Há algo que tem vindo a ser dito por muitas pessoas e referido como um uso dos NFT’s, que pura e simplesmente nos parece ser um logro de todo o tamanho.
Uma das situações que tem vindo a ser indicada como um dos usos dos NFTs passa, por exemplo, pela posse de Skins.
Basicamente o que é dito, e em baixo temos um Tweet que refere isso, é que a compra de uma Skin com NFTs permite o seu uso em outros jogos. Vamos começar por ver o tweet:
Ah! So here’s something people aren’t explaining: NFTs don’t have to be jpgs.
Imagine taking your favorite skin from Valorant, and using it Fortnite. And not paying extra, because you own it. Then using it in CoD, Minecraft, even Twitter, IG.
So many possibilities, no? https://t.co/cJTA6E0z69
— Mike Shinoda (@mikeshinoda) January 8, 2022
Este é o tipo de afirmação mais sem sentido que já vi. E passo a explicar porquê:
Basicamente uma Skin é geometria. Geometria que se adapta à personagem do jogo. Assim, se vocês jogam com uma personagem gordinha, e compram uma skin para essa personagem, o que vocês adquirem é um conjunto de geometria e texturas que se adaptam a essa personagem.
Se a Skin for usado no mesmo jogo em outras personagens, como por exemplo, uma personagem magra, isso acontece porque o jogo vos liberta uma segunda versão da skin adaptada a nível de geometria para essa personagem. E a mesma coisa se a skin for para corpo de homem ou mulher (isto aceitando que ela segue as formas do corpo).
Ora comprar a Skin, meso que tal, por intermédio dos NFTs, pudesse dar acesso à mesma em outros jogos, tinha implicações. E quais são essa implicações?
Bem, a acontecer isso, os programadores do outro jogo, teriam de modelar uma nova geometria para a skin, de forma a adaptar-se à nova personagem. Uma personagem de Valorant é diferente da de Fortnite, assim como é diferente da de COD, da de Minecraft, etc. Basicamente, todos os jogos teriam de modelar novamente a skin.
Ora o que é que isto implicaria? Que todos os jogos teriam de passar a modelar as mesmas skins. Ao ponto de se forem vendidas 100 skins diferentes, os programadores teriam de estar a fazer essas 1000 skins em todos os seus jogos. E isto sem contar com a modelação normal de novas personagens para esse jogo.
A alternativa seria manter a mesmissima geometria de jogo para jogo, o que implicaria personagens de Fortnite em jogos como Minecraft… o que para além de ridículo seria impraticável. E isto sem referir que cada jogo gere a geometria de forma diferente pelo que o formato da geometria poderia não ser compatível. A própria Pixar teve de remodelar as suas personagens novamente para o Toy Story 4 pois o novo software era incompatível com o antigo.
Dai que com este problema, falar em 1000 modelos é ser simpático. Porque não só o número rapidamente subiria para muito, muito mais, uma vez que estamos perante um negócio, e como tal, mal uma skin deixasse de ser popular, uma nova apareceria. E rapidamente poderíamos estar aqui um número absurdo de skins diferentes aos quais se haveria de dar suporte, porque a venda assim o obrigava. E desenganem-se se pensam que os NFTs existem para servir o cliente, eles existem é para dar dinheiro.
O grande problema do blockchain é que ele pesa por registo de transação. E isto quer dizer que com vendas e mais vendas, seja de skins, seja de jpgs, seja do que for, o blockchain vai ficando cada vez mais e mais pesado, sendo que ele precisa de ser processado. E esta é a questão que recentemente coloquei no PCManias Direct: Quem é que vai processar isto?
Não falando na questão ambiental que seria processar algo deste tipo, e que só cresce, fica a questão de onde vão estar as máquinas que vão processar a blockchain e quem as vai financiar.
Mas voltando às Skins, tal pura e simplesmente não é viável. Ninguém está a ver um Skin de pantera cor de rosa, que poderia ser usada em Fortnite, a ser usada no COD, ou está? Mas a realidade é que quem a comprou poderá sentir-se no direito de a usar, especialmente se os jogos vierem de uma mesma produtora.
E mais do que isso… as coisas tem direitos de propriedade intelectual e direitos de autor. De forma que dificilmente veremos skins a transitar entre jogos de produtores diferentes ou em plataformas diferentes.
Desengane-se assim quem acreditar que esta realidade poderá vir a ser como a pintam. Porque certamente não será, e se houver algum suporte inicial, ele rapidamente vai acabar por morrer!
Termino com um link para uma sequência de tweets de alguém que explica como este tipo de crenças não passa de mera utopia. O link está aqui.
OFF – Bomba! MS se preparando para comprar a Activision.
70 BILHÕES DE DÓLARES
https://twitter.com/Nibellion/status/1483430063504871431?t=mP3wsLDSqBzFbYenJpXhGw&s=19
Edit: é oficial:
https://news.microsoft.com/features/microsoft-to-acquire-activision-blizzard-to-bring-the-joy-and-community-of-gaming-to-everyone-across-every-device/
De duas, uma: Ou a Microsoft tá se preparando para virar multi e esquecer o Xbox, ou ela tá se preparando pra quebrar a indústria.
Ela acaba de destruir o PlayStation, André! A justiça tem que rever essas compras da MS
Destruir não digo, pois querendo ou não Sony e Tencent ainda são maiores que ela em games, mesmo com essa aquisição. Mas que isso tem que ser visto, tem. É monopólio. Nos EUA isso passa fácil, pois sabemos bem como os caras são nacionalistas lá. Eu quero ver se a união européia vai aprovar essa patifaria.
Apesar de eu não ligar muito aos jogos da Activision, isto é sem dúvida uma grande aquisição, e vai ter impacto na Playstation, agora não acredito que isto dite o fim da Playstation como alguns já andam a dizer, a marca está mais forte que nunca e à muito que trilhou o seu próprio caminho, o grande problema aqui é o COD mas a ver vamos.
Agora se for verdade que a Microsoft pagou 70 biliões de dolares pela Activision, acho exagerado, percebo o timing da compra uma vez que a empresa está em declinio, agora o valor acho um absurdo, o COD está a cair ano após ano, o Crash é porreiro mas a equipa anda a fazer COD, e a Blizzard o que resta é a casca porque o talento foi embora.
Por outro lado acho que isto até pode ser bom para quem tem uma PS5, isto força a Sony a dar o litro, o que acho caricato é isto surgir exatamente no momento em que muito se fala da resposta da Sony ao Gamepass, eu acho que a Microsoft percebeu que a compra da Bethesda não ia produzir o impacto esperado, pelo menos a curto prazo, e viu no declinio da Activision uma oportunidade para ter resultados mais imediatos.
Pode ser que a remodelação do PS Plus tenha outros contornos, pode ser que em vez de ter mais um custo associado, tenha o mesmo valor com muito mais conteúdo.
O que mais me intriga nisto tudo é que a Microsoft não é nenhuma instituição de caridade, está nisto para ganhar, e pergunto-me como é que raio é que vão conseguir recuperar todo este investimento, algo me diz que quando passar a lua-de-mel, a fatura vai chegar aos jogadores e não vai ser muito bonita.
Por que uma empresa que lucra mais por ano do que gastou nessa compra deveria ter que mandar a conta para os jogadores sobre algo que gerará receitas por anos e anos?
A conta cai sempre em alguém, uma vez que o Pai Natal não existe e qualquer investimento é sempre feito com a intenção de ser recuperado. E mais depressa cai quando o Core Business da Microsoft está longe de ser este.
Ninguém sabe se a divisão Xbox dá sequer lucro. E isso não porque não possa dar, mas porque a Microsoft nunca o revelou pois eles apenas falam em receitas, mas nunca em lucros. Depois porque mesmo falando de receitas, a Xbox gera perto de 12 biliões por ano, e aqui o custo foi de 80 milhões, ou 6.6 vezes mais. Mesmo sem contarmos os 7.5 biliões da Bethesda, serão precisos 7 anos para a Xbox atingir este valor ao nível das receitas atuais. Agora passa isto para lucros, e aumenta os 6 anos para o triplo (18).
Eu quase diria que com esta compra a Microsoft mete o pescoço na forca… os investidores vão querer resultados… e rápido. Porque se eles não aparecem, isto é gestão danosa.
As receitas dos games de celulares, Mário!
