Porque motivo a PlayStation vende mais que a concorrência. O que explica este sucesso?
Convenhamos, podemos argumentar mil e uma coisas para justificar o sucesso da PlayStation. Mas o certo é que há questões que ficam sem no ar e por responder, como por exemplo:
- Porque motivo o Gamepass não atrai?
- Porque motivo, mesmo havendo preferência pela PlayStation, as vendas da Xbox estão em queda logo no terceiro ano de vida?
Poderíamos colocar mais questões, mas estas duas são relevantes o suficiente para serem primordiais. E a realidade é que se torna difícil de explicar a 100% o de cima.
Eu compreendo que o mercado não queira subscrições, mas porque não aproveitar as mesmas?
E será a Xbox assim tão má que as suas vendas tenham de estar em declínio no terceiro ano? Claro que não!
Ora recentemente cruzei-me com informação que pode explicar tudo isto. E daí ter escrito este artigo!
A PlayStation 5 é atualmente a consola que mais vende. E vende a um ritmo superior ao da PS4! Daí que se analisarmos algumas das suas estatísticas, poderemos eventualmente perceber o que a distingue do resto:
Facto 1 – anunciado oficialmente pela Sony
Os possuidores PlayStation 5 preferem o físico ao digital!
Ninguém vai negar o crescimento do digital, mas essa não é a realidade toda. Veja-se o gráfico que se segue que aborda a generalidade do mercado:
O que o gráfico mostra é algo que pouco se fala. O digital tem crescido sim, mas não à custa do físico. Na realidade, desde 2014 que as vendas físicas de videojogos estão mais ou menos estagnadas. O que cresce é o digital e isso à custa de hardware e serviços que nos impingem o digital como a oitava maravilha do mundo. O mercado físico não está porém em queda, apenas que, percentualmente, soa cada vez mais a menor.
E no meio de tudo isto o que temos? Uma consola onde a preferência ainda é o físico, e que agarra os clientes que, mesmo comprando digitalmente, não abandonam o físico.
Facto 2 – Revelado dos documentos roubados à Insomniac
Os possuidores da PlayStation jogam mais jogos single player do que multi player.
Este dado certamente soa a surpreendente, especialmente perante a imagem que nos impingem de que os multi dominam o mercado. Mas como publicamos recentemente há inclusive estudos fora da Sony que compravam que isso não é verdade e que 57% do mercado prefere os single, com apenas 22% a preferir os multi.
Conclusões
O que se percebe aqui é uma conjugação de fatores interessante. Basicamente a PS5 aposta no single player e oferece mesmo as melhores experiências do mercado nesse campo. É igualmente uma marca bem representada a nível de venda física pelo mundo.
Daí que não é difícil perceber-se que a PlayStation é a marca que dá aos seus clientes aquilo que eles querem. E sendo o ofertado aquilo que a maioria do mercado procura, com a melhor oferta de jogos single player do mercado, mantendo excelente oferta multi, oferta em quantidade no mercado físico, mantendo a oferta digital, a consola adapta-se melhor que nenhuma ao que o grosso do mercado procura.
E daí que estes dois fatores sejam relevantes na explicação do sucesso da consola.
Mário, bom dia! Viste isto? https://insider-gaming.com/sony-ceo-says-playstations-gaming-future/
Vi… E há aqui uma deturpação criada propositadamente dada a situação da Xbox. Na realidade ele fala dos GAAS, que estarão disponíveis em todos os lugares e não genéricamente.
Mário e vc tem toda razão! Peço desculpas por ter caído em fake news tbm: https://meups.com.br/noticias/playstation-sera-onipresente-no-futuro/. Tiraram games contínuos das falas do cara.
Deixa lá que eu quando li pensei o mesmo. Mas depois percebi o esforço no texto em dar a entender algo mais do que o que foi dito, e percebi que algo estava mal. Pesquisei por mais fontes e a coisa ficou clara.
A PS manten-se como está agora com os jogos exclusivos e a eventualmente saírem dois anos depois no PC. Mas a Playstation vai-se expandir para jogos GAAS que serão lançados dia um em outras plataformas como o PC e a Cloud.
