Os ataques e tentativas de fazer passar a PS5 como incapaz, continuam. Mas como diz o ditado, mais depressa se apanha um mentiroso do que um coxo!
Sinceramente há pessoas muito dementes. E dentro da sua demência tudo fazem para tentar fazer elevar a sua consola preferida.
Mas curiosamente o que se tem visto é que a predominância deste tipo de demente se concentra maioritariamente do lado da Xbox. São pessoas que não tem qualquer problema em mentir, em aldrabar, tudo com um único intuito, o de tentar elevar a sua marca preferida, e deitar para baixo a marca concorrente. Eis dois exemplos bem recentes:
Caso 1
Recentemente o CEO da Quantic Dreams falou sobre as novas consolas. E sem sabermos em que contexto falava ele referia o seguinte:
The shader cores of the Xbox are also more suitable to machine learning…
Aparentemente, pelo menos na sua opinião, a Microsoft terá os seus shaders mais adaptados para o uso de uma IA do que os da Playstation. E isto é uma situação que não podemos nem confirmar, nem desmentir, mas que, vindo de quem vem, vamos tomar como verdade.
E perante isto, eis que aparece este tweet citado na internet como uma verdade absoluta:
Confirmed: PS5 cannot use INT8 / INT4 instructions for ML. FP16 only for Basic IA.
Quantic Dream CEO:
“The shader cores of the Xbox are also more suitable to ML, which could be an advantage if MS succeeds in implementing an equivalent to Nvidia’s DLSS”https://t.co/zchxYMfvVu
— Siri’s Ex. (@architectu2) November 1, 2020
Para começar não sabemos sequer quem é este senhor, mas seguindo o link para o seu perfil do Twitter, percebe-se logo estarmos perante um fanático da Xbox, uma vez que tudo o que ele publica é nesse sentido.
E este senhor concluir imediatamente aquilo que não é sequer dito. Que a PS5 não pode usar instruções Int 8 ou Int 4, mas apenas FP 16.
Ora será que isto tem algum fundamento?
O que está de seguida colocado em link é o Whitepaper da AMD, com as especificações do RDNA 1. Um documento técnico que especifica todas as capacidades da sua arquitetura.
https://www.amd.com/system/files/documents/rdna-whitepaper.pdf
Se abrirem esse link, e se dirigirem à página 13, poderão encontrar o seguinte texto:
For larger 64-bit (or double precision) FP data, adjacent registers are combined to hold a full wavefront of data. More importantly, the compute unit vector registers natively support packed data including two half-precision (16-bit) FP values, four 8-bit integers, or eight 4-bit integers.
Que confirma registos de vectores a 8 e 4 bits
E um pouco depois (pag 14), encontram isto:
Some variants of the dual compute unit expose additional mixed-precision dot-product modes in the ALUs, primarily for accelerating machine learning inference. A mixed-precision FMA dot2 will compute two half-precision multiplications and then add the results to a single-precision accumulator. For even greater throughput, some ALUs will support 8-bit integer dot4 operations and 4-bit dot8 operations, all of which use 32-bit accumulators to avoid any overflows.
Que confirma o suporte de algumas variantes do RDNA com ALUs dedicadas a este tipo de operação.
Resumidamente, o suporte do RDNA 1 em algumas variantes engloba FP64 PF32, PF16 bits, int 8 e int 4… O que significa que, apesar de tal não ser uma certeza, a PS5 não tem forçosamente de não ter esse suporte. Pode ter… pode não ter (dado que o suporte engloba variantes do RDNA), mas não é pelas suas palavras que podemos concluir isso como este senhor tão prontamente conclui.
Caso 2
Num outro tweet publicado na internet, vindo de um outro senhor que se visitarmos o seu perfil demonstra claramente ser um fanboy Xbox, refere o seguinte:
Performance mode @ 1080p and still can’t maintain 60FPS? Piss poor excuse of “Next gen console”. This is the true power of RDNA 1.5 pic.twitter.com/lKKFqo1fI4
— NoSkillUsed (@XboxWins1) November 1, 2020
Nele é mostrado God of War a correr supostamente numa PS5, e com uma medição de FPS, onde se vê a consola a cair bastante abaixo dos 60 fps. Aliás numa das fotos os fps andam na ordem dos 52!
