Pentiment, Sea of Thieves, Grounded e Hi-Fi Rush são os quatro primeiros jogos da Xbox a virem para a Playstation. Mas o canal oficial da Xbox refere que no futuro todos os grandes jogos sairão em mais do que uma plataforma.
Já se sabe quais são os quatro primeiros jogos da Xbox a serem lançados para a Playstation. Hi-Fi Rush, Pentiment, Grounded e Sea of Thieves foram já confirmados, em alguns dos casos com revolta dos fans pela forma como o jogo foi publicitado.
Jesus. You guys can’t even put the Xbox version first. YOU’RE A FIRST PARTY STUDIO
— Gabe (@alionslight) February 22, 2024
Basicamente estes jogos constituirão o primeiro lote experimental da Microsoft a serem lançados em outras plataformas, mas a realidade é que outros jogos se seguirão.
Sabe-se já que estes jogos são publicados pela Microsoft Corporation ou Bethesda e, ao contrário dos jogos da Sony, onde há o ecrã introdutório dos Estudios PlayStation, nestes jogos não há qualquer referência à Xbox ou aos seus estúdios (excepção ao Sentimento que refere os Xbox Game Studios).
some folks are surprised the Xbox games on PS5 are published by “Microsoft Corporation” or Bethesda, with no mention of Xbox. If you were expecting an Xbox Game Studios splash screen when you launch Pentiment on PS5, you’ll also be disappointed pic.twitter.com/3PaVoic3zc
— Tom Warren (@tomwarren) February 23, 2024
Curiosamente, na apresentação desta nova política da MIcrosoft, Phil Spencer deixou bem claro que Starfield e Indiana Jones não fariam parte deste primeiro lote. Mas no entanto, quando questionado pós entrevista se tais jogos poderiam no futuro ir para a Playstation, Phil Spencer deixou a possibilidade em aberto.
Xbox chief Phil Spencer doesn’t rule out Starfield and Indiana Jones coming to PS5. “I don’t think we should as an industry ever rule out a game going to any other platform.” Full interview here: https://t.co/EouWdu1LO3 pic.twitter.com/FrJLDLWrod
— Tom Warren (@tomwarren) February 15, 2024
Mas agora, a situação tornou-se verdadeiramente problemática para os fans quando o canal oficial de Twitter/X da Xbox veio referir que no futuro todos os grandes jogos sairão em mais do que uma plataforma:
The biggest games will be more than just one platform
— Xbox (@Xbox) February 21, 2024
Naturalmente que o canal Xbox fala dos jogos exclusivos da Xbox, e da mesma forma, quando refere mais do que uma plataforma, não fala da Xbox e PC, uma vez que o PC já recebe, dia um, todos os exclusivos Xbox, grandes e pequenos. A referência só pode ser assim à Switch e/ou à Playstation.
Esta situação é bastante penosa para a Xbox, uma vez que se os maiores jogos são multi, apenas os pequenos jogos poderão ser exclusivos da consola.
Sobre o post do Tom Warrior: Estratégia manjada de marketing: desvincular produtos que podem ter certo sucesso (jogos) o mais rápido possível de um nome que é sinônimo de fracasso (Xbox).
No Brasil, até um partido político que tem o vermelho como cor oficial se desvinculou dessa numa campanha eleitoral, usando outras cores (cores da bandeira do Brasil) pra ver se o eleitorado aceitaria melhor. E aceitou!
Vamos ver é que vai dar agora que estão a dizer que o Pentiment corre a 120 hz na PS5 quando só corria a 60 na X.
Xbox 60 Hz
https://youtu.be/fC48n6m00Us
PS5 120 Hz
https://www.youtube.com/watch?v=RM2jrqwf6Jk&t=18s
Vai diminuir ainda mais a base do Xbox, pois muitos vão pular fora desse barco e vai mudar a narrativa dos fanboys apenas. Já aceitaram que vai tudo pro PS, agora a nova é: “Paga lá preço cheio que eu jogo no gamepass ‘grátis.”‘
Ou: “Paga lá, sustenta a indústria e deixa a MS mais rica ainda”
Sim, essa galera é doente.
Essa conversa pode colar… No PC. Porque a Xbox atual é a antiga mas desprovida dos exclusivos. Se vendia mal antes, agora será pior.
