Ouvir a Microsoft falar é ouvir que eles são mais pequenos, que precisam de crescer, que a Sony é lider e que domina o mercado. Mas tanto Sony como os reguladores não se convencem com isso… e o motivo está bem explicito na imagem de cima.
Os lucros da Microsoft
Ouvir a Microsoft dizer que precisa de comprar a Activision para crescer é só por si uma situação que levanta questões. Afinal poucas empresas no mundo inteiro possuem 75 biliões em dinheiro para poder pagar a aquisição, mais as taxas que acompanham a mesma.
Ora quando a Microsoft se compara à Sony, comparando as receitas das divisões, a situação acaba por ser uma falsa questão, e a imagem de cima ilustra bem o porque.
Na devida escala, a Microsoft tem receitas trimestrais que são mais do dobro das da Sony. E ainda nessa escala, as receitas das divisões são bastante similares, sendo que no entanto a receita representa uma maior fatia para a Sony, do que para a Microsoft.
Mas note-se que falamos de receita e não de lucro! Porque se formos para lucros, a história é outra!
Há alguns anos atrás a HP ofereceu computadores no valor de um milhão de euros a escolas dos Estados Unidos. Sendo que a Microsoft não ficou atrás, e ofereceu 2 milhões de euros em software a essas mesmas escolas.
Mas na prática, apesar do valor maior da oferta da Microsoft, a HP fez um esforço bem maior do que a Microsoft. É que não só 1 milhão representa bem mais no orçamento da HP do que 2 milhões representam no da Microsoft, como o ofertado pela HP terá um custo real para a HP que poderá passar os 500 mil dólares em hardware.
Já a Microsoft, o que ofereceu efetivamente? CDs! Uns 2 ou 3 mil euros, em CDs…
Ora aqui é um pouco a mesma coisa com a receita. É que a Sony opera em alguns mercados onde os custos de produção são elevados. Por exemplo, o mercado dos sensores de imagem, onde a produção tem elevados custos, a area do cinema, onde a produção tem elevados custos, e a área dos videojogos, onde a produção também tem elevados custos.
Já a Microsoft obtem a sua maior receita de serviços… Onde os custos são baixos. E é por isso que apesar de a receita da Microsoft não ser muito superior a 2x a da Sony, as receitas, essas chegam a ser 10 vezes mais (Por exemplo a Microsoft apresentou um Net income de 72.738 Biliões de dólares para o ano de 2022, contra apenas 7.851 Biliões da Sony), o que coloca a Microsoft no top das maiores empresas do mundo, um lugar que a Sony não almeja sequer, avaliada em 1.86 triliões, com a Sony a estar avaliada em 98,39 biliões.
Daí que a questão da dimensão da Microsoft no mercado dos videojogos é uma falsa questão. Porque a Microsoft só não está melhor porque não quer, uma vez que capacidade de investir nunca lhes faltou. E mais do que isso, o dinheiro para a compra da Activision não surge de lucros da divisão Xbox, que nunca em toda a sua vida útil deu sequer algo perto desse valor, mas sim das restantes atividades da Microsoft. E daí que se para comprar a Microsoft é um todo, para se comparar à Sony não o pode fazer apenas olhando para a sua divisão de jogos.
As contradições da Microsoft
Nas suas argumentações a Microsoft parece basear-se na literatura que Bill Gates anda a ler.
Porque mentir com estatísticas é o que tem vindo a fazer.
Basicamente a Microsoft mistura dados e datas para fazer chegar uma mensagem que lhes interessa. Um exemplo está na informação de que a Sony tinha 107 milhões de MAU (utilizadores mensais ativos), e que a Microsoft tinha menos de metade disso.
Mas há aqui duas realidades. A primeira é que o valor da Sony não é atual e foi apresentado em 2020, na era PS4. A seguaa é que dois meses depois, a 27 de Janeiro, Satya Nadella dizia o seguinte:
We are gaining console share, as gamers recognize the value of our broader ecosystem. Xbox Live has more than 100 million monthly active users, while Game Pass now has 18 million subscribers. And, we are transforming how games are distributed, played, and viewed, bringing cloud gaming in Game Pass to iOS devices and Windows PCs over the next few months.
Ora 100 está longe de ser menos de metade de 107. É uma deturpação total de absoluta da realidade, e das estatísticas, de forma a obter simpatia.
Num outro exemplo, temos a recente entrevista de Brad Smith que refere dois dados destinados a obter simpatia dos reguladores e do público em geral.
Mercado:
PlayStation has 70% – Xbox only 30%
Jogos:
PlayStation has 286 exclusives – Xbox only has 59
Comecemos pelo mercado!
Na passada geração, a Sony anunciou que vendeu 117 milhões de consolas Playstation 4. Basicamente a PS3 deixou de ser suportadam pelo que o mercado Sony era na altura apenas a PS4.
Se 117 milhões de consolas representam 70% do mercado global (a Nintendo foi excluída aqui), vamos ver que número de consolas é que corresponde aos 30%. E estamos a falar de 35,1 milhões de consolas Xbox.
Ora a não ser que a Microsoft esteja aqui a admitir que a Xbox One apenas vendeu 35,1 milhões, o que não bate certo com as estimativas dos analistas, estas percentagens estão completamente deturpadas.
Mas mais ainda, é curioso que a Microsoft resolva falar da geração passada, mas esqueça estas declarações:
We are the market leader this quarter among the next gen consoles in the United States, Canada, the UK, and western Europe
E esqueça esta outra notícia:
According to Microsoft CEO Satya Nadella, the company has ‘sold more consoles life to date than any previous generation of Xbox and have been the market leader in North America for three quarters in a row among next gen consoles.’
That doesn’t mean Xbox has outsold PlayStation 5 every single month but overall, it’s been the market leader this year.
E esta realidade:
2022 has been something of a breakout year for the Xbox Series X|S. Throughout the year we have reported on some pretty impressive sales achievements for Microsoft’s fourth iteration of its home video gaming console.
- In May, the Series S outsold the PlayStation 5 in Japan for the first time. It went on to do so two more times since.
- The month prior, we reported a record-setting month for the Xbox brand. That same month we reported that the Series X|S was on a trajectory to outsell the most popular Xbox so far, the Xbox 360.
- In July, The Xbox Series X|S reached a quarter-million units sold in Japan, a region where the Xbox brand has historically struggled.
- And in October, we reported that the year-to-date sales numbers for the three major console makers suggested that Xbox was catching up to PS5.
While hardware shortages and the scalping problem can be attributed to some of this, there is no denying that the Xbox Series X|S has had a very respectable 2022.
Pode-se alegar, e é uma realidade, que esta situação ocorre devido à falta de stocks no mercado. Mas se isso é argumento, será que, tal como a Microsoft argumenta que deve poder comprar a Activision porque a Sony tem mais exclusivos, a Sony pode argumentar que quer comprar a AMD, porque tem menos consolas?
Quanto ao número de exclusivos, convém perceber-se que não só a Microsoft fechou 12 estúdios nos últimos anos, como entrou numa política em que defendia que os exclusivos eram a antitese do que era o gaming.
