Os motivos pelos quais a compra da Activision deve passar na FTC

Nos EUA a Microsoft é a empresa que maior valor investe em Lobbies, tendo criado uma divisão interna na FCA que os poderá impedir de agir, por motivos políticos.

A diferença entre o Lobismo (Lobbying) e o suborno ou corrupção pode não ser bem entendida por todos. Mas apesar de serem coisas bem diferentes, o lobismo não deixa de ser uma forma de se exercer influencias de forma a se conseguir obter o que se deseja. E esta influencia pode muito bem até influenciar decisões governamentais!

Basicamente o Lobismo é encarado como um grupo organizado de pessoas, industrias ou entidades que pensam da mesma forma para influenciar uma autoridade ou individuo que criam ou gerem leis, muitas vezes através de contributos financeiros.

Já o suborno é definido como algo que envolve o pagamento de alguma coisa, seja dinheiro, bens ou favores, subvertendo as práticas normais, de forma a se obter tratamento especial de forma a se ganhar vantagem.

Basicamente são efetivamente coisas bem diferentes, pelo que a comparação entre o lobismo e o suborno não faz real sentido. Porque se suborno é corrupção, o Lobismo não é encarado da mesma forma.



No entanto entre tráfego de influencias e Lobismo e linha pode ser por vezes tão fina que as coisas se podem confundir, sendo que o que distingue muitas vezes as duas coisas pode passar por algo tão intangível como a intenção. É que, legal ou não, o lobismo não deixa de ser uma movimentação de influencias e partilha de interesses, que atuam sempre a favor de quem o patrocina.

Mas o certo é que nos EUA, assim como em muitos países, incluindo Portugal o Lobismo é encarado como uma prática legal.

Uma prática que, infelizmente, permite que as empresas possam influenciar governos. Como este artigo comprova com 10 exemplos.

Não fossem os Lobbies do interesse das empresas e estas não gastavam um tostão neles. Mas tal não é bem assim, e nesse aspeto, a Microsoft é a empresa nos EUA que mais Lobbies sustenta, com uma despesa anual anunciada em 2021 para esses lobbies de 10.3 milhões de dólares. Com comparativo, o outro gigante, a Apple, empresa igualmente dominante no mercado, ficou-se em 2021 pelos 6.5 milhões.

Ora a FTC é uma entidade que se encontra partidarizada, com os seus elementos a serem constituídos por democratas e conservadores, sendo que, como tal, pelos patrocínios dados pela Microsoft a ambos os partidos, os lobbies da Microsoft estão presentes, e vindos de ambos os lados.

Recentemente, foi dado a conhecer que a FTC pretendia levar a Microsoft a tribunal pela compra da Activision, pois dos 4 elementos que constituem o seu corpo diretivo, apenas um deles, curiosamente o pertencente à fação que a Microsoft mais patrocina, estava a favor a aquisição.



Mas igualmente curioso, mal a noticia veio a público, pouco mais de 48 horas depois, um dos restantes elementos da FTC mudou subitamente de ideias. E passou a ser igualmente apoiante da ideia de aprovar a aquisição.

A consequência é que a votação interna passou a ficar 2-2, com o voto de Lisa Khan, CEO da FTC a ser decisivo no desempate. No entanto, mesmo que Lisa Khan aprove um processo contra a Microsoft, esta é uma posição que não lhe é conveniente, e o ex CEO da FTC explica porquê:

What makes it difficult is when Microsoft goes to their friends in blue and says, ‘We have provided a package of solutions for all the perceived problems, and the folks at the FTC are being very unreasonable if they don’t take it

O conceito de Friends in Blue é o de pessoas de confiança e muito próximas que farão tudo uns pelos outros. Basicamente os lobistas da Microsoft.

Ou seja, o que aqui é dito é que, caso Lisa Khan aprove, a Microsoft vai aos seus lobbies políticos e alega que estão a ser muito bonzinhos, oferecendo um pacote de soluções, e que a FTC está passar os limites da razoabilidade ao não aceitar os mesmos. Uma situação que pode colocar Lisa Khan em risco de perder o seu lugar.

Basicamente interessa perceber-se aqui que a questão da FTC passou da análise da legalidade e da justiça para o campo da política e do Lobismo, e como tal a FTC não deverá avançar com uma objeção à compra!



Aliado a isto a Microsoft tem a CWA, a liga dos sindicatos de trabalhadores americanos, que inicialmente se mostrou contra a compra, mas que agora, pelo que a Microsoft tem demonstrado na disponibilidade de deixar criar sindicatos de trabalhadores, se encontra a favor da compra.

E juntando as duas situações, basicamente Lisa Khan tem as mãos atadas para agir, ficando condicionada na sua decisão, pelo que a aprovação pela FTC parece inevitável, independentemente de qualquer justiça ou injustiça de mercado que a situação possa trazer e que a FTC reconheça existir.

Numa nota paralela, tem surgido a questão na internet sobre se isto acontecer, em que posição ficam os restantes reguladores?

Bem, os reguladores defendem cada um os seus próprios mercados e são autónomos, pelo que mesmo assim podem decidir contra a aquisição da Activision, mas é desconhecido exatamente que tipo de implicações poderá ter um contorno às suas decisões. Isto porque há quem refira que caso estes reguladores rejeitem a compra, a Microsoft avança na mesma para ela.

