Os melhores gráficos em jogos futuros anunciado com o Unreal Engine 5

O vídeo que se segue mostra-nos os melhore gráficos que viremos a ter em jogos anunciados com o Unreal Engine 5.

O unreal engine 5 é uma revolução e trar-nos-á jogos com um realismos visual assombroso. Os jogos visualizados no vídeo que se segue são exemplos de grafismo de topo que poderemos esperar destes jogos.

Esperavam mais? Ou o vídeo supera as espectativas? Discussão nos comentários!



67 Comentários
Antigos
Recentes
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Daniel Cardoso
Daniel Cardoso
31 de Março de 2023 9:43

Tirando a moldagem mais realista, ainda assim acho mais uma evolução do que uma revolução. Praticamente um jogo acima da geração passada a nível de gráfico.

Juca
Juca
31 de Março de 2023 11:32

Acho tudo daí muito bonito graficamente, e especialmente por virem praticamente todos de estúdios menores e sem nenhum renome. É qualidade visual de AAA feito por pequenas e médias empresas e tudo isso é muito impressionante. Óbvio tem lá uma ou outra animação engessada como no 1o game, algumas coisa que parecen uns frame drops pelo meio (mas por se tratar de capturas de vídeo é difícil avaliar), para o que eu espero graficamente de nova geração está ótimo, mas o que ainda espero ver são novas maneiras criativas de se jogar e interagir com os games, pra que tudo seja realmente nova geração.

Nessa geração eu gostaria de ver, por exemplo, uma interação mais natural de vento com cenários e personagens, npcs mais interessantes do ponto de vista de interação… Mais cuidados com cenários e interação com os mesmos, coisas que espero vir só dos grandes estúdios.

Last edited 1 ano atrás by Juca
Andy Buh
Responder a  Juca
31 de Março de 2023 17:30

Acho que teu maior sonho nessa geração deve ser esse mesmo, a IA de personagens!
Em um mundo MMORPG seria supimpa.

Juca
Juca
Responder a  Andy Buh
31 de Março de 2023 18:42

Pô npc realmente interativo seria show, principalmente num rpg que de certa forma é escripitado.

Andy Buh
Responder a  Juca
31 de Março de 2023 17:32

Imaginou você conversar com um NPC por microfone e talvez interagisse com você como se fosse um segundo player?

Juca
Juca
Responder a  Andy Buh
31 de Março de 2023 18:44

Pois é, mas acho que isso não é pra agora, mas possível, tanto as ias já conseguem construir ideias lógicas e plausíveis como a voz sintética já consegue pronúncias bem convincentes no geral. Pro português só falta melhorar um pouco nas exclamações e interrogações das vozes que já testei.

Rui Teixeira
Rui Teixeira
Responder a  Andy Buh
31 de Março de 2023 20:24
Andy Buh
Responder a  Rui Teixeira
31 de Março de 2023 20:34

Interessante…
Claramente da para vê que esta gatinhando, mas já é um grande salto. Oramos para virar uma nova tendência.

Juca
Juca
Responder a  Rui Teixeira
31 de Março de 2023 22:08

Interessante, não conhecia.

HENNAN SANTOS CARVALHO
HENNAN SANTOS CARVALHO
31 de Março de 2023 13:04

Off Topic: Concluindo o assunto do The Last para PC.
https://www.youtube.com/watch?v=_lHiGlAWxio

Daniel Torres
Daniel Torres
Responder a  HENNAN SANTOS CARVALHO
31 de Março de 2023 15:20

O adrenaline fez um vídeo falando dos problemas que tiveram com o jogo e honestamente é inadmissível o estado que o jogo saiu no Pc.

E não tem nada haver com ele ser feito do Ps5 e sim uma otimização porca sem nenhum controle de qualidade por parte de uma empresa (no caso iron galaxy) que deixe muito a desejar no quesito ports, para quem não sabe ela fez o port de borderlands 2 para o vita e Batman AK para o Pc e se bem lembram esse último foi retirado da steam pelo port tão ruim.