Xbox boss says exclusives are “counter to what gaming is about”
É curioso que nesta altura a Microsoft não se queixava de não ter exclusivos. E pelo contrário atacava os outros por os terem, alegando que isso seria mau para o mercado.
Mas agora ter menos exclusivos é argumento para lhes ser permitida a compra.
São as incongruências da Microsoft, e parte dos motivos pelos quais os reguladores não vão na sua conversa!
Essa do livro foi de lascar, só gente mal intencionada compra um livro com um título desses.
Certamente o mundo seria melhor sem os “espertalhões”, mas a criatura idolatrada aí tem histórico e há sempre quem admire gente assim!
Acho que você nunca leu esse livro. Não se deixe enganar pela capa. O livro não é sobre mentir, mas aprender a não ser enganado. Está um pouco datado, mas deveria ser leitura obrigatória nas escolas.
Realmente não li, Hennan, e sei que não se deve julgar um livro pela capa, mas com um título desses eu já mais leria espontaneamente ou presenteria alguém. Mas questão de ótica.
OFF – Interessante como a Digital Foundry só falou merda do clock variável do Ps5 e a realidade é muito diferente. Devemos escutar os devs mesmo, pois só eles vivem o dia a dia da coisa toda e sabem do que estão falando.
https://twitter.com/TWTHEREDDRAGON/status/1606072590027685893?t=dg-ULofu_iCQpboTb5mLrQ&s=19
O que ele diz é verdade… Mas a ideia final é algo teórica. O paralelismo não nasceu agora, existe há décadas. E apesar de avanços, explorar um paralelismo perfeito nunca foi conseguido. E muito dificilmente será agora, num curto espaço de tempo que isso vai acontecer.
Ainda mais quando sabemos que quanto mais os números de CUs vão aumentando, isso não se aproveita na prática. Cada vez mais o Ps5 vai se provando um projeto melhor que o console/servidor SX.
Não estamos num curto espaço de tempo. Os desenvolvedores começaram a usar o paralelismo e multi thread na geração 360/PS3, avançaram no One/PS4 e estão praticamente na terceira era. Muita coisa foi implementada na geração passada com Mantle, DX12 e Vulkan e ainda foi pouco utilizada no PC. Muitos devs ainda tem problemas com APIs low level no PC, mas nos consoles houve avanço significativo. A ID Software já fez muita coisa relacionado a computação na GPU, eles lançaram jogos rodando a 60fps com visuais iguais ou até melhores que vários jogos rodando a 30fps. A Coalition também fez bastante coisa nesse sentido com Gears 4 e 5, e eu diria que estamos num momento bom para ver muitos avanços com os jogos que quebram as barreiras visuais que não apareceram ainda.
Sabes o que é uma Thread em termos de programação?
A unidade mais pequena de execução é uma instrução única.
Por exemplo, uma instrução para uma soma, uma multiplicação, uma atribuição de dados a uma variavel, etc.
O que os computadores fazem é executar uma instrução de uma alocação de memória, e depois outra de outra alocação de memória e repetem este processo sequencialmente seguindo as linhas de código.
Mas as instruções podem-me ramificar.
Os loops if, then, else, ou as chamadas de funções fazem isso mesmo, fazendo com que uma instrução que não seja a próxima na sequência seja carregada e executada.
Este fluxo de instruções é o que se chama de um Thread (em português pode ser chamado de encadeamento de execução).
Ora vários threads em execução só podem comunicar através da memória.
E isto quer dizer que, apenas quando um Thread escreve um resultado na memória é que outro Thread o pode ler.
E nota que quando digo memória nem falo da RAM, pode ser uma cache, mas o dado tem de estar disponível para poder ser acedido.
O que acontece é que, por questões de semântica sequencial, as instruções de um Thread não podem ser divididas por diversos núcleos.
Aliás para performance, isto é mesmo obrigatório pois um Thread ao ser executado pode ir indo buscar os resultados da sequência que necessita para avançar aos registos internos do núcleo.
Isto quer dizer que, mesmo que fosse possível dividir o Thread, a performance de processamento cairia brutalmente ao teres de escrever os resultados nas cachês superiores, mais lentas, ou mesmo na RAM, o que gastaria ciclos de relógio preciosos.
Isto quer dizer que dividir uma Thread por vários núcleos causaria imensos ciclos em que os núcleos estariam idle à espera que os resultados fossem colocados num local acessível e lidos.
Para além disso, a largura de banda das memórias vai diminuído à medida que sobes na hierarquia das cachês. Os registos ou cache L0 tem uma largura de banda gigante para movimentação rápida de dados. A L1 tem cache menor, a L2 ainda menos, a L3 menos e a L4 ainda menos. A RAM é a que tem menos de todas.
Basicamente trazer os registos pela hierarquia acima poderia parar completamente o processamento pelo esgotar das larguras de banda.
O que seria desastroso para o processamento.
Todas as linguagens mais comuns como C, C++, Java, C#, Javascript, Python, são linguagens imperativas, que consistem em comandos sequenciais, o que as tornam single threaded por defeito.
E são compiladas desta forma.
O Python e o JavaScript nem sequer possuem formas de separar um programa em threads múltiplas, sem o separar em diversos programas, algo que causa sobrecargas tremendas no processamento.
Já o C,C++, Java, C# permitem que o programador explicitamente divida o programa em threads multiplas, mas isto é uma tarefa dantesca para o programador que tem de prever todas as possibilidades de execução do código de forma a garantir que este ficará livre de problemas.
Basicamente este tipo de solução atrasa o desenvolvimento de forma tremenda, aumentando os custos de produção, e acima de tudo cria a possibilidade de, uma vez o código na vida real e com uso livre pelos utilizadores, se depare com problemas cuja resolução pode ser complexa ou mesmo impossível perante o código existente, obrigando a re-escrever partes do código.
Para além do mais, garantir que as diversas threads não interferem umas com as outras é igualmente um processo manual e de controlo super complexo.
Basicamente por aqui se percebe que a optimização de processamento paralelo é uma utopia. Ao longos dos tempos tem sido criadas formas de se optimizar o que se pode optimizar, mas a optimização total é uma demagogia que só podes mesmo ler vinda de pessoas que não só não tem a mínima noção do que é programar, como falam fazendo sobressair desejos mais do que realismo.
E tens aqui o Rui neste website, que sendo ele também programador, certamente pode confirmar o que digo aqui.
E isto nem falando que a Xbox tem as caches cortadas face ao número de CUs.
Esse negócio de programação paralela é realmente complexo. Hoje estava testando um programa que fiz que analisava grande volume de dados, gigas e gigas, a princípio estava rodando em 12 threads dando um total de tempo de 25 minutos. Mas nesse caso específico foi melhor diminuir para 2 threads, o tempo foi para 12 minutos, metade. Com apenas 1 thread deu para 25 minutos. Melhor caso é 2 threads. Existe uma explicação, algum arrisca? 😀
Penso que são as dependências. Se analisares o código deve ser perceptível que a certa altura vais ter partes do código à espera de resultados. Se usares duas threads consegues que isso diminua. Mas ao usares mais, começas com perdas pelas trocas de dados entre núcleos.