Isto porque segundo o que se refere pelos fóruns, se entende que, caso Call of Duty se mantenha Multiplataforma, basicamente pouco ou nada na Europa muda, sendo que a Microsoft apenas ficaria assim limitada em colocar o COD no Gamepass nestes mercados. Isto apesar que o faria nos EUA! E desta forma os reguladores Europeus nada poderiam fazer.



Entende-se assim que tal apenas iria prejudicar os consumidores europeus e da Nova Zelandia, que descarregariam depois a sua ira sobre os reguladores!

No entanto, pessoalmente, questiono se tal será efetivamente assim! Será de se referir que não sou Jurista, pelo que não sei avaliar o que refiro, mas no entanto parece-me que a lógica no que irei referir está presente.

A questão é que tanto Activision como Microsoft atuam na Europa. E ao ser impedida a fusão pelos reguladores europeus, eles na Europa necessitam de continuar como entidades separadas, o que não pode acontecer se a Microsoft adquirir a Activision, caso em que a Activision deixaria de existir como entidade independente, mas existiria como empresa do grupo Microsoft.

E estando isso impedido na Europa, basicamente tanto Microsoft como Activision teriam de sofrer consequências para cumprirem com a decisão dos reguladores, que passariam por imposições de fecho ou de limites de funcionamento nestes mercados.

Resumidamente, quer-me parecer que os jogos e produtos Microsoft/Activision poderiam vir a ser proibidos na Europa, sendo que toda a Microsoft como empresa, em todos os seus ramos de atividade, ficariam muito mal vistas nestes mercados, podendo estes igualmente saírem penalizados, quer agora, quer em alturas futuras ou situações em que os reguladores tivessem de atuar.



Basicamente o que estou a dizer é que não acredito que os reguladores, que são entidades do estado criadas com o intuito de defender os consumidores, e como tal agencias estatais, possam ser ultrapassadas desta forma tão simplista. Porque se tal acontece, basicamente a necessidade da sua existência fica em causa, bem como a credibilidade política dos governos de cada um dos Países em causa! Mas diga-se que não há histórico de desafio aos reguladores (neste caso, entidades estatais representativas de cada pais) para se perceber o impacto de tal situação.

E o Parlamento Europeu, pelo seu histórico, não me parece que se preocupe muito com o eventual peso da Microsoft.

E o certo é que a Microsoft, na Europa e nova Zelândia, não possui os lobbies necessários para poder influenciar os reguladores como acontece nos EUA.



72 Comentários
Antigos
Recentes
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Juca
Juca
8 de Dezembro de 2022 9:23

Lobbie existe em todo lugar, Mário. Talvez haja uma percepção de que aí as coisas funcionem com maior isenção.
“Hoje” em dia há políticos “industrialmente produzidos” por empresas, selecionados ou gerados em “think tanks”. Gente de todos os espectros políticos são financiados desde o seu nascedouro e percepção potencial de político, de carisma e capacidade de gerar empatia com todas as despesas de ensino prático nas escolas berços do “liberalismo econômico”. Aqui no Brasil é clássico e notório uma política jovem financiada pelo dono de um dos maiores coglomerados do mundo no ramo de bebidas e outras empresas. Isso obviamente fora o “patrocínio” que sempre existiu a diversos políticos “em tempos de campanha eleitoral”, fora o que a gente não sabe, não tem como provar, mas imagina que exista. Como se diz por aqui, “tá tudo dominado”!

Sparrow81
Sparrow81
8 de Dezembro de 2022 12:11
Last edited 2 anos atrás by Sparrow81
Edson Nill
Edson Nill
8 de Dezembro de 2022 12:51
Juca
Juca
Responder a  Edson Nill
8 de Dezembro de 2022 13:14

Isso me cheira a “namoro”! É natural uma hora querer pendurar as botas em “grande estilo”, Kotick não me deixa mentir!

Last edited 2 anos atrás by Juca
Rui
Rui
8 de Dezembro de 2022 14:24

Chegamos a um ponto que a empresa que quer ser comprada e a que quer comprar tem de pedir licença á concorrência.

Todas as empresas e focando agora no gaming começam como multi mas pelo caminho pelos vistos algumas alcançam o status de multi obrigatório, porquê? É pelo tempo? Existe alguma cláusula que dita após X anos multi é multi eternamente? E se a vontade da própria empresa for ser absorvida? É obrigada a não o fazer? Porquê e aonde está escrito que eu empresa chamada tuga gaming para entrar no mercado das consolas tenho de me reger pelas regras da Sony? Ser líder também dá o poder de condicionar como e quando a indústria evoluí?
Eu dono da tuga gaming não posso comprar o jogo feito, sou obrigado a passar pelo sempre penoso e longo desenvolvimento e rezar para que corra bem.

Depois as compras eu adoro alguns argumentos falaciosos que já li aqui, a Sony só compra produtoras que trabalharam sempre muito de perto com a Sony, estamos a falar na bungie???? A bungie é simplesmente a produtora mais importante da história da xbox, está nas mãos da Sony, era o mesmo que a Microsoft comprasse a naughty dog ou a polyphony, a insominiac? Não fez jogos para várias marcas? Agora é so PlayStation, a blue point games? Idem, a guerrilla idem.

