O futuro da Xbox

Esta é a previsão de um utilizador do Neogaf e Resetera… Uma análise completa, que, mesmo sem fundamento, é digna de ser dada a conhecer!

NOTA: A tradução do artigo que se segue, postado originalmente no NEOGAF e o RESETERA é livre! Tentou-se manter a ideia e coerência das ideias originais, mas algumas frases poderão não conseguir traduzir toda a ideologia pretendida.

Como nota pessoal, refira-se que, caso este fosse o futuro efetivo da Microsoft, seria uma coisa efetivamente com futuro e que agradaria bastante. Uma expansão a todos os níveis, e algo que poderia ter um crescimento enorme para a marca XBox, sem considerar que tal fosse verdadeiramente prejudicial à concorrência. E sinceramente explicaria muito do que não tem tido explicação ao longo dos anos, com as atitudes da Microsoft.

Os primeiros anos desta nova geração de console foram uma jornada bastante louca, principalmente para a Microsoft. A princípio, parecia que eles teriam um passeio tranquilo na geração, embora talvez fossem mais ou menos tornados completamente esquecidos pela Sony e pelo PlayStation 5, e se você olhar para as tendências de pesquisa, engajamento de média social, pré-encomendas etc. entre as duas plataformas, essa ideia vem ao de cima. Não é que os jogos prometidos pela Microsoft para a nova geração parecessem pouco atraentes (pelo menos para mim); é que não importa o que a Microsoft fizesse, ela sempre teria que lidar com o que a Sony estava a fazer *naquele* momento, e se tem uma coisa que a Sony sempre mostrou é que eles não ficam parados. Eles continuam a criar momento para a marca PlayStation e consistentemente lançam conteúdo de alta qualidade para seus clientes.



Mas então, a Microsoft decidiu apostar tudo numa cartada. Duas cartadas, na verdade. Pessoalmente, não posso dizer se eles foram ” inspirados ” pelos atos do Embracer Group e Tencent ou não, mas em setembro antes do lançamento das suas consolas da Série X e S, a Microsoft anunciou que iria adquirir a Zenimax, empresa detentora da Bethesda. Então, apenas 16 meses depois, eles anunciaram o sua maior cartada: eles entrariam numa fase de aquisição da Activision-Blizzard-King, ou ABK para abreviar. As questões legais em torno desta aquisição em particular ainda estão em andamento, mas (felizmente) não estou interessado em gastar ainda mais tempo com esta transação.

Em vez disso, há alguns desenvolvimentos que observei com a Microsoft e a marca Xbox nos últimos dois anos que me levaram a considerar um futuro mais provável para o Xbox como marca, onde a Microsoft provavelmente o adotará e as etapas eles vão levar para chegar lá. Os principais desenvolvimentos que notei que levaram às minhas conclusões são os seguintes:

1: Desenvolvimento do GDK
2: A “parceria estratégica” entre a Sega/Atlus e a Microsoft Azure para tornar a primeira um cliente “especializado” dos serviços da segunda
3: O interesse expresso de Satya Nadella em ver os benefícios da marca Xbox em torno dos modelos de desenvolvimento e programação baseados em nuvem centrados no desenvolvedor
4: A existência do Steam Deck da Valve (e seu evidente sucesso comercial)
5: O envolvimento da equipe Surface da Microsoft no desenvolvimento dos consoles Series X e S
6: O interesse expresso da Microsoft em ter o GamePass no maior número possível de dispositivos, incluindo consoles rivais da Sony e Nintendo
7: O (provável) baixo desempenho da Série S na maioria dos mercados de varejo (teoria de minha parte, baseada em evidências circunstanciais e coincidências)
8: A iniciativa de criar versões para Xbox e PC de todos os jogos 1P para o Dia 1 (já está em vigor há alguns anos)
9: O desejo expresso de aumentar a receita e o lucro dos jogos, impulsionado principalmente por meio de aquisições de propriedade intelectual lucrativa para dobrar na divisão Xbox
10: Phil Spencer acredita que eles esperam que o GamePass represente “apenas” 10 a 15% da receita total de jogos no futuro

Bem, listei esses pontos sem nenhuma ordem específica, mas a razão pela qual os listei é porque todos eles alimentam o que acredito que a Microsoft fará com a marca Xbox no futuro. Espero que as coisas a seguir comecem a acontecer ou estejam em pleno vigor em 2025, e certamente na época em que a 10ª geração de consoles começaria (presumindo 2028). Farei referência aos 10 pontos listados acima conforme necessário ao construir as minhas ideias, mas isso pode ser uma leitura um tanto longa. Portanto, interrompa se achar que é muito longo.

[1: A MICROSOFT VAI ELIMINAR O XBOX LIVE GOLD]

Este é provavelmente um ponto mais do que óbvio, não apenas porque vários “insiders” vem a sugerir isso há mais de um ano, mas porque a tentativa da Microsoft (absolutamente fracassada) de dobrar o preço do XBL Gold no ano passado (para chamar a atenção para o GamePass como um valor melhor) mais ou menos mostraram sua intenção de longo prazo em relação a este serviço.

Sendo que a Sony lidou com o PS +, Extra e Premium/Deluxe em um serviço compartilhado melhor do que a Microsoft, que manteve o GamePass e o Xbox Live dois serviços distintos (e que conflituam entre si) IMO, isso não muda o fato de que a Microsoft eventualmente precisa se livrar do XBL Gold,  certificando-se de que haja um nível de GamePass com preço semelhante e oferecendo benefícios semelhantes.



No entanto, acho que isso também apresenta a oportunidade não apenas para um Plano Familiar (que também foi especulado), mas também um meio de compartimentalizar o conteúdo do GamePass entre diferentes níveis de acesso. Por exemplo, qualquer que seja o nível equivalente ao XBL Gold formado para o GamePass, limitaria a seleção da biblioteca para dizer apenas uma lista com limite de 100 jogos, que podem entrar e sair de vez em quando, por exemplo a $ 4,99 / mês . Ele ainda pode receber novos lançamentos de menor escala no dia 1, mas lançamentos maiores talvez não, ou as pessoas nesse nível teriam que esperar.

[2: A MICROSOFT PARARÁ DE TRAZER *TODOS* OS JOGOS 1P PARA O DIA 1 DO GAMEPASS ATÉ 2025]

Continuando com o que foi dito acima, acho que, como a Microsoft vai querer enviar o GamePass para mais dispositivos, mas simultaneamente trazer mais de seus jogos para mais dispositivos Dia 1 (falarei disso mais tarde), algumas mudanças provavelmente serão feitas neste aspecto do GamePass como um serviço. Eles sabem que outros detentores de plataforma valorizam muito a receita de software proveniente de vendas diretas e acham que determinado conteúdo estando em um serviço no dia 1 afetará negativamente as vendas de software, ou seja, o principal fluxo de receita dos detentores de plataforma fora das vendas de software.

A própria Microsoft provavelmente também não quer cortar muito na receita potencial de vendas dos principais títulos 1P, e eles já têm uma amostra do dinheiro que os jogos 1P podem trazer por conta própria (fora do GamePass), como por exemplo, o lançamento de acesso antecipado do Forza Horizon 5 em novembro de 2021. Se / quando eles adquirirem a ABK e vendo a grande quantidade de dinheiro que o Modern Warfare gerou por conta própria no lançamento, a Microsoft seria absolutamente idiota em danificar esse modelo (e correr o risco de perder uma grande parte desse receita) lançando lançamentos como MW2 no GamePass Day 1. Simplesmente não vai acontecer!

É por isso que acredito que certos jogos chave e importantes irão de fato pular fora do GamePass Day 1 completamente e entrar no serviço quando seu modelo de vendas tradicional tiver sido maximizado. Portanto, jogos como COD, TES VI, DOOM, Quake (assumindo que seja uma experiência tradicional e não um shooter de heróis F2P MP)  não terão lançamentos Dia um no Gamepass dai para a frente, mas poderão acabar por cair no serviço (nos níveis de assinatura mais altos) após 3 a 6 meses de vendas tradicionais. Enquanto isso, jogos como Pentiment ou Grounded provavelmente continuarão a ver a disponibilidade do dia 1 no GamePass, bem como a venda individual fora do serviço.



