Há uma lista grande de hardware que é desejado, mas que nem sempre é fácil de se arranjar, especialmente para o Natal. E nesse sentido há verdadeiros escalpelizadores que nos arranjam esse hardware. A questão é temos de pagar… e bem!
A lista de hardware mais procurado para este natal é relativamente pequena. Basicamente inclui as duas variantes da consola da Sony, as duas variantes da consola da Microsoft, os três principais GPUs da Nvidia e os dois principais GPUs da AMD.
Ora apesar de ser possível arranjar-se algum deste hardware em alguns locais, a realidade é que, na maior parte dos casos ele está esgotado e indisponível, o que leva a que algumas pessoas tentem levar couro e cabelo vendendo o mesmo, e aproveitando-se da ansiedade dos fans em adquirir os produtos.
Vamos ver então os preços que, levando couro e cabelo, se pedem no mercado de particulares, e os respetivos preços oficiais:
O curioso é que se é uma realidade que algum deste hardware (como é o caso da PS5), não se arranja em lado nenhum, em alguns mercados, com maior ou menor dificuldade, alguns destes produtos estão disponíveis. Talvez daí a variação nos aumentos dos preços.
O produto claramente mais inflacionado é a PS5 edição Digital, cujo preço pedido é mais do dobro do oficial.
Naturalmente não recomendamos a ninguém que entre nestes esquemas, sendo que este artigo é meramente informativo do existente.
Apenas existe scalpers porque há “otários” (ou gente com dinheiro a mais) que os alimentam.
O mesmo vale para quem chora o dinheiro do cyberpunk depois de fazer a pré-compra.
Na minha opinião, caso o hardware tenha sido adequirido que forma justa e legal, acho que os scalpers fazem muito bem em revender mais caro.
No caso do cyberpunk acho que não deveria haver refunds, assim muitos aprendiam a não fazer pré-compras e consequentemente as probabilidades de um jogos chegar ao mercado num estado lastimável iriam diminuir.
Esse problema não é de agora. O pagar pela internet nas consolas também se tornou normal porque houve quem aderiu
O pay2win e as microtransações são um sucesso porque há quem pague.
Tudo o que há de mau na industria, seja esta ou outra, deve-se na maior parte a haver quem não tenha limites nas despesas.
Quanto ao Cyberpunk, naturalmente que deveria haver refunds…
Independentemente de como ou quando comprar um produto, há um nível de qualidade que se espera nas consolas (não diria o mesmo se fosse o PC). Um jogo com bugs críticas de funcionamento e performance como aquele, em que em alguns casos nem arranca, tem forçosamente de ser alvo de devoluções. Uma coisa é um jogo não ser bem optimizado, outra é um jogo com problemas sérios.
O Cyberpunk realmente está um desastre, mas será que as pessoas não conseguem fazer como eu e esperar por análises e críticas antes de comprarem? Evitavam assim andar a chorar o dinheiro.
Estas situações também seriam de fácil resolução com demos obrigatórias, nem que fossem de 5 ou 10 minutos e apenas uma semana antes do lançamento.
No hardware é diferente, e graças aos scalpers ainda vamos ver bons negócios nos usados quando houver stocks com fartura, pois enquanto venderem as empresas não vão parar de fabricar.
Cyberpunk é o caso mais escandaloso desde No Man’s Sky, porém CP77 é bem pior pois era um jogo de hype incomparável, eu mesmo não vejo a hora de joga-lo… Mas o que foi lançado nos consoles da geração PS4/One está muito, mas muito ruim, chega ser surreal
Creio que o reembolso seria bom para as empresas não lançarem mais aberrações como essas. Imagine se não tivesse sido adiado…
Concordo com o Mario sobre o Cyberpunk, venderam um produto inacabado, agora que arquem…
E concordo, já cheguei a comentar dias atrás que aqui no Brasil teve gente a pagar praticamente o dobro do valor do PS5. Se tivesse esperado uma ou duas semanas tinha adquirido 2 unidades do PS5 em uma loja oficial.
Ahh o detalhe, pagaram o dobro por um produto importado e pelo histórico a Sony não costuma cobrir garantia de produtos importados, isso é errado por parte da Sony e há uma lei que obriga sim a garantia de importados, só não sei se a Sony começou a aceitar depois dos processos que levou.
Ja sobre cyberpunk não comento porque nem interesse no jogo eu tive.
Eu sou dos que não anda a contar pixels no ecrã nem é sensível a flutuações de framerate, portanto achei que apesar de tudo o jogo ia estar porreiro e fiz a reserva do mesmo.