E concordo com o Diego quando fala que a Sony deveria ter mais controle principalmente de uma série tão querida e popular quanto The last of us.

HENNAN SANTOS CARVALHO
HENNAN SANTOS CARVALHO
Responder a  Daniel Torres
31 de Março de 2023 16:52

Nesse caso vou discordar de você e do Adrenaline. Sou um sério critico a péssima otimização do PC e esse game realmente tem vários problemas. Principalmente o de shade compilation e loading. Mas de resto diria que é um dos melhores lançamentos do ano. Outro games com muito mais problema, receberam bem menos críticas. O grande problema do The Last é querer utilizar uma configuração acima do que seu PC suporta. Não importa se é 1080p ou 4k, para jogar no ultra vai precisar de ao menos 12gb de Vram. Poderia ter uma melhor otimização e gastar menos Vram? Sim. Mas eles avisaram antes.

HENNAN SANTOS CARVALHO
HENNAN SANTOS CARVALHO
Responder a  HENNAN SANTOS CARVALHO
31 de Março de 2023 16:53

Só pra deixar claro, se você seguir as recomendações, o game roda liso.

Daniel Torres
Daniel Torres
Responder a  HENNAN SANTOS CARVALHO
31 de Março de 2023 23:01

Hennan infelizmente não roda e mesmo com uma 4090 que foi o computador de testes do adrenaline a compilação de shaders demorou 40 minutos, isso com um ssd pci 4.0, fora a quantidade enorme de crash que o jogo possui. E para deixar claro não estou criticando o jogo, mas sim o port que foi mal feito.

Aqui o link do vídeo onde ele mostra as configurações dos Pc’s que eles utilizaram: https://www.youtube.com/watch?v=_QZDRaBiqoY&t=735s.

Agora vc fala de 12gb de Vram, você não acha muito para um jogo que é apenas um remake?

Hennan
Hennan
Responder a  Daniel Torres
31 de Março de 2023 23:48

Levou 40 no meu que tem um i9 9900k. Estranho demorar tanto no deles. De toda forma, concordo que é um grave defeito. Mas de resto, rodou liso numa 3080 de 12gb, no alto e dlss qualidade.
Quanto ao consumo de Vram. 12gb é realmente elevado. Mas não deixe o remake enganar, pois estamos falando de um dos games mais bonitos do PC.

Andy Buh
Responder a  Daniel Torres
31 de Março de 2023 17:37

A Ip já está começando ficar muito desgastada.
O nome está ficando machada igual a caloteiro na praça!
Para ser sincero, não estou otimista para o futuro não só de Tlou como do estúdio em si… a lei da gravidade funciona para todos.

Juca
Juca
Responder a  Andy Buh
31 de Março de 2023 18:53

Sei que vc ainda não superou a perda Andy, o que macula um pouco a sua opinião, mas você tem razão esse port é um baque pra empresa e é bom ela se cuidar!

Andy Buh
Responder a  Juca
31 de Março de 2023 20:09

comment image

Bom… não da para negar que a Ip esta sendo degastado de forma burra.

Last edited 1 ano atrás by Andy Buh
Andy Buh
Responder a  Andy Buh
31 de Março de 2023 20:16

Bom… pelo menos a fanboy vivendo em mundos paralelos dos 2 lados!

O fanboy
comment image

Juca
Juca
Responder a  Andy Buh
31 de Março de 2023 22:09

😂

Juca
Juca
Responder a  Daniel Torres
31 de Março de 2023 18:50

Essa Iron Galaxy é da Sony, Daniel? E a Sony já disse o porquê de não ter sido um port da Nixxes que foi comprada pra isso… É tudo muito esquisito. Sei que se a Iron Galaxy estava na mira pra ser adquirida, imagino que não vá mais… Mas concordo com você, tremendo bola fora da Sony, se quer lançar jogo pra PC, que dê seu jeito de fazer direito. Agora, como acho burrice da Sony lançar games pra PC, não vou negar que acho esse fail uma bela cacetada pra ver se aprendem a investir onde deveriam, no seu público.

