Flops e mais flops. Despedimentos de programadores… Mas o que se passa com os videojogos?
O subtítulo deste artigo tem uma questão… mas uma questão à qual não vamos verdadeiramente responder com este artigo!
Em vez disso vamos deixar aqui algo para reflexão, e depois cada um tente concluir algo sobre o assunto, e discuta nos comentários.
Será um exercício interessante!
De seguida vamos colocar um vídeo. Um vídeo que mostra dois jogos! Dois jogos criados pela mesma equipa, mas separados de 9 anos.
9 anos é muito tempo. A nível de tecnologia, 9 anos é um fosso gigante. Basicamente um dos jogos foi feito para correr numa consola de 1.84 Tflops e o outro está a correr numa consola com 12.15 Tflops.
Nas cenas de ecrã dividido, o jogo mais antigo está à esquerda, o mais recente à direita! O jogo da esquerda corre a 1080p, o da direita a 4K.
Naturalmente que, tecnicamente falando, os dois jogos não são iguais. O jogo mais antigo, Arkham Knight, decorre inteiramente em cenário noturno. Já o mais recente, Suicide Squad, possui luz dinâmica e um ciclo dia noite, algo que tecnicamente é muito mais exigente!
Mas a questão é depois só uma… tecnicamente o jogo pode ser superior, mas visualmente, recua uma série de anos!
A transição ao 1m06s é demonstrativa da diferença de qualidade visual entre os dois jogos. E o que é visivel com a palmeira aos 2m43 segundos é absolutamente patético!
A evolução dos jogos está a apostar em fatores técnicos, que por muito interessantes que sejam, na prática não estão a melhorar os jogos. Manter o jogo noturno, melhorar o que já existia, e tínhamos um jogo com um salto geracional tremendo. Mas assim, o que temos é basicamente um retrocesso visual!
Daí que com este retrocesso, quem se admira que os jogos estejam a ser mal recebidos?
Sem dúvidas que a falta de evolução ou mesmo involução (como aparentemente é o caso do jogo acima na iluminação, combate e detalhe dos modelos) pesa na má recepção dos jogos. Mas acho que muito dessa questão vem mais do preenchimento de expectativas geradas que de um uma qualidade real ruim.
Nem todos os jogos precisam ser os mais lindos do mundo, mas pra serem bem recebidos, precisam ser bons (cair no gosto do cliente e ser tecnicamente competente dentro de sua proposta), divertir, e preencher ou superar expectativas (confronto do que se esperava com o que se é).
Confesso que me surpreendeu a comparação do Batman com o Suicide Squad, imagino que as imagens possam ter sido, propositadamente, selecionadas pra chocar, mas não deixa de ser algo que está nos jogos e feitos pela mesma empresa. É uma pena que, nessa geração, muitas empresas parecem ter andado pra trás ou parado no lugar.
Imagino que todos esperávamos visuais de Matrix Awakens a essa altura… O que mais têm me empolgado mesmo, salvo jogos pontuais de franquias das quais sou fã (como agora o FF7R), são os jogos de VR, que são um grande novidade pra mim, e até me empolga em comprar um eventual PS5 Pro. Do resto, já não espero muito.
O jogo que corre a 1080p tem mais cara de nova geração que o jogo que corre a 4k. Que vergonha de geração, e depois a dona Sony já quer lançar uma Pro não sei pra que!? Não baixa o preço da atual, não tem atrativo nenhum face a um PC de 1500 euros por exemplo, e se antes já achava que esta geração era a mais porca a nível de otimização e inovação, agora tenho certeza absoluta.
OFF: Desde já as minhas desculpas por eventuais demoras esta semana, quer em respostas, quer em moderar. A semana está caótica, e não tenho tido tempo para absolutamente nada.
O atrativo começa logo no preço não???
A questão também podes colocar porque razão mudas de placa gráfica e demais componentes.