E pagar para se ter exclusivos no PC vai abrir uma guerra com o Steam e a Epic.
A coisa ainda vai ter muito que se lhe diga.
Sabes o que é que me faz rir no meio disto tudo?
“Every time we ship a game on PlayStation… Sony captures 30 percent of the revenue that we do on their platform and then they use that money among other revenue that they have to do things to try to reduce Xbox’s survival on the market.”
By Phil Spencer
É engraçado isso, por dois motivos, 1o, melhor 70% de muito é melhor que 100% de quase nada; e segundo que a Xbox faz isso com Destiny, MLB e fará com Marathon e outros games da Sony que porventura sejam lançados lá, e ningué da Sony faz esse chororô, e também não vejo o Phil reclamando da Steam, que faz o mesmo.
claro, sony pega 30% de meia duzia de jogos que mal vão vender para “oprimir o coitado do xbox”
agora o phill pegar metade do valor da Sony no caixa do Office não tem nada de errado.
E pior que do jeito eu vejo, capaz do Phill ter ido se vitimizar mesmo para o Nadella que a sony “malvada” estava roubando FF7 Remake deles e o Phill precisava de 100 bilhões para se “vingar da sony malvada”
Sinceramente, acho que devem lançar um patch para o xbox de 120 hz. Esse jogo parece ser extremante leve …
Provavelmente é a última geração de console xbox com alguns exclusivos ainda em sua plataforma, mas msm que ela venha a fazer mais consoles e parece que fará, provavelmente todos seus games estarão em outras plataformas até lá.Obviamente, que por esses tempos, já terão “educados” a sua pequena mas barulhenta massa de fanboys que a Sony e Nintendo são perversas para a indústria pq mantém games exclusivos, enquanto a MS enxerga o mercado do bem estar, entregando seus games a todos! A memória do fanboy é curta, somada ao fanatismo, por isso ” esquecerão” que em algum momento na história, a MS comprou publishers para tirarem games das concorrentes.
Se quiserem vender jogos, é o caminho.
Gamepass deixou a terra dos console Xbox arrasada.
Os únicos que ainda tem dúvida são os fanáticos. A minha dúvida é quando vão lançar tudo dayone. Por que se a Microsoft acha que fará muito dinheiro lançando com delay. Está completamente enganada.
Acho que precisam fazer as coisas devagar, penso que sair antes no Gamepass uns 3 a 6 meses, e só depois nas demais plataformas, pode fazer com quem passe a gostar dos jogos da Microsoft passe a ver assinar Gamepass como mais vantajoso. Agora é preciso saber o que a MS quer, se vender software ou o serviço, se for o software, sem dúvidas que Day One é melhor.
olha, acho que é impossível a gente prever algo na MS…
Depois daquele insider aparecer no gaf dizendo que tudo dentro da MS é “concorde com teu chefe sempre, elogie o teu chefe sempre” isso começou a servir para explicar muita coisa dentro do xbox que a gente vê…
Ou seja, não importa o que pareça razoável para todo mundo, se o “chefe” lá dentro da MS decidiu algo ninguém vai contrariar ele e ainda irão puxar o saco do chefe dizendo como ele está certo.
E piora, como lá na MS ninguém “contraria o chefe” segundo esse insider ai e o Phill já repetiu várias vezes que jogos de grande qualidade não importam, que jogos não fazem diferença… Já sabe, eles nunca irão investir em jogos de alta qualidade pq “não faz diferença”
Phill tá até hoje acreditando que jogos de alto valor e alta qualidade não fazem diferença porque as pessoas compram PS5 igual pq tem biblioteca legada do PS4
Isso diz bastante sobre o Phill
Uma que ele acha desculpas para se sentir confortável com o fato de não conseguir fazer jogos AAA GOTY 90+
Outra que ele entrega que ele não gosta de fazer grandes jogos se esses grandes jogos não forem para fazer as pessoas “venderem seu PS5 para comprar um xbox SX”
Acho que esse parágrafo acima é o mais importante sobre pq o xbox COM phill spencer acabar não vai prejudicar em nada a indústria.
Você falou algo importante. Eles continuam insistindo que jogos não vendem consoles. E que o desempenho da Sony é decorrente do legado da biblioteca e da comunidade.
