O que é que não está a ser dito sobre Forza Motorsport?

4K 60 fps, Ray Tracing nos reflexos e Ray Tracing no audio. É muita parra para pouca uva, e ou a Microsoft vai revolucionar o mundo dos videojogos, ou algo aqui não está a bater certo. E o mais coerente é mesmo o segundo caso.

4K 60 fps é algo perfeitamente possível, e já tivemos jogos que o fazem. Diga-se no entanto que o mais comum neste tipo de jogos é os 4K não serem nativos, mas sim reconstruídos.

Mas meter Ray tracing em cima da qualidade de um jogo de nova geração e manter os 60 fps já não é pera doce. Assim de cabeça recorda-me de dois jogos que o fazem:

Call of Duty Black Ops, Cold War

Capaz de 4K 60 fps com RT, mas que faz alguns compromissos para tal:



  • Corte na resolução nativa (Reconstroi 4k a partir dos 1800p).
  • RT apenas nas sombras

Returnal

Capaz de 4K 60 fps com RT, mas que faz alguns compromissos para tal:

  • Corte na resolução nativa (Reconstroi 4k a partir dos 1080p).
  • Iluminação RT Global
  • Algumas quebras de fps

Neste sentido, saber-se agora que Forza Motorsport se propõem a 4K 60 fps, com uso de Ray Tracing, tanto no grafismo, como no audio, leva-nos a questionar.

Que efeitos serão efetivamente suportados durante o jogo?
Que resolução nativa será usada.
Que fps serão suportados neste modo?

Uma coisa é certa. 4K nativos, 60 fps , e RT em reflexos (ou mero espelhamento que é menos custoso que reflexos) e audio (não sabemos os efeitos, sendo esta uma suposição por baixo)), seria uma proeza nunca antes alcançada por nenhum jogo. E mais do que isso, seria uma proeza para o hardware da AMD.

Nesse sentido é coerente pensar-se que os cortes terão de existir em qualquer sítio. Onde? Quais?



A Microsoft não diz! E isto só vai dar azo a uma de duas situações:

  • Ou a Microsoft descobriu o ovo de Colombo, e estamos perante uma revolução.
  • Ou vai haver muita gente triste e insatisfeita quado se aperceber do que está cortado.

No entanto há aqui um patamar intermédio que convêm se realçar: Forza Motorsport 7 foi uma proeza visual, especialmente na Xbox One original. Basicamente o jogo falseia ou reduz a qualidade de muitos dos efeitos gráficos que são calculados em tempo real no PC. Mas a realidade é que visualmente as versões acabam por se aproximar e bastante, o que não pode ser visto como algo mau.

Outra realidade a ser ressaltada, é que este jogo, tal como Gran Turismo, existe desde à muitos anos. E as evoluções no mesmo tem sido poucas e baseadas no mesmo motor que tem vindo a ser ajustado. Mas agora Forza, ao contrário de GT, estreia um novo motor, criado para a nova geração. E isto poderá ter permitido ganhos de performance grandes que dão agora margem para manobra em efeitos mais avançado.

Seja como for, deixando as salvaguardas de cima, os 4K nativos, 60 fps, com RT seria uma revolução. Uma que sinceramente gostaria que acontecesse dado o que isso poderia significar para o futuro dos videojogos, mas uma que, sinceramente, fico de pé atrás sobre se acontecerá realmente, e se o que temos anunciado não passa de mero Marketing, com as coisas ou a não serem cumulativas, ou com o jogo a fazer os mesmos cortes que os restantes, quando muito de forma um pouquinho mais avançada e inteligente.

 



 

 



57 Comentários
Antigos
Recentes
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Eraser
Eraser
20 de Junho de 2022 7:21

Ray tracing de cod, returnal e até RE8 é fraco, ter ou não ter seria basicamente a mesma coisa.

RT num jogo de carros é simplesmente uma inutilidade, nem sei porque se dão a esses esforço.