Você tem um PS5? Porque falar que não tem atrativo nenhum frente a um PC de 1500 euros é coisa de quem nunca encostou num PS5.
Tenho ps5 sim. Vocês seja de que comunidade for são chatos. Eu deixo ai a minha ID DanielGamerPT. Vocês deviam parar de perseguir as pessoas só por terem opiniões contrárias as voças. E eu falei na Ps5 Pro que não vai ter nenhum atrativo face a um PC de 1500 euros. Um PC de 1500 euros já vai oferecer mais e ainda jogam os jogos da Sony face a esse Ps5 pro. Depois estamos numa geração na minha óptica a mais sem vergonha de todas, inovação pifa, otimização toda c@gad@ onde jogos leves por exemplo
mobile passam apertos em rodar no maximo. E agora querem lançar um Pro não sei com que intuito!?
A ideia da Pro não é mais uma vez bater o PC… É melhorar a oferta da base!
Se fores a ver, temos jogos no PC onde as análises já ocorrem numa 4090 para mostrarem bons resultados. A evolução no software trouxe muito peso às maquinas atuais que deixaram de poder pensar nos 4K nativos. A ideia da Pro não é concorrer com a 4090.. é poder oferecer algo mais, igualmente a um custo inferior ao que um PC equivalente poderia oferecer.
Muita incoerência.
Primeiro porque equivales equipamentos sem dados.
Segundo a utilidade depende do seu uso. O Juca já te adiantou um, o VR.
Depois queres dizer que para jogar os jogos ps a melhor opção é essa? Todos os jogos param lá? Day one? À tenho que esperar um par de anos. Ok.
Curioso é que foste buscar para a tua justificação da inexistência de salto qualitativo desta geração uma plataforma que fez algo (muito pouco é certo) que as demais. Falo em jogos. A não ser que consideres o Starfield uma obra de inovação. Talvez pelos carregamentos constantes. Nisso realmente é diferente.
Eu não persigo ninguém. Faço comentários que acho que devo fazer, na altura que entendo fazê-los, e tu só os tens que aceitar. Afinal as opiniões têm sempre 2 lados e vale para os 2.
Realmente existe algumas pessoas aqui bem chatas e agressivas. Não é sobre certo ou errado, mas respeitar a opinião dos demais. E tem alguns que se acham donos da verdade.
Em relação ao ps5 pro, no início achei que seria inútil. Mas agora vejo um sentido. Hoje quase todos os games utilizam alguma forma de upscale. E com as ferramentas atuais, mais pixels fazem muito mais diferença do que no passado. E para manter os 60fps, os jogos tem reduzido demais a resolução, o que muitas vezes torna a qualidade inaceitável. Ter um novo console que permita uma resolução de 1240p60 seria um grande upgrade. Hoje ligo o PS5 apenas uma vez por mês para baixar os jogos da plus e estou doido por um upgrade no hardware.
Hennan, como senti que teu comentário foi direcionado a mim: Vamos fazer o seguinte: Não comento mais aqui. Vocês não podem ser contrariados. Cada um com sua verdade.
Mário, sinto muito, eu realmente tentei. Abraço.
Não acho que deveria parar, mas poderia ser menos agressivo. Esse negócio de questionar se a pessoa tem console ou não, agrega pouco ao debate. Mas como disse, não é sobre certo ou errado. O importante é respeito. E você não precisa concordar comigo nesse tema.
Não fui agressivo em nenhum momento, só falei que uma pessoa que fala que o Ps5 não é vantajoso em nada frente a um PC de 1500 euros está falando besteira, e está!!! Isso é fato.
E não, não é faltar com respeito falar que alguém tá falando bobagem quando realmente está! Ou é?
Só acho que a parte de pergunta se tem um ps5 agressiva e desnecessária. É igual a moda de perguntar qual a sua gamertag. Mas essa é minha opinião.
Não falei que ele não tem um PS5, eu disse que o comentário dele é típico de alguém que nunca encostou num. Entendeu?