Logo além de não investir em grandes jogos, na visão deles não importa se é exclusivo ou não.
O que não faz o menor sentido, é só inverter:
Segundo esse argumento do Phill, a Sony pode lançar qualquer porcaria de console e qualquer porcaria de jogo e todo mundo vai comprar Playstation pq tem conta antiga na PSN da epoca do PS4?
“O Legado carrega o Playstation”. Não é os grandes jogos, a qualidade do console PS5… É porque “o sujeito já tinha comprado um PS4“. Parece argumento de fanático pelo xbox.
Só faltou falar: a culpa é do Matrick
O cara não consegue aceitar que o fracasso dele, Phill, é pura incompetência dele.
No fim o Phill deu um argumento um pouco menos esdrúxulo que os dos fanáticos pelo xbox.
Mas uma coisa que eu não comentei:
E os grandes jogos para quem JÁ TEM O XBOX ?
Nessa declaração ai do Phill ele entregou que não se importa e não vai fazer grandes jogos para quem JÁ comprou o xbox.
“Só faltou falar…” Ele já falou isso. Disse que o fracasso atual da Xbox foi devido as decisões erradas tomadas no passado e que agora está sofrendo por isso. É igual a politico, tudo é culpa do governo anterior.
Mas o cara tá a 10 anos no Xbox, se ele não consegue fazer diferença, nunca fará. E outra, estão com toda a biblioteca da Zenimax e ABK, então esse chorinho não cola mais e é totalmente sem sentido. Mas conversa de derrotado é tudo igual, é tipo o Homer Simpson: “A culpa é minha e eu boto em quem eu quiser!”. Lol
Em nenhum momento passou pela cabeça do Phill que iriam aumentar muito as cobranças de sucesso na divisão dele depois dos ~100 bilhões que a MS enterrou no xbox?
Phill deve ter convencido o Nadella que ele precisava de metade do valor de mercado inteiro da Sony investido no xbox para conseguir competir.
Eu aposto que o Nadella aceitou investir tudo isso no xbox já imaginando o plano B se o xbox flopasse ele mandava os jogos deles “para todas as telas” ou mais diretamente falando: para o playstation e switch
Você fala como se o Xbox não fizesse grandes jogos! Olha ano passado por exemplo! A Microsoft lançou Starfield, Forza Motorsport e Hi Fi Rush! A Sony só lançou Spider Man 2! A Microsoft está lançando muito mais grandes jogos que a Sony!
Mais jogos. Não mais grandes jogos! Hi-Fi rush é Indie, starfield tem uma avaliação dos utilizadores miserável, e Forza é o único que escapa, com uma avaliação média dos utilizadores de 82. Spiderman tem um userscore de 90.
E diga-se que após quase 20 anos a atrasar jogos, era mais que esperado que eles viessem a sair. Para além do mais, esses jogos existiam já quando a Microsoft comprou a Bethesda, pelo que eles não foram produzidos pela Microsoft. Foram comprados, e lançados depois como sendo da Microsoft.
Mário, vc já citou isso inúmeras vezes, mas tem gente que faz força para não querer compreender.
Na verdade tem mais gente que acha que ele vem para tirar sarro com os outros.
Não percebestes, um dia é “estou decepcionado” e no outro já está a defender e não ver nada? Mais uma vez eu digo, não acredito na ingenuidade dele.
É verdade, Lívio! No fundo, isso só pode ser chacota msm!
Entender o que?! Que a comunidade mais fanática de PlayStation faz um hate gratuito e completamente absurdo contra os jogos do Xbox?! Isso é um tanto estranho pra mim já que raramente acontece ao contrário e quando acontece é em escala bem menor!
Enganas-te… A coisa é ao contrário. Não há hate aos jogos Xbox, há evangelização aos jogos Xbox.
Tu próprio mostras que estás evangelizado. A marca só te dá pontapés, e agora até os exclusivos te tira. Mas tu mostras revolta sobre isso? Não… E continuas a apoiar a consola.
Tu achas que agirias assim se o teu serviço de TV ou NET te tirasse regalias? Quando um produto ou serviço nos lixa, a reacção normal é revolta e pensar em nunca mais o utilizar. Mas isso passou-se pela cabeça alguma vez?
