O que se segue são várias especulações quer de analistas de mercado, quer de consumidores em geral.
Com a compra da Activision, Call of Duty cai sob a alça da Microsoft. Trata-se de um jogo de tiro na primeira pessoa, mas um jogo que se distingue de todos os outros por algo que sempre o caracterizou: O uso de forças e de entidades e países reais.
A consequência desta situação foi que, ao longo da história do Call of Duty, o mesmo foi banido de vários países, quer pela excessiva violência, quer pela aproximação ao realismo de certas situações históricas, quer por outros motivos.
Assim, países como Cuba, Alemanha, Irão, Japão, Paquistão, Russia, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Uzebquistão e outros baniram já uma ou mais versões deste jogo dos seus mercados.
Esta questão torna-se pertinente. A Activision era uma empresa que se dedicava exclusivamente aos videojogos, mas a Microsoft não. E eventuais questões políticas que possam surgir devido a este jogo não são algo desejável para uma empresa que desenvolve esforços em diversos ramos de atividade, e de uma forma Global.
Call of Duty é um dos jogos que já não jogo à muitos, muitos anos, mas é tambem um dos jogos que guardo na memória como uma das experiências mais traumatizantes que já vivi num videojogo. A coisa passou-se em 2009, no jogo Call of Duty: Modern Warfare 2, numa missão chamada “No Russian”, onde como jogador sou colocado num aeroporto, e obrigado a fazer parte de um massacre total a todas as pessoas que ali se encontravam. Foi a última vez que comprei um Call of Duty, pois a situação marcou-me verdadeiramente.
Mas este tipo de situações são realidades. Há efetivamente massacres neste mundo, e o jogo aborda a temática dos terroristas, das guerras, e mostra por isso os horrores que aí existem. Situações baseadas em locais reais, usando agencias reais, falando em países reais, baseadas em factos reais, mas numa história ficcionada. E este é o ponto que tem ajudado Call of Duty a ser um sucesso.
A questão que surge é: Será que as regras de conduta da Microsoft, de protecção de menores e utilizadores da rede, não poderão ter um impacto no rumo do Call of Duty?
Será que estas missões não vão desaparecer de vez, e que o jogo não sofrerá à partida os níveis de censura que teve de ter em alguns países para poder ser aprovado? Será que vamos deixar de ver Nazis e Russos, para vermos alguém de uma ilha imaginária controlada por um ditador igualmente imaginado, num jogo de violência controlada para os padrões da Microsoft?
Ou por outras palavras, será que Call of Duty vai perder a sua identidade?
Esta é a questão que muitos utilizadores estão a colocar. E diga-se que não é algo descabido!
Numa outra vertente, esperam-se outras alterações ao jogo. Eis o que Jason Schreier refere sobre o que a Activision espera do jogo agora com a nova direcção:
Inside Activision Blizzard this week:
– Lots of cautious optimism about the merger and Kotick being gone
– Excitement for more creative freedom under Xbox
– Fear of layoffs
– Call of Duty could ditch the yearly release schedule
New story: https://t.co/QftblHXUzz— Jason Schreier (@jasonschreier) January 20, 2022
Segundo ele há algum otimismo acautelado devido à fusão e à saída do atual CEO.
Há tambem alguma excitação por alguma liberdade criativa que possa existir sob a Microsoft.
Receios de despedimentos.
E a colocação na mesa da hipotese de o Call of Duty deixar de ser um lançamento anual.
Segundo o artigo desenvolvido, a Activision estava numa má posição, com imensas saídas e outros trabalhadores a pensarem fazer o mesmo. Mas com a fusão e a saída do CEO, há algum otimismo de que tal possa melhorar. Mas infelizmente necessitam de se acautelar com a felicidade, dado que nada garante que a fusão aconteça, e mesmo que aconteça, o atual CEO ainda se vai manter por algum tempo.
A ideia de obtenção de alguma liberdade creativa passa pelo que se vê em alguns estúdios recentemente adquiridos como a Double Fine e a Obsidian, que tiveram carta branca da Microsoft para trabalharem de forma livre. Não sei se este tipo de excitação não poderá ser infundado, pois estamos a falar de estúdios de pequena dimensão e nada comparáveis, nem em número de funcionários, nem na capacidade de produção e nem no custo de aquisição, das equipas da Activision. E dificilmente a Microsoft os deixará fazer outras coisam em detrimento do Call of Duty. Basta ver o que acontece com outras equipas responsáveis pelos franchisings de sucesso, que estão presas a eles desde sempre.
