Maior potência computacional traduz-se na melhoria do realismo de simulações complicadas.
Uma coisa que por vezes passa ao lado do utilizador de um computador ou consola é a capacidade computacional que pode estar atribuída a pequenas coisas que se veem no ecrã.
Uma dessas coisas é a simulação de fluidos e partículas. E ver-mos uma agua realista, apesar de poder parecer ter uma diferença relativamente pequena face à agua simulada que vimos em outros jogos, pode ser algo que está a usar imensos recursos do sistema.
Ao longo dos tempos os programadores tem vindo a arranjar metodologias que permitem falsificar o cálculo de efeitos gráficos, sem grande custo computacional. Mas, tal como o Ray Tracing, onde a luz é real, não há nada como uma boa simulação que torne o efeito o mais realista possível. E isso são situações que só se tornam possíveis com a nova geração, pois requerem poder computacional.
Ou seja, tal como o Ray Tracing podemos não ver uma diferença que consideremos brutal face ao efeito simulado, mas no entanto o que temos agora é realista, ao passo que o resto é aldrabado.
Eis um vídeo que mostra alguns dos avanços no que toca a efeitos de simulação de fluidos e partículas, e que mostram bem o realismo que eles atualmente podem ter, e que não eram possíveis antes.
A recreação da água que até hoje me impressionou mais foi no sea of thieves, mas há vários jogos com efeitos interessantes ao longo dos anos como o baldurs gate na ps2, o hydrophobia na x360 ou o wave racer na gamecube.
Muito incrível, mas nesses níveis de qualidade de simulação ainda são raros nos games, se não inexistentes.
Esse indiano falando inglês como o google é osso! 🤣
[OFF] As verdadeiras intenções sempre aparecem! 🙂
Agora, pra que estar presente no PS se tem o xCloud?! … E a criticar o “desespero” alheio! Kkkkkk
https://www.eurogamer.pt/a-sony-prejudica-os-seus-clientes-ao-bloquear-o-game-pass-das-suas-consolas-acusa-a-microsoft
Olha, eu estava para escrever sobre isto… e desisti. Desisti porque achei a coisa tão, mas tão reles, tão, mas tão desonesta, que a escrever teria de ser extremamente desagradável.
Daí que vou só comentar com uma linha:
– Perguntem à Microsoft se ela aceita a Sony colocar os Seus Tiers da PSN na XBOX.
Mas sinceramente está situação revela as intenções da Microsoft. Alcançar o mercado PS com streaming e levar as pessoas para a Xbox para o local.
Sempre foi meio óbvio que ela quer um “cavalo de tróia”, está a comprar tudo o que pode pra chegar ao ponto de impingir a Sony ver que o única maneira de ter clássicos da indústria no PS é aceitar o Gamepass por lá, Ou criar um apelo ao Xbox que após 20 anos a tentarem, nunca conseguiram. Nada tem a ver com Streaming esse negócio, tem a ver com liquidar rivais, num segundo tempo pensam algo mais apropriado contra a Nintendo.
Ficam falando de levar jogos aos mais diversos consumidores e que exclusividades não importavam, mas nunca se deram a o trabalho de portar seus jogos para o PS, ou Nintendo, apenas aquilo que já lá estava e vendia bastante. Não critico enquanto estratégia de empresa, cada um sabe o que é melhor pra si e seu limite ético, mas há colegas aqui que fingem ver hipocrisia só pro lado que lhe é conveniente!
A hipocrisia é que a Microsoft não está interessada no mercado Playstation. Porque se estivesse lançava os seus jogos lá.
O ter lá o Gamepass seria, como dizes, o “cavalo de troia” para minar a concorrência.
O que mais me espanta no meio disto tudo, é a forma como a Microsoft dá a volta aos media e consegue pôr a Sony como a má da história, como a hipócrita nisto tudo, por exemplo, vais ver meio mundo a dizer que a Sony é anti-consumidor por não permitir o gamepass na PS (sem pensar nas consequências disso), mas ninguém vai dizer o mesmo da Nintendo que também não quis.
É por isso que o Phil Spencer nunca mais falou da Nintendo, dantes metia a Nintendo num pedestal e até permitiu a publicação dos jogos Ori, mas pelos vistos levou com a nega.