Eraser
Eraser
Responder a  Mário Armão Ferreira
20 de Junho de 2022 8:43

Eu dissse RE8, não RE7

Eraser
Eraser
Responder a  Mário Armão Ferreira
20 de Junho de 2022 10:11

Alhos com bogalhos! Kkkkk

Eraser
Eraser
Responder a  Mário Armão Ferreira
20 de Junho de 2022 10:30

Sim, e o que é que o RE7 tem a ver com o caso de RE8 que menciono?

Eraser
Eraser
Responder a  Mário Armão Ferreira
20 de Junho de 2022 10:44

Sim, mas continuo sem perceber o tem a ver re7 que é da geração passada e levou agora um patch com o re8.

Eraser
Eraser
Responder a  Mário Armão Ferreira
20 de Junho de 2022 11:42

E o RE2 remake, o RE3 remake, e por acaso até pensava que o RE8 também.

Eraser
Eraser
Responder a  Mário Armão Ferreira
20 de Junho de 2022 13:13

Menos Mário, o RE2 e 3 Remakes são posteriores ao RE7, e para mim melhores graficamente.
Dos originais psx só aproveitaram o roteiro.

Eraser
Eraser
Responder a  Mário Armão Ferreira
20 de Junho de 2022 14:28

Epáh não digas isso nem a brincar! Atualizando jogos antigos para novos assets?
Mas tu jogaste re2 e re3 originais e os remakes?

São jogos totalmente novos com uma história antiga.
Utilizam ZERO dos jogos originais.

Juca
Juca
Responder a  Eraser
20 de Junho de 2022 12:06

Você tem razão na 1a parte, mas a culpa é do hardware e não da tecnologia RT.

RT é sempre bom, sobretudo em RTGI o que não acho inutilidade pois traz mais realismo visual. Agora se por inutilidade você quer dizer que é melhor usar pra melhorar outras coisas já que não conseguem fazer direito com o que têm de hardware, talvez possa até concordar.

Last edited 2 anos atrás by Juca
Marco Antonio Brasil
Responder a  Juca
20 de Junho de 2022 14:01

Concordo contigo, muita gente se pega só na questão dos reflexos (que concordo serem dispensáveis em um jogo de corrida) e esquece a iluminação que global, que é o que realmente faz uma diferença interessante, ao menos na minha opinião.

Deto
Deto
Responder a  Eraser
20 de Junho de 2022 14:50

e o que seria RT “forte” que “não é a mesma coisa que não ter” para vc?

Mas calma que daqui a pouco vc consegue comprar uma RTX 4070 para teu PC e não vai mais precisar ficar diminuindo os jogos nos consoles.

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Responder a  Eraser
20 de Junho de 2022 15:16

Quando implementarem efeitos como iluminação global, reflexos, sombras, iluminação direta e oclusão de ambiente por Ray Tracing, todos funcionando juntos em um autódromo real como Suzuka ou Monte Carlo, creio que você vai se impressionar.

Monte Carlo mesmo, já fico imaginando os reflexos daqueles navios ancorados na Tabac, ou da emissão de luz desde a entrada do túnel até a saída do mesmo, ou das sombras mais realistas sobre as árvores na reta dos boxes. E em corridas noturnas ou debaixo de chuva, colocar iluminação direta sobre cada objeto do autódromo que possa emitir luz, por exemplo os letreiros, a entrada do cassino, etc.

E ainda podem expandir incluindo Ray Tracing por áudio, aumentando ainda mais o realismo sobre cada objeto que possui uma fonte própria de som.

Rasterização funciona, os autódromos ficam bonitos, bem modelados. Mas Ray Tracing deixa esses efeitos muito mais realistas, o que é extremamente bem vindo para um jogo simcade.

Via de regra, os jogos da geração passada que incluíram Ray Tracing possuem “rascunhos” de um ou outro efeito isolado. Doom Eternal por exemplo adicionou reflexos por Ray Tracing que praticamente não faz diferença. Vai ser uma ou outra parede que reflete o capacete do DoomGuy, e nada mais do que isso.

