Uma tabela muito interessante apareceu online. E apesar de não podermos verificar a sua veracidade, ela compara a performance dos futuroa GPUs de ambas as marcas.
A imagem que se segue mostra uma tabela que apareceu online. A mesma tem as especificações dos futuros GPUs da AMD, e da Nvidia, bem como dos GPUs actuais.
E o mais interessante dela é que os GPUs estão ordenados por performance!
Assim, tomando como base a GTX 2080, que leva por isso um valor de 100%, todos os restantes GPUs estão assinalados de forma comparativa, quer para cima, quer para baixo.
O novo GPU mais baixo da AMD será o RX 6600, ainda baseado no Navi 10 (RDNA 1), e que será destinado à gama baixa, não contando com Ray Tracing ou qualquer outra caracteristica do RDNA 2. A sua performance será 4% inferior à da RX 5700.
Como substituto da atual gama RX 5700 aparecerá a RX 6600 XT, ela mesma também baseada no Navi 10. De se notar que esta gama passará a ser entrada de gama com a entrada dos novos GPUs RDNA 2. Este GPU levará um Boost de performance ficando a 4% das performances de uma RTX 2080.
As novas gamas começam com a RX 6700 XT um GPU que contará com 48 CUs, a 1725Mhz e que será cerca de 7% mais performante que uma GTX 2080
Segue-se a RX 6800, um GPU com 52 CU a 1835 Mhz, que alcançará uma performance cerca de 14,7% superior à da actual GTX 2080.
Teremos depois uma gama de GPUs de topo que começam com a RX 6800, entrando na RX 6900 e RX 6900 XT.
A topo de gama da AMD será a RX Navi.
Do lado da Nvidia teremos a RTX 3060, 3070, 3080 e 3090, sendo que tanto a 3060 como a 3070 contarão ainda com uma versão super.
Como devem ter reparado fizemos uma referência especial à RX 6700 XT e à RX 6800, e facilmente perceberão porque.
Olhando para a RX 6800 vemos uma enorme semelhança com o GPU da Xbox série X.
52 CU a 1835 Mhz é algo bem semelhante aos 52 CU a 1825 Mhz da Xbox série X. Aqui falamos de um GPU com 12,21 Tflops, com o da Xbox Série X a ser 12, 147 Tflops.
Da mesma forma a 6700 XT tem muitas semelhanças com a PS5. Na realidade aqui não há uma aproximação tão grande como no caso da Xbox, mas a 6700 XT apresenta 10,58 Tflops, ao passo que a PS5 apresenta 10,28 Tflops.
Porque esta comparação? Para termos uma ideia do TDP, com a Xbox a dever consumir algo na zona dos 200 Watts e a PS5 a dever ficar-se abaixo dos 180 Watts.
Convêm porém que se refira que esta comparação não quer dizer que estamos a falar de GPUs basicamente equivalentes, dado que tanto Xbox como PS5 usam GPUs totalmente personalizados e alterados, possuindo características que muito certamente não estarão disponíveis no RDNA 2 da AMD.
A ps3 e a x360 nao tenho de memória o tdp, a xbox one penso que era 110w e a one X 160w.
200 w já é um valor de respeito para uma consola. E infelizmente maior conta de eletricidade.
A tabela mostra a 6600 xt, com um clock mais aproximado do da ps5, apesar do tdp muito diferente… para mim parece que a ps5 será baseado na navi 10 com o ajuste de performance/watt, o clock esta mais perto do da ps5 (2020mhz), que fica a 4% abaixo da 2080… claro especulaçao da minha parte
Tem tb uma matéria da wffctech que diz a mesma coisa, que as navi 10 serão refinadas e entrarão para a linha rdna 2 mas sem features rdna 2 como ray tracing etc, penso que o ps5 se espelhou nela e implementou sua solução RT
Não, pois a ps5 é baseado rdna 2 na raiz… O erro aí é de novo comparar uma APU de console com placas voltadas para o mercado Pc. O que foi falado é que a Sony ajudou a criar rdna 2 para os PCs e no seu console partiu da base RDNA 2 e fez sua solução proprietária. Então impossível comparar a APU do Ps5 com placas AMD para PC. O que tem de similares? RDNA 2 basicamente.
