A queixa é quase geral: Após uma das últimas atualizações do Windows 10, os Browsers ficaram lentos e com engasgos. Mas não desesperes, temos uma solução!
A situação é desesperante. Após a última atualização alguns dos computadores a que acedo regularmente ficaram com os browsers lentos e com engasgos. Não se trata de um problema com o browser, pois testando outros browsers percebi que o problema se mantinha, mas sim de algo relacionado com a atualização que está a causar a situação.
Recorri por isso a alguns foruns e percebi que há milhões de pessoas a queixar-se do mesmo, sendo que não há ainda uma solução da Microsoft.
No entanto após muito procurar encontrei duas dicas que funcionam. Podem funcionar em separado (isto é, apenas uma delas), ou em conjunto, ou seja, com ambas ativadas. Mas o certo é que após aplicar as mesmas nos vários PCs, o problema desapareceu em todos.
Note-se porém que esta é uma solução temporária, pelo que devem repor as configurações do sistema assim que o problema estiver resolvido.
Eis então as soluções encontradas:
Solução 1:
Parar e desativar os serviços de criptografia do Windows.
Basicamente para isto escrevam na barra de pesquisa que possuem no canto inferior esquerdo do ecrã o seguinte texto “serviços”. Abram a aplicação e uma janela vai aparecer.
Agora na barra da direira (a mais larga) procurem por “Serviços de criptografia”. Cliquem sobre a mesma com o botão do lado direito, e escolham “Propriedades” do menu que vos aparece.
Agora, em “Tipo de Arranque”, escolham Desactivado, e mais abaixo, na zona “Estado do Serviço”, carreguem no botão “Parar”.
Verifiquem o vosso Browser e vejam se a lentidão e os engasgos desapareceram. Por norma esta solução é suficiente para alguns Browsers, mas não todos.
Solução 2: (apenas válida durante a sessão em vigor e necessita de ser repetida após cada reboot)
Desativar a aceleração por hardware do Browser
Aqui deixo como desactivar a situação em dois dos browsers mais populares, o Firefox e o Chrome. No entanto em outros browsers a ideia é a mesma, a posição dos menus é que pode ser diferente.
Firefox
Is à opções do Browser, à secção “Performance”, e procurem por “Usar as configurações de performance recomendadas” (o texto pode variar conforme a versão ou língua do browser).
Uma vez a opção ativada cliquem para desativar a checkbox, o que dará acesso a novos menus.
Procurem por “Usar aceleração por hardware, quando disponível” e desactivem.
Experimentem. O problema deve estar resolvido!
Nota: Caso apareça a opção para re-iniciar o browser, usem-na!
Chrome
Is à opções do Browser nos três pontinhos verticais no canto superior direito, escolham “Definições”.
Aqui, na barra da esquerda, escolham avançadas, o que vai fazer aparecer novos menus. Escolham “Sistema”
Uma vez a opção ativada cliquem para desativar a checkbox, o que dará acesso a novos menus.
Procurem por “Utilizar aceleração de hardware sempre que estiver disponível” e desativem.
Experimentem. O problema deve estar resolvido!
Nota: Caso apareça a opção para re-iniciar o browser, usem-na!
Solução 3:
Se o uso de uma solução de cima resolveu apenas o problema de firma parcial, apliquem as duas soluções de cima em conjunto.
E pronto… esta bug anda-va-me a atormentar à algum tempo, tornando a utilização do Browser quase intolerável. Mas agora tudo ficou resolvido. Espero que funcione com vocês.
Para saber se foi proposital, só ver se o EDGE ficou bugado igual…
Ficou igual… Foi a primeira coisa que testei.
Por acaso até ao momento não notei nada.
Mário desculpa o off, mas gostava de saber a tua opinião acerca da noticia de que a PS5 está a vender mais do dobro da Series, é que há quem argumente que isso acontece porque a Microsoft não consegue fabricar tantas consolas como a Sony.
E não consegue msm, José! O Series X é quase impossível no Brasil e o Series S não deve vender bem em países de primeiro mundo.
Nota:Editado com dados do Edson.
Há quatro motivos para as vendas da PS5 serem superiores. Vamos ignorar a procura pois não sabemos qual é a real uma vez que as consolas vendem o que se fabrica (excepção da série S).
– A Sony comprou maior capacidade de produção que a Microsoft.
– A produção da Microsoft é dividida (as percentagens não se sabe), entre a X e a S.
– O rendimento por waffer de silicio é maior na Xbox série S, seguida da PS5 e por último a X. Isto tem a ver com a área dos chips, pelo que se fabricam mais APUs por bolacha de silício, de acordo com a ordem referida.
– O facto de as blades da Xcloud usarem APUs da X.
Basicamente, como já calculei aqui, numa bolacha produzes 268 APUS da série S, 176 da PS5 e 147 da série X. Isto sem tomar em conta chips defeituosos. Se os tomarmos em conta podemos em média atirar os valores para 80% do que acabei de escrever.
Em 2021 a Microsoft comprou apenas metade da produção que a Sony comprou, o que vai criar ainda mais disparidade.
Ora não me venham dizer que a Microsoft não podia ter comprado mais produção… porque podia. Basicamente não o fizeram porque não quiseram, e porque a sua aposta não é na consola, mas nos serviços. E com oos serviços se vão expandir a outra áreas, isto mostra bem onde está o foco da empresa. A consola é apenas um meio para chegar lá… até questiono se uma vez lá chegado a consola continua a interessar.
A realidade é que estas coisas vão ter peso. Quando compras um jogo para o Gamepass, o custo tem a ver com a estimativa de perdas de vendas. Ora com menos consolas vendidas, consegues menos perdas e o jogo fica-te mais barato. A Microsoft contrabalança o investimento um bocado com isto. E numa fase onde as consolas dão enorme prejuízo, a menor produção tambem o corta. A Microsoft joga com tudo isto, e se questionada atira culpas para o COVID, e diz que vende tudo o que produz e que o Gamepass é espetacular, promovendo o que quer, e desculpando o resto.
O que quero deixar claro é que não se trata de uma questão de a Microsoft não conseguir produzir tantas consolas como a Sony. Trata-se de uma questão de a Microsoft não querer produzir tantas consolas como a Sony. Porque comprar espaço de produção é pagar… e certamente a Microsoft poderia pagam bem mais do que a Sony pois dinheiro… não lhes falta!
Mário, corroborando com seu pensamento, vc viu isso? https://www.gamevicio.com/noticias/2021/05/segundo-informacoes-a-microsoft-ja-esta-trocando-seus-servidores-do-xcloud/
Não me tinha ocorrido essa. Vou editar a resposta e acrescentar
E podias ter escolhido uma noticia de consolas para a questão!
É verdade mas por vezes opto por colocar uma nova questão numa noticia com ”pouco movimento”, a intensão é boa.