Os despedimentos serão quase certamente uma realidade. A Activision tem mais de 10 mil funcionários, e é questionável se a Microsoft manterá uma estrutura tão grande. No global a Activision tem mais funcionários que a totalidade dos atuais estúdios Microsoft.
Os lançamentos anuais tem obrigado a um esforço gigante das equipas, e estas esperam agora que isso seja aliviado. Uma folga nos lançamentos poderá ajudar a revitalizar as vendas, mas por outro lado terá forte impacto nas receitas anuais.
Numa outra situação, a EA, perante a ameaça da Activision agora sob liderança da Microsoft, e perante os problemas do seu Battlefield 2042, refere que poderá passar a série para algo Free 2 play. Essa seria uma situação bem pouco interessante para a Microsoft que, para ser igualmente concorrencial, teria de fazer o mesmo com o seu Call of Duty, perdendo assim um dos principais motivos pelo qual a sua compra seria interessante, a oferta aos possuidores do Gamepass, enquanto que na concorrência o jogo seria pago.
Enfim, claramente tempos de mudança quer para a Activision, quer para o Call of Duty.
Vai virar mais merda do que já é. Tudo que o Phil Spencer bota a mão vira bosta.
kk
Eu até entendo vc curtir, amar o Playstation
Mas isso que vc falou não pode ser levado a sério. Phill tem seus erros sim, mas tudo? Tudo não!
Os jogos de Xbox 360 receberam o Enhanced para aqueles que os possuiam de graça, o mesmo vale para os de Xone no One X e SSX. Tudo grátis na faixa, o Playstation ta cobrando 10 dolares na maioria dos seus jogos, vc acha certo quais destas?
Só vou citar isso pra não me alongar, mas acho que já é o suficiente pra vc rever a sua opinião.
Todos aqui sabem que eu tendo mais pro lado da Sony, mas nem por isso deixo de apreciar o que de melhor o Xbox oferece.
A quem possa adquirir ambos produtos, eu recomendo
Concordo contigo nETTo. Até porque discordo que o Phil Spencer tudo em que toca, estraga.
Na realidade o que o acuso é de ser demagogo, politiqueiro, e fazer promessas vãs (chama-lo mentiroso é esticar a corda, pois ele tambem tem chefes e tem de obedecer a mudanças de rumo). Mas ele está a geria a Xbox no sentido que a Microsoft pretende, e o sentido daquilo que é o core Business da empresa: Serviços associados ao Windows.
E nesse aspecto, ele está a fazê-lo bem. O grande problema é que com isso ele está a destruir um ecossistema que era estável, que era procurado, que estava em crescimento. Tudo para o virar para o mercado que está a tentar criar.
E com isso, está a arrastar a competição!
Sinceramente eu não concebo um mercado de videojogos sem uma Nintendo, sem uma Sony ou sem uma Microsoft. Acho que cada uma destas empresas traz valor ao mercado. Cada uma oferece algo de único. E é a diversidade que torna o mercado atrativo.
Se uma destas empresas desaparecesse, e aqui faço a distinção, colocando a Microsoft num patamar distinto, e reduzindo a coisa a Nintendo e Sony, o mercado tinha imenso a perder. Os IPs de qualidade são tantos e tão bons que todos perderiamos.
A Microsoft nem taanto. Isto porque as suas políticas, até à presente data, e quem sabe isto muda no futuro, foi a aposta em Halo, Gears e Forza, de uma forma repetitiva e até à exaustão.
Eu que escrevi sobre o Forza Horizon 5, e que tanto o elogiei, nunca mais o joguei. Porque rapidamente percebi que era apenas mais do mesmo. E tendo já jogado todos os anteriores, estou saturado da formula.
No entanto nunca me ouviste dizer mal do jogo, pois o problema da saturação é meu… não do jogo.
Mas nisto que estou a dizer isso é relevante. A Xbox está em terceiro exactamente por isso. Porque não criou o valor acrescido que é o suporte, as ofertas e os IPs de qualidade.
Não é serem muitos, não é serem poucos, é serem de qualidade. Aliás esse é o motivo pelo qual a Microsoft está numa de comprar. Não conseguiu internamente organizar-se para tal, e como tal adquire fora.
Vamos ver o futuro, mas como disse, um futuro só terá qualidade, com as três empresas bem activas e concorrenciais. E a Microsoft parece estar a tentar fazer tudo não so para ser concorrencial, como para tentar colocar entraves e problemas à concorrência. E se eu defendo que crescer sim, o crescer atirando os outros para baixo… considero porco e reles.
e eu fico em dúvida..
a MS so comprou estúdio problemático… Bethesda flopada com todos os jogos dela em decadência, o supra sumo foi o Fallout 76
a Activison atolada em acusações de assédio.
se a MS não conseguiu até hoje se organizar internamente, pq ela vai conseguir organizar a Bethesda e a Activision?