Resumindo se formos espremer os factos vemos que essa história de a Microsoft compra para tirar dos outros funciona também do outro lado mas como do outro lado é a minha consola é tranquilo, é a velhinha história da pimenta.

Pedro Martins
Pedro Martins
Responder a  Rui
8 de Dezembro de 2022 15:41

Rui, tu parece não ter entendido ainda o impacto que uma compra de uma empresa como a Blizzard causa no mercado. Mário já deixou isso claro centenas de vezes e tu insiste em fazer vista grossa e agir como se a Blizzard fosse uma empresa de fundo de quintal comprada pelo lojista do bairro

Livio
Livio
Responder a  Rui
8 de Dezembro de 2022 15:59

Depois não entende quando falei que o comentário é copia e cola de tantos outros que vemos em sites e vídeos sobre games.

Insominiac era multi? Fez jogo multi de sucesso? Quando a Sony a adquiriu teve algum jogo que sairia ou era multi que acabou não saindo em outras plataformas?

Vamos para a Polyphony, qual o histórico dela? Desenvolveu fora do PS? Não. Melhor, vamos até a Polys Entertaiment (nome antes de Polyphony), esta desenvolveu algum jogo fora do PS? Não.

Naughty Dog? Sim desenvolveu para outras plataformas (Mega/Genesis, 3DO, Apple II) mas como jogos exclusivos para elas, algum jogo multi? Não.

Eita Guerrilla teve jogo multi, Shellshock: Nam ’67, lançado para PS2 e Xbox original, sony a comprou e tirou esse jogo do Xbox, mas….

Shortly thereafter, in July 2003, Lost Boys Games was renamed Guerrilla to reflect the style of its new parent company.

The developer soon began work on its two titles: Killzone (in development for Sony Computer Entertainment for the PlayStation 2) and Shellshock: Nam ’67 (in development for Eidos Interactive for the PlayStation 2, Xbox and Microsoft Windows). Both titles would be released the following year to mixed reception, however Killzone enjoyed pre-release hype and anticipation, and despite some backfire effect due to the media hype

… o jogo foi desenvolvido para a Eidos Interactive.

A BluePoint nem preciso falar, nada próprio (IP) que saísse em outra plataforma.

Por isso que digo, parece um papagaio de pirata, repete o que se tem em outros locais, um pouco menos de preguiça e um pouco mais de pesquisa veria que o que escreveu acima não se sustenta como argumentação em favor da aquisição da Activision.

Vocês não aceitam a diferença entre adquirir uma desenvolvedora de um jogo multi de sucesso (IP própria) principalmente na concorrente, que tem vários outros jogos multi que também serão afetados e transformá-lo(s) em exclusivo(s) e a aquisição de uma desenvolvedora que majoritariamente trabalhou para uma plataforma e que em raros casos desenvolveu um jogo para outra plataforma ou que fez um jogo multi sem sucesso, querendo deixar tudo por igual.

Como muitos se vê, você não quer o sucesso do Xbox, você(s) quer(em) ver é a plataforma PS ser atingida, do tipo vingar a Sega por tudo que a Sony fez(segundo o que você sempre fala). Não tem argumentos quando são indagados do porquê a MS não usou estes 67 bilhões para investir em novos jogos, dava para desenvolver tranquilamente por volta de 100 jogos com um orçamento excelente, imagine cada um com 670 milhões.

Juca
Juca
Responder a  Livio
8 de Dezembro de 2022 16:18

A Sony já adquiriu multis (psygnosis fazia multis se não me falha a memória), mas a questão nem é essa, o Rui se faz de trouxa pra emplacar a teoria esdrúxula de que a MS é perseguida e só não tem a oportunidade de ser melhor porque é uma vítima do preconceito e de forças ocultas do “mal”, fingido que não se trata de uma das empresas com mais poder financeiro e de lobbie no mundo, com mais capital que inúmeras petroleiras e conglomerados.

E vem a repetir diuturnamente o que fanboys acéfalos pensam que ganharão a jogar games de forma barata no Gamepass indefinidamente a tirar onda com quem paga pra jogar AAAs.
Finge que a Zenimax já era da MS e que a compra da Bungie se compara a primeira e que por si só justifica a compra de toda a Activision. Mas não demora a MS acaba com todas essas franquias que adquiriu com seu famoso toque de midas invertido. Vamos esperar pra ver que vem mais coisa boa aí pelo lado da Sony tão logo se conclua a MS-ABK!!!

Last edited 2 anos atrás by Juca
Livio
Livio
Responder a  Juca
8 de Dezembro de 2022 16:48

Pois eu queria nomes, já que tanto falam de estúdios que foram adquiridos pela Sony e quando se pesquisa, caso tenha multi, se enquadram como jogos de sucesso ou desenvolvidos para outras empresas/publishers.

Nesses que ele citou eu olhei a lista de jogos e para onde saiu

Livio
Livio
Responder a  Juca
8 de Dezembro de 2022 17:19

Só complementando minha resposta anterior.

