Quem diz que os jogos são para miúdos, certamente não tem a noção que a idade média global de um Gamer é… 35 anos!
Qual a dimensão do mercado Gamer?
Um estudo de 2023, vem-nos dar a conhecer que:
Há 3,24 biliões de pessoas a quem se pode aplicar o termo gamer.
É realmente um número notável, sendo que 1,6 biliões desses jogadores são asiáticos.
A idade média de um Gamer é de 35 anos
Se há um estereotipo que sempre ouvi é que os jogos são para miúdos. E tal não podia ser mais errado. O mais curioso é que a idade média dos Gamers até tem vindo a subir nos últimos anos, o que implica que cada vez mais e mais adultos jogam: Isto quer dizer que aquele grupo que criou este mercado e o fez crescer, está ainda ativo e apaixonado pelo mesmo.
Da mesma forma não se pode criticar as meninas por gostarem dos videojogos.
Globalmente, o rácio homem-mulher nos videojogos ronda os 50-50.
Este é um racio que pode mudar de pais para pais, mas que globalmente anda perto da divisão por igual. Mas há países, como a França, onde o numero de gamers mulheres até supera o dos homens.
Estatisticas dos EUA
Há mais de 214 milhões de americanos que jogam videojogos
51.1 milhões são crianças, 163.3 milhões são adultos.
A faixa etária entre os 18 e os 34 é 38% da população Gaming
Este ponto é relevante pois esta faixa etária é a primeira que é, teoricamente, independente e capaz de adquirir os seus próprios jogos, mas é uma faixa onde as pessoas estão em inicio de vida, e como tal com despesas como casa, carro e mesmo a família. Não é por isso uma faixa muito aberta a grande despesas, o que explica a grande adesão a serviços que soam a mais baratos como as subscrições e os GAAS.
48% dos gamers americanos são mulheres
A tendencia anda perto da mundial, com um mercado relativamente dividido.
24% dos Gamers dos EUA são menores de idade
Este é outro numero relevante, pois mostra que a faixa etária que não tem real poder económico é grande, o que mais uma vez mostra a propensão do mercado para os GAAS e Subscrições.
Estatísticas da Europa
A idade média do Gamer Europeu é de 31.3 anos
Apesar de menor que nos EUA e no mundo, continua a ser uma idade acima dos 30. Isto significa que há tantos gamers abaixo de 31.3 como acima de 31.3.
Na Europa, 23% dos Gamers tem mais de 45 anos
E por incrivel que possa parecer, os gamers acima dos 45 são o maior grupo na Europa. Vejamos:
- 6-10 anos – 9%
- 11-14 anos– 9%
- 15-24 anos– 22%
- 25-34 anos – 20%
- 35-44 anos – 16%
- 45-64 anos – 23%
47.8% dos Gamers europeus são mulheres
Este é um numero em crescimento, sendo que no mercado dos smartphones já são as mulheres que dominam com 53%ntly as once a year.
Estatísticas do PC
O mercado PC é complexo, pois existem mercados diferentes dentro do mesmo mercado, dependendo da capacidade da máquina. Por exemplo, os jogos de solitário são um enorme fonte de receita no PC.
Este é um mercado que se espera que cresça com o decréscimo do custo dos GPUs, esperando-se que passe os 1.8 biliões de Gamers em 2023..
56% dos milenares jogos no PC
Em três grupos estários – Geração Z, Milenares, e Geração X – mais de 50% jogam no PC. mas o PC está atualmente muito relevante é nos jogos dos 10 aos 22 anos, o que contraria muito a ideia de que os jovens só jogam no smartphone.
No reino Unido, 26% dos gamers adultos, jogam numa consolaof gaming adults play console video games.
Mas 39% deles jogam nos smartphones.
79% das pessoas abaixo dos 22 jogam jogos nos smartphones
A demografia dos smartphones é radicalmente diferente da dos outros Gamers. Maioritariamente estes jogos alcançam audiências mais jovens. 72% dosMilenares jogam jogos moveis, e 68% da Geração X faz o mesmo.