O certo é que mais vale um COD em decadência do que muitos jogos a voar…
Não sei, pra mim, recentemente até ressuscitaram Doom e Wolfenstein até que não está mau.
Penso que não da pra desprezar um Elders e apesar do erro com Fallout, ainda anseio por um ao nível do 3, espero que na mão da MS ao menos melhorem a Engine.
Na Actvision é na mesma, boas franquias lá existem, mas não são minhas preferidas desde o Atari 2600, ou melhor, desde o PS1, pois do Spyro eu gostava.
Me refiro ao que ele fez de coisa nova enquanto na direção do Xbox? NADA. Aliás, fez. Deixou todos seus jogos piores. Esse cara é um câncer pra indústria e eu nunca vou apoiar isso.
Eu não amo Playstation, amo jogos. E se o Playstation é o que entrega jogos do meu gosto, vou gostar mais. Mania que vcs tem de confundir uma coisa com outra. Entenda, gostar de jogos hoje é gostar de Playstation e se isso me faz um fanático, ok então.
Os Forzas melhoraram, Gears melhorou, Halo caiu mas ficou menos pior, Halo Wars melhorou. Sea of thieves não curto, mas garanto que qualquer estúdio iria querer um jogo assim fazendo sucesso.
Quantum Break, Sunset Overdrive e dead rising 3 acho que entram como algo da gestão anterior.
E vc dizer que um cara que segurou a marca depois do que foi o fracasso do xone transformar td em merda ou não fazer nada é forçar a barra.
Elton.. O Phil Spencer era numero dois antes… A xbox one tambem se deve a ele. E ele assumiu a Xbox One em 2014. Mas a consola morreu sem grande suporte. Ele fechou estúdios em vez de produzir… e acredito sinceramente que antes do “all in” a Xbox estava mal… muito mal!
Se a Xbox One foi um fracasso a culpa foi maioritariamente dele. Foi ele que a geriu por 8 anos.
A PS3 foi lançada mais cara e menos capaz que a 360… bateu-a devido ao excelente suporte. A One ficou atrás porque era mais fraca e teve um suporte miserável. Se ele esperava sucesso era porque??? Por amor à camisola?
Nenhum deles melhorou. O forza é o mesmo de sempre e o Gears é a mesma coisa de antes. O 5 já é a mesma coisa que o 4 e até o 3 realmente eram bons. Vc realmente joga videogame? Pq se joga, ou tem péssimo gosto ou é um delirante.
Phil Spencer segurou a marca? Segurou foi o emprego.
Né, só fez a empresa fazer a maior aquisição da sua história com a actvision e a zenimax que tá entre as 10 maiores.
Zenimax… A Activision só há uma proposta de compra. Pode avançar ou não. Mas podes ter a certeza que se os legisladores entenderem que a concorrência sai prejudicada, não avança.
Fez porque não tem competência pra fazer. Tá comprando todo mundo pra se fazer especial. Ohhh glória.
Ter influência política dentro da empresa não necessariamente é ter competência. Mas vamos ver onde isso vai dar, só não consigo vislumbrar coisa boa no futuro dos consoles com as atitudes que a Microsoft tem tomado.
então, ai no teu post eu só vejo “dar coisas de graça” e “engenheiro emulando jogo velho”
cadê a produção nova e artística?
o Phill tá a 20 anos no xbox, metade desse tempo como chefe e metade como chefe dos estúdios de jogos.
Nesse tempo qual o “god of war” que ele produziu ou deu sinal verde para ser produzido?
algum horizon zero dawn?
Seria igual pegar Halo ou Gears, mudar o gênero deles e o jogo fazer mais sucesso ainda.
é nivel sony com God of War mudando de gênero e Nintendo que faz até sucesso transformando Zelda em mundo aberto “minecraft”.
Sabe qual o problema do Phill? ele só resolveu fazer um “Horizon Zero Dawn” pq resolveu imitar a Sony…
Pq ele não teve essa ideia sozinho? o chefe do estudio do Forza Horizon nunca pediu para fazer outro jogo de outro estilo?
Ele so resolveu dar sinal verde pq viu a Sony fazer e resolveu imitar.
Até que provem o contrário o Phill é um papo furado que não entrega nada.