Já existem boas amostras do que está por vir. Já Cyberpunk 2077 no PC é um showcase de Ray Tracing, porque tu pode combinar diversos efeitos ao mesmo tempo, o que faz diferença (e pesa na performance). Metro Exodus enhanced é um excelente showcase de iluminação global, Spiderman e Control são excelentes showcases de reflexos, Dying Light 2 no PC também é um bom showcase.

Mas infelizmente, todos esses efeitos combinados devem ter um custo computacional excessivamente caro. Eu acredito que esse vai ser o diferencial do PC na metade final da geração, ou seja, consoles com uma combinação de 1 ou no máximo 2 efeitos (sombras + reflexos? RTGI + sombras? ).. enquanto que nas GPUs high-end no PC tu vai ter um showcase completo de todos os efeitos rodando simultaneamente.

Last edited 2 anos atrás by Carlos Eduardo
Vitor Hugo Reale
Vitor Hugo Reale
Responder a  Mário Armão Ferreira
20 de Junho de 2022 18:27

Mario, Talvez para ter vários efeitos, como PCs mas parrudos precisaria de um ps5 pro e novo Xbox, com a nova arquitetura da amd e utilização de machine larning. O que acha ?

Vitor Hugo Reale
Vitor Hugo Reale
Responder a  Mário Armão Ferreira
20 de Junho de 2022 19:58

Vc então acredita que a indústria devia melhorar as tecnologias que já temos nos jogos.

Carlos Zidane
Carlos Zidane
Responder a  Eraser
20 de Junho de 2022 17:25

Eraser, esse esforço, é justamente o ponta pé inicial que toda tecnologia ou revolução precisa pra acontecer.
Não iriamos ter Path RT de uma vez nos consoles. Toda casa começa com um tijolo. Ou uma pazada na areia, não importa o exemplo, mas é gradual.

Last edited 2 anos atrás by Carlos Zidane
Juca
Juca
20 de Junho de 2022 12:01

Há tempos aprendi que 4k@60 nativos na MS é o que consideram 4k dinâmicos, ou seja, basta que olhando pro céu, chegue aos 4k nativos pra se vangloriarem e desde o Halo 5 usam essa resolução “nativa” ou “true” pra falsear as coisas. Outro ponto é que a Sony deu entender o mesmo até ter ido pro não é bem assim.
No fim, acredito que a MS dirá que foi mal interpretada e que o jogo tem modos 4k@60 e um 1440/1080@RT. Ou pior, está a fazer um modo 4k@30 com RT pra um simulador de carros, tendo ainda a deixa de que 4k@60 RT é só no PC. Assim como o vídeo de apresentação foi dito ser no Xbox inicialmente e depois mudou pro PC. Coisas de MS, quem quiser que confie.
Mas sim, podemos estar enganados, e ser uma engine revolucionária, mas dado o histórico, se não quiser se decepcionar, é melhor ser cauteloso com afirmar sobre algo vindo da MS.

Hennan
Hennan
Responder a  Juca
20 de Junho de 2022 18:23

Não tenho dúvida que o rt + 4k na versão de 30 fps. E a versão 60 fps será resolução dinâmica com a maior parte do tempo abaixo dos 1440p. Além disso, será rt reflexos em jogo e iluminação global apenas nos replay. Ainda assim, será uma excelente evolução. No entanto, mais importante que gráficos é a física. Isso que precisam evoluir.

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
20 de Junho de 2022 12:14

Na análise do Alex Battaglia da Digital Foundry (https://www.youtube.com/watch?v=MIiEPpjFS48), a partir dos 3 minutos e 49 segundos ele identificou que a demo de 5 minutos apresentada no Xbox showcase estava rodando em 4k dinâmicos, com trechos em 4k mas ao mesmo tempo pegou amostragens até em 1080p.

Aos 6:45 o Alex aponta que os reflexos por Ray Tracing são mirror-like, que poupam preciosos milissegundos por quadro.

Aos 8:43 ele apontou que existe iluminação global por Ray Tracing em um trailer de 1 minuto do game, mas aparentemente por enquanto está apenas no modo replay.

