Sinceramente não sei quem era a pessoa que referiu esta situação, mas quando a li, achei que a mesma realmente refletia uma realidade dos videojogos. E tendo jogado Jedi: Fallen Order, onde senti exatamente o ali referido, resolvi escrever este artigo.
Na sequência do escrito em cima, joguei recentemente Jedi Fallen Order… e adorei!
Mas quando joguei este jogo inicialmente, estive mesmo para desistir dele. Os níveis eram estranhos, com desníveis, acessos impedidos na fase inicial do jogo por falta de habilidades, e acima de tudo confusos. E após ter jogado o jogo, ao fim de 10 minutos (um tempo que não é para ser tomado literalmente), estava de tal forma desagradado que a vontade era de abandonar o jogo.
O que me fez voltar? O facto de o ter comprado… usado, mas comprado, e como tal era um investimento, o que me fez insistir.
E apesar de os primeiros níveis, apesar de irem melhorando, se manterem pouco agradáveis, o jogo melhorou muito depois e tornou-se uma experiência que adorei, e que me leva mesmo a ponderar comprar o segundo jogo!
Ora o grande problema do Gamepass acaba por ser este. Se um jogador não é cativado pelos primeiros 10 minutos de jogo (e mais uma vez este tempo não é para ser levado literalmente), este pura e simplesmente desiste e tenta outro jogo.
Basicamente isto faz com que, não só o jogo não tenha a visibilidade desejada no Gamepass, como um jogador que o teste ali não tem vontade de o comprar (isto acreditando que alguma vez o compraria tendo-o acessível ali de graça).
Esta é uma realidade da oferta. Imaginam alguem que vai a um bar… e nunca bebeu cerveja! Ao estar a provar cerveja mesma pela primeira vez, certamente não vai gostar do seu trago amargo, mas dado que a pediu e pagou por ela, é bem provável que a beba, aumentando assim as possibilidades de acabar por gostar do que bebe.
E futuramente, no futuro vai olhar para aquela bebida como excelente.
Mas se a pessoa de cima tiver mais bebidas de graça, quem tem dúvidas que ao provar e não gostar, vai buscar outra coisa para beber?
Alguns poderiam dizer: “Ah, mas então que façam jogos que sejam bons desde o início”.
Digam-me… alguem acha que a ideia do Jedi Fallen Order foi meter os níveis maus no inicio? Claro que não! O problema ali não é os níveis serem maus… é os níveis não estarem acessíveis pelo facto que Cal Kestis não tem no inicio do jogo ainda os seus poderes disponíveis.
Basicamente o que temos é um mundo criado a pensar em ser usado e acessível com esses poderes. E quando jogo melhora é exatamente quando Cal obtém os poderes, e acede aos níveis sem restrições, algo que de inicio não existe, obrigando a que os caminhos acessíveis sejam limitados.
Daí que isso quer dizer que tornar este jogo igual no inicio ao que é no fim, implicaria… destruir o jogo e o seu conceito.
Ou seja, não é uma questão de o jogo ser mau no inicio e bom no fim… é uma questão de o jogador achar isso pelas restrições impostas, mas que fazem parte elas mesmas do jogo e da sua evolução dentro dele.
Realmente esse é um problema de todos os serviços. Como tornar o produto atrativo desde o inicio e manter atrativo até o final. Isso prejudica em muito o trabalho dos diretores, mas por enquanto existe outras formas de distribuição.
Em relação ao Fallen Order, sinceramente não entendi a tentativa de implantar um metroidvania no mesmo. De longe a pior parte. O level design é bem fraco, o mapa não ajuda e não premia o jogador pela exploração. No geral é um jogo medíocre, justamente porque tentou ser tudo e não entregou nada. Se focassem apenas na ação seria bem melhor. Seu grande mérito é ser um Star Wars.
Penso ser muito difícil as fases iniciais de qualquer jogo serem tão interessantes quanto o necessário para de cara prenderem o jogador, nisso penso que narrativas interessantes poderia ajudar a fazer os gamers persistirem por mais tempo, já que o início, da maioria dos jogos, costuma ser mais lento, ter tutoriais, e exigir uma certa curva de aprendizado, algo que embora pra quem tenha costume de jogar, não seja lá um grande problema.
Mas tudo o que dizes é verdade, por experiência própria, em tempos de PS2, a oferta de jogos era muito grande num mercado “não oficial” que tornava tudo muito barato e acessível, se é que me entendes, e nessa época, virei mais um colecionador de discos que um jogador de fato. Pelo mesmo motivo, por ter uma oferta fácil, tudo aquilo que não era maravilhoso de início, ou não fosse algo de que eu já era fã, e queria porque queria terminar, ficava de escanteio fácil.
A natureza humana é meio assim, costuma dar valor apenas aquilo que julgou difícil de conseguir, isso talvez explique, em parte, até o gosto pelos jogos estilo Souls, que alguns gamers possuem, sem querer menosprezar o gosto individual de cada um.
Queres um exemplo de um jogo que faz isso bem? O Horizon começa Linear antes de abrir o mundo. Mas se isso te prende a realidade é que de repente, quando o mundo abre sentes-te perdido e há quem tenha desistido aí…
É sempre um problema.
Os: Viste a estatueta? Que tal?
Se falas da estatueta do Joel que quero comprar? Não comprei ainda, estou vendo o que faço, entrei em contato com uma loja que um colega daqui indicou, se não der certo, partirei para a ideia da Amazon dos EUA, do tioHildo, ou pelo eBay mesmo.
Editado: Vi lá no no tópico anterior. Ficou show! Esta a me dar ideias piores que a de só comprar a estatueta, Mário! Já estou a pensar é em comprar uma impressora de resina! Lol
God of War Ragnarok começa freneticamente, prendendo o jogador.
Muitos filmes têm esse problema, o de prender os espectador no inicio do filme, o problema é que dão o tudo por tudo no inicio e depois o resto do filme já não consegue corresponder ás expectativas, com os jogos é a mesma coisa mas com a agravante de que um jogo é sempre maior que um filme.
Acho que nenhuma série consegue agarrar o jogador de inicio e superar as expectativas como o God of War, até ao dia de hoje, nenhum jogo bate a abertura do God of War 3, e o problema de serviços como o gamepass é que os seus jogos não conseguem o balanço de um God of War, e como tem outros jogos para jogar, e pelos quais pagou o mesmo, a sua atenção não é a mesma caso tivesse comprado o jogo.
Dou o exemplo do Bloodborne, quando o comprei tive muita dificuldade em avançar no jogo, este jogo num gamepass era logo encostado porque não precisei de 10 minutos mas sim quase 5 horas para começar a perceber a manha do jogo, mas como comprei o jogo, persisti e hoje em dia o Bloodborne não só consta no meu Top 3 de melhores jogos de sempre, como abriu as comportas para todo um género que é verdadeiramente especial, os jogo souls.
Não é por acaso que tenho esperança que na próxima showcase da Sony, tenha pelo menos um remaster do Bloodborne.
Saiu um leak em que supostamente será a lista do que vamos ver no showcase da Sony e que é deveras interessante, porque se for fake, está muito bem feito.
The Last of Us Factions
Twisted Metal
Pragmata (novo ip da Capcom)
Resident Evil 4 VR
Snaker Eater: Subsequent (!)
Silent Hill 2
Mortal Kombat 1 (gameplay)
Final Fantasy VII Rebirth
Disney Domination (Square)
Astro’s Conquest (Astrobot para o PSVR2)
Half-Life Alyx
Death Stranding 2
Stellar Blade
Hades 2
Darkest Dungeon 2
Goodbye Volcano High
The Dishwasher Collection
Ghost of a Tale 2
Lost Soul Aside
Killzone
Ghost of Kamakura (Ghost of Tsushima 2)
Helldivers 2
Spider-Man 2
Darkside (novo ip da Sony Santa Monica dirigido pelo Cory Barlog)
Que vos parece?
Se vier killzone aí mesmo ja valeu o showcase!
O Killzone deve ser gaas
Se Killzone voltar, desta vez estaremos no mesmo clã.
Sou fã de Killzone
Na torcida
Se for verdade, será ótimo, mas me parece um pouco bom demais pra ser verdade, e Killzone e Helldivers não me parece realista. Fora que o Jeff Grub que costuma acertar já disse que a Sucher Punch não vai estar nessa.
Half Life Alyx e Astrobot seriam um sonho. A Sony bem que podia lançar uma retrocompatibilidade com os jogos do primeiro PSVR, aí seria um show!
Insomniac postou algo sobre sunset overdrive no twitter… Pode ser algo só pra brincar com a mente dos fãs rsrsrsrs
Eu espero que seja só zoeira mesmo. Mas como é uma IP dela, não é difícil um remake melhorado pra PS5.
MK1 gameplay já falaram que vai ter
Ghost of Kamakura fica dificil pois disseram que a Sucker Punch não irá participar.
Já a Insomniac andou soltando uma imagem com texto que continha a palavra Sunset.
imagine um Fallout da bethesda modelo GP?