Embora jogos como COD provavelmente não estejam no dia 1 do GamePass, posso ver pessoas com assinaturas do GamePass obtendo um pequeno desconto na compra de jogos como COD, TES VI que podem descontar mais tarde, de forma a que comprem a preço inteiro, mas obtenham um desconto depois. Ou, se você tiver uma assinatura do GamePass, receberá algumas armas e itens gratuitos, acesso antecipado a determinados mapas ou missões de DLC ou pontos de recompensa que podem ser trocados por itens do jogo.

E, como acredito que a Microsoft acabará fechando um acordo para, de alguma forma implementar o GamePass em outras plataformas (mais sobre isso mais tarde), esses benefícios acabarão sendo de fato hardware – agnóstico, ou seja, se você tiver uma subscrição GamePass em geral, você ganha as vantagens, independente se você tem o jogo em um Xbox, PC, PlayStation ou até mesmo Switch !! Agora, acho que a Microsoft terá que estabelecer algum tipo de modelo de compartilhamento de receita com outros detentores de plataforma para possivelmente fazer parte disso, mas isso seria incluído em qualquer forma de GamePass com acordos em que que eles o pudessem colocar em outras plataformas.

[3: PROJETO KEYSTONE SERÁ LANÇADO ENTRE 2023 E 2025]

Empresas que investem toneladas de P&D em consolas que nunca veem a luz do dia não são novidade. A Sega ficou famosa por isso com coisas como Neptune, Jupiter e a versão baseada em 3DFX do Dreamcast. A 3DO/Panasonic teve uma situação semelhante com o M2 (que só foi lançado como uma placa de fliperama suportada exclusivamente pela Konami, e teve cerca de cinco jogos), e a Atari investiu muito em P&D no Jaguar 2 antes de ser cancelado.

No entanto, na minha humilde opinião o “Projeto Keystone” da Microsoft é diferente. Destina-se a ser um dispositivo de streaming para o conteúdo do GamePass por meio da nuvem; o suposto motivo pelo qual foi arquivado foi devido aos custos, mas também pode ser uma questão de tempo. Não apenas em termos de custos, mas em termos de garantir fluxo de conteúdo suficiente no momento do lançamento do dispositivo ou garantir que o xCloud seja desenvolvido o suficiente a um ponto satisfatório antes de lançá-lo (já que o Projeto Keystone estaria contando com isso).



O Projeto Keystone, com toda a honestidade, provavelmente deveria ter sido lançado no lugar da Série S. Não funcionaria como um piso técnico rígido para o desenvolvimento de software da Série Xbox, pois, ao contrário do S, não executaria versões nativas de jogos localmente. Teria sido ainda mais barato de fabricar e vender, e poderia ter sido mais facilmente comercializado como um dispositivo de streaming de jogos e uma caixa multimídia, semelhante a uma Apple TV, e junto com um controle remoto semelhante a um jogo (você o liga no lado semelhante ao Wiimote pode ser usado, mas tem thumbpads nele para controles analógicos, botões laterais que podem substituir gatilhos, etc. enquanto ainda se parece muito com um controle remoto quando orientado verticalmente e os outros recursos podem ser usados ​​para reprodução e navegação multimídia).

Como algo voltado para o mercado mais amplo, sinto que teria um desempenho melhor em termos de vendas do que a Série S e teria deixado mais orçamento para os sistemas da Série X serem fabricados em maior número. Pelas minhas estimativas, as séries S e X provavelmente estão entre 13,3 milhões e 15,5 milhões de vendas até o momento, inclinando-se muito mais para o limite superior desse número (considerando o tempo que passou). Embora eu ache que esse número não seria significativamente maior se o Projeto Keystone substituísse a Série S, você teria pelo menos um numero um pouco mais decente de vendas da Série Xs, custos de produção mais baixos para Keystone e não haveria o estigma entre alguns desenvolvedores de que a Série S está “retendo-os” (assim como a existência da Série S atuando como uma base para o desenvolvimento de software das Séries, em sentido técnico).

Além disso, a Microsoft ainda teria coisas, como o programa All-Access, disponível, de modo que o próprio programa, junto com o Project Keystone, pudesse atuar como um ponto de entrada conscientes dos custos. Compre um Project Keystone por US $ 149 ou um Series X por meio do All-Access, e em parcelas se comprar um Series X por US $ 499 for demais para você. A Série S é redundante, limitante e controversa nesse cenário (na minha opinião pessoal).

[4: A MICROSOFT LIVRA-SE-Á DA MAIORIA DOS “ATALHOS” RELACIONADOS AO GAMEPASS ATÉ 2025]

Não é nenhum segredo que, se alguém estiver interessado em uma assinatura do GamePass, há uma infinidade de maneiras de fazer com que ela “se pague” sem realmente se gastar muito dinheiro. Existe a famosa conversão de $ 1, que na verdade permite converter até três anos de XBL Gold em três anos de GamePass. Existe a existência de pontos MS Rewards, que podem ser acumulados para pagar meses de GamePass, dependendo de quantos pontos você ganha, e esses pontos podem ser ganhos por meio de coisas tão simples quanto pesquisas no Bing. Existem as ofertas regulares de ofertas gratuitas, que aparentemente não mantêm uma referência de registro em base de dados para as pessoas que usam várias e as acumulam, o que significa que você pode empilhar tecnicamente vários meses de GP gratuitamente com esse método.



Todas essas coisas podem ser ótimas em termos de atrair assinantes para o serviço, mas à luz das palavras do próprio Phil de que o GamePass no console está desacelerando no crescimento, e essas iniciativas sendo usadas principalmente por usuários no lado do console, também não é ciência de lançamento de foguetes perceber que esses vários métodos de obtenção de GamePass “gratuito” prejudicam o ARPU (receita média por usuário) no serviço. O que, em última análise, é o que interessa à Microsoft: eles querem gerar o máximo de dinheiro possível com o serviço e isso não vai acontecer se essas ofertas e atalhos gratuitos continuarem a existir.

É por isso que acredito que praticamente TODOS eles desaparecerão até 2025. O único meio de “atalho” para o GamePass a partir desse ponto provavelmente estará vinculado ao programa All-Access, o que por si só significará estar vinculado a novos periféricos, dispositivos ou (potencialmente) parceiros do Xbox, ou a dispositivos da empresa que também podem acessar conteúdo de jogos GamePass ou Microsoft. Fora disso, espere atalhos fortemente reduzidos na forma de outras coisas; não que eles desapareçam, apenas que os pontos MS Reward, por exemplo, terão um valor significativamente menor para eles, tornando muito mais difícil pagar meses de GamePass simplesmente “farmando” a sua coleta.

[5: ATÉ 2025, A MICROSOFT COMEÇARÁ A LANÇAR PORTS NATIVOS DE *TODOS* OS JOGOS 1P NAS PLATAFORMAS PLAYSTATION E NINTENDO DIA 1]

Este ponto será provavelmente um pouco controverso para alguns de vocês, considerando a ideia de que também “desistir” do espaço de titular da plataforma. Afinal, se você trouxer todos os seus jogos para plataformas concorrentes, especialmente no Dia 1, nessa altura, estamos tecnicamente perante um editor 3P, não?

Bem, sim e não. Sim , porque é assim que parece olhando para o modelo de consola tradicional. Não, pois isso não significa que a Microsoft deixará de fabricar consoles Xbox. No entanto, eles se referirão a eles mais como “dispositivos” da Xbox do que como “consoles” (mais sobre isso mais tarde) e, de certa forma, eles já mantêm algum grau de suporte de software 1P em plataformas rivais via Minecraft, spin-offs do Minecraft , os jogos Ori, Cuphead, Deathloop, Ghostwire Tokyo, Elder Scrolls Online e outros se/quando ABK forem adquiridos, COD. Na verdade, a MS está documentada como, pelo menos sugerindo, que eles considerariam trazer o COD para as plataformas Switch no futuro, provavelmente com versões nativas ou versões nativas/nuvem combinadas.



Então, as peças já estão lá e já estão configuradas até certo ponto, mas acho que por volta de 2025 é quando a Microsoft puxará totalmente essa alavanca. E, no que mais alguns podem considerar controverso, acho que começa com a portabilidade de jogos como Starfield, RedFall e Forza Motorsport para consoles PS5. Jogos como Pentiment e Grounded também terão portas nativas para o Switch 2 da Nintendo por volta desse ponto. E, sim, futuros jogos 1P como TES VI (apesar da retórica atual e das declarações públicas) verão ports nativas do dia 1 para PS5 e talvez até Switch 2 ao lado da Série X, Série S e PC.