Ainda acho a estratégia ruim, penso que a PS, a menos que consiga combater a pirataria de forma eficiente, não deveria por todos os seus singles no PC. A longo prazo, isso será bem ruim, é um fator de transição de gerações a mais pra se cogitar ir ao PC. Embora o fim das gerações esteja embaçado.
Coisas desse tipo jogam a escolha ao usuário pra decidir a plataforma apenas pelo custo benefício de hardware, o que sob minha ótica é um equívoco.
Já escuto rumores que terão , esse ano, no PC, Demon’s Souls e TLoUs 2, e HellDivers 2 já é certo. Será que teremos outro ano seguido do PC recebendo mais first Party da Sony que o próprio console, como foi 2023?
GaaS tudo bem, ninguém liga.
Enquanto poderiam estar empurrando MAG, Little Big Planet e Dreams por lá, estão pondo Single de primeira para serem pirateados e terem vendas pífias e haterismo por não conseguirem fazê-lo rodar bem numa 1050ti.
Concordo plenamente. E já disse isso em artigo!
Square Enix bateu recordes de vendas digitais com o seu próximo lançamento, FF VII Rebirth.
Eu só consigo ver uma situação para isso, que é o sucesso do PS5. Se a Sony manter essa pegada e apresentar grandes jogos para segundo semestre de 2024 e um showcase para jogos com lançamento de 2025 a 2026, mantendo o hype dos jogadores, começo a acreditar nas projeções que diziam que o PS5 chegaria muito próximo do PS2 em vendas ou até ultrapassaria. Desde o PS2 não vejo um console ser uma total febre como esta sendo o PS5. Vamos ver o que vem por aí e se mantém.
Curioso para ver o próximo relatório e pra sabermos se a meta de 25 milhões de consoles vendidos para o ano fiscal de 2023 era uma realidade possível ou não.
A Sony já deveria é ter comprado a Square Enix, e fazê-la sua, mantendo as propriedades existentes como multiplataforma como deve ser, sob sua alçada, mostraria o interesse no mercado japonês e poderia focar as ips noutros lugares com a mesma estratégia que tem aplicado nas suas first party. Por fim, garantiria à Nintendo a publicação de games da Square por lá. A Sony precisa é de catálogo para o futuro, de mais ips, e de estúdios diferentes dos que os seus produzem.
Juca nesse ponto concordo contigo. A Sony a continuar como está, vai perdendo chances de adquirir bons estúdio e principalmente diferentes. É que a continuar com as ideias que ela tem, ela morre em 3 tempos, se o ecossistema Playstation morre, bay bay Sony. A Sony não é tão rica pra ir atrás das ideias de quem nunca ganhou uma geração de consolas por exemplo.
A Sony já foi dona de parte da Square, pois a mesma possuía ações, mas soube anos atrás que ela chegou a vnder.
Ela foi dona de perto de 10% da Square, e acho que vendeu numa crise à época do PS3, se não me falha a lembrança.
É lógico que PS precisa fazer pequenas aquisições ou fundar estúdios próprios em mercados emergentes de Streaming e Games, como Coreia do Sul, China e Índia, porém, é preciso reafirmar presença no Japão, local em que tem feito muito pouco apenas com a Asobi.
Edit: Vi aqui um artigo de abril de 2014 da forbes, onde anunciava a venda das ações da Square por parte da Sony. A participação da Sony na Square era de 8,5%.
E mais comprovação do sucesso do PS5: Hogwards Legacy em primeiro com certeza tem relação com as vendas do PS5 Slim e The Last of Us part II Ramastered é interessante, porque confirma que temos que sair da nossa bolha e ver que esses remasterizados são desejados por um público massivo, o que também confirma o sucesso em vendas que é o PS5 atualmente.
https://www.eurogamer.pt/the-last-of-us-parte-2-remastered-entre-os-mais-vendidos-no-reino-unido#:~:text=Part%20II%20Remastered-,The%20Last%20of%20Us%20Parte%202%20Remastered%20entre%20os%20mais,Hogwarts%20Legacy%20permanece%20em%201%C2%BA.&text=The%20Last%20of%20Us%20Parte%202%20Remastered%20para%20a%20PlayStation,t%C3%ADtulos%20f%C3%ADsicos%20no%20Reino%20Unido.