Quero nomes de estúdios que a Sony adquiriu e como resultado deixou de ofertar um ou mais jogos (de IP própria) a saírem no Xbox, pode ser também em outra plataforma de consoles.

Eles só soltam nomes mas quando se vai pesquisar a lista de jogos em nada afeta. O cara tasca uma Polyphony DIgital, estúdio criado sob a tutela PS, nem a antecessora (Polys) lançou jogo em outra plataforma.

Um das alegações é a Bungie, entretanto até o momento os jogos multi ainda estão multi, a não ser que se for aceita a aquisição da Activision a Sony mude de ideia.

Livio
Livio
Responder a  Juca
8 de Dezembro de 2022 18:02

Concordo em parte, Psygnosis desenvolvia para outras plataformas, porém após a aquisição não deixou de lançar jogos para outras plataformas. Um dos mais conhecidos, Destruction Derby foi lançado em 1995 para DOS, PS1, Saturn e N64. E considerando que Destruction Derby não existia antes da aquisição, a pergunta fica, qual jogo criado antes da aquisição, de sucesso, que ficou exclusivo pós aquisição?

https://en.wikipedia.org/wiki/Psygnosis

Foi adquirida em 1993:
1996 – Lança 3D Lemmings para PS1, Saturn e DOS(1995)
1996 Assault Rigs no PS1 e Windows, no Saturn em (1997)

Até Wipeout, jogo atrelado ao PS, foi lançado no N64. E é mais um exemplo de IP criada após a aquisição

Last edited 2 anos atrás by Livio
Livio
Livio
Responder a  Mário Armão Ferreira
8 de Dezembro de 2022 18:55

Não é nem isso, pode colocar o estúdio que for e o cenário não chega perto deste com o da Activision, eu só quero nomes com cenário similar, não chegar e saindo falando um monte de estúdio em que quando vai ver o histórico em nada chega perto

Juca
Juca
Responder a  Mário Armão Ferreira
9 de Dezembro de 2022 0:22

Só quis dizer que como fato isso aconteceu, mas não é a dar razão ao Rui, é só informar que houve coisa do gênero de comprar empresa que fazia multi, mas não era uma grande empresa detentora de franquias consagradas de muito sucesso e tal, a Psygnosis se não me engano trabalhava muito como estúdio auxiliar e etc. A MS está a adquirir grandes Publicadoras, com catálogos recheados de games de sucesso e com muita história na indústria… Mas na boa, sei do impacto negativo da aquisição da Activision para o futuro da indústria, mas já quero é que ocorra pra ver que rumo a Sony vai tomar. Não sei na gestão do Jim, mas toda vez que a Sony estava sendo vista como por baixo ele se reergueu cada vez melhor, e com essa aquisição da Activision passando, a Sony está liberada pra qualquer coisa que vier a fazer em termos de fusões e aquisições. E adoraria ver a Sony fortificando seu portfolio oriental e europeu. Como importância pra mim, a aquisição mais importante da MS é a Zenimax, de longe, levou franquias de que gosto como Doom, Wolfenstein e Fallout, os todos os jogos da Activision pra mim valem menos do que os 2 Plague Tale’s da Asobo, mas entendo a relevância da Activision para a indústria e do CoD pra Sony e pra quem gosta de o jogar no seu PS.

Last edited 2 anos atrás by Juca
Rui
Rui
Responder a  Livio
9 de Dezembro de 2022 9:28

Lívio vou ser curto e grosso, papagaio é a tua tia e para finalizar eu não tenho de sustentar nada, o que escrevo é a minha opinião baseada naquilo que leio, sei e me lembro, lamento desiludir te mas eu não ando em foruns de opinião, nem vídeos nada, tudo o que les é o que eu penso, não copio de lado nenhum isso deixo para vocês que tem tempo para andar fazer quotes de tudo o que é sitio e vão para reseteras neogaf e reddits e sei lá mais o quê.

Eu escrevo o que está na minha cabeça, bem ou mal é o que eu Rui penso.

José Galvão
José Galvão
Responder a  Rui
9 de Dezembro de 2022 10:12

Alguém está naquela altura do mês…
Cuidado com o tom ofensivo.

Rui
Rui
Responder a  José Galvão
9 de Dezembro de 2022 10:38

Não caro José, eu ao contrário de você sou genuíno, aqui dá uma cara de diplomata da aldeia, na Eurogamer é rural mesmo.

É só comparar o tom, expressões e maneira de falar a mesma mensagem que pos lá e aqui.

José Galvão
José Galvão
Responder a  Rui
9 de Dezembro de 2022 11:24

Eu aqui sou educado porque não me faltam ao respeito, na eurogamer sendo a selva que é não posso de forma alguma ter o mesmo tom.

Genuino?
Com esse discurso arrogante e carregado de cinismo e hipocrisia não estou a ver como…

Rui
Rui
Responder a  José Galvão
9 de Dezembro de 2022 12:55

Eu na Eurogamer e ai concordo, no meio daqueles nativos todos nem comento e raramente leio os comentários, gosto de ler a opinião do gargles quando está a falar a sério e pouco mais.