É um investimento a longo prazo onde os efeitos não são sentidos de imediato. Veja bem, o mercado ainda não sentiu nem a compra da Bethesda… o baque começará quando ela revelar o Starfield de verdade mostrando mais do que o lore da franquia, e dizer que as pessoas só podem jogar isso em um PC com Windows ou no Xbox. Quando a ID revelar o próximo jogo e disser o mesmo. Quando o novo MMO massivo da Zenimax Online não for ao Playstation… Agora imagina a Activision falar para aqueles milhões de jogadores que o próximo call of duty não vem pro Playstation, ou que os próximos updates e conteúdos do Warzone sairão só pra PC e Xbox. Eu particularmente hoje não gosto dos jogos da Activision como fui no passado. Meu último COD foi em 2015, não jogo Diablo desde o 360 e deixei de gostar do Tony Hawks pro Skater depois do Skate da EA, e nunca gostei de Crash, mas entendo que essa compra será enorme principalmente pela base do COD que deve ser muito maior hoje do que era em 2015. Os resultados virão como estratégia de longo prazo, a MS continuará lucrando muito como companhia e os acionistas ficarão tranquilos.
Eu acreditarei nisso quando vir. Porque foi a isso que a Microsoft nos obrigou. Eu de Starfield só vi basicamente o nome.
Quanto ao COD é realmente uma perda caso a venda seja aprovada. É um golpe sim senhor. E vindo da empresa que aprecia os jogos sem limites e diz que os exclusivos são anti consumidor.
Pessoalmente não compro um COD desde a PS3.
E digo mais… A Insomniac foi comprada depois. Já apresentou uma carrada de coisas, todos eles sucesso, e tem mais dois jogos já na calha, um dos quais para o ano, pelo que o esperar pela Bethesda está a ser cansativo. É bem bom que seja bom.
Vários setores dão lucro, 1 setor não se sabe(Xbox) aí pegamos 80bi do (provável) lucro total (já que se tem lucro é obvio que entrou mais $$ do que gastou) e gastamos no setor que não se sabe em que pé está..
Genial!!!!
A Sony anos atrás quase desaparece por fazer isso, pegar o lucro de outros setores para “investir” no que dá prejuízo.
É um investimento para ganhar market share, é uma aposta que uma empresa de 1 trilhão de dólares e que poderia sobreviver por algumas décadas mesmo se interrompesse o faturamento hoje pode fazer. Veja, a Sony NUNCA foi tão rica quanto a Microsoft é agora, nem em seu melhor período nos anos 90. Eles não tinham por onde se segurar, a MS não está dando um passo maior que a perna, na verdade ela realmente é absurdamente rica, de uma forma até difícil de compreender. É nível Google, Apple, Amazon e Meta.
tu acha que exclusivo não vende consoles so pq o playstation tem os melhores exclusivos que o xbox.
vcs tão sempre se doendo com os pontos fortes do playstation… tudo que vcs fazem é falar “não importa”
do mesmo jeito que PCzista fica todo dolorido por ai arrotando que “sonysta é arrogante” quase todo ano exclusivo de playstation leva melhor gráficos em cima das 3090TI que eles deliraram ter.
me diz uma coisa, exclusivo não vende consoles ou não importa, é a verdade ou apenas pq vc é fanboy da marca fracassada sem exclusivos? é a realidade ou vc defende o teu recalque?
Exclusivos importam para aquela parcela de pessoas que os compram, em números totais, importam muito pouco.
Vocês ainda não tem maturidade o suficiente pra lidar com dados e levam tudo pro lado dos seus sentimentos? Vocês são os fanboys, não percebeu ainda?
E és tu que dizes isso?
Recorda-me quando tu vinhas aqui dizer que a Xbox One teve mais exclusivos no lançamento que a PS4. E eu espetei-te com a lista dos jogos lançados em cada uma.
Calaste-te, foste embora. Passado uns tempos voltaste… com a mesma história.
Repeti a lista. Calaste-te e foste embora.
E voltaste de novo com a mesma história.
Uma pessoa que ignora os factos para poder insistir na sua lenga lenga é o que? Um isento?
Por amor de Deus, controla-te. Quem tem telhados de vidro não pode atirar pedras!
Ih rapaz, exposed.
Mas é complicado, quem advoga por marca vai argumentar de acordo com o que é conveniente dizer no momento. Contradição é mato.
ali em baixo falanram dos 150M de exclusivos vendidos pela sony.
o fernando arrotou “tem que ver o contexto”
sabe quem foi acusado de racismo e banido da internet e alegou “tem que ver o contexto”?
xbox milgrau.
é impressionante como esses caras são ovelhas da seita.
claro, 150M de exclusivos dá MAIS QUE UM EXCLUSIVO por console vendido.
e vai defecar essa demencia pra o Netflix, HBO Max, Prime Video. CONTEÚDO EXCLUSIVO É TUDO.
a MS gastou 70 bi e excluivo não importa, então ela vai lançar tudo no playstation?
caralho, vcs fanboys do xbox tem uma demencia lunática infinita
pq vc não aprende a calar a boca?
vc é um verdadeiro lunático, a realidade para vc não importa, vc tem potencial para ser um Fiel da Seita xbox milgrau.
e a máxima do lunático de internet, sempre projetando o delirio dele nos outros, sempre projetando as falhas deles nos outros, sempre acusando os outros de serem o que ele é e de fazer o que ele faz.
Do Phil:
I’ll just say to players out there who are playing Activision Blizzard games on Sony’s platform: It’s not our intent to pull communities away from that platform and we remained committed to that.
Vale o que vale… mas se querem passar nos reguladores, a não exclusividade ajuda.
Estás louco? A Microsoft responde a um grupo de investidores. A queda de valor da Microsoft por falta de receita seria catastrófica. Numa empresa dessas isso é a última coisa que se espera.
Como vai cair a receita da MS com uma aquisição dessas? A tendência é aumentar muito as receitas com vendas de jogos e serviços, além do contínuo crescimento do negócio do Azure.
Aumentar como?
Com a perda de quase 40% das vendas dos jogos da Activision que aconteciam na PS?
Como a Microsoft já recebia 30% das receitas em Royalties sobre o que se vendia na consola, a Microsoft ganha agora 30% mais.
A diferença é que antes a despesa com a criação dos jogos não era deles… e agora é!
As contas não são tão directas como dás a entender. Nem tão simples como eu acabei de fazer.
Galvão… nem tenhas dúvidas… E isso é que assusta! Alguém tem de pagar isto… e esse alguém são os jogadores. Não é com compras de 70 biliões e gamepass sirva-se o quanto puder a 15 euros, que isto se paga.
A parte farmacêutica da MS deu muitos dollars. 🙂
O que faz a Sony ser maior são os multiplataformas. Esse ranking é de market share, e o PLaystation depende muito de multis, perder um dos maiores de todos é um pouco complexo…
Os fatos do presente e passado recente dizem o contrário. O que faz Playstation ter a relevância que tem hoje são seus exclusivos. Ou vender quase 150 milhões de exclusivos em 3 anos não é relevante? Me aponte uma empresa multiplataforma que vendeu isso no Playstation em 3 anos?
Esses números sem contexto são um pouco estranhos, principalmente quando os rankings de jogos mais jogados do Playstation quase não tem jogos exclusivos de playstation. Quais são as fontes dessas afirmações? Tem quantos jogos dados em bundles nesses números? Praticamente desde 2017 é impossível comprar um console playstation sem 3 jogos exclusivos dentro da caixa. Eu não seria assim tão otimista sobre essa relação com os exclusivos, como nunca fui. Eu conheço mais pessoas que tem Playstation do que Xbox e a imensa maioria gasta suas horas em FIFA e COD. Por incrível que pareça, vejo muito mais variedade entre jogadores de Xbox, como por exemplo conhecer pessoas que jogam Sea of Thieves constantemente mas não tocaram em FH5 ou Halo Infinite.
Complementando, o quarteto que dominou a era PS4 XB1, FIFA, COD, GTA5 e Fortnite, sendo esse último o mais famos entre as crianças.
Como assim sem contexto? De 2018 a 2020 foram vendidos quase 150 milhões de exclusivos Sony. Quem vende isso na plataforma? É a fonte oficial Sony. Bundles? Haahahah não, não vou responder aqui narrativa de flamewar… pelo amor de Deus.
Como assim impossível encontrar sem bundles? Eu revendo consoles e bundles que vendi foi meia dúzia até o presente momento. A verdade é que bundles só foram bombar de 2020 pra cá, último ano do ps4 e são esporádicos. Aposto que não representam nem 10% do total de vendas dos jogos. E consoles com bundles são vendidos mais caros. Querendo ou não, apesar de ter descontos nesse mercado, ainda se lucra nos jogos.