O remaster é uma treta… e nada altera isso!
eu tô só esperando para ver se o Rumor do Horizon Zero Dawn Remaster se confirma, e se for 50 Reais o upgrade igual Last 2 vou comprar certo
Melhor jogo para mim da geração PS4…
Last 2 eu farei o upgrade quando a parte 1 sair na Plus (SE sair)… irei jogar os dois em sequência.
Ainda acho que eles poderiam ter vendido as DLCs e e dado o upgrade pra todos de graça. Nada contra venderem uma edição GOTY já para PS5 com tudo incluso por um preço maior e equivalente ao remastered.
Eu comprei o remaster do The Last 1 no PS4 por 2 motivos:
1-Ser uma versão a rodar em um hardware superior;
2-Não tinha zerado o game no console nativo.
Dessas vendas pode ser que muitos se encaixem nos mesmos motivos que tive ao comprar o The Last 1 remaster.
Eu fui um!
Mais um provavel remaster:
Until Dawn terá versão PS5 e PC, diz conhecida fonte não oficial
off:
https://twitter.com/nib95_/status/1749406533429932125
Sujeito ai analisa pq o xbox está flopando em vendas
diz que é o efeito “day one no PC” que as pessoas estão saindo do xbox para irem para o PC, playstation e switch (acho que no switch1 não, vai ser no switch 2)
Starfield vendeu 70% das copias no PC no Reino Unido
Skyrim vendeu 60% no xbox 360
Bom disso tudo é que o xbox indo do jeito que está sepulta a ideia de “day one PC” para a Sony, se eles pegarem o feedback do fracasso do Phill, e talvez dificulte mais ainda, mais ainda do que já é, qualquer chance da Nintendo lançar seus jogos no PC, seja ao mesmo tempo ou seja 5 anos depois.
Este tweet dá para analisar.
Ele pinta uma imagem de uma Xbox mesmo em queda livre.
As vendas estão de uma forma que é como se a Xbox não existisse no mercado.
Segundo ele os 25 milhões de assinantes do Gamepass, incluem 15 milhões no PC. Não são separados, algo que a Microsoft nunca esclareceu!
Não sei até que ponto ele é realmente fiável!
é… melhor deixar assim.
Pode parecer crível só pq parece fazer sentido com os rumores atuais.
aproveitando, cadê os jogos da Activision no GP?
Eles não liberaram nem os CODs velhos que já saíram na PSN Plus.
Tenho minhas dúvidas, Deto… depois do pronunciamento que eu julgo controverso do chefão da Sony, acredito que eles não estão olhando muito pro laboratório que foi o Xbox com seu Gamepass e as consequências que foram do que foi a conversa de “cloud gaming é o futuro” e ” poder jogar em qualquer lugar”. Parece que meu futuro será um console Nintendo pelo andar da carruagem, é esperar os próximos anos pra ver se é só conversa de engravatado, mas quem dera, não tô achando que seja.
Não acho que com a experiência da PS Now que a Sony já teve eles irão achar que existe chance do carro chefe ser Streaming na TV de jogos.
Eles irão tentar, como tem que fazer mesmo, mas não vai emplacar e pronto e ao contrário da MS a Sony não vai destruir o valor do seu console e dos seus jogos para alcançar esse público que ninguém sabe se já existiu ou vai existir.
Eu tô de boa com essas declarações, continua sendo lançar jogo watever para celular, lançar GaaS no PC junto com o PS5 e anos depois lançar os exclusivos de Playstation no PC. Essa entrevista não muda nada do que a gente já viu acontecer ou já sabia que iria acontecer.
