O Ano de 2022 em revista – Playstation 5

Devido ao grande avanço dos GPUs no PC, há quem estime que esta geração de consolas poderá ser mais curta, com apenas 5 ou 6 anos de duração, o que faz com que a análise aos anos que passaram tomem relevância.

2022 acabou por ser um bom ano para a Playstation. Apesar de um longo período onde a consola sofreu com a falta de stocks, a Sony resolveu os seus problemas e preparou-se para enfrentar o Natal de 2022 com stocks reforçados.

Curiosamente a Microsoft deitou-se à sombra da bananeira, vangloriando-se dos meses em que vendeu mais do que a Playstation devido aos seus melhores stocks, mas agora para o Natal de 2022 já alertou que os stocks serão baixos. Ou seja, nada de estranho no planeamento a que a Microsoft já nos habituou!

Nesse sentido, 2022 que já é dominado em vendas pela Playstation 5, será ainda mais forte após o período de Natal.

Mas se isso é no campo do hardware, como estivemos em 2022 a nível de software?



Bem, 2022 na PS5 viu a serem lançados jogos como Gran Turismo 7, o Remake de The last of us, (The last of us – Part 1), Uncharted: Legacy of Thieves Collection, God of War Ragnarok, Horizon Forbidden West, Spider-Man remastered. Um excelente suporte das suas First Party.

No que toca a jogos de terceiros, tivemos ainda jogos como Ghostwire: Tokyo e Stray.

No global a Sony remasterizou os seus grandes exclusivos da geração passada, e lançou ainda novos exclusivos, com grandes nomes como Gran Turismo, God of war e Horizon. Basicamente quem não tinha uma PS pode tirar o melhor partido da mesma com os exclusivos da Sony. O suporte tem sido ao nível de sempre e ao que a Sony sempre habituou os seus clientes.

Sabemos ainda que estão previstos jogos como Forspoken, Marvel Spider Man 2, Marvel’s Wolverine, Knights of the Old Republic Remake, Final Fantasy VII: Rebirth, Final Fantasy XVI, e outros vindos de equipas First Party e que, apesar de sabermos existirem, a Sony tem mantido em segredo.

Basicamente, numa retrospetiva, o ano de 2022 foi muito bom para a Playstation, mas no entanto há aqui uma sombra que paira sobre o futuro da Sony que não pode deixar de ser referido.

Basicamente uma realidade é que nesta geração o PC tem renascido como plataforma de jogos. E isso tem levado a que o mesmo, pelo grande conhecimento que os programadores tem na plataforma, seja usado como plataforma de desenvolvimento preferencial em jogos multi plataforma. A consequência disso é que o diferente sistema operativo da PS5 e API poderão vir a sofrer.



Quer-me parecer que estão a surgir no mercado jogos que estão meramente a ser colocados a correr sob o wrapper de DirectX que é o GNMX. Algo que resolve rapidamente o problema de conversão de jogos para a PS5, mas que implica que os mesmos não são otimizados como deveriam, podendo colocar as performances abaixo das usadas na Xbox.

Isto não está a acontecer com grandes distribuidores e grandes equipas, mas estamos a ver isto em equipas menores que não possuem os mesmos recursos e onde a poupança que este tipo de solução lhes oferece lhes compensa.

Isso não quer dizer que essa situação se mantenha ao longo de toda a geração, mas a realidade é que parece estar a ser uma situação usada nesta primeira leva de jogos de algumas equipas menores, especialmente as que possuem projetos um pouco mais ambiciosos para o seu tamanho.

Veremos o que o futuro nos mostra aqui, mas esta referência, porque pode vir a ser relevante, necessita de ser colocada aqui.

 





53 Comentários
Antigos
Recentes
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Vitor Hugo
Vitor Hugo
15 de Novembro de 2022 12:14

Interessante o artigo Mário. Relamente com o avanço das gpu me pergunto se a geração será mais curta e como serão os futuros jogos para ps5 e xbox series. Se já vem muito mal otimizado alguns, imagina qundo forem ficando mais pesados. Na minha visão teremos consoles de meia geração para conseguir ofertar algo próximo os PCs médio e talvez alta performance. O que acham ?

Juca
Juca
15 de Novembro de 2022 12:18

Não entendi porque o lançamento de Spiderman Remastered está atrelado ao PS5, já que não foi esse ano em que ele saiu para o PS5.

