O presente artigo faz um apanhado de outros artigos que circulam pela internet, bem como refere diversas considerações de analistas. Será de se referir que estas considerações são baseadas não só em informações recebidas pelos autores dos artigos, como também nas palavras de Tim Stuart, diretor financeiro da Xbox, Satya Nadella, CEO da Microsoft, e Matt Booty, responsável pelos estúdios Microsoft.
O conteúdo do artigo que se segue poderá ser triste para os fans Xbox, mas o certo é que nada o que aqui está é inventado. Não só há indícios como registos de jogos Xbox como saindo na Playstation, como há rumores vindos de insiders, e as palavras de Tim Stuart, diretor financeiro da Xbox, bem como de Satya Nadella, que já por duas vezes abordou o assunto, dando a entender a mesma coisa em ambas as vezes.
Basicamente o que é dito não é absurdo, dado que a estratégia da Microsoft está a falhar a toda a linha.
Vamos ver dados factuais.
- A sua consola registou uma enorme quebra de vendas no terceiro ano de vida, uma altura em que as vendas deveriam estar em franca expansão, e segundo dados do VGChartz, a consola vendeu menos do que no seu primeiro ano de vida.
- A Switch, uma consola em fim de vida, vendeu mais do dobro que as Xbox X s S acumuladas
- Inclusive a Playstation 4, uma consola descontinuada há 4 anos, vendeu mais jogos na Europa do que a Xbox.
A piorar a sua situação, as assinaturas de serviços de subscrição estagnaram, não tendo registado crescimento em 2023, o que mostra que a estratégia da Microsoft se encontra a falhar em toda a linha.
Growth of video game subscription spending has stalled. According to Circana’s Games Market Dynamics reporting, April ’23 sub spending in the US was only 2% higher than April ’22. Finding new subscribers beyond the console ownership base has proven very difficult thus far.
— Mat Piscatella (@MatPiscatella) June 7, 2023
Após um investimento gigante de 70 biliões, a MIcrosoft depara-se subitamente com uma enorme quantidade de estúdios em mãos, e sem um mercado onde o fazer rentabilizar. Com a sua consola a sofrer quebras nas vendas as perspetivas futuras não são as melhores e rentabilizar o investimento torna-se quase impossível.
É que apesar de, para a Activision, o mercado PC representar 27% das receitas, contra 26% das consolas (100% de receita no PC, média de 70% de receita nas consolas), os valores obtidos nas consolas estão longe de poderem ser ignorados. 26% é mais de 1/4 do total das receitas da empresa, e um valor demasiadamente grande para se poder ignorar.
Recorde-se ainda que a Activision atualmente quase não produz para a Switch.
Ora comprar a Activision e manter os jogos exclusivos da Xbox seria só por si um assumir enorme de perdas de receita. Mas algo que poderia ser ponderável em caso de sucesso da sua consola. Agora quando o estado atual do mercado para a Microsoft é o acabado de descrever, a situação torna-se critica e as perdas insustentáveis.
A Microsoft é uma empresa detida por investidores, que ali investem para obter lucros, e não para assumir prejuízos num potencial crescimento que não se vê! Ainda por cima, a Microsoft nunca teve uma geração de sucesso, e a era Xbox 360, a melhor da Microsoft, foi pautada por enormes prejuízos.
.
Após 2012, a Microsoft deixou de revelar os lucros da sua divisão, passando apenas a reportar receitas. Mas sabemos que Phil, na era Xbox One, encerrou 12 estúdios, e ouvimos mesmo da sua boca que a Microsoft ponderou em 2014 acabar com a consola, o que mostra que nada se terá alterado.
Dessa forma, com as Xbox Series a irem por este caminho, em que estão a vender pior do que a Xbox One, não haja dúvidas que o declínio é total, e manter o negócio nos atuais termos é algo insustentável.
Manter a Xbox requer alterações… e alterações sérias que tornem o negócio sustentável.
