Devido a ter estado de férias, os artigos que entraram encontravam-se já agendados, e nesse sentido, noticia-se e comenta-se agora o parecer da CMA, o Regulador do Reino Unido.
A compra da Activision pela Microsoft está a ser alvo de escrutínio, pelos reguladores de todo o mundo, sendo que a Microsoft precisa da aprovação de todos eles, ou pelo menos de cumprir com o estipulado com todos eles.
Caso tal não aconteça, a empresa não poderá atuar nesse país ou região, o que implicaria, no caso da CMA, regulador do Reino Unido, a perda do segundo maior mercado da Microsoft a nível mundial.
O que se tem percebido é que, a compra não está a passar ao lado dos reguladores, sendo que esta ainda não obteve aprovação de nenhum dos maiores mercado mundiais, nomeadamente os EUA, Reino Unido, Europa e Brasil.
As questões principais estão relacionadas com a preocupação dos reguladores de severas perturbações no mercado, que possam afetar o atual equilibrio. No caso da CMA, esta consegue ser bastante objectiva ao separar os criadores de conteúdos, dos criadores de plataformas, considerando assim que uma EA, uma Ubisoft, uma Square Enix ou outra não atuam exatamente no mesmo mercado de uma Microsoft, Sony e Nintendo, 3 players que só por si definem, um mercado, o das plataformas conhecidas como consolas. E nesse sentido, mostram preocupação que este mercado possa ser severamente perturbado e alterado com esta compra da Microsoft, que face aos novos mercados emergentes, das subscrições, e cloud, poderá passar a ter uma posição dominante que não surge por mérito próprio, mas por consequência direta desta compra.
Basicamente, este regulador entende que títulos como Call of Duty, que ao longo dos anos, se estabeleceu como o Franchising anual de maior sucesso, podem desequilibrar a balança para o lado da Microsoft, pois mesmo que sendo mantidos multi plataforma, ao serem colocados num serviço tipo Gamepass, sem que a competição tenha igualdade de acesso, tal pode levar a mudanças no equilíbrio das vendas dando maior fatia de mercado à Microsoft e assumindo esta uma posição dominante, e onde a concorrência não consegue competir, conquistando o mercado para si.
Este é o tipo de situações que compete aos reguladores garantir que não acontece, pois uma empresa deve conquistar a sua posição à custa da criação de valor e mérito nos seus produtos, mas nunca comprando outras empresas e chegando ao lugar cimeiro por força do seu poderio econômico.
E nesse sentido, estas preocupações são coerentes, e as que deveriam ser analisadas por um regulador. Que acabando por dar ou deixar de dar razão à Microsoft, terá forçosamente de analisar esta situação.
Assim, a CMA, deu um prazo de 5 dias à Microsoft para lhe garantir que estes receios são infundados, sendo que caso tal não aconteça, irá atrasar todo o processo no sentido de dar início a uma segunda fase de investigação para apuramento de dados adicionais.
Mas vamos ver o que diz a CMA na integra:
Aquisição antecipada pela Microsoft
Corporation da Activision Blizzard, Inc.
RESUMO
Visão geral da decisão
1. A Autoridade de Concorrência e Mercados (CMA) conduziu uma investigação de fase 1 sobre a aquisição antecipada da Activision Blizzard, Inc. (ABK) pela Microsoft Corporation (Microsoft) (a Fusão). Após examinar uma série de evidências, a CMA acredita que a Incorporação atende ao limite para referência a uma investigação aprofundada de fase 2, dando origem a uma perspectiva realista de uma redução substancial da concorrência (SLC) em consoaes de jogos, serviços de assinatura de vários jogos e serviços de jogos em nuvem.
2. Como resultado das preocupações iniciais encontradas na investigação da fase 1, a CMA está, portanto, a consider se aceita compromissos sob a seção 73 do Enterprise Act 2002 (o Ato).
A Microsoft e a ABK têm até 8 de setembro de 2022 para oferecer um compromisso que pode ser aceito pelo CMA. Se nenhum compromisso for oferecido, a CMA encaminhará a Incorporação para uma investigação aprofundada da fase 2 de acordo com as seções 33(1) e 34ZA(2) da Lei. Isso permitiria que a CMA investigasse essas preocupações com mais detalhes antes de tomar uma decisão final sobre se a Fusão dá ou não origem a um SLC.
Sobre a indústria de jogos
As mesmas três empresas foram os únicos grandes fornecedores no mercado de jogos de console nos últimos 20 anos
3. A indústria de jogos é a forma de entretenimento que mais gera receita no Reino Unido. Isto é maior do que TV paga, vídeo doméstico (incluindo streaming), cinema, música ou livros. Em 2021, gerou aproximadamente £ 7 bilhões em receita no Reino Unido.