Por quê ? Porque, novamente, sinto que a Microsoft fará a transição do Xbox como marca de um “console” (no sentido tradicional do modelo de negócios) para um “dispositivo”. Dispositivo que tem um design centrado em jogos, mas não adere ao modelo de negócios típico orientado para o console. O que incluirá evitar qualquer sensação de exclusividade de plataforma e fornecer acesso no dia 1 de seu conteúdo em qualquer dispositivo que permita. Mas isso também significa que o Xbox como um dispositivo de hardware está mudando significativamente em suas próprias maneiras, o que abordarei mais tarde.

[6: A MICROSOFT IRÁ APROVEITAR SUA POSIÇÃO DE JOGO PARA ARRECADAR MAIS GRANDES DEVS 3P COMO CLIENTES AZURE]

Vamos voltar um pouco ao início do ano, quando a Microsoft e a Sega anunciaram uma parceria estratégica para os estúdios da Sega utilizarem os recursos de nuvem do Azure. Isso foi combinado com o anúncio do “Super Game” da Sega, do qual ainda estamos esperando para ver detalhes e imagens do jogo (embora saibamos que envolve os IPs Crazy Taxi e Jet Set Radio). Agora, quando essa parceria foi anunciada pela primeira vez, eu * pessoalmente * pensei que levaria a algo análogo ao conteúdo exclusivo que a Sega criou para a Xbox Original. Coisas semelhantes a Panzer Dragoon Orta, Outrun 2, GunValkyrie, Jet Set Radio Future, etc.

Quando ficou rapidamente evidente que não era o caso, fiquei bastante desapontado, especialmente quando isso foi combinado com as primeiras frases de que eles não estavam buscando nenhum tipo de exclusividade para o Xbox com a aquisição da ABK anunciada em janeiro. No entanto, também foi uma época em que eu via o Xbox como uma marca de maneira muito diferente do que vejo hoje e, tendo me afastado dessa mentalidade por um tempo, posso entender as implicações de algo como a parceria MS e Sega Azure para um indicação de onde isso pode levar.



Veja, a Microsoft precisa de um mercado em crescimento para o Azure, pois eles saturaram ou estão muito perto de saturar seus pontos de venda tradicionais. O jogo apresenta um “oceano azul” para o espaço do Azure, por assim dizer, mas o próprio Azure tem muito pouca tração com a comunidade de desenvolvimento de jogos, especialmente entre desenvolvedores orientados para console e desenvolvedores AAA em geral. É evidente que a Microsoft gostaria de mudar isso, portanto, usar as conexões que os departamentos de Xbox e GamePass têm com esses mesmos desenvolvedores pode ser útil para atrair esses desenvolvedores e editores a se tornarem clientes do Azure, o que representaria muito crescimento para sua divisão de nuvem.

E, como também vimos com o acordo com a Sega, essas coisas também podem trazer benefícios para as plataformas GamePass e Xbox. É uma maneira um tanto inteligente de obter mais conteúdo para as iniciativas de jogos voltadas para o cliente da marca, enquanto cresce no espaço que realmente impulsiona os pilares maiores da empresa.

[7: A MARCA DE CONSOLES XBOX SERÁ REPOSICIONADA COMO DISPOSITIVOS DE COMPUTAÇÃO CENTRADOS EM JOGOS]

Este ponto talvez seja o mais controverso, mas, na minha opinião sincera, o Xbox como uma plataforma de jogos tradicional deixará de existir em 2025. Eles passaram quatro gerações lutando para manter o Xbox como uma divisão acima da água ou reparando danos causados ​​por ferimentos autoinfligidos. O Xbox nunca liderou o setor em nenhuma geração quando se trata de vendas de console, nunca liderou em receita de divisão de jogos e, sem dúvida, nunca liderou em termos de experiências de jogos que definem o setor, exceto talvez na trilogia Halo original e nos primeiros anos do Xbox. Live, além de ajudar a padronizar a UMA (Arquitetura de Memória Unificada) em um padrão aceitável (sistemas mais antigos como o N64 também tinham UMA, mas apresentavam sérios gargalos na implementação).

E isso sem começar a entrar no lucro relativamente pequeno que o Xbox como uma divisão gerou ao longo dos anos. Mesmo com a geração atual, enquanto eles estão um pouco à frente do XBO e do 360 para vendas até o momento, eles estão muito longe de igualar os números da Sony para o PlayStation 5 e provavelmente ficarão atrás do Switch 2 da Nintendo dentro de dois anos. Isto aassumindo o lançamento do Switch 2 em 2023. Dada a quantidade de investimentos financeiros que a MS fez para o Xbox ao longo das gerações e especialmente com os cerca de US $ 80 bilhões que gastaram nos últimos quatro anos entre a aquisição de desenvolvedores independentes, Zenimax e em breve ABK, a MS irá provavelmente acelerará seu modelo independente de hardware para jogos a uma nova conclusão lógica.



Muitas, se não todas, as pressões e o escrutínio que a Microsoft continuamente assume como detentora de uma plataforma julgada no modelo de negócios de console tradicional, desapareceriam se fossem marcar e focar o Xbox como um dispositivo denominado como computador para jogos , em vez de como um * consola * de jogos. . Isso também os beneficiaria em futuras aquisições; MUITO do retrocesso atual que a Microsoft está vendo com o acordo ABK é em parte devido ao fato de que eles também são detentores de uma plataforma no espaço das consolas que adere ao modelo de negócios tradicional das consolas. O fato de eles fazerem isso em QUALQUER capacidade é parte do que está criando tantas dores de cabeça e ameaça arruinar completamente a aquisição da ABK. Ao fazer a transição na sua totalidade do modelo de negócios tradicional de consolas, eles de repente enfrentariam muito menos escrutínio de outros detentores de plataformas, jogadores e até reguladores.

No entanto, fazer isso requer algumas outras mudanças radicais, que eu sinto que eles farão até 2025, ou estarão em processo de fazer nessa época, como menciono abaixo.

[8: A MICROSOFT HABILITARÁ A FUNCIONALIDADE COMPLETA DO WINDOWS 10/WINDOWS 11 EM DISPOSITIVOS XBOX (AGORA, DISPOSITIVOS DE COMPUTADOR XBOX)]

Uma dessas mudanças importantes no final da Microsoft será fornecer funcionalidade completa do Windows em dispositivos Xbox. Isso significa que você poderá usar todos os aplicativos que pode usar em um desktop Dell XPS ou Asus, por exemplo, em um dispositivo Xbox. O único fator de diferenciação seria se o dispositivo Xbox tivesse espaço de hardware para executar um aplicativo específico em uma configuração específica.

Para fazer isso, no entanto, também significa que a Microsoft TERÁ de permitir que Steam, GOG, EGS e outras lojas de jogos sejam executados, acessados ​​e instalados normalmente em dispositivos Xbox da mesma forma que em outros dispositivos Windows. Isso também significa que a Microsoft terá que desacoplar a loja Xbox dos consoles Xbox de uma forma ou de outra; crie-o como uma reformulação da marca da Windows Store (para jogos) acessível da mesma maneira que você pode acessar a Windows Store no Windows 10 e 11 (o que significa que a loja do Xbox também precisaria ser acessível nativamente da mesma maneira em TODOS os dispositivos com Windows 10 ou 11 instalado) ou permitir livremente que a Valve, Epic, CDPR etc. possam criar launchers como frente de loja acessíveis nos aparelhos Xbox, como uma integração ao nível da loja da Xbox, c com custos em linha com os custos típicos de uma licença para devs do Windows.



Como já mencionei, isso também significa que eles precisam se livrar do Xbox Live ou fazer com que o Xbox Live não seja um requisito para jogos online em dispositivos Xbox, e o mesmo vale para o GamePass. A Microsoft simplesmente não pode proteger o MP online por trás de um serviço se não o fizer no Windows. Eles podem até eliminar gradualmente o sistema operativo da Xbox ao longo do tempo, com futuros dispositivos Xbox, mas, por enquanto, talvez permitir que as unidades das séries X e S tenham inicialização dupla no sistema operacional Xbox normal ou Windows 11.