Livio
Livio
Responder a  Rui
9 de Dezembro de 2022 11:55

o que escrevo é a minha opinião baseada naquilo que leio, sei e me lembro, lamento desiludir te mas eu não ando em foruns de opinião, nem vídeos nada, tudo o que les é o que eu penso,

Que contradição é essa? Se o que escreve é baseado no que lês e não andas em fóruns e nem vê vídeos então onde frequentas já que a tua argumentação é igual ao de tantas outras figuras por aí?

Se não frequenta sítios e nem vê vídeos justifica o tante de disparates que andas a escrever por aqui, quando é confrontado por fonte você vira mágico e some.

Minha tia tem sim um papagaio, se chama Lodovico e fala algumas palavras, é um PET engraçado!

E tempo, lá vem a mesma desculpa…..

Rui
Rui
Responder a  Livio
9 de Dezembro de 2022 13:02

Lívio eu aqui não leio as coisas? Pergunto? Na Eurogamer não leio as notícias? Pergunto? A grande diferença é que eu não tenho tempo, nem paciência para ir para outros sítios ler artigos de opinião, o único sítio que faço isso é na pcmanias que dá um 15 a 0 á Eurogamer.pt.

Agora sei que muitos de vocês tem tempo e paciência para ir buscar informação/opiniões e vem debitar para aqui isso o Deto é um exemplo claro.

E eu não respondo a caixas de ressonância, se reparares só alguns tem o “privilégio” de ter respostas da minha parte, porquê caixas de ressonância comigo ficam a falar sozinhas.

Hennan
Hennan
Responder a  Rui
8 de Dezembro de 2022 16:35

O que você acha que vai acontecer com o mercado se tivermos um monopólio ou mesmo um duopolio? Olha o que aconteceu no mercado de processadores e Gpus quando uma marca se tornou dominante. Zero evolução + aumento de preços, É isso que você deseja para os games? E a aquisição da Bungie também deveria ser proibida.

Hennan
Hennan
Responder a  Mário Armão Ferreira
8 de Dezembro de 2022 20:36

Hoje. Mas no futuro? Por que permitir a consolidação desse setor? Já deveriam ter proibido aquisições pela Sony e Microsoft de todas as concorrentes grandes que não sejam deficitárias.

Éder Rodrigo de Moura Pim
Éder Rodrigo de Moura Pim
Responder a  Hennan
8 de Dezembro de 2022 21:27

Entendi o que o Hennan disse. E foi, se não me engano, minha primeira participação neste site. Se aprova hoje, quando verão as consequências de compras após compras?

Juca
Juca
Responder a  Hennan
9 de Dezembro de 2022 0:35

Acredito que tem uma questão geopolítica também que faz com que essas aquisições sejam algo permissivas. Há uma movimentação de aquisições por parte da Tencent e do Ditador da Arábia Saudita que já detém parte de empresas importantes, inclusive da Nintendo. De alguma maneira, há preocupação em manter-se coisas importantes na indústria delimitada a “domínios de aliados” e com “ares democráticos e liberais” já que é uma indústria que tem poder de influenciar seus consumidores assim como a indústria de filmes, streaming, canais de Tv e etc.

Last edited 2 anos atrás by Juca
José Galvão
José Galvão
Responder a  Mário Armão Ferreira
9 de Dezembro de 2022 7:55

A narrativa que vejo agora dos fanboys é a dos advogados da Microsoft, acreditam piamente que eles vão tratar do assunto e que a FTC vai ser esmagada em tribunal.
Vê o último video do Destin, que alucinação.

José Galvão
José Galvão
Responder a  Mário Armão Ferreira
9 de Dezembro de 2022 9:38

Não te esqueças de algo absolutamente fulcral Mário, é que a Microsoft tem até Junho do ano que vem para concluir o negócio, senão tem que indemnizar a Activision e quiçá, refazer o acordo, o que pode custar muito à Activision em termos de ações, algo que não vai agradar aos investidores, o que pode significar o fim do negócio.

José Galvão
José Galvão
Responder a  José Galvão
9 de Dezembro de 2022 9:48

Edit: Se isto for para tribunal, não estou a ver como é que vão cumprir esse prazo.

Rui
Rui
Responder a  Mário Armão Ferreira
9 de Dezembro de 2022 9:56

Ou seja você na sua vida e convicto que está com a razão desistia e ficava assim? Não me parece.

Eu acho mal a Microsoft ir a tribunal, pegam nos 70 mil milhões que sobram pagam á Activision e compram as outras todas que sejam relativamente boas e compra exclusividades temporárias todas que puder 70 mil milhões dá para isso e ainda fica mais barato.

O positivo disto acabou a pouca vergonha de ver o Jim a rastejar pelas autoridades todas do planeta a chorar pela compra.

Quanto a Psygonsis sr Mário, não foi á 40 anos eu não a referi porque quando falei, falei nas mais recentes e deixo a pergunta o Destruction Derby 2 saiu na Sega Saturn? E o resident evil 2? E o 3? E o tomb raider 2? E o 3? E a lista é tão grande que podia continuar e continuar.

Mas saíram na PlayStation e atenção que a Sony tem em atenção no impacto que causa nos jogadores dos vizinhos imagine senão tivesse.