Isso poderá ser optimizado, mas tal implicaria simular todo o processo de cálculo para se perceber onde estão os “stalls” do CPU e como poderias optimizar as threads.
É mais simples que isso. Existem duas tarefas, uma de verifica o que vai ser analisado e essa distribui a tarefa para outras threads analisarem. As outras thread só analisam.
O que acontece é que os dados estão em um disco mecânico, então existe seek time ou busca do dado. Como os dados estão espalhados pelo HD e são grandes as threads ficam pulando constantemente onde buscar o dado. Imagine que pra uma está no começo, para outra está no fim, para outra está no meio e assim por diante. Quando se coloca apenas uma thread percorrendo os dados do disco eu programei para buscar sequencialmente, ou seja , os seeks com grandes saltos diminuem, alem do mais existem também o cache do disco, o proximo dado já pode estar no cache.
Resumindo, nesse caso não adiantou ter vários trabalhadores se os mesmo tem que ficar esperando trabalho, foi muito melhor ter apenas um que sempre tem trabalho para fazer. Ao se pensar em performance, tem que considerar a hierarquia inteira, memoria, cache, barramento etc e não só o poder bruto de processamento.
Eis um caso onde realmente a divisão de trabalho não funciona. E com algumas situações destas rapidamente saturas o núcleo 1, e lá se vai a distribuição pelos núcleos pois o OS ainda toma o primeiro núcleo como o principal.
Lembras-te do Windows rating? Que o windows fazia da tua máquina? A tua nota final era sempre igual à do componente mais lento. E isso porque uma máquina é a soma das partes e não as partes.
A concepção da PS5 teve isso em conta, ao reduzir os gargalos das partes. Caches partilhadas, limpeza de caches, trabalhos despejados do CPU, um novo sistema de IO, redução de tarefas dentro da RAM, etc. Tudo com o intuito de que quando puxes por um lado, o lençol descubra o mínimo possível do outro.
Lembro sim do windows rating. Bem lembrado. É por isso que é difícil pessoal entender que a força bruta da GPU não conta a história toda de um console. Só porque o XBX tem 20% a mais de poder teórico bruto que vai ganhar sempre, ou vai ter 20% a mais de FPS. Não é tão simples assim, existe uma série de outros componentes que não estão com 20% de vantagem, alias, outros são piores, o que vai reduzir a performance comparativa no final.
Mas não tem jeito, é o marketing que manda. Igual aos bits na gerações passadas, se tem mais bits é “melhor” ..
Provavelmente o processamento precisa de partes processadas de outros treads pra continuar alguma parte sua e fica em idle aguardando… Mas sei lá, é só um chute.
Isso tudo é muito técnico e descreve programas genéricos escritos para CPU, mas onde entram as linguagens para programação paralela em GPUs no seu raciocínio?
Você parece estar ignorando 15 anos de evolução tecnológica em arquitetura de GPUs e APIs e voltando em contextos dos anos 2000 e ligando situações que não tem relação para provar seu ponto. A arquitetura das GPUs evoluiu para permitir justamente a utilização de milhares de threads em paralelo, há multiplas camadas de cache na GPU, com cache específico por array, e diretamente linkado nos compute units. Quanto mais compute units, mais cache L0, mais arrays com cache L1. As APIs tem evoluído para situações em que dependem cada vez menos de CPU, com capacidade inclusive para geração autônoma de trabalho, coisas como Execute Indirect e multidraw indirect ainda são pouco explorados no DX12 e no Vulkan. O Xbox tem desde o Xbox One um otimização de hardware específica do processador de comandos para gerar tarefas para o GPU sem envolvimento da CPU. Isso não é especulação, foi falado pelo arquiteto do Xbox em umas duas entrevistas para o Digital Foundry, e a Microsoft mencionou no glossário de tecnologias do Xbox Series.
Aonde foi parar aquela empolgação com o GPGPU do começo da geração passada? Foi só o Mark Cerny parar de falar disso, e o PS5 não ser nenhum monstro de computação GPU que agora não funciona?
Parei na primeira linha.
Desconheces claramente programação.
Tudo o que refiro refere-se às linguagens optimizadas para multinucleo. Nem fazia sentido outras
Mesmo nessas o máximo dos máximos teóricos que é possível paralelizar-se é 95%. E mesmo isso é um valor altamente teórico.
Recordo que o paralelismo ou é indicado especificamente ou é realizado pelo OS. Especificamente indicado é algo que poderá acontecer com pequenos programas simples, mas que num jogo com milhares de possibilidades impossíveis de se preverem é algo quase impossível.
As ferramentas de análise de ocupação dos nuclear ajudam tremendamente, mas não fazem a tarefa sozinhas, e fazer isso manualmente é uma tarefa dantesca que num jogo multiplataforma nunca existirá pois isso teria de ser feito em todos os sistemas e não apenas em um.
Quanto ao optimizador de tarefas do GPU chamavam-se ACE. E a PS4 tinha mais!
Se falas do duplo processador de comandos, ele destinou-se a suprimir a carência de ACEs.
Estás errado, ele é profundamente um conhecedor de programação, saiu dizendo dias atrás que alguns aqui não entendem de programação…
Esse rapaz já errou tanto por aqui que nem da pra levar a sério mais… Deve achar que esquecemos das afirmações dele antes do lançamento dos novos consoles, onde afirmava que o SX seria muito superior ao Ps5. Daí não foi o que aconteceu, ficou quase 1 ano sem aparecer, para que não pudéssemos rebate-lo com seus próprios comentários… Agora voltou com a lorota que as ferramentas não são bem utilizadas ainda no Xbox, por isso tá assim. Como se no Ps5 as ferramentas não evoluessem também. Dá até preguiça!
O que ele diz é verdade… As ferramentas evoluem. O que é caricato é acreditar-se que só evoluem para um lado. E mais do que isso, acreditar nisso desde 2013.
Exato. É sempre textão com meias verdades e ilusões. Desonestidade intelectual é triste!
Isto é transversal… Desde 2013 ouvi que:
A Xbox vai virar isto – Aguardem pelo poder da Cloud
A Xbox vai virar isto quando desbloquear o segundo GPU.
A Xbox vai desbloquear isto. Há 2 GB de GDDR embutidos no SOC.
A Xbox vai virar isto. O DX12 vai mudar isto tudo.
a Xbox vai virar isto. As ferramentas vão aparecer.
A realidade é que as consolas valem aquilo que já mostraram valer.
Ao longo dos tempos as optimizações vão aparecer para ambos os lados. Os molhos secretos se os há, não vão fazer grande diferença, pois se fossem um game changer as first usavam isso desde logo. Basicamente as coisas serão sempre mais ou menos o que são.
Mas mesmo que a Xbox virasse a mesa… E passasse a mostrar sempre aquilo que até agora se viu em alguns jogos (menos do que os que a PS5 se mostrou superior), a diferença seria sempre irrisória e irrelevante.
Pode ficar tranquilo que lembro, ele sempre muda as narrativas .