4. Nos últimos vinte anos, as mesmas três empresas foram os únicos fornecedores significativos de jogos de console – Microsoft (Xbox), Sony (PlayStation) e Nintendo (Switch sendo a consola da geração atual), com pouca ou nenhuma entrada de novos rivais . Como parte de sua investigação, a CMA procurou garantir que a Incorporação não reduzisse substancialmente a concorrência potencial atual ou futura.
5. Parte da dificuldade em entrar e expandir no mercado de jogos de console é a existência de fortes efeitos de rede. Provedores de console, como a Microsoft, competem para atrair usuários que desejam jogar jogos de alta qualidade, geralmente com amigos, bem como conteúdo de alta qualidade de desenvolvedores de jogos, que desejam criar jogos para consoles com uma grande base de usuários. Consoles com muitos jogadores atraem conteúdo melhor, que por sua vez atrai mais jogadores para aquele console, que por sua vez atrai conteúdo melhor e assim por diante. Esse mecanismo de auto-reforço torna mais difícil para novos participantes sem uma grande base de usuários ou um bom conteúdo de jogos pré-existente entrar e crescer no mercado.
6. Além das consolas, as pessoas jogam em computadores pessoais (PC) e dispositivos móveis. Consoles e PCs geralmente podem processar jogos maiores e mais complexos (como Chamada à ação).
Atualmente, os dispositivos móveis não possuem os recursos técnicos para jogar a maioria dos jogos de console, e a maioria das pessoas os usa para jogar jogos mais casuais (como Candy Crush).
Serviços de assinatura e jogos na nuvem estão em crescendo
7. A CMA acredita que a indústria de jogos está em uma fase de transição. Nos últimos anos, os jogadores normalmente acessaram os jogos pagando uma taxa inicial e baixando os jogos relevantes de uma loja digital (como a Xbox Store) para a sua consola ou dispositivo (como um PC ou celular). Para as consolas, esse modelo de “comprar para jogar”, em que o jogador paga pelo jogo integralmente e acessa o software localmente em seu dispositivo, continua a ser o principal modo de entrega de jogos.
8. Nos últimos anos, duas disrupções importantes e intimamente relacionadas começaram a surgir na indústria de jogos. A primeira é o desenvolvimento de serviços de jogos em nuvem, uma tecnologia que permite que jogos complexos sejam acessados em servidores remotos e transmitidos diretamente para um dispositivo. Como os jogos são executados remotamente, os jogadores podem jogar usando uma variedade de dispositivos que podem ser menos poderosos e geralmente mais baratos do que os consoles (como telefones celulares ou tablets). Houve vários participantes recentes na indústria de jogos usando essa tecnologia disruptiva, incluindo Amazon Luna, Netflix, Google Stadia, Blacknut, NVIDIA GeForce Now, além de editores como a Ubisoft. Muitos especialistas do setor preveem que os jogos em nuvem continuarão a crescer significativamente nos próximos anos.
9. O segundo desenvolvimento importante é o surgimento de serviços de assinatura de vários jogos. Ao contrário do modelo tradicional de compra para jogar, esses serviços permitem que os jogadores acessem um catálogo de jogos por uma taxa fixa, geralmente mensal. Alguns serviços de assinatura atualmente oferecem jogos que devem ser baixados e jogados em consoles, com uma seleção menor de jogos que podem ser transmitidos da infraestrutura em nuvem (como o Xbox Game Pass), e outros serviços de assinatura oferecem bibliotecas de jogos totalmente baseadas em nuvem ( como Amazon Luna e Google Stadia). Embora a maior parte da receita do setor continue sendo gerada pela compra de jogos individuais, serviços de assinatura de vários jogos estão a crescer rapidamente e atraíram uma série de novos participantes, incluindo Microsoft, Sony, Nintendo, Amazon, Apple, Electronic Arts, Ubisoft, NVIDIA, Netflix, Utomik, Blacknut e Google.
10. Embora o mercado de jogos de console seja altamente concentrado, a CMA acredita que a mudança para serviços de jogos em nuvem e serviços de assinatura de vários jogos está abrindo uma janela de oportunidade para novos participantes. Para ter sucesso, esses novos participantes precisarão oferecer um catálogo de jogos forte que atrairá usuários. Os provedores de serviços de jogos em nuvem também precisarão de acesso à infraestrutura em nuvem e a um sistema operativo (SO) (especialmente o sistema operativo Windows, que é o sistema operativo para o qual a maioria dos jogos de PC é projetada).