Daí que os rumores sobre uma estratégia capaz de manter a Xbox tem vindo a surgir. E que, forçosamente, passam por sérias concessões!
Nesse sentido surgiram informações vindas de supostos insiders, pessoas com ligações dentro da Microsoft, que referem que a Microsoft vai começar a colocar o seu catálogo mais antigo nas consolas concorrentes, nomeadamente a PS5 e a Switch.
Esta seria uma situação que lhes permitiria aumentar tremendamente as receitas, entrando num esquema de exclusividades temporárias na sua consola, que continuaria assim a ter exclusivos, mas apenas de forma temporária.
Mas ao alcançar todo o mercado, mesmo que não ao mesmo tempo, a realidade é que a Microsoft se tornaria um publicador terceiro. E isso mesmo foi dito por Satya Nadella!
Just two days ago, Satya Nadella…
“I think we have a chance of being a good publisher, quite frankly, on Sony and Nintendo and PCs and Nintendo.” pic.twitter.com/erIKppi4PA
— Reforge Gaming (@ReforgeGaming) January 17, 2024
E por Tim Stuart, que até é bastante mais direto do que Sarah.
Apesar que esta será uma medida poupo popular junto dos fans, ele acabará por beneficiar bastante a Xbox! Tal permitirá aumentar a receita, tornando os estúdios viáveis de serem mantidos. E ao se manterem os jogos exclusivos por algum período, bem como mantendo o Gamepass e Xcloud como exclusivo Xbox, a consola poderá funcionar, sendo que a medida seguinte, como tem vindo a ser apanágio, será uma campanha onde se passa a imagem de a Sony e a Nintendo serem anti-consumidor por não fazerem o mesmo (quando na realidade a Microsoft faz isto por necessidade e não por vontade própria), voltando-se assim ao esquema tradicional de sempre, e passando a medida como pro-consumidor.
Piers Harding-Rolls, analista da Ampere refere que esta estratégia resulta da história da Microsoft no espaço PC. No entanto, como não podia deixar de ser, nota que estes movimentos parecem surgir, pelo menos em parte, da necessidade, uma vez que a Xbox basicamente ficou para trás na chamada guerra das consolas.
As Xbox Series não ajudaram em nada a Microsoft, com as vendas a terem caido, pelo menos, 12,7% face ao ano anterior, apesar de estarmos numa fase do seu ciclo de vida onde, tradicionalmente a consola deveria estar em crescimento, especialmente depois de um exclusivo Blockbuster como alguns consideram que Starfield foi.
O analista sénior da Omnia, James McWhirter, chama mesmo a atenção, como dado muito relevante, que a Switch, com 7 anos de vida e em final de vida, vendeu mais do dobro da Xbox, mostrando assim o estado em que a consola da Microsoft se encontra.
É assim algo que parece consensual para público e jornalistas que o lançamento de antigos exclusivos nas consolas Playstation faz muito sentido para a Xbox, e para além do mais ajusta-se à sua filosofia de colocar todos os jogos onde os jogadores estejam. Os analistas acreditam ainda que os Media não irão atacar a Xbox face a esta atitude, especialmente porque a exclusividade se irá continuar a manter, apesar de temporária.
Já no que toca ao Hardware, a ideia que circula é que é bem provável que as Xbox Series atuais sejam as ultimas consolas neste modelo. A Microsoft claramente já percebeu que a pequena Sony, neste tipo de negócio, não lhes dá hipóteses, pelo que a aposta certamente passará a ser em consolas baratas viradas para o streaming. A aposta em hardware subsidiado ao estilo das atuais Xbox tem sido uma forte situação de prejuízo, com as consolas a serem da Microsoft a serem fortemente subsidiadas em baixas de preço, sendo que no passado natal chegamos a ver a S a 199 euros e a X a 399 euros, de forma a se tentar aumentar as vendas, e sem que, mesmo assim, tenha havido grande sucesso.
A aposta da Microsoft deverá assim, ser em tornar-se uma Publicadora Third. Uma Third com um produto próprio ao qual dará algum tempo de exclusividade nos seus produtos, e onde manterá serviços de subscrição que possam chamar o público para si.