[9: DISPOSITIVOS XBOX SERÃO VENDIDOS COM MARGENS DE LUCRO SIMILARES A DISPOSITIVOS SURFACE E NUCs OEM]

E, como os dispositivos Xbox agora seriam tecnicamente classificados como computadores, isso permitiria à Microsoft aumentar o preço MSRP para vendê-los com lucro diretamente no próprio hardware do dispositivo. O truque é garantir que os preços atribuídos possam atender a um nível baixo, baixo-médio ou médio-baixo de jogos para PC que os fabricantes de GPUs como AMD e Nvidia não priorizam ou onde não tenham grandes ofertas de GPUs . Lembre-se de que a Microsoft ainda teria a vantagem de uma caixa com todo o hardware necessário para jogar, desde que você tenha um monitor e um controlador, enquanto as pessoas que constroem um PC ainda precisam fornecer sua própria GPU, CPU, cooler, ventoinha , SSD, unidade Blu-Ray, gabinete, cabos, placa-mãe, teclado, mouse, controlador e monitor.

Há também a vantagem do fator de forma semelhante ao das consolas, que simplesmente não é tão fácil de replicar com caixas de PC SFF, por motivos como P&D limitado. Posso ver um mundo onde um Series X de $ 699 ou $ 799, por exemplo, ainda funciona razoavelmente bem se for dual-boot para o Windows 11 sem concessões (embora seja necessário facilitar outras coisas como RAM atualizável, suporte a eGPU e talvez atualização atualizável configurações da CPU que levam ao próximo ponto). Nesse ambiente, você obtém claramente mais desempenho do que os NUCs com preços próximos a US $ 1.000 (ou até mais) e a mesma funcionalidade do Windows, embora sejam melhores dispositivos de jogos.

[10: OS DISPOSITIVOS XBOX DE 10ª GERAÇÃO SERÃO INSPIRADOS EM STEAM MACHINES E STEAM DECK]



Se você me perguntar, as Steam Machines foram uma ideia inteligente da Valve, sendo que eles apenas a executaram muito mal. Eles cometeram pelo menos tantos erros, se não mais, quanto a Panasonic & The 3DO Company cometeu com o sistema 3DO em 1993. Felizmente, eles deram um passo atrás, reavaliaram seus erros e saíram com um vencedor, o Steam Deck , que se tornará uma plataforma de PC portátil muito viável nos próximos anos.

A Microsoft, ao contrário da Valve, tem experiência em primeira mão no mercado de consoles como detentora de plataformas, então eles poderiam usar isso para ter sucesso com uma ideia da Steam Machines que realmente funciona. De certa forma, sinto que as consolas series em si são um protótipo disso, dadas as especificações extremamente diferentes da série S e da série X, mas para a décima geração de dispositivos de console, posso ver a Microsoft indo muito além em termos de opções de capacidade de expansão dada ao usuário, suporte e funcionalidade integrada do Windows e até mesmo em termos de acertos/toques de construção para um produto mais premium, inspirado em sua linha de dispositivos Surface.

Em termos simples, posso ver a Microsoft a fazer uma abordagem de dois dispositivos para a 10ª geração também. No entanto, um deles se concentrará em um estilo de dispositivo semelhante a um console/laptop desenvolvido com um perfil fino e mobilidade de fator de forma destacável 2 em 1 em mente (pense em algo como a linha de dispositivos destacáveis ​​Surface 2 em 1 para uma ideia), possivelmente com especificações voltadas para um Series X Pro (se os consoles Pro para 9ª geração forem uma coisa). Para RAM, eles podem usar o design CAMM da Dell, desde que obtenha suporte de padronização do JEDEC, mas são as vantagens de largura de banda que trazem (junto com estou assumindo menor consumo de energia e espaço de altura Z) que o tornam tão adequado. Ou isso, ou alguma futura memória baseada em HBM acessível para se utilizar (se estivermos a falar de números de produção, talvez notavelmente a norte dos dispositivos Surface, mas não na escala dos consoles Xbox de mercado de massa das gerações passadas, os custos do HBM podem valer a pena pelo desempenho), embora uma mistura de DDR baseado em HBM e CAMM funcionaria melhor (uma vez que o último pode ser atualizado em sua capacidade). Caso contrário, eles poderiam oferecer configurações diferentes, semelhantes aos dispositivos Surface, com diferentes especificações de CPU e GPU (versões de CPU com diferentes clocks, por exemplo), diferentes baterias li-on e configurações de perfil de energia e E/S de porta.

Esse dispositivo inferior seria emparelhado com outro dispositivo Xbox na forma de um PC SFF (small forma factor) ou apenas um pouco maior que isso. Posso vê-lo usando RAM baseada em DDR6 para a CPU (que seria atualizável; neste ponto, pode-se esperar suporte para 64 GB ou até 128 GB de capacidade de expansão de RAM), enquanto a GPU interna pode ser uma variante bem mais poderosa de qualquer coisa a GPU dos dispositivos menores é, e utiliza memória incorporada baseada em HBM. De qualquer forma, ele precisaria ser comparável em desempenho ao que quer que o PlayStation 6 forneça , mas para este dispositivo Xbox específico, a GPU seria atualizável .. Isso fica um pouco complicado porque, se eles quiserem um fator de forma semelhante ao console, isso limitaria tecnicamente o tamanho das GPUs que ele poderia suportar, a menos que existam gabinetes especiais para placas de GPU de tamanho maior para encaixar a GPU padrão ou GPUs externas. tem que se conectar via eGPU (mas a variante do laptop também seria capaz de fazer isso, embora com suporte de GPU externo mais limitado, se estiver usando uma CPU de desempenho inferior). Qualquer GPU utilizável em um PC com Windows também poderá ser utilizada nesses dispositivos, teoricamente falando. Além disso, no caso deste dispositivo Xbox de console de tamanho SFF, a CPU deve ser socket e atualizável , e até coisas como o módulo Wifi também devem ser atualizáveis, além da fonte de alimentação (será necessária se a CPU interna for atualizável) .

Com esse tipo de filosofia de design, poderia ver esses dispositivos Xbox de última geração mantendo um bom desempenho de vendas, desde que haja o equilíbrio certo de preço. Obviamente, eles seriam mais caros do que os consoles reais (lembre-se, a Microsoft teria um modelo de negócios completamente diferente para esses dispositivos a essa altura em comparação com o lançamento da Série S e X), mas não consigo imaginar um dispositivo Xbox em SFF a custar US $ 1.999, por exemplo … bem, talvez, se tiver hardware de uma set-top-box integrado nela. Também pode ser uma boa desculpa para reintroduzir a funcionalidade HDMI-IN para dispositivos Xbox neste caso.



[11: A MICROSOFT SELECIONARÁ VERSÕES DE GAMEPASS PARA APROVAÇÃO DE SONY, NINTENDO, VALVE, EPIC, GOOGLE E APPLE SERVICES]

Esta é uma das outras grandes coisas que a Microsoft provavelmente tentará fazer, mas vem com a condição de eles fazerem a transição da Marca Xbox para um dispositivo de computação pronto para jogos mais geral, em vez de empurrá-lo como um “console de jogos” em disputa direta com empresas como Sony e Nintendo. Também exige que eles separem a loja da Xbox dos dispositivos Xbox ou permitam que empresas como a Valve e a Epic coloquem livremente suas próprias lojas nos dispositivos Xbox com todas as mesmas regras que cumprem em sistemas operativos Windows.

Ao fazer isso, no entanto, a Microsoft deve ser capaz de fornecer versões do GamePass com acordos para sistemas Sony e Nintendo que apenas mantêm o seu conteúdo 1P neles, e essa é uma ideia que vi outros flutuando por algum tempo em várias discussões, então a ideia em si não é nada nova. Talvez mais interessante seja a aparência de uma forma igualmete acordada de GamePass para Steam, GOG e Epic Game Store.

Eu sinto que qualquer versão com acordos provavelmente reduziria que jogos específicos podem ser disponibilizados no primeiro dia, mas a Microsoft acabará fazendo isso sozinha, pois deseja maximizar os fluxos tradicionais do modelo de receita para o maior de seus lançamentos, relegando os lançamento de primeiro dia do GamePass para lançamentos menores como os Pentiments e Grounded’s do mundo.