Sobre os negócios e a transação
A Microsoft tem um forte ecossistema de jogos
11. A Microsoft é uma empresa global de tecnologia que oferece uma ampla gama de produtos e serviços, com um faturamento global de quase £ 125 bilhões no ano fiscal de 2021. Desde 2001, lançou várias gerações de consoles de jogos Xbox. O Xbox é um dos três principais consoles do mercado, ao lado do Sony PlayStation e do Nintendo Switch. Os jogadores geralmente baixam cópias digitais dos jogos que desejam jogar no Xbox na Xbox Store da Microsoft. A Microsoft também oferece um serviço de assinatura de vários jogos, o Xbox Game Pass, onde os jogadores pagam uma taxa mensal para obter acesso a uma biblioteca de conteúdo de jogos para download e baseado em nuvem.
12. A Microsoft também é uma editora de jogos e atualmente possui 24 estúdios de desenvolvimento de jogos, vários dos quais adquiridos nos últimos anos. Esses estúdios fazem jogos como Minecraft, Forza,Elder Scrols, e Halo para Xbox e outras consolas, PC e dispositivos móveis.
Parte desse conteúdo está disponível exclusivamente no Xbox e alguns são licenciados para fornecedores de consolas rivais.
13. A Microsoft tem outras áreas de negócios relevantes para jogos. Um deles é o Azure, uma plataforma de nuvem líder (ou seja, uma rede de data centers e infraestrutura de computação em nuvem) que oferece uma ampla gama de serviços em vários setores, incluindo jogos. Outro é o Windows, o principal sistema operacional para PC. Muitas pessoas jogam em um PC em vez de um console, e a grande maioria delas usa o sistema operativo Windows. Devido à sua popularidade, os desenvolvedores de jogos geralmente criam jogos projetados e otimizados para o sistema operativo Windows.
A ABK cria alguns dos conteúdos de jogos mais populares
14. A ABK é uma desenvolvedora e editora de jogos com faturação global de £ 6,3 bilhões no ano fiscal de 2021. Desenvolve conteúdo de jogos para consoles, PC e dispositivos móveis. As três franquias mais populares da ABK—Call of Duty,World of Warcraft e Candy Crush—respondem pela maior parte de sua receita.
15. Call of Duty, em particular, é amplamente considerado como uma das franquias de jogos de maior sucesso de todos os tempos. Por mais de uma década, seus lançamentos foram classificados entre os principais jogos disponíveis no console e devem continuar assim.
A aquisição da ABK pela Microsoft é uma transação significativa
16. A Microsoft anunciou em janeiro de 2022 que concordou em adquirir o ABK por um preço de compra de US$ 68,7 bilhões. A Incorporação está condicionada ao receber de autorização de controle de incorporação de várias agências globais de concorrência, incluindo a CMA.
A avaliação do CMA
Por que a CMA está analisando a fusão?
17. O principal dever da CMA é procurar promover a concorrência, tanto dentro como fora do Reino Unido, em benefício dos consumidores. Tem o dever de investigar fusões que possam levantar preocupações de concorrência no Reino Unido, desde que tenha jurisdição para fazê-lo.
18. A CMA acredita que tem jurisdição para rever esta Incorporação: a CMA acredita que é ou pode ser o caso de que a Microsoft e a ABK sejam uma empresa e que deixarão de ser distintas como resultado da Fusão, e que o teste de faturação é atendido, dado que a ABK gerou mais de £ 70 milhões de faturamento no Reino Unido em EF2021. Dessa forma, estão em andamento ou contemplados acordos que, se efetivados, resultarão na criação de uma situação de incorporação relevante.
Como a CMA investigou a fusão?
19. Na fase 1, o CMA precisa estabelecer se há ums perspectiva realista de um SLC que merece uma referência a uma investigação aprofundada da fase 2. Este é um limite inferior ao utilizado durante uma investigação de fase 2, que exige que a CMA conclua que uma concentração éprovávelpara resultar em um SLC para proibir uma transação.
20. Para entender as implicações da Incorporação sobre a concorrência, a CMA coletou informações de uma ampla variedade de fontes, inclusive usando os poderes estatutários de coleta de informações da CMA para garantir que a CMA tenha uma imagem tão completa quanto possível sob as restrições das leis estatutárias calendário.