Nesse sentido a consola é criticada por ser RDNA 1.5 e não RDNA 2!
Será que mais uma vez isto tem algum fundamento?
Eis como se apanha um mentiroso!
Video from 2018 – timestamped at same as the second image. Same health for both Kratos and the Dragon.https://t.co/470zVLd9Eb
Fake.
— DrDamn (@DrDamn) November 2, 2020
As imagens usadas são de um video de 2008, e nele pode-se ver exatamente as mesmas cenas das fotos, com Kratos com a mesmíssima energia!
Basicamente estes senhores, que nem acesso à consola tem, tentaram fazer passar um vídeo antigo como sendo uma captura recente, sobrepondo uma falsa medição de fps. Tudo para poderem argumentar que a PS5 é mais fraca, dando assim sustentação à ideia que querem fazer passar de que a PS5 é RDNA 1.
É triste… é chocante… e é demente! Estas pessoas precisam de tratamento.
Pessoas de esquerda com perfil mentiroso, 🤣 que piada, é até irônico ler esse tipo de coisa.
Ontem mesmo recebi um vídeo de um cara falando que a gamer informe tinha liberado um vídeo mostrando o frame rate do Devil may cry 5. Quando fui ver, n tinha nada no site da gamer informe.
Ele pegou e editou por cima pra mostrar que o ps5 tava rodando a 30fps com quedas. Lol
E com esse tipo de frase você acaba sendo igual a quem você critica, pois está se autoafirmando em questões não verdadeiras, primeiro que qualquer fanboy de qualquer assunto usa as táticas citadas e segundo, posição política não define quem pratica tais atos, tanto no Brasil como no resto do mundo políticos de qualquer ideologia fazem o que você citou, quer um exemplo bem recente? O tiozão do topete que tá concorrendo as eleiçoes americanas faz ataques covardes, é mal caráter, é oportunista e vive mentindo, inclusive espalhou no Twitter que já ganhou as eleições em locais em locais que até hoje ainda não encerraram(e que tem uma grande chance de reverter) e pelo que eu saiba o partido dele não é de esquerda.
PS: Com estas tuas declarações pode considerar que tudo que falo e falei aqui é mentira. Quem me conhece aqui e tem um contato mais próximo(via redes sociais) vai me achar totalmente diferente.
Eu fico triste como ultimamente a tecnologia vem sendo usada para enganar as pessoas e não o contrário que seria aumentar o conhecimento, aumentar um debate sobre qualquer assunto, ajudar as pessoas a fazerem (auto)críticas e reflexões.
Mas o que vemos são pessoas a gastar o seu tempo a montar conteúdos falsos com o intuito de persuadir e trazer mais pessoas para o que ele acredita ser o certo embora tenha muitos que aplicam o faça o que digo mas não faça o que faço.
E mesmo que você comprove que algo é falso a pessoa parece viver num transe que não aceita as alegações e provas que você disponibiliza e na maioria das vezes te respondem com coisa mais mirabolantes, ela não para para pensar um pouco.
Não sei se foi aqui que vi, mas teve uma frase que achei bem interessante: “Gostaria de voltar pelo menos para 2006 porque nesse ano já tínhamos acesso a internet ms as pessoas simplesmente PENSAVAM”
PS: O ruim desse tipo de pessoa é que entra num transe que mesmo anos após a mentira ter sido revelada a pessoa ainda o considera como verdade, ainda tem gente que acredita no molho secreto do One!