O que o estúdio fez foi tentar ao máximo e de forma desonesta, esconder isto do público, teve uma atitude que surpreendeu tudo e todos, portanto aqui não há otarios, otário é aquele que não aprende e cai pela segunda vez, eu fiz a reserva para poupar dinheiro como faço em todos os jogos que compro day one, não há nada de otário nisso, mas uma coisa é certa, destes tipos nunca mais compro nada no lançamento, e se possível, usado.
Achar que é bem feito que não se faça refunds para as pessoas aprenderem qiando na realidade foi uma burla, é pior que ser otário, é ser tão arrogante e desrespeitoso como a própria CDPR.
Estou completamente de acordo José e faço minhas as suas palavras.
Dito isto continuo na minha jornada de Cyberpunk (fui um dos que fez pré reserva) na PS5 com 11 horas de jogo e a minha experiência real (não de ver videos selecionados ou gameplay de outros) com o mesmo são os erros na aplicação que obrigam a iniciar a mesma (nunca perdi o progresso) e alguns bugs menores (alguns até engraçados).
Fora isso nota-se que não tem um toque premium como o Miles mas estou a gostar bastante do jogo!
Fora os problemas técnicos (que são sempre criticaveis) creio que muita gente criou falsas expectativas (um pouco como aconteceu com as consolas de nova geração).
Não é um mau jogo longe disso pelo menos é esta a minha opinião, desde que não se entre em comparações e se desfrute realmente do que ele oferece..
Eu joguei somente 3 horas, foi o que consegui aguentar, tive bugs e glitches tão estranhos como agaichar e por alguns instantes não me conseguir levantar, breves freezes cada vez que actualizava o checkpoint, pop-in, uma vez o jogo reverteu todas as minhas opções para default, uma porcaria de HDR, o meu personagem ficar sem penis, e claro dois crashes…
Mas o que mais me incomodou medmo foi a imagem, a qualidade geral da imagem de tão borrada que estava, ao ponto de me arruinar por completo a experiência, e assim, ao fim de 3 horas nisto, desinstalei o jogo e arrumei-o, agora está ali a ganhar pó até um dia ter a PS5 e jogar de forma decente.
Se retirares todos os bugs e afins, o que tens é um jogo que apesar de não ser a segunda vinda de Cristo como muitos apregoavam, em certos aspectos é um grande jogo, mas como mundo aberto fica a desejar, sendo algo vazio e sem alma, algo disfarçado pelo setting e estilo exuberante.
Resumindo, é um grande jogo qie está ofuscado por uma autêntica burla, mesmo que ignoremos todas as promessas não cumpridas para o jogo, ainda temos a enxurrada de bugs e acima de tudo a atitude desprezível da CDPR.
Acho que o jogo já foi retirado pela Sony da PSN.
Ontem joguei mais duas horas e os crashes continuam 2x nesse periodo de tempo um dos Bugs que me aconteceu foi apenas conseguir andar com o carro para trás para a frente existia uma parede invisivel….mas acabou por voltar ao normal.
Passei para novas zonas da cidade e em certas alturas o granulado e o borrão fica pior.
Para mim o jogo na PS5 precisava de mais 6 meses a um ano para sair realmente impecável.
Achei um PS5 por 8.500 brasilidades aqui na cidade, eu não consegui disfarçar a sensação de desgosto, mas não posso entrar no estabelecimento da pessoa pra a atacar, porém essas pessoas não podem reclamar de políticos, no lugar deles fariam o mesmo ou pior.
Nem se eu fosse rico pagaria o dobro do preço, isso não é lei de mercado coisa nenhuma, é só mais um trambique
É esperar. Para o próximo ano quando coneçar a haver stocks, os scalpers têm de vender as que ainda tiverem a baixo do preço normal.
Além disso as consolas de nova geração têm ainda muito pouco para oferecer, esperar só vai trazer benificios.
Tem uma loja aqui perto de onde trabalho vendendo um Series X por absurdos 9.500,00 reais, é muita falta de vergonha na cara do cidadão vender por esse preço, depois vão reclamar dos políticos
Off: estou jogando a DLC single player do Gears 5 que lançou dia 15, e que gráficos são aqueles, melhoraram em muito o que já era muito bom no Gears 5, imagino um Gears 6 como será, lindo demais
Como se chama esse DLC… Eu hoje vi algo na store relacionado com o Gears que me deixou com o olho em bico.