Melhores jogos do xbox foi Ori e Cuphead, cuphead saiu no playstation e Ori o estúdio virou third party.
pq o Phill não comprou esses dois estúdios ao contrário de comprar estudio que faz COD anual?
pq ele não tem Visão.
Mesmo que o BF vire gratuito, não vejo impacto relevante no cod. A franquia precisa se reencontrar antes. Além de ter estilos de gameplay completamente diferentes. Em relação as mudanças internas na Activision, não espero nada de bom.
Já a alguns anos que deixei de jogar!
Está minado de cheaters tanto no PC como consolas e eu detesto perder o meu tempo assim, cada vez estou mais voltado para o offline.
(no ano passado em multiplayer apenas joguei 24% do meu tempo face a 76% offline e tem tendência para baixar ainda mais.)
Se voltarem a fazer um bom modo historia talvez volte a comprar um dia…
Mário, existe o COD Warzone!
Sim… e pode ser que chegue para combater um battlefield (e se-lo-à caso a Microsoft queira colocar o jogo num esquema semelhante ao Halo infinite)… O que está no artigo não é algo factual Edson, são apenas referencias a situações que estão a ocorrer e que podem. ou se espera que o façam, causar alterações futuras do Call of Duty.
O Jason disse esses dias que COD provavelmente vai ficar no PS até 2023
Warzone 2 e COD 2023 ainda vão estar no PS
Provavelmente isso reflete aquilo que foi dito pela Sony: “esperamos que eles honrem os acordos…”. Essa vontade externada sugere que a Sony já havia acertado algum tipo de “exclusividades” de conteúdo, de modo prévio, com a Activision.
São assuntos e questionamentos pertinentes, Mário.
É algo “místico” ainda se a Microsoft(MS) manterá a polêmica dos CoDs pela própria aceitação da marca que é algo, certamente, muito mais importante pra aquela.
Sobre Call of Duty f2p imagino que a MS manterá a campanha e jogos anuais (ou bianuais) como pagos ou no Gamepass e manterá uma segunda linha f2p que já existe (Warzone) no qual não será necessário assinar nenhum serviço. Mas só o tempo dirá se algum dos modelos irá definhar até sumir.
Espero que a aquisição da Activision pela Microsoft ajude a EA a se posicionar “menos Microsoft” como vinha acontecendo, pois certamente CoD é dos maiores concorrentes de BF que é das principais franquias da EA, mas acho difícil tendo em vista que a MS já oferecia concorrência a seus games de carro com os Forza, e aparentemente sempre tiveram uma relação “apaixonada” (opinião).
A despedida mais importante de todas será o Playstation não vendo o lucro que COD dá lá dentro de sua divisão. Que deve ser massivo.
Xbox se tornou terra dos RPGs ocidentais, FPS e jogos de Corrida.
O sucesso do PS4 deu nome ao PS5 que está na frente da corrida de consoles, sim a frente 30% não mais 150%. O Xbox é aquele carro que estava 25 segundos atrás… mas está tirando diferença volta a volta da corrrida.
A liderança é volátil nunca se esqueçam.
Isso a acontecer não será tão cedo… e isso se a venda da Activision for aprovada, o que poderá acontecer… ou não!
E no entretanto a Sony já trabalha para criar um AAA substituto para o COD… A equipa já está montada com veteranos do Call of Duty que saíram da Activision.
Quanto ao estar à frente… nunca é no início que as coisas se distinguem. É no fim da geração. E muito menos numa altura onde não há consolas para vender. Como diz o proverbio: “Até ao lavar dos cestos é vindima”.
No final de 2014, o PS4 tinha vendido 19 milhões de consoles contra 11 milhões do Xbox One. As estimativas do final de 2021 apontam para 18 milhões de PS5 contra 12 milhões de Xbox Series X|S. Então não estou vendo essa diferença cair de 150% para 30% como você afirma.
E pelo visto não vai mudar muita coisa em curto prazo. A demanda por PS5 continua altíssima. E a Microsoft pelo visto tem priorizado a fabricação de Xbox Series S, que embora tenha vendido bem na black friday, é um console com uma demanda inferior ao PS5 e Xbox Series X.
Sobre Xbox ser a casa dos RPGs ocidentais, FPS e jogos de corrida, é uma afirmação soberba e olhando apenas para o presente. Como você mesmo afirmou, a liderança é volátil, e isso também se vale para popularidade e qualidade de IPs. E se os novos projetos da Haven, Firewalks, Deviation e Firesprite forem excelentes shooters? Não tem como prever o futuro. E se o novo Doom for um flop? Os atuais são excelentes, mas estão disponíveis nas duas plataformas, logo o Xbox AINDA não é a casa dos RPGs ocidentais e FPS. Mas pode potencialmente ser no futuro, dependerá de qualidade para isso.