Eu to é evitando ler qualquer coisa sobre os novos consoles pra não passar raiva, quem comprou PS5 que seja feliz com ele, mesma coisa quem comprou Series X/S, e vida que segue
E por estas e por outras que não perco tempo a ver o que dizem os outros, seja no YouTube, Twitter, etc,
Quando quero saber de algo e ter a certeza que nao sao fanboys, e so vir aqui e a mais um ou 2 outros sites que sei que sao de confiança e acredito que se muitos deixassem de dar importância para essas pessoas, mais cedo ou mais tarde cairiam no esquecimento
Bem, eu confesso que tenho andado por alguns “esgotos” que tem muito disso aqui no Brasil, pra ser mais exato nos sites Windowsclub e Gamevicio. Nesses sites e principalmente no windowsclub onde até o dono do site se auto declara fanboy, o nível de desinformação, mentiras e FUD contra o PS5 é absurdo, quase todos os dias temos uma fake news por lá, nos comentários então kkk, só pra rir mesmo, eles defendem cada bobagem a favor do Xbox que eu vou lá ler pra me divertir, outro dia tinha um user lá afirmando que o PS5 ainda não tinha mostrado nenhum jogo em 4K nativo, outro afirmou que o PS5 não tem Raytracing verdadeiro, que é fake. A microsoft confirmar full rdna2 no XSX/S e eles já afirmam que o PS5 é RDNA1, enfim, esse é mesmo o nível do fanboy de hj em dia.
PS: Mario, saiba vc que a comunidade tóxica caixista, me refiro apenas aos fanboys, e não aos fãs de Xbox que não entram nessas narrativas, tem um ódio mortal pelo teu site PCManias, vira e mexe eu vejo alguma citação em tom de depreciação a tua pessoa e teu site kkk, só pra vc ver como és popular no Brasil seja para o bem ou para o mal kkk
A lembrar do artigo deles (WC), na época do lançamento do PUBG, em que diziam que era o momento certo para venderem o PS4 pois o jogo somente estaria disponível no PC e no Xbox One!
Essa foi de rir!
Porque motivo julgas que confundem a PS5 com um website fanboy PS5?
Porque perante tudo o que leio contra a PS5 eu não faço outra coisa senão desmentir o que é referido. E isso passa uma imagem errada!
Acredita que isso me revolta… fico mesmo revoltado com a desinformação que se tenta passar. Eu 2013 foi a mesma coisa com o MisterXmedia, e agora são vários os MistersXmedia da vida, que acompanhados dos ignorantes dos fieis que acreditam em tudo o que eles dizem, espalham má informação constante.
Posso dizer que, felizmente, o nível de situações semelhantes contra a Xbox foi muito reduzido… porque se ambos os lados fizessem igual, acho que parava de escrever pois não dava conta do recado.
Se eles odeiam o que escreve, que venham aqui e provem que está errado, mas não vão fazer isso porquê não tem capacidade e nem fatos pra isso.
E se eles odeiam, o problema é deles, que se enganem a vontade pois a coisa não vai mudar, há quem goste de informações boas, e pra esses é quem o trabalho importa
É algo que eu evito a tentar entender Mário. Fanatismo existe em todo lugar, mas no Brasil criou-se um grande grupo de fanáticos pela marca Xbox. Só para exemplificar, hoje cedo me mostraram uma conversa de gajos dizendo preferir a lineup de lançamento do Xbox Series X em relação à do PS5 citando o jogo “Tetris”. Então não existe discussão, o jogo do Xbox será maravilhoso apenas porque é do Xbox. E o jogo do Playstation será péssimo apenas por ser do Playstation. E não estamos a falar de adolescentes, mas sim de homens adultos, muitos com filhos, família, trabalho, todos brigando por causa de videogame como se fossem crianças mimadas.
E quais são as consequẽncias disso? Se você escrever uma vírgula que não agrade o consenso do grupo de fanáticos, será alvo de ataques, ofensas pessoais. Hoje no Brasil basta um jovem bem articulado construir um canal no youtube, fingir ter apreço à marca Xbox, dizer o máximo possível de mentiras e/ou meias-verdades sobre Playstation, e rapidamente irá conquistar seguidores. Você vê perfis no twitter como blueisviolet, Astal, Gavin Stevens, dentre outros que diariamente propagam desinformações, e são exaustivamente usados pelos fanáticos como fonte. Mas quando você mostra palavras do Mark Cerny ou da Digital Foundry, imediatamente citam que não são fontes confiáveis e que se tratam de mentiras para beneficiar o Playstation. Então olha o nível que chegamos: blueisviolet fonte 100% confiável para estes, e Mark Cerny só diz mentiras.
Isso porque nem vou abusar muito do seu tempo de leitura deste texto e expor a gigantesca quantidade de mentiras que espalham na internet, brigando por caixa de videogame, parafuso do suporte da consola, e qualquer outra coisa fútil que gere assunto para fazer com que uma marca pareça melhor do que a outra.