Off: É impressionante o esforço que as pessoas tem em tentar fazer parecer que Halo Infinite está morto! A 343i anunciou que vai fazer uma mudança na forma de atualização do jogo! Ao invés de lançar grandes atualizações a cada 3 meses, ela vai lançar atualizações menores a cada 3 ou 4 semanas, mas na prárica não vai mudar muita coisa! Mas eu vi vários portáis dando a entender que a 343 vai parar de dar suporte ao Halo Infinite! E o pior de tudo, os fanboys estavam nos comentários “zoando” o jogo! E algo completamente fora da realidade!
Esse jogo no Xbox é o top 10 mais jogados desde que saiu.
Não deixe as comparações com a Steam que alguns fazem diminuir o jogo.
Paulo, algumas coisas vivem no nosso coração eternamente, mas às vezes elas deixam de existir no mundo concreto. Halo não está morto para você mas é um jogo que está pior que Destiny que é um jogo que também já o tenho como moribundo.
Jogo vivo da Microsoft mesmo você tem Minecraft, talvez até Sea of Thieves e Grounded estejam com saúde melhor que Halo Infinite, mas não quero ser leviano e usar isso como informação, é só um achismo meu mesmo.
https://store.steampowered.com/charts/mostplayed
Tem muitos jogos aí da MS melhores e mais jogados na Steam que Halo, que nem figura entre os 100 mais, então, é só escolher.
https://steamcharts.com/app/1240440
Perdeu nos 4 primeiros meses 90% do número de jogadores na Steam. Hoje, tem só as viúvas que não largam o osso lá.
Pra você ter ideia, Sea of Thieves tem 2,5x mais jogadores e é um jogo muito mais velho pois foi lançado em 2018.
https://steamcharts.com/app/1172620
A porcaria(opinião pessoal) de Destiny 2 tem 10x mais e é mais antigo ainda.
https://steamcharts.com/app/1085660
Halo infinite tá morto já, falta a pá de cal.
Acabaram de divulgar que não tem mais temporadas, os tais “10 anos” de suporte acabaram esse ano.
De acordo com os produtores, o novo formato permitirá ao estúdio maior empenho em novos projetos, inclusive envolvendo a franquia. Mas a grande maioria se pergunta se este não é realmente o fim do suporte extenso ao Halo Infinite.
https://gamearena.gg/games/halo-infinite-temporada-5-sera-a-ultima
Para quem não entendeu: o novo formato vai ter menos conteúdo liberando pessoal para fazer OUTROS jogos.
Só não entende quem não quer.
Parece que a Sony vai seguir exatamente o caminho e talvez até além do que o Jim fazia.
Até eu fiquei surpreso com a declaração que fizeram.
Que declaração… E onde leste isso interpretado dessa forma? Certamente num website fanhoso qualquer.
A Sony vai lançar jogos mobile. A Sony vai apostar na Cloud (PSNow), e a Sony vai lançar GAAS day One no PC e jogos 2 anos depois de saírem na consola.
Nada de novo ou não conhecido, e nada semelhante a seguir a Microsoft.
Eurogamer Mário. E eu estou interpretando como o é.
Havia toda uma especulação girando de que com a saída do Jim.
Tudo iria voltar a ser como antes, da empresa ter esse comportamento liberal.
Pelo visto essa onda veio pra ficar.
Ok… Acredita no que quiseres.
Não tem nada de novo, mas pelo menos vc não acreditou que a Sony iria lançar seus jogos no xbox, já é um progresso
https://twitter.com/JamiesAct/status/1749834009612570861
sobre o teu comentário, é “nothingburguer” de acordo com o super astroturfing da MS.
esse twitte ai é divertido, dá para a gente separar finalmente quem é Astroturfing e quem é fanboy do xbox
Tom Warren, o Astroturfing que já recebeu o memorando da Retórica que tem que empurrar da MS…
Windows Central é o fanboy, por isso estão de Copium e não receberam o memorando da retórica nova.
Interessante dessa entrevista, que vc escolheu ignorar, é o CEO reafirmando que o Playstation é o carro chefe e que ninguém quer serviço de jogos infinitos pq todo mundo só joga um jogo por vez