Não sei de que forma você revende consoles, mas desde 2017, todas as caixas de Playstation 4 possuem 3 jogos exclusivos da Sony. Isso não é argumento de flamewar, é realidade.
https://www.casasbahia.com.br/console-playstation-4-slim-1tb-mega-pack-3-jogos-fantasticos-ghost-of-tsushima-god-of-war-ratchet-clank-psn-plus-3-meses-55025984/p/55025984?utm_medium=Cpc&utm_source=GP_PLA&IdSku=55025984&idLojista=10037&utm_campaign=game_smart-shopping&gclid=CjwKCAiA55mPBhBOEiwANmzoQjviG9nQc5ufLXZoNTKVWAjA9BT4TUNh9VLAVexhabbGmlj9BGk5PRoCuBUQAvD_BwE
Não se compra Playstation sem jogos a anos, com exceção do PS5, que além de recente, é uma lenda. Nenhuma oferta oficial de console Playstation não possui 3 jogos.
Quantos milhões de consoles PS4 a Sony vendeu de 2017 até hoje? Quantas cópias foram vendidas do The Last of Us Part 2 que não entrou em bundles?
Os números da Sony parecem arbitrários e fora de contexto assim como a MS faz para divulgar seus resultados com games. Dos 25 milhões de assinates do Games Pass quantos são pagantes? Se fossem todos pagantes de GPU, isso geraria faturamento de $4,5 bilhões de dólares/ano.
Não, não é a realidade. Desde 2015 revendo consoles e nunca foi assim. Bundles dominaram de 2020 pra cá.
E Tlou 2 não entrou em bundle algum até agora. Só em edição especial de console.
Como disse, não sei como funciona o seu negócio, mas faz anos que não existem ofertas de venda de consoles PS4 no mercado oficial sem jogos na caixa, lá em 17 ou 18 começaram com jogos mais antigos como remaster de um god of war que não lembro qual foi, Uncharted 4 e Horizon Zero Dawn, e hoje em dia tem jogos mais recentes como Ghost of Tsushima.
Nos últimos 3 anos(2019, 2020, 2021), nenhum PS4 vendido estava sem jogos na caixa, mas creio que em 2018 essa já era a realidade do console.
Uma coisa que pode causar confusão também é diferença entre estoque e produtos enviados pela Sony. Quem vende estoque velho de 2016 e 2017 não entra nas contas dos produtos fabricados entre 2018 e 2021.
Não, cara, não faz. Me prove que faz e pare com essa narrativa mentirosa.
Me prove você que não é assim, me mostre várias ofertas de consoles disponíveis que não contém jogos da SOny na caixa. Quantos consoles a SOny vendeu de 2017 até agora, 40 milhões? Por quantos consoles o seu negócio responde. O quanto você acha que seus números são equiparáveis à de grandes varejistas como a Amazon?
Provavelmente a última oferta de console PS4 que não está em um bundle que eu achei, data de 2018…
É claro que existiram vendas legítimas de jogos da Sony no período também. Veja por exemplo como a Sony teve uma jogada genial ao surfar no sucesso do Spider Man participando dos filmes recentes da Marvel. Veja como o último filme fez as vendas do jogo voltarem a subir. Mas 150 milhões não foram vendas legítimas, tem muito bundle aí e tem muito jogo a venda no Ebay, no Mercado Livre, na OLX.
Kkkkk… só por Deus. O que seriam vendas legítimas? Consoles com bundles são sempre mais caros que sem bundles. Eu estou te dizendo que comercializo consoles. Agora a oferta é de bundles, pois desde 2020 isso virou padrão. Obviamente é o último ano do ps4 e onde baixou a demanda e se aumentou a oferta. Por que raios você acha que eu mentiria sobre isso? Bundles foram esporádicos durante a geração toda, principalmente após 2017. Mas eram ofertas de uma vez por ano e que esgotaram sempre rápido, voltando ao modelo tradicional logo na sequência. Acredite no que quiser, não vou aqui ficar discutindo com um cara que tá chutando coisas, sendo que trabalho com isso e sei muito bem como funcionou e funciona. Abraço.
Em tempo: Levantou da cova hein? Após meses hibernando por ser refutado com seus comentários que o SX seria muito superior ao ps5 e os fatos não concordarem com voce, agora voltou emocionado com a aquisição da Microsoft. Ainda tem coragem de chamar outros de fanboy. Pfff
Exato, o bundle começa a ficar mais popular justamente quando a plataforma começa a decair seu potencial de venda.
Recentemente vi um relatório no vgchartz onde o PS4 vendeu cerca de 2 milhões de unidades em 2021, 8 milhões em 2020, 14 milhões em 2019 e 18 milhões em 2018.
Então com essa queda mais acentuada em 2020 e 2021, os bundles começam a ganhar força para que a oferta se mantenha atrativa. Mas é provável que representa uma margem pequena perto do tanto de consoles que já foram vendidos ao longo dos anos.
O VG Chartz geralmente não está atualizado.
Com relação ao último trimestre de 2021 não, pode ter diferenças. Mas com relação aos demais períodos sim, porque a Sony divulga os números em seus relatórios.
“tem que ver o contexto”
xbox milgrau no flow podcast
tá aprendendo bem heim minion?
Destruir a Playstation?
Oh Edson que drama.
Acho que se a Microsoft fizer mais uma compra destas ai sim a ”autoridade da concorrência” entra em cena.
Se é que isto vai ser aprovado. Mas infelizmente as entidades são muito mornas… deixam passar tudo!
E qual é o problema em ser aprovado? Já falaram aqui mesmo nós comentários que mesmo com aquisição a Sony ainda é maior. Está só diminuindo a diferença. Se fosse o contrário, a Sony adquirindo, aí sim que teria que ser barrado.
A questão sobre se será ou não aprovada nem sou eu, nem tu a dizer. Serão entidades devidamente competentes que irão analisar se tal é anti concorrencial ou não.
A Sony não é maior que a Microsoft. Tem menos dimensão, menos capacidade financeira, menos equipas.
O que ela tem são equipas competentes e com enorme capacidade de trabalho. Mas isso meu amigo… Cultiva-se, não se compra.
O contrário não só não aconteceria, como seria analisado pelas mesmas pessoas, com os mesmos critérios. Se tal é ou não anti concorrencial e/ou danoso para o mercado.
Não há drama, José! Eu olhos os atos e o que ela quer é óbvio. Ela comprou a Zenimax, agora a Activision Blizzard e vc acha que parará por aí? Se a lei antitruste não fizer algo, ela vai comprar a EA, Ubi, etc… Eu não curto a maioria dos games dessas empresas, mas como diz o Medeiros acima, a Sony é sobre esses games multiplataformas e Tirando isto do PlayStation, ele sangrará e muito!
A MS não destruiu o Playstation mas ela acabou de minar bastante da base do console principalmente se ela resolver que os próximos CODs serão exclusivos. Entra ano sai ano, as pessoas dizem que o COD está afundando mas na verdade elas estão se baseando só em notas do Metacritic. Esses são sempre dos jogos mais jogados de ambas as plataformas ao lado de FIFA, GTA e dos Free to Play.
Fernando nisso eu tenho que concordar com você a Sony esta minada depois da compra da Zenimax e agora da Activision.
Destruir não acredito, mas acredito que muitos não vão comprar uma consola que não tenha o COD.
Creio que parte das duas, primeiro pode ser que tente bloquear franquias na concorrência, tipo o CoD, caso não surja efeito ela vira multi e deixa o Xbox.
Tem uma coisa que creio que já falei mais de 1x por aqui, streaming é o futuro, todos sabemos disso, mas vamos pegar a MS de 2 a 3 anos atrás, caso o streaming estivesse valendo, o que a MS tinha para oferecer para alavancar o seu serviço? Forza, Gears, Halo e alguns outros, contra um possível serviço da EA, um possível serviço da Ubisoft, um possível serviço da Activision…..
Voltando para o presente se o Streaming estivesse valendo hoje ela já teria os jogos da Bethesda, a Activision e as demais franquias originais MS, um catálogo bem melhor né?
Por isso vejo que estas aquisições são para se garantir no futuro, se destacar com um serviço de streaming com jogos de peso.
Em algo vazado a pouco tempo, havia alguma estratégia por parte da Sony sobre aproveitar oportunidade de aquisição de bons estúdios em crescimento antes da consolidação da industria. Aparentemente as big techs irão varrer a indústria. Creio que Amazon e Google ainda estão muito devagar, acho que a Tencent vai tomar o lugar deles, e isso não seria mal do ponto de vista multiplataforma.
Exacto… Porque a Activision é um golpe em toda a concorrência.
70 biliões… Phonix… Primeiro que pague isto…
Vamos lá a ver se a compra é aprovada…
Dependendo de como a Sony interpreta isso, pode ser uma boa noticia. Se focarem naquilo que sabem e perceber que não tem como competir diretamente contra o dinheiro da Microsoft. A tendência correta seria focar nos que tem de melhor, seus games e esquecer esse negócio de assinatura. O público sempre vai existir, basta não ser ganancioso.
Vi um comentário a dizer que o valor de compra foi 10x mais que o da Bethesda
Sim, custou 70 bilhões de dólares!