Se o streaming se tornará relevante no futuro, e será preferido sobre o jogo local, é agora a questão que pesa sobre a Microsoft!
Gostaria de ver a MS tornar os jogos da ABK exclusivos, pra ver se seria algo suficiente a acabar o “monopólio” da “malvada” Playstation, como diziam alguns, só pra testar teorias e também fazer a Sony se mexer.
Acho que sem exclusivos, consoles não são nada em relação a outras plataformas de jogo.
Imagino que o futuro do console Xbox esteja mesmo comprometido, com as promessas de futuro dadas pelo Phil ao Nadella não cumpridas e os bônus não se baseando em lucros dessa divisão é pouco provável não virarem Third.
Como consumidor de games e mesmo como Thirdie, não terei interesse em jogos da MS de partirem apenas pra formato digital, mas sei que muita gente terá, pois há bons jogos no catáelogo Zenimax/ABK e mesmo de estúdios originais da Xbox.
De qualquer forma, se há algo inevitável, é o futuro, é só conseguirmos ficar vivos e aguardar pra ver o que acontece.
OFF: Acabei de escrever um artigo sobre o The last of us parte 2 que acho que está fenomenal e que vai matar, comprovando com factos, muito argumento que por aí anda… Mas ainda vai demorar uma semanita para sair.
Fico no aguardo, mas sinto lhe dizer que mesmo com provas muitos irão falar do mesmo jeito.
O artigo comprova absolutamente tudo o que diz… Não deixa muito espaço a argumentos.
Mas claro… há sempre quem prefira viver no seu mundinho dos unicórnios.
https://dotesports.com/tlou/news/neil-druckmann-confirms-the-last-of-us-part-iii-is-on-the-way
ao que parece é confirmando que vai ter a Parte 3
e tinha gente falando que “a ND está com medo” de fazer a parte 3…
https://www.gamevicio.com/noticias/2024/01/receitas-de-conteudo-e-servicos-do-xbox-subiram-61-no-segundo-trimestre-do-ano-fiscal-de-2024/
Receitas (fiscais) do segundo trimestre de 2024 da Microsoft:
• Receita OEM do Windows aumentou 11%
• Receita de dispositivos caiu 9%
• Receita de jogos aumentou 49%
• Conteúdo e serviços do Xbox aceleram 61%
• Aceleração do hardware do Xbox aumentou 3%
(Ou seja avancaram no software e serviços. )
https://www.gamevicio.com/noticias/2024/01/xbox-supera-windows-em-receita-e-se-torna-o-terceiro-maior-negocio-da-microsoft/
Situação triste do Xbox.
OMG… Eu não acredito que acabaste de postar isto!
É mesmo uma falta de consciência total e absoluta sobre o que estás a dizer!
Tu tens noção que este aumento se deveu à inclusão da Activision certo?
E que os aumentos se devem ao que a Activision trouxe, e não a crescimento orgânico, certo?
tens igualmente noção que a adição da Activision, apesar de acrescentar 2.1 biliões em receita, não trouxe lucro, mas sim prejuízo de 437 milhões, certo?
Eu acho que não! Que és apenas uma pessoa que gosta de falar da boca para fora e nem se informa sobre o que diz!
Daí que situação triste é este comentário!
Mais um artigo a caminho… a forma como as pessoas comem a pílula dourada é mesmo triste! O cérebro deixou de servir para se pensar e “come-se o feno que se deita aos burros”!
E a receita OEM do Windows, e os dispositivos (Surface) não tem nada a ver com a Xbox.
E não podemos contar com a fusão ? Eles fazem parte do Xbox agora. E onde se encontra a notícia do dito prejuízo?
Os dados do Windows e Oem saem no mesmo boletim. Por isso estão ali.
E eu esperava menos do seu penúltimo parágrafo. Está soando grosseiro.
Podes contar… mas isso é pago… Custou 75,4 biliões!