Porque não? Achas normal?
Eu adorei a Xbox 360. Foi a minha consola preferida nessa geração. E adorei-a tanto que mesmo com Kinect, mesmo 100 euros mais cara, mesmo menos capaz, comprei a One.
Quando me começaram a retirar os jogos para irem para o PC, a cortar o suporte, me colocaram o Kinect como pisa papeis, a reação foi: CHEGA. Não foi para isto que comprei este produto! É a reação normal do consumidor.
Tu sentes isso agora que os jogos estão no PC e vão para a PS, inclusive com melhorias face às versões Xbox como em Pentinent?
Percebes agora porque Starfield tem 4.4?
Não é Hate, Paulo! Eu como consumidor, não tenho culpa que a MS anda fazendo games medíocres há anos no xbox, mas para vc, tenho que elogiá-los, senão é perseguição? É hate? Saia dessa bolha, jovem! No dia que vc tiver um PlayStation, ” lamberá até os beiços”, pelo choque de qualidade que verá entre os jogos PlayStation vs Xbox.
“ano flopado do playstation, vitorioso do xbox”
Forspoken (sem notas controladas) = Starfield
Spider2 >>>>> Forza
Burning Shores + Horizon Call of Montain >>>> Hi Fi Rush
Acho curioso que Indie da MS vc conta, mas DLC AAA e jogo de VR do playstation não existe dai né?
Fala isso pro Xbox então! Lá a nota dele na Xbox Live está 4.4 de 5 estrelas!
e na PSN Forspoken é 7.8/10. E importa a nota na PSN vs Live?
MS tentou manipular a nota de Starfield com toda a treta de não fornecer códigos antecipados para certos sites ai.
MS faz isso, mas eu tenho que confiar na Nota do site que a MS controla totalmente? que eles escolhem o que quiserem lá dentro sem ninguém ficar sabendo
Os fans Xbox elegeram Halo jogo do ano na votação dos utilizadores. Meio ano depois, Halo estava às moscas.
Os fans de Xbox votam nos jogos Xbox de acordo com a qualidade que conhecem. Quando Halo infinite é para eles o jogo do ano, percebe-se que os padrões de qualidade estão adulterados face aos padrões globais da industria. Não porque eles não reconheçam qualidade, mas porque a evangelização dos produtos é uma realidade conhecida e inclusive cultivada oficialmente pela Microsoft .
Se os gostos fossem ao nível dos padrões standard da industria, e os jogos tivessem realmente a qualidade que os fans passam a imagem de terem, a consola venderia bem e não estaria com necessidade de colocar os seus jogos na concorrência.
Starfield é um bom exemplo. Quando crivado de forma a ser avaliado apenas pelos fans, o jogo recebe uma média de 82 valores. Chega ao crivo da opinião global e o valor desce para 59.
Daí que a avaliação interna dentro da Xbox mostra apenas aquilo que os fans Xbox pensam do jogo. Mas isso está longe da ideia que globalmente existe do mesmo.
Eu também elegeria Halo Infinite como jogo do ano! No lançamento ele eatava muito bom! O problema do jogo foi o suporte que ele recebeu! No início ele recebeu pouco conteúdo e por isso teve poucos jogadores! Mas agora o jogo está mais vivo do que nunca e com muitos jogadores! Ele está a meses entre os 15 mais jogados do Xbox!
Eu sei que elegias. Mesmo com o jogo na altura a só ter componente multi (sem campanha) não ter modo forge, modo co-op… Nada!
O jogo estava incompleto ao máximo. Tinha problemas de conexão, problemas de estabilidade, de performance, de matchmaking, etc.
Eu não esperaria nada mais do que isso. A questão é que quando alguém considera que um jogo neste estado pode ser jogo do ano, como discutir qualidade de jogos com ele?
A Switch lê os comentários deles de que jogos não vendem consolas e ri… ri muito.
Qualquer pessoa compra console pelos grandes jogos que estão nele ou tem perspectiva de que estarão, Ninguém compra console novo por biblioteca passada, se quer a biblioteca passada fica com o console velho, lógico, retrocompatibilidade é bom, desejável, mas pra maioria das pessoas não é o motivo pra comprar um console novo.
