O “teardown” da PS5

Finalmente a Sony revelou o video da desmontagem da PS5, permitindo assim ver o seu interior.

Cremos que neste tipo de situações as palavras são desnecessárias. Basta visualizar.



135 Comentários
Antigos
Recentes
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Edson
Edson
7 de Outubro de 2020 12:03

A Sony acaba de liberar o Teardown do ps5!

Andrio
Andrio
7 de Outubro de 2020 12:03

[OFF] Teardown ps5

Me desculpe pelo off Mário ^^

https://twitter.com/PlayStation/status/1313811387815206913

Livio
Livio
7 de Outubro de 2020 12:04
Livio
Livio
Responder a  Livio
7 de Outubro de 2020 12:07

Pelo que vi do conector AC o PS5 consumirá abaixo que o primeiro modelo do PS4 Pro

nETTo
nETTo
Responder a  Livio
7 de Outubro de 2020 12:19

Acabei de assistir aqui

Não entendo nada sobre construção de hardware de modo que para mim o console aparenta ser bem construído.

Não achei a placa mãe grande

Achei grande a peça de metal (dissipador) que refrigera o SOC, o Fan também é bem grandinho e largo.

Agora sabemos que pra expandir o armazenamento basta remover a tampa que é encaixada e desparafusar um único parafuso pra se ter acesso ao Slot.

Edit: metal líquido confirmado

Last edited 4 anos atrás by nETTo
Livio
Livio
Responder a  nETTo
7 de Outubro de 2020 13:52

Nocaso do Fan também achei largo,mas só vim perceber uma coisa depois de ver o vídeo pela 2ª vez, que pela 1ª vez a fan pega o ar dos 2 lados, antes (PS3, PS4) só tinha abertura em um lado e o outro era fechado, por exemplo, o local onde a fan do PS4 fica é aberto no lado superior e fechado no inferior, no PS5 é aberto nos 2 lados.

bruno
bruno
Responder a  Livio
7 de Outubro de 2020 12:30

Obrigado Andrio (No outro artigo) e Livio.

Finalmente Sony! E chega-se ao fim sem se saber porque raio demorou tanto tempo.

No fim, nada ha de especial na PS5, que tem apenas unica APU e confirmam-se os specs.

Logo um tamanho descomunal apenas para um sistema de dissipacao overkill, com uma ventoinha gigantesca e dissipacao dos dois lados.

Tanto misterio para nada.

Confirmaram-se as patentes de liquid metal e dissipacao.

Last edited 4 anos atrás by bruno
nETTo
nETTo
Responder a  bruno
7 de Outubro de 2020 12:42

Achei massa que eles pensaram até na poeira que vai acumular em dois buracos específicos pra isso, bastando remover a tampa branca pra ter acesso e fazer a limpeza.

Daniel Cardoso
Daniel Cardoso
Responder a  nETTo
7 de Outubro de 2020 12:59

Vai dar para se fazer muita personalização da consola…

Fernando Cardoso
Fernando Cardoso
Responder a  Daniel Cardoso
7 de Outubro de 2020 13:54

Hehe, mal posso esperar por me ver livre daquelas tampas brancas.

marcio
marcio
Responder a  bruno
7 de Outubro de 2020 13:02

O infinity cache esta descartado então Bruno ?
Desculpe sempre te perguntar as coisas, é que sou leigo e tenho aprendido bastante com voces aqui, obrigado !

marcio
marcio
Responder a  Mário Armão Ferreira
7 de Outubro de 2020 13:13

Certo, obrigado Mario.

bruno
bruno
Responder a  marcio
7 de Outubro de 2020 13:39

Se nao for construido da mesma forma da PS Vita.

Deto
Deto
Responder a  bruno
7 de Outubro de 2020 14:05

é, descartado a possibilidade de ser empilhado.

Agora só dia 28/10 para sabermos se infinity cache vai ter mesmo e depois esperar para ver se sai alguma declaração da Sony ou MS.

Paulo Yutaka Girata
Paulo Yutaka Girata
Responder a  Mário Armão Ferreira
7 de Outubro de 2020 17:46

Desculpe a minha ignorância, Mário. Mas o que vem a ser o Infinity Cache?

Paulo Yutaka Girata
Paulo Yutaka Girata
Responder a  Mário Armão Ferreira
7 de Outubro de 2020 19:21

Obrigado.

Shin
Shin
Responder a  Mário Armão Ferreira
7 de Outubro de 2020 20:38

Nem XSX nem PS5 possuem Infinite cache pois a taxa de comunicação cache L1 pra L2 é 2:1 assim como L2 para a memória. O Infinite Cache é uma solução de Cache Last Level para evitar contensão em GPUs 40-128DCU, ao invés de usar barramento de 512bits usa de 320-386bits mas com um cache vítima interceptando dados entre L2 e DRAM diminuindo o número de requisições sobre a DRAM.

Livio
Livio
Responder a  bruno
7 de Outubro de 2020 13:16

Na verdade obrigado ao Andrio pois ele me repassou o link antes dele comentar aqui!

Daniel Cardoso
Daniel Cardoso
7 de Outubro de 2020 12:44

Sistema bem robusto, afinal os japoneses tinham razão quando disseram que era muito silencioso, do mais agora fiquei mais hypado pelo ps5.