Não é a Xbox a crescer… É a Microsoft a comprar!
Para além do mais, a Activision deu prejuizo!
E a previsão da Microsoft é de uma quebra de vendas no hardware para o proximo trimestre, que pelos valores indicados, pode chegar aos 40%
E se soou a grosseiro, lamento. Mas a frase está dentro de parênteses pelo que não é para ser tomada à letra, e baseia-se no ditado popular “deitar palha a burros”, e na realidade da internet onde as pessoas se portam como carneiros comendo tudo o que lhes dão.
Eu quero ver a fonte que afirma que a Activision esta dando prejuízos.
E que neste último semestre como você falou o Xbox teve 437 milhões em prejuízo.
Suas duas afirmações
E se for possível uma remodelagem de seu penúltimo parágrafo ali em cima. Ele ficou fora do ponto.
Depois vês… é a própria Microsoft 😉
Quanto ao parágrafo, não enfies o barrete! Ele não tem intenção de insultar, mas usar uma analogia popular. Apenas isso! Por isso meti os parentesses.
Imagino que não teria dificuldade em postá-la aqui. Para o plenário ver.
Sairá na devida altura em artigo. O documento é interno, e público! Conforme eu o vi, qualquer um o pode ver.
“o xbox não vai falir”
Quem diz: sujeito que abandonou o xbox e joga no notebook
Ainda estou jogando no ambiente Xbox.
Sempre ando comprando os jogos deles, assino o Gamepass Ultimate….
Estão ganhando em jogos e serviços comigo.
Então quer dizer que eu precisava de ter um hardware Xbox para apoiar a marca ? Ah é ?
Falando em Xbox, ele se tornou o terceiro carro chefe da Microsoft em receita e “vai falir “.
Parece que existem pessoas que são analistas fiscais de mais expertise que os de Redmond. A maior empresa do mundo, de 3 trilhões USD, não sabe onde investir….
Quem vai falir é o modelo Xbox como consola. Não a Xbox em si!
Quem perde mais com isso nem é quem e usuário do console da Microsoft, que fechando essa porta pode abrir outra no PC e ter acesso natural aos games Xbox.
É o usuário do PS que vai continuar no console de mesa sem concorrente.
Quem não se lembra de como a Sony chegou no PS3 depois da dominância que teve com o PS2 ?
Este é o panorama da coisa.
Vão fazer de vocês na frigideira.
É o que eu já vi várias, e várias vezes aqui. Não consigo entender a comemoração de alguns.
As subscrições estagnaram.
As empresas estão a fechar, 2024 vai ver imensos postos de trabalho a desaparecer.
Vão existir centenas de programadores no desemprego.
Se a ideia continuar a oferecer jogos baratos, e GAAS, como se precisa para serviços de subscrição, a qualidade desaparece de vez!
Mas comemorar é estúpido… A concorrência é necessária, e até diria obrigatória para evitar que as empresas nos ponham a pata em cima.
A questão é que a concorrência não vai parar… o que vai acontecer é que as consolas vão poder finalmente ser consolas. E se a Sony mantiver o conceito, muitos vão aderir!
Falta é saber se o vai fazer!
Agora é preciso é perceber-se que se a Xbox pode realmente desaparecer, isso é por pura incompetência da Microsoft. Nada mais!
Nem eu que não tenho planos de voltar para o console, tenho desejo que este encontre seu fim no Xbox.
A coisa ficaria pior do que Nvidia vs AMD no mercado de GPUs.
Nvidia uns 80% do mercado e AMD uns 20%. Mas ainda temos a opção da escolha. Mesmo que as Radeons não estejam acompanhando em termos tecnológicos a Ada Lovelace RTX40. Razão da sua derrocada ?
A retirada total de um player é muito pior até mesmo do que a dominância de um sobre o outro.
Porque a dominância, pode se revertida. Igual a AMD fez com a Intel nos CPUs. Depois dos Ryzens. Balanceando-se
Da primeira a sétima geração do Core i se alguém falasse que isso aconteceria seria chamado de maluco.