Fora q tem um console com retro de PS4 GARANTIDA, 100%
Um PS4.
Isso ai de retro e conta na psn ou live é tudo desculpa que o Phill deu para o Nadella para justificar a derrota dele apesar dos 100 bilhões que deram para ele.
Mano vocês estão sendo muito equivocados ignorando um fator tão importante quanto esse! Alguém que cria uma biblioteca enorme no seu console com por exemplo mais de 50 jogos ou até mais vai estar disposta a perder tudo isso em uma próxima geração assim tão facilmente?! A geração do PS4 e Xbox One foi a primeira que teve grande foco em biblioteca digital, então era uma fase decisiva da disputa de mercado pois quem tivesse maior sucesso nessa geração teria uma grande massa de jogadores com bibliotecas construidas ao decorrer da geração! E o Xbox por ter vendido bem menos que o PS4 naquela geração é afetado com isso até hoje! Claro, isso não é o único motivo! Mas o Phil Spencer foi muito acertivo ao mencionar isso como fator de grande relevâcia para a situação atual do mercado!
Se o sujeito que tem um PS4 quisesse mudar para o xbox SX sem perder a biblioteca era só deixar o PS4 lá
Ninguém precisa jogar fora um PS4 para comprar um xbox SX e também ninguém precisa joga fora um xbox one se comprar um PS5.
Vou até te dizer uma Vantagem:
Sujeito comprou o PS4 e agora um Xbox SX
Adivinha o que ele pode fazer?
Jogar todos os jogos de xbox one que ele perdeu de jogar na geração passada, usando o xbox SX
O cara praticamente tem Três consoles trocando de PS4 para Xbox SX
PS4 + Xbox One + Xbox SX.
Mas advinha só?
Tem que jogo no xbox one que faria alguém fazer isso? que GOTY 90+ tem lá no xbox one para o cara fazer isso?
Melhor montar um PC e comprar um PS5?
“A MS dá opções, não precisa comprar um xbox para jogar os jogos do xbox”
Agora com a MS dizendo isso por anos, a culpa do xbox SX não vender é do “legado do PS4”?
Olha, fui escrever esse texto ai e lembrei dessa…
Olha, a MS destruiu o valor do console deles com a total falta de visão do Phill, mas a culpa é do legado do PS4 o xbox sx não vender.
Esse raciocínio é criado pelo Marketing e desculpas do Phil Spencer. Na realidade ele não existe!
Eu tenho uma biblioteca enorme de todas as consolas que já possui… E jogo tudo porque pura e simplesmente tenho as consolas. Wii, N64, DS, Sega Saturn, Nes, Dreamcast, PS1,2,3, Xbox, 360, One, etc…
Eu não preciso de manter compatibilidade com a nova geração. A única vantagem disso é só ter uma consola na sala! De resto não preciso dela.
A minha biblioteca maior está na PS. Achas que se a Xbox series tivesse cumprido e fosse a consola dominante isso me importaria, ou não seria capaz de mudar?
Eu estou aqui pelos jogos… A marca da consola não me interessa. Estou preocupado com a biblioteca? Simples, mantenho a consola antiga!
Esses jogos devem ter gastado aí uns 6 meses para serem portados.
Muito provavelmente essa decisão deve ter sido tomada após a concretização da compra da Activision no meio do ano passado.
A MS se tornou uma publisher muito grande com essas aquisições, acho que isso era até meio previsível se olhar mais racionalmente a questão, a não ser que o Gamepass fosse um sucesso colossal de usuários, coisa que ainda não aconteceu.
É difícil prever as decisões da Xbox como empresa porque eles tem a Microsoft dando suporte e um presidente que está envolvido pessoalmente nas decisões da divisão. Não a toa parecem tão perdidos.
Não aparece a referência ao Xbox Studios porque o SSD é muito rápido!! 😛
Já aceitei que no futuro próximo todos os jogos do Xbox vão pro PS! A minha real preocupação é se o Xbox vai continuar existindo como console! Porque essas atitudes da Microsoft fazem parecer que ela quer acabar com o console Xbox!
Acho que não irá acabar vai ser só mais um dispositivo, isto é, não será mais o foco …
O problema disso é que talvez deixe de ser subsidiado, porque se não tem uma boa base, porque vão subsidiar um console se os outros pode fazer isso por eles? Passei a vida a ler que a venda dos consoles dá prejuízo, porque vão continuar com isso se agora os jogos estarão em todas as plataformas?