Hivebusters
Está linda msm, Molina! Estou jogando e curtindo muito!!!!
Exacto… foi isso!
Essa DLC está sensacional. A nível de optimização, a The Coalition é um dos melhores estúdios da indústria; o que eles fazem com o One S e One X é magistral. O que falta em Gears é inovação, principalmente na jogabilidade “travada” que embora seja boa, precisa evoluir e ser um pouco mais suave. Quem sabe com a saída de Rod Fergusson não seja boa para a série renovar um pouco, e atingir um patamar não do nível, porque é difícil, mas um pouco mais próximo do que é a Naughty Dog ou Rockstar.
[OFF] A Nintendo diz que os seus clientes preferem comprar do que alugar jogos
https://www.eurogamer.pt/articles/2020-12-17-a-nintendo-diz-que-os-seus-clientes-preferem-comprar-do-que-alugar-jogos
Eu não sou cliente da Nintendo, mas eu prefiro ter o jogo pra poder joga-lo quando eu assim entender do que alugar e de repente por causa da grande quantidade de jogos eu deixá-lo de lado e quando resolver jogar não tenho mais assinatura.
Aconteceu isso este ano, estava jogando Massa Effect Andrômeda e acabou minha assinatura, de modo que desisti do jogo e recentemente o comprei em promoção na PSN
Em resumo prefiro que os jogos sejam meus
Acho q até o pessoal da Nintendo deve estar de saco cheio dessa papo de gamepass.
Toda hora essa groselha.
Switch e PS4, agora switch e PS5; vendendo muito mais que Xbox e os caras ainda perguntam do GP?
Na geração do PS3 e 360 ninguém ficava enchendo o saco da MS perguntando se eles iriam lançar on line grátis ou dar jogos com assinatura da Gold igual a Plus.
Switch vende muito mais que Xbox e ninguém fica perguntando para a MS “cadê o Xbox portátil?”
Eu já comprei meu PS5 digital e ainda paguei 3800 reais…
Aqui no BR o negócio tá tão tenso que até o Demon’s Souls em mídia Física os caras estão correndo atrás pq não acham para comprar.
Off:
Desencavaram o tópico do Dusk lá no Gaf… Impressionante que aparece gente lá falando que Cyberpunk é a prova do poder supremo do Xbox SX… Nossa, impressionante q ainda tem gente nessa.
Mas não dá mais pra mim participar desses fóruns, no Gaf eles liberam qualquer lunático, no Era se vc contraria os “verificados” já toma ban.
Nem um nem o outro está bom para mim.
Concordo Deto, mas ainda aparecem comentários muito bons por lá.
Olha o nível do comentário desse cara sobre a influência que a arquitetura do PS3 exerceu sobre o PS5: https://www.neogaf.com/threads/next-gen-ps5-xsx-ot-speculation-analysis-leaks-thread.1480978/post-261589159
Assim, sei que tem muito comentário horrível, mas pelo menos vez ou outra aparecem esses textos de alto nível. Já em fóruns brasileiros esse tipo de comentário é 1000x mais raro. O mais comum é ver vários comentários técnicos recheados de narrativas de flamewar e desconhecimento.
Li, o problema que eu não posso avaliar se é real ou não.
Pelo menos não tem delírios de GPU escondida… E terem botado o Kutaragui na apresentação do PS5 indica que realmente eles usaram conceitos do CELL para fazer o PS5.
Achei engraçado que no post já tem reclamação da tendenciosidade do Ledberg… fico me perguntando se ele vai fazer um vídeo comparando aumento de CU vs Clock com alguma GPU RDNA2 agora…
Matou a cobra e mostrou o pau, realmente o processador cell estava a frente de seu tempo, estou doido pra ver o que o studios da Sony vão produzir para a PS5…
Estava à frente é um favor… O Cell era um super computador. Com falhas de concepção, mas com conceitos que ainda hoje são inovadores. As alterações nos GPUs AMD baseados em conceitos do Cell são uma mais valia no hardware da Sony.
Tenho um carinho pelo PS3, apos o ps2 fiquei bastante tempo sem jogar videogames, e Killzone 2 me chamou atenção tanto pelos graficos como a fisica e cada detalhe do jogo o que me levou voltar a jogar, os exclusivos da Sony da era PS3 eram incriveis, o proprio Killzone 2 em termos graficos não fica devendo para muitos jogos atuais.
Estou bastante empolgado com o hardware da PS5 e os jogos da sony que estão por vir, espero que ate metado do proximo ano esteja com o meu aqui em casa !