Daniel, não estou a perseguir ninguém. Só que teu comentário é pouco coerente na minha opinião. Vocês tem que parar de vitimismo quando são questionados. Não é uma questão de opinião, é um fato que um PC de 1500 euros não vai oferecer uma experiência melhor que um Ps5. Não existe perseguição à qualquer um neste site. O que existe é argumentação e isso todos tem que lidar. Bem ou mal, se falou algo que saiu um pouco fora da realidade, vai ser questionado. Que mal tem nisso?
Claro que tem um atrativo face a um PC de 1500 euros.
O primeiro é que um PC de 1500 euros não vai conseguir igualar a consola pois uma gráfica que te garanta equivalencia a tempo inteiro só ela passa esse orçamento.
O segundo é que mesmo que consigas montar o PC por 1500 euros, ele fica mais caro 1000 euros.
Sim, é um PC, sim é mais vantajoso. Mas 1000 euros é um salário. Não deixa de ser muito dinheiro!
A ideia das consolas não é serem melhores que o PC. E só isso leva a que o que dizes não faça sentido. É oferecerem uma máquina capaz a baixo custo! Não podes esperar que ela bata o PC, podes é esperar bons resultados pelo preço que pagaste.
Não concordo com consoles pro, acho uma deturpação do modelo tradicional de consoles pq dá cara a um conceito de pc, mas sei que há um público que vai comprar o modelo pro e tbm sei que o intuito da Sony é aumentar a base de ps5, trazendo a galera mais entusiasta de Hardware para ela. Particularmente, acho tbm essa geração a pior de todas, não por causa da Sony, até pq, a Sony já entregou ótimos jogos, mas pelo conjunto da obra. É uma geração focada em remasters e remakes e principalmente, tacando GAAS no povo para tudo que é lado. Quanto ao pc de 1500 dólares… Vc poderia falar pc de 10 mil dólares tbm que aposto que a resposta da galera de console seria a msm: ” estamos fora disso”. A estrutura do PC não atrai jogador de console, pois o cara de console quer praticidade e não problema para cabeça. O André te perguntou se vc tinha o ps5, mas eu mudo um pouco a pergunta de forma honesta: Vc já montou um pc para games?
Alguns jogos antigos ainda conseguem ser incrivelmente bonitos.
Mas temos jogos da nova geração que estão bem bonitos também.
Tekken 8 está mais bonito que nunca.
OFF:
Vídeo que mostra a resolução dinâmica do Tekken 8 em ação.
https://www.youtube.com/watch?v=zBLLPhgcS6s
Muito bem feito, eu sinceramente não consigo perceber na hora do jogo.
Me desculpem vocês que são fãs, mas não consigo achar tekken 8 bonito! Lol
Não te tiro a razão Mario, mas temos que pôr as coisas em perspectiva, e perceber porque é que a Rocksteady conseguiu à 9 anos, fazer mais com muito menos.
A questão aqui é que esta Rocksteady já não é a mesma de à 9 anos, o talento que definiu esse estúdio, há muito que foi embora, logo da Rocksteady só ficou a casca, o nome…portanto não é de admirar esse resultado.
Daqui por uns anos acredito que faças um artigo semelhante a questionar como é possivel que o mesmo estúdio que fez Forza Horizon 5, tenha feito pior visualmente num hipotético Horizon 6, quando na realidade o problema é o mesmo apesar da base tecnológica ser superior, o talento foi embora.
Outro bom exemplo:
INACREDITÁVEL: SKULL AND BONES 2024 VS ASSASSIN’S CREED BLACK FLAG 2013 (youtube.com)
Off: Grounded tá indo pro Switch! Apesar de não fazer meu estilo de jogo, ele é muito bom no que se propõem! Quem é dono de Switch aqui no site vai jogar?
Eu sou dono de um switch e confesso que nem passarei perto disso, sinceramente!