Livio
Livio
7 de Outubro de 2020 13:23

Mesmo com o sistema para guardar o parafuso da base eu aposto como a maioria não vai lembrar e vai perder tanto o parafuso quanto a tampinha que fica no lugar do parafuso(quando este está removido)

Felipe Leite
Felipe Leite
7 de Outubro de 2020 13:26

Ok.
Sem surpresas!
A mim parece-me uma consola extremamente bem planeada.
Um monstro de dissipador! Parece que realmente foi pensada para ter as máximas velocidades possíveis e continuar a funcionar perfeitamente.
Estou bastante mais satisfeito agora.

Alessandro Alves de Melo
Alessandro Alves de Melo
7 de Outubro de 2020 13:27

Fiquei ainda mais empolgado na compra do PS5, mas como comprar no lançamento aqui no Brasil?? Sem condições no momento.

Como sempre, teremos fácil acesso para adicionar uma expansão do HD, mas uma pergunta, com um USB desse será preciso isso? Não será mais barato adquirir um HD externo?

Livio
Livio
7 de Outubro de 2020 13:30

Uma coisa me preocupa, embora seja um dos problemas relacionado com os modelos PS4 fat de Power/Eject com touch, se o PS5 pode empenar quando estiver na posição horizontal visto que a base só sustenta a parte do meio e aquele dissipador deve ser pesado.

Falo isso porque no modelo do PS4 que falei acima aquele velho problema de ejetar sozinho pode estar relacionado ao empenamento devido o aparelho não estar em uma superfície plana

Last edited 4 anos atrás by Livio
Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Livio
7 de Outubro de 2020 13:44

Dissipador localizado em posição central, distribuindo peso igualmente no console, não pendendo para os lados… Não tem nada que possa empenar ali, amigo. Esse medo você teria que ter se o dissipador ficasse localizado não no centro, mas nos extremos.

Last edited 4 anos atrás by Sparrow81
Daniel Torres
Daniel Torres
Responder a  Sparrow81
7 de Outubro de 2020 14:09

Sparrow voltando ao outro artigo, agora sim finalmente sabemos o que tem dentro e devo dizer que a Sony aparenta ter feito um excelente trabalho e em relação ao tamanho do dissipador uso as palavras de um amigo mecânico: “É melhor sobrar, do que faltar”

Outra coisa que gostei foi de como eles tiveram o cuidado com o metal líquido que é muito fácil ate de aplicar sem que ele vaze para outras partes.

Agora em relação aos consoles só tem uma coisa que me deixa um pouco preocupado e peço a ajuda de quem entenda mais. Os dois consoles usam SSD e eles são soldados a placa mãe isso quer dizer que se o SSD aparentar algum problema ou queima eu vou perder o console? Agradeço quem puder me ajudar com essa questão.

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Daniel Torres
7 de Outubro de 2020 16:55

Fiquei bem animado TB… Quanto a sua dúvida, não sei responder e vou acompanhar alguém que possa nos tirar do limbo. Hehe

Livio
Livio
Responder a  Daniel Torres
7 de Outubro de 2020 17:19

Não, caso tenha disponibilidade de módulos sobressalentes no mercado, o pior é que terás que reinstalar o SO.

Livio
Livio
Responder a  Livio
7 de Outubro de 2020 17:52

Complementando porque estava no smartphone.

Se houver a disponibilidade do módulo de memória (SSD) para venda você não perde o PS5, se não tiver a venda aí você vai depender de PS5 sucata!

A diferença é que antes você trocava o HD em casa, agora se ocorrer algum problema vai ter que procurar uma assistência que faça o serviço de solda do novo componente.

Creio que no PS5 você perderá o console nos mesmos casos do PS3/PS4, queimando ou o CELL/APU, nand ou controlador BD (ou qualquer combinação entre estes 3 componentes)

Daniel Torres
Daniel Torres
Responder a  Livio
7 de Outubro de 2020 18:20

Entendi, sei que um conserto desses não irá sair bararo mas pelo menos é uma segurança de não perder o console como um todo.

Agradeço sua resposta Livio

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Daniel Torres
7 de Outubro de 2020 20:06

A verdade é que o HD é mais problemático… Por ser mecânico, dá mais dor de cabeça mesmo. É meio neura essa preocupação, já que nunca ninguém reclamou de Chips de memória sendo soldados na placa né? É praticamente a mesma coisa. Hehe

Daniel Torres
Daniel Torres
Responder a  Sparrow81
7 de Outubro de 2020 20:31

Minha dúvida é porque SSD’s se não estou enganado tem uma vida útil menor que Hd’s e isso é uma preocupação real visto que o Mário já tocou no assunto e até o Mark Cerny na apresentação Road to Ps5 mencionou a média de vezes que uma pessoa instala e desinstala jogos no período de 4 anos para terem noção do desgaste ja que quanto mais escritas e leituras um SSD, menos tempo de vida útil ele tem, então a preocupação existe por isso minha dúvida

Marco Antonio Brasil
7 de Outubro de 2020 13:32

Só eu gostei muito do local na base para guardar o parafuso ? :)))

Sobre a demora em abrir o console, concluo que a Sony não está a guardar nenhum segredo, somente pensando em gerar hype próximo ao lançamento, mirando no público casual. Acho que só nos entusiastas ficamos ansiosos por isso rsrsrs.

Fernando Molina
Fernando Molina
7 de Outubro de 2020 13:34

Console muito bem planejado, bela máquina, sem sombra de dúvida será mais um sucesso da Sony

Rui
Rui
7 de Outubro de 2020 13:48

Esperavam encontrar o que lá dentro? Um enorme espaço vazio e só a fizeram grande porque sim? Eu aprecio a eficiência, mas se da xbox one fat disse que era uma consola demasiado grande e gorda, mesmo que a ps5 tal e qual a xbox one fat seja silenciosa e eficiente, não vou esquecer o que eu disse e o que diziam da one.