Imagina lá em 2002 as pessoas falando: “Ah, agora com a compra da RARE, o Xbox será a nova casa dos shooters (graças à Perfect Dark e Goldeneye 007)”. Essa é a moral da história, a gente não sabe. Precisa esperar para ver quais projetos irão vingar.
E por fim, claro que COD é importante para os lucros, mas decretar a falência de um console pela falta desse jogo é inocência. O maior mercado da Sony hoje é a Europa, e o jogo mais popular nesse continente é FIFA. Então eu diria que COD é um pilar importante, mas longe de ser o único.
No final de 2014 como você mesmo aponta, PS4 já tinha 72% mais vendas que o Xbox One 19/11 =1,72
Nesta geração já está em 30% um ano depois. Dado empírico de que a distancia já caiu e muito.
Como eu disse volta após volta o XBOX é o carro que tira tempo do Playstation.
Em 2014 as consolas vendiam-se livremente
Em 2021 não há consolas para entrega devido a uma pandemia…
Facto… A xbox continua em ultimo!
Em ultimo mas reduzindo bem as diferenças. Porque você não se atenta a este fato ? Alias, porque poucos se atentam a este fato ?
Realmente acha que está tendo um bloqueio de vendas do PS5 ? Tá sim. Mas o XBOX também passa pelo mesmo problema.
Não traga isso como desculpa para argumentar que, “veja é por isso que o PS5 não manteve ou abriu a distancia nas vendas” .
Não atenta porque não há consolas…
A diferença de procura é incomparável, mas a oferta está semelhante.
Os analistas referem que esperam que a venda seja de 2:1 a favor da Sony mal os limites à produção acabem.
https://gamingbolt.com/ps5-will-outsell-xbox-series-consoles-by-2-1-in-2022-switch-to-still-dominate-both-analyst-says
Já vi que temos mais alguém que tapa os olhos ao que não interessa, para filtrar apenas o que interessa! Tu lês as notícias ou só mandas bitaites?
Os analistas…. ah Mario se a gente for levar em conta o que os analistas falam.
A gente leva em conta COMO ESTÁ.
Está muito mal… não há nada!
Vê lá que a Mercedes está a vender quase o mesmo que a Renault… Coitada da Renault que sempre esmagou em número de vendas.
Claro que o facto de haver limites de produção não interessa para nada… É a Renault que está a cair…
Eu estaria ironizando qualquer futuro vindo dos nossos especialistas. Não o meu comentário que foi sólido como uma coluna.
Até mesmo porque analisei o presente.
Cuidado que você escorrega e cai Mário.
Eu não escorrego porque não tenho dois dentes (bidente aka Vidente). Eu não estou a fazer previsões, estou a fazer uma afirmação baseado no que diz um analista de mercado profissional de uma empresa de Wall Street dedicada a este tipo de coisas.
Se ele está errado, azar dele, mas tem certamente mais credibilidade que uma crença tua.
E o cara da The Verge?
Quem?
Deve estar a falar do Tom Warren, aquele editor que afirmou que o PS5 tinha 9 Tflops e que fundou o site WinRumors…
Não sei… Mas analistas fora de empresas de investimento não existem. Pelo que se é esse senhor que se fartoude dizer disparates sobre a Sony, não só está longe de ser analista, como demonstra desconhecimento sobre o que é um analista.
O que falou que a Sony deveria lançar os seus jogos day one no PC
Ele era um analista não?
AlterX… Tu sabes o que é um analista?
Desde quando os analistas trabalham em websites e mais ainda em websites de videojogos?
Um analista é um perito profissional, que trabalha em uma empresa de investimentos que recolhe dados sobre o mercado, e analisa usando métodos estatísticos e outros se forma a tentar prever a movimentação de mercado. Todas as empresas de alta finança recorrem a analistas quando querem fazer investimentos, de forma a tentar obter mais alguma certeza sobre o que vão fazer.
Não são infalíveis, mas são alguém que quando afirma tem uma base de sustentação baseada num estudo qualquer sobre o que diz.
Já agora eu também seria analista, não?
Não, seu comentário não foi sólido. Você usou das velhas narrativas conhecidas de flamewar. E o flamewar é uma fábrica de narrativas, que nem sempre se refletem em pensamentos racionais.