21. Como parte de sua investigação de fase 1, a CMA coletou dados e revisou mais de mil documentos internos da Microsoft e da ABK para entender seus negócios, suas estratégias futuras e a indústria de jogos como um todo. A CMA também reuniu evidências de outros participantes do mercado, como desenvolvedores de jogos e concorrentes em console, nuvem, PC e jogos para dispositivos móveis, que incluíram envios escritos e orais, bem como seus documentos internos.
22. Esta evidência mostra que a Fusão poderia impactar a concorrência de várias maneiras. Ao investigar a Fusão, e de acordo com as restrições de tempo legais estritas da CMA na fase 1, o CMA concentrou-se nas formas mais importantes pelas quais a Fusão poderia prejudicar a concorrência, tanto agora quanto no futuro. Essas “teorias de danos” avaliam os danos à concorrência que podem surgir de:
(a) Microsoft retendo ou degradando o conteúdo da ABK—incluindo jogos populares como Call of Duty—de outras consolas ou serviços de assinatura de vários jogos; e
(b) A Microsoft aproveitando seu ecossistema mais amplo junto com o catálogo de jogos da ABK para fortalecer os efeitos de rede, aumentar as barreiras à entrada e, finalmente, excluir rivais em serviços de jogos em nuvem.
Uma fusão que muda o jogo
23. A Microsoft já detém uma posição forte na indústria de jogos por meio da sua consola Xbox estabelecida, que possui uma grande base de utilizadores e um forte catálogo de conteúdo de jogos. A Microsoft vem fortalecendo constantemente seu ecossistema de jogos de acordo com a evolução da indústria de jogos, inclusive adquirindo estúdios de jogos independentes (como a Bethesda em 2021), expandindo o Game Pass (seu serviço de assinatura de vários jogos líder de mercado) e desenvolvendo a sua infraestrutura em nuvem para melhor apoiar suas atividades de jogo.
24. A aquisição da ABK expandiria significativamente a própria biblioteca de jogos da Microsoft, adicionando algumas das franquias mais vendidas e reconhecidas do mundo, incluindo Call of Duty, World of Warcraft, e Candy Crush. A CMA está preocupada que ter controle total sobre este poderoso catálogo, especialmente à luz da já forte posição da Microsoft em consoles de jogos, sistemas operativos e infraestrutura em nuvem, possa resultar em danos da Microsoft para os consumidores, prejudicando a capacidade da Sony – rival de jogos mais próxima da Microsoft – de competir, bem como a de outros rivais existentes e novos participantes em potencial que poderiam trazer uma concorrência saudável por meio de assinaturas inovadoras de vários jogos e serviços de jogos em nuvem.
Qual poderia ser o impacto da fusão em consolas de jogos e serviços de assinatura?
25. A CMA reuniu provas substanciais da Microsoft, ABK e terceiros para avaliar a importância do portfólio de jogos da ABK. Essas evidências apontaram consistentemente para o conteúdo da ABK, especialmente Call of Duty, como sendo importante e capaz de fazer uma diferença material para o sucesso das plataformas de jogos dos rivais. A ABK investe tempo e capital significativos na criação de Call of Duty lançamentos, que são consistentemente classificados como alguns dos jogos mais populares. Esses títulos exigem milhares de criadores de jogos e vários anos para serem concluídos, e há muito poucos outros jogos de calibre ou popularidade semelhantes.
26. A CMA acredita que a Incorporação poderia permitir que a Microsoft produzisse conteúdo ABK, incluindo Call of Duty, exclusivo para Xbox ou Game Pass, ou degradar o acesso de seus rivais ao conteúdo ABK, como atrasar lançamentos ou impor aumentos de preços de licenciamento. Esse tipo de preocupação é conhecido como “exclusão de insumos”, onde uma empresa usa seu controle de um insumo importante para prejudicar seus rivais.
27. A CMA examinou documentos internos e análises econômicas para avaliar se a Microsoft teria um incentivo para usar o conteúdo do ABK para excluir rivais.
A CMA não limitou sua análise a uma avaliação dos custos e benefícios de curto prazo ou “estáticos” para a Microsoft de se envolver nessas estratégias. Em vez disso, o CMA considerou as estratégias mais amplas da Microsoft, conforme evidenciado por seus documentos internos e curso histórico de negociação após transações semelhantes no passado. A CMA descobriu que os potenciais benefícios estratégicos para a Microsoft de usar o conteúdo do ABK para excluir rivais, como expandir a base de usuários do Game Pass e fortalecer os efeitos de rede em seu ecossistema de jogos, podem superar quaisquer perdas imediatas em termos de receitas de licenciamento. A CMA observa que a Microsoft seguiu essa abordagem em várias aquisições anteriores de estúdios de jogos, onde fez futuros lançamentos de jogos desses estúdios exclusivos em consoles para Xbox (como o próximo Starfield, e com base nas declarações públicas da Microsoft, Elder Scrolls VI da Bethesda, um estúdio que a Microsoft adquiriu como parte de sua aquisição da ZeniMax por US$ 7,5 bilhões em 2021).