Seja eficaz ou não a consola é um monstrengo exagerado nas dimensões ponto.

Edit: Gostei do pormenor que para limpar algum pó ou muito da ventoinha não é preciso desmontar a consola toda, esse pormenor agradou-me.

Last edited 4 anos atrás by Rui
Andrio
Andrio
Responder a  Rui
7 de Outubro de 2020 13:54

lol

MS também não esqueceu o meme de como emprestar um jogo. 2013 machucou bastante

https://twitter.com/xboxuk/status/1313828699146457089?s=20

Marco Antonio Brasil
Responder a  Andrio
7 de Outubro de 2020 14:05

kkkkkk, cara será que eles não percebem que isso passa a impressão de que eles “sentiram o golpe”?

Rui
Rui
Responder a  Andrio
7 de Outubro de 2020 14:07

Deto: Ouve lá deto, nunca pensaste para ti mesmo será que eu sou uma pessoa emocionalmente e psicológicamente equilibrada? É que tu passas a tua vida aqui a chamar outros/desconheçidos de malucos/lunáticos/vendidos/afiliadoemseitas.

Não consegues chegar aqui e dar a tua opinião isto e isto e aquilo e fim, sem começares com conversa de pessoa doente?

Senão consegues, trata-te companheiro.

Livio: Não sei, não tenho uma ps4 e nunca me pus a abrir uma, apenas joguei nela.

Andrio: A microsoft londres (acho que foi londres) aproveitou a palhaçada que tem sido as contradições e as duvidas nomeadamente com por exemplo o Spider Man MM e mandou a graçola, não vejo nada de mal nisso. 2013 não correu mal por causa dessa graçola foram muitos erros em pouco tempo.

Rui
Rui
Responder a  Mário Armão Ferreira
7 de Outubro de 2020 15:06

O deto deve ser mais o samba, no entanto apesar de vocé ter razão em querer as pessoas tranquilas convenhamos que o deto estica demasiado a corda pro meu gosto é sistematicamente insultuoso e incomoda-me sendo eu visado ou outro’s, não vejo aqui mais ninguém com este tipu de abordagem há um ou outro que manda a sua piada ou posta ok sem problema mas o deto a mim enquanto user vou ter de deixar de ler o que ele escreve porque incomoda-me os termos e linguagem usada.

Livio
Livio
Responder a  Rui
7 de Outubro de 2020 15:28

Pois tenho um Pro e já tive contato com Slim para manutenção.

Nos modelos Fat tem pelo menos um parafuso que evita a abertura da tampa para a limpeza, mas nos outros modelos as tampas são travadas por pressão, logo é só chegar e abrir

Livio
Livio
Responder a  Andrio
7 de Outubro de 2020 15:30

Tino: “Galvão?”
Galvão: “Fala Tino!”
Tino: “Sentiu..”

Infelizmente acho que só os brasileiros irão entender!

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Livio
7 de Outubro de 2020 16:26

Sentiram! E muito!! Haha

Livio
Livio
Responder a  Rui
7 de Outubro de 2020 13:58

Esse pormenor já é possível no PS4 slim e PS4 Pro, onde pode remover a tampa superior, presa por travas plásticas, e assim limpar a fan, nada de novo a não ser os orifício para aspiração, que não sei se serão tão eficientes visto que já limpei PS4 sujo que a poeira meio que forma uma esponja nas aletas do dissipador.

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Rui
7 de Outubro de 2020 14:33

Ounmm “Não vou esquecer o que falavam da One” Ele é da sua família, né?? Ficou super chateado com as injustiças cometidas. O one caixa D’água não foi criticado pelo seu tamanho apenas, mas porque é uma caixa lazarenta de feia mesmo. É um console que nem parece o que é. Feio demais. Mas não se desespere, é só a opinião da maioria… Uma minoria, assim como você, acha ele maravilhoso. 🙄

Last edited 4 anos atrás by Sparrow81
Deto
Deto
Responder a  Sparrow81
8 de Outubro de 2020 22:48

era uma caixa gigante, vazia e feia.

era MAIOR, mais caro, e mais fraco que o PS5.

Fernando Medeiros
Fernando Medeiros
7 de Outubro de 2020 14:08

Achei muito complicado o acesso ao compartimento para expansão do SSD, embora eu acredite que essa expansão será muito impopular tanto pro PS5 quanto pro Xbox. Achei interessante todo o cuidado com a dissipação de calor do controlador de disco.
A confirmação do WiFi 6 é uma troca de posicionamento em relação ao PS4 e XBox One de 2013, onde o One já suportava o Wifi de 5Ghz e o PS4 não. Dessa vez é o contrário, embora dado as proporções, isso não faça muita diferença pois é muito incomum internet acima de 1Gbps em residências e o 5GHz já resolveu o problema da estabilidade que sempre foi a questão do WiFi. Me lembro que era impossível jogar Destiny sem desconexão na rede 2.4, mas é totalmente possível na de 5GHz.
Ótimo a ideia da dissipação de calor, e eu acho que isso pode confirmar que o sistema de arrefecimento é mais caro mesmo, como dizem os rumores. Também confirmado, conforme narração no vídeo, que o sistema de arrefecimento mais robusto é devido as altas velocidades do chip, o que pode confirmar que talvez a Sony esteja forçando mesmo. Embora seja alegado que as velocidades da RDNA 2 serão naturalmente maiores, o SOC de um console não é feito apenas de GPU e ele gera muito calor, é por isso que um console nunca acompanhou as velocidades das placas de PCs. O Xbox Series X está com o clock em relação ao que vazou do PC em um posicionamento proporcionalmente semelhante ao que o One X estava em relação às Polaris e Vega. Então sim, para um console, os clocks foram além do esperado.
Alguém mais reparou que o console é do tamanho do tronco de quem está apresentando o video? Fiz uma comparação dos 390mm com o maior console que eu tenho, o One Fat, são 6mm a mais para o PS5. Em pé, da minha cintura para cima, o One ainda fica abaixo do meu peito, sim o japonês do vídeo é um nanico, mas o PS5 é um trambolho super desajeitado. Esse com certeza é o console mais feio de todos os tempos e quem é casado e quer ter isso na sala, vai arrumar uma briga com a esposa.