===================

E com isso, concluo minha (pseudo) análise sobre a marca Xbox, e mostro onde acredito firmemente que a Microsoft levará a marca ao longo dos próximos três a seis anos. Fica claro para mim que eles querem priorizar mais o Xbox como um meio de garantir que os clientes desenvolvedores aproveitem o Azure para a criação de jogos, criando benefícios naturais para plataformas como o Xbox e serviços como o GamePass. É muito claro que a Microsoft, como empresa, deseja fornecer conteúdo para outras plataformas de hardware e software como terceiros, e a melhor maneira de fazer isso seria mudar a identidade e a marca de seu próprio console de jogos e seu modelo de negócios, para algo que na verdade não compete com essas outras plataformas .

Fica claro que a Microsoft, como empresa, valoriza muito a receita e o lucro do jogo por meio do pipeline de vendas tradicional, como se o desempenho recente de Modern Warfare 2 no varejo não fosse prova suficiente disso. No entanto, eles também têm dados suficientes para mostrar que um serviço como o GamePass é útil para jogos menores , então a empresa mudará para um modelo em que os jogos maiores cheguem ao GamePass mais tarde e os jogos menores ainda possam ser lançados Dia 1, o valor proposta de mudança do GamePass para os descontos de preços e conteúdo extra (incluindo conteúdo exclusivo) que pode fornecer aos assinantes . Ao chegar a um acordo para fazer versões curadas do GamePass para plataformas não Microsoft, esses benefícios tornam-se independentes de hardware e serviço; eles encontram o jogador onde estão, desde que tenham uma assinatura do GamePass. E, ao promover um modelo totalmente independente de hardware, deixando para trás o modelo de negócios de console tradicional, a Microsoft priorizará os lançamentos nativos do dia 1 de jogos 1P para Sony PlayStation, Nintendo Switch e plataformas móveis ao lado de PC e Xbox , desde que o hardware possae  apoie o jogo (ou seja, talvez não espere TES VI no Switch 2 Dia 1 (a menos que esteja um pouco perto da especificação da Série S), mas deve estar facilmente no PS5 Dia 1, supondo que tenha como alvo as especificações da Série S e X).

Este é o futuro da marca Xbox, do GamePass e da Microsoft como fabricante de jogos nesta indústria. eu fundamentalmente sinto que a maioria, se não todas as coisas especuladas aqui, se manifestarão na realidade dentro dos prazos determinados, porque para mim, considerando o que observei e analisei da marca, especialmente nos últimos dois anos, simplesmente faz mais sentido para os negócios. E no final das contas, a Microsoft é um negócio; se maximizar a receita de seus jogos significa abandonar completamente as pretensões e evitar o modelo de negócios tradicional do Xbox, transformando-o em um PC ou estilo de “jogos Surface” em dispositivos de computação ajustados para jogos executando Windows (e com preços semelhantes aos dispositivos de computador OEM como resultado), eles vão fazer isso! Se isso significar reajustar o compromisso de “todos os jogos 1P dia 1 no GamePass”, eles o farão. Se isso significa abrir dispositivos Xbox para serem usados ​​como dispositivos Windows para lojas de jogos e provedores de serviços concorrentes, a fim de ajudar em acordos de modelos específicos de GamePass integrados a serviços 3P, eles o farão. Se isso significa retirar-se do modelo de negócios de console tradicional e trazer todo o seu conteúdo para PlayStation, Nintendo e plataformas móveis com lançamentos nativos do dia 1 (se os recursos de hardware permitirem), eles o farão. E se tudo isso também permitir que algum tipo de GamePass seja aceito em dispositivos Sony e Nintendo … eles o farão.

Como eu disse antes, isso provavelmente vai irritar “certos” leais ao console da marca, que ainda acham que o melhor caminho para a Microsoft é tentar “destruir” a Sony e empurrar o Xbox com o mesmo modelo de negócios e marca que fizeram durante o OG Xbox. & 360 eras, e tentaram fazer com XBO. No entanto, não acho que esses indivíduos estejam realmente prestando atenção aos subtextos do que pessoas como Phil Spencer e Satya Nadella estão dizendo ou aludindo, especialmente ao longo deste ano. Grande parte das ambições da Microsoft para um maior crescimento de jogos reside no apelo a outros ecossistemas do que o seu próprio, e encontrando maneiras de se integrar a esses ecossistemas com o mínimo de atrito possível. Portanto, aderir ao modelo de negócios de console tradicional e fortalecer seus serviços para esse modelo é simplesmente contra-intuitivo para essas ambições de crescimento. Isso não significa que a Microsoft abandonará completamente tudo relacionado ao modelo de console usual (por exemplo, eles ainda lançarão novos dispositivos Xbox a tempo da 10ª geração que são notavelmente mais capazes do que os atuais ou qualquer atualização de modelo “Pro”, e o modelo de ponta sendo pelo menos comparável a um PlayStation 6 em capacidade de desempenho e com muito do P&D usual em algum lugar uma mistura de consoles do passado e o que suas equipes de superfície fazem por esses produtos);esta é provavelmente a melhor jogada para todas as três empresas.

Decidi escrever isso para expor meus próprios pensamentos ao observar a marca Xbox e os movimentos relacionados aos jogos da Microsoft ao longo dos anos, e minha interpretação deles. Então, novamente, não posso dizer com 100% de certeza que essa especulação será correta, mas tenho cerca de 90% de certeza de que a grande maioria dela será, pois estou analisando como aderir às próprias metas declaradas e projetadas da Microsoft nos jogos daqui para frente. E dos três detentores de plataforma, é a Microsoft que eu sinto que passará pelas transformações mais radicais de suas marcas de jogos básicos, pois eles finalmente tentam, à sua maneira, realizar algo em que a própria Sega mergulhou durante o dias de Master System, Genesis/MegaDrive e Saturn: atuando como 3P seletivamente para outras plataformas e ainda fornecendo conteúdo 1P para suas próprias plataformas.

Exceto que a Microsoft tem uma chance de sucesso (dada sua intenção muito mais forte) onde a Sega falhou nesse tipo de estratégia; vai exigir apenas algumas mudanças massivas, incluindo a dissociação do Xbox do modelo de negócios de console tradicional e do marketing de identidade de marca. O que, eu sinto, eles já começaram a fazer gradualmente.



50 Comentários
Antigos
Recentes
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Hennan
Hennan
7 de Dezembro de 2022 11:38

Não li todo o artigo. Mas claramente não é sobre o futuro da Microsoft e sim sobre o desejo do autor. Até agora, nada mostra que a mesma daria um 180 graus e mudaria completamente a estratégia atual. No mínimo esperaria a demissão dos atuais chefes da divisão, para considerar qualquer mudança plausível. Por enquanto, não há sinais de que vão deixar de queimar dinheiro com foco em crescimento e destruição da concorrência. Acho mais provável a Microsoft ser ainda mais agressiva (redução do preço do console) do que desistir de imediato.

HENNAN SANTOS CARVALHO
HENNAN SANTOS CARVALHO
Responder a  Mário Armão Ferreira
7 de Dezembro de 2022 12:21

Crescimento colaborativo é o desejo de quem gosta de games. Pode não ser o desejo dos fanáticos. Mas esses são as exceções. A principal questão aqui é qual a evidência de que a Microsoft mudou de rota?

Juca
Juca
Responder a  Mário Armão Ferreira
7 de Dezembro de 2022 13:11

Mário, não faz sentido ocultar uma estratégia implementando-a de modo agressivo e, ao fim, ela não ser.
A MS se quer fazer essa expansão “boazinha” deveria começar lançando ports pra depois tentar emplacar seu serviço noutras plataformas (a EA já conseguiu). No entanto ela está a comprar tudo e todos e falar de exclusividades e de que as aquisições irão continuar… Mas as pessoas vêem o que querem.

Last edited 2 anos atrás by Juca
HENNAN SANTOS CARVALHO
HENNAN SANTOS CARVALHO
Responder a  Mário Armão Ferreira
7 de Dezembro de 2022 13:19

O que acho não importa. Mas afirmar que a empresa que já subsidia um console, resolveu fazer um novo corte de preços no mesmo. E do nada vai focar em lucro é no mínimo inocente. Repito, não há nenhuma evidência de que a Microsoft desistiu de subsidiar o Gamepass.