O problema é que tem sempre gente a desvirtuar mesmo o óbvio, basta ver comentários subsequentes a dizer que o que foi dito significa que series x está melhor preparado para o futuro! 😂
Isso poderemos ver no futuro. Eu esperava que os Cross gen seriam na sua maioria muito superiores na SX e não foi isso que aconteceu. Explico o porquê: Com.codigo legado da geração passada, esperava que a força bruta prevaleceria e que o PS5 só mostraria a que veio no momento que saísse os games nextgen e não foi isso que vimos até o momento. Vimos um Ps5 ganhando muitos comparativos e também meio que confirmando minha hipótese nos nextgen, onde na demo matrix o Ps5 vence até PCs muitos mais potentes. Com texturas melhores, geometria melhor, fps mais estáveis, etc. Então já não tenho muitas dúvidas que o Ps5 tá mais preparado que o SX para jogos novos, pois é um console clássico vs pc otimizado (SX).
Bem visto.
Mas no futuro, como o Mark referiu, teremos o GE a entrar em cena…
“Due to faster clockspeed, PS5 gives us direct, simpler performance advantages from previous generation,” Jacquier said in a recent interview with GamingBolt. “Although the Xbox Series X’s GPU raw performance is better, it’s harder to exploit- it requires a better parallelism to exploits the 52 CUs. But I suppose devs could, in the long term, obtain better performance on the Xbox Series X.”
Não é desvirtuar o óbvio, isso é algo que é falado em muitos fóruns técnicos. Para jogos mais simples, e games que não exploram muitos efeitos visuais, o PS5 tende a ser melhor por que ele é mais fácil de usar devido aos altos clocks. Desenvolvedores não são pessoas que estão loucas para explorar tecnologias e formas diferentes de fazer as coisas, eles geralmente querem cumprir cronogramas para não extrapolar o orçamento financeiro dos projetos, e isso tende a beneficiar arquiteturas mais fáceis. São poucos exemplos de devs que realmente estão inovando.
Muitos jogos basicamente apenas fazem o feijão com arroz no Xbox para igualar o PS5. Muitas vezes o Xbox deve apenas estar recebendo apenas um port simples de PC sem aproveitar nenhum recurso específico. Tentando fazer uma comparação, é levemente parecido com a geração 360/PS3, onde os devs tinham facilidade de criar o game no Xbox, e depois penavam para obter desempenho equivalente no PS3. A diferença aqui, é que não é realmente difícil obter desempenho equivalente no Xbox Series X. Mas os estúdios que vão além e estão criando jogos que realmente exploram a GPU podem ter vantagens.
Um exemplo muito ilustrativo é o Doom Eternal na versão next gen. O Billy Khan da ID software foi usado como exemplo em outro artigo onde ele mencionava o nome da nova API do PS5, em um vídeo para o Digital Foundry. Esse era um vídeo muito bom, que eu suspeito que a maioria das pessoas não assistiu inteiro, por que ele mencionava que tinham reescrito várias partes do motor para aproveitar devidamente a nova API AGC do PS5, bem como a implementação nativa de DX12 do Xbox Series X, e que ainda tinham conseguido um plus no Xbox por causa do VRS Tier 2, e de como ele gostaria que a mesma coisa também existisse no PS5… Sabe-se por meio do vídeo no canal da Microsoft Game stack que o VRS no Doom eternal deu um improve de ~5% na performance média. O ID Tech é um motor moderno que explora APIs de baixo nível e capacidade de GPU. O Xbox Series X tem vantagem média de mais de 20% nesse game em todos os modos, Balanced, RT e Performance, e alguns cenários chegando a 30% devido ao VRS. A Plague Tale Requiem, que é um jogo desmerecido simplesmente por contrariar as crenças sobre o hardware, tem vantagem média de 25% no Xbox. Metro Exodus, onde a 4A tem histórico de explorar recursos novos e API de baixo nível, também tem outra vantagem para o Xbox na casa dos 20%, conforme medição da VG Tech.
A grande questão, é que existem coisas específicas que precisam ser feitas para as vantagens do Xbox aparecerem, mas ao contrário do que alguns pensam, não é algo que não pode ser feito por que é apenas teórico. A grande questão é, que não sabemos com qual frequência será feito, e é por isso que sempre surge a ideia de que o Xbox está melhor preparado para o futuro, por que acreditamos que com o passar do tempo, os renderizadores serão melhorados para explorar a maior capacidade de paralelismo das GPUs, e isso faz sentido por que desde as GPUs Ampere, o PC também tem muita capacidade inexplorada, e agora com a RDNA 3 vai ficar ainda mais evidente. A evolução dos motores de jogos nessa direção também é crucial para que consoles midgen sejam viáveis, uma vez que a tendência é um PS5 Pro também ir para um cenário com grande quantidade de unidades computacionais, e os clocks não serão impulsionados na mesma proporção.
E na demo da Matrix, que precisou de apoio interno do Xbox pra otimizar e mesmo assim no Ps5 ficou bem superior, o que ocorreu? Não usaram as super ferramentas? Pfff
O que acontece é que Ps5 é projeto de console clássico e o Xbox não se trata nada muito além de um PC otimizado feito pra atender servidor!
Fala, Sparrow. Tudo bem? Cara, eu sou bem leigo no assunto e entendo só o básico de hardware. Já vi, em outras postagens, você usar o termo “console clássico” e achei interessante a definição, mas confesso que, por não entender muito do assunto, fiquei em dúvida quais fatores definem o PS5 como tal. Poderia, por favor, me explicar com mais detalhes?
Viva Paulo. Esse Natal, correu tudo bem?
Sem saber o conceito do Sparrow, ou querer substitutir-me a ele na resposta, eu eventualmente também usaria esse termo para definir a PS5. E explico o motivo porque o poderia fazer.
Basicamente as consolas não surgiram ontem. Elas existem à mais de 50 anos, e elas se pré se definiram por um conjunto de conceitos.
Hardware proprietário, suporte dedicado, exclusividade, optimização dedicada, jogo igual para todas as consolas, mercado físico, etc.
Estes conceitos tem vindo a ser subvertidos ao longo dos tempos, mas a PS5 é uma consola que ainda se prende muito ao conceito clássico que tornou as consolas populares.
Já a Microsoft tem vindo a fazer tudo para tornar as consolas em PCs. Retirou as exclusividades, tornou a consola em algo que vive de serviços, tem hardware genérico de PC, há fragmentação no mercado com qualidades de jogo bem diferentes na X e S, etc.
Naturalmente que a Sony fez em mesmo em algumas situações. Não se podem negar factos. Mas a iniciativa não partiu deles, e foi mais um acompanhar ou ficar para trás.
Nesse sentido a referência é lógica. A PS5 é, dentro do que ainda é possível, uma consola relativamente clássica.
Olá, Mário. Tive um excelente Natal e você? Na verdade, tive que trabalhar, acredita? Mas, mesmo assim, correu tudo bem. Família em paz, saúde e livre de dívidas 😂😂😂
Ah, e obrigado pelas informações. Muito esclarecedoras.por sinal, aquele seu outro artigo, onde você menciona uma possível utilização de um cell no PS6 também é interessante e creio que se enquadre, muito bem, nesse conceito de modelo clássico.
Correu tudo bem, obrigado. A família reunida e muita diversão. Foi muito bom.