Grounded é GaaS e desses eu tô fora (independente de quem faça), poderia até testar se for um f2p, mas me conhecendo, seria coisa de 1h pra desinstalar…já Pentiment, no preço certo (o de indie), eu daria uma chance, as críticas sobre ele foram muito boas.
Eu não sou dono de um Switch mas arranjo um emprestado vez por outra, agora, do próximo Nintendo as chances são bem altas de eu seu um dono, e aí, mantendo compatibilidade ou recebendo port, jogarei ele no Switch ou mesmo no Playstation, já que a MS tem se flexibilizado.
A lista:
É, parece que a Sony malvadona matou a Sega, ops, digo: Xbox.
Mas saiu isso mesmo? E tudo antes do meio do ano?! Pensei que Sea of Thieves era só no fim do ano.
Eurogamer
Ao meu ver temos três problemas nessa geração.
1) Muitos estúdios estão migrando de engine e leva um tempo de adaptação.
2) Boa parte dos chefes de estúdios são pessoas que tem pouco conhecimento na área de games, o que leva a decisões ruins. Colocar a Rocksteady, o melhor estúdio da Warner, especializado em single player. Para fazer um GaaS é uma péssima decisão. Provavelmente a diretoria acha que jogo é tudo igual.
3) Foco em aspectos técnicos ao invés do artístico. Vários estúdios estão tão deslumbrados por números e tecnologias que esquecem que no final do dia game é uma forma de arte. De nada adianta ter uma super iluminação, milhões de partículas, efeitos, se tudo é tão sem vida. Para mim, Lords of Fallen é o melhor exemplo disso. Enfiaram tudo que a Unreal 5 tem, mas o game é horrível.
O grande problema é também que o talento saiu dos estúdios e espalhou-se. atualmente tens os jogos feitos por estagiários e com contratos de apenas 18 meses.
Já pararam pra pensar que quanto mais crescem os títulos ditos como “catálogo” mais pulverizada fica a base de jogadores já que as opções são imensas!? Eu prefiro rejogar toda a saga Arkham do que esse novo game do Esquadrão Suicida. Apenas se o jogo fosse excelente e me chamasse muito a atenção e se eu tivesse dinheiro no bolso o compraria. Então as empresas são forçadas a trazer algo que necessita superar as expectativas ou então tendem a concorrer com seus próprios produtos do passado ou mesmo com jogos mais antigos de outras desenvolvedoras. Eu temo pelo mercado AAA por esse motivo pois os custos crescem, as expectativas também e o catálogo de jogos disponíveis também.
Sobre os 4 jogos:
Não acho que a Sony aceitaria somente 4 jogos do xbox para a MS usar de cavalo de troia para GP no playstation ou fazer propaganda do GP com “agora que vc gostou de SoT, assine GP no PC ou xbox para ter muito mais”
Alguma coisa extra a sony deve ter exigido, alguma coisa relacionada a Marketing ou compromisso com muito mais jogos.
Um teste é ver se no Playstation vai precisar de Conta na Live para jogar esses 4 jogos da MS.
Veremos cenas dos próximos capítulos.
Não entendi, Deto, você está presumindo que o PS já aceitou o Gamepass?!?!
Sobre exigências, a Sony já permite jogos da EA em contatos com servidores e conta associada, não entendi qual a questão nisso.
O maior argumento pra Sony aceitar o Gamepass são os catálogos da Zenimax e ABK, nada pode ser maior argumento que isso.
Não há nada disso, creio eu! Ali foi algo simples de uma third party em negociação com uma empresa que detém uma plataforma. ” Microsoft diz: Vou colocar meus games em sua plataforma, ok? A Sony responde: ok!
Off: ELDEN RING Shadow of the Erdtree | Official Gameplay Reveal Trailer (youtube.com)
Sai 21 de junho. Agora 200 reais numa DLC é triste. Lembro da época que um lançamento custava 150 e nem faz tanto tempo assim. O brasileiro ficou muito pobre.