Agora me toquei de uma recente notícia, de poucos dias mesmo, em que a MS estava a falar que mudou a opinião sobre os escândalos da Activision….
Eu vou entrar no campo da teoria da conspiração, para mim é muito estranho como a história está se repetindo, digo a Zenimax teve escândalos envolvendo os chefes das divisões, ai pouco tempo depois vai a Microsoft e compra, depois a mesma coisa com a Activision e olha só a Microsoft vai lá e compra, para mim é tudo muito estranho.
Outra compra desse nível é extremamente prejudicial a indústria de um modo geral e a Sony vai acabar em maus lençóis de uma forma ou de outra, espero para o bem da indústria que essa compra seja impedida.
pensei nisso ao escrever o comentário, porém vamos ver como vai ser na 3ª compra de uma grande produtora, se a MS comprar após um escândalo aí é motivo para deixar todos atentos!!!
Estou um pouco fora dos games há alguns meses e com essa notícia vi muitos comentários falando que a Sony quebra e outros de que a aquisição da MS seria benéfica para a Sony. Na minha opinião essa aquisição pode acarretar em algumas mudanças na Sony que podem beneficiar os gamers, entre estes o provavel novo serviço da Sony, conhecido como Spartacus, pelo que li brevemente ele terá níveis de assinatura, com essa aquisição pode ser que ocorram mudanças, deixando o valor do serviço mais em conta ou até mesmo nem cobrando nada. Um outro ponto foi que se ouviu o mesmo após a aquisição da Bethesda pela MS e hoje a Sony ainda está firme.
Então é esperar e ver o que vai acontecer, há tempos vejo falaram que um dos próximos passos da Sony não é a aquisição de um dos grandes e sim algo como uma parceria, muitos falaram da Take-Two, eu acho que a Epic.
Sim e não Daniel… Eu teria receio com uma Microsoft com monopólio após este tipo de pagamentos. Repara que a Microsoft é capaz de tudo para garantir a eliminação da concorrência. Lembra-me de um exemplo quando a Microsoft comprou a Nuance Communications. Pagou por ela 16 biliões.
Sabes quanto é que a Nuance estava a apresentar de lucros anuais???
7 milhões…
Ou seja, a Microsoft pagou pela empresa o equivalente ao lucro que ela obtém em 2285 anos.
Alguém acredita que isto foi uma compra vantajosa? Claro que não… a ideia foi retirar a concorrência do caminho para obter o domínio do sector. E aqui é a mesma coisa!
Depois vemos o tio Phil a dar entrevistas a dizer que a Sony vai acabar por fazer igual à Microsoft e lançar os jogos no PC no dia 1… Ele sabe que isso não vai acontecer, mas com isso deixa os jogadores indignados por tal não acontecer.
70 biliões… meu Deus… Quando a conta disso cair, os jogadores vão chiar valentemente… Eu pessoalmente é que não me meto lá!
Nem tu nem eu, agora aproveitei uma promo do gamepass para o Windows, 1€ por 3 meses, quando acabar, acabou, o PSNow nunca assinei, nem o trial de 15 dias usei, enquanto houver uma Sony e uma Nintendo que me for dando o que eu quero, eu alinho, quando isso deixar de acontecer, tenho literalmente centenas e centenas de jogos para jogar.
Entretanto vou ligando os pontos e agora percebo as palavras da Sony em relação a querer apostar em jogos MP, a própria Naughty Dog está muito empenhada no MP do TLOU2.
O Phil Spencer é aquela base, nunca me enganou, é um demagogo de primeira e é um artista na forma como manipula não só a audiência como os media, não me admiro nada que dê uma entrevista a dizer que comprou a Activision porque a queria salvar do lodo em que estava metida, a hipocrisia deste senhor é tanta que chegou a dizer que estava incomodado com a situação na Activision e que ia repensar a sua relação com eles, mas mantém o Bobby Kotick na mesma como CEO…
Outra coisa que notei é que na sua maioria, os IP da Activision são MP e de fácil monetização, e a julgar pelo Halo Infinite, o futuro é este, na sua maioria jogos MP com muita monetização, e para pagar uma fatura destas, tem que ser mesmo muita monetização, o que me deixa triste por dois motivos, um deles é que isto é deveras preocupante, o outro é que com todo este dinheiro gasto, a Microsoft já tinha montado uma rede de estudios de luxo.
Agora resta saber o que é que a Sony vai fazer em relação a tudo isto, é bom que crie valor com o Plus, e que nos mostre jogo após jogo porque é a lider de mercado.
Eu poderia indicar algumas formas que a Sony tem de atacar onde lhes dois, mas não o vou fazer porque me pretendo manter neutro nesta conversa.
Eu só digo que havia formas de a Microsoft ficar bem preocupada com o balurdio de dinheiro que investiu.
Agora fiquei curioso e gostava que desses a tua opinião, é assim tão descabida que ponha em causa a tua neutralidade?
Uma coisa é certa, a Activision acabou de perder muito do seu valor, uma vez que uma fatia significativa das suas vendas, quiçá a maior, vinha da PS e fica limitada à consola que menos vende e ao PC onde abundam os cheaters.
Uma questão interessante é, e se o COD perder a sua relevância?
Como iriam justificar todo este dinheiro gasto?
Nada justifica investir 70 bilhões nisso. Com esse dinheiro eles poderiam fazer muitas coisas melhores do que fazem hoje. O fato é que tem algo aí pra acontecer e a MS está se enfiando até o pescoço para ver se a divisão Xbox decola. É o desespero batendo na porta. Como o próprio Nadella disse: All In nos games. Ou vai ou racha! Simples assim.
Se fores a ver a Microsoft gastou 70 biliões com um único intuito. O de tirar os jogos da Sony.
E isto porque tudo o que a Activision produzia já suportava a Xbox.
E repara que isto acontece numa altura em que o Phil Spencer enche a boca a dizer que é contra os exclusivos e a favor da quebra de barreiras das plataformas. Isto vai claramente contra tudo o que ele diz defender, mas lá está. É contra os exclusivos porque não os tinha, e é a favor da quebra de barreiras entre plataformas porque o Depois é deles.
Nada que já não tivéssemos visto com o Crossplay. Eram contra quando estavam na mó de cima. Criticavam os outros quando passaram para de baixo.
Isto é o tipo de coisas que vejo na política. E lá, tal como aqui, acho reles.
Eu não vou escrever algo que seja defensor de um dos lados. Tenho ideias de como a Sony pode deixar a Microsoft com as calças na mão, mas também sempre tive ideias de como a Microsoft podia fazer o mesmo à Sony.
Se nunca referi nada antes, seja para um lado ou para o outro, porque o faria agora?
Então diz de ambos que ninguém pensa mal de ti.
Tambem gostava de saber o teu ponto de vista dos 2 lados. Poderia ser uma publicação diária 🙂
Minha ou do Mário?
Mário
Podia fazer uma matéria sobre isso Mário, e vamos ser sinceros, a Sony se quiser ser competitiva daqui a 10 anos vai ter que comprar no mínimo uma ou duas publicadoras no Japão, se ela não fizer isso, vai arriscar que outras comprem mais publicadoras e vai vai sony, porque só com os jogos dela, e agora a sair no PC, ela no futuro não é com com os seus jogos que se vai manter, por exemplo, basta o cod não sair para o playstation e só ai perde balúrdio em roialitis, seja a nível de venda ou de microtrasações.
Nem digo comprar as publishers, mas se ela comprasse, por exemplo, todas as ips da Konami já seria um incremento absurdo.
Para? Basta uma parceria assinada. Sai mais barato.
Sim, mais barato, mas a IP nunca seria dela. Nesse caso, não acredito que custaria tanto assim, pois a Konami nem quer saber mais dessas ips mesmo. Ter Castlevania, Silent Hill, Metal Gear (agora que Kojima tá bem próximo da sony) seria bem melhor do que apenas uma parceria, que querendo ou não é temporário.
O temporário ou final é cada vez mais irrelevante. O que conta é a exclusividade no momento. Há tanto IP que foi um sucesso e está no esquecimento que poderia ser recuperado. A realidade é que, cada vez mais novos IPs são relevantes. Um COD por exemplo, é um grande jogo. Um Battlefield é um grande jogo. Mas será que valem pelo nome? Na realidade valem pela jogabilidade, e se tu és capaz de recriar isso, então também podes criar um novo jogo concorrente de igual qualidade.
A MS acaba de comprar a Activision Blizzard!https://www.eurogamer.net/articles/2022-01-18-microsoft-near-deal-to-buy-call-of-duty-maker-activision-blizzard-report
Se não me engano, é a maior aquisição da MS de todos os tempos, maior que Bethesda, Linkedin, Github, Skype, ou qualquer outra aquisição que a Microsoft já tenha feito.