28. A CMA acredita que, no curto e médio prazo, o principal rival que poderia ser afetado por essaconduta seria a Sony. As evidências sugerem que a Microsoft e a Sony competem estreitamente entre si em termos de conteúdo, público-alvo e tecnologia de console. A Nintendo, por outro lado, concorre menos de perto com a Sony ou a Microsoft, geralmenteoferecendo jogos que se concentram mais em “diversão em família” e formas inovadoras de jogar (por exemplo, o Wii Fit board) e atualmente não oferece nenhum Call of Duty nos jogos no Nintendo Switch.
29. A PlayStation detém actualmente uma quota de mercado de jogos de consola superior à Xbox, mas a CMA considera que Call of Duty é suficientemente importante para que a perda de acesso a ele (ou a perda de acesso em termos competitivos) possa afetar significativamente as receitas e a base de usuários da Sony. Esse impacto provavelmente será sentido especialmente no lançamento da próxima geração de consoles, onde os jogadores tomam novas decisões sobre qual console comprar. A CMA
acredita que a fusão poderia, portanto, enfraquecer significativamente o rival mais próximo da Microsoft, em detrimento da concorrência geral nos jogos de console.
30. À medida que o mercado de serviços de jogos por assinatura de vários jogos cresce, a Microsoft pode usar seu controle sobre o conteúdo ABK para excluir rivais, incluindo participantes recentes e futuros em jogos, bem como jogadores mais estabelecidos, como a Sony. Na ausência da Fusão, os jogos ABK estariam, em princípio, disponíveis para qualquer serviço de assinatura multijogos.
A CMA reconhece que os jogos mais recentes da ABK não estão disponíveis em nenhum serviço de assinatura no dia do lançamento, mas considera que isso pode mudar à medida que os serviços de assinatura continuam a crescer. Após a fusão, a Microsofta nhar o controle desse importante insumo e pode usá-lo para prejudicar a competitividade de seusr ivais. Como o mercado de assinaturas de vários jogos ainda está engatinhando, o efeito da Fusão pode ser aumentado ou aumentar significativamente a concentração do mercado em favor da Microsoft antes que futuros rivais tenham a chance de se desenvolver. A CMA, portanto, acredita que a Fusão dá origem a preocupações significativas de concorrência em serviços de assinatura de vários jogos (incluindo serviços de jogos em nuvem, na medida em que são distribuídos por meio de serviços dea ssinatura de vários jogos).
Qual poderia ser o impacto da fusão nos serviços de jogos em nuvem?
31. A longo prazo, muitos participantes do mercado esperam que os jogos em nuvem cresçam e que os jogadores mudem de jogos de console para jogos em nuvem em uma variedade de dispositivos.
Esse mercado está crescendo rapidamente e viu vários novos participantes que anteriormente não estavam ativos em jogos de console, incluindo provedores de plataforma em nuvem, como Google e Amazon, e desenvolvedores de jogos, como a Ubisoft.
32. A Microsoft já possui uma combinação de ativos que é difícil para outros provedores de serviços de jogos em nuvem igualarem. Por ter uma nuvem grande e bem distribuída infraestrutura, a Microsoft poderá hospedar jogos em seus servidores em condições preferenciais e alcançar jogadores em todo o mundo sem ter que pagar uma taxa para plataformas de nuvem de terceiros. Por ter o Windows, o sistema operacional onde a grande maioria dos jogos de PC é jogada, a Microsoft pode transmitir jogos de servidores Windows sem
ter que pagar uma taxa cara de licenciamento do Windows e pode projetar e testar jogos feitos para Windows com mais eficiência do que os rivais. E por ter um ecossistema de consola existente, a Microsoft possui uma base de usuários de jogadores para a qual pode promover seus serviços de jogos em nuvem, bem como uma variedade de jogos populares que pode oferecer.