Honestamente, meu tempo é precioso e vale mais do que ficar dando atenção para os fanáticos. Prefiro 1000 vezes discutir sobre Xbox com o Finn, Rui e outras pessoas que preferem esta marca, mas esbanjam educação, bom senso e civilidade. Sem querer parecer orgulhoso, mas tenho um filtro bem criterioso para discutir videogame. Se a pessoa comportar como fanático, é block imediato no twitter. Não tenho problema com preferências, mas discuto com pessoas racionais. Discutir com fanático é tão produtivo quanto discutir com as paredes da minha casa.
Eu sou sincero que quando alguém mostra fanatismo sobre uma marca recusando ver as coisas fico doente.
Por exemplo… Era fan Nokia… E mantive-me Nokia defendendo Nokia por muito tempo. Mas a partir do iPhone a coisa morreu. Ia defender uma marca que não era a melhor, porque? Eu defendia porque era, mas mal deixou de ser… Defendi o que era melhor.
E defendi muito o iPhone, até ter testado o Note 3. E a partir daí esquece o iPhone. A Samsung é que era.
E tive Samsung muitos anos até ter testado Huawei, e esquece a Samsung. Retornei agora à Samsung porque há o boicote ã Huawei, mas digo que não me reconverti… E se puder voltar às Huawei, vou fazê-lo… É melhor!
Daí que não me venham com marcas. Defendo o que acho melhor, mas acima de tudo sei reconhecer quando as coisas mudam.
Sim, estás correcto claro. Não vejo possibilidades de ficar gastando energia em discutir quando a pessoa apresenta fanatismo. Porque na visão do fanático só existem dois lados: o dele que é o 100% correcto, e o meu que é 100% errado.
Uma pessoa que se diz extremamente satisfeita com Tetris na lineup de lançamento do Xbox Series X, na prática estará satisfeita com qualquer jogo. Provavelmente também estariam 100% satisfeitos se Phil Spencer estivesse a anunciar River Raid e Enduro remasterizados do Atari para o Xbox Series X. Mas como disse no comentário anterior, isso é só parte do problema. Ataques, calúnias, inverdades também fazem parte do jogo dos fanáticos.
Então neste caso, prefiro deixar estas pessoas estarem a brigarem sozinhas.
Ops, respondi antes de ler seus comentários kkk foi mal ai
Pessoas que não gostam de games e sim de marcas e utilizando de mentiras,mesmo sabendo que logo serão desmascarados,é triste saber deste tipo de atitudes que não agregam valor e sim as tiram.
É complicado,ainda mais desmerecer qualidades de jogos sem ter os jogado.
[off] Godfall é exclusivo PS5 por 6 meses.
Mário,o que vc acha da afirmação de certo canal de tecnologia que fala que o ps5 é como uma gangorra, onde um componente depende do outro, e ultiliza o boost clok pra ajudar?. Além de falar que quando jogos ultilozarem a tal computação assíncrona o xbox series x vai ter uma diferença gritante em relação ao ps5. Se puder me explicar um pouco melhor agradeço,pois não acredito nessas afirmações.
Acho que deveriam ter vergonha em se chamarem de canais de tecnologia se não percebem a tecnologia de que falam.
A ideia de que um componente depende do outro surge do que? Do Smartshift e de um componente poder passar energia ao outro se necessário.
Ora o smartshift foi criado com um intuito, o de melhorar as performances. A AMD anuncia ganhos de até 14% face a um sistema igual sem ele. Logo os ganhos existem e são inegáveis. Mas esses canais querem dar a ideia que com ele um dos componentes pode ser prejudicado pelo outro.
Ora o Mark Cerny foi claro. Há envelope energético suficiente para manter ambos na velocidade máxima. E se isso acontece, isso quer dizer que nenhum depende do outro.
Repara que não estou aqui a inventar nada, estou a citar a AMD e o Cerny.
Mas se ambos possuem energia para o máximo, o que pode levar a que o smartshift seja usado?
Bem, código extremamente puxado, que normalmente iria sobreaquecer a consola. Esse tipo de código faz com que os componentes gastem mais do que deveriam, e no caso da PS5, ela responde com uma análise dos componentes. Se um precisa e o outro não, ela passa de um para o outro. É nesses casos que o smartshift é usado.