Para investir esse valor colossal de 70 bilhões na Activision, está claro que existe um gigantesco projeto de poder sobre a indústria gaming, principalmente no que diz respeito à expansão de assinantes (Gamepass/Xcloud). A Microsoft de fato aposta no formato de streaming, e por enquanto mantém as alternativas via consoles porque ainda existe uma grande quantidade de consumidores que preferem esse formato.
Vamos racionalizar aqui, são quase 70 BILHÕES de dólares, quase 10x mais dinheiro investido que a aquisição da Bethesda. E o objetivo não é meramente “tirar Call of Duty do Playstation”. É muito mais do que isso, é colocar essa IP toda no serviço day one para aumentar em muito a quantidade de assinantes do Gamepass, principalmente nos EUA que são um grande consumidor dessa IP. Lembrando que todo ano tem Call of Duty, ou seja, todo natal terá novidade.
A Microsoft já divulgou 25 milhões de assinantes no gamepass, provando que boas entradas no catálogo (Forza Horizon 5, Hades, etc.) favorecem o crescimento do serviço. Com Call of Duty no gamepass, creio que o projeto de ambição é muito maior, talvez na casa dos 100 milhões de assinantes nos próximos anos. Eu não sei se irão conseguir, mas o objetivo dela certamente gira em torno disso.
E do lado do Playstation? Creio que a resposta não necessariamente deve vir em anúncios de aquisições. Mas principalmente em CONTEÚDO. Se possui remake na manga, que anuncie. Se possui uma reformulação total no serviço PS Plus/PS Now, essa é a hora de mostrar. Se o PSVR2 é realmente tão superior às alternativas de VR do passado, que mostre esse diferencial do produto. Claro que não precisa mostrar tudo no dia seguinte, mas certamente vão se mexer. Provavelmente a Sony conta com um grande aumento nas vendas produtos Playstation (consoles, jogos, acessórios) devido aos lançamentos de jogos que estão por vir nos próximos meses. E a Microsoft obviamente vai colocar Call of Duty e outras potenciais IPs (Crash bandicoot 4?) no Gamepass em fevereiro, no mais tardar março, visando vender mais Xbox e angariar assinantes.
Então será interessante ver os passos nos próximos meses. Começo de geração, pessoas ainda escolhendo plataformas para se adquirir, nova base de jogadores sendo montada. 2022 certamente será um ano em que muito conteúdo será revelado, empresas se mexendo. Então espero que no final vejamos conteúdo interessante para nós jogadores.
Carlos, enxergo isso como um Dumping claro! Ao meu ver, é a MS tentando destruir a concorrência. Me parece que ainda não poderão colocar os games day one no serviço nesse ano, pois o negócio tem que ser concretizado, mas ao meu ver, está claro o que ela quer e concordo totalmente contigo!
Segundo relatos a Playstation continuará a ser suportada, com excepção de alguns casos.
Falta agora saber é se a Sony vai querer jogos deles…
70 bilhões daria para comprar vários outros estúdios e IPs que fazem sucesso na nossa bolha gamer.
Mas por que tudo isso na Activision? É óbvio que o foco está no Call of Duty. A Microsoft obviamente sabe que não adianta ter um serviço recheado de jogos nichados que mais servem para fazer número para o grande público.
Call of Duty provavelmente é uma das IPs mais populares do mundo, principalmente nos EUA. O marketing em cima do serviço será enorme. Então para a Microsoft mais vale o novo Call of Duty day one em todo final de ano no gamepass do que várias outras IPs somadas. Porque o objetivo é atrair o grande público, e não apenas a bolha gamer.
Sim, atrair o grande público que é maioria e está no COD que é um jogo popular, gameplay fácil, com baixo tempo de aprendizagem e baixo time to kill no multiplayer. É o Shooter popular de fácil aceitação pelo grande público que o Halo e o Gears of War não são pela maior necessidade de domínio de habilidades. Veja, o Ronaldo fenônemo faz stream de Warzone e até ele parece ser bom jogador nisso. O próximo passo para popularidade está mais fácil ainda, seria garantir o FIFA mais atualizado no Gamepass no lançamento, uma vez que hoje o FIFA já está incluso no EA Play do GPU mas a última versão demora alguns meses para chegar.
Exatamente!!!! Acho que isso vai impactar muito nos EUA.
Tomara que esteja errado, mas acho que a Microsoft vai acabar com a indústria, isso vai ser cobrado dos jogares a longo prazo, mágica não existe e a MS precisa de lucros inclusive a sua divisão Xbox, veremos quais studios irão sobrar depois dessa aquisição, pois 70b pago para adquirir e mais o custo pra manter tudo isso, veremos até quando a MS segura o prejuízo, outra coisa, Activision é muito grande e importante na indústria jogos com base de fã gigantesca vejo COD, porém a PS tbm é importante pra Activision, veja quantidade de jogadores de cod no Xbox/PC e quantos tem na plataforma da Sony….bom veremos o que será daqui pra frente..
A sony vai ter dificuldade em lutar contra os bolsos da MS. Nenhuma consola de mesa consegue viver apenas de exclusivos, e a este ritmo a coisa pode ficar complicada.
Sabes Eraser, digo-te isto porque és português.
Esta guerra faz-me lembrar uma minha conhecida. A do Sport Lisboa e Benfica vs Futebol Clube do Porto.
O Benfica é o clube dos milhões, o Porto anda na bancarrota. O Benfica é o clube dos Portugueses, o Porto é o clube do Norte. O Benfica gasta 100 milhões em aquisições. O Porto gasta algumas dezenas em alguns pois está sob Fair Play Financeiro. O Benfica ocupa 99,9% do tempo dos programas desportivos. O Porto a ser falado é uma sorte.
E isto é a mesma treta desde sempre!
Mas quando vamos ver, o que vemos? O FC Porto campeão Nacional, Campeão Europeu, Campeão Mundial. O SLB… a prometer que para o ano é que é!
Desculpa se com isto te “toco”. Não sei as tuas preferências clubísticas, e nem sequer pretendo aqui falar de futebol, mas a realidade desta guerra é o que é, e é comparável ao que vemos aqui… E isto só prova que o dinheiro não é tudo… é previso fazer as coisas bem.
Mas sim… o dinheiro da Microsoft pode complicar as coisas. Agora como já referi, qualquer investimento é para ser pago. E alguem tem de pagar a conta.
O que as pessoas não podem acreditar é que investes 70 biliões numa área de negócio e que serão as outras àreas a pagar a conta. Não… a Xbox vai ter de render… dê lá por onde der!
Adorei o texto sobre os clubes de Portugal. Não sabia disso.
Por enquanto são 25 milhões de assinantes. Claro que esse número deve crescer, mas para um investimento de 70 bilhões de dólares, quantos assinantes a MS espera angariar nos próximos anos? 100 milhões? 200 milhões?
E se passar 3 anos e esse número subir de 25 milhões para *por exemplo* 40 milhões? Talvez para ajudar a acelerar esse payback alguns os jogos se manterão vendendo em outras plataformas.
Sr Mário , essa história dos milhões é recente e a culpa é do pdc e filhos … Porquê o porto desportivamente e financeiramente dominou de 1995 a 2015 e em vendas também mas gestão ou roubo levou o clube a situação atual e felizmente temos lá o Conceição e o pinto para apesar da falta de dinheiro termos futebol e uma boa equipa.
Porquê a questão é aonde está o dinheiro de anos e vendas de sucesso consecutivos.
Quanto a compra é astronómica, uma empresa de 2 trilioes pode fazer disto, até podiam comprar 20 activisions que ainda sobrava dinheiro, uma empresa colossal pode fazer compras colossais, quero ver agora os acordos da sony no cod.
Quanto ao futebol não vou discutir. O Benfica sempre foi o clube dos milhões não o Porto. O Porto safou-se com vendas, que desfalcavam a equipa.
E fico por aqui.
Quanto às Microsoft, ela é uma empresa multi facetada. Tem basicamente empresas dentro da empresas, é um conglomerado.
Todas as empresas ou secções produzem os lucros globais, mas todas elas tem de ser auto suficientes. Podes pegar nos lucros de uma para investir na outra, mas não a vais sustentar. Ela tem de render e fazer valer o investimento.
Isso vê-se na histôria. Por exemplo, e há muitos, com os smartphones a Microsoft podia ter dominado tudo. Tinha o dinheiro para isso para isso e muito mais. Podia ter comprado mais empresas e mais tecnologia. Mas fechou tudo… Porque investiu… E não teve sucesso. Logo como o investimento não teve retorno, fechou.
A consola não é diferente. Apenas o é na cabeça dos fans.
