A Sony tem agora os direitos sobre os jogos de Spider Man… Mas antes eles eram da Activision! E quando sairam da Activision a Marvel perguntou à Xbox se os queria.
A Sony tem os direitos sobre a personagem Spider Man no cinema… Mas ultimamente tambem os tem tido na consola.
Mas os direitos da personagem nos videojogos são da Marvel, e antes da Sony produzir os seus jogos Spider Man, era a Activision que detinha esses direitos, com vários jogos da personagem lançados.
Ora quando a Sony lançou o jogos Spider Man para a PS4, houve uma onda de revolta dos fans da Xbox que queriam ver tambem a personagem na sua consola.
O que eles não sabem é que até poderiam ter tido a personagem… E que poderiam ser os fans da Sony a queixar-se de não a terem.
Isto porque quando os direitos da Activision sobre os jogos da personagem terminaram, a Marvel contactou a Xbox sobre se a queria. E a resposta foi negativa!
Esta situação soube-se devido a uma entrevista com Jay Ong, vice presidente de jogos da Marvel, que revela que em 2014, ou seja, antes da Sony ter sequer começado o seu jogo, a Marvel contactou a Xbox para lhes oferecer a exclusividade. E ela foi recusada!
Segundo Jay Ong, a Marvel contactou a Sony e a Microsoft em simultâneo, dizendo: “Atualmente não temos acordo para consolas com ninguem. O que gostariam de fazer?”
E apesar do interesse da Sony, a Microsoft resolveu passar a oferta, dizendo que desejava preocupar-se mais com os seus próprios IPs. Os IPs, que agora que a geração Xbox One passou, sabemos que basicamente não existiram, com exceção do trio habitual, Forza, Halo e Gears.
Apesar de a Nintendo tambem ter sido considerada, a Marvel abandonou a ideia pois era claro que a empresa estava mais virada para os seus Franchisings de grande sucesso.
O motivo pelo qual a Marvel retirou os direitos à Activision teve a ver com a qualidade dos jogos. E apesar de Ong confirmar que o acordo foi mutuo, a realidade é que a Marvel queria alguém que fizesse melhor justiça ao IP Spider Man
Este história pode ser encontrada no livro The Ultimate History of Video Games, Volume 2 por Steven L. Kent, vom alguns excertos em particular a terem sido partilhados no ResetEra.
Recorde-se que os fans Xbox criticaram fortemente a Sony por ter a personagem como exclusiva, chegando mesmo a organizar uma petição para que esta aparecesse na Xbox. Ou seja, os fans dirigiram o seu descontentamento para o lado errado, quando na realidade deveriam era ter-se revoltado com a Microsoft.
A parceria com a Sony deixou a Marvel de tal forma contente que permitiu à Sony escolher outra personagem para exclusividade. A personagem escolhida foi Wolverine!
Ainda bem que não foi pra MS, pois a qualidade seria qual? Muito provável que medíocre!
E quanto aos fanboys de Xbox, esses tão mais preocupados em criticar qualquer coisa do concorrente, mesmo sem propriedade para tal. Mas criticar o primeiro videogame da história lançado sem jogo, o console passar um ano todo sem um first party sequer, a MS “lançar” o trailer de Hellbalde 2 em 2018, dando a entender que esse sairia junto com o lançamento do SX… Aí ficam caladinhos! Hoje eles comemoram aquisições, mas se importar com jogos de qualidade pra que, né? Ah, e também comemoram qualquer coisa que entre no gamepass, mesmo sendo lixo! Não dá pra entender.
Aqui um exemplo de um ser que passa o dia no Twitter a comemorar gamepass é a criticar a Sony. É rir pra não chorar.
https://twitter.com/_evertroll/status/1559526101889826816?t=58GhhLaBFD7vSSQ9wwBwtA&s=19
Acredito que independente da questão de “Console Wars”, aconteceu do Spiderman ir para as melhores mãos possíveis. Não consigo imaginar um game de Spiderman melhor realizado do que pelas mãos da Insomniac, e a despeito de alguns não o terem no console de preferência, antes já se podia jogar pela PSNow, e agora é possível jogar nativamente no PC, e esse jogo, como é, pôde existir graças à Sony.
E já não é mais “exclusivo”, como dizem, e todas as reclamações se tornaram mero “leite derramado”.
Foi engraçado que nesse xilique de caixista sobre o GP eles lembravam muito de Final Fantasy 7 Remake.
Nenhum deles lembrou de spiderman, e muito menos lembraram das vendas de multis japoneses no Xbox, o ultimo foi Metal Gear que vendeu uns 80% no playstation
Mario eu pelo que tinha lido na altura eles nao estavam a protestar por causa do jogo que saiu na Playstation mas sim no “dlc” gratuito do spider-man que saiu no jogo Marvel’s Avengers so nas consolas da Sony
deram xilique nos dois.
Sim, também, mas isso foi a gota de àgua e a coisa começou antes com queixas relativas às exclusividade, e os fans de Spiderman na Xbox abriram até duas petições para que o jogo tambem fosse lançado na sua consola.
Neste momento e após a questão do Avenger, está mais difícil de se encontrar isso nas pesquisas, mas eis um vídeo sobre o assunto.
https://youtu.be/J3oAIVjrZvg
Na altura devido a isto, os fans até pediram à Microsoft que arranjasse exclusividade sobre o Wolverine, nem imaginando que ele também viria a ser exclusivo Sony. E as petições para esse jogo também começaram.
https://youtu.be/SZXipDfKyKY
Obrigado Mario, isso ja nao sabia, pelo que disse, ouvi falar por acaso e por isso o referi agora o resto nao estava ao corrente, pois tudo que seja ligado a “guerra” das consolas eu tento evitar pois sao assuntos sem fim e sem interesse, apenas as vezes para rir um bocado com tanto disparate que se diz
É verdade… mas como percebes, os websites não podem evitar as notícias. E nesse sentido as coisas são faladas.
https://twitter.com/tomwarren/status/1558424618662338560?t=hd_14lB0QN7pXSAtzfqzUQ&s=19
Pelo visto o pessoal Xbox já não se pode queixar, sempre dá para jogar os exclusivos PlayStation na Xbox lol
Hehehehe… É comprar um PC, comprar o jogo da Sony… e em vez de jogar no PC, fazer streaming para a Xbox.
É o sonho de qualquer um, hehehehe
Esse Tom Warren é muito patético!kkkkkk