Primeiro que sair de 150% para 30% foi uma empolgação tua. Tu não pode pegar a diferença de 132% do PS4 para o Xone (116 milhões de PS4 contra 50 milhões de Xone) e colocar como se essa deveria ser a diferença do PS5 para o Xbox Series desde o começo da geração. As diferenças de vendas são construídas ao longo de toda a geração, pois via de regra todo videogame vende bem no começo. Então a comparação é proporcional à mesma época.
E mesmo sendo proporcional, o começo de geração costuma ser mais parecido. O WiiU vendeu 2.2 milhões nos seus 2 primeiros meses contra 3 milhões do Xbox One e 2.4 milhões do Xbox Series. Olhando por essa ótica, eu poderia dizer que o Xbox Series venderá pouco mais dos que os 15 milhões que o WiiU alcançou e menos do que o Xbox One? Esse é o problema de sentenciar as coisas por começo de geração. Essa definição geralmente começa a se estabelecer a partir do terceiro ano do ciclo de vida do console. É a partir daí que teremos uma noção da diferença. Então cair de 72% em 2014 para 50% (e não 30%) em 2021 é sim um resultado, mas se vai cair, se vai aumentar, etc.. ainda tem muiiitaaa água para passar por debaixo da ponte.
Segundo que quando tu fala “casa dos RPGs, shooters, etc.” tu ignora como funciona o ciclo geracional. Quando se fala que a Sony é a casa dos souls like, isso se deve a Nioh, Demons Souls e Bloodborne não estarem disponíveis para se jogar no Xbox. Respeito seu argumento do Xbox ser a casa dos racing games, já que Forza Motorsport e Forza Horizon não existem no Playstation. Gran Turismo 7 parece promissor, mas você está certo.
Mas “casa dos RPGs ocidentais e dos shooters”, só se você estiver falando de uma perspectiva futura, porque atualmente não vejo nenhum RPG ocidental ou shooter de maior relevância que esteja fora dos consoles da Sony (desculpa Halo Infinite). E mesmo que no futuro o Xbox receba novas versões de Doom, COD ou Wolfenstein exclusivos, esses jogos precisarão se provar primeiro. Por exemplo, Batman Arkham Asylum e Batman Arkham City foram espetaculares, mas Batman Arkham Origins e Batman Arkham Knight foram meras sombras do barulho que essa IP fez no passado. Então adquirir uma IP de peso não é garantia de se ter sequências tão marcantes quanto o que a IP já produziu no passado. Esse é o ponto. Toda nova geração vem acompanhada de decepções com IPs consagradas do passado somadas com novas grandes surpresas. Então é melhor esperar para saber melhor quem vai ser casa do que.
E terceiro que me pareceu presunçoso tu colocar a ausência de COD como algo a derrubar a Sony. COD pelo visto gera 260 milhões anuais, sendo que a receita apenas da divisão Playstation é de 25 bilhões anuais, e o lucro acima dos 3 bilhões anuais. Claro que o impacto deve ser superior a 260 milhões (talvez vender menos consolas, reduzir o público, participação nos EUA, etc.), mas entre “gerar impacto” nas receitas/lucros e “derrubar” uma divisão, é um gap grande.
Eis um comentário que em 2 dias já começou a envelhecer bem.
Sony anunciou a compra da Bungie, o que provavelmente irá implicar em uma grande expertise adquirida em shooters.
Não estou aqui a afirmar nada, mantenho minha posição sobre futuro incerto. Mas apenas reitero como as coisas podem mudar, cada geração é uma história diferente.
Vai desenvolver multi plataforma… pelo menos enquanto a Activision tambem estiver.
É o segundo FPS mais vendido, a seguir ao COD.
https://www.pcgamesn.com/destiny-2/sales
Certamente a compra não foi pelo Destiny, mas por qualquer projecto que eles tem em carteira.
Acredito que ainda surja algo mais a nível de compras.
Parece uma junção de fatores, inclusive entrar no GaaS com força total. Hoje mesmo Destiny 2 está entre os mais jogados diariamente na Steam.
E como a Deviation tem diversos ex desenvolvedores de COD, somados com o know how da Bungie, pelo visto haverá muita troca de expertise para jogos shooters no futuro.
Acredito sinceramente que a Sony vai tentar uma alternativa multiplataforma ao COD.
