Os motivos pelos quais se escolhem as consolas são diferentes para cada um.
Um estudo veio revelar os principais factores de compra de cada uma das consolas de nova geração. E eles estão descritos na tabela de cima.
Playstation 4
Para a Playstation 4 o principal motivo de compra tem vindo a ser o facto de a consola apresentar regularmente melhores resoluções que a concorrência. No fundo um factor relacionado à potência gráfica, mas dado que nem todos associam tal a essa realidade, a situação aparece separada.
Curiosamente o segundo factor de escolha da PS4 é o leitor Blu-Ray. Aqui poderemos estar perante uma opção consciente, mas igualmente perante uma questão de falta de informação uma vez que a Xbox One está igualmente bem equipada nesse sector. A segunda hipótese torna-se plausível uma vez que efectivamente na anterior geração esse era efectivamente um factor de distinção entre a consola da Sony e da Microsoft.
O terceiro factor é a maior livraria de jogos. Apesar de muitas vezes aqui criticados e referidos como irrelevantes, os jogos Indie são parte do mercado, e vendem consolas. A prova está aqui ao termos esse factor como terceiro na decisão de compra.
O quarto factor indicado é a maior capacidade de processamento. E aqui incluiremos duas situações, aqueles que já possuíam consolas PS3 e decidiram fazer o upgrade para a PS4 pela sua maior capacidade de processamento, e aqueles que a escolhem por possuir o hardware com maior potência teórica.
Finalmente em quinto aparece o factor família. A família deseja a Playstation 4! Aqui os factores podem ser muitos pelo que é difícil perceber exactamente o que está aqui incluído.
Xbox One
Já para a Xbox o principal factor é a marca. Notoriamente o estudo é realizado em mercado Norte-Americano onde a marca, pelo nacionalismo existente conta como motivo de escolha (o mesmo se passa no Japão com a Playstation). Acredita-se no entanto que aqui se incluiu um pouco do quarto factor, os jogos exclusivos da consola (curiosamente um factor não referido na consola mais directamente concorrente e que possui igualmente muitos e bons exclusivos), bem como os serviços da marca. No fundo uma opção com um maior leque de situações abrangidas que não apenas os jogos, e daí o aparecer separada.
O segundo factor são as características inovadoras. Um factor de compra que deverá de certa forma estar a decepcionar alguns. O Kinect deixou de ser obrigatório passando a opção, e até hoje a Cloud não passou ainda de uma promessa, daí que, tal como no segundo factor da Ps4, poderá haver aqui alguma falta de informação. Vejamos no entanto se no futuro se a Microsoft altera essa realidade.
O maior poder de processamento aparece em terceiro lugar. Dado que a Xbox One não é a consola com maior potência teórica do mercado, salvo alguma falta de informação, aqui incluiremos apenas os casos onde há um upgrade da Xbox 360 para a Xbox One para um aumento da performance global.
Em quarto lugar aparecem então os já referidos jogos exclusivos. Halo por exemplo, um exclusivo Xbox, é um dos franchisings de maior sucesso dos videojogos, e um jogo especialmente querido em território americano. É um dos jogos favoritos dos americanos!
Finalmente em último aparece o factor diversão. Mais uma vez algo demasiadamente abrangente e subjectivo para ser facilmente perceptível, especialmente porque quase 95% dos jogos actualmente existentes são multi-plataforma. Daí que a razão não deverá deixar de estar associada ao factor 4, os jogos exclusivos!
WiiU
Em primeiro lugar aparece o factor diversão. E aqui a situação é clara! A consola vive basicamente de jogos exclusivos e onde o factor diversão de sobrepõem a tudo o resto. É uma consola Nintendo e está tudo dito!
Naturalmente o facto de os jogos Nintendo serem algo cartoonescos leva a que apareça como segundo factor de compra o facto de a consola ser melhor para miudos. Os pais preferem um super Mário a saltar e a matar cogumelos do que jogos como GTA, e isso é compreensível.
Preço/qualidade é o terceiro factor. Certamente uma relação a tomar em conta em qualquer compra, mas que certamente muitos questionarão. No entanto para quem adquiriu a consola acreditando neste factor, ele foi o seu terceiro factor de escolha. É certamente a consola mais barata e bastante divertida.
Retrocompatibilidade é o quarto ponto. E um ponto de peso! Um ponto que não dividamos apareceria nas restantes consolas se essa situação fosse uma realidade.
Finalmente em quinto aparecem os jogos exclusivos. E naturalmente não podiam deixar de aparecer. Afinal é basicamente deles que esta consola vive! E são bastantes e bons!