Creio que é melhor aguardar os testes para ver com qual se parece mais.
Entendi, mas me parece que a navi 10 com as mudanças e melhorias entrou como rdna 2, por isso falei que ela está no rdna 2, mas que veio de um refinamento da navi10, com modificaçoes pois se trata de uma apu customizada para o console…
Mas aguardemos o tear down e os testes!
Aqui o link da materia que comentei acima
Link= wccftech.com/amd-raytracing-allegedly-exclusive-high-end-rdna-2-navi-2x-gpus/amp/
Arrumei o link da mensagem anterior! Da pra clicar agora
Obrigado pelo link… Quanto a comparação, não acho que cabe… Pois os consoles são customizados e podem pegar coisas que não existem em rdna 2, assim como eliminar o que não é necessário para o projeto. Por isso até nos testes tem que se ter cuidado, pois uma apu com desempenho teórico igual ou até inferior que placas no universo Pc, tendem a ser mais eficientes no sistema fechado do console… É só ver as configurações mínimas recomendadas para jogos portados para Pc de PS4. O Pc precisa de mais força bruta para se igualar.
O GPU da PS5 é basado na RDNA2 e tem suporte para RayTracing. Provavelmente o TDP é até menor que essa 6700XT.
Ainda que a Xbox tenha especificações parecidas com a 6800, é um chip personalizado também, o performance poder ser maior no final.
A gestão de energia da PS5 não existe no RDNA 2. Quando muito aparecerá no 3.
?? Mas que raio?
A PS5 não é baseada no Navi 10. O navi 10 é RDNA e a PS5 É RDNA 2.
E porque não olhaste antes para a RTX 3060? RDNA 2 com o mesmo número de CUs e um relógio de 2085 Mhz?
O Wfccfctech se diz isso está a dizer disparates. As Navi 10 são Navi 10, se fossem “refinadas” tinham outro nome e não Navi 10 uma vez que já existem GPUs Navi 10 no mercado.
Como comparação, alterar uma RDNA para ter as caracteristicas da RDNA 2 sai bastante mais caro do que retirar características ao RDNA2 para o mesmo efeito.
Mark Cerny ja confirmou que o RT é baseado no que ha na rdna2. Porque é que vocês continuam a pensar que as fabricantes de consolas so tem acesso ao RDNA2 base?
Porque é o que é. Baseado em rdna 2 e não um completo rdna2. Pelo menos no que sabemos do Ps5… É suposição saber de onde vem o Ray tracing aí, não? São tantas coisas para se falar ainda… E se a implementação de Ray tracing do ps5 for diferente do que é no RDNA 2, inclusive de implementação mais fácil do que RDNA2? A implementação de Ray tracing no ps5 já foi elogiada por alguns devs aí… Square enix e Dev do Quantum error já falaram da extrema facilidade de implementação e de resultados muito bons. Não vejo como afirmar nada no momento, apenas que é baseado em rdna 2 e sua maior parte é igual essa arquitetura. Ou estou errado?
O Ray Tracing é algo que está inserido a nível nuclear no SOC. Não é algo que se ponha ou tire com duas tretas. A sua existência implica forçosamente o RDNA 2. Criar uma RDNA 1 com RT implicaria desenvolver um chip novo. É bem mais coerente pegar no RDNA 2 e costumizar a partir daí. E isso é exactamente o que o Cerny referiu existir.