Mas então a PS5 não sobreaquecer? Claro que sobreaquece. Aliás a Sony até deu a conhecer que iria actualizar o firmware da ventoinha ajustando-o aos jogos. Daí que sobreaquece.
Mas recentemente tivemos um vídeo da Red Gaming Tech onde um Dev falava da sua suposta experiência com a PS5. E o que ele dizia é que no seu jogo o CPU e o GPU estavam ambos no máximo a 95% do tempo.
O que isto quer dizer?
Bem, para começar isto mostra bem que a comparação com os Boost clocks é idiota, pois os Boost clocks conseguem ser mantidos por curtos períodos. Ou seja com Boost clocks tu tens as velocidades máximas 5% do tempo e não 95%.
Mas porque não 100%?
Porque o Dev tem código que leva o CPU ao máximo, e esse código passa o limite energético da consola. Se fosse na X ela ia aquecer, mas aqui a consola analisa o outro componente, o GPU, e vê se ele está a usar a sua energia toda. Como não está, ele faz downclock para um valor que lhe permita manter o cálculo durante o tempo de fotograma, sem penalização, e dá a energia não usada ao CPU.
Isto ocorre por 2 ms… Ao fim dos quais é feita nova análise, e a energia pode mudar várias vezes dentro do tempo de um fotograma, se tal não prejudicar o fotograma.
Repara que não tem lógica o CPU ser prejudicado se o GPU precisa de energia extra e vice versa. Porque a maneira mais simples é que o próprio seja prejudicado. Porque motivo vais prejudicar o outro? Se um deles acaba prejudicado e acaba, porque motivo é o outro e não o próprio? Será que esta questão nunca passou pela cabeça desses supostos websites de tecnologia?
Quanto às computação assíncrona, é outra falsa questão. Porque a computação é realizada nas CU usando operações matemáticas de vírgula flutuante, os chamados floating point operations, mais conhecidas por… Flops. E a diferença entre as consolas é de 18%. A X tem mais CU, a PS5 tem CU mais rápido.
Daí que a diferença gritante será, quando muito 18%.
Pode ser mais? Pode ser menos?
Sim! Pode. Agora tudo vai depender da eficiência interna do cálculo. A PS5 trabalhou muito as caches de forma a aumentar a coerência. E isso quer dizer que pode ter ganhos de eficiência nos tempos de espera de dados que reduzam ainda mais essa diferença. Por outro lado isto terá de ser pesado face a alterações que a Xbox também tenha, e no geral, apesar de o que conhecemos fazer prever que o valor diminua pode na realidade aumentar. E isso é o motivo pelo qual nunca aqui fiz afirmações de diferença de performance. Porque isso terá de ser medido. Não com os jogos iniciais, onde a partilha de API da X com o PC lhe pode dar alguma vantagem, mas com o tempo e conhecimento do hardware de ambas as consolas.
E daí que me fico normalmente pelos 18% que é o valor mais seguro a indicar.
Espero que fiques esclarecido.
Sabe o engraçado desses canais de tecnologia que defendem que as especificações superiores do xbox series x vai deixar o ps5 pra trás, mas nao levam encontra as otimizações de software e outros fatores. Tudo e teraflops e unidades computacionais a mais.
É a maneira saloia de analisar as coisas. A que se usa quando não dá para mais. É o mesmo que dizer que um Ferrari bate um Suzuki Vitara numa corrida, olhando para os cavalos, e esquecendo que a pista é todo o terreno.
Como eu já disse, essas afirmações são idiotas, especialmente porque não se sabe o que a Sony alterou na sua consola. Eu escrevi um artigo onde mostro a frustração que sinto ao não conseguir ter dados para comparar as consolas como deve de ser. Mas esses websites tem esses dados. Basta ignorar tudo e analisar apenas o que interessa.
Por isso mantenho a salvaguarda dos 18% que é o mais expectável, mas dando a salvaguarda que a coisa pode ser mais ou menos dependendo das optimizações existentes e que sendo tantas dos dois lados não conseguimos colocar numa balança e dizer: olha, cai para este lado.