33. A Fusão, portanto, reuniria a empresa em uma posição excepcionalmente forte para oferecer serviços de jogos em nuvem com um dos catálogos de jogos mais fortes do setor. O CMA está preocupado que, ao alavancar o conteúdo da ABK e o ecossistema mais amplo da Microsoft, a Microsoft tenha uma vantagem incomparável sobre os atuais e potenciais provedores de serviços de jogos em nuvem. Isso pode resultar em maior concentração em serviços de jogos em nuvem ou no mercado “inclinando” para a Microsoft e, em última análise, negar aos consumidores os benefícios da concorrência entre provedores novos e emergentes que competem para ter sucesso em jogos em nuvem. A CMA reconhece que, se a Microsoft aumentasse significativamente seu poder de mercado em serviços de jogos em nuvem, isso poderia ter efeitos indiretos sobre desenvolvedores e editores de jogos independentes que competem com o próprio portfólio de jogos da Microsoft,
34. A CMA, portanto, acredita que a Fusão poderia reduzir substancialmente a concorrência nos serviços de jogos em nuvem.
O que acontece depois?
35. Como resultado dessas preocupações, a CMA acredita que a Fusão dá origem a uma perspectiva realista de um SLC em consoles de jogos (junto com suas vitrines digitais), serviços de assinatura de vários jogos e serviços de jogos em nuvem. A CMA está, portanto, considerando a possibilidade de aceitar compromissos sob a seção 73 da lei.
A Microsoft e a ABK têm até 8 de setembro de 2022 para oferecer um compromisso que
pode ser aceito pela CMA. Se tal compromisso não for oferecido, ou o CMA decidir que qualquer compromisso oferecido é insuficiente para sanar suas preocupações com o padrão da fase 1, o CMA encaminhará a Incorporação para uma investigação aprofundada da fase 2 de acordo com as seções 33(1) e 34ZA(2) da Lei. Após uma investigação mais detalhada, a CMA chegaria a uma decisão final sobre se a Fusão dá ou não origem a um SLC.
Comentários
Muito honestamente não podemos deixar de aplaudir este documento da CMA. Independentemente de os receios aqui existentes serem fundamentados ou não, o que se ultrapassa com um compromisso da Microsoft face aos reguladores, a realidade é que seria extremamente inconsciente, irresponsável, e mesmo uma atitude de desrespeito para com o consumidor e os contribuintes, não levantar as questões que se consideram aqui.
É igualmente de louvar que a CMA distinga distribuidores de video jogos de detentores de plataformas, uma vez que os negócios, apesar de intimamente ligados, são claramente distintos.
Sendo assim o mercado reduzido aos detentores de plataformas, ou seja, Sony, Microsoft e Nintendo, é igualmente de se louvar que o regulador perceba que a Nintendo se encontra num patamar distinto, onde os jogos da Activision não são relevantes, acabando assim por reduzir o mercado a Microsoft e Sony.
E apesar de nos fóruns os fans Xbox criticarem está situação entendendo esta posição como uma defesa da Sony, na realidade a defesa é do mercado e não de uma empresa em particular, sendo que neste caso, pelas especificidades do mesmo, o resto do mercado e a Sony, acabam por ser a mesma coisa, e daí o se cair nesta situação.
A CMA teme então não só que Call of Duty possa ser usado como exclusivo Xbox prejudicando a concorrência, como teme, acima de tudo, que isso possa prejudicar a livre escolha na próxima geração de consolas. Uma situação que é relevante de se perceber existir, pois como revelado por Jim Ryan, a Microsoft apenas se pretendia comprometer em ceder à Sony o Call do Duty por 3 anos após o fim dos atuais acordos (que são de 3 anos), totalizando assim 6 anos e, coincidindo o fim da cedência com o lançamento previsto da próxima geração de consolas. Uma situação que só mostra que a preocupação da CMA é devidamente fundamentada.
Mas a CMA vai mais longe, e teme que a Microsoft, mesmo cedendo o jogo a terceiros, possa usar o Gamepass para garantir vantagem para o seu lado. E dessa forma quer garantir que todos terão igualdade no acesso ao jogo para inclusão nos seus serviços de substituição em pé de igualdade.
Parece assimcl claro que, perante esta postura, a situação é clara. A CMA aprovará a compra perante a garantia que os seus receios não tem fundamento, o que só pode acontecer de forma garantida com um compromisso formal da Microsoft. E nesse sentido a CMA deu até ao passado dia 8 de Setembro a oportunidade para a Microsoft entregar documentação que garanta esse compromisso. Algo que estará agora sob análise.
Caso o entregue não elimine estes receios da CMA, esta entrará numa fase 2 da investigação, que atrasará a aprovação em cerca de 7 meses, e cujo desfecho dependerá apenas dos achados da CMA.