Last edited 2 anos atrás by Carlos Eduardo
Juca
Juca
Responder a  Carlos Eduardo
20 de Junho de 2022 12:45

Se não me engano, o RT mirror pra reflexos de lataria foi implementado por mods da comunidade do PC em FH. Provavelmente a MS se valeu disso pra tentar implementar nos carros de FM. Agora, 4 K nativos é outra coisa que a MS falseia sempre… Pior que criou padrão, agora todo jogo 4k é apenas o que tem uma tela em 4k pelo meio, mesmo que numa tela de loading.

Last edited 2 anos atrás by Juca
Livio
Livio
20 de Junho de 2022 12:16

Saiu hoje na eurogamer, Forza corre a 4K(não diz se é nativo) no SX e a 1080p no SS, ambos a 60fps.

Só senti falta de reforçarem que o RT estará ativo com tais resoluções.

A depender da Turn10 e da Playground eles conseguem tais resoluções nativas, vamos ver como vai ser com o restante prometido.

Juca
Juca
Responder a  Livio
20 de Junho de 2022 12:54

Na eurogamer PT diz que o foco são os 4k nativos, não sei se é uma tradução forçada na interpretação. Até porque acho que faz tempo a MS não trabalha com resoluções nativas, e normalmente se fica nativo lá é porque o hardware dá conta.

Eraser
Eraser
Responder a  Mário Armão Ferreira
20 de Junho de 2022 15:18

Tens toda a razão no que eu disse, por isso referi RE8 que é cross gen e penso ser 4k 60fps com RT.

Tu é que foste buscar o RE7.

Eraser
Eraser
Responder a  Mário Armão Ferreira
21 de Junho de 2022 9:24

Os 45fps foi informação da capcom, na realidade o jogo corre a 60fps ou perto disso a maioria das vezes com o RT.

Carlos Zidane
Carlos Zidane
20 de Junho de 2022 17:43

Forza Motorsport já é tão bom, diferente do Horizon que não sei o motivo exato, talvez o mundo aberto seja o que tira nosso foco de um objetivo e ele parece algo já exaurido, no entanto a dinâmica de jogos em circuitos é algo que tem um propósito, nos foca. Por isso não devo ter enjoado do Motorsport e sim do Horizon.

Nesse caso, sendo já uma franquia excelente, qualquer melhoria, já o torna excepcional.
Cortaram os laços com o One em parte, não sei se será reescalado dalí, mas não terá compromisso de crossgen certo? Então é sério candidato a melhor jogo de corrida sincade de sempre É o produto que a Microsoft sabe fazer bem.
As melhorias aqui espero nem são tanto visuais, mas de conteúdo e sensação de mundo do jogo “vivo”.

Acho incrível como o FM7 me parece atual mesmo hoje em junho de 2022, não devendo nada a ninguém.

4K nativo?! Porquê isso me parece algo estúpido hoje em dia? Ah claro! Um tal de DLSS, outro cara chamado Checkerboard..

Hennan
Hennan
20 de Junho de 2022 18:17

Tenho uma dúvida, alguém falou que seria nos consoles? Porque com o lançamento da série 4000 deve ser possível 4k60 com rt iluminação global. Só não vejo vantagem em 4k nativos. Um 1440p com bom upscale já é mais que suficiente. Imagino que no console deve rodar 4k30 com rt reflexo e rt global apenas nos replays. Lembrar que o horizon roda 4k30.

Juca
Juca
Responder a  Hennan
20 de Junho de 2022 18:49

Horizon roda a 4k@30 sem RT nos consoles, mas tem a desculpa de ser mundo aberto. O que se especula aqui é se nos consoles terá 4k@60 nativos com RTGI e RT de reflexos graças a nova engine do game.

Livio
Livio
Responder a  Mário Armão Ferreira
20 de Junho de 2022 19:54

Ele não estaria a falar do Forza Horizon?? Creio que no final você pensa que foi Horizon Forbidden West.

HENNAN SANTOS CARVALHO
HENNAN SANTOS CARVALHO
Responder a  Livio
20 de Junho de 2022 20:04

Isso. Não pensei que geraria confusão.