No global há 2.6 biliões de pessoas a jogar nos smartphones
Aqui é onde está a grande fatia das receitas. Com o smartphone a ser algo comum no nosso dia a dia, e presente nas mãos de cada um, a aposta neles é cada vez maior. Pessoalmente, este é um mercado que não vejo como interessante, e que salvo casos raros, evito.
41% dos jogadores de PlayStation são mulheres.
E aqui Surge a pergunta… Meninas, onde estais? Porque não participam da PCManias?
De acordo com a Sony a demografia tem vindo a alterar-se. Na PS1 apenas 18% eram mulheres, o que mostra um crescimento brutal na adesão do publico feminino.
Estatísticas surpreendentes! Minha pecepção é completamente diferente, na minha família e círculo de amizades, as mulheres nos games são bem esporádicas e minoritária e bem seletivas aos jogos, e os mais jovens são a maioria entre jogadores. Minha percepção é de que não há uma mulher apaixonada por jogos, a que mais gosta só joga Roblox no smartphone. Lol.
Isso é uma lição pra não tornarmos nossa bolha como realidade pra todos.
Off: Sobre Starfield, isso chamou bastante a atenção.
PerolasdoXbox???? on X: “Review do Davy Jones ‘em #Starfield Loading Simulator https://t.co/TZCsM3t9jq” / X (twitter.com)
Lembro que quase dropei Tales of Arise por causa dos load infinitos. Prejudica demais o jogo. Atualmente estou jogando Armored Core 6 e uma dos maiores problemas é semelhante. Como o jogo é dividido em missões e as mesmas são bem curtas, quebra a imersão ter de ir e vir no menu.
Nada como se acostumar a coisa boa… Tudo inicialmente foi às custas de FMV (Full Motion Videos) e da grande capacidade de mídia ótica, abandonamos os cartuchos, hoje é algo já inconcebível! Lol. Nada como o tempo e boas referências pra tornar as coisas inaceitáveis.
Acho que a idade também afeta. Quando era criança, achava esperar algo bem natural. Hoje não tenho paciência, tanto que quase não jogo RPGs tradicionais.
Peço desculpa off.
O meu PC voltou ao mesmo…
Depois de voltar a instalar o Windows 10, ficou tudo ok, mas depois quando iniciei o Halo MCC, deu-me um erro, o jogo estava a correr mas não conseguia aceder a ele, a única forma de o fechar seria o clássico crtl alt del, e quando fiz isso, deume o ecrã azul e não mais parou.
Voltei e instalar o Windows e está tudo ok, mas começo e desconfiar de alguma incompatibilidade e/ou problema com o meu windows 10 e hardware, tanto que hoje vou instalar o Windows 11 para ver o que dá.
O problema está no Halo 😉
se não resolver vai ser o PC no halo(ralo).
Não sei se foi alguma atualização do Windows, mas tive e vi muitos conhecidos com o mesmo problema.
José, mas continuam os boots aleatórios ou foi só um crash de jogo.
Se que às vezes ficamos encucados, mas pode ser só uma maré de azar mesmo. Olha, quedas e oscilações energéticas podem danificar aparelhos mesmo. O que você pode fazer é se tiver outro HDD ou SSD aí. Desligue essa por um tempo e use o outro pra ver se esses problemas permanecem mesmo com o outro, assim você pode excluir o SSD da equação se o problema não se apresentar mais. Se não ocorrer mais com outro SSD/HDD, certamente o problema é no seu SSD atual.
Sim continuou com reboots sucessives e num espaço de tempo mais curto, acabei por instalar o SO de novo e ontem instalei o Windows 11, e até agora tudo bem, o verdadeiro teste será quando instalar os jogos.
José, mas continuam os boots aleatórios ou foi só um crash de jogo?