Andre gt
Andre gt
Responder a  Fernando Medeiros
7 de Outubro de 2020 14:19

Sim, até porque colocaram de última hora um sistema de dissipação de calor eficiente porque viram a empresa rival e seus números de teraflops, ai resolveram meter um dissipador três vezes maior faltando menos de um ano para o lançamento kkkkkkkkk

Cerny no próprio road to PS5 disse que é uma solução custo benefício, tanto é que não utilizaram vapor chamber na construção do console. E com tudo que foi mostrado hoje, por mim acaba esse desespero de desmerecer o console e as falsas informações que o ps5 não é capaz…

Se continuarem com essas atitudes, é porque sentiram e muito! kkk

Last edited 4 anos atrás by Andre gt
Hiago
Hiago
Responder a  Andre gt
7 de Outubro de 2020 15:36

Eu não sei, no twitter está bombando informações que o código no Soc do PS5 confirma informações vazadas que ele é Navi10lite que seria basicamente uma 5700XT com ray trancig, então a digital foundry está certo em dizer que ele é equivalente a uma GTX2060 (completamente decepcionante se for isso). Se for verdade faz todo sentido que ele esteja com problemas para atingir 4k30fps + raytracing como vazou sobre R&C no mado gráfico ser 4k dinamico (olha que nem estou falando do modo performace) e no Spider Men aquele modo performace que alem de não ter nenhum sinal de ray tracing alguns presets como sombras estão piores que um PS4pro.

Andre gt
Andre gt
Responder a  Hiago
7 de Outubro de 2020 15:52

Uma 2060 não chega a nível de performance da 5700xt, e eles podem estar se referindo ao RT, não a performance geral. Olha, pra um console de 499 ou 399, fazer 4k ou 4k dinâmico em algumas situações com RT ainda é impressionante.

Além disso, com as novas tecnologias disponíveis de upsampling menos necessidade teremos de gritar resolução, e sim formas inteligentes de se trabalhar com os jogos…

Last edited 4 anos atrás by Andre gt
nETTo
nETTo
Responder a  Hiago
7 de Outubro de 2020 16:15

Eu já reparei que a cada nova falacia de xbots vc vem aqui com estas “certezas” pra fazer o tipo de FUD que depois cai e vira piada de internet.

Hiago
Hiago
Responder a  nETTo
7 de Outubro de 2020 16:39

Trago falácia? Em outro artigo comentei como o Spider Man estava com alguns aspectos inferiores ao PS4, e isso está provado, só ver qualquer comparativo das duas versões. O draw distance no PS5 está melhor, mas é o mínimo que se esperava. Descarte aqui ray tracing, eu nunca tive espectativas sobre RT/4k+60fps, com certeza fora da realidade, porém pelo menos 2k60 com presets melhores que a geração passada era o esperado.
A Sony sempre que está no alta fica arrogante e eventualmente começa a contar meias verdades e mentiras, o que vejo com o PS5 é o mesmo que aconteceu na época do PS3, era dito que seria o console mais poderoso de sempre, mas na prática sua RSX e 256mb ram produziram jogos multiplaforma bem inferiores ao XBOX360 e com first party incríveis não por merito do hardware cagado do PS3, mas pela competência dos estudios internos da Sony (a mesma coisa acontece com o PS4 pro vs One X). Eu vejo aqui que o SSD do PS5 é novo processador CELL em que fanboys como você vai passar a geração inteira passando pano paro o PS5 inferior ao XBX sendo vendido pelo mesmo preço.

Last edited 4 anos atrás by Hiago
Deto
Deto
Responder a  Hiago
7 de Outubro de 2020 16:58

mentir na internet não vai mudar a realidade cara, ninguém mais cai nesses FUDs

RDNA 1 com RT
RDNA 2 12TF macaco sem RT.

spiderman no PS5 igual PS4.

acabou cara, para com essa groselha.

Last edited 4 anos atrás by Deto
Hiago
Hiago
Responder a  Deto
7 de Outubro de 2020 17:01

Beleza cara, não vou comentar mais sobre o assunto.

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Hiago
7 de Outubro de 2020 16:23

Não é permitido FUD aqui, amigo. O Mário já avisou diversas vezes.

Hiago
Hiago
Responder a  Sparrow81
7 de Outubro de 2020 16:45

Tudo bem, não comento mais nada sobre o assunto.

bruno
bruno
Responder a  Hiago
7 de Outubro de 2020 17:01

Navi Lite só se refere a gpus integrados.

