O erro critico que levou à morte do Stadia

Os erros cometidos pela Google foram de tal maneira pouco compreensíveis que a morte do Stadia quase faz lembrar o que se passou com a Sega.

A Sega, em 2001 ter cometido erros de gestão completamente básicos e pouco coerentes, não foi algo aceitável. Mas ver uma empresa a entrar por caminhos semelhantes em 2022 quase soa a algo impensável. No entanto, os erros da Google foram de tal forma crassos que fazem lembrar os da Sega.

Os documentos da Google foram fornecidos durante o processo de investigação à compra da Activision Blizzard King pela Microsoft, e revelam as más decisões que a Google tomou e que levaram ao encerramento do Stadia.

O Stadia foi acompanhado de erros desde que foi anunciado, mas era o serviço de streaming de jogos lançado pela Google, e que tinha como ideologia o levar todo o tipo de jogos a todos os ecrãs.

Apesar de ser um projeto ambicioso, o mesmo foi olhado com desconfiança! O motivo? O facto de a Google perder rapidamente o interesse em projectos secundários! No entanto, aqui a Google deu todo o tipo de garantias aos estúdios de que este era um serviço para durar.



A questão é que, devido a erros crassos… o Stadia não se conseguiu aguentar das pernas.

Os documentos internos mostram apostas que vieram a ser fatais para a plataforma. Entre elas temos a aposta na plataforma Linux, uma plataforma super popular, mas que, sem um apoio de uma grande empresa por detrás (como acontece com a Sony ou a Nintendo com consolas com sistemas operativos e APIs proprietários, se revelou um problema, ao obrigar os estúdios e developers a perderem tempo a adaptarem os seus jogos (que são maioritariamente desenvolvidos em Windows).

Mas o maior erro, e um que até custa a acreditar que aconteceu, foi a Google ter subestimado o custo de desenvolvimento de novos jogos!

Precisando de jogos para arrancar, a Google criou um estúdio de jogos que ficaria dedicado a criar jogos exclusivos para o Stadia. Mas aqui estava o problema! Não só um estúdio não é suficiente, como a Google só mais tarde se apercebeu dos reais e imensos custos de desenvolver um jogo. E devido a tal, o estúdio acabou encerrado sem que tivesse concluído um único jogo. Algo que não se percebe como pode ter acontecido num gigante como a Google, e que possuía nos quadros veteranos da indústria dos jogos que forçosamente estariam a par desse tipo de custos.

A consequência foi que a Google entrou num esquema de pescadinha com rabo na boca. A falta de assinantes por não fornecer jogos AAA exclusivos e apelativos, e a falta de jogos AAA exclusivos e apelativos por não ter assinantes.

A consequência de tal foi o fecho do serviço. Que mais do que os custos financeiros que teve na altura, foi uma situação que teve enorme impacto na imagem da Google já conhecida por fechar os serviços inovadores em que se mete, e que tornarão muito difícil no futuro que os Gamers venham novamente a apostar neles.





6 Comentários
Antigos
Recentes
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Juca
Juca
5 de Outubro de 2023 7:54

A questão é que tem gente/companhias que estão apenas em busca de dinheiro fácil e acha/m que o seu nome basta pra fazer sucesso em qualquer ramo.

O segredo do sucesso é simples, persistência e constância em entregar qualidade, mas por ser simples não necessariamente é fácil, pois demanda tempo, dinheiro, e o mais difícil de conseguir, talento.

Aí você vê pessoas/empresas se valerem de dinheiro pra tentar quebrar padrões, porque lhes falta talento, e seu grande nome não é suficiente pra fazer sucesso que gostariam, e se esquecem do principal, constância em entregar qualidade.

Last edited 1 ano atrás by Juca
Deto
Deto
5 de Outubro de 2023 12:51

O Stadia é um big tech tentando fazer algo “original” com Vídeo Games.

Se a MS não tivesse corrido copiar o playstation com o xbox, queimando caminhões de dinheiro nele, eles teriam o mesmo fim

E quem sabe, terão?

Porque tudo indica que o “modelo do futuro” já fracassou

Lembrei que a “MS dita a indústria”, cadê o sujeito que repetia essa groselha aqui?

Juca
Juca
5 de Outubro de 2023 12:53

[OFF] Segundo esse site abaixo (não sei a confiabilidade dele) a Sony confirmou o hackeamento e informou a extensão dos danos e as medidas tomadas:

https://www.bleepingcomputer.com/news/security/sony-confirms-data-breach-impacting-thousands-in-the-us/amp/

Juca
Juca
Responder a  Mário Armão Ferreira
5 de Outubro de 2023 18:35

Sim o anunciado por último é que haviam hackeado tudo, esse agora diz respeito a informações de uma plataforma exclusiva e de informações de funcionários e ex-funcionários, além de perdas de dados. Ao contrário de outro grupo de black hats que alegaram que haviam quebrado todos os sistemas da Sony. Mas não deixa de ser ruim pra empresa e para o nome da empresa, embora esteja longe do incidente passado.

Livio
Livio
Responder a  Juca
5 de Outubro de 2023 21:27

Parece que a Sony confirmou o último, mas foi vazamento de dados de apresentações, nada sobre clientes.

error: Conteúdo protegido