Espero que tenha artigos do cell aqui no PCmanias, amanhã vou dar uma pesquisada para ler mais sobre.
Uma coisa que a Sony “deve” para os players são jogos de fps e tps mais tático a la SOCOM. Call of Duty vende igual água no deserto para os consoles playstation, e penso que jogos como o próprio Killzone, um novo Resistence e SOCOM ( alô Naughty Dog !) seriam muito bem recebidos pela comunidade, tendo em vista que foram exclusivos acima da média em suas épocas.
Concordo, a Sony precisa de mais jogos diversificados e um FPS, ainda mais agora com o dualsense, COD vende bem mas não é tipo de jogo que eu gosto, parece um jogos sempre feito as pressas, um jogo que me enjoa facil, acho que o studios sony estão um degrau a cima, fazem jogos com personalidade e carinho, eu adoro jogos de fps e sinto falta da sony produzir um.
Como o Cell ajudou na programação dos GPUs
http://www.pcmanias.com/obrigada-playstation-3-pelo-cell/
Como o Cell tinha capacidades que ainda hoje os melhores CPUs não alcançam
https://www.pcmanias.com/cell-o-antigo-processador-da-ps3-que-nunca-foi-explorado-convenientemente/
Uma comparação do hardware da PS3 com o da Xbox 360, desmistificando o Marketing da Microsoft.
http://www.pcmanias.com/ps3-desmistificada/
O problema do Cell foi que apareceu numa altura onde ninguém programava em núcleos paralelos. Tal era uma novidade e o Cell precisava do uso paralelo dos seus SPUs com o PPU para poder mostrar o seu potencial.
A piorar a coisa, por ter sido o primeiro do seu género, os SPUs não comunicavam entre si, pelo que a gestão do paralelismo tinha de ser manual e efectuada no PPU. Tal criou uma enorme dificuldade na programação, e poucos conseguiram extrair do Cell o seu real poder.
Basicamente antes do Cell podíamos dizer que precisavas de uma pequena equipa para colocar um jogo a funcionar, mas depois tinhas de a aumentar para optimizar o código.
Com o Cell isso mudou. Não havia uma fase de criação e uma de optimização, pois para colocar o código a correr precisavas logo da equipa grande, e a optimização ocorria em paralelo.
O Cell obrigou à mudança de uma série de paradigmas, e isso prejudicou-o muito. Mas no entanto, o facto de elas terem existido é que permitiu o boom na programação dos GPUs.
Ainda hoje nenhum CPU consegue ter performance suficiente para se intrometer com os cálculos do GPU. Mas o Cell conseguia-o fazer. A sua arquitectura era fabulosa, um CPU num esquema de GPU. Nesse sentido, a PS4 organizou os ACE do GPU para tentar permitir que o GPU pudesse ser mais eficiente ao estilo do Cell. Os canais Onion e Garlic também se basearam no existente no Cell. A PS5 chega mesmo ao ponto de recriar um SPU num dos CU, e o seu Geometry Engine pode ser baseado no que o Cell fazia previamente para preparação de dados e melhoria da eficiência do GPU.
O Cell foi um fiasco. Mas foi criado para supercomputadores, e nesse sentido, a Sony beneficiou muito com a sua tecnologia que tem cedido à AMD.
Sempre fui fã do Cell e lamentei muito o seu não reconhecimento. É um monstro e sempre fico a espera da empresa que trará algo de diferente pra dar um passo a frente, mas nem sempre dá certo.
Fã porquê? O Cell não era muito bom para jogos multis ficava dispendioso desenvolver para ele. O forte do Cell era o float operation point.
Houve Tvs e frigorificos que usaram o Cell.
O Cell não foi desenvolvido com direção única em videogames, era claramente algo que a sony e os seus parceiros queriam implementar em vários produtos.
O Cell foi desenvolvido para super computação. O número de SPUs usados, e o tipo de PPU usado, depois permitia usos diversos, uns mais económicos, outros menos.
https://www.ibm.com/ibm/history/ibm100/us/en/icons/cellengine/
O Cell era forte em tudo. Estás a confundir a dificuldade de o programar e se tirar a performance, com a sua capacidade. O Cell pecou por ser inovador cedo demais e pelo facto que os SPUs não comunicavam entre si, e isso dificultou muito a programação. Mas isso não impedia que o Cell fosse um hardware fabuloso e muito avançado para o seu tempo.