Se que às vezes ficamos encucados, mas pode ser só uma maré de azar mesmo. Olha, quedas e oscilações energéticas podem danificar aparelhos mesmo. O que você pode fazer é se tiver outro HDD ou SSD aí. Desligue essa por um tempo e use o outro pra ver se esses problemas permanecem mesmo com o outro, assim você pode excluir o SSD da equação se o problema não se apresentar mais. Se não ocorrer mais com outro SSD/HDD, certamente o problema é no seu SSD atual.
OFF
Mario, lembra das suas análises sobre VRS? https://www.pcmanias.com/vrs-quem-o-quer-eu-nao/
Veja a análise do NXGamer, a partir do minuto 4:10 https://www.youtube.com/watch?v=zTnYtbMPrxw
Com uso intenso de VRS, Starfield pode cair para 720p no Series X e 400p no Series S.
Starfield – Xbox Series X/ Xbox Series S – Performance & Graphics Breakdown – YouTube
Assisti o vídeo da DF e o que me chamou a atenção foi o shimmering absurdo em movimento, característico do FSR e apontando que a resolução deve ser bem baixa. Mas estranhamente falaram em 1440p e 1900p. No entanto, baseado na minha experiência parece algo semelhante a FF16, ou seja abaixo de 1080p mesmo no Series X.
Detalhe, pelo que me lembro abaixo dos 1080p no FF era pro modo 60.
Não só isso, mas a qualidade da apresentação é muito melhor.
Impressão minha ou o jogo tem tela de loading pra tudo?
E está a receber nota 9 e 10… vai entender!
Achei a nota bem baixa para um game Microsoft. Sem teorias da conspiração, mas é o mesmo score de Halo Infinite.
Sites escolhidos a dedo pela MS para liberarem a analise no dia do lançamento…
Eurogamer não ganha acesso para o jogo, mas “Generation Xbox” sim
[img[/img]
Stevivor deu um 80, buguei aqui!
Parece que era muita gente pra dividir o bolo e teve gente que só ficou na vontade! Lol
Me surpreendeu foi a Gamespot, têm a tradição de endeusar a Microsoft, mas só deram 7 pro Starfield…
O que se percebe das análises é que o jogo tem severos problemas de concepção que tornam o seu desenvolvimento algo lento (são precisas cerca de 12 horas antes de se perceber verdadeiramente o que se anda ali a fazer). E acima de tudo é um mar de loadings!
O jogo está igualmente longe de ser o universo infinito prometido. Os pontos de aterragem são definidos, não há transição do espaço para o planeta, e mesmo que um ponto de aterragem fique a 100 metro do outro, se aterrares lá, andas, andas, e andas, e nunca chegas ao ponto do lado pois cada ponto é estanque.
Neste aspecto o No Mans Sky é melhor, pois passas do espaço para a atmosfera e voas sobre o planeta todo, podendo aterrar onde quiseres. A IA é igualmente super estúpida, o que tira todo o interesse nas batalhas.
Seja como for, o jogo parece ser bom, tem o seu interesse. Depois as notas umas são má vontade, outras boa vontade, e outras mais justas. O jogo parece ter qualidade, mas não se destaca verdadeiramente de outros jogos da Bethesda. Não sei que nota merece, mas um jogo de 10 não é garantidamente, e questiono se será de 9!
Parece que a geração que aguentou estigmas e fez o barco andar ainda mantém o interesse e está forte! Não sou o único hahaha!
Vejo muita malta saturada dos jogos e desapontada, felizmente não é o meu caso, talvez essa malta tenha de reduzir a carga horária de jogo, as vezes basta isso,o meu dia a dia é feito de atividades variadas, então quando me sento ainda sinto hype e vontade de jogar, fico realmente satisfeito, sou bastante positivo e tento me concentrar mais no jogo e menos nas especificações, temos de nos deixar “enganar” q.b e não andar a procura de casos nem guerras.
Bons jogos malta e que cheguemos todos á reforma com vontade de jogar! Hahaha