Parece-nos assim que a aprovação da compra não estará em causa, mas para tal a Microsoft não vai poder tirar partido da Activision para tirar vantagens sobre a Sony. Note-se que a aprovação da compra da Bungee pela Sony foi basicamente um pro-forma, e o motivo é que o contrato de compra da Bungee garante que a empresa continua independente e detentora das suas próprias decisões, continuando a produzir jogos em formato multiplataforma.
E diga-se que, se assim não fosse, está compra deveria igualmente ser alvo de enorme escrutínio, pois Destiny é, a seguir a Call of Duty, o Shooter mais popular nas consolas.
Se a Microsoft garantir algo do género aos reguladores, acrescida da garantia que não impedirá terceiros de oferecer o jogo nos seus próprios serviços de subscrição, em conjunto com o Gamepass, a compra será imediatamente aprovada.
Caso isso não aconteça, não só a compra será atrasada, como a Microsoft perde a garantia de que ela possa vir a acontecer.
Por incrível que pareça, estou torcendo para que isso passe e não acho que a MS vai dominar nada em jogos, visto a incompetência e os problemas crônicos que já tem nos Studios Xbox. Imaginar que ela vai absorver mais que o dobro de funcionários que já tem nos seus studio atuais e gerir isso decentemente, entregando qualidade, é mais que sonho, é delírio. No mais, todas as franquias da Activision vem perdendo qualidade e COD não se salva desse fato. Então creio que barrar a compra seria até melhor pra MS como plataforma de consoles, pois se essa compra passar e ela não mudar muito o mercado atual, MS vira multiplataforma e abandona de vez os consoles.
Creio que a MS abandonar as consolas não seria nada de bom. Pessoalmente estou longe de querer isso. Gostava de uma MS competitiva como na era X360, mas desde que isso não implique algo que possa aniquilar a concorrencia.
Nintendo que falou que “não cabem três” no mercado.
Saindo a MS, Nintendo poderia voltar a fazer consoles de Mesa convencionais… compra umas APUs da AMD e tá feito.
Inclusive ainda dava tempo para a Nintendo entrar no mercado, se estivesse trabalhando junto da AMD poderia estar para lançar um console de mesa com APU Zen 4 e RDNA3 no fim desse ano.
Levando em conta a melhoria do RDNA3 seria o mesmo poder do PS5 consumindo menos 50% e esquentando muito menos, podia ter um tamanho de um PS4 ou menor.
Conseguiria um console mais poderoso que o PS5 custando o mesmo, ou poderia ter um console com o mesmo poder mais barato de fabricar.
Sem a MS também, talvez o Google ou Amazon teriam lançando consoles híbridos, vc compra o console ou aluga a Nuvem dele para jogar.
Se não cabem três, Sony e Nintendo também são possibilidades de sair. Porque motivo falas só na Microsoft.
Eu pessoalmente acho que dá para três. Sempre deu. Mas…
Olhando ao caminho dos serviços, stream, digital que têm feito na última década eu acho engraçado alguns pensarem que é a Microsoft que vai sair, ninguém investe 100 biliões só em editoras para sair do negócio.
Na realidade a Nintendo estava apenas a dizer que não aposta no mesmo mercado porque três aí são demais. Ninguém tem de sair.
Eu não quero o fim de Xbox, quero é que se esforçem pra criar qualidade em seus jogos trazendo novas IPs, novas ideias e novos talentos a trabalharem pra eles. Sair comprando publishers é péssimo pra toda a indústria.
Eles agem como sempre agiram com o Windows a não deixarem qualquer outro SO pra PC possa surgir pra competir com eles. Hoje, dão o Windows praticamente de graça para não perderem mercado e nada mais consiga frutificar, melhor ou pior que eles. E tudo que surge de bom eles tentam meter o tentáculo deles pelo meio a monitorar a situação. Não quererm concorrência. E tendo expertise no mercado e comprando tudo que julgam ter qualidade, mesmo sem precisar, afastam possíveis novos concorrentes do mercado, fora perpetuar ideias ruins como essa de catálogo de jogos, que além de péssima é inviável se mantidas novas produções de qualidade – algo que por si só se perpetua pelo tempo que leva o próprio ciclo para o fracasso e a constatação disso. É como vender as tais “paletas mexicanas”, um sozinho se dá bem, quando aparece o segundo a ver o negócio do primeiro a prosperar e monta o seu os negócios começas a ir mal para ambos, mas alguém de fora pensa que é bom, tem dinheiro e entra e assim vai saindo um e entrando outro no lugar e o péssimo negócio se perpetuando por muito tempo… daqui que a gente saia de jogos como serviço e serviço de jogos lá se vão algumas décadas…
Que bom que as coisas são postas como se devem pela CMA, levantando questões realmente pertinentes. Aqui no Brasil as coisas devem rolar fácil, provavelmente só esperam o aval norte-americano pra agirem do mesmo modo.