Sim, entendo, Mario… Mas o que me referi é que tem coisas por serem explicadas ainda por parte da Sony… E se a implementação do Ray Tracing for além do que é o rdna 2 hoje e só aparecer do jeito que é no ps5 em rdna3? Sabemos sobre isso? Ou mesmo como já referido em fóruns, o chip tempest que será utilizado apenas metade para o som, trabalhar TB com um das etapas de Ray tracing? Em ambos os casos já seria diferente de como é feito no RDNA2 raiz, pois faz diferente.
Sparrow… Lisa Su, presidente da AMD e Mark Cerny, arquiteto da PS5 referem que o gpu é RDNA2. Mark Cerny, arquiteto da PS5 refere que o RT na consola é RDNA 2. Tudo o resto… sao teorias tuas. E do André.
Pode ter alterações. Pode. Mas quando os entendidos referem RDNA2 dizer que nao é isso mas outra coisa…. Isso sao voces a teorizarem sem fundamento.
Negativo… Falar que é baseado em rdna 2 foi o que disseram… E com grande ênfase ainda.
E desde quando dizer que algo é baseado em rdna2 significa que nao é rdna2?
Não disse que não é. Ele é classificado como rdna2, pois sua maior parte vem de rdna 2. Mas falar que isso ou aquilo é de rdna2, TB é achismo, não? Saber que o chip é na sua maioria rdna 2, não te diz que Ray tracing pode ser TB só como em rdna 2, etc. Entendeu meu ponto?
Nao, mas o Mark Cerny a dizer que é… Isso deveria dizer-te também.
O Mark Cerny diz que é rdna 2, e aí? Como tem geometry engine que tudo indica que vai além do rdna 2 clássico, o Ray tracing não pode ser uma evolução do que é a implementação de rdna 2? Ou só cabe isso ao geometry engine?
Porque o Mark Cerny nao disse que o grometry engine era rdna 2.. mas disse que o RT era.
Acredito que a implementação do RT por parte da Sony passe por inserir instruções na GPU para facilitar o uso da tecnologia LocalRay da empresa israelense Adshir, pois há muito se vêem testes dessa tecnologia se utilizando do Spiderman em suas demos, inclusive citam bem antes uma placa citada e prototipada como RX 5700 XT em testes citados pela própria o que lembra muito a ideia de uma placa equivalente a 5700 só que com suporte a RT.
Esse rumor correu em tempos.
http://www.pcmanias.com/os-rumores-sobre-duplo-gpu-da-ps5/
Entretanto a Sony já confirmou que usa RDNA 2 e o RT da AMD. Se tem depois alguma alteração proprietária não se sabe, mas a base é AMD.
Não sei se consigo acreditar nesses rumores. Fazendo uma vista grossa, a AMD está sendo muito generosa, ao passo que a Nvidia está sendo muito econômica na quantidade de memória vram. Uma série 80 da Nvidia vir com 10GB de ram, ao passo que uma “mera” RX 6700XT vir com 16GB não faz lá tanto sentido, pelo menos agora. Há confirmar Mário, será que para o Ray Tracing habilitado nas gráficas Amd, a demanda por memória poderá ser tão alta assim (utilizando um método diferente tendo em via não ter RT cores), ou é só imaginação, pq placas gráficas com desempenho próximo, só que uma concorrente tendo o dobro de memória, na entrada de uma nova geração, não me parece ser uma boa para a Nvidia se não tiver “o porquê”.
Nvidia tá aprimorando seu dlss né?Temos que ver os comparativos… A AMD ficou para trás na geração passada, entrou pesado para competir em desempenho nessa. Pode ser apenas isso.
minha aposta sempre foi 2.2GHz 52CUs esse ano, ano que vem 2.2GHz >52CUs até 64CUs.
Não acho que a AMD tenha resolvido o limite de 64CUs… Talvez mais de 64CUs sejam reservados para CDNA.
Mas vamos aguardar, não imagino que o PS5 e SX tenham GPUs que não seja equivalentes a Mid-Mid+Top.
A big navi tera 80 CUs. Isso esta praticamente confirmado. Ja tens o komachie o rogamer com esses valores.
