A normalização e consequente optimização do X86 torna-se uma necessidade perante a ameaça crescente dos processadores ARM.
AMD e Intel. Eternos rivais, e concorrentes no mercado dos processadores x86.
Eternos rivais que se unem agora perante a ameaça crescente dos SoC Arm. E nesse sentido, ambas as empresas vão unir-se para garantirem o seu futuro.
Diga-se que a eficiência da arquitetura ARM tem vindo a ser uma ameaça face aos x86. E a falta de competitividade do x86 tem levado cada vez mais fabricantes a optar pela ARM.
Perante esta ameaça bem real, as empresas anunciaram a criação do novo Grupo Consultivo do Ecossistema x86 formado para melhorar o x86 e o AMD64 (a versão de 64 bits do x86 que a AMD licencia à Intel), bem como todo o ecossistema de software e hardware que depende dele.
A ideia a criação de um conjunto mais unificado de instruções e interfaces arquitetônicas que melhorem a compatibilidade, a previsibilidade e a consistência entre as ofertas de produtos x86. E seguindo um pouco aquilo que a AMD viu Mark Cerny a fazer para a Playstation, o grupo irá solicitar informações técnicas às comunidades de hardware e software x86 sobre funções e características essenciais.
Os resultados pretendidos incluem:
- Melhorar a escolha e a compatibilidade do cliente entre hardware e software, ao mesmo tempo que acelera a sua capacidade de beneficiar de funcionalidades novas e de ponta.
- Simplificar as diretrizes de arquitetura para melhorar a consistência e as interfaces de software nas ofertas de produtos x86 da Intel e da AMD.
- Permitir uma maior e mais eficiente integração de novas funcionalidades em sistemas operativos, frameworks e aplicações.
Apesar que a AMD e a Intel são os criadores dos processadores x86, o grupo conta com a participação de outros grandes nomes como a Broadcom, Dell, Google, Hewlett Packard Enterprise, HP Inc., Lenovo, Meta, Oracle e Red Hat. Como particulares temos nomes famosos como Linus Torvalds e Tim Sweeney.
Como se costuma dizer em bom português, estão com eles apertados…. Não sei se vai ser suficiente essa união.
Caracas, até o criador do Linux está na empreitada. Então o projeto é grande, é real e o ARM é uma ameaça consistente !
o Linus Torvalds no grupo consultivo e a MS nada?
no threadripper e no zen 5 o Linux já saiu rodando bem nessas CPUs enquanto o windows precisou de remendos e só ficou bom algumas semanas depois.
parece que isso vai continuar se repetindo…. Antes era gastando 100 bilhões no xbox, agora é reativando usina nuclear para IA mas nada de melhorar o windows e office, o ganha pão da empresa
OFF: Para quem tiver tempo, uma análise sobre a situação do RT nos games atuais.
Is Ray Tracing Good?
OFF – Para quem ficou preocupado com Lego Horizon, tá aí, foi a Lego quem procurou a Guerrilla pra fazer o jogo, nãoo contrário. E provavelmente uma das exigências do contrato é que a Sony fosse a publicadora e não saísse no concorrente direto, o Xbox. Fim da histeria coletiva.
https://www.eurogamer.pt/lego-horizon-adventures-foi-uma-ideia-da-lego
Eu sobre isso não refiro mais nada pois acredito que na altura que abordei esse tema já apresentei provas suficientes disso. Isto confirma, mas somente quem gosta de ser do contra é que pensava ainda que não era assim.
O jogo é Lego, e sempre foi Lego. O facto de ser produzido pela Guerrilla, e ser sobre um IP da mesma equipa, é que deixou a coisa confusa.
A Sony agora é second party da Nintendo! Lol
Só se é second party de criares um IP do qual não tens direitos. Se o IP é da Nintendo, és second party da Nintendo.
Horizon é Sony, logo é third e não Second.
Talvez, já se tenha perdido o time nisso… A Qualcomm já vem aí com seus laptops mais acessíveis, e a Apple já vai alguns anos na frente. Pra piorar os X86 todos estão agora entregues a TSMC, pois a intel não consegue evoluir na sua litografia… E olha que parece até que os novos core ultra 200 são interessantes, mas talvez tenham chegado tarde já.
Espero é que encontrem um padrão definitivo para cálculos de IA, seja em hardware incluso ou não na CPU. Senti falta da Nvidia na discussão, já que provavelmente, processamento de IA deve ser discutido. Mas a Nvidia hoje, é a Intel de ontem, acha que não deve satisfação aos menores…
pois é e cadê a MS?
a tendência do Linux rodar muito melhor as novas CPUs da Intel e AMD deve continuar por mais uns 15 anos pelo visto…
MS tem atirado pros 2 lados, Deto. Já possui um Windows ARM e está dando suporte a Qualcomm na empreitada de “PCs ARM”.
…Surface Pro é ARM da Qualcomm.