E isso acho que deve fazer…
Sony tem corrido atras de jogos multiplayer que era seu ‘ponto fraco’…
Estamos assistindo a industria de jogos se consolidar como era rumorado em 2019-2020, acredito que nem Sony nem MS pare por ai…
Quanto a compra em si vejo com bons olhos o estudio, desnity em si nunca joguei, não faz meu estilo de jogo, mas é inegavel a qualidade deles, fora toda a estrutura, acredito que seja um estudio de 1000 funcionarios ou mais…
Vamos ver o vem da Deviation que tem se falado bastante, tomar que seja algo na linha de fps competitivo ou forfun, a minha esperanda ainda de FPS na real seria um novo killzone da guerrilla mesmo, quem sabe um dia.
Fora esses com focos em fps nos temos os studios internos da sony com 2 projetos em paralelo e a outras parcerias que podem render bons frutos com a Haven Studios, essa geração promete meus amigos….acho que teremos output de jogos como nunca antes por parte de Sony e MS.
Estou curioso com o futuro. Sinceramente acho a Bungie uma boa “resposta”. Mas pelo que vi, já estava a ser planeada a uns meses. (Pelo que dizem).
Mas a parte da multiplataforma, não estava a espera. Será uma maneira de obrigar a MS a ter COD multiplataforma?
Mas sim, o estúdio de certeza que tem outros projetos.
Mas foi anúnciado como multiplaforma! Será que se a MS tiver os COD exclusivos, o mesmo será com o Destiny?
Ps: a Playstation deu a entender que há mais aquisições a ser efetuadas
Acho Piada que o Jez Corden veio dizer que a Bungie estava em negociações com a Microsoft, e tinha pedido menos do que o que a Sony ofereceu.~
Como não podia deixar de ser de um bom Fanboy Xbox, como é este senhor, o Tom Warren e outros, tal situação é completamente falsa, e a Bungie desmente que tenha sequer alguma vez tido qualquer contacto com a Microsoft.
Recorde-se que a Bungie já foi Microsoft e quis-se separar deles.
Eu vi isso, que sujeito pobre coitado.
Da para ver que ficou sentido.
Imagine se a Sony compra a EPIC criadora de Gears agora :p
Lol… A EPIc vale 30 biliões.
Mas que era uma compra adaptada à Sony, era! Cinema, multimedia e jogos.
Falei de brincadeira, mas agora que tu comentou sobre as outras partes da EPIC, faz sentido para a Sony inteira e não só para o PlayStation.
Ah, A MS comprou o jogo que mais vende* no PS5 e a Sony comprou os criadores do maior jogo do Xbox*
A Bungie será um estúdio para se trabalhar lado-a-lado com a PS studios, ou seja, não será mais uma agregada como aconteceu com Bluepoint e outros.
O Jim Ryan também falou sobre ir além do console, ou seja, pelo visto querem alçar vôos no GaaS entregando lucros para a divisão sem depender do Playstation como console.
Interessante como estamos vendo os primeiros passos da Sony rumo a um futuro onde o console não seja mais a peça central dela, ou seja, a Bungie não trabalhará em prol necessariamente de fazer as pessoas comprarem Playstation (caso contrário os jogos seriam exclusivos), mas sim em angariar clientes conectados independente de plataforma.
Se isso vai vingar eu não sei, mas parece ser a idéia.
Não digo que a consola não seja a peça central, mas a realidade do mercado é a que é. As medidas da Microsoft poderão estar a colocar caixões no conceito de plataformas fechadas, pelo que convêm a Sony apostar dos dois lados.
Exatamente.
Claro que sendo dona da Bungie, a Sony pode mudar a estratégia quando quiser (desde que respeite contratos vigentes). Mas pra mim está bem claro isso, que “vão distribuir os ovos”.
Mas é bem plausível que donos de Playstation 5 terão diferenciais, tornar um futuro Destiny 3 o mais atraente possível na plataforma.
Percebo. Mas sendo assim faria mais sentido ser a Sony a comprar e não a Playstation.
A verdade é que deixaram claro que será multiplataforma. Mas se COD deixar de ser multiplaforma, a partir de 2023. Poderá ser o mesmo caso por parte da Bungie?
E agora também me lembrei, será a Bungie parte de um futuro concorrente ao gamepass ? De maneira a apresentar uma oferta similar a MS? Sendo gratuito para as pessoas aderentes com a consola/serviço, e sendo necessário pagar o full price para outras plataformas.
Mas foi a Sony quem comprou, e não apenas para a divisão de jogos, como também para potenciais filmes de produções da Bungie. Mas independente se os jogos serão ou não exclusivos, quem responde por eles é a divisão de jogos.
Sobre multiplataforma, como a Sony será a dona da Bungie, pode mudar a estratégia quando quiser. Mas fato é que a Bungie tem uma IP muito rentável e que a Sony pelo visto pretende maximizar lucros não apenas com essa IP mas também com futuras produções GaaS da Bungie.