Agora imagine se a Radeon fechasse a sua divisão.
Lol
Foi curioso nisso que o CFO foi falar “vamos virar third” e o Phill correu desmentir, falando que “só onde tiver gamepass”
Dai o Nadella falou “vamos sim virar third” e o Phill ficou mudo, parou de aparecer toda hora para falar suas groselhas…
Mas quem diria que comprar a Activision seria o fim do xbox?
Não teve UM sujeito que defendia a compra na internet que considerou a possibilidade disso ser ruim, de isso fazer o xbox falir pq agora o xbox tinha que dar lucro para justificar todo esse investimento
Vai ser bem melhor para a industria de vídeo games a MS virar Third Party:
Xbox não era concorrência para a Sony e Nintendo, não elevava o nível.
Tudo de mais “anti consumidor” que se viu em vídeo games foi a MS que inventou
Sempre gerando ruído no meio de comunicação
Daqui a pouco a Apple entra no mercado, garanto que vai ter mais competência que a MS. O modelo dela só precisa de UM ajuste, o hardware vai ter que ser subsidiado… o resto tudo a apple já sabe fazer como modelo de jardim murado, consoles, iphone…
================================================
Agora uma anedota baseada livremente em fatos reais LOL
Imaginem as cenas:
Nadella se reuniu com o Phill e depois com o CFO:
Phill chegou lá e disse para o Nadella:
CFO chegou lá e disse:
Acho o comentário de cima um mi mi mi semi ofensivo do costume. Nem o ia aprovar.
Mas aprovo apenas para dizer que o Phil não disse nada disso!
O que o Phil disse foi que o Gamepass não iria para outras plataformas, o que foi entendido como um desmentido de que os jogos poderiam ir para outras plataformas. Na realidade ele apenas falou do Gamepass, até porque as “outras plataformas” não autorizam o Gamepass.
off acho que mais para o Mário:
https://icon-era.com/threads/beyond3d-closes-down-owner-cites-toxic-behaviour-as-most-prominent-reason.8814/page-3#post-207411
o Brit que sabotou o B3D? é verdade esse post?
Segundo o pessol nesse tópico o Brit despirocou, deve ter sido demitido pelo aaron greenbergue /s, baniu todos os usuários e fechou todos os tópicos
nisso até o ADM foi banido e teve que fazer várias mãos de obra para reabrir o fórum.
Sim é verdade o Britt, que se estava a revelar, de certa forma um fanboy da Xbox pois ninguém podia falar fosse o que fosse da consola, resolveu fechar o fórum devido basicamente toda a situação que tem rodeada a Xbox, allegando comportamento tóxico de todos os utilizadores.
Felizmente outros moderadores pegaram no fórum e ele reabriu.
E sim, todos os utilizadores foram banidos, mas depois foram recuperados. Neste momento tenho uma conta ativa.
Ah pois, faz sei lá quantos anos eu postei aqui que o modo de operação de fanboys do xbox era se aproximar de moderadores/adm de fóruns e sites para sequestrarem a retórica, “equilibrarem” as coisas, para o lado do xbox.
Era puxando o saco dos moderadores/adm de sites e fóruns e virando “amigo” deles para os influenciar ou “colaborando sem segundas intenções” para conseguirem virarem moderadores/colaboradores do fórum ou site.
Temos ai um exemplo extremo disso.
Já foi tarde esse Brit, aposto que o alex bugaga nem vai mais postar lá, não tem o parceiro dele… ahuahuh
Onde você viu essa declaração do Phil que a Microsoft considerou acabar com o Xbox em 2017? Eu nunca vi essa notícia!
2014… Erro meu. Nunca fui bom com datas.
https://www.pcmanias.com/sabiam-que-a-xbox-esteve-para-acabar-em-2014/
de novo errando a data!!
Já por várias vezes… Datas não é comigo. Nunca foi!
Por exemplo, aniversários, só sei de cor o de Jesus. 😉
de novo a mesma pergunta?