Daniel Torres
Daniel Torres
Responder a  Juca
31 de Março de 2023 23:05

É isso que não entendo Juca, a Sony possui a Nixxes que foi adquirida para fazer ports e eles usaram a Iron Galaxy que não é deles e possui um histórico vergonhoso de ports, tendo um de seus jogos portados, sido retirado da steam pelo estado precário que nesse caso foi o Batman Arkham Knight.

Sobre o resto de seu comentário, sabe que concordo que a Sony tem mais é que se ferrar lançando seus jogos no Pc, ainda mais com a ND afirmando que vai produzir seus jogos com o Pc em mente. Mas mas ainda sim um desrespeito com os jogadores do Pc

Juca
Juca
Responder a  Mário Armão Ferreira
1 de Abril de 2023 12:21

Mas será que isso será mimetizado pelo PC, Mário, e se sim, enquanto tempo será que veremos uma melhor comunicação entre hardware pra ser melhorada?!?! Será que veremos o fim da RAM, ao menos pra PCs domésticos?!?! Sei que falo de especulações, mas é mera curiosidade…

Daniel Torres
Daniel Torres
Responder a  Mário Armão Ferreira
1 de Abril de 2023 13:41

Eu já imaginava que o Ps5 devido as suas alterações fosse obter vantagens que o Pc não iria suportar e mais que isso, seriam difíceis de serem contornadas. Mas aqui adiciono um ponto quem vai sofrer nessa história se a Sony não controlar é o Ps5, e falo isso devido as declarações da ND ao dizer que farão os jogos com o Pc em mente e para mim soa com o Ps5 a ficar subaproveitado.

Fico no aguardo do artigo para ter um melhor entendimento.

Last edited 1 ano atrás by Daniel Torres
Deto
Deto
Responder a  Mário Armão Ferreira
1 de Abril de 2023 17:47

alex bugaga já correu dizer que é o jogo mal otimizado, não é a nvidia com obsolescência programada nas 3080 com 10GB de RAM

[imgcomment image[/img]

Deto
Deto
Responder a  Mário Armão Ferreira
1 de Abril de 2023 18:39

pelo que eu imagino, o alex bugava correu passar pano depois desse vídeo:

The Last of Us Part I, RIP 8GB GPUs! Nvidia’s Planned Obsolescence In EffectHardware Unboxed

Mas veremos com alguns jogos no futuro, full nova geração.

Mas uma coisa eu garanto, se daqui para frente aparecem novos jogos full nova geração pedindo 16GB de Vram o Bugava vai fingir que nunca defendeu vram capada (~10GB)

https://youtu.be/_lHiGlAWxio

Last edited 1 ano atrás by Deto
Juca
Juca
Responder a  Deto
1 de Abril de 2023 23:20

Pode apostar! 🙂

Ewertom
Ewertom
Responder a  Mário Armão Ferreira
1 de Abril de 2023 20:04

Mário essa questão de qualidade do jogo em si, poderia ser minimizada com uso do processador Ryzen que usa arquiteturas dos consoles juntamente com uma Vran+ ssd navme + uma gpu da AMD, ou o jogo sofre de problemas crônicos da própria plataforma Pc

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Responder a  Mário Armão Ferreira
2 de Abril de 2023 19:31

https://www.gamedeveloper.com/gdc2023/gdc-how-marvel-s-spider-man-weaved-an-optimized-web-for-pc-gamers#close-modal

Artigo interessante, inspirado na palestra da Nixxes para o GDC 2023 sobre o port de Spiderman para o PC.

Veja que de acordo com o texto, a Nixxes construiu um sistema de gerenciamento de memória inteiro para a versão PC deste jogo.

Talvez faltou um pouco dessa expertise para a Iron Galaxy portar Last of Us 1 para o PC.

É verdade que Spiderman possui reflexos por Ray Tracing, que provavelmente são devoradores de memória. Mas de qualquer forma, as texturas “ultra quality” do remake de Last of Us também consomem muita VRAM. Talvez uma adaptação do sistema da Nixxes poderia ajudar a minimizar o “estrago”.