E o melhor foi que contei à minha esposa que a esposa do Juca lhe ia dar um PSVR2 e imagina… Se calhar vou ter um. 😜
Percebe-se lá estás mulheres. Passa a vida a criticar o tempo que perco lá, mas ontem veio dizer que se calhar podia ter uma surpresa quando ele saisse.
Espero bem é que não seja meter-me as malas à porta, hehehehe.
Quanto ao Cell, seria uma coisa muito interessante como coprocessador. E a Sony vai precisar dele e vai se quiser manter uma retrocompatibilidade com a PS5 pois tem um CU a trabalhar como um Cell.
A sua capacidade, e versatilidade poderiam coadjuvar e muito o processamento, sendo que o mercado até já sabe programar para ele devido à PS3.
Teria um custo baixo a 3nm, e seria um diferenciador.
Que bom que correu tudo bem em seu Natal. Desejo tudo de bom a você.
Em relação ao cell, se fato, seria uma mão na roda para retro como um co-processador. Ainda alimento as esperanças de uma possível retro no PS5.
Legal a questão da VR. Caso venha a dar certo, um artigo a respeito viria bem a calhar, heim? Também penso em adquirir um.
Vamos ver… Porque eu próprio não vejo necessidade de investir nisso já.
Off: Pelo que estou a ler, a argumentação que a tentativa de bloqueio da compra da Activision pela FTC é inconstitucional caiu muito mal no governo e mesmo na oposição.
A Microsoft parece querer questionar organizações governamentais existentes destinadas a garantir o bom funcionamento do estado de direito, porque tal lhe é conveniente.
A resposta da FTC é, aparentemente, super dura.
Sobre o assunto, há afirmações vindas do governo como a seguinte “O uso pela Microsoft deste argumento extremamente perigoso num ambiente judicial conservativo torna claro que não é diferente de outros monopolistas. Na procura por lucro e poder, o seu Presidente Brad Smith parece com vontade de arriscar — e mesmo lutar por — a destruição de instituições democráticas nucleares e pela eliminação das responsabilidades de proteção do público que foram fornecidas pelo congresso”
Off 2: Mais uma vez segundo leio, um relato à comissão de mercados (SEC) prova que afinal a Activision não procurou a Microsoft. Apesar de várias ofertas a Activision estava bem e não procurava comprador, rejeitando as ofertas existentes. A Microsoft não desistiu e continuou a subir a oferta até a Activision aceitar.
Este é um documento oficial submetido pela Activision.
Meu amigo a Mic está disposta a tudo para conseguir o que quer
Eu acho qu de não deveria ter sido assim, se tivesse investido certo
Imagina com esse dinheiro quantos jogos de qualidade não teria feito, o velho problema de gestão, esse Phil é um incompetente de mão cheia
Off 3: Sabe-se que a Microsoft ponderou acabar com a Xbox após o lançamento da One. Basicamente a One não recebeu orçamento e teve de “se virar”. Afinal o tal 1 bilião que foi anunciado como estando a ser investido em exclusivos, como já se tinha percebido, foi pura treta equivalente ao poder da Cloud que iria virar as performances a favor da Xbox.
Sera que a compra da activision é o “all win” da MS?
Pq compraram a bethesda e ninguem ligou nem com o circo de “pedir e retirar desculpas” por nao sair no Playstation.
Talvez seja mesmo…
É o unico jeito do xbox competir* segundo o Nadella, entao deve ser o all win e se nao passar, adeus xbox e o Nadella bota a culpa no governo igual botaram a culpa no google do fracasso do Windows Phone
*Repara no ridículo, a MS precisa pagar o valor de mercado da Sony INTEIRA para competir com o PlayStation
A Sony vale um pouco mais do que isso… Se aqui a compra sem impostos é de 69 biliões, para a Sony não chegavam 110.
A questão é que a Sony é Japonesa, pelo que a Microsoft, por muito dinheiro que tenha, nunca lhe vai por as unhas!
Eu acho que no EUA a constituição tem carater quase de sagrada dogma, quase nunca se faz imenda nela e quase nunca se apela para ela.
Acho que os caras do EUA veem isso, de usar a constituição em uma discussão de fusao e aquisição quase como insulto então?
Americano esta bem sensível sobre constituição depois que tiveram tentativa de Golpe de Estado feita pelos “trumpistas”
A constituição é algo sagrado… Quer nos EUA, como em qualquer país do mundo. Não pode ser algo que se altera de acordo com as necessidades ou conveniencias. Pode, quando muito, ser adaptada em caso de as realidades do mundo a tornarem obsoleta ou desadequada.
Mas de resto, ela não deve, em caso algum, ser revista.
No dia em que isso acontecer, a constituição vai ser mais um dos instrumentos legais manipulados pelos grandes poderes instituidos, e a liberdade e direitos de cada um, morre de vez!
aqui no BR é meio zuado sim… toda hora tem emenda na constituição.
Não deveria… a Constituição tem de ser algo sagrado e imutável.
Olá Paulo. Acho que o Mário já lhe respondeu, mas creio que posso acrescentar algumas coisas.
O Ps4 era referido pelo próprio Mark Cerny como um PC otimizado e não um console clássico. Com o Ps5 o Cerny denominou sendo um console clássico, pois trabalha de forma diferente de qualquer outro sistema, tem alterações muito profundas que o fazem não ser apenas um PC otimizado, onde o sistema trabalharia a nível de hardware muito parecido com PCs.
O que faz do Ps5 um console clássico não são apenas features a nível de software e sim de hardware.
Mas então o que o Ps5 tem que outros sistemas não tem? Bem, começo pelos cache scrubbers, que podem poupar até 60% da largura de banda. Também tem descompressores dedicados, que substituem a CPU no processo de descompressão. Outras sacadas do projeto são motores de coerência, Geometry Engine totalmente redesenhada pela equipe de engenheiros e uma i/o extremamente capaz, que faz SSDs até superiores não conseguirem ter o mesmo desempenho. Também temos o Tempest, que nada mais é que uma CU modificada para tratar de áudio.
Não sou super especialista em hardware, mas creio que é por aí a coisa toda.
Abraço e um Feliz e abençoado Natal para você e sua família.
Legal. Obrigado pelos esclarecimentos. Feliz Natal pra você e sua família.
O Matrix não ficou bem superior, ficou a mesma coisa?
Outro dia eu linkei um vídeo no momento exato em que o PS5 tem quedas de framerate para mais ou menos 20fps. Talvez seja algum tipo de negação da sua parte, ou talvez tentar repetir a mesma coisa várias vezes para ver se vira verdade. A demo do Matrix é mal otimizada em todas as plataformas, o que a Coalition foi ajudar a Epic é no gerenciamento de memória pois naquela altura a Unreal Engine não tinha um renderizador nativo do Xbox Series e rodava de forma genérica. Possivelmente a UE5 já tinha renderizador nativo do PS5 pois se se lembram, o marketing da Engine foi feito no PS5, numa época em que a Sony estava muito interessada em ajudar e investir na Epic, oq ue basicamente faz sentido do ponto de vista dos negócios, por que o PS5 é o console padrão no desenvolvimento de jogos, e a UE5 será o motor multiplataforma mais popular dos próximos anos.