Vi esse comentário abaixo no reddit e achei bastante sensato.
“A Sony não foi enganada. As pessoas simplesmente têm dificuldade em compreender o quanto de lucro o IP de Destiny é. Dishonored, Fallout e Doom são muito menos lucrativos em comparação com Destiny. A aquisição da Sony Bungie é sobre lucro. A aquisição da Bethesda/Zenimax pela Microsoft foi sobre a construção do Game Pass. “
EDIT:
Em tempo
https://www.pushsquare.com/news/2022/01/playstation-studios-is-developing-several-live-service-games
Não acho bom, mas é como estão jogando.
e se o Playstation perde 260 milhões, que é 30% do faturamento do COD no Playstation
então o COD perde quase 600 milhões de vendas sem estar no playstation…
eita.
Que reduziu é facto, só te corrigi porque quando você coloca de 150% para 30%, faz parecer que foi uma redução gigantesca, o que não aconteceu. Mesmo com o PS5 em falta, a diferença ainda é razoavelmente grande.
E quem passa pelo bloqueio é o Xbox Series X, e não o Xbox Series S. E isso é por decisão da própria Microsoft, que decidiu usar mais dos seus wafers de silício para o Xbox Series S, já que como o interesse é obter mais assinantes, quanto mais consolas disponíveis melhor. E como o Xbox Series S precisa de menos silício que o Xbox Series X (die size 197mm² vs 360.45mm2), fabrica-se mais Xbox Series S com a mesma quantidade de silício.
2014 – 72% (19/11)
2021 – 50% (18/12)
De facto caiu, mas não de 150% para 30% como você afirmou.
A diferença atual é de 1,51. Sendo que o series s é o único console que não tem problema de oferta. Ou seja, num cenário de estoque normal, a tendência é as vendas do ps5 crescer mais que do Xbox. E num cenário que as gpus voltem a preço acessível, me pergunto se ainda assim a Microsoft manterá esse ritmo de vendas.
Sei que toda essa discussão meio sem sentido aqui só revela que vendas de consoles também importam para os usuários de xbox. Coisa que até bem pouco, pensei que não importasse, dada as opiniões que sempre via nos comentários de internet de alguns muitos usuários de xbox.
Vejo essa aproximação com normalidade e até bom para a Industria.
Afinal a MS é que se “auto mutilou” em 2013/2014.
(mais uma vez tentou “obrigar” o mercado e dessa vez deu errado).
Eu próprio foi um dos que abandonou a Xbox depois do desastre que foi a ONE e o seu pisa papeis.
18/12 = 1,50 e isso praticamente dando serviço de assinaturas e com escassez de PS5 e Series X, com Series S sobrando.
Mas mesmo assim, é de se esperar pra ver, porque a geração do 360 e do PS3 começou com vantagem de dianteira pra Microsoft e a Sony virou o jogo, é preciso paciência pra ver como termina uma geração.
Da onde que quase 20 milhões é 30% de 13? No seu mundo?
18 é quase 20? lol
Ele arredondou e podou dentro 2 milhões aí para dobrar a meta.
19.5 sem contar NO minimo 1M de cópias no PC.
19 é quase 20. Coisa que foi mostrada 3 meses atrás. Já está em 20 ou eu sou louco?
Mas se for nessa, então o Xbox já deve estar nos 13 ou 13.5
viagem da peste
O que é isso da viagem da peste?
nota: Pretendo resposta!
Quer dizer que está divagando demais… “Viagem, ou viajar” como ele utilizou é gíria para alguém que “alucina” nas ideias, e “da peste” é gíria mais comum no nordeste brasileiro pra “algo em exagero”.
É muito comum usarem por aqui “viajou na maionese” como uma expressão de estar falando besteiras.
Melhor resposta impossivel
Ok, obrigado. Precisava de perceber se haveria algum tipo de insulto ali contigo. Neste caso não considero isso insultuoso, apenas divergente e opinativo.
formalmente, seria algo assim “você viajou demais, muito mesmo..”
O Xbox falou das suas vendas no último mês, o Playstation falou ano passado. ** * *** ***** *****
Nota: Comentário editado pela Moderação.
A compra da Activision pela MS, vai criar uma excelente oportunidade de mercado. Principalmente para a EA.
O IP, Battlefield, poderá valorizar muito deviado a multiplataforma. Isto se a EA tiver um lançamento todos os anos ou perto disso.
Poderá ocupar o espaço vazio deixado pelo COD a partir de 2023.
Ou então por outra companhia que invista no género.