São vários os despedimentos consequência de layoffs, devido ao excesso de contratação dos últimos anos.
Todos ficamos certamente chocados com o anuncio de despedimentos na Sony! Uma situação que, infelizmente, é global! O excesso de contratação dos últimos anos e o fim da pandemia, estão a obrigar a reajustes nas equipas, e a consequência… são os layoffs.
Para além destes funcionários da Sony, eis outras notícias da indústria dos videojogos que mostram que 2024 não será meigo para as pessoas da área:
505 Games fecha escritórios na França, Espanha e Alemanha – Apesar de estes escritórios serem apenas de representação local, eles tinham já 15 anos de atividade de marketing, relações publicas e comunicação.
EA despede 5% da sua força de trabalho – A ideia é um corte de despesas entre 115 e 165 milhões de dólares, sendo que 50 a 65 milhões são poupados devido à despesa com os espaços físicos usados.
Eidos Montreal cancela novo Deux ex – Equipa foi despedida – O jogo estava em desenvolvimento há 2 anos, mas a situação foi ditada pelo contexto económico global, desafios da indústria e a re-estruturação interna que a Embracer está a realizar.
Hiden Patch Cancela o seu jogo de Dungeons & Dragons – Tratava-se de um jogo de mundo aberto, mas os desafios encontrados foram demais.
Deck Nine despede 20% dos funcionários – A empresa justifica tal com o piorar das condições de mercado.
Cloud Imperium despede funcionários – A empresa que mais dinheiro arrecadou na história, para a produção de um jogo. É a responsável por Star Citizen. E mesmo ela entrou em Layoffs.
Basicamente, em maior ou menor escala, todos estão a sofrer com a situação. Aliás não falamos em números de despedimentos por isso mesmo, pois as empresas, grandes e pequenas, estão todas a passar pelo mesmo, e daí que seja mais relevante a percentagem de afetados do que os reais números.
Apesar de não estar na lista de cima pois existiram fatores adicionais para além das condições de mercado, a Microsoft também despediu funcionários em grande número pós a aquisição da Activision.
O que convêm que se perceba é o motivo destes despedimentos. E aqui a pandemia foi o principal fator!
Basicamente a pandemia levou a um excesso de consumo, e as empresas contrataram para responder a essas necessidades. Segundo se refere, de 2020 a 2022 as empresas da indústria dos videojogos criaram um total de 250 mil novos postos de trabalho!
Com o término da pandemia, a procura voltou a cair, pelo que se torna insustentável a manutenção de equipas desta dimensão. Mas basicamente convêm que se perceba que se estima que, até ao momento, apenas 16 mil pessoas foram afetadas pelos Layoffs. Ou seja, no global, o saldo contratações/despedimentos está bastante a favor das contratações.
Mas infelizmente as empresas tem de lidar com as quebras de receita, e cortar onde podem sob pena de não conseguirem manter-se sustentáveis, o que a nível de empregos… seria bem pior!
You can save yourself a lot of psychic damage by understanding
1) the games industry gained around 250k jobs (on top of the existing jobs) from 2020-2022
2) the games industry has fired around 16k people since then
3) belt-tightening will remain until interest rates drop— doc (@docsquiddy) February 28, 2024
some of the comments I see are people going like “the entire industry is going under” and I dunno how to put this, so here’s an awful MS Paint chart.
you do not need to give up hope over this. pic.twitter.com/px4SMwYNTV
— doc (@docsquiddy) February 28, 2024
Mário, A Eidos Montreal acredito que pertence é a Embracer Group, não?! Digo isso porque no artigo você associa a Tencent… De qualquer forma a onda de despedimentos foi grande.
Acho que parte disso deve-se a supercontratação, mas tenho minhas dúvidas quanto a tudo, já que em alguns casos há empresas falando de IA, cancelando projetos ou mesmo despedindo antes de aquisições na qual comportam novos funcionários de empresas adquiridas. Mas sim, há casos onde o boom de receitas levou as empresas a acharem que o negócio não ia mais voltar a algo próximo da pré-pandemia.
Corrigido. Obrigado.
Off:
A demo do Stellar Blade foi liberada e depois barrada.. aff.
Vocês gostaram? Eu achei bem legal o gameplay.
Não consegui pegar.
Conseguiste pegar. Hildo? Que bom que vai ter demo, porque eu não quero jogos souls-like e assim vou poder ver qual é a do jogo. Bem que poderia ter do Rise of Ronin, que gostei dos visuais, mas não tenho certeza de que tipo de jogo será.
Não consegui pegar. Só vi os gameplays no youtube. Devem lançar nas próximas semans.
Talvez compre… Mas tempo para jogar é que não tem sido fácil.
Off: 57% das vendas totais do Helldivers foram na PS.