HENNAN SANTOS CARVALHO
HENNAN SANTOS CARVALHO
Responder a  Mário Armão Ferreira
7 de Dezembro de 2022 18:24

Sem dúvida. Mas duvido que seja nessa geração. Só o fato de oferecer 70 bilhões pela Activision, mostra que estão propenso a ir mais longe.

Juca
Juca
Responder a  Hennan
7 de Dezembro de 2022 12:20

Concordo plenamente. Ninguém com dinheiro, poder e nítido posicionamento imperialista desiste sem impor sua vontade ou destruir o que não pode ter.

Edson Nill
Edson Nill
7 de Dezembro de 2022 11:56

Belas análises e não duvido que a MS faça isto com o Xbox. Na verdade, é o único caminho hj plausível para que a marca alcance as receitas que tanto almejam, tendo que mudar a estrutura do gamepass como modelo de negócio e levar o xbox mais próximo do PC como o rapaz analisou.

Juca
Juca
7 de Dezembro de 2022 12:17

Como é um artigo de opinião e bem extenso, vou contrapor algumas ideias por partes para não me alongar tanto.

Sobre o item 1 que aborda a extinção da Live Gold, porque a MS ainda não o fez? Eu diria que gera lucro, e mantém ainda a ideia na cabeça de alguns que a MS quer dar mais opção, permitindo a voluntariedade de migração dos usuários ou não. Logo, não vejo motivos pra MS eliminar a Live Gold sobretudo se não quer tornar todos os jogos gratuitos pra jogar online, e vale lembrar que ela já passou uma geração inteira a cobrar pelo online sem dar nenhum jogo em troca, então, a menos que a MS torne tudo online grátis, não vão eliminar a Live Gold ou deixar de cobrar pra apenas jogar online pra quem não está nem aí pra Gamepass.

Sobre o item 2, deixar de lançar tudo no Gamepass ou os AAAs, pode até ocorrer, mas num primeiro momento com a intenção óbvia de expandir o Gamepass, isso não ocorrerá, salvo um possível acordo de CoD pra permitir a aquisição. Sou da opinião que a MS vai tornar tudo ou quase tudo exclusivo temporário entre 6 meses e 1 ano e depois lançar noutras plataformas para tentar se capitalizar se o retorno de algum for fraco para o Gamepass. Fora que se a MS vai gastar “70bi” a comprar a Activision e está “a dar” Gamepass o que seria arriscar 100 a 200mi algumas vezes pra aumentar assinaturas e tentar tomar market share do principal concorrente? Na minha opinião vai tudo pra Gamepass mesmo que com jogos depenados e com DLCs por fora por pelo menos todo o resto dessa geração. E não vejo diferente disso acontecer tão cedo, seria uma postura a se mudar só quando estiver a dominar o mercado ou matar a concorrência.
Hardware agnóstico não é o que a MS realmente busca, é mero artifício colateral para chegar aos seus objetivos de expansão, se conseguisse iria preferir todos os clientes com seu hardware fechado como toda empresa com seus com seus marketplaces da vida ganhando percentagem em cima do trabalho alheio.

Last edited 2 anos atrás by Juca
Juca
Juca
Responder a  Juca
7 de Dezembro de 2022 12:46

O item 3, já foi engavetado e realmente até poderá retornar no futuro, entretanto, discordo quanto a possibilidade de ser estratégia melhor que o Series S. Esse delírio de nuvem é o futuro é um anseio muito maior dos detentores de serviços e de combatedores de pirataria do que de clientes, fora que se o cloud pode ser acessado por qualquer dispositivo como celulares e smartvs, qual a real necessidade de mais um dispositivo pra fazer exatamente o mesmo? Como opção ou mesmo como algo a ser oferecido gratuitamente a assinantes seria uma grande sacada, diferente disso é simplesmente uma opção para gamers sem muito apelo, essa é minha “opinião” sobre esse ponto.

O item 4, os “atalhos” ou subterfúgios para assinar barato o Gamepass existirão até chegarem ao objetivos de mercado, chegar as metas que querem alcançar, estipular um ano para o fim disso é acreditar que chegarão ao objetivo que traçaram até aquele momento… citar um prazo temporal é meramente especulação, sem mais a dizer sobre essa temática.

Last edited 2 anos atrás by Juca
Juca
Juca
Responder a  Juca
7 de Dezembro de 2022 13:07

Item 5, não faz qualquer sentido tendo em vista as próprias palavras atuais e histórico da MS, a intenção e os gestos não mostram nada nesse sentido. É uma conversa que me parece totalmente desconexa dos fatos que têm acontecido no mercado.

Item 6, tudo dito aí é uma mera vontade da MS que é simplesmente se expandir como qualquer empresa…

Juca
Juca
Responder a  Juca
7 de Dezembro de 2022 13:25

Item 7; não vejo qualquer sentido lógico, sobretudo se as vendas estão em expansão. Console é plataforma fechada e comissão de venda garantida pra si de qualquer produto digital. A MS não é uma empresa que precise de cortes, está em franca expansão, ao ataque e tem marcado presença com o papo de console mais poderoso a vários anos.

Item 8; novamente, a MS já teve a oportunidade e não fez, não vejo sentido algum em “abrirem” sua plataforma de vendas à concorrência externa a menos que se vejam obrigados. MS não cometerá o mesmo erro de visão que teve com o Windows lá atrás no PC agora em tempos atuais. Vai alegar riscos de segurança do cliente para manter um modelo fechado.
Sou da opinião de que no máximo, se ocorrer uma expansão para aplicativos, a MS permitirá o uso dos seus serviços office no seu console.
Novamente, o que li foi uma opinião idealista de alguém, um melhor cenário possível (e ilusório, na minha opinião) a tentar justificar as posturas agressivas recentes da MS na indústria de games.

Juca
Juca
Responder a  Juca
7 de Dezembro de 2022 13:43

Item 9 e 10 pra mim são devaneio, steammachine é um fiasco e steamdeck ainda está a se comprovar como um sucesso verdadeiro passado o entusiasmo inicial. Subir preços de um produto já relativamente caro, tendo-se concorrência com preço inferior com hardware equivalente e buscando expansão, não faz qualquer sentido. Sou da opinião de que é uma ideia fora da realidade em qualquer situação. Pra ditar preço num mercado é preciso ser muitíssimo desejado, um objeto quase que de adoração, e consoles domésticos não são exibíveis e nem podem ser usados para demonstrar qualquer tipo de sucesso financeiro como gadgets portáteis e úteis como smartphones!

Last edited 2 anos atrás by Juca
Juca
Juca
Responder a  Juca
7 de Dezembro de 2022 13:51

Sobre o item 11, é a única possibilidade que vejo para o Gamepass ser aceito no PS é que o serviço da MS só contenha conteúdo próprio da MS e não concorra diretamente oferecendo o mesmo conteúdo a concorrer com a venda de sua loja própria ou com seus serviços para jogar os mesmos títulos. Diferente disso, não vejo porque a Sony ou Nintendo aceitarem, pois já a Sony já aceitou a EA Acess e a Ubisoft+ nesse modelo.

Por fim, o histórico, os fatos, atitudes e declarações da empresa não me levam a crer em quase nada do que esse artigo conjectura como implementações da MS no futuro da indústria de games, e falo isso sem qualquer passionalidade. As coisas costumam ser o que parecem e olhar para o passado e presente pode nos trazer um vislumbre do futuro.

Last edited 2 anos atrás by Juca
Deto
Deto
Responder a  Juca
7 de Dezembro de 2022 14:11

pra mim não é idealista, é um “fã” de xbox procurando o tal “master plan” que eles sempre sonham.

é master plan ou a MS nãos sabe o que faz?

Fui ler novamente o papo do presidente da MS comparando eles com netflix e a sony com blockbuster.

“Think about how much better it is to stream a movie from your couch than drive to Blockbuster. We want to bring the same sort of innovation to the videogame industry.”

O cara fala como se eles fossem ser os “super inovadores” usando analogias para te convencer, mas não diz qual é a inovação

Qual é o “dirigir” da Sony? eu baixo os meus jogos, não preciso dirigir.