A Coalition fez um vídeo posterior do estudo de caso deles da UE5, na versão Early Access igual a da demo Matrix e eles concluíram que várias coisas precisavam ser alteradas para ofertar suporte adequado ao Xbox Series, e sabe por que? Por que o Xbox não é um PC otimizado para atender servidor, ele é um console com modificações de hardware específicas. Nem o DX12 do Xbox é o mesmo do PC, ele tem várias coisas nativas de Xbox não disponíveis no PC. Havia até uma thread polemica no twitter com um desenvolvedor da ID se não me engano dizendo que o Vulkan deveria se tornar a API de PC padrão, pois além de ser a única multiplataforma, o DX12 do PC também não era igual ao do Xbox, ao menos que o desenvolvedor não quisesse usar toda a capacidade do console.
Parei em “Matrix não tá bem superior, tá mesma coisa”.
É, parece que não sou eu que vive em negação.
Por sinal, não vou ficar lendo mais seus textões, pois já percebi que você sempre mistura
meias verdades com ilusões. Então de agora em diante passo batido. Desonestidade intelectual é algo que eu não tenho paciência. Abraço
ficou a “mesma coisa” pq a DF “esqueceu” de mostrar o modo livre com a camera… curioso que fizeram um video dedicado ao modo foto do control heeheh
mas vai ver esses 20FPS no jogo feito pelo second party da MS no PS5 é por causa do clock fake insustentável.
e o jogo que roda 8k no PS5 e 6k no xbox, é “jogo mais simples” não?
auhuhauhauha
Tá lendo muito Beyound 3D mesmo heim? “ps5 console padrão e por isso vence”
daqui a pouco defeca igual defecaram lá que “tem que esperar COD ser da MS, que ai o jogo feito pela MS vai mostrar que o PS5 é mais fraco, pq third independente faz para PS5″
https://adrenaline.com.br/noticias/v/71226/the-touryst-e-o-primeiro-jogo-de-ps5-com-resolucao-nativa-8k-a-60-fps
mas eu sei, esse 8k no PS5 e 6k no xbox é “jogo simples” ai não vale, só vale os “true next gen que rodam melhor no xbox feitos por second party da MS”
xo adivinhar, Calisto Protocol com RT muito melhor no PS5 não vale pq o estúdiu contratou estudio da sony para fazer captura de movimentos.
mas estudio second party da MS vale? auhhua
O The Matrix não ficou igual. E não apontes um momento específico. A análise da DF mostra claramente que quando há aceleração a Xbox perde mais fps do que a PS5.
Quanto às optimizações da Xbox tu falas como se os outros não existissem. É como as melhorias nas tools que parece só existirem de um dos lados.
O UE foi criado para PC. Mas apesar de tal deu-se melhor na PS5 devido ao facto que o seu hardware foi pensado para streaming e para ser optimizado para lidar com muitos triângulos de pequenas dimensões.
Mas isso não quer dizer que o motor esteja optimizado PS5, assim como não está optimizado Xbox.
Agora o que não se pode negar é que a demo lançada passou pelas mãos da Microsoft, mas não passou pelas da Sony.
Mano, quantos anos de longo termo você acha que o Series X dura? Quantos anos foram do One X pra ele? No longo termo (entenda mais de 4 anos) já estaremos falando de outros consoles… Alguém ainda compra One X?!?!
Uma coisa é expectativa e outra é realidade, o máximo teórico que o SX poderia render era 18% em GPU. Mas são escolhas, escolheu o paralelismo e substimou o SSD, o resultado se vê na demo de Matrix. Vêm falar de +cudas como se os clocks de cada cuda fossem iguais, é matemática e performance tem a ver com melhor rendimento, não interessa se tem motor mais potente se não traz performance melhor verdadeira. Vou dizer o óbvio, porque tem gente que não entende: fato não é expectativa do fato. Expectadiva de um fato é mera esperança.
O Xbox Series X é o console Xbox base da geração. Assim como o XBox One foi o console base da MS da geração anterior, e dura de 2013 até continuar recebendo jogos ainda hoje. O XBox Series X deve durar algo semelhante, coisa de 10 anos. Em 2030, provavelmente os jogos ainda estarão sendo feitos considerando um Xbox Series X, assim como muitos ainda são feitos considerando um PS4 e um XB1. Xbox One X, PS4 Pro, e os futuros XSX+ e PS5 Pro, são apenas consoles de meio de geração limitados a amplificar o que o produto base pode fazer.
Se vocês pelo menos pesquisassem os conteúdos técnicos no roadmap dos fabricantes de engines, como a Epic e a Unity, veriam que todo mundo está caminhando para aumentar o paralelismo na GPU. E também saberiam que vários recursos que foram trazidos com o Vulkan e o DX12U, ainda nem foram incorporados nessa engines, uma vez que eles implantam recursos conforme o mercado se movimenta para o hardware suportado.
O que estou dizendo é que, o nível de recursos de hardware dos jogos atuais, ainda é equivalente ao das GPUs de 2012, e a única exceção atual é Ray Tracing, que ainda nem tem implementação adequada, e um alguns jogos que tem explorado o VRS, mas ainda não de forma adequada.
Mas embora a diferença teórica de computação são os 18%, ainda tem 25% mais largura de banda, 44% mais cache L0 na GPU, 25% mais cache L2 na GPU, e pelo menos mais dois recursos suportados por hardware, VRS e Mesh Shaders.
Em relação ao SSD, aí está a maior diferença, o Xbox não resolve tudo com hardware como a Sony fez, é uma mistura de software e hardware, e a UE 5 na altura da demo, ainda não suportava o direct storage, o que provavelmente sobrecarregou um pouco mais a CPU do Xbox, mas independente disso, a demo é injogável nos dois consoles a partir do momento em que se entra em um carro, corre em alta velocidade e colide com outros veículos. Todos os consoles caem para a casa dos 20fps, inclusive o PS5. Eu ainda estou realmente perplexo que vocês estão vivendo nessa negação de realidade. Na real, a negação da realidade é ainda maior do que isso, o Xbox ganha a maioria dos comparativos gráficos desde sempre, desde o primeiro jogo, o DMC5, que tem 4 modos gráficos, e o Xbox é melhor em 3 dos 4. Tem um outro caso em que o PS5 tem um framerate um pouquinho mais estável, e esse Matrix, em que tem 1fps a mais.
E olha, o Xbox nem é a plataforma principal de desenvolvimento de todos os jogos que não são feitos pela XGS.
Ele que use o GE… Dispensa o VRS!
Outro dia você tomou uma chamada generalizada no Beyond 3D por linkar GE com VRS, e agora ta fazendo de novo. Eu sei que você é muito inteligente e técnico, mas a vezes você comete uns erros que colocam em cheque suas capacidades.
Geometry Engine lida com geometria, descarte de triangulos. Variable Rate Shading lida com a granularidade da qualidade dos shaders renderizados em uma cena, possibilitando controlar quais devem ter maior qualidade, e reduzir qualidade de coisas menos notáveis, como objetos em plano de fundo por exemplo, para direcionar a capacidade da GPU e melhorar a qualidade de imagem, como utilizar resolução maior, ou até super-sampling em determinados shaders. Quando o VRS é mal utilizado, ou quando o desenvolvedor se apoia nele como fonte da otimização, a qualidade geralmente é questionável, pois tende a degradar a imagem em coisas muito evidentes. Quando é bem utilizado, é necessário capturar um frame, e fazer coisas como zoom de 400% para achar os shaders de menor qualidade.