As coisas funcionam em favor do dinheiro, em quase todas as situações. A MS tem mais dinheiro, e desde antes do início da geração já havia “aliciado” a DF, que sempre se contorce pra mostrar até os pontos negativos do Xbox de modo um tanto eufêmico, pra não dizer de maneira positiva.
Penso que passagem do Trump pelo governo NA e essa de Ocidente contra Oriente eterno, e que ganha contornos mais sólidos com a guerra Rússia-Ucrânia fez e faz o mundo receber um reforço ufanista e até xenofóbico na rejeição de pessoas e mesmo de empresas estrangeiras e mais diferentes a sua cultura, e embora a Sony seja japonesa e o Japão um aliado dos EUA, não é ela uma empresa norte-americana ou ocidental. De resto temos os fanboys de sempre engajados em mostrar que o bom é ter jogos de graça, e se a Sony não faz é porque é malvadona, achando que o que vale é apenas jogar barato qualquer coisa sem se dar conta que se fosse isso que se quisesse nem se comprava um console, pois quase todos hoje têm um smartphone.
Mas faz parte, as pessoas sempre estão a tentar justificar suas escolhas e aumentarem a sua aceitação em grupos (“Narciso acha feio o que não é espelho”), por ser um ser social essas coisas são esperadas, pena que em alguns momentos isso é feito de forma brutal, sem ética e desarrazoada. A história tem muitíssimos exemplos, é uma guerra eterna de tentativa de imposição de suas convicções morais, culturais e religiosas, contra quem pensa diferente e nunca costuma acabar bem.
Não acho que a xenofobia tenha qualquer relação com o que vem ocorrendo. A questão é bem simples e virou justamente quando Phil assumiu. Dinheiro. A Microsoft começou a patrocinar massivamente os influencers. Logo não existe mais autonomia no setor. Um exemplo em um mercado diferente foi a nvidia com o lançamento da série 4000. Engraçado como a empresa privilegiou os influencers games sobre os produtores de conteúdo em hardware e como a crítica diverge bastante em ambos. Enquanto a DF está a elogiar o dlss 3.0. O hardware unboxer foi bem cético quanto o mesmo. Enquanto a comunidade gamer se vende por qualquer trocado, no mundo do hardware ainda existe poucos canais independentes e relevantes.
A questão xenofóbica tem mais a ver como um certo “terrorismo” que já existe contra a Tencent, por exemplo, mas essa conjectura global sempre leva a essas considerações, tipo: devemos agradar o nosso parceiro de valores (e que podemos precisar para nos defender numa guerra) ou iremos “favorecer” o inimigo dos nossos valores (que pode estar no outro polo de uma guerra)? É mais esse sentido que falo, isso existe e tem seu peso a considerar (e nem tiro razão nisso). Tudo está interconectado no mundo, o que eu falo não chega a exaurir os motivos possíveis aos tratamentos especiais que uns podem receber sobre os outros, foi apenas uma opinião generalista sobre o que eu acredito que também influencia.
Oh, Meu Deus! Pobre Microsoft! Quis colocar o gamepass no Playstation e a Sony malvadona negou! Se eu fosse a Sony falaria pra MS que até permitiria o Gamepass no Playstation, mas com uma condição: Que a MS abandone o mercado de consoles de vez! Ai sim quería ver…
Pois é, e nem iria a tanto, bastava que o Gamepass só contivesse jogos da própria MS como é o da EA, Ubi e etc.
Que absurdo o Burger King não vender Mc Lanche feliz.
Indignação.
Pois não é… E o Whooper Duplo não é vendido por 10 conto como o Big Mac na promoção “pequenos preços”, um verdadeiro absurdo isso tudo! 🙂
Antes eu achava que essa compra passaria até com certa facilidade, hoje já acho que tá perigando não passar. Imagina os reguladores lendo esses absurdos que a MS fala oficialmente. Chega a ser amador o nível disso!
Falam de “desespero do Jim”, mas parece mais a deles a querer “jogar pra galera” e até a atacar a CMA com seus cachorros.