Ex-clusivos né amigão.. EX-CLUSIVOS…
A Sony criou a tempestade perfeita:
✓ 1) Abrir mão de sua base para o concorrente. (Croosplay).
✓ 2) Abrir mão de seu único diferencial para o seus concorrentes.(exclusivos).
✓ 3) Perder os multiplataformas mais vendidos do seu console para o concorrente.
Kkkkkkkkkkk… Tá o pior que o 7×1 da Alemanha no Brasil!
Vai Phill!!!!!!!
O 2 e o 3 não se conretizam. Quem joga em console não vai migrar pro PC, a comodidade e facilidade do console é imbatível, bem como sua melhor proposta de valor. E o 3 aconteceria se a MS comprasse a Take Two e a EA, aí sim a coisa fica estranha e o destino da Sony seria seguir os passos da SEGA uma vez que o faturamento cairia muito e seria difícil manter suporte a um console de hardware caro só com exclusivos.
Nunca percebi essa da comodidade, podes usar comando e ligar á tv.
O PC sempre foi caro, hoje então é demais. Muitos dos que jogam consola acham 500 euros muito por uma consola. Agora imagina cerca de 2000 euros por um pc semelhante para jogar.
Uma coisa é certa esta aquisição terá que ser aprovada. E se a bethesha demorou, está pode nem ser aprovada. Devido ao intuito de se criar um monopólio e prejudicar as adversárias. Portanto, não me admira nada a mesma não seguir em frente.
Exclusivos são exclusivos e não precisam de ser vitalicios. Ao fim de 2 anos já serviram o seu propósito. Claramente não sabes do que falas, ou falas por falar.
Realmente não sei o que falo fui eu a pagar 1/4 de 1 salário mínimo em God of War com o selo only on PlayStation na capa…
E sou o mesmo a ver meu amigo a jogar via Torrent completamente de graça!!!
A Sony enfiou o pé na poça… não ela mergulhou de cabeça!
Eu voto com a minha carteira, meu irmão trabalha no Carrefour já me arranjou umas 3 unidades da PS5 para comprar e não as quiz.
A Sony só não está mais lascada por causa da febre dos Bitcoins, se fosse em 2013 esquece, eu nunca compraria uma PS4!
Nunca!!!
E sendo o mais sincero que consigo, tomara que a Microsoft compre logo a Rockstar e a Ubsoft, Square Enix e Capcom…
Vai Phill
P.S. agora a Microsoft tem toneladas de exclusivos…
Vai Phill
Mas quem diz que quantidade é qualidade??
Sinceramente não percebo estes comentários e estas guerras.
A Microsoft está com uma atitude agressiva de mercado, para ter posição e crescer. Vamos ver até que ponto é legal e se a mesma é aprovada. Porque tentar criar um monopólio não e legal.
A Sony simplesmente está a aproveitar a rentabilidade dos jogos que já esgotaram todo o seu potencial nas consolas. Não só permeti mais rentabilidade como atrair um novo público alvo para a ps5.
Mas para quem crítica a posição da Sony. Nem sei como apoias a MS.
Queres que te diga a Sony se desfez dos seus exclusivos por si só já é a pior coisa que eles poderiam fazer, mas desgraça pouca é bobagem, logo depois a Microsoft compra os jogos mais vendidos do PlayStation!
Preciso dizer mais.
O motor da Sony é o PlayStation, se não o fosse eles teriam falido em 2013, mas vai lá dona Sony jogue seu motor fora, não bastante jogue seu combustível fora também…
Agora diga que não é a pior cagalhada de todos os tempos!
Qualquer época eu diria beleza, mas God of War só no PlayStation…
Agora amigo e só olhar a descida ao fundo do poço, e eu acho é pouco!
Vai Phill
Isso, que continue comprando tudo e transforme o mercado de games apenas em Battletoads, halos infinites, forzas, Gears… descendo de qualidade, como estamos vendo ao longo dos anos. Vai ser vantajoso demais ser gamer nesse futuro. Só que eu e muita gente que gosta de qualidade caçará algo melhor pra fazer do que jogar nessa lixeira imunda de jogos sem alma alguma.
Amigo até você vai ter que logar na Xbox.. E se reclamar a Microsoft compra você também kkkk
Eu posso logar a hora que eu quiser, pois revendo games. Só que geralmente eu não consumo produto de baixa qualidade e aí a Microsoft se destaca no mundo gamer. Arranjo outra coisa pra fazer se ficar só a Microsoft de grande nesse meio. Eles querem o casual, tô fora.
A conversa era exclusivos. Daqui a nada estás a contar histórias da tua avó.
E depois acho muito engraçado como tu dizes que a Sony não tem exclusivos porque os colocou no PC, mas concluía dizendo que a Microsoft agora tem muitos. A Microsoft que os coloca no PC também… E ainda por cima Day One.
Claramente a conversa está biased, pelo que fica por aqui.
Engraçado porque a Microsoft não tinha como alimentar o Gamepass com seu jogos Dayone, mas lá está tens razão… Lançar ela pode até lançar no PlayStation, mas comparar com os ter no dia de lançamento, por 1 dólar no Gamepass…. Por favor.
E já estava me esquecendo, porque da última vez que me lembro, a Microsoft era dona do Windows… Logo… Lançar no PC é por consequência lançar na plataforma Microsoft, Directx e etc
Amigo… na quarta classe aprendemos a somar.
A despesa já cá está… a receita não! Cada divisão tem de ser autónoma e igualmente lucrativa. Andar a tapar os buracos de uns com as receitas de outros não funciona.
A conta está na mesa. Agora é preciso paga-la. O planeta tem 7.9 biliões de pessoas, sendo que o mercado das consolas ronda os 200 a 300 milhões.
Se fizeste a quarta classe, facilmente fazes as contas.
Pah este meu último..
A Microsoft desde quando entrou no mundo dos games foi o que foi. Não sou eu a dizer são fatos, é difícil dizer se um dia a divisão foi rentável. Certamente agora é que não é. Mas o fato é que a Microsoft está a se lixar para isso. Se fossem desistir já o tinham feito na Xbox One.
Enquanto existir a possibilidade de que um dia, tudo passar pelas mãos deles (como é no Windows) eles vão assinar todos os cheques.
Tão simples quanto isso. Aposto uma nota que antes da Activision se eles não foram atrás da Rockstar Ubsoft e etc… E digo mais não me surpreenderia algumas outras publishers não jogarem um número tão grande quanto a Activision e a Microsoft respondendo. “Ok nós pagamos”
Esses são negócios de bilhões eles não ligam daonde vai sair o dinheiro simplesmente porque der por onde der o retorno é garantido.
70% de cada Cod vendido na PlayStation e no PC e no Android/IOS ou 100% na Xbox ou 1% no GP… Para eles não importa. O que eles querem é que agora tudo passe por suas mãos.
Imagine lá a reunião para compra da Activision o Satya Nadella sentado na ponta da mesa e todos a reportarem seus lucros trimestrais da empresa de um trilhão de dólares..
O Satya olha para o Phil e diz: “por que está triste Phill?”
E o Phill responde: “mesmo a 1 dólar, só temos 25 milhões de assinantes”
Ele faz uma conta rápida na sua cabeça e reponde: “pode gastar o nosso lucro desse mês Phill, e só avisar o jurídico antes”…
E desistiram na Xbox One… A consola foi a reunião de acionistas com a proposta de ser vendida. E isso só não aconteceu por mero timming. É que antes de ir, o Steve Balmer foi deposto, e o novo CEO o Satya resolveu segurar a consola por mais uns tempos.
A questão que referes depois é que isto não funciona assim. Eu não é por ter dinheiro que mando ou compro tudo e todos. Os reguladores existem para isso mesmo, para verificar que a livre concorrência e igualdade de oportunidades existe.
Isto evita que os ricos e poderosos oprimam os mais fracos. Algo que certamente todos compreendem.
Quanto ao retorno garantido… era bom era! A vida é feita de ganhos e perdas. Para a Microsoft os ganhos tem sido maiores que as perdas, o que lhes permite crescer. Quando o contrário acontece, há retração. É o que se chama de “a vida”.
Quanto à ultima frase falta só o Phil dizer:
– “Que lucro Satya? Os nossos relatórios nunca mostraram haver lucro… apenas falam em receitas. Como é que eu sei que há lucro?”
[OFF] Aqui deixo só uma frase de reflexão:
A empresa gasta quase 77 bilhões em 2 aquisições, mas não consegue fazer ter mais unidades de Series X à disposição alegando sempre falta de componentes….(milagrosamente a Sony consegue constantemente colocar unidades de PS5 à disposição)
Uma coisa não tem a ver com outra, e á falta de componentes em muita coisa, não só nas consolas.