Shin
Shin
Responder a  Mário Armão Ferreira
7 de Outubro de 2020 20:42

Veja o chip do XSX, delete a ultima fila de WGPs e obterá 40CU.

Shin
Shin
Responder a  Mário Armão Ferreira
7 de Outubro de 2020 21:19

Veja o scan do chip no hotschip, o chip do PS5 é um Renoir como qualquer outro tendo formato retangular o XSX adiciona um pouco mais de weight.

Daniel
Daniel
Responder a  Shin
8 de Outubro de 2020 2:05

Shin, uma dúvida; por ser Renoir, vejo muita gente citando que a CPU dos novos consoles tem algo na casa de um r7 3700x, só que em sites como o UserBenchmark dá o desempenho muito próximo entre o Renoir (r7 4700g) e um R5 3600. Logo, pode-se dizer que em desempenho bruto, essas APUs tem desempenho de CPU mais próximo de um Zen 2 6/12?

Last edited 4 anos atrás by Daniel
Andrio
Andrio
Responder a  Mário Armão Ferreira
7 de Outubro de 2020 21:28

Esse chip com 8k gravado hein? lembrei do phill falando que não acredita em 8k mas tem gravado kkkk

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Responder a  Mário Armão Ferreira
8 de Outubro de 2020 1:53

Mario, o coreteks também é português. Você conhece ele?

Livio
Livio
Responder a  Andre gt
7 de Outubro de 2020 15:44

No vídeo fala que: “devido o formato e o fluxo de ar este dissipador tem o mesmo desempenho que um de câmara de vapor”

Hiago
Hiago
Responder a  Livio
7 de Outubro de 2020 16:43

.

Last edited 4 anos atrás by Hiago
Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Fernando Medeiros
7 de Outubro de 2020 14:28

Vai de SX e para de querer desmerecer de todo jeito a concorrente. Até parece que você recebe algo da Microsoft para falar tanta besteira.

Fernando Medeiros
Fernando Medeiros
Responder a  Sparrow81
7 de Outubro de 2020 18:14

No que eu desmereci? O console virou bonito agora e combina com a decoração de qualquer lugar? Fui eu que aumentei o tamanho dele pra 40CM em pé? Por acaso você tem na sua casa uma internet de 2Gbps e necessita do WiFi 6?

Last edited 4 anos atrás by Fernando Medeiros
Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Fernando Medeiros
7 de Outubro de 2020 20:22

Você não deve ter visto o Teardown. Não é possível! Viu o tamanho do dissipador? Viu que a eficiência dele é similar a câmera de vapor? Sabe porque não é câmera de vapor?
Pelo que eu saiba, metal líquido precisa de um dissipador de cobre, é a decisão acertada. Se tem dúvidas, consulte um técnico. Mais precisamente recomendo você ver o vídeo do João PSX com comentários muito pertinentes. Ele entende daquilo e só fala com embasamento. Ainda tá triste com o tamanho do console? Sinto muito, apenas supera!!!

Andrio
Andrio
Responder a  Fernando Medeiros
7 de Outubro de 2020 14:42

Complicado? lol só remover uma tampa e um parafuso la e pronto….

Andrio
Andrio
Responder a  Andrio
7 de Outubro de 2020 17:44

só complementando meu comentário de como é difícil adicionar um SSD

https://twitter.com/Nibellion/status/1313820558115704834?s=20

Fernando Medeiros
Fernando Medeiros
Responder a  Andrio
7 de Outubro de 2020 18:12

O que é mais fácil, tirar um parafuso e uma tampa para plugar um disco em um slot com outros componentes expostos, ou plugar um disco proprietário que tem um encaixe de cartucho perfeito?
A troca do disco é complicada sim.

Livio
Livio
Responder a  Fernando Medeiros
7 de Outubro de 2020 18:15

Que outros componentes expostos??? Chegou a ver o vídeo ou tá tirando essa alegação do mundo da lua? Tu só abre o compartimento do slot e não tem mais nada exposto.

Vou te ajudar e já coloco o link no tempo certo para ver “os componentes expostos”:
https://youtu.be/CaAY-jAjm0w?t=174

Andrio
Andrio
Responder a  Fernando Medeiros
7 de Outubro de 2020 18:28

Sim, é mais facil plugar um card. Mas vc usou o termo “MUITO COMPLICADO” No link que eu mandei mostra que não tem nada de complicado. 😉

nETTo
nETTo
Responder a  Fernando Medeiros
7 de Outubro de 2020 18:32

Só tome cuidado pra não queimar as mãos 😇 com tanta facilidade

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Responder a  Mário Armão Ferreira
7 de Outubro de 2020 20:11

Mário, veja isso

https://twitter.com/YuriyODonnell/status/1312480201629081602?s=20

E aqui no Brasil não cansam de repetir 4k nativo, como se fosse uma grande conquista.

4k nativo com gráficos da geração atual? Não quero. haha

bruno
bruno
Responder a  Fernando Medeiros
8 de Outubro de 2020 7:54

Indiscutívelmente a solução da Microsoft para a XsX é mais fácil… mas corre o risco de se tornar cara.

A 220$, custa quase tanto como a XsS e quase metade da PS5 DE.

Os SSDs foram um desafio para ambas as fabricantes.

A Sony não seguiu a via Xbox porque já o fez no passado com a Vita e lixou-se.