Fallout New Vegas, o melhor fallout que nem foi feito pela bethesda, os 15min iniciais é vc assistindo um Cut scene e depois andando dentro de uma casa conversando com o médico e distribuindo pontos de atributos para criar seu personagem…
Imagine como vai ficar um RPG de verdade sem correria e tiroteio nos primeiros 10min?
Sinceramente, se for para acabar o “modelo GP” que o xbox vá a falência… Eu que não quero sempre abrir um jogo e ter um gameplay inicial de ação grande com tiroteiro e correria para “me prender” no jogo.
Só uma pequena correção, Deto, New Vegas foi feito pela Obsidian (que hoje tb é MS), a Bethesda/Zenimax só é a dona da IP e Publisher.
Todo RPG costuma ser demorado pra se pegar o embalo, aí, a insistência vai muito se o sujeito gosta ou não de RPG.
Off: Pra qual Showcase vocês estão mais animados? Pro da Sony ou da Microsoft? Vai ser épico ver as comparações e a competição!
Paulo, obviamente tenho mais empolgação pela da Sony, que são jogos que mais realisticamente sei que irei jogar, mas espero ver novidades e surpresas, adoraria ver novos jogos de primeira para o VR 2, Gameplay de Spiderman 2 e qualquer coisa da Naughty Dog, Santa Mônica, Guerrilla ou Sucker Punch que não seja multiplayer ou GaaS, mas o que vier é lucro.
Na de Xbox estou curioso pra ver gameplay de Starfield e do novo Forza Motorsport. Mas seria bom ver um novo Doom, Wolfenstein ou Quake com campanhas single player aparecendo por lá e com vistas a nova geração de consoles.
Como minha plataforma é Playstation então logicamente estarei esperando mais pelo showcase da Sony.
Uma coisa que chama atenção no show da Sony é que diferente da ms a nova postura da Sony misteriosa faz vc querer saber quais são seus próximos projetos. No caso da ms ela aparentemente já mostrou “tudo” e agora fica faltando mostrar gameplay do que já foi mostrado. Ms tem tudo pra ter um bom showcase só precisa mostrar de fato bons Gameplays e datas.
Sem dúvidas o da Microsoft será melhor. Visto que a Sony irá apresentar jogos que serão lançados em breve. Já a Microsoft vai anunciar coisas que provavelmente não vai sair se quer nessa geração. Não tem como competir com um vendedor de sonhos. A questão é até quando as pessoas continuarão se iludindo.
Nossa. Sua mãe não te deu carinho né? Apesar que são verdades quase absolutas.
Em tese venho acompanhando showcases e eventos E3 ao vivo desde 2012 e de lá para cá os da Sony animam/animaram mais, infelizmente nem hype o da Microsoft tenho
Torna-se difícil ter o mesmo hype por jogos de uma empresa que anuncia jogos que sairão em breve e cujos jogos são sinónimo de qualidade e por jogos vindos uma empresa que ainda nem sequer lançou o que apresentou no passado e que ainda hoje possui jogos apresentados que não se sabe quando vão sair. E muito menos quando o seu líder dá uma entrevista onde refere que não estão no mercado para ter melhores jogos que a concorrência.
Mesmo assim, jogos são jogos, e poderá haver muita coisa boa dos dois lados.
Eu concordo, a oferta é grande, se o jogo não for fora da curva, vc fica nele por esse período mesmo
Se o jogo não é cativante o suficiente para agarrar o jogador, é culpa do jogo e não do gamepass.
Eu uso bastante o gamepass e tenho vários jogos que os adquiri depois de os ter jogado pelo pass.
Alguns para poder ter acesso a conteúdos de DLC que não são incluídos no pass, outros para os poder correr diretamente na consola.
E outros claro porque saíram do pass e eu gostei deles o suficiente para os querer continuar a jogar.
Tiago, posso pedir que cites alguns nomes que adquirisse por esses motivos, por exemplo, em 2022?
Porque referes-me uma situação pouco comum. Não irrealista, mas garantidamente pouco comum.
Porque eu percebo que uma pessoa gaste 80 euros para jogar um jogo, mas uma vez jogado incluído no Gamepass, pagar o preço do jogo mais o DLC apenas para se jogar a DLC certamente soa a algo que muitos, muitos poucos fariam.
Já o comprar o jogo que do ele sai do Gamepass parece algo mais provável de acontecer.
De qualquer maneira o que se discute é o problema do Gamepass, não dos jogos. Os jogos são o que são, e o que está em causa é até que ponto isso se revela um problema no Gamepass.