“ain dirigir = download”

Faço o download quando estou fazendo alguma outra coisa na vida, tipo dormir.
Xcloud “não precisa dirigir”, a internet tá instável e eu não consigo jogar.
Download é somente banda, streaming é banda e latência.

Ah serio, não tem plano ai… é igual o windows phone

no inicio eles queriam fazer um clone do IOS, no meio do caminho fragmentaram a plataforma quando inventaram os aplicativos universais de PC e celular, cagaram o negocio.

Já deu sabe…. se a MS não tivesse com a bunda em cima de dois monopolios, já teria falido a pelo menos uns 15 anos.

Last edited 2 anos atrás by Deto
Juca
Juca
Responder a  Mário Armão Ferreira
7 de Dezembro de 2022 20:31

É uma maneira de ver, mas a mim sofismática. Fazer jogos saírem no PC não é uma expansão do xbox o xbox que sempre foi uma expansão do PC. Veja, xbox sempre foi uma tentativa da MS de não deixar a Sony se expandir como centro de entretenimento nos lares e o principal lugar para se jogar games, basta lembrar que ela tentou entrar no jogo comprando a Nintendo.

Juca
Juca
Responder a  Mário Armão Ferreira
7 de Dezembro de 2022 20:27

Quais jogos da Zenimax têm saído no PS que não os sob contrato prévio a aquisição? Saiu Pentiment? Saiu Grounded? Vai sair Starfield e Elders?!?! De que jogos da Zenimax você fala?
Deathloop e Ghostwire estavam sob contrato de exclusividade prévio com a Sony.

Last edited 2 anos atrás by Juca
Juca
Juca
Responder a  Mário Armão Ferreira
7 de Dezembro de 2022 20:40

Mário, falo de apelo de venda. Dificilmente alguém que gosta de games vai optar por um console puramente de streaming tendo outros que aceitam streaming além de outras possibilidades.

De qualquer forma o sweetspot no preço é algo sempre a ser considerado, só não acho que um videogame só por streaming teria tanto apelo pra mim ou pra maioria dos gamers que consomem consoles ou mesmo que já jogam pelo celular.

Pessoas compram xbox S mesmo tendo celulares e tvs com apps de jogos e possibilidades de usar no computador para streaming de jogos, essa é o ponto.

Penso que um box por streaming ia ser tão popular quanto já foi o box do PSVita… Ou seja, um fiasco. Mas é só minha ótica, eu poderia estar errado, não existe fórmula certa de sucesso.

Last edited 2 anos atrás by Juca
Deto
Deto
7 de Dezembro de 2022 14:03

é um plano super complexo cheio de etapas ou o Phill e Nadella não entendem nada e parecem cegos tateando o caminho?

pq pra mim parece mais um plano para dar sentido ao que o Phill e Nadella fazem

é igual todos aquelas ideias malucas que os caixistas veem nas “entrelinhas” do que os executivos da MS falam.

Até pouco tempo atras a concorrencia era amazon e google e não Sony e Nintendo, esse ano o Nadella queria aprovação da compra da Activision para concorrer com a Sony.

Mas tudo isso não era pq a MS delirou nessa epoca que todo mundo iria assinar xcloud, stadia ou luna para jogar no celular?

viu que não deu certo e já mudou de ideia…

Agora o Brand Sans já defecou que a Sony é a “blockbuster” e eles o “Netflix”

https://www.ign.com/articles/microsoft-president-compares-sony-to-blockbuster-in-latest-xbox-activision-blizzard-defense

Engraçado que depois dos prejuizos do Neflix e percepção que virou “avalanche de lixo” no serviço, ninguém mais, nem fanboy do xbox do twitter, ainda comparava o GP de “netflix dos jogos”

Na entrevista:

“Think about how much better it is to stream a movie from your couch than drive to Blockbuster. We want to bring the same sort of innovation to the videogame industry.”

Ele não falou qual a inovação, apenas papo furado para idiotas… que inovação é essa que eles querem trazer? curiosamente ele não diz.

e novamente o que cansa na MS, declaração para idiotas gritarem na internet…

Toda gerência da MS parece ser formada por vendedor de carros usados, é sempre umas declarações para fazer barulho sem conteúdo nenhum, sem visão, sem estratégia.

Qual a inovação que eles querem trazer? eles não sabem

A regra é clara, a explicação mais simples em geral é a correta.

Tudo isso ai é um plano complexo da MS ou a MS não sabe o que faz?

pq não saber o que faz é “uma linha” e explica tudo que acontece no xbox.

se é plano, precisa desse textão inteiro ai…

Last edited 2 anos atrás by Deto
Livio
Livio
Responder a  Deto
7 de Dezembro de 2022 18:14

Falando em streaming, saiu uma notícia de que, depois de 10 anos, esse serviço de vídeos estagnou no Brasil, tanto em público quanto de audiência

Juca
Juca
Responder a  Deto
7 de Dezembro de 2022 20:50

O plano é simples: eles não sabem o que fazem, mas sabem o que querem e o que querem é o mesmo que o Pink e o Cérebro!

Detto e sua Navalha de Ockham! 🤣

Já relatava nosso grande escritor Suassuna que na sabedoria popular se canta que “ao redor de buraco tudo é beira”! 🤣😂🤣

Last edited 2 anos atrás by Juca
Livio
Livio
7 de Dezembro de 2022 14:57

O que foi falado nesse artigo do NEOGAF/RESETERA em parte já vinha sendo discutido por aqui. Não vou respeitar a ordem das seções.

1- Sobre a Live Gold (XLG), aqui muito se falou que com o surgimento do Gamepass o XLG iria decair de qualidade, certo(s) iluminado(s) vieram aqui a dizer que não e o que temos agora (na verdade já a alguns anos)? Jogos ofertados de qualidade baixa, deixaram ate de fazer comparações das ofertas entre o XLG e a Plus, até cansei de ver o ArnaldoDK (defensor do Xbox) a fazer mensalmente vídeos a criticar tais ofertas; O fim do XLG já vem sendo ventilado pelos próprios usuários do Xbox, principalmente aqueles que assinam o GP e não veem mais valia no XLG.

2- Sempre falei por aqui que as aquisições da MS são para ter catálogo sobre um futuro rompimento do setor de hardware e focar no serviço de jogos. Seria muito dificil a MS se manter em um serviço tendo só como carro chefe a santíssima trindade, logo esta estaria comprando para aumentar o catálogo e fazer frente a possíveis concorrentes de serviço como Sony, EA, Ubisoft.

3- Já discutido por aqui que a MS iria transformar o Xbox em um ecossistema que rodaria em qualquer lugar;

4- Também já foi discutido por aqui a possibilidade, que da atual geração Xbox, a MS poderia apostar em Xbox Machines, claro que esta conversa foi antes da atual geração ser apresentada.

5- Fim do “presentinho” de assinatura a preço baixo já foi falado.

Enfim, excluindo os itens 5,6,8 e 9 o resto já foi abordado por aqui em forma de artigo ou de comentário OFF. Não fiquei surpreso ao ler a thread

Last edited 2 anos atrás by Livio
Rui
Rui
7 de Dezembro de 2022 21:22

Gabe Newell da valve a dizer que não precisa de acordos nenhuns e confia na Microsoft, do outro lado temos o Jim chorão a bater de porta em porta que ridículo, ainda para mais vindo da casa que afirma a plenos pulmões nós acreditamos em gerações, nós acreditamos que são os nossos exclusivos que fazem a diferença.

Mas depois tremem se todos por causa de um jogo, coerências.

Ficar com o novo final fantasy exclusivo, o novo silent hill remake, supostamente o novo mgs remake entre dezenas de outros jogos continuações/remakes que saem na Sony e nao saem nos vizinhos ao longo dos últimos 25 anos, falo da Sega, da Nintendo e da Microsoft, pimenta no rabinho dos outros…

Já vi muita hipocrisia mas esta telenovela japonesa bate todos os records.

Eu desejo que a PlayStation perca o cod porque e entre outros motivos não suporto ouvir os cromos do costume dizer que o cod é lixo e depois temos o presidente da PlayStation a bater de porta em porta a tentar travar a compra, já para não falar nas autoridades competentes a defender quem vai em primeiro e o jogo a bater records apesar de não valer nada segundo os tais cromos.