Seria interessante a condição para aprovar a mudança ser o xbox se separar da MS, levando a Activison.
duvido que iriam aceitar, nem com quase 100 bilhões dados pela MS o xbox consegue se sustentar com o talento incrível do xbox que produziu Halo Infinite e passou vergonha com slogam de “console mais poderoso” tendo que ser alterado de ultima hora pq a MS estava desesperada e subestimou a Sony (ehhehehe)
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semi off:
https://www.gamespot.com/articles/former-nintendo-of-america-boss-reggie-fils-aime-reacts-to-microsoft-and-sonys-acquisition-sprees/1100-6507374/
Former Nintendo Of America Boss Reggie Fils-Aime Reacts To Microsoft And Sony’s Acquisition Sprees
Fils-Aime believes that the recent spate of acquisitions will see senior developers striking out more often to develop more innovative games.
interessante que ele cita nominalmente somente Halo apesar de no titulo citar a Sony.
Os melhores “cabeças” dessas “mega corporações” saem para terem liberdade criativa.
Eu tenho exemplo de “cabeça” com uma ideia que foi parar na Sony, dev elogiando a Sony etc, estúdio criativo sendo comprado pela sony.
cory barlog queria fazer um jogo sem cortes… teve que voltar para o Playstation para realizar a sua ideia.
agora eu não tenho nenhum exemplo de cabeça indo para a MS realizar a criação dele… só a the initiative que todo mundo sabe como terminou.
P.S
Acho curioso quando é noticia negativa, “os devs vão sair dos estúdios” e o entrevistado cita nominalmente Halo e nada da Sony, mas ai o titulo da materia fala em “MS e Sony”
Quando é negativo para a Sony, ninguém enfia o nome “xbox” no meio… o contrário sempre acontece.
Ele fala no global. Halo é apenas um exemplo.
acho que ele estava certo em citar Halo….
1h depois de eu comentar aqui:
https://twitter.com/Nibellion/status/1569370418275819521
Do jeito que está, vou acabar concordando com o pessoal “sonysta” que fala “liberem a compra de uma vez, vai ser pior para o xbox”.
Porque tudo indica que o xbox não vai dar conta de administrar a activision e bethesda
a desculpa é IGUAL a do cara que saiu da the initiative para volta a Insominiac.
Do meu ponto de vista, a salvação pra Halo é entregá-la pra ID ou pra MachineGames, são muito competentes a criar bons jogos de tiro e poderiam dar novos ares ao universo de Halo.
Bethesda sim foi uma excelente compra por parte da MS, pelo dobro do valor da Bungie comprou dos melhores estúdios e melhores IPs da indústria, melhores que toda a Activision por 10% do preço dela, era só botar o Todd Howard pra fora pra ficar perfeito! Agora, esse problema de gestão da MS com seus estúdios é uma realidade, os caras pensam que é só ter dinheiro que sai coisa boa, e não é.
Nao acredito nisso, se um estudio Criado para fazer Halo ja deu isso, imagine IMPOR para um estudio fazer um Halo.
[OFF] Ubisoft a seguir a malvada Sony…
https://www.eurogamer.pt/79-euros-sera-o-preco-dos-jogos-aaa-da-ubisoft
Já estou vendo a Nintendo e a NVidia:
“Vamos conversar”?
😂😂😂😂😂😂😂😂
De acordo com o Financial Times, obrigado VGC, a autoridade da concorrência e do comércio no Reino Unido iniciou uma segunda fase da sua investigação após a Microsoft optar por não apresentar soluções para as preocupações levantadas pela entidade reguladora.
https://www.eurogamer.pt/negocio-entre-a-microsoft-e-activison-sera-investigado-por-autoridades-europeias-e-do-reino-unido
Segundo alguns estimam isto, a ser aprovado, no mínimo atrasará a compra em algo como 7 meses.
PS: Estou a conversar em privado com o NXGamer…
Então ficaria perto de uma possível E3 2023, caso exista. Poderia ser uma boa para a MS
O ter ido para segunda fase indica relutância dos reguladores. Nada garante agora que estes venham a aprovar a compra. A investigação dificilmente pode negar o histórico da Microsoft em todos os ramos da sua actividade com este tipo de situações, que já levaram inclusive a algumas das maiores multas já aplicadas pela UE.
Mas teremos de aguardar e ver.