Agora há pouco estavam a caçoar de fãs do Playstation no twitter, um dogwhistle pra engajar fanboys no console wars (a qual o Phil vivia a dizer que não existia, que eram todos amigos com seus falsos elogios a concorrência)… Na minha opinião erram de diversas formas quando o objetivo é apenas obter a aprovação para aquisição. Atacar instituições regulatórias nunca é boa coisa. Mas enfim, a MS é que sabe o que faz, têm profissionais gabaritados em todas as áreas, quem sou eu na fila do pão?!?! 🙂
E a Sony parece estar exigindo algumas coisas para concordar com a aquisição. Só esses requisitos já não fazem valer a compra da Activision pela MS.
https://twitter.com/KoreaXboxnews/status/1580218525725360128?t=MFln0xRMebqIN-1e6Xr4vA&s=19
Isto é falso.
A Sony não exige, pode exigir, ou está em posição de exigir.
Isto é um tweet fanboy que distorce os requisitos da CMA como exigências da Sony, e algo verdadeiramente vergonhoso .
O print é verdadeiro, Mário (artigo 172), só o Tweet do fanboy que não faz a tradução exata da realidade, pois não se tratam de exigências da Sony, e sim de esclarecimento por parte da Sony (visão da Sony) de possibilidades várias para CoD onde seus clientes não tem igualdade de tratamento em CoD caso a Activision seja adquirida pela MS.
E embora hoje CoD rode melhor performance no PS, a MS já disse antes que teria as melhores versões de seus jogos ou outras vantagens sobre outras plataformas quando os jogos fossem seus.
https://assets.publishing.service.gov.uk/media/634536048fa8f5153767e533/MSFT.ABK_phase_1_decision_-_1.09.2022.pdf
https://www.gamespot.com/articles/bethesda-games-might-not-be-xbox-exclusive-but-will-be-best-on-microsoft-systems/1100-6484519/
A MS tem razão…..é um absurdo a tesla não vender BMW e Mercedes na sua plataforma online.
🤣 🤣 🤣 🤣
Eu acompanho esse canal e é bastante interessante, eu estou trabalhando com um professor da faculdade, com simulação de fluidos e esse canal foi uma das fontes que estamos usando, e um dos grandes problemas hoje que temos é que uma simulação realista e em tempo real é quase inviável em grandes “mapas”. Mas existe uma técnica que parte o mapa para o calculo ser executado ao mesmo tempo e separado, e depois fazendo uma junção.
Mas é claro que nessa geração de jogos nunca veremos isso em tempo real devido ao custo na GPU e nesse ponto a Nvidia esta a frente da AMD, em simulações de forma geral.
Os SSDs podem dar uma ajuda aí pois a realidade é que não precisas de ter o mundo todo na ram pois consegues carregar o que precisas em tempo útil, libertando ram e GPU.
Seja como for, tu num jogo não precisas de fluidos ultra realistas a tempo inteiro, pelo que poderemos esperar melhoria no geral e grandes avanços nas cut scenes em tempo real. Poderemos também ver este tipo de coisas em grande escala em zonas que não sejam de mundo aberto, mesmo em mapas de mundo aberto. Por exemplo, quandonentras num edifício e lá dentro tens uma zona de agua, e onde o que se passa ali dentro é independente do resto do mundo.
Mário, a simulação visual de fluídos como mar e ondas já é bem satisfatória, temos coisas bastante legais desde AC Black Flag ao menos, Sea of Thieves pelo que vi também é bem bonito, assim como Horizon FB, agora a maior deficiência que vejo é a deformação da água em contato com os personagens, em grande parte das vezes a água nem colide com os personagens e não se passa uma mínima sensação do empuxo quando os personagens estão na superfície. Mas essas são minhas percepções.
Exatamente o que eu penso… É aí que quero ver melhorias.
Daniel, se tiveres experimentos por aí, e não atrapalhar suas pesquisas mande pra gente vídeos, teríamos o maior prazer em ver e ter uma aula (claro que simplificada para leigos) sobre o assunto.
Oba oba 😁
Boa tarde Juca e Mário, me desculpem pela demora a responder acabei me ocupando e só pude fazer isso agora.