A MS não deve andar interessada na series X, quer é subscrições e para isso a series S e pc servem.
A series x, com aqueles 10gb de ram 320bit e uma Gpu de 52 CUs deve dar um bom prejuizo por cada series x vendida a 499 euros.
Como que não tem? A MS vive falando que a falta de Series X é devido a falta de componente, porém a Sony consegue colocar mais unidades a venda com a mesma falta de componentes.
Entretanto você foi no ponto que eu queria que chegassem, essa de ficar justificando a falta de estoque devido a falta de componentes é balela, aos poucos ela está deixando o hardware para se focar nos serviços. Dos 77 bilhões em 2 aquisições você não acha que se pegasse uma parte desse valor e colocasse na indústria de componentes logo não iriam surgir mais unidades ou o todo poderio financeiro só funciona no investimento de software??
Consegue colocar mais porque o foco da Sony é no console. Em 2020, enquanto a Sony encomendada 80 mil bolachas de silício para consoles, a MS encomendava 40 mil para dividir entre servidores, SS/SX.
E de cada bolacha sai muitos SS, alguns PS5 e poucos SX. A MS deveria ter colocado mais bolachas na SS devido ao maior numero de APU por cada uma.
Pois aí que não faz sentido…
Ela precisa de APUs para o Xcloud
Então ela dimensionou o Xcloud + Xbox com metade dos usuarios do PlayStation?
Só se ela imagina que cada apu do Xcloud rende para 10 usuários
Mas ela não começou servidores em 2020. Parte dessas bolachas foi pra servidores, parte pra sx e parte pra SS. Eu chuto que o ps5 já chegou nos 20 milhões de vendas hoje e o Xbox tá pelos 14 combinando SS/SX. Também acredito que ela produziu muito mais consoles SS do que SX.
Está na hora é de a Amazon, Apple e Google se mexerem se tiverem real interesse no mercado.
Adoraria que qualquer uma delas comprasse a Sony.
À Sony parece que só resta se vender ou se associar a outra grande empresa pra sobreviver na indústria.
Adoraria a Fusão com a Nintendo, e/ou Square Enix.
Mas poderia também se vender ou se fusionar a Amazon, Google ou Tecent. Servidores pra streaming não faltariam.
Realmente, os últimos anos são a chegada do apocalipse, meus anos de gamer parecem estar chegando ao fim!
O Phil é o Thanos da indústria, como ele mesmo diz, “inevitável”!
Por que a Sony só se resta a vender? A Nintendo até hoje sobrevive e bem sem a maioria dos third party. Porque a Sony vai morrer?
Porque só há concorrência justa com capital assemelhado.
A Microsoft tem tudo pra continuar suas aquisições.
A Sony pode viver de exclusivos, mas irá penar se ficar só com estes a cada geração, o capital de giro e de investimentos não vem só de exclusivos.
A Nintendo tem seus altos e baixos, mas a Sony teve quase uma constante ao longo dos anos, e o que mais fez a Nintendo penar, sem dúvida foi falta de suporte das Thirdie Parties.
Sua afirmação continua sem fazer sentido. A Nintendo vive de altos e baixos e no setor de games era maior que a Microsoft até ontem. A indústria não é só dinheiro. Estúdios independentes não sumirão do mercado. Os games first party da Sony continuarão fazendo sucesso. Tem muito mais drama que realidade em sua análise.
Não sou analista de mercado, esse não é meu objetivo por aqui.
Dei uma opinião, e não sou dono da verdade.
O que eu insinuo com minha opinião é meio óbvio, se a MS continuar mordendo pedaços da indústria a Sony cada vez perde mais com isso.
Como freá-la?
Mostrando que nessa brincadeira ela também tem cacife. É uma guerra fria, a MS quer que a Sony abra seu console ao gamepass, e com isso tomar a base instalada alheia, isso é óbvio.
A Sony pode se fingir de morta como fez quando anunciaram a aquisição da Bethesda, mas veja, a pancada agora foi maior.
A Sony pode tomar as rédias, ou simplesmente ficar apenas tentando sobreviver apostando no próprio trabalho, ou mesmo virando thirdie, mas penso que é preciso dar alguns golpes para frear as iniciativas da MS, se associar a uma companhia com muito capital é uma ótima opção.
A Nintendo neste momento coloca-se de lado porque não são afetados… Até ao dia em que forem.
Só gostava de saber era as conversas nas reuniões da MS para convencer acionistas que nunca gostaram da xbox a darem aval para aquisições destas.
Devem ser interessantes.
Não é difícil. Você mostra o crescimento do mercado nos últimos meses. O potencial do mobile. Convence a qualquer um. Ainda mais que o custo de capital é zero.
Isso não creio que aconteça Eraser.
Quando nomeias um CEO é para ele liderar, e as escolhas são dele. As reuniões com os acionistas são para reportar ganhos. Desde que eles existam, eles ficam contentes. Se não existirem removem o CEO.
A questão é que a Microsoft acaba de estourar uma boa quantidade de dinheiro. E agora eles vão esperar retorno.
E o retorno te de vir do local onde o investimento foi feito, não de outros locais.
Conforme um comentário meu acima o que tinha escutado ano passado era que não haveria grandes aquisições e que a novidade seria uma fusão ou uma nova empresa da Sony com alguma produtora conhecida
Nunca nenhuma compraria a Sony porque a Sony não pretende ser comprada.
Mas parcerias fortes podem acontecer.
Partindo do pressuposto que a aquisição seja aprovada e que a MS consiga aumentar os estúdios internos em 2023, tornando os jogos exclusivos na consola xbox….
Acho que a Sony não precisa de responder. Mas devia responder! E não me refiro há uma companhia enorme como uma Capcom, SquarEnix e por ai adiante.
Tem que ser uma escolha ponderada, não exagerada e estratégica.
Pois, o peso nesta aquisição é COD
E para min só há uma aquisição que consiga em termos práticos compensar a perca do IP COD.
E a mesma é a Bungie!
Porque a Bungie?
Não só é uma das melhores companhias em termos FPS, como também criou Halo. Fez parte dos estúdios da MS e deixou de o ser….
Se a Sony conseguisse esta aquisição, era de génio.
A questão seria se a Bungie estaria disposta a ser comprada.
A Bungie seria uma grande aquisição.
Não precisa. Tem uma outra empresa nova, formada por veteranos de CoD e Destiny, que está fazendo um game exclusivo para Playstation com multiplayer massivo. Deviation o nome do Studio, criado em 2020 e que já conta com mais de 100 funcionários e um financiamento gigante da Sony. Creio que Sony está esperando o resultado desse jogo para eles se juntarem ao PS studios. Deve ter até um contrato assinado prevendo a possível compra.
Inclusive adotaram a nomenclatura ridícula pra esse game também. Não é AAA mais, é AAAA🤡;
https://www-gamevicio-com.cdn.ampproject.org/v/s/www.gamevicio.com/amp/noticias/2022/01/jogo-da-deviation-games-e-publicado-pela-playstation-studios-e-classificado-como-um-aaaa/?amp_js_v=a6&_gsa=1&usqp=mq331AQKKAFQArABIIACAw%3D%3D#aoh=16425900177434&referrer=https%3A%2F%2Fwww.google.com&_tf=Fonte%3A%20%251%24s&share=https%3A%2F%2Fwww.gamevicio.com%2Fnoticias%2F2022%2F01%2Fjogo-da-deviation-games-e-publicado-pela-playstation-studios-e-classificado-como-um-aaaa%2F
Mário, as coisas começam a mudar de figura, e a Sony precisa se programar pra um futuro sem jogos da Bethesda e Activision, penso que assim a MS já domina o mercado de Shooters e de RPGs ocidentais, praticamente. Adoraria uma aquisição da Sony pela Disney, por exemplo, seria uma força ainda maior no cinema, streaming e games. Mas vamos esperar pra ver o que acontece. Sei que a Sony não tem infraestrutura pra games, e penso que o ideal é que ela se alie a alguém que tenha. Ou isso, ou alguém com muito dinheiro como a Apple.
Sony com Apple? Deuzulivre!!!!
Daí a Apple pega um PS5, coloca o logotipo da maçã e quer vender por U$1000,00
Realmente, rsrs! Minhas preferência recairia na Disney ou Amazon.
Igual o Netflix que viu a concorrência aumentar e subiu a assinatura?
Parece até alguém que aumentou os jogos para 70 usd
Esses jogos fazem falta? Sim? Pessoalmente da Bethesda já não compro nada desde a PS3. Da Activision desde a Wii. Os mais recentes são o StarCraft e o Diablo, da Blizzard, e mesmo esses já tem anos.
Hahahaha se a blizz com jogos flopados vale 70bi, só o PlayStation vale 700bi então
Realmente colocas uma boa questão. O valor da Activision era consideravelmente inferior ao da Sony. Mas foi vendida por mais. Quanto vale realmente a Sony então?