Mês que vem ele pergunta de novo. xD
E eu engano-me outra vez na data. 😉
Kkkkkk
Se na próxima geração a Microsoft apostar em um hardware misto (nativo e streaming), não significa que ela não esteja mais competindo com a Sony! Ela só modificou o seu produto, mas ainda está no mesmo mercado da Sony!
Não existe tal coisa como hardware nativo e streaming. Isso é hardware nativo! É o que tens agora! Até porque hardware de streaming não tem nada de especial excepto o facto de não conseguir correr nativo.
Daí que se mudar para hardware de streaming ele deixa de ser nativo, e a Microsoft passa a ter consolas streaming de 100 ou 150 euros.
Esse tipo de consolas não é concorrente direto das atuais. Isto porque elas no fundo não trazem nada de novo faze às Google TV ou android boxes, excepto o facto de serem da Microsoft.
Nada impede dessas empresas big techs de se montar racks com o melhor que se tem a oferecer (GPUs high end ) e fazer streaming até em maior qualidade que o console para um determinado público pagante.
O Cloud da própria Nvidia por exemplo tem racks com a 4080 entregando streaming 4K à 20 dólares por mês ou 1440p a 120 FPS (para pessoa que está interessada em fluidez).
A única demanda é ter boa qualidade de conexão com o servidor.
A Microsoft usou de chapas contendo o Series X, mas poderia ter usado hardware até melhor que esse no seu ambiente Azure.
Nada… Excepto que isso iria incomodar gigantes como a NVidia, Intel e AMD ao tornar a venda de GPUs e CPUs em algo obsoleto.
Porque isso mataria o PC gamer também.
Somente para fechar a thread. Gostaria de dar uma perspectiva das grandes produtoras de hardware de computação complexa do mundo.
Mário, a verdadeira gaita que essas empresas ganham não é com o mercado do consumidor residencial. Onde vendem em alto volume e possuem uma baixa faixa de lucro.
É com o mercado corporativo, nos servidores. Todas as 3 que você citou (AMD Intel e Nvidia).
Onde apesar das vendas serem menores em volume o hardware empregado é muito mais caro.
Pesquise sobre HPC, tanto a capacidade das máquinas(que parecem supercomputadores) quanto os preços dos componentes são horripilantes.
Um Epyc 9754 HPC de 128 cores e 256 threads por exemplo custa sozinho 12000 dólares. E tem datacenters com centenas/milhares deles.
Sim, isso está bem explícito nos relatórios financeiros.
Pegando num à sorte, a NVIDIA recebeu 10 biliões em data centers e 2,59 biliões no mercado gaming.
Isso não está em causa.
Mas 2.59 biliões são 25% das receitas e eles não querem abdicar disso.
O mercado Gaming gera muito dinheiro, e percebes isso quando a AMD ganha 1/10 disso pois tem uma quota bem menor e uma margem de lucro inferior, e continua a apostar nele. E ninguém quer abdicar disso. Quanto mais não seja por 25% ou 1%, 2.59 biliões são 2,59 biliões.
servidor com 4080 por quantos USD por mês para vc usar a vontade?
quem te disse que esse serviço de Nvidia dá lucro e não é mais um “serviço subsidiado” ?
Há um dado muito forte que indica que isso não acontece.
É que a empresa chama-se NVIDIA. E esses gajos por dinheiro… Pfff.
Sinceramente, Paulo, se por hardware por streaming você fala um dongle/stick com controle, eu nem vejo sentido nisso, há tantos no mercado, e toda a tv de uns poucos anos pra cá consegue rodar por streaming por apps de boa. Sobre rodar nativo, seria o console, e é algo que me parece que tende a sumir pelo caminho que a MS parece querer apostar, mas é mera opinião minha, vamos ver se ainda vem um novo console pela frente.
Poder ter… Pode. Se é provável? Não!
A Microsoft vendeu ao mercado a “consola mais poderosa” e a aceitação não foi boa. Aliás está a ser a pior da história.