Daniel
Daniel
Responder a  Mário Armão Ferreira
8 de Outubro de 2020 11:43

O engenheiro da MIcrosoft já comentou que teremos a participação de outras marcas, com tamanhos diferentes; isso ajudará a diminuir o preço, pois concorrência nunca é demais, mas ainda assim, não vejo o preço caindo drasticamente. Sobre o Ps5, como que esses nvme 4.0 tradicionais acompanharão a velocidade do PS5? O controlador interno presente no Ps5 intermediará essa função, pois nem os mais caros nvme alcançam as velocidades do da Sony, principalmente no que tange a leitura. Não corre o risco dessa velocidade ser menor, pois não me pareceu claro esse fato.

Fernando Molina
Fernando Molina
Responder a  Mário Armão Ferreira
8 de Outubro de 2020 12:22

Pergunta de leigo, se isso se concretizar mesmo, no que impactará nos jogos??

nETTo
nETTo
Responder a  Daniel
8 de Outubro de 2020 12:06

É como o próprio Cerny diz, a a necessidade destes SSD PCIe 4 serem mais rápido nomeadamente que o do PS5, pois ele trabalham com apenas 2 vias de prioridades enquanto que o da Sony 6, eles devem poder tirar a diferença na força bruta. De resto o sistema de I/O deve funcionar como no SSD interno.

Deto
Deto
Responder a  Daniel
8 de Outubro de 2020 12:52

Eu li essa entrevista, era o Major Nelson falando groselha randomica.

Disse que “teremos opções”

é opção de 500GB, 1TB? é opção de mais uma marca?

Não disse nada com nada e pareceu puro controle de danos pq a Sony mostrou o SSD padrão PC.

O controle de danos foi totalmente genérico e só serviu para acalmar os “fãs” do xbox.

É tem que ser muito sonhador para imaginar que AGORA depois de 20 anos, teremos um formato de memória proprietário que rivaliza em custo com um aberto.

Agora já tem SSD da Samsung de 7GB/s 1TB que custa 5 dólares a mais que o cartucho do xbox.

no final de 2021 vai ter SSD de 2TB para o PS5 custando o mesmo que o cartucho do xbox sx.

e o pior, no BR com 70% de imposto no cartucho do xbox e 30% no SSD extra do PS5, pq “é peça de PC”

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Responder a  Fernando Medeiros
7 de Outubro de 2020 15:40

Sobre a expansão, eu achei excelente. Parece bem fácil tirar a tampa. Tanto no PS4 quanto no Xbox One precisa tirar parafusos, abrir, e não vejo ninguém reclamando.

E desconheço dispositivos com slots NVME onde se não se precisa abrir para colocar o SSD. Prefiro 1000x as opções NVME que estão no mercado do que cartões proprietários como é o caso do SeriesX.

Fernando Medeiros
Fernando Medeiros
Responder a  Carlos Eduardo
7 de Outubro de 2020 18:19

Eu nunca vi ninguém fazendo troca de disco interno do PS4 ou no Xbox One além do pessoal que faz vídeo pra internet. Discos USB 3.0 foram a melhor opção de expansão dessa geração, e pra mim servem perfeitamente para armazenamento frio na próxima. Quantos jogos uma pessoa joga em simultâneo? Com o passar dos anos, conforme os jogos visarem apenas a nova geração, a tendência é ocuparem um menor espaço de armazenamento pela não necessidade de duplicar dados como é feito hoje, além das técnicas de compressão que serão utilizadas, bem como soluções de deep learning por rede neural, hoje conhecido como DLSS na Nvidia, que provavelmente vai extinguir os jogos com resolução nativa, e também podem ser utilizados na conversão de texturas.

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Responder a  Fernando Medeiros
7 de Outubro de 2020 19:09

PS3 comecei com HD de 320GB, fui para um de 500GB e depois 1TB
PS4 comecei com HD de 500GB, fui para um de 1TB e depois 2TB.

Notebook, PC, trocas constantes de HD, SSD, hoje meu note tem um Evo 970 pcie gen3 e um Samsung Evo 500 Sata 3.

Reconheço que HD externo é prático, ajuda e tal. Mas gosto de ter grandes espaços no storage interno até para facilitar as coisas por aqui, filhos pequenos e tal.

Sobre espaço de armazenamento, creio que serão maiores no PS5/SeriesX, mas com um incremento em menor proporção do que vimos do PS3/PS4. Você evitará de duplicar assets com SSD (Spiderman economiza cerca de 10GB), terá uma compactação mais eficiente de texturas com Kraken/Oodle Textures ou Bcpack, mas em contrapartida terá assets cada vez maiores, texturas com mais qualidade, mais polígonos na tela, como ocorre em toda geração. Então uma coisa compensa a outra.

bruno
bruno
Responder a  Fernando Medeiros
7 de Outubro de 2020 19:56

Eu fiz. Duas vezes.

Neste nmomento estou à procura de um com mais de 2tb que seja compatível.

Last edited 4 anos atrás by bruno
Livio
Livio
Responder a  Fernando Medeiros
7 de Outubro de 2020 23:20

Nunca viu? Quer fotos do meu PS4 fat com 2T e do meu Pro com também 2T?

Pelo que sei o fat era vendido com 500G é o Pro com 1T, se ambos meus aparelhos tem 2T é pq alguém trocou.

Mais uma vez com alegações do mundo da lua para tentar transparecer que está correto, quem saiba na São Paulo em que as lojas possuem metade de jogos do One só faça a troca do HD do Xbox

Deto
Deto
Responder a  Fernando Medeiros
8 de Outubro de 2020 12:57

tive três PS3, em todos troquei o HD.