Sim, o Cell era muito bom, mas ninguém quer ter custos acrescidos devido á dificuldade e complexidade em programar. Nos jogos ainda menos, por isso apenas em alguns exclusivos a ps3 mostrou o seu potêncial, embora a X360 também tivesse mostrado resultados igualmente bons em alguns dos seus exclusivos.
O Cell acabou por ser aproveitado para servidores devido ao grande desempenho em Calculos matemáticos brutos e AI.
Por isso é que a Sony só tem aproveitado o bom do Cell e inserido isso nos GPUs AMD.
Se imaginar que boa parte do grupo de engenheiros que desenvolveram o CELL ainda trabalha na Sony, a Sony tem muito “saber fazer” para customizar GPUs e CPUs.
sera que o pessoal ainda está lá dentro?
o kutaragui deve ter ajudado em alguma coisa no PS5, senão eles não tinha botado ele na apresentação do console.
so não lembro em qual vídeo….
a proposito, vi o documentário From Bedrooms to Billions: The Playstation Revolution (2020).
Fala bastante sobre o PS1, bem pouco sobre PS3, PS4 e PS5.
É mais um documentário sobre a origem do playstation que qualquer coisa.
acho engraçado que nesse negocio, cheio de Dinossauro dos video games, tá cheio de gente falando “exclusivo vende console” “console é uma caixa para RODAR JOGOS”
Opa, obrigado Mario, vou ter todos os artigos.
Foi um caminho dificl que a sony teve que passar com a ps3, mas hoje ela colhe os frutos…
Obrigado ao Carlos Eduardo por trazer o comentário, não gosto muito de coisas não oficiais mas algumas especuladas técnicas como essa são ótimas.
PS: deixei de acompanhar esses fóruns pois estava cheio de fanboy’s.
[Off] Foi publicada uma review muito completa e interessante do PS5 no site Tweaktown.
[OFF] Ih rapaz, além do reembolso total, vão tirar o Cyberpunk da Playstation Store.
https://twitter.com/jasonschreier/status/1339740273719578627?s=20
Excelente.
justo
Justo, mas triste. Que desastre esse lançamento. Imagino o clima dentro da CD.
Olha o climão.
“Outro desenvolvedor perguntou se os diretores da CD Projekt achavam que era hipócrita fazer um jogo sobre exploração corporativa enquanto esperava que seus funcionários trabalhassem horas extras. A resposta foi vaga e evasiva.”
https://twitter.com/jasonschreier/status/1339974516034965504
Eu só sei que recebi o meu Bugspunk 2077 hj e por incrível que pareça estou feliz hehehe
Comprei a edição padrão que custa normalmente 279,00 por “apenas” 174,00 numa promoção relampago na Amazon mas ao receber hj o pacote com o jogo percebi que a embalagem era maior que se presume, pra minha surpresa e alegria e por algum motivo a Amazon me enviou a Edição Especial do game kkk, fiquei muito feliz pois já tinha comprado com um baita desconto e ainda por cima veio uma versão mais top.
Versão PS4, jogarei no PS4 Pro já está instalando e baixando o update 1.04. Fiquei também um cadinho feliz pois e segundo Richard Leadbetter da DF a versão do PS4 Pro é a menos ruim entre os consoles da última geração. Pretendo jogar até chegar em NightCity que é onde o jogo fica tenso por causa dos drops de fps e bugs.
Quanto a Sony retirar da loja o game eu achei exagero, visto que No Mans Sky o qual tinha acordo com a mesma não teve o mesmo tratamento, fora que existe uma quantidade considerável de jogos bugados na PSN como por exemplo aquele do Black Tiger, aquilo sim é bizarro ter passado pelo “controle de qualidade” da Sony.
E absurdo o valor que as coisas levaram. Eu por exemplo vendi a minha ps4 pro por 240 euros. E sinceramente não estava a pensar vende-la, queria mante-la pelo menos mais 1 ano. Mas a oferecerem me o que ofereceram, não pensei 2x.
Pelos vistos vou comprar a ps5 mais cedo do que estava a espera 😅
Boa sorte… Porque arranjar uma não está fácil.
Sim , também não tenho pressa 🙂
Não ha problema esperar até fevereiro
[OFF] Em um recente artigo publicado no VGChartz foram disponibilizados os números totais de vendas dos consoles de nova geração após 4 semanas de lançamento: as unidades totais de PS5 estão não só a frente do Xbox Series X|S como também das vendas iniciais do Switch!
https://www.vgchartz.com/article/446771/ps5-vs-xbox-series-xs-vs-switch-launch-sales-comparison-through-week-4/