Andy Buh
Responder a  Rui
9 de Dezembro de 2022 10:07

Por favor, continue a lista, curioso até aonde ela vai.

Juca
Juca
Responder a  Mário Armão Ferreira
9 de Dezembro de 2022 11:15

Rui, esse argumento de dizer que a Sony comprou a Psygnosis ou e tirou jogo de alguém (FF da Nintendo) são tão fracos e caem fácil por terra ao se olhar pro que a MS fez que basta olha pra aquisição da Rare… Rare fez dois dos melhores games de Nintendo 64 que foram Banjo Kazooie e o Conker (Ips de sucesso da própria Rare), fora que realizou vários sucessos na Nintendo como Golden Eye e vários Donkey Kong… E você vem me falar da Sony isso e aquilo… nos poupe dessa sua falta nexo pra culpar a Sony por mazelas no mundo dos games.
MS comprou a Rare no auge, Conker foi lançado em 2001, teve ótima recepção com notas altíssimas. Em 2002 a MS compra a Rare. Quem realmente tirou algo da Nintendo ou de outras plataformas?

Last edited 2 anos atrás by Juca
Rui
Rui
Responder a  Mário Armão Ferreira
9 de Dezembro de 2022 10:50

Oh Sr Mário você a dar uma de miss Universo é que eu acho graça, é verdade algumas das coisas que vai dizendo sobre o passado mas ambos sabemos o que se passa nas entre linhas você pode convencer essa tropa do costume com essa conversa, a Sony coitadinha nem queria os jogos mas as editoras apontaram lhe uma pistola á cabeça e ela teve de os aceitar.

Quanto aos jogos que só tem continuação na Sony é sempre por problemas técnicos.

José Galvão
José Galvão
Responder a  Rui
9 de Dezembro de 2022 10:32

Pelos vistos a viúva da Sega não percebe que todos esses ip’s deixaram de sair na Saturn devido à sua decadente prestação comercial, e uma vez que a mesma não era pêra doce para se programar, os custos de portar os jogos não devia compensar, da mesma forma que a PS5 tem e terá tendência a ter mais exclusivos, isto porque a Microsoft tem habituado os seus clientes a não comprar jogos, o que leva ao mesmo problema que na Saturn embora por motivos bem diferentes.

Livio
Livio
Responder a  Rui
9 de Dezembro de 2022 12:13

Leu minha resposta? Destruction Derby foi uma IP criada quando o estúdio já era da Sony e mesmo assim o 1º jogo saiu para as demais plataformas.

Destruction derby não existia antes da Sony adquirir a Psygnosis.

Lê lá a minha resposta

A Série RE é da Sony desde o RE2? Deixou de sair nas outras plataformas de lá para cá? Pelo que sei teve até jogo exclusivo né? RE Code Veronica para Dreamcast e o RE Remake, RE Zero e Re 4 para Nintendo, tais jogos depois saíram para outras plataformas, vai criticar a Sega e Nintendo também? Não fizeram o mesmo?

Ahh tem Tomb Raider, isso é bem seletivo né já que a própria MS também fez Tomb Raider a sair somente no Xbox.

Não sei como ainda não fizeram uma edição desse meme para o pessoal do Xbox, pois é como um colega acima falou, quer usar de erros que a Sony fez para justificar outros erros praticados pela MS (https://www.youtube.com/watch?v=KLmNogGeH14)

Juca
Juca
Responder a  Mário Armão Ferreira
9 de Dezembro de 2022 11:02

Mas Mário, esse é o típico American Way, nem dá pra condenar, a MS é um reflexo de país!
EUA é um belo país, tem muitos valores bons e importantes, mas no Geral se acham certos em tudo e gostam de impor suas “verdades” e “valores” nos outros a qualquer custo e com posturas arrogantes, e quem ficar no meio dos seus interesses é simplesmente atropelado.

Last edited 2 anos atrás by Juca
Rui
Rui
Responder a  Juca
9 de Dezembro de 2022 13:08

Será juca?

O trump pode ser um grande nabo mas numa coisa ele tem razão, os americanos são pouco inteligentes, se a Sony fosse chinesa provavelmente a compra era selada na hora, mas depois esquecem se da tencent.

Cometem erros colossais contra as próprias empresas e depois admiram se que a China a curto prazo os vai apanhar e ultrapassar e depois tem de andar a fazer o que fizeram á Huawei.

Rui
Rui
Responder a  Mário Armão Ferreira
9 de Dezembro de 2022 14:14

Se em tudo o mundo sendo o da USA o mais importante aprovar vai ser a Europa a dizer não?

Deto
Deto
Responder a  Rui
9 de Dezembro de 2022 14:07

cometer erros contra as proprias empresas?

tipo deixar elas ficarem “grandes, gordas e burras” depois de virarem monopólios?

vc acha que Instagram, Whatsapp, Facebook….

cada um sozinho ou agora tudo “meta”, qual vc acha que tem mais agilidade e competência para concorrer com o Tiktok?

se whatsapp, insta e face estivessem sozinhos; teriam muito mais agilidade para competir… mas agora os TRÊS estão atolados pq o zuckemberg tá com o sonho de metaverso.