O melhor? Ha um tipo no Beyond que afirma que o consumo da big navi esta nos 275 W.
Isso deixa o gpu da ps5 137.5 W. Mais 60 do cpu ficas com 197.5 W.
Sony já revelou o Clock do PS5 que e 2230MHz e o número de núcleos 36, ou seja ele é algo como a RX5700 ou 6600 como queira chamar. O RT dele é via Shader, a AMD publicou patente recentemente mas ele não usa a Bounding Hierarquia da AMD mas sim uma própria baseada na tecnologia Local Ray. E o Local Ray ele funciona como um Pós processing colhendo os dados espaciais dos fragment shaders em torno do objeto e disparando um raio incoerente com uma sonda pra todos os lados, o objeto que ele encontar ele adiciona em uma biblioteca que irá preencher o espaço com este sombreador. O LocalRay ele tem baixo custo e usa FP16, pode ser unido com outras técnicas espaciais mas como malefícios é difícil de detectar profundidades.
Ou seja, provavelmente a Sony acelerou o PS5 para sustentar jogos planejados + local ray.
Pelo que percebo está a dizer que a PS5 faz um RT de forma diferente da Xbox. E sendo assim, se bem entendi, mostra lá os dados onde te baseias para dizer isto.
Porque se é o caso, estás a fazer afirmações que tens de demostrar. Não esperas que alguém acredite no que dizes só porque dizes, certo?
Para além do mais, as Bounding Volume Hierarchy existem desde o Radeon Rays. É algo essencial para RT tradicional pois fazem parte da estrutura de aceleração do processo,
Não sei como funciona o RT da PS5, mas citando da Eurogamer: “There had been speculation of an external block, but that’s not the case – like next-gen Navi and Xbox Series X, the RT hardware is built into the shaders and so fully integrated”. Ou seja, ambas as consolas serão iguais.
E não, não é nada como a RX 5700 ou 6600. Ele é o equivalente a uma RX 6700 pois usa RDNA2 confirmado pela Sony e AMD.
Na apresentação da CES 2020 a Adshir tecnologia Local Ray com uma demo onde mostram o spiderman, nessa mesma apresentação é afirmado que eles têm um acordo de sigilo com uma empresa de consoles e por isso não poderia falar muito sobre onde ela estaria sendo implementada. Logo, acredito que o colega tenha razão sobre a implementação de RT no PS5. Tb já foi visto na demo de Ratchet e Clank alguns comportamentos diferentes do RT convencional, se não me engano, é algo relatado no review da DF dos vídeos de apresentação da Sony em julho. Em testes, antes de qq anúncio das RDNA 1 ainda, era visto uma placa de testes marcada como RX 5700 sendo usada pela adshir pra testar sua tecnologia, detalhe a 5700 tem 36 CU, acredito que daí surgiram esses tais rumores de RDNA 1.5 do PS5, junto a um comentário de alguém da Sony que afirmou ter dito que a GPU continha coisas de RDNA1 e de RDNA 2 e depois se corrigiu porque criaram a ideia de que era algo menos que a RDNA 2.
De qq forma, como já foi dito aqui mesmo em janeiro desse ano como um dos rumores essa tecnologia pode ser uma das opções, entretanto são rumores/deduções que acredito se tornarão realidade, bater o martelo antes da empresa afirmar é complicado.
http://www.pcmanias.com/os-rumores-sobre-duplo-gpu-da-ps5/
https://www.youtube.com/watch?v=ydWw6l6GK2k
https://venturebeat.com/2020/01/07/adshirs-localray-software-enables-real-time-ray-tracing-on-2-watt-smartphones/
Isso do RDNA 1 ou 1.5 está tudo descartado de forma oficial. O suporte ao Local Ray pode existir na mesma, mas o RDNA é 2.0.
E o que foi visto de diferente do RT tradicional? Por quem? E como se vê essa suposta diferença?