A única hipótese teria de ser lançar algo esmagador a um preço fabuloso. Mas isso certamente seria considerado uma espécie de dumping.
Sinceramente, não sei o quanto o Nadella está afim disso.
Acho que “dar” produtos como o Gamepass não parece ter resultado no que queriam, se ficar sempre numa desculpa de precisa disso e daquilo pra dar certo, não vai dar nunca. Dumping já fizeram com o Gamepass.
As vezes eu acho que o xbox existe até hoje pq sempre que vai acabar, pq deu prejuízo e toda hora fazem M, alguém vem com uma nova ideia e sustenta ele por mais alguns anos…
x360 deu prejuízo?
Bota TVTVTVTV SPORTS, cobra por cabeça para ver Streaming usando o kinect, bloqueia usados e mete sempre on line para coletar dados de usuários…. 1 bilhão de usuários de Central Múltimidia
Xbox One deu prejuízo também, ai fecha?
Não, Phill veio com a Ideia de “xcloud para 2 bilhões de pessoas” e “netflix dos games” e de quebra ainda querendo “vencer” com “poder” no xbox one X e xbox SX.
Não deu de novo, e agora?
Nadella mandou virar third party e acabou.
São mais de 20 anos tentando, sempre tem uma “nova ideia”… agora acabou, vira third party e deu.
A passagem vai ser gradual. A Xbox demorou anos a meter os jogos no PC. E vai demorar anos a tornar-se third.
Mas o investimento em jogos tem de dar retorno. São dezenas de equipas que ou fecham ou tem de dar lucro. Tu tens 4 anos pela frente onde as perspectivas atuais da Xbox são miseráveis. Segundo leio nos fóruns a Microsoft prevê uma quebra de 40% na venda de hardware no próximo trimestre. E isso, seja real ou não, mostra bem as perspectivas que eles têm.
O mercado PC são apenas 26% da receita da Activision, a PS5 25% e a Switch atualmente zero.
Eles não vão ignorar esses mercados e perder dinheiro. Podes ter isso como certeza! E vão meter os jogos, aos poucos nessas consolas.
A questão é que quando vires isso a dar dinheiro, o resto vai também, e daqui a nada, com a aposta no streaming em qualquer aparelho e as vendas do hardware dedicado a morrer, ele fica mesmo third.
Isto parece uma verdade de La Palice perante a realidade atual das coisas.
como se faz um hardware misto?
a CPU fica no dongle e a GPU no servidor?
até parece que vc inventou essa nova categoria de hardware para não admitir que o máximo que a MS vai fazer é lançar, na próxima geração, um “chromecast” para streaming.
Eu respeito totalmente a ideia de a próxima geração do xbox ser um dongle para streaming, acho válido ué… qual o problema?
Só espero não ver delírios de “vender consoles é anti consumidor” ou o phill arrotando na internet que “sony e nintendo com consoles tradicionais estão no passado”
================
referência:
“Quando você fala sobre Nintendo e Sony, temos muito respeito por eles, mas vemos a Amazon e o Google como os principais concorrentes daqui para frente”, diz Spencer. “Isso não desrespeita a Nintendo e a Sony, mas as empresas tradicionais de jogos estão um pouco fora de posição. Acho que eles poderiam tentar recriar o Azure, mas investimos dezenas de bilhões de dólares em nuvem ao longo dos anos.”
https://www.gamevicio.com/noticias/2020/02/phil-spencer-nao-considera-sony-e-nintendo-uma-ameaca-para-o-xbox-mas-sim-google-e-amazon/
Vendo em retrospectiva, na epoca já parecia bizarro, hoje parece que o phill é meio lunático com delírios de grandeza…
E esse novo rumor de Starfield e Indiana Jones podem estar a caminho do PS5???
Starfield nem me surpreendo porque ele seria um exclusivo PS, mas Indianan Jones?? Um monte de fan vinha se gabando de exclusividade e se isso for verdade o Blade também irá no mesmo caminho.