Mas deve ser um console híbrido com processamento local + nuvem
Console Xbox poderá ser no estilo Chromecast, pluga na porta HDMI e faz o acesso aos jogos via cloud.
Paulo, o Phil afirma que ainda terão um próximo Xbox poderoso, mas independente disso você poderá optar por um Nintendo, Playstation, PC e PCs portáteis para jogar seus jogos, então, como fã que sei que você é, chateia, mas não é o fim do mundo, com um desses portáteis como o Legion Go ou um PCs qualquer, vc compra os jogos da MS na Marketplace dela ou assina Gamepass e usa do mesmo jeito. E assim como a Xbox está aparentemente querendo matar seu console, às vezes acho que a Playstation quer dar cabo do seu também. Então uma hora essas coisas chegam pra todos.
A solução pra Xbox sempre vai ser fazer grandes jogos, assim o público vai pra ela.
Com a base que a Sony criou com o PS5 eu chuto que teremos aí até um PS7 antes dos jogos em nuvem se tornarem o padrão. Isso vai ainda uns 20 anos até acabar. Até lá terei meus quase 60 anos de idade, já está de bom tamanho para mim kkk.
A base do PS é bastante estável, mas veja, o PS2 teve muito mais consoles no mercado que o PS4, por exemplo. Assim como o Xbox até superou o PS3 em boa parte da geração, muitas vezes, basta uma sucessão de erros ou má sorte pra tudo desandar. Por algum tempo, achei que não teria sequer um PS4, e certamente não teria se a Sony não tivesse resiliência e não acertasse nos passos seguintes pra sair do buraco. Mas assim, a Sony, nem o dinheiro da MS tinha, e se sustentou fazendo o certo. Então, acho que é tudo muito frágil e não há futuro garantido. No geral, adoro o PS e apoio naquilo que me agradar, mas não sou dos que apoia um rumo que achar errado só por causa de marca, se vacilarem naquilo que acho que deveria ser eu busco outro rumo. Mas a PS ainda costuma saber me agradar, apesar dos pesares. Ainda anseio por jogos da ND, Santa Monica, e Final Fantasies. Então, por enquanto sigo reprovando muita coisa como cliente, mas sigo satisfeito de um modo geral.
O que é um consola poderoso?
Lembras-te da One? 32x mais poderosa que a 360, graças aos poder da Cloud que nunca ninguém viu.
Poder para a Microsoft pode significar muita coisa.
Eu sei que é complicado saber a questão semântica do que diz o Phil Spencer e muitas vezes a Microsoft através dos seus representantes. Mas prometeram um salto jamais visto e um console poderoso, se cumprirem isso, duvido muito que seja só por cloud, mas é difícil saber do que de fato falam e se vão cumprir com as palavras. Hoje, a Cloud mais poderosa pra jogo é a da Nvidia, mas sinceramente, por falta de interesse meu mesmo, não sei sequer se é o melhor serviço em termos do que entrega em processamento de jogo e se realmente é o melhor em qualidade e experiência de usuário. Mas a mim, custa crer que, o novo console poderoso deles, se trate de um hardware relativamente caro que dependente de tanto poder da nuvem, pois teria um custode servidores muito alto pra suprir grande demanda; tem seus problemas de latência (mata jogos competitivos contra máquinas de processamento local) e de investimento, dimensionamento e mesmo de atualizações futuras. Então, se for verdade que entregarão um console poderoso e com verdadeiro salto geracional jamais visto, podem até reforçar isso com Cloud, mas não vejo como não tem uma máquina local potente pra entregar algo pra ser o principal forma de processamento. Mas vai saber se falam sério ou se irão cumprir com as palavras.
pode inclusive não existir nada
a Sarah Bond pode ter mandado um e-mail para a AMD falando “quero fazer o console mais poderoso da história da humanidade” e para quem fala muito, isso já é suficiente para sair dizendo que está fazendo.
lembrando que na mesmo podcast ela afirmou que o Diablo estava chegando para os tais 33M de usuários que incluem a ex Live Gold que NÃO tem acesso ao jogo.