Na analise da DF as demos apresentadas e que falaram de RT so sei a do Battaglia.
E de diferente… nao notaram nada excepto o facto de os reflexos desaparecerem quando eram destruidos (os pedacos e destrocos resultantes nao eram reflectidos) e de seerem a 108i0p.
Não… 1080p foi o que ele viu no Gran Turismo (4K 60 fps). Não em todos os jogos. E seja como for, isso é uma gestão inteligente de recursos pois não precisas de 4K nativos nos reflexos, não havendo nada de estranho. Aliás a Sony tem várias patentes da foveated rendering que não é mais do que trabalhar com resoluções diferentes em simultâneo.
E em Ratchet e Clank. Mas mesmo assim era dificil dizer dado que a demo estava a 1080p.
Podes apontar onde está isso? Porque lendo o artigo da Eurogamer só vejo a referência à menor resolução do RT no GT, e mesmo aí eles não referem 1080p, referem “parece ser um quarto da resolução”, que seria 1080p. Mas parece e é são coisas diferentes! E sendo escrito pelo Battaglia…
Tem algum link sobre isso?
Off topic:
Halo Infinite oficialmente adiado para 2021, a 343i confirmou à pouco pelo Twitter oficial do jogo
Foi a melhor coisa a se fazer!
Certamente foi, para o estúdio e o produto final em si a melhor opção, agora só penso que isto pode afetar o entusiasmo para a consola já que não existirá um grande jogo como Halo Infinite no lançamento, assim como os possíveis jogadores que iriam aderir ao gamepass ultimate para utilizar o Xcloud, que continua a ser um bom negócio mas perde impacto ao não ter o grande triple A para dar aquele gás extra à proposta que estão a vender
Pelo menos, creio que esse Halo será só para o Series S/X e PC.
Sendo que eles disseram que a previsão é para 2021 acredito que ainda suportará o Xbox One original, porque ainda está naquela janela temporal de dois anos sem exclusivos Series X, portanto acho que não veremos grandes transformações a nível estrutural, concerteza gráficos mais polidos, veremos a resolução do problemas de pop-in e ray tracing logo no lançamento, mas não acredito que veremos uma mudança da água para o vinho, porque estarão a trabalhar em cima daquela mesma build que vimos, mas só o tempo dirá
O jogo foi concebido para ser cross gen. E vai-se manter cross gen.
Não… Cross Gen…
Seria muito mau se tendo sido criado com as limitações da geração anterior em mente agora não o lançassem para a One. Porque terias um jogo limitado no conceito e que, como tal, não seria impeditivo que lá corresse.
Essa possibilidade não existe, lembra que já foi até anunciado multi gratuito para o Halo infinite, certamente o jogo foi desenvolvido para rodar até no xCloud.
Apesar de eu acreditar que eles só fizeram isso devido a repercussão negativa que o trailer gameplay teve, pois literalmente ninguém gostou do que viu, nem mesmo com a digital foundry fazendo de tudo para amenizar. Eu acho que eles fizeram a coisa certa em adiar.
E que as equipes da microsoft vejam isso e tomem como um aviso, que as pessoas não vão aceitar qualquer coisa independente do nome, e também que sirva de motivação para eles entregarem jogos cada vez melhores.
Aonde eu baixo essa planilha?
Não baixas. A imagem foi colocada assim no twitter.
Na verdade a GPU do PS5 deve ter características da 6600 XT só que com overclock. Segundo a própria palestra do Cerny ele fez a opção entre uma com 36CU a clock mais alto ao invés de uma de 48CU de clock mais baixo, porque, além dos Tflops equivalentes teria outros ganhos que o aumento de CU não traria de modo linear.
Não porque a 6600XT é Navi 10 ou RDNA 1. E isso já foi negado acontecer pela Sony e AMD. A haver algum GPU semelhante deverá ser a 6700 ausente desta lista.