O GE deveria ser comparado com o Mesh Shader, que é outra coisa que ainda nem foi explorada e está no roadmap dos próximos anos.
Fala isso pro Matt Hargett, um dos engenheiros do Ps5! Mario nunca disse que VRS é o mesmo que GE, apenas que o Ps5 não precisa deteriorar qualidade de imagem para ganhar performance, pois tem a GE remodelada.
Agora questiona o Matt aí. BOA SORTE:
https://twitter.com/syke/status/1240748262736269313?t=CnSvcR2LgDCdURPS_NvEOQ&s=19
Não amigo… Não tentes saber mais do que eu em algo que se passou comigo. O que se passou foi que repeti um tema já discutido e que deu grande discussão, sendo que o moderador entendeu que não deveria deixar arrancar de novo. Eu teria provavelmente feito o mesmo.
O GE não é o mesmo que o VRS, mas ambos tem o mesmo objectivo. Poupar processamento ao GPU. Negar isto é tapar o sol com uma peneira.
E o GE é o motor de geometria. Basicamente a cadeia de operações e metodologia de realização existente no hardware para a criação de todo o processo geométrico.
O GE da PS altera o GE do RDNA 2 de forma a fazer o culling mais cedo, evitando assim processar em etapas superiores vértices que na imagem final não são visíveis.
O VRS destina-se a processar shaders com 1/4 ou 1/2 da qualidade. Mas vai processar shaders em vértices que depois são removidos, e que a PS5 nem processa.
O Matt Hargret que esteve ligado ao desenvolvimento da consola refere que o VRS não consegue bater o GE.
Por isso é que há vários jogos que usam VRS na Xbox não tem vantagem sobre a PS5.
vi esse post no neogaff e lembrei de vc.
antes dos consoles saírem era isso ai… tudo que importava era o teraflop no papel.
Depois disso virou: “espera o devkit”
ai: “as ferramentas não estão maduras”
agora é “espera o jogo complexo”
jason macdonalds deve estar igual vc será? Falando lá pela MS para “espera o jogos complexos para mostrar o poder do console de prateleira, e por isso full rdna2, que eu projetei super dimensionado e caro e que não rende nada do que deveria”
[img[/img]
https://www.neogaf.com/threads/gamingbolt-wrc-generations-dev-xbox-series-x%E2%80%99s-raw-gpu-performance-is-better-than-ps5%E2%80%99s-but-harder-to-exploit.1648429/page-3#post-267209139
Jason Ronald não é o arquiteto, ou mesmo o equivalente do Xbox ao Mark Cerny. A MS não costuma inventar super-heróis para falar de especificações igual a Sony fez. O mais próximo dessa equivalência é o Andrew Goossen, que fala com a DF aqui:
https://www.eurogamer.net/digitalfoundry-2020-inside-xbox-series-x-full-specs
Já sobre seu print, HasenbergFX4 é conhecido como um dos maiores fanboys de Playstation do Neogaf. É você?
“Cerny: Sony inventa super herois para falar de especificações tecnicas”
Aqui para os outros:
único console full rdna2
vrs 2.0 exclusivo
sampler feedback
só nos temos a performance sustentável
o console mais poderoso do mundo
Aqui para vc:
=============================
https://pt.wikipedia.org/wiki/Proje%C3%A7%C3%A3o_(psicologia)
Em psicologia, projecção é um mecanismo de defesa no qual os atributos pessoais de determinado indivíduo, sejam pensamentos inaceitáveis ou indesejados, sejam emoções de qualquer espécie, são atribuídos a outra(s) pessoa(s)
Um exemplo de tal comportamento pode ser o de culpar determinado indivíduo por um fracasso próprio
=============================
aqui para mim:
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“Aquele que luta com monstros deve acautelar-se para não tornar-se também um monstro. Pois quando se olha muito tempo para um abismo, o abismo também olha para você.”
=================
Escrevi para os outros sobre o que eles devem se lembrar, os fatos, um pouco de realidade. Todo mundo sabe o que pode ser dito a mais sobre “inventar heroi de tecnologia”
Escrevi para vc, com a raiz do teu problema, pq desmentir as groselhas que vc fala não vai resolver a causa do teu problema.
Escrevi para mim, pq não vou refutar cada linha das groselhas que vc escreveu.
O Mark Cerny não é arquiteto. Ele é engenheiro de software. Ele é isso sim a cabeça que sabe o que é necessário e escolhe as especificações para a consola.
Claro que está… A lei de amdahl é de 1967, e até hoje ninguém resolveu totalmente o problema da dificuldade do aproveitamento do hardware com paralelismo.
Mas a Xbox vai resolver isso nos próximos anos e a tempo de ainda lançar jogos 😂.
Pois… São os hackers da MS que trouxeram a retrocompatibilidade… 😂
No Wikipedia da vida ele está como arquiteto líder do Playstation
Ele define o que quer. Eu chamar-lhe-ia líder de projeto. Já arquitecto… Não digo que não, mas ele não é esse tipo de engenheiro.
Mas sabes que Wikipedia é uma fonte não oficial
O engenheiro que concebeu a PS5 foi Masayasu Ito.
O Mark Cerny basicamente refere o que quer que a consola suporte e que novidades deve ter. É um supervisor geral que define os objectivos a alcançar. No fundo pode ser chamado de arquiteto, mas ele não é quem define a arquitetura da consola.
sim! Tentei achar algo no linkedin mas não consegui!
O que a Digital Foundry falou do clock variável do PS5 que é merda?
O clock ainda é variável, e ainda não vimos jogos que pressionam ao máximo a CPU e a GPU ao mesmo tempo. Não temos visto nenhum game que deixa um i9, ou um 5900x de joelhos enquanto também pressionam a GPU ao máximo. Se tivéssemos um equivalente ao Crysis de 2007 nos dias de hoje, e também tivesse uma versão console, teríamos uma ideia melhor de como os clocks afetam o PS5 de verdade.
Tá desinformado hein… a digital foundry, depois da palestra de Cerny, botou muita desconfiança e ceticismo no projeto do Ps5 e a maneira que trabalhava. Inclusive você vinha aqui a despejar bobagens sobre o assunto e a falar que o Xbox seria superior em tudo nos jogos. Tá com amnésia?
Temos que esperar as “ferramentas” que irao liberar o poder do xbox e fazer downclock no PS5?
Entao no futuro o xbox tem upgrade e o ps5 downgrade.
A merda que a DF falou é exatamente a que vc falou.
E me diz ai, a Radeon 6700XT vai ter Downclock igual do PS5?
Pq ela, a 6700xt, roda a 2.5ghz…. imagine ela, com esse over de ultima hora da AMD desesperada com o poder do xbox SX?
Quem? Como? Onde?
Estamos em 2022 e ainda há quem não tenha percebido que a PS5 não tem de fazer dowclocks?
Eu nem digo mais nada… A decepção vai ser a resposta que quem ainda pensa assim vai ter.
Eu recomendava ver, mais uma vez, o the road to PS5, para perceber o que o Cerny diz, e o contexto em que fala disso.
Se o orçamento de energia de um GPU for ultrapassado, um sistema normal aquece e desliga-se. A PS5 tenta compensar isso passando energia do CPU para o GPU se disponível, e se não estiver, faz downclock para se manter dentro dos parâmetros normais.
Isto é uma situação oposta aos Boost clocks onde o GPU aumenta a velocidade quando precisa se mais performance, sobreaquecendo e não podendo manter isso muito tempo.
Aqui o Boost é contínuo, existe sempre, e só há downclock se o GPU ao ser ultrapassada a energia disponível sobreaquecer.
É tão simples o conceito… Não altera nada do que sempre existiu, mas permite uma melhor gestão da térmica. Mas como explicar algo a quem não quer compreender?
falando em “hurr durrr clock fake”
se o clock do PS5 varia apenas pelo consumo elétrico e o cooler parece ser bem dimensionado, para cima e a fonte também parece ter folga, com potencial nominal de 350w enquanto o PS5 até agora consome 210w.
se fosse um caixista, já estaria correndo pra cima e pra baixo com a teoria que a Sony vai liberar update de firmware para o PS5 liberar a consumir 300w e não derrubar nunca o clock.
ah, fui ler até o final… “crysis de 2007”
se vc não sabe, crysis é feito imaginando o futuro que a intel falava na epoca, um nuclero a 10ghz
Se bem que crysis é tipo o SX, impressiona superficialmente, pq na verdade é menos do que parece.
So grafico sem cerebro (crysis), so poder sem cerebro (SX)
[OFF] Mário, sei que não gostas muito de rumores e opiniões, mas como é algo um pouco relacionado a temática, vou falar aqui que começo a observar rumores do possível próximo passo da MS: adquirir a Netflix (afirmação da Reuters).
Não sei se um plano B para caso a aquisição a ABK falhe, ou se pra fazer um acumulativo já planejado tentando empurrar diversos serviços juntos aos clientes Netflix. É esperar pra ver.
Penso que como o Netflix é um negócio no qual a MS não tem ramo, se torna mais fácil pra eles a aquisição sob diversos pretextos. Resta saber como vai ser visto pelos orgãos de fiscalização mais concetração de poder numa mesma megacorp.
Aproveitando seu OFF, Juca: isso já passou do nível da insanidade mental faz tempo.
https://www.eurogamer.net/microsoft-claims-ftcs-lawsuit-against-activision-blizzard-buyout-is-unconstitutional
Eu nem me rio porque me dói um dente.
E a coisa vai ficando cada vez pior… Agora o choro da MS para CMA é que Bloodborne é exclusivo Playstation. “Sony nao deixou bloodborne sair no xbox”.
Só esqueceram que a IP é da Sony! A MS tá se enterrando cada vez mais pra tentar passar essa aquisição. Chega a ser bizarro!
E lá nos States quem declara lei inconstitucional é empresa? 😂…
Aproveitando o OFF ainda, quero dizer que meu SSD Netac de 2TB chegou e funciona redondinho! Aproveitar pra agradecer o Carlos pela dica! Que coisa boa ter quase 5TB pra jogo agora (interno+2TB M.2+ 2 TB USB)!!!
Deto, testei TW3 e as montanhas piscaram no RT, mas vou insistir mesmo assim e agora é pra platinar (com guia pra não perder troféu)! 🤣
hahaha as montanhas tbm piscaram aqui pra mim. achei q era minha TV”
esto jogando com o RT desativado desde então.
o netflix já está caro, como a MS vai empurrar mais “serviços”?
vai dar xcloud de graça incluído na assinatura?
vai diminuir o preço da assinatura netflix para com xcloud ficar o mesmo preço atual?
bom, EU não vejo ai problemas… a MS vai concorrer com Apple, Amazon, Disney e Warner… todo mundo ai consegue se virar, pq ai quem é “pequeno” tem cinema para dar lucro e mitigar as perdas comparado com quem bota conteúdo original em streaming “day one”
Na minha opinião está ruim mesmo para o netflix, eles não tem cinema igual disney e warner, não tem conteúdo histórico, algo como HBO, também não tem amazon ou apple por trás para sustentar eles.
Já vi notícia que o pessoal preve que alguma empresa grande por trás vai comprar eles.. falavam na Apple por ex apesar de já terem o Apple TV
Mas vou te dizer, se eles virarem para o Netflix, adeus “grana infinita xbox”. Pq o cheque em branco do xbox vai para o netflix.
Já andei lendo que 2023 vai ser o ano que acionistas irão “cobrar a conta” com “cadê meu lucro” nos serviços.
Inclusive quando a MS começou a despejar grana no xbox eu fiquei sem entender, se é para emplacar “serviço” para “ganhar dinheiro fácil” pq não compra o netflix?
pq tem uma certeza que todo mundo tem é que video game nunca vai ser mais popular que TV e/ou Cinema
Mercado de games é maior e tem menos concorrência. Fora que o futuro da Netflix é incerto. Tem o maior número de assinantes e a melhor plataforma. Mas não tem conteúdo tão bom.
Esse é justamente o grande perigo dessa aquisição. Permitir que a Microsoft tenha a vantagem da estrutura e do conteúdo. Supondo que o streaming se torne dominante. Teríamos praticamente um monopólio nesse aspecto.
Boas.
NETFLIX já não possui mais assinantes. Amazon agora possui mais.
Vale lembrar que a assinatura da Amazon é video+música+frete grátis+ jogos de PC mensais…
Só é maior de você incluir celular, Hennan…
A propaganda da diretoria da Xbox é justamente essa. Dominar todo o mercado. Do console ao celular.
Sem dúvidas, Deto. A popularidade de TV + Netflix é maior que de jogos de console+PC juntos. Netflix sozinha já vai com mais de 200 milhões de assinantes pagantes.
Semi off. Ué? Nadella mentiu nas apresentações quando disse que o Xbox tava vendendo mais que o PS então? Rapaz, essa Microsoft é uma bagunça mesmo!
https://twitter.com/NextGenPlayer/status/1606331559052705794?t=Zq72V8mhaKzNieEoePoN3Q&s=19
Sabes porque motivo a Xbox vendeu metade das consolas em 2021? Porque estava em decadência derivado de políticas de trampa e fecho de estúdios. A PS estava com um suporte brutal. A culpa das decisões Microsoft agora é da Sony?
A Microsoft sempre se vitimiza. Seus fanboys são um reflexo da empresa.
Acho pouco provável. Netflix ainda está bem caro. E para concluir a aquisição, tem de pagar um prêmio relevante sobre o valor de mercado. Considerando 30%, que é pouco. Estamos falando de 180 bilhões de dólares.
É o que rola na internet, mas por 180bi, realmente, não acredito que se arrisquem, é muito dinheiro pra uma empresa que alegadamente vive no vermelho…
Sobre o livro. Ele serve justamente pra fazer o contrário do que a Microsoft vem fazendo. Não se deixar enganar por números. É uma leitura obrigatória, mesmo um pouco datado.