Rui
Rui
Responder a  Mário Armão Ferreira
9 de Dezembro de 2022 15:40

Li o artigo, obrigado Sr Mário por partilhar e tudo o que ele disse é a pura realidade, está a mentir aonde? Tirando a Sony através do Jim chorão quem é que protestou? A Google? É verdade falou, Google essa que desistiu tão rápido que eu no outro dia quando a comentar nem me lembrava do nome da “consola” o stadia e até estranhei a google desistente protestar e a Sony sempre a Sony mesmo com a Microsoft a dizer que não vai retirar o jogo a Sony sempre a protestar.

Mas pronto, deixo só aqui uma pergunta e você já respondeu em parte aquando do artigo do tomb raider anos atrás mas fica a pergunta.

A Sony não é das empresas mais poderosas do mundo logo o seu poder financeiro tem de ser gerido de outra forma, porque se tivessem situações financeiras apostas a conversa era outra mas acompanhe me neste raciocínio, a Sony a partir de uma certa altura deixou de comprar estúdios como antigamente até porque essas compras e como se pode ver ao longo dos anos os valores foram subindo muito, o que faz a Sony? Tendo que gerir bem o dinheiro, não compra exclusivos infinitos mas compra exclusivos temporários, exclusivos esses chave em vários estilos de jogos e jogos importantes correcto? Falo jogos, acessos antecipado, conteúdos etc.

A Microsoft como tem muito dinheiro não quer pagar suponho eu por coisas temporárias quer absorver o conteúdo para si, a Sony não o faz agora mas á uma decada ou mais atrás fazia o mesmo, ora e para concluir pergunto lhe.

Você tão preocupado com a boa concorrência no meio, acha legítimo a Microsoft com o seu dinheiro começar a comprar tudo em exclusividades temporárias em todos os jogos chave como a sony tem vindo a fazer?

A Sony da 10 e a Microsoft da 20 e compra os todos temporariamente? Não são para sempre mas bloqueiam o acesso ao vizinho ano a ano e meio.

Você acha isto legítimo? Pergunta para sim ou não.

Deto
Deto
Responder a  Mário Armão Ferreira
9 de Dezembro de 2022 15:44

os comentários são mesmo, quase todos, como se quem estivesse julgando a MS fosse a Sony. Também notei isso… e o Phill tem a mesma narrativa.

Essa narrativa vai morrer se, e eu acredito que sim, CMA e UE também barrarem ou entrarem na justiça para barrar a compra.

Agora imagine daqui 20 anos os “seguistas” da vida, falando como a Sony impediu a MS de competir comprando a activision ehehhehe

Deto
Deto
Responder a  Mário Armão Ferreira
9 de Dezembro de 2022 15:50

mais uma observação, já que é permitido ao caixista sonhar com master plan

e se o FTC entrou na justiça para pedir os relatórios financeiros do xbox?

pq imagine que eles estão “ai tem bem mais coisas” pq concluiram que o GP e xbox dão prejuizo a 20 anos e não tem nenhum sentido gastar 80Bi em aquisições para ele se não for para monopolizar o mercado?

ou seja, o objetivo é exigir documentação para provar dummping da MS?

basicamente o FTC tem a mesma impressão de todo mundo que é cético com papo furado, que a MS subsidia o xbox mais de 10 anos.

veremos o que temos nisso.

a MS ainda dizendo que “vai lutar” pode ser somente para se vitimizar… chega na hora de fornecer o relátorio que vai indicar dummping, e eles enrolam até vencer o prazo da compra e saem como “vitimas do FTC”

Hennan
Hennan
8 de Dezembro de 2022 16:29

Se você proíbe o lobby, só fortalece a corrupção. É melhor que as pessoas saibam que político A ou B recebe de empresa X. Do que a empresa X pague via caixa 2, político A e B. Foi o que aconteceu no Brasil com a proibição das doações por empresas. Hoje o político recebe 5 bilhões controlados pelos presidentes dos partidos, mas o dinheiro via caixa 2. Ou seja, zero transparência. Ou seja, não adianta proibir algo que você é incapaz de controlar.

Juca
Juca
Responder a  Hennan
8 de Dezembro de 2022 16:49

No Brasil o político agora tem duplo financiamento é do Estado e do privado! E mesmo aquilo que têm um pouco de transparência, ainda mostra que não há muito equilíbrio no financiamento de pessoas físicas (donos de empresa) que podem doar o quanto quiser. Outra desgraça é esse orçamento secreto de transparência zero, são duas mudanças que só “legalizaram” compras de políticos.

Deto
Deto
Responder a  Hennan
8 de Dezembro de 2022 21:19

não, lobby nada mais é que legalizar a corrupção.

como vc acha que se faz lobby? dando dinheiro, cargo, vantagem, financiando campanha de político.

onde o lobby não é legalizado, isso é corrupção.

Juca
Juca
Responder a  Deto
9 de Dezembro de 2022 11:48

Há maneiras de se ver o Lobbie. Se defende interesses idealistas é mera política, se defende interesses financeiros de grupos privados aí realmente é danoso, sobretudo se há troca de favores.
O Lobbie pode ser feito por grupo de populares com interesses reais e reinvindicatórios justos.
Por exemplo, uma ong sobre preservação ambiental buscar políticos a sugerir propostas e apoio público aos políticos que apoiarem sua bandeira ou levar populares a fazer manifestações em casas legislativas em dia de votação é uma espécie de Lobbie.
Lobbie por si só é uma pressão política exercida por um grupo, mas não necessariamente é pra retorno a vantagem econômica do empresariado.