Tive dois PS4, o normal e o PRO. Troquei o HD para 2TB no PRO.

de 5 playstations que eu tive, troquei o HD em 4.

80% das vezes eu troquei o HD.

Livio
Livio
Responder a  Fernando Medeiros
7 de Outubro de 2020 15:48

Claro, pelo preço que custam tais expansões, quase um novo console, isto será impopular em países em que os consoles e expansões custam muito caro.

O acesso ao compartimento pode ser complicado para você, pelo menos evita que usuários queimem a mão ao tocar no módulo de expansão e um adendo, escondido do jeito que está protege tanto o módulo de expansão quanto o conector contra possíveis esbarros ou remoção indesejada, algo que pode ocorrer no Series

Livio
Livio
Responder a  Fernando Medeiros
7 de Outubro de 2020 15:56

Como se a minha esposa reclamasse do Xbox One Fat que tenho aqui em casa, se rodar YT, Amazon Prime tá tranquilo para ela!

Mas inventa cada defeito, nada de novidade nesses anos que frequento o PCManias. Só faltou dizer que não era necessário aquele modo de guardar o parafuso da base.

Livio
Livio
Responder a  Livio
7 de Outubro de 2020 15:59

Um adendo, isso é a nova alegação do FUD?? Porque já vi em outro sítio alegarem que as esposas irão reclamar do tamanho do PS5. A que pontos chegamos.

Fernando Medeiros
Fernando Medeiros
Responder a  Livio
7 de Outubro de 2020 18:23

Desculpa, não foi eu que desenhei um console que parece um trabalho no paint de alguém que está aprendendo a fazer desenhos no computador. O PS5 parece um brinquedo, mas o problema que além dele ser um brinquedo com aparência de produto chinês falso, ele é enorme. Eu acho o Xbox One Fat feio, mas ele se mistura com as coisas na estante. O PS5 não chama atenção, ele grita.

nETTo
nETTo
Responder a  Fernando Medeiros
7 de Outubro de 2020 18:29

😅😅😅

Livio
Livio
Responder a  Fernando Medeiros
7 de Outubro de 2020 23:28

Se o PS5 é um desenho do paint então o que falar dos desenhos do meu filho de 3 anos? Vou vende los por 2mil mais barato que o paint do PS5.

O problema para vocês é que o PS5 tem o design moderno e lembra coisas modernas, já o One remete a um video cassete, o XSX um frigobar é o XSS um fogão portátil e isso deve doer muito em vocês.

Alias depois de hoje os fanboys ficaram com tanta azia que o PS5 seria negado pelas esposas, tem um plástico frágil(escuto isso desde o primeiro modelo do PS4), é RDNa1.5……. O desespero está grande

Carlos Zidane
Carlos Zidane
Responder a  Livio
8 de Outubro de 2020 1:36

Lívio, pergunta:
O que é mais fácil de desenhar no Paint? O PS5 ou o XSX ?
Sim, é um design bem moderno, os fanboy’s estão sempre com conversa fiada, tanto PS5 quanto o SX tem um design que eu pessoalmente não faria mas, não tenho criticas a nenhum nesse ponto

Deto
Deto
Responder a  Fernando Medeiros
8 de Outubro de 2020 3:27

um cubo é dificil de desenhar

fácil e uma forma cheia de curvas…

vc devia pensar antes de falar e aprender a admitir a derrota

nETTo
nETTo
Responder a  Livio
7 de Outubro de 2020 18:30

Kkkk

A qualidade do plástico e a opinião da esposa estão a pauta agora kkk

Livio
Livio
Responder a  nETTo
7 de Outubro de 2020 23:29

A qualidade do plástico desde 2013 está em pauta e não vi um PS4 derreter em condições normais de funcionamento

nETTo
nETTo
Responder a  Fernando Medeiros
7 de Outubro de 2020 16:11

As opiniões mais divertidas? Continuamos a ter

Gustavo Hipolito
Gustavo Hipolito
Responder a  Fernando Medeiros
7 de Outubro de 2020 19:57

Cara… Sempre que algo relacionado ao PS é apresentado, vejo que você tenta achar um defeito, um problema, uma complicacão… Cara não vi nada demais em tirar uma base e destacar uma tampa, não parece complicado. Outra questão, como você praticamente afirma que a sony esta ”sobrecarregando” a GPU quando os indicios afirmam que as novas GPU’s irão bater os 2,5 Ghz e o console da sony esta batendo os 2,23 Ghz… Isso não parece sobre carga. E desculpa se pareco meio incoveniente, se você é casado, voce deve saber que se sua esposa não gosta de video game, voce poderia colocar o Santo Graal do design que sua esposa ira reclamar de qualquer forma. Na minha opinião, o console aparenta ser bem construido e o sistema de dissipador de calor bem projetado.
No mais uma otima tarde a todos aqui do brasil.

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Gustavo Hipolito
7 de Outubro de 2020 20:35

Vai se acostumando, Gustavo. Sempre damos boas risadas com o Fernando. Hahaa

Livio
Livio
Responder a  Gustavo Hipolito
7 de Outubro de 2020 23:34

Desde 2013/14 que visualizo esse show de piadas, pode sentar e assistir. Já se viu desmerecer uma nova tecnologia ? Quem vai usar WiFi6?? Legal que não vi este questionamento para o drive UHD do One X visto que a mesma pessoa sempre defende o conteúdo digital.