Juca
Juca
Responder a  Mário Armão Ferreira
20 de Junho de 2022 23:04

Me referi ao Forza Horizon, Mário, mas realmente culpa minha por não me referir direito ao jogo, vai desculpando aí! 😃

Last edited 2 anos atrás by Juca
HENNAN SANTOS CARVALHO
HENNAN SANTOS CARVALHO
Responder a  Juca
20 de Junho de 2022 20:04

Forza horizon.

Hennan
Hennan
20 de Junho de 2022 18:25

Sinceramente acho bom que tenha melhorias gráficas. Mas o mais importante é melhorar a física. Essa sim está muito defasada.

Cherokee Bill
Cherokee Bill
20 de Junho de 2022 23:44

Os colaboradores do site não fazem ideia do quanto a FTech Engine roda bem no Hardware AMD. Parece até que toda engine nasceu nele.

Lembro até hoje do lançamento do Forza 7. Levou mês até a Nvidia trazer drivers para tirar a diferença enorme do jogo entre placas no lançamento. Diferença era de uns 20% pra lá. Se não me engano teve gente com a RX 5700 XT rodando o jogo até em 8K Ultra ali nos 40 FPS. Algo extremamente desafiador. De tão refinado que ele estava.

Eu não duvido que façam um 4K 60. E se não fizerem pode ter certeza que garantem um 1800P 60 tudo com RT.

Gente os caras fizeram Forza 7 rodar a 1080P 60 no One base. Olha o nível disto. E vão lá pra ver como estava o jogo no console.

Last edited 2 anos atrás by Cherokee Bill
Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Cherokee Bill
21 de Junho de 2022 8:03

Não viaja. O jogo tem trechos que desce a 1080p e o Ray Tracing in game é de baixa qualidade, isso que tá rodando num PC e a MS fez questão de mentir que era no SX e depois voltar atrás.

https://twitter.com/Andre_EP812/status/1538986818867187716?t=LpU7vJwM5fuT1WSlJflp4w&s=19

Last edited 2 anos atrás by Sparrow81
Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Mário Armão Ferreira
21 de Junho de 2022 8:16

O cheque não deve ter caído neste mês. Hahaha ou realmente é tão vergonhoo que ele não se aguentou.

Last edited 2 anos atrás by Sparrow81
Livio
Livio
Responder a  Mário Armão Ferreira
21 de Junho de 2022 13:01

A polêmica toda do RT em Forza foi devido as declarações do Bataglia. Foi ele que inicialmente disse que não estavam a ser justos e transparentes com o que foi apresentado.

Fernando Medeiros
Fernando Medeiros
21 de Junho de 2022 1:25

A Turn 10 sempre soube otimizar bem o motor. O Forza 3 já tinha visuais ótimos para um jogo 60fps no Xbox 360 e eles ainda conseguiram melhorar no 4. Com o 5, 6 e 7 eles continuaram evoluindo sem que o Xbox One básico abandonasse a resolução 1080p nativa e os 60fps perfeitos. Isso sem falar da evolução visual que a série Forza Horizon teve no próprio Xbox One, lembrando que toda a parte técnica do motor é feita pela Turn 10, mesmo na série Horizon.
Creio que eles poderão ter os 60fps com RT abandonando a resolução nativa fixa. Pode ser dinâmica com reconstrução temporal. Atualmente as soluções de reconstrução temporal se tornaram boas o bastante para serem muito difíceis de identificar sem a digital foundry, e nos jogos a 60fps elas tendem a eliminar os fantasmas e granulados que são mais aparentes em jogos de 30fps. Funcionou muito bem no Gears 5 e no Halo Infinite no Xbox Series X, também funciona bem nos jogos da capcom na RE Engine como Resident Evil e Devil may Cry.

Last edited 2 anos atrás by Fernando Medeiros
José Galvão
José Galvão
21 de Junho de 2022 13:54

Está tudo desconfiado com o ray tracing quando na realidade deviam era estar preocupados com a economia do jogo, como este, tal como o Halo Infinite, poderá ser mais um live service bem ao estilo do gamepass, isso sim.
Não foi à toa que o nome do jogo deixou de estar numerado.

error: Conteúdo protegido