Hennan
Hennan
8 de Dezembro de 2022 16:31

Em relação a aprovação nos EUA. É pouco provável que proíbam. Visto que vai fortalecer uma empresa nacional. Se fosse a Sony comprando a Activision seria bem diferente. Da mesma forma que a Microsoft não tem como comprar a Nintendo.

Juca
Juca
Responder a  Hennan
8 de Dezembro de 2022 16:53

O único lugar onde se corre real risco de não aprovação é na União Européia. Nem no Reino Unido eu acredito que se desaprove tal aquisição.

Andrio
Andrio
8 de Dezembro de 2022 19:14
Livio
Livio
Responder a  Andrio
8 de Dezembro de 2022 19:21

“Hoje sim, hoje não, hoje sim, hoje não”

Esse processo só lembra o narrador naquela corrida em que o Rubinho deixou o Schumacher passar na linha de chegada: https://youtu.be/E7mpar-C9Kw

José Galvão
José Galvão
Responder a  Andrio
8 de Dezembro de 2022 19:30

KABOOM!!!

Se bem entendi, a Microsoft x Activision já foi, pelos vistos em termos de votos foi 3 contra 1, ainda vai correr muita tinta mas bem pode ser o principio do fim, e lá foram biliões de dolares pelo cano abaixo…

Livio
Livio
Responder a  José Galvão
8 de Dezembro de 2022 19:57

A Microsoft tem um histórico de adquirir conteúdo de jogos e usá-lo para esmagar a concorrência de fabricantes de consoles rivais, de acordo com a FTC. A agência citou a aquisição da desenvolvedora de jogos Zenimax pela Microsoft e diz que a subsidiária da empresa tornou títulos como Starfield e Redfall exclusivos para dispositivos da Microsoft, apesar das garantias anteriores aos reguladores europeus.

Deto
Deto
Responder a  Livio
8 de Dezembro de 2022 21:02

imagine vc o CMA e UE entrando na justiça pra barrar a compra na UE e UK….

ai eles anexam a noticia de um orgão do governo do EUA querendo bloquear tb, sendo ambas empresas americanas que seriam beneficiadas em detrimento de empresas estrangeiras para o JJuiz do UK e UE decidir…

PODE esquecer, se o FTC não ganhar o caso; vai ser a UE ou Uk, ambos provavelmente, que irão bloquear a compra.

o Rui vai ter um AVC e daqui 20 anos vai estar repetindo pela internet um delirio que a Sony falida que vale menos que as fraldas pampers comprou o FTC, CMA e UE e destruiu o xbox trilhonário com dinheiro infinito, as vitimas da Sony….

Sony é tão malvadona que consegue destruir o Xbox da trilhonaria MS, empresa que vale 10x eles no país de origem deles.

Last edited 2 anos atrás by Deto
Juca
Juca
Responder a  José Galvão
8 de Dezembro de 2022 22:15

A última notícia que eu tinha visto é de que era 3×1 contra mas houve pressão e um dos 3 mudou de lado dando um placar de 2×2 com a chefe da FTC a decidir o desempate, mas já veio a público pressão do vice presidente da MS a dar indiretas com insinuando poderes de influência superiores…

Last edited 2 anos atrás by Juca
José Galvão
José Galvão
Responder a  Juca
8 de Dezembro de 2022 22:47

O que me parece é que voltou outra vez ao 3×1.

Livio
Livio
Responder a  Juca
8 de Dezembro de 2022 22:48

Pelo link que o Andrio postou ainda está 3 x 1 na votação de hoje.

Pedro Martins
Pedro Martins
Responder a  Livio
8 de Dezembro de 2022 23:01

Parece que foi barrada e vão iniciar um processo contra a aquisição por prejudicar o mercado

Pedro Martins
Pedro Martins
Responder a  Pedro Martins
8 de Dezembro de 2022 23:02

*retirado do site brasileiro TudoCelular:

Em um comunicado divulgado à imprensa na tarde desta quinta-feira (8), a FTC explica que a decisão considera o histórico da gigante de Redmond de adquirir estúdios para suprimir a concorrência de videogames rivais. No texto, o órgão regulador cita a compra da ZeniMax, ligada à Bethesda Softworks, tornando vários títulos exclusivos do Xbox.

“Hoje, procuramos impedir que a Microsoft obtenha controle sobre um estúdio de jogos independente líder e o use para prejudicar a concorrência em vários mercados de jogos dinâmicos e de rápido crescimento”., disse Holly Vedova, diretora do Bureau of Competition da FTC.

Éder Rodrigo de Moura Pim
Éder Rodrigo de Moura Pim
Responder a  Andrio
8 de Dezembro de 2022 21:25

Boas.
Agora é esperar pelos que falaram que seria aprovado pelo FTC. Os mesmo que aparecem em matérias pra defender o objeto da seita.

error: Conteúdo protegido