Ele faz vistas grossas quando é a favor do time em que torce

Gustavo Hipolito
Gustavo Hipolito
Responder a  Livio
8 de Outubro de 2020 21:56

Tenho notado os comentários dele. E nunca, mas mesmo nunca há de se elogiar na plataforma PS, os jogos não prestam, vi uma vez ele dizendo que são filminhos, os consoles não são tudo isso, agora o novo PS5 já teve que fazer compromissos para poder acompanhar o XSS…
É complicado quando não queremos aceitar a realidade das coisas…

Hiago
Hiago
7 de Outubro de 2020 21:08

Os dados que você trouxe são interessantes. Eu participo dos comentários aqui para justamente elucidar melhor essas questões, mesmo que venha de algum FUD esse tipo de assunto me faz pensa.
Acho engraçado que nos dois sites que mais participo ultimamente, são aqui no PCmanias e no Game Vício, as vezes é engraçado porque aqui alguns me chamam de caixista e lá no Game Vicio que é um local por norma de haters da Sony, me chamam de sonysta… Lol…
Mas sobre essas informações vou me calar, até porque não vou adiquiri nenhuma console no lançamento, então é acompanhar as próximas informações, principalmente depois que o Ps5 e o XSX forem lançados.

Shin
Shin
7 de Outubro de 2020 21:13

Lembre-se a base não é uma GPU mas sim APUs Renoir. E 4000 series tem 156mm^2 9,6 bilhões de Transistores.
XSX 15,3 bilhoes que é 56% do número de renoir que bate com o seu tamanho de 360mm^2.

Carlos Zidane
Carlos Zidane
7 de Outubro de 2020 21:45

Decidi ficar sem internet por hoje e quando volto… Teardown do PS5 !!!
Pelo visto, a Sony não está “escondendo as coisas”, ela só está fazendo no tempo que ela acha melhor e *** no ** dos fanboy’s e ansiosos de plantão.
😂
Parece muito bem planejado, gostei bastante. Essas partes destacáveis vão ser pretas mais rápido que eu puder, todas as imagens do PS5 preto ele fica lindíssimo.
Refrigeração me passou confiança, espero seja mesmo eficiente, embora agora eu tenha adotado o uso de headset e ruído não seja um grande problema, espero que seja silencioso, passa mais confiança. Um psicológico tranquilo faz milagres.
Agora é só esperar pra começar o gameplay !!
😆👍🏻
PS: parece que o pessoal da quinta série já veio depositar o choro, kkkk procedimento padrão, mais humor pro nosso dia… ” a esposa vai me largar se eu colocar esse trambolho na sala ”
” Ah caramba, tem um parafuso e uma tampa na expansão de armazenamento, como pode isso, preciso de um profissional pra desentupir a pia ” kkkkkk

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Carlos Zidane
7 de Outubro de 2020 22:06

O que eu realmente admiro é a forma que a Sony apresenta as coisas… Ela faz de forma totalmente profissional, sem alarde, sem festinhas desnecessárias e cheio de coisas para encher linguiça. Isso é muito bom e querendo ou não passa confiança…
O problema é a minha ansiedade de consumidor. Haah

Carlos Zidane
Carlos Zidane
Responder a  Sparrow81
7 de Outubro de 2020 22:44

Sim. Secos até. Emoção é muito importante nesse ramo, sinto falta de algo feito a mover emoções… Mas nada é perfeito.

Ricardo
Ricardo
8 de Outubro de 2020 6:32

Vendo todo este cuidado da Sony com a refrigeração, ocorreu-me uma dúvida. Em termos de temperatura, como fica a relação entre clock x unidades computacionais?
Digamos, hipoteticamente, que os SoCs de PS5 e Series X possuam exatamente o mesmo cooler e que ambas são testadas no mesmo ambiente, o PS5 seria mais quente por rodar em um clock superior?

Livio
Livio
8 de Outubro de 2020 12:57

Sugestão para aqueles que estão com azia do teardown:
comment image

Andrio
Andrio
Responder a  Livio
8 de Outubro de 2020 13:00

Agora o Plastico é de alta qualidade ^^

nETTo
nETTo
Responder a  Andrio
8 de Outubro de 2020 14:24

Kkk

E a esposa não mais irá reclamar

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Livio
8 de Outubro de 2020 13:33

Kkkkkkkkkkkkkk

Nuno Sousa
Nuno Sousa
8 de Outubro de 2020 16:56

Off: Western digital revela o primeiro ssd compatível com a ps5 (500gb 1tb e 2 tb) (150 dolars 230 e 450 respectivamente)
Falta confirmação da Sony mas a publicidade dos produtos salienta a ps5.

Nuno Sousa
Nuno Sousa
Responder a  Nuno Sousa
8 de Outubro de 2020 16:58

7gb read
4.1 write

nETTo
nETTo
Responder a  Nuno Sousa
8 de Outubro de 2020 18:03

Como é 7GB a leitura, acredito que ele seja compatível

A WD não iria marketear uma coisa dessas sem ter algum tipo de permissão de a Sony

Livio
Livio
Responder a  Nuno Sousa
8 de Outubro de 2020 17:21

Interessante essa movimentação, a WD equipava os HDs da plataforma Xbox, sendo que a Seagate começou já nessa parte final da geração a ser o produto oficial para hd externo e agora será o armazenamento oficial para o SSD do Series, enquanto a WD que em nada tinha com a plataforma PS agora aparece com o que parece ser o primeiro SSD compatível.

error: Conteúdo protegido