Sobre termos um console mid-gen, acho bem provável, mas nem tanto pelo crescimento do PC, pois se a Sony está a lançar jogos por lá, não vejo a preocupação dela com isso. Acho que tudo depende mais do esfriamento das vendas e da MS resolver lançar um também.

À Sony, penso, só resta esperar e ir atualizando seu projeto de mid-gen até precisar ser lançado.

Esse ano foi um ótimo ano pra se ter um PS, Horizon, Gran Turismo e GoW, valeram e estão valendo demais! Estou bem satisfeito com o console. Têm tido grandes jogos como esperado!

Last edited 2 anos atrás by Juca
Vitor Hugo
Vitor Hugo
Responder a  Juca
15 de Novembro de 2022 12:53

Também vejo a Sony pensando e analisando seu projeto de console de meia geração. Concerta deve ser um salto significativo, já que as novas tecnologias da amd proporciona isso.

Deto
Deto
Responder a  Vitor Hugo
15 de Novembro de 2022 15:06

Sony não vai trocar a arquitetura da GPU, pq basicamente é outro console

Juca
Juca
Responder a  Deto
15 de Novembro de 2022 16:42

E qual seria o problema nisso? Acho que a Sony já entendeu que não dá só pra fazer um mid-gen aumentando cudas de placa de vídeo, e entendo a lógica do que você chama de geração, mas isso já foi quebrada com o Pro e o One X.

Por geração hoje, presume-se basicamente a um dado console que dá suporte a todos os jogos novos daquela plataforma até determinada época. Ou seja, se um console for lançado com Zen 4 e RDNA 3 ainda será considerado dessa geração se rodar os mesmos jogos do PS5, a menos que se proponha a quebrar a geração saindo jogos só pra ele. E ainda assim é complicado se lembrarmos que a Nintendo lançou o New 3DS dando banana pra que estava com o 3DS.

Deto
Deto
Responder a  Juca
15 de Novembro de 2022 17:29

PS4 PRO nao é quebra de geração

Juca
Juca
Responder a  Deto
16 de Novembro de 2022 1:11

Pois é, mas foi quebrado o paradigma de que é um mesmo hardware durante toda a geração.
Usar Zen 4 ou RDNA3 não quebra a geração na mesma se mantiverem os lançamentos de jogos para ambos.

Vitor Hugo
Vitor Hugo
Responder a  Juca
15 de Novembro de 2022 19:55

Concordo com vc, acredito que a Sony atualizando é melhorando seu console poderemos ter mais amplitude das tecnologias, já que o PC evolui muito rápido. Muito provavelmente teremos um console mid-gen custando perto dos 700 dólares, com performance bem similar ao que temos de melhor hj na rdna 2.

Daniel
Daniel
Responder a  Vitor Hugo
15 de Novembro de 2022 22:04

A AMD tem uma defasagem muito grande em relação a Ray Tracing frente a Nvidia, e não será diferente nas rdna 3, pelo que foi mostrado. Mas já existem rumores de que o verdadeiro salto virá com as rdna 4, com um hardware mais “dedicado” a isso. Logo, imagino que se a Sony for lançar algo de meia geração, será baseado nessa arquitetura, e casará em um ótimo “time” saindo no final de 2024. Não só a Sony, mas a Microsoft e a Steam com seu console portátil, se fosse para apostar, iria com essa futura arquitetura, até porque o salto das rdna 3 frente as atuais rdna 2 não me parece algo de “outro mundo”.

Vitor Hugo
Vitor Hugo
Responder a  Mário Armão Ferreira
16 de Novembro de 2022 1:41

Isso mesmo Mário. As tecnologias da Nividia são ótimas porém muito limitadas a um hardware específico, pelo que vi as rdna 3 realmente não fazem paridade com rtx 4000 porém chegam bem nas rtx 3000 no ray tracing e sabemos que jogos bem desenvolvidos nem terão toda essa disparidade já que muitas tecdemos usam ray tracing em plcas de video sem parte dedicada para tal processo. Na minha visão é tudo marketing e os jogos que rodam bem Ray tracing na Nvidia são bancados pela mesma para ter um melhor rendimento.

Fernando Medeiros
Fernando Medeiros
Responder a  Juca
16 de Novembro de 2022 16:23

Não vale a pena incluir muitos recursos de hardware de arquiteturas mais recentes em consoles mid gