito do que vimos nos primeiros anos de vida da Xbox One.
Infelizmente os estúdios da Microsoft continuam a não cumprir com o que seria esperado. O atual adiamento de Starfield e Red Fall deixaram a Xbox sem a previsão de qualquer lançamento exclusivo vindo de equipas da Microsoft, para o ano de 2022, o que significa, que nos dois primeiros anos, o suporte vindo da Microsoft foi baixissimo.
Se considerarmos que, historicamente, a duração média de uma geração é de 5 a 6 anos, com o mínimo registado de 4 e o máximo registado de 8, 2 anos é já bastante tempo.
Vamos ver o que desde o lançamento das novas consolas se encontrava anunciado para output vindos dos estúdios Microsoft:
Microsoft
- Forza Horizon 5
- Halo Infinite
- Psychonauts 2
- Flight Simulator Xbox
- Grounded
- Hellblade II
- Forza Motorsport
- Fable
- Everwild
- Awoved
- Perfect Dark
- Outer Worlds 2
- Contraband
- Project Mara
- State of Decay 3
E se considerarmos a Bethesda como possível futura First, poderíamos ainda acrescentar:
- Red Fall
- Starfield
- Indianna Jones
- The Elder Scrolls VI
Vamos comparar com a lista da Sony:
Sony
- MLB The Show 21
- MLB The Show 22
- Astro’s Playroom
- Demon’s Souls
- Miles Morales
- Sackboy Adventures
- Destruction Alltars
- Returnal
- R&C Rift Apart
- Horizon FW
- Gran Turismo 7
- God of War
- Spider-Man 2
- Wolverine
- Horizon CotM
Poderíamos ainda acrescentar
- Ghost of Tsushima Director’s Cut
- Uncharted Legacy of Thieves Collection
- GoW PC port
- Horizon PC port
- Days Gone PC port
De tudo isto, vamos ver aqui o já entregue:
Microsoft
- Forza Horizon 5
- Halo Infinite
- Psychonauts 2
- Flight Simulator
Sony
- MLB The Show 21
- MLB The Show 22
- Astro’s Playroom
- Demon’s Souls
- Miles Morales
- Sackboy Adventures
- Destruction Alltars
- Returnal
- R&C Rift Apart
- Horizon FW
- Gran Turismo 7
Ao que se acrescenta:
- Ghost of Tsushima Director’s Cut
- GoW PC port
- Horizon PC port
- Days Gone PC port
Basicamente a proporção é de 3.75:1
Vamos agora ver quantos meses se passaram entre a apresentação e o lançamento destes jogos.
Microsoft
- Forza Horizon 5
Apresentado a 6/21
Lançado a 11/21
Tempo decorrido – 5 meses - Flight Simulator Xbox
Apresentado a 6/19
Lançado a 7/21
Tempo decorrido – 25 meses - Halo Infinite
Apresentado a 6/18
Lançado a 12/21
Tempo decorrido – 42 meses - Psychonauts 2
Apresentado a 12/15
Lançado a 8/21
Tempo decorrido – 68 meses
Média 35 meses
Sony
- MLB The Show 21
Apresentado a 2/21
Lançado a 4/21
Tempo decorrido – 2 meses - MLB The Show 22
Apresentado a 2/22
Lançado a 4/22
Tempo decorrido – 2 meses - Astro’s Playroom
Apresentado a 6/20
Lançado a 11/20
Tempo decorrido – 5 meses - Demon’s Souls
Apresentado a 6/20
Lançado a 11/20
Tempo decorrido – 5 meses - Miles Morales
Apresentado a 6/20
Lançado a 11/20
Tempo decorrido – 5 meses - Sackboy Adventures
Apresentado a 6/20
Lançado a 11/20
Tempo decorrido – 5 meses - Destruction Alltars
Apresentado a 6/20
Lançado a 2/21
Tempo decorrido – 8 meses - Returnal
Apresentado a 6/20
Lançado a 4/21
Tempo decorrido – 10 meses - R&C Rift Apart
Apresentado a 6/20
Lançado a 6/21
Tempo decorrido – 12 meses - Horizon FW
Apresentado a 6/20
Lançado a 2/22
Tempo decorrido – 20 meses - Gran Turismo 7
Apresentado a 6/20
Lançado a 3/22
Tempo decorrido – 21 meses
Relativamente aos Ports PC não se consegue definir o tempo decorrido enter a apresentação e o lançamento dado que os mesmos foram quase todos dados a conhecer em meras entrevistas e não em apresentações oficiais.
Média 8,63 meses
Resumidamente , o tempo médio de espera entre a apresentação dos jogos Xbox series e o seu lançamento está nos 35 meses ou aproximadamente 3 anos.
Já a Sony está aproximadamente nos 8, 63 meses. Nem o jogo mais atrasado da Sony se aproximou da média de espera da Microsoft.
Mas vamos ver o que ainda está por lançar, e o tempo já decorrido entre o anuncio e a presente data:
Microsoft
- Grounded
Apresentado a 11/19
Tempo decorrido – 30 meses e a contar - Hellblade II
Apresentado a 12/19
Tempo decorrido – 29 meses e a contar - Forza Motorsport
Apresentado a 7/20
Tempo decorrido – 22 meses e a contar - Fable
Apresentado a 7/20
Tempo decorrido – 22 meses e a contar - Everwild
Apresentado a 11/19
Tempo decorrido – 30 meses e a contar - Awoved
Apresentado a 7/20
Tempo decorrido – 22 meses e a contar - Perfect Dark
Apresentado a 12/20
Tempo decorrido – 17 meses e a contar - Outer Worlds 2
Apresentado a 6/21
Tempo decorrido – 11 meses e a contar - Contraband
Apresentado a 6/21
Tempo decorrido – 11 meses e a contar - Project Mara
Apresentado a 1/20
Tempo decorrido – 28 meses e a contar
- State of Decay 3
Apresentado a 07/20
Tempo decorrido – 22 meses e a contar
Média: 22,18 meses
Se incluirmos a Bethesda aqui, temos
- Red Fall
Apresentado a 6/21
Tempo decorrido – 11 meses e a contar - Starfield
Apresentado a 6/18
Tempo decorrido – 47 meses e a contar - Indianna Jones
Apresentado a 1/21
Tempo decorrido – 16 meses e a contar - The Elder Scrolls VI
Apresentado a 6/18
Tempo decorrido – 47 meses e a contar
Com uma média que passaria então a ser de 24,33 meses
Sony
- God of War
Apresentado a 9/20
Tempo decorrido – 20 meses e a contar - Spider-Man 2
Apresentado a 9/21
Tempo decorrido – 8 meses e a contar - Wolverine
Apresentado a 9/21
Tempo decorrido – 8 meses e a contar - Horizon CotM
Apresentado a 1/22
Tempo decorrido – 4 meses e a contar
Média 10 meses
Conclusões
Dinheiro compra quantidade, mas não compra nem qualidade e nem boa gestão. E a gestão dos estúdios da Microsoft continua terrível. O suporte vindo das suas First às Xbox séries tem sido miserável e não diferente do que se verificou nos primeiros anos da Xbox One. Será ainda de se notar que dos 4 lançamentos efetuados, um não é um AAA (Psychonauts), outro é apenas um Port consola (Flight Simulator), Halo Infinite está no estado em que todos sabemos, com as queixas de incompleto a acumularem-se, e apenas Forza Horizon 5 está livre de polêmicas.
Perante um suporte a um serviço como o Gamepass, estes atrasos possuem consequências indesejáveis, que vão o obrigar a despesa extra para se obter conteúdo de terceiros para suprimir as carências de suporte das First, e demonstram claramente como os jogos AAA, bastante sujeitos a atrasos não são a melhor escolha para estes serviços, o que poderá no futuro fazer a Microsoft repensar os lançamentos AAA, optando antes por jogos AA.
Mas independentemente de tudo isso, a matemática é universal e demonstra que o nível de suporte entre Microsoft e Sony ainda está separado por um fosso gigante que, pelo menos até ao momento, nem 85 biliões conseguiram cobrir.
Em adição à lista da Sony eu colocaria o remaster do primeiro Spider para o PS5. Esse jogo tá um show a parte. Sony mandando bem demais.
Eu tenho, já instalei pra renovar
Mas não tive tempo ainda, tá muito melhor que a versão do PS4 a qual eu Platinei e já era muito boa?
Haters em 3 2 1 …….contra factos não há argumentos.
Qual jogo é esse Horizon CotM?
Quanto ao comparativo, diferença considerável
A Sony tem sido mais competente em entregar os jogos e menos em produzir os consoles
A versão VR que foi mostrada.
Não entendi, mas Grounded não foi entregue!?
Ainda não
Mas está jogável, vive saindo conteúdo adicional. Na minha ótica está que nem o Halo. Inda mais que como um jogo como serviço a mim parece que foi entregue.
Psychonauts nem deveria entrar na lista, visto que sua produção começou bem antes da Microsoft. E foi feita por financiamento coletivo. Vamos ver no futuro. Mas voltando ao assunto. O lançamento da Xbox one teve uma line up melhor do que a atual. Por outro lado o ps4 saiu praticamente sem jogo. Já o ps5 apesar do covid, recebeu bastante suporte. Seja produção própria, seja exclusividade de terceiros. E não acho que vai mudar tão cedo. Tirando os games que já estavam em produção antes da aquisição, não espero nada de bom vindo da gestão Microsoft.
Concordo, com o Psychonauts, mas o game foi lançado com a MS já sendo proprietária, é o caso de considerar expansões da Bungie que eventualmente seja lançadas agora , já na mão da Sony, como da Sony, apesar de terem sido produzidas como recursos não Sony até então.
O Xbox One teve uma line up inicial melhor e diversificada em relação do PS4 (que só veio melhorar mesmo após o fiasco do Driveclub), apesar de alguns ali serem exclusividades compradas, como Dead Rising, e Ryse, por exemplo. Mas o pouco que lançou soube preencher a diversidade de gostos apesar de alguns terem sido vistos como incompletos, ruins ou copia e cola do anterior como Killer Instinct, Fighter Within e FM 5.
A PS4 saiu sem jogos?
Ele está certo. Os 2 primeiros anos da geração one/ps4 o console da Microsoft tinha jogos melhores. Depois de 2015 o Ps4 deu uma surra no concorrente.
Melhores para quem?
Sim. Esse Killzone e Knack não chegam ao nível de um ASTRO’s Playroom.
É interessante como a comunidade Xbox exalta tanto Ryse Son of Rome e ao mesmo tempo a comunidade Playstation despreza tanto Killzone SF.
Tanto Ryse quanto Killzone SF possuem campanhas medíocres. Mas ambos compartilham de excelentes gráficos para 2013, basta jogar o mapa da floresta de Killzone SF para perceber isso. Ótimo trabalho em iluminações e sombras da Decima Engine, um polycount bem decente, assim como os níveis de detalhes.
Só que Killzone SF possui um adicional, que é um multiplayer bastante divertido. Os mapas são ótimos, variedade de modos, armas, tem um modo co-op bacana. Então se Ryse é idolatrado até hoje na comunidade Xbox, Killzone SF então seria glorificado.
Mas não estou argumentando em tom de reclamação. Como a geração PS4 terminou muito bem, é normal os jogos de começo ficarem mais esquecidos. Seria como comparar Infamous SS com Ghost of Tsushima, ambos da Sucker Punch. Existe uma diferença colossal entre eles, e não estou falando necessariamente de gráfico, mas sim do acabamento final como um jogo.
O Multiplayer do Killzone SF roubou-me muitas horas e um comando kakaka
Era mt bom e divertido! agora de repente até bateu saudade 🙂
Joguei mais de 300 horas do Killzone. Era um dos 5 primeiros no ranking mundial de kills, assistências e vitórias, se não me engano. Mas ele tinha sérios problemas de estabilidade e balanceamento. Não tem como dizer que era um grande jogo. Era falta de boas opções. O próprio COD daquele ano foi um dos piores da história. Aquele período, final de 2013 e 2014 foi muito fraco, tanto que Dragon Age recebeu o prêmio de game of the year. O pessoal reclama dos lançamento do PS5. Mas estão anos luz a frente do que foi o ps4. O console engrenou de verdade em 2015 com Bloodborne e Destiny.
PS: Naquela época tinha muito tempo livre. Joguei mais de 2k horas de Destiny.
Sim, também acho que o lançamento do PS5 foi bem melhor. Astro, Sackboy, Spiderman MM, Demons Remake. Poucos meses depois já chegou Returnal e R&C Rift Apart. Sem dúvidas existe uma diferença monstruosa entre o lançamento do PS5 e do PS4.
E concordo que Killzone SF não foi um grande jogo. Só não gosto muito quando vejo a comunidade Playstation em geral desprezá-lo como se não tivesse nada no lançamento (apesar de entender porque o PS4 melhorou muito de lançamentos ao longo daquela geração). Knack sim eu achei totalmente descartável. Ainda fiz uma forcinha para zerar o Knack 2 em co-op com meu filho, que também é bem ruinzinho.
O maior problema do Killzone SF é que o 2 e 3 eram excelentes. Daí a régua é muito mais alta. É o inverso do que acontece na Microsoft. Qualquer coisa o pessoal elogia, porque só tem porcaria.
Também acho que Killzone 2 e 3 foram superiores, principalmente na campanha, que são ótimas nesses 2 jogos, e muito fraca no shadow fall.
Eu joguei pouco do multiplayer no killzone 3 (no 2 não joguei nada de MP, só sei que tinham uns mapas famosos que foram adicionados depois no shadow fall), não sei dizer se era melhor, mas algumas pessoas falavam que sim.
Agora em termos de gráficos eu achei que Killzone SF deu um grande boost. Killzone 2 era excelente graficamente para 2009, Killzone 3 teve boas melhorias visuais para 2011, e Killzone SF com o hardware do PS4 evoluiu bastante visualmente.
Mas o hardware faz muita diferença nessa discussão gráfica. Me lembro do pessoal da Guerrilla compartilhando que somente o Thunderjaw do Horizon ZD tinha 550 mil polígonos, enquanto que toda a renderização do Killzone 3 fazia uso de 250 mil polígonos https://twitter.com/dejongemathijs/status/647309631329538048?s=20&t=tIDL1W3lxwJvzkMcTzDN8A
Eu adorei Ryse: Fall of Rome. Defendi-o várias vezes aqui.
Ryse: Son of Rome! ( Confundiu o nome, Mário) rsrs
Hehehe. Verdade
Vou falar por mim, eu só jogo campanha, era um jogo lindo, mecânicas ligeiramente complicadas e achei o começo excessivamente difícil, fiquei meio perdido ao que me lembro, resultado, terminei abandonando o jogo.
É um pouco como Driveclub, faltou diversão logo no começo, apesar de um jogo muito bonito.
E olha que adorei o KZ3, bem como o 2. O 1o eu nunca joguei.
Agora de Shooter da Sony, mil vezes o Resistance, de lore a mecânicas, é minha série de shooter preferida.
Por essa lista de ps4, a xbox series já tem imensos exclusivos, pois remasters (e gratuitos) não lhe faltam pelo que dizem.
Engraçado que entres por aí.
Primeiro porque é tentar desvalorizar remasters (partes do princípio que todos já os jogaram). Segundo porque na realidade nem esses a Xbox tem como exclusivos, e terceiro porque eles estão longe de dominar a lista.
GTA 5 saiu para a PS3/360. Vendeu o remaster na PS4/One aos milhões e no re-remaster da PS5/One já vai em 10 milhões.
Daí que remaster ou sem ser remaster, o relevante é se é bom ou não
Não percebeste, então não é a xbox series que melhora automaticamente muitos jogos das antigas consolas, xbox e xbox 360?
PS4 teve Killzone SF, Resogun e Knack no lançamento e Infamous na Janela de lançamento (Marco/14)
4 jogos hj no Xbox Series não passaria essa imagem de “praticamente sem jogo”
Qualquer coisa é melhor que a janela de lançamento do Series X. Mas compare com o que saiu no ps5. Existe um abismo em relação ao ps4.
Quem vende serviço, só precisa criar expectativas, infelizmente é o suficiente pra “se vender”, e até que os clientes caiam em si, outra leva já foi levada a entrar no mesmo “engabelamento”. Basta olhar as boas vendas de console xbox sem lançar nada de realmente relevante além de FH5.
Quem vende serviço só tem e precisa de vender um serviço, FIM.
E quem és tu ou eu para dizer o que é relevante ou não para os outros?
Halo não é relevante? MS simulator?
Na xbox e ps só se pode jogar exclusivos? E eu que pensava que também se podia jogar multi, e muitos de grande qualidade.
Olha, pelos exclusivos ps5 até á data, tirando returnal o resto é de uma irrelevância absoluta.
Mas a partir de junho os serviços já vão ser uma coisa espetacular, lol.
Não subvertas as coisas Eraser.
Sem exclusivos os sistemas oferecem todos o mesmo. O que te faz optar por um ou por outro é o suporte e os exclusivos, e sempre foi.
Estranho que ele disse que o fantástico era Demons Souls até agora, aí do nada virou Returnal. Kkkkkk Da pra ver que ele realmente não conhece os jogos.
Era demons que queria mencionar, mas o returnal não é mau.
Ah tá… tu confundiu laranjas com maçãs então. Kkkkkkk
E sim Returnal não é mau, muito pelo contrário, é tão bom que levou o prêmio de melhor game do ano pelo BAFTA.
Dizes tu, o que há mais é pessoas que se estão nas tintas para exclusivos.
Dizes tu… Que percebes disto.
As empresas que apostam em exclusivos andam todas enganadinhas…
Então mas não é a xbox que não tem exclusivos? Os milhões que as compram andam todos enganadinhos, mas diz-me tu que percebes disto.
A Xbox não tem exclusivos? Mentiram-te! A Xbox tem e sempre teve exclusivos.
Quais? Assim repentinamente não estou a ver nenhum, mas não conheço o catálogo da xbox.
Lolololol. Sem resposta! O Google que seja teu amigo.
Não encontrei, mesmo os dos estúdios da MS saem para pc. Quais os exclusivos? Não consigo encontrar.
A Xbox é uma plataforma… Não é uma consola. A plataforma inclui o PC!
Paraste à quantos anos?
É só rir. 😁
É não é?
Para todos!
Caros leitores participativos nos comentários:
Percebo cada vez mais a existência de comentários que possuem não só teor pessoal, como tremendamente opinativo, por vezes até ofensivo e/ou com o intuito de desconversar.
Nesse sentido aproveito este último comentário a entrar na página para alertar que a moderação vai apertar, e que não só retirarei comentários, como poderei passar mesmo a impedir leitores de postar sem qualquer aviso prévio.
Espero por isso que as pessoas em causa ganhem o juízo que lhes tem faltado, ou terão mesmo de se deslocar para outros websites.
A famosa liberdade de expressão para opiniões permitidas? Desculpa lá mas é o que parece.
Retiraste comentários que a única coisa que tinham era factos que contrariam o que aqui se diz.
Passam a vida a dizer que a xbox não tem exclusivos pois sai tudo no pc, depois quando agrada (para não perderem a razão no que dizem) já tem exclusivos, chama-se a atenção para isso e puff, comentário apagado.
Posta-se uma lista de exclusivos de ambas as consolas da geração passada, digo que para se considerar todos os exclusivos ps4 da lista tinha-se que considerar também imensos exclusivos xbox series , e puff comentário ao ar.
Isto não é moderação, é outra coisa.
É, é outra coisa… É estupidez e flame war!
A Xbox não tem exclusivos como consola, não como plataforma.
Tu sabes disso, mas preferes continuar a tentar brincar a gozar com a situação, fazendo-te de estúpido. Aliás fizeste o mesmo com os prémios Bafta que dizes não valerem nenhum, Para ti só valem os prémios que te interessam, os outros não prestam… Ou seja, tu ou distorces, ou tentas gozar com as situações distorcendo as coisas de forma a que soem a ridículo, desvalorizando o que não te interessa e dando valor ao que te interessa.
Isso são flame wars, e não as vais fazer aqui… Garantido!
Quanto ao ultimo comentário não sei do que falas. Os comentários apagados pelo sistema são removidos após 2 horas. Mas os apagados manualmente por mim não são apagados, excepto manualmente. E não há nenhum comentário teu nesse sentido desde 14/04, a ultima data em que os limpei. Por isso não inventes de forma a tentares passar algum tipo de imagem.
Estás moderado, e vais continuar, sendo que a moderação vai apertar sempre que entender que estás a tentar atingir algum objetivo.
Eu não mudo de opinião por causa de marca, a line up da MS está sofrível.
A mim, como cliente em potencial não me apetece nada além de FH5.
A partir de junho pode ser espetacular pra quem gosta de serviços e jogar velharias e indies, o que não é meu caso de modo geral, prefiro comprar o que jogo, e devo continuar assim, independente de quem lance um serviço.
Você fala por você e eu por mim, pois eu me conheço, e presumo que você se conhece.
Eu não sou procurador da humanidade, falo por mim.
De qualquer forma, não dá pra julgar o Deto e o Sparrow por vez por outra perder a paciência com você. 🤣
cedo ou tarde isso acaba.
meu palpite? pelo tempo que a MS está sem divulgar o numero de usuários do GP, já acabou.
mas do mesmo jeito que os fanboys do xbox vivem de “espera isso, aquilo” dentro da MS deve ser a mesma coisa… “GP tá flopado e diminuiu os assinantes, mas espera o starfield, espera o COD, espera não sei o que”
Não sabemos das vendas, só sabemos da vgchartz. Que errou em 1 milhão em 3 meses por duas X no caso do Ps5. Tu acha que as estimativas do Xbox estão corretas? Com certeza está estimado muito pra cima.
OFF – O Fable do PS certeza que sai antes que o Fable da MS. Tá ficando cada dia mais feio. O que não entendo é: O que a maioria dos Studios da MS vem fazendo desde 2018? É projeto que é rebootado, é projeto que nem o próprio studio sabe o que é (Everwild), é projeto adiado toda hora…. Triste!
https://twitter.com/br_spidey/status/1527626593572642816?t=bE-cHAnVSS_4D59PX4NfmA&s=19
Off,tenho uma série s e uso para ir a NET e ver alguns vídeos com o Edge ….o raio do navegador ao fim de uns minutos a ver o vídeo da erro (Xbox memory excede)….what?tipo Windows, acontece a mais alguém ?só uso a consola basicamente para isso e parece que nem para isso serve ….mais algum navegador para uso na Xbox que alguém recomende?
1 ano e pouco da geração duas compras monstruosas, uma feita outra a ser feita e a conclusão que temos de Mário é que não se comprou qualidade.
Espera os jogos saírem primeiro. Para depois falar isso.
Por favor, depois acha inconveniente quando digo que os textos tem o toque de artigo de opinião.
Oh caro amigo…
Vamos lá a ver… O artigo é de hoje, e fala do que se passou até hoje!
A Xbox séries foi lançada em 2020, e como tal vai fazer 2 anos. O que se está a referir é o que se passou nestes quase dois anos, comparando a realidade atual da consola com a da geração anterior. .
Não se fala do futuro, não há aqui ninguem com “2 dentes” a fazer previsões futuristas. O artigo tem como intenção apenas mostrar que, apesar do enorme investimento da Microsoft, na realidade, até ao momento, ainda não se viu nada. E podia ter visto.
Entretanto gastaram-se mais de 85 biliões… e mesmo que isso mude no futuro, neste 1/4 ou 1/3 de tempo de vida da consola… nada se viu.
Daí que se eu fosse esperar os jogos saírem para depois falar, nestes dois anos quase nem tinha aberto a boca!
Finalmente, e creio que se terá de documentar sobre isso, isto não é um artigo de opinião.. É factual, a não ser que que os jogos já tenham saído e eu não saiba. Saiba distinguir as coisas, pois aqui neste artigo não se opina, apenas se relatam factos! E o facto de a Xbox estar a ter um início onde o suporte está igual ao da geração passada é uma realidade que se constata matemáticamente.
Daí que se continuar a persistir em falsos argumentos para avaliar os artigos, fugindo depois à discussão como antes, removo-lhe as avaliações aos mesmos!
Então é fato dar causa vencida em um jogo que mal começou ? Essa é
a realidade matemática posta ? Porque a longo prazo a realidade matematica parece estar feia para Sony. Mas você é claro se a teve ao curto prazo para fechar neste fato, quero dizer opinião.
E segundo.
Como você fala que já podia ser visto resultado da compra e dos investimentos feitos? Da Zenimax por exemplo que fez um ano e pouquinho quando jogos demoram geralmente 3 anos para serem feitos ?
Não tem ninguém aqui com falso argumento e se quiser tirar avaliação para ficar com a nota impecável pode tirar porque sou indiferente.
Isso não vai mudar o que é.
Homem… O artigo não fala do futuro. Fala do que se passou até ao presente.
Refere que apesar do investimento, nestes dois anos ainda nada mudou.
Se queres comparar olha a Zenimax com 8 equipas, ao que podes acrescentar a Ninja Tgoery, e os outros dois estúdios comprados na mesma altura. O que produziram até ao momento de exclusivo? Nada.
E sim, um jogo demora 3 anos. Mas dois já quase lá vão (mais no caso das outras equipas) e os dois jogos que iriam ser lançados este ano ficaram para o ano que vem. Nenhuma destas equipas tinha nada na calha quando foi comprada? Andavam todas a limar as unhas?
E como justificas a Mohjang que prometeu o super duper graphics pack e não entregou, prometeu RT e não entregou?
Seja como for, o futuro é irrelevante. O artigo não fala do futuro… Fala do presente.
A geração começou já há dois anos, não vai começar para o ano que vem. Houveram já gerações com quatro anos, a média de uma geração é 5/6 anos. 2 anos no meio disto é muito tempo. Pode ser 1/4 ou 1/3 da vida da consola.
O artigo fala desses dois anos transcorridos, não que para aí vem. Isso sim, futurologia e que poderia ser considerado opinativo, pois sem a entrega efectiva, tudo são meras promessas.
Aliás o futuro vai ter jogos… Disso não tenho dúvidas.
Posso ter outras dúvidas, nomeadamente se vai ter consola, mas jogos… Isso vai de certeza.
Agora o que estás a fazer é subverter tudo. Tu estás a pegar num artigo que analisa o que a Microsoft fez até ao momento e a tentar passar um pano alegando que “para o ano é que vai ser”.
E pode ser… Acredito que seja. Mas isso não inválida que até ao momento não foi, e que as Xbox séries, nos dois primeiros anos, tiveram um suporte fraco, e que os estúdios estão todos eles atrasados em entregar. É isso que o artigo aborda. Nada mais!
Quanto à nota. Lá está… Não a quero impecável ou miserável. Quero-a justa! E avaliar um artigo que analisa o passado e dar-lhe má nota porque não queres admitir isso e refugiar-te no facto que o futuro pode ser bem diferente, ainda por cima alegando do que os factos ali presentes são opinião, não faz sentido nenhum.
E o artigo surge na sequência do adiamento do Redfall e do Starfield. O que quer dizer que até 2023 não há nenhum exclusivo MS previsto.
Caro…Supondo que a Microsoft desencante em 2023 e 2024 com vários jogos triple A (sendo beeemmm otimista). Isso não deixa de ser falta de planejamento e não vai mudar o que está acontecendo agora; pouquíssimo conteúdo exclusivo de qualidade comparado ao concorrente. A Microsoft tem um sério problema de gestão e não há como negar. Um exemplo clássico foi o vazamento dos problemas com a The Initiative, onde ex funcionários relataram a passividade em excesso da empresa em relação a cobrança/prazos. Não sou a favor de crunch (aliás, ninguém aqui é), mas o oposto também não pode ser algo normal. As empresas devem ser minimamente produtivas, mas cabe o Phil Spencer e equipe cobrá-los, o que não parece que ocorre; com raríssimas exceções como a Playground e Obsidian (mas isso pode ter relação com hábitos positivos na esfera das próprias subsidiárias, vai saber né).
Se matematicamente não consegues perceber que a Xbox vai ter a metade de toda uma geração com um mísero jogo digno de nota, se isso não te abre a pestana, então não sei o que te diga.
Ao longo dos anos a comunidade Xbox sempre teve um problema com o presente, para a franja da Xbox da qual tu fazes parte, o futuro esse será sempre bom, enquanto na Sony e na Nintendo se vai jogando, na Xbox vai-se esperando.
Para o ano é que é!!!