Sei que possivelmente o cod vai continuar na PlayStation sempre e não mais uns anos mas era merecido ficar sem ele, eu pelo menos ficava satisfeito, apesar de e reforço não irá acontecer, quando os “reguladores” defendem o líder até da gosto.

Só tenho pena de não ter um monopólio e ter as autoridades a defender me para manter me no poleiro a encher a barriga.

Livio
Livio
Responder a  Mário Armão Ferreira
7 de Dezembro de 2022 21:52

O comentário, principalmente o início, é o ctrl+c e ctrl+v dos comentários do artigo sobre a Steam que surgiu hoje na eurogamer.

Deto
Deto
Responder a  Livio
7 de Dezembro de 2022 23:20

Antes o xbox milgrau que criava as narrativas, agora um copia do outro nos comentarios?

Last edited 2 anos atrás by Deto
Rui
Rui
Responder a  Livio
8 de Dezembro de 2022 0:24

O comentário aqui da minha parte nasce devido a essa notícia, verdade, mas se leste o comentário todo 10% ou menos dele é uma referência a essa notícia.

Rui
Rui
Responder a  Mário Armão Ferreira
8 de Dezembro de 2022 0:32

O seu erro é esse, a Microsoft ainda está no negócio das consolas mas o seu objetivo não é ficar amarrado a uma caixa.

E a steam é só a maior loja no pc que muito provavelmente poderá um dia mais cedo ou mais tarde competir directamente com o gamepass.

Ou suponhamos que o cod seria exclusivo Microsoft incluindo no PC não seria uma baixa na Steam?

Oh sr Mário eu leio aqui com cada coisa as vezes, se eu mandar umas de vez enquando além de fazer parte também destoa um pouco, para não ser sempre a mesma lenga lenga, se é que me entende.

Rui
Rui
Responder a  Mário Armão Ferreira
8 de Dezembro de 2022 0:59

Vou ter mais atenção em não ferir a Sony.

Juca
Juca
Responder a  Rui
8 de Dezembro de 2022 1:46

Off: Rui, curiosamente e sem querer, descobri recentemente que na Rússia teu nome não tem lá bom significado.
Fiquei um pouco preocupado foi de saber o que o meu pode significar noutros lugares do mundo!!!

Juca
Juca
Responder a  Rui
7 de Dezembro de 2022 22:14

A Steam Valve será das próximas aquisições da MS, pois nada como adquirir portfólio.

Os choros fazem parte do jogo, nenhum inimigo aceita que o outro faça movimentos que o prejudiquem calado.

Torço pra que o acordo da Microsoft-ABK passe logo e que tenhamos uma Sony bastante agressiva no mercado logo em breve! Espero que ela tome pra si importantes estúdios orientais, adoraria que ela comesse a Capcom, Square e as ips da Konami pra começo de conversa.

Nada como uma boa guerra pra mostrar aos idiotas que sempre dá pra se prejudicar mais sendo idiota!

Last edited 2 anos atrás by Juca
Rui
Rui
Responder a  Juca
8 de Dezembro de 2022 0:56

Oh Juca mas comer jogos de outros é a Sony desde 1995 ou tenho de puxar do portfólio de jogos que tiveram versões sem ser PlayStation que deixaram de o ter? Ou que fazem remakes e não saem na consola que também teve esse jogo originalmente?

A Sony só não tem tudo exclusivo seu porquê não tem dinheiro para tal porque a atitude dela sempre foi retirar jogos ao vizinho, mas aqui calma quero dizer que a Sony faz isso mas tem sempre em conta o impacto nos jogadores da Sega, da Nintendo, do PC, da Microsoft nesse aspecto tenho de admitir eles preocupam se muito.

Tens a Microsoft a afirmar que a Sony paga para jogos não saírem no gamepass, isto é o quê? A Sony a grande diferença é que não pode comprar, por isso faz estes acordos baixos, a Microsoft pode comprar mas não deixam porquê o ideal é manter o líder no topo.

É engraçado no futebol não vejo grandes problemas para um city ou um psg clubes sem nenhum historial no futebol compram basicamente os melhores jogadores todos e não há problema nenhum, nos videojogos pelos vistos há regras mas as regras parecem funcionar em favor de quem está na liderança é o oposto.

Eu já disse aqui eu gostava que a Microsoft depois desta geração fechasse a divisão do hardware, manter o gamepass mas como serviço apenas e meter o gp na ps, na Nintendo e no pc claro.

A Microsoft não precisa da xbox para nada é fechar portas e investir noutro lado que aqui não vale a pena, paga e ainda tem de andar a pedir por favor a Sony para puder pagar é absolutamente ridículo.

Eu quero é ver um dia e espero que estejamos cá todos para ler um artigo do sr Mário a falar como a Microsoft foi a pioneira de como a indústria dos videojogos evoluiu. Fica para daqui a 20 anos esse artigo.
Atualmente só lemos artigos pouco abonatórios, como é hábito, veremos no futuro.

Last edited 2 anos atrás by Rui
Juca
Juca
Responder a  Rui
8 de Dezembro de 2022 1:33

És péssimo nas analogias, jogadores bons não existem só 2 ou 3, muito menos times no mundo, e campeonatos de futebol já estão todos sob “monopólio” da Fifa, ao menos os oficiais.

Bem, por tudo que já li do que escreveste sei que tu é dos que acha que quem tem dinheiro pode tudo, mas obviamente só até que “mexam” com os teus botões, aí não a coisa fica diferente… E é daqueles desmemoriados seletivos que finges não lembrar das exclusividades de CoD, Tomb Raider e de jogos totalmente exclusivos pagos a EA, Mistwalker (tirou os jogos da Nintendo?!?!), Capcom, Crytek, Insomniac e outros por parte da MS, aí se é a Sony faz é sempre o maior crime do mundo.

O que tenho visto, é que a Sony não costuma ficar quieta, a Bungie, por exemplo, já é dela. Então espero que ela garanta mais coisa boa pro PS vindo aí tão logo se anuncie a aprovação da Microsoft-ABK, já que anúncios nessa altura seriam contraproducentes a sua tentativa de sabotagem a MS. E espero que seja algo bem cirúrgico e pra exclusividade, dessa vez, a “indústria” ganha! 😂

Last edited 2 anos atrás by Juca
Deto
Deto
Responder a  Rui
8 de Dezembro de 2022 3:34

MS gastando daqui a pouco 100 bilhões para comprar empresa Third, mas é a Sony quem “rouba os jogos dos outros, que eu inventei da minha cabeça”.

Sempre acusando a Sony de fazer o que a MS faz.

Isso se chama projeção, quando vc acusa alguem de fazer algo sem nenhum indicio, vc esta falando de Ti.

Vc acusar a Sony de “roubar jogos” sem nenhum indicio, quando a MS esta ai gastando quase 100 bilhões para tirar Third party do Playstation

Lembra tb o xbox milgrau falando em Midia Sonysta… o Unico Fato que existe ate hoje nesse sentido foi a MS pagando o Machinima.

Se vier com acusação do nada, pode ter certeza que o culpado é quem acusa

Last edited 2 anos atrás by Deto
Livio
Livio
Responder a  Deto
8 de Dezembro de 2022 16:13

A do Mil Grau só lembro que chamavam de Sonhadores os possuidores de PS, pois sonhavam com lançamento de alguns jogos (que no final foram entregues), já atualmente o outro lado ainda está com o 2023 será o melhor ano, mas antes era 2022, 2021, 2020 …….

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Rui
8 de Dezembro de 2022 2:43

Uma coisa é vc bancar desenvolvimento, coisa que a Sony sempre fez e com exclusividade temporária. Outra é vc comprar publishers pra tirar os jogos feitos por elas, que sempre foram multiplataforma e torná-los exclusivos! Lógico zero a tua!

Éder Rodrigo de Moura Pim
Éder Rodrigo de Moura Pim
7 de Dezembro de 2022 23:30

Boas. Dou razão e apoio. Ao Juca e principalmente ao Deto. Isso me parece mais um texto de fanboy. Um fanboy culto e com bom conhecimento de tecnologia e principalmente de redação. Boa dissertação.

error: Conteúdo protegido