Bom infelizmente eu não tenho nenhum teste funcional ainda, pois o projeto ainda esta no início e ainda estamos na fase de testes para ver qual será a melhor opção, mas se me permitem vou explicar o objetivo do nosso primeiro projeto (ou ideia inicial), mas não poderei falar muito do segundo por causa que queremos escrever um artigo científico.
Vamos lá: Nós temos como objetivo primeiramente fazer algo mais voltado para salas de aula, além de nos aperfeiçoarmos para a segunda parte do projeto (se der certo). Seria destinada principalmente as disciplinas de geologia de ambientes aquáticos e limnologia e funcionaria como um “jogo”, para melhor dinamismo da aula, por quê é importante a simulação de fluídos? Porque os sedimentos se comportam de formas diferentes e tem pesos e propriedades diferentes, assim como o comportamento da água que dependendo do curso do rio pode ou não chegar de diferentes formas ao estuário, eu usei esse vídeo como exemplo:
https://www.youtube.com/watch?v=O-52enqUSNw
e esse aqui foi feito na Unreal 4
https://www.youtube.com/watch?v=EfzhMqZyilI
Também pretendemos adicionar certas propriedades na água como diferentes densidades, temperaturas e acidez e tentar mostrar as mudanças que isso acarreta em tempo real as espécies marinhas.
Futuramente pretendemos adicionar uma parte do oceano para o estuário ou desembocadura do rio, pois há uma diferença na salinidade, temperatura e pressão que em determinadas épocas altera um pouco o “funcionamento” do rio.
Aqui um vídeo da Unreal 5 com a niagra fluids, mostrando a diferença de quebra de ondas na costa:
https://www.youtube.com/watch?v=yM0udEc0qjo
Nós estamos analisando também o uso de 3 softwares para fazer isso que são eles:
Unreal 5, Nvidia Flex ou o Omniverse (que são plugins pelo que andei lendo) e o Blender 3d, segue alguns vídeos exemplificando:
Simulação de fluídos, tecidos, densidades e corpos:
https://www.youtube.com/watch?v=cvDY4-qIGoQ&t=393s
Aqui no blender um simulação de chocolate, apesar de parecer besteira a mudança de densidade é bem importante:
https://www.youtube.com/watch?v=ii2c4SIiq_s
E um vídeo da Nvidia Omniverse:
https://www.youtube.com/watch?v=7ozs5EsvVGE
E futuramente se tudo der certo e eu não ficar louco até lá hehehe talvez pela imensa quantidade de dados gerados, estamos analisando o uso de IA para simulações como neste vídeo vejam que a poupança de dados é muito grande:
https://www.youtube.com/watch?v=bVxS9RXt2q8&t=301s
E aqui o vídeo que falei sobre a técnica para melhorar o desempenho da simulação e como ela ainda esta um pouco limitada a ambientes pequenos como um quadrado.
https://www.youtube.com/watch?v=i4KWiq3guRU&t=229s
É de referir que como ainda estamos no início, algumas coisas podem mudar outras nem serem usadas, mas por enquanto esse é nosso esqueleto, outra coisa muito importante é que esse projeto tem uma cunho muito pessoal para nós pois nossa faculdade está com os recursos muito contados (UFS- Universidade Federal de Sergipe) e temos que fazer isso com dinheiro do nosso bolso e usando nossos Pc’s pessoais, para terem uma ideia passei esse ultimo mês a tentar recuperar Pc’s extremamente defasados, do ponto de serem Core 2 quad com windows xp e ram ddr1, mas é assim que ficamos mais fortes e aprendemos a nos virar.
Bom por enquanto é isso espero por ter ajudado vocês =D
Um pequeno edit: quando falei dos Pc’s só quis demonstrar o quanto são defasados.
Muito interessante Daniel… Muito mesmo. Tenho saudades dos tempos em que tinha tempo e disponibilidade para esse tipo de coisas.
E mexer no UE era uma coisa que me fascinava, mas infelizmente… Não sei.
Sei um pouco de blender…
Então Mário uma das coisas que estou tendo que lidar é com o gerenciamento de meu tempo, admito que às vezes fica um pouco difícil de lidar aulas + projeto ( estou ajudando em 2) + tempo livre.