Muitos estão à espera de uma reação rápida a isto por parte da Sony, quando na realidade só vai ter consequências em 2024, daqui a 2 anos, o que acredito é que a Sony vai responder em grande ao gamepass, e a Microsoft sabe disso, dai o timing desta compra.
José, como responder em grande ao gamepass? A Sony não pode, nem deve colocar seus games AAA no day one, então como combater o gamepass?
Não precisa colocar os seus principais AAA no serviço, precisa é diversificar e é o que ela vem fazendo. A parceria forte com a Deviation (veteranos de CoD e de destiny é pra isso). Está investindo pesado nos multiplayers e deve ser alguns desses novos jogos que sairão no serviço Day one.
Como tem vindo a responder, com a sua própria estratégia, a Microsoft lança tudo no PC day one, a Sony lança muito mais tarde e com excelentes resultados e já com um tremendo encaixe financeiro, olha o God of War, um jogo com 4 anos que saiu agora no PC é logo o jogo mais jogado na Steam, mais que o Forza Horizon 5 e Halo Infinite combinados e que têm pouco tempo.
Eu estive a ver os conteúdos do Gamepass e do PS Now, gamepass tem cerca de 300 jogos, o Now tem mais de 800, basta a Sony tornar tudo local e fundir com o Plus a um preço atrativo e tens um belo concorrente ao gamepass, e se meteres jogos de PSOne, PS2 e PSP à mistura…
Acho que as pessoas estão a reagir a quente, está tudo com previsões catastróficas, COD é um jogo muitissimo importante sim mas é um jogo, e é preciso mais que um IP de peso para derrubar uma Playstation que está mais forte que nunca, aliás não é a primeira vez que vejo isto, no tempo da 360 a PS estava já com o funeral encomendado, e não só recuperou como salvou a própria Sony, portanto usem a massa cinzenta e não subestimem a capacidade de resposta da companhia que é gerida por algumas das pessoas mais inteligentes da industria.
Para o mês que vem sai o Horizon, depois o GT7, depois disso o COD papão já não será tão ameaçador, depois sai o GOW e quase não se fala no assunto, depois a Sony mostra mais alguns jogos de alto calibre e a próxima geração de VR ao mesmo tempo que na Xbox se vai adivinhando quando sai o Hellblade 2 e se continua a ver o Starfield pelo canudo.
A única coisa normal continua a ser o facto de a PS estar prestes a receber grandes jogos e a Xbox continua a contar com eventualidades.
Eu se fosse a Sony, qualquer MP era day one no serviço dela, só os Single que eu esperava um bom tempo pra estrear no serviço.
Assumindo que está numa guerra. Colocando um preço baixo e assumindo prejuízo numa área onde tem lucros superiores aos da Microsoft, e fazendo o investimento da Microsoft no Gamepass doer.
Mas teremos de aguardar para ver. O certo é que sem resposta a coisa não pode ficar. Seria apenas subsistir.
Pra se afundar desse jeito numa compra de 70 bilhões e arriscar tudo, só pode ter algo acontecendo do outro lado e ela sabe bem disso. E isso foi recente, pois dias atrás a MS estava metendo pedra na Activision.
André, mas é matematicamente impossível a Sony dar uns 70 bilhões em uma equipe, pois seria quase a metade do valor dela de mercado. Acredito que há algo pesado, mas não deve vir da Sony, e sim, de uma chinesa ou uma outra Estadunidenses. A não ser que a Sony compre uma Warner ou Square, mas msm assim, se for uma Warner, não tem um peso da Activision, se for uma Square, o governo japonês barraria, então especulemos a Rockstar, como em rumores antigos. Rockstar? Bem, ela pertence a Take Two e dificilmente o valor dela esteja abaixo dos 30 bilhões de dólares, ou seja, não acredito que seja algo vindo da Sony, mas de alguém mais poderosa do que ela, porém são especulações apenas. Só um adendo: Teve aquele cara que disse que teremos algo mais bombástico nessa semana do que o interesse de compra da MS pela Activision Blizzard. Bem, eu chutaria um anúncio de algum console chinês.
Nem precisas de meter matemática ao barulho, a Sony nunca daria uma quantia dessas por um estúdio mesmo que tivesse fundos para tal, a Sony não é como a Microsoft que saca do seu livro de cheques para ser competitiva, a Sony fomenta relações com estudios talentosos, estuda-os e depois então compra-os e por quantias aceitáveis, a Sony não dá 7 biliões por um estúdios que ainda não entregou nada, a Sony dá 250 milhões por um estúdio com quem já trabalha à anos e que em pouco tempo já entregou dois grandes jogos e mais outros dois a caminho.
José, eu particularmente tenho a convicção que se passar essa compra da Activision Blizzard pela MS, passará qualquer compra. Sim, o COD não anda vendendo como antes mas não deixa de vender absurdamente bem e ter potencial para tirar muitos clientes do PlayStation nos EUA em particular. A Sony não terá que se mexer, pois ela está fazendo, mas algo tem que ser feito, pq daqui a pouco, EA, Ubi, Rockstar… Serão compradas por alguma empresa grande dessa de tecnologia.
70 biliões é muito… Mesmo para a Microsoft. Duvido muito que ela gasta mais um tusto que seja sem os acionistas começarem a ver qualquer tipo de resultados.
Concordo, a Sony adquiriu a Insomniac por muito menos que a Bethesda, o estúdio já lançou jogos após a aquisição e tem mais 2 em desenvolvimento, enquanto a Bethesda….
Bem lembrado, há alguns meses a Warner estava vendendo a divisão de games e a MS foi uma das interessadas…
Não precisa de comprar… Eu não vou dar ideias, mas sei de várias atitudes possíveis bem, mas mesmo bem mais baratas que teriam muito mais impacto que a compra da Activision.
O que eu acho caricato é que está tudo convicto de que o COD vai ser um colosso durante muitos anos quando na realidade tem vindo a vender cada vez menos, eventualmente o COD vai perder o gaz, e quando isso acontecer é repentino, quando a bolha rebenta, já foi, e era uma vez 70 biliões de bucks…
é como uma conversa que tive , via whats, com um colega nosso de PCManias. Não se sabe se esta aquisição é uma resposta da MS para algo que a Sony esteja a planejar/divulgar ou se a MS fez de livre e espontânea vontade.
Do lado da Sony tem essas notícias do Spartacus que na semana passada já foi atrelada a uma possível oferta de jogos de gerações anteriores da plataforma PS, sendo que, desde o PS4 a Sony já patenteou umas 5 (ou mais) ideias de como fazer retrocompatibilidade com o PS4/PS5.
Fora isso tem esses boatos da Sony com um remake do MGS e do Silent Hill, até de jogos bons da Capcom, como Dino Crisis, ouvi falar.
70 bilhões numa aquisição pode ser somente para tirar o Cod da plataforma PS, mas também pode ser uma resposta por algo que deve vir da Sony.
PS: nessa conversa via whats foi postada uma imagem de uma pessoa a falar que a notícia de hoje não seria a única bombástica da semana, porém deixou em aberto de quem partiria esta bomba.
Vamos aguardar, Livio. Essa aquisição é monstruosa e me causa estranheza, ja que a MS estava a meter pedras na Activision dias atrás. Parece anúncio em regime de urgência. Uma mudança assim, de uma hora pra outra, me parece algo que sentiram com força por lá e tá prestes a explodir. Vamos ver. Que a Sony deve se movimentar nas próximas semanas, não tenho dúvidas, pois só hoje, com essa bomba, as ações da empresa desvalorizaram mais de 7%.
Conhecendo bem ambas, a MS deve ter feito esse anúncio de propósito para a Sony desvalorizar mesmo e até anunciar o que tem na manga já possa ser um pouco tarde pra recuperar . Sabemos que a Sony só anuncia aquisição ou parcerias quando tem certeza que o negócio tá fechado, diferente da MS
Tem toda a razão Mário, os NFT em skins nunca poderiam passar de jogo para jogo, o que apenas poderia acontecer era eu ter uma skin única num jogo que mais ninguém teria, por exemplo no Fortnite, se eu tivesse a skin do spider men dourada com NFT mais ninguém a poderia ter no jogo mas se quisesse poderia ter a possibilidade de a revender.
Claro que vender skins com NFT acaba por ser um tiro no pé, porque não rentabiliza a skin, por isso não estou a ver que seja aplicado em skins. Aliás no Minecraft seria possível ter skins com NFT mas o seu valor seria muito baixo em relação ao custo associado. (No Minecraft, ao contrário do Fortnite, podes criar a tua própria skin e por esse motivo seria mais “fácil” aplicar NFT)