As texturas no médio são bem inferiores às do PS5, e ocupam cerca de 8GB de VRAM.

comment image

comment image

comment image

Last edited 1 ano atrás by Carlos Eduardo
Fernando Medeiros
Fernando Medeiros
Responder a  Deto
1 de Abril de 2023 20:14

Existem jogos visualmente mais bonitos e exigentes que esse TLOUS1 que funcionam muito bem no PC e numa RTX3080 e ainda com muito Ray Tracing. Exemplo, versão PC do Cyberpunk 2077. Além disso, você pensa que a GPU do PS5 tem mais de 10GB de VRAM durante a renderização? De acordo com a própria digital foundry que tem informações verificadas, o PS5 tem 12GB livres para jogos que precisam ser compartilhados entre CPU e GPU.

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Responder a  Fernando Medeiros
1 de Abril de 2023 22:00

Na prática podem ser utilizados mais do que 12GB.

Veja a resposta do Matt Hargett (um dos projetistas do PS5) para o Alex Battaglia:

“Você está quase certo. Depende e não é fixo. Na geração passada, quando um novo jogo precisava de um pouco mais de RAM, era uma interrupção de emergência para descobrir como fazer isso um mês antes do lançamento do título no varejo. O novo sistema é *muito* mais flexível.”

https://twitter.com/syke/status/1641116326042415104?s=20

Na prática, o Matt quer dizer que depende dos recursos de SO que o jogo irá alocar. Menos recursos significa mais RAM disponível.

Last edited 1 ano atrás by Carlos Eduardo
Martoni
Martoni
Responder a  Carlos Eduardo
3 de Abril de 2023 18:22

Na realidade o próprio Matt Hargett divulgou um video do NXG onde o NXG diz com todas as letras que os jogos podem utilizar até 15,5gb de VRAM, aonde o mesmo afirmou que o vídeo do NXG era extremamente mais informativo e correto que o da DF.

Claramente o Matt Hargett quis ser gentil com o Alex já que ele mesmo no passado já divulgou vídeo com informação de que o PS5 pode utilizar 15,5gb para jogos…

Vale lembrar que inclusive Alex foi pego na mentira nesse tweet, pois o mesmo afirmou quando perguntado que se ele não estava enganado foi a própria Sony quem contou para a DF isso, e veio o ex engenheiro do PS5 e basicamente o desmentiu.

Veja… De 15,5gb é MUITO maior que 12gb…

Last edited 1 ano atrás by Martoni
Martoni
Martoni
Responder a  Mário Armão Ferreira
3 de Abril de 2023 21:56

Mas tendo o Matt Hargett recomendado o video, entende-se que ele aprova a “teoria”

Last edited 1 ano atrás by Martoni
Martoni
Martoni
Responder a  Mário Armão Ferreira
4 de Abril de 2023 6:10

Mas o que é uma boa analise se não uma analise que chega proximo da realidade?
Boa análise é conseguir interpretar a realidade de forma precisa…

Uma boa analise de um paciente médico seria uma análise em que o médico descobre a causa da enfermidade e todas as suas consequências…
A análise que contem muitas divergências da realidade não é uma boa analise.
Uma boa analise de um de um motor é aquela que interpreta de forma precisa todo o processo do motor… Uma boa análise de Hardware seria uma analise que interpreta de forma correta os processos do hardware.

Obviamente se a análise se distancia da realidade dos fatos é uma analise ruim…

O fato dele Matt Hargett fazer questão de divulgar e elogiar o video de NXG é pq a análise dele esta correta e coerente com a realidade do que realmente acontece no Hardware.

E vale lembrar que ele não só diz que é uma boa analise como também indica o video como fonte de informação, onde ele diz claramente “se você não é técnico e deseja se informar sobre o SIGNIFICADO das especificações publicadas do PS5, esse vídeo é otimo”

Ou seja ele não ele não diz apenas “essa é uma boa analise pessoal” o que por si só valeria, mas o que ele praticamente faz é “pessoal se informem por esse video”

Portanto se ele mesmo indica o video como fonte de informação sobre o significado das especificações do PS5, é pq as informações estão corretas… Ora… Se não estivessem obviamente não teria recomendado e talvez até criticado como ele mesmo fez com a DF que lançou seu vídeo um dia antes.

Mas qual a sua sugestão de quanto de VRAM pode ser usado para games no PS5?

Eu pessoalmente confio muito no NXG, e confio muito na interpretação dele sobre Hardware, portanto se essa é a teoria dele eu acredito.

Vale lembrar Mario que eu não estou discutindo de forma a menosprezar sua interpretação ou conhecimento, pois eu não só admiro e respeito você, como pago pau pra você e acredito que você é uma das pessoas mais inteligentes e entendidas no assunto que eu já li e vi.
Porem discordo de você sobre esse caso específico do video do NXG.

Last edited 1 ano atrás by Martoni
Fernando Medeiros
Fernando Medeiros
Responder a  Mário Armão Ferreira
1 de Abril de 2023 20:11

Sinceramente, eu chamaria o PS5 no máximo de bicicleta com rodinhas. Ele facilita a vida do desenvolvedor ao resolver as questões do IO de forma automática, mas já existe tecnologia de software para fazer no PC com a mesma eficiência em hardware existente. A questão é a curva de aprendizagem que precisa competir com os objetivos de prazos dos projetos, e o fato de que o PC precisa abranger a maior fatia possível do mercado onde o menor denominador comum define as tecnologias que serão abordadas, uma vez que hoje é financeiramente inviável ter a equipe necessária para construir vários caminhos de renderização para diferentes hardwares a tempo de ainda cumprir o cronograma.
A vantagem do PS5 é ser um console com SDK específico, e quando uma DF reclama não é por que não entenderam o que é o PS5, é por que eles sabem que o PC precisa de mais trabalho e atenção do que ele tem hoje.
Os melhores ports para PC geralmente são os first party da Microsoft como Forza Horizon 5 e o Gears 5 que são maravilhosos no Xbox one ou Series, daquele jeito que poucos jogos da indústria se equivalem, e ainda funcionam perfeitamente no PC.

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Responder a  Mário Armão Ferreira
1 de Abril de 2023 22:34

“Estou me referindo à velocidade real, não às especificações teóricas. O PS5 pode transferir e descompactar texturas e geometria do armazenamento diretamente para a memória de vídeo sem descompressão da CPU e sobrecarga de abstração do driver, o que torna o desempenho geral muito maior do que o PC.”

https://twitter.com/TimSweeneyEpic/status/1267480162012139520?s=20

Na época alguns acharam que o Tim Sweeney estava maluco.

Justo este senhor que “apenas” fundou a Epic Games e sempre foi um desenvolvedor de respeito, trabalhando diretamente no código-fonte da Unreal Engine.

Last edited 1 ano atrás by Carlos Eduardo
Juca
Juca
Responder a  Fernando Medeiros
1 de Abril de 2023 23:27

Xovem… Onde já viste solução de software ser suficiente que “fazer o mesmo” que um software+hardware dedicados. O jogo no PS já vem com shaders compilados e praticamente sem loading, o PC não tem como fazer melhor que isso a menos que tudo esteja o tempo todo na RAM, mas se estão a chiar com 12GB de VRAM, imagina dizer que precisa ter pelo menos 32 de RAM e um NVME de 10GB/s pra fazer o mesmo que um console de quinhentas doletas…

Last edited 1 ano atrás by Juca
marcio
marcio
Responder a  Mário Armão Ferreira
2 de Abril de 2023 12:03

Depois de tudo o que me deixa recioso é a própria Sony e seus Studios é fazer jogos pensados para suportar o PC também mesmo que anos depois, talvez nenhum jogo se aproveite de fato dessas features visto que, como você explica, essas features se quer existe e mesmo que consigam algum resultado similar exigiria um maquia muito mais potente de custo elevado e com base pequena que possui uma máquina dessas não pagaria os custos do port.
Tomara que esteja errado sobre isso e pelo menos a Sony faça jogos que aproveite 100% do seu sistema, que por sinal em especial nessa geração está difícil de começar, vamos ver essa DLC de Horizon teremos de fato pelo menos um gostinho de nova geração que faça uso dessas novas tecnologias, e posteriormente um Spiderman 2, como verdade jogo de nova geração, finalmente.

Andy Buh
Responder a  marcio
2 de Abril de 2023 13:02

Ontem vi um comentário falando da ND, que se diz bem assim:
“Time que esta ganhando, não se mexe”.
E volto a repetir… A gravidade funciona para todos!
Não é “ohhh todo-poderoso CD Projekt RED?”

Last edited 1 ano atrás by Andy Buh
Tiohildo
Tiohildo
31 de Março de 2023 15:39

OFF
Amanhã irei mostrar a vocês a versão pre-alpha da ferramenta de análise de pixels …

Tiohildo
Tiohildo
Responder a  Mário Armão Ferreira
31 de Março de 2023 17:22

Hehehehe
Pra renderizar 30 segundos de vídeo FullHD, demora 1h no meu PC.
Mario, será que posso ser usuário que posta sem pré-aprovacao?

Juca
Juca
Responder a  Tiohildo
31 de Março de 2023 18:55

Mas se contar bem, vale o trabalho! Estamos aguardando. Já sabe qual gameplay vai contar?

Tiohildo
Tiohildo
Responder a  Juca
31 de Março de 2023 20:30

Sim. De switch por enquanto pois é FullHD.
Vou colocar Doom, Mario kart, crash racing, Ori.

Juca
Juca
Responder a  Tiohildo
31 de Março de 2023 22:10

Legal!

Andy Buh
Responder a  Tiohildo
31 de Março de 2023 17:39

Tu esta desenvolvendo?

Tiohildo
Tiohildo
Responder a  Andy Buh
31 de Março de 2023 20:31

Sim.

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Responder a  Tiohildo
31 de Março de 2023 19:57

“Só confio se possuir Inteligência Artificial”.

Ass: um leitor amigo nosso.

Brincadeiras à parte, parabéns. Se não incomodar, coloca no Github.

Ultimamente tenho mais é pedido código para o ChatGPT (https://twitter.com/CarlosEduardoCD/status/1641890649443037184?s=20), e ele anda me enrolando pra entregar.

Last edited 1 ano atrás by Carlos Eduardo
Tiohildo
Tiohildo
Responder a  Carlos Eduardo
31 de Março de 2023 20:32

Ainda está muito no começo. Vou pensar no caso do Github.
Eu ainda não usei esse Chatgpt.

Andy Buh
Responder a  Tiohildo
31 de Março de 2023 22:32

Pedirei para o ChatChupetinha clonar seu código-fonte para eu fazer minha versão e vender por 100$

Tiohildo
Tiohildo
Responder a  Andy Buh
31 de Março de 2023 23:23

hehehe. Fiquei curiosos se ele consegue fazer mesmo kk

Andy Buh
Responder a  Mário Armão Ferreira
2 de Abril de 2023 12:53

Mario, o que aleguei foi brincadeira.
Acredito que o Tiohildo percebeu logo de cara, por isso comecei com “ChatChupetinha” para dá a entender que é brincadeira.

Mas se você de fato passa por isso Mario… lamento por passar por esses tipos de vigarice.
Não existe alguma forma de recorrer aos seus direitos a Api não?

Last edited 1 ano atrás by Andy Buh
Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Tiohildo
1 de Abril de 2023 11:11

Tiohildo, poderia entrar em contato comigo por e-mail, pra gente trocar uma ideia?
andre.ep812@gmail.com

PAULO KAUFMANN
PAULO KAUFMANN
1 de Abril de 2023 1:32

Isso era o que faltava pra nova geração começar de fato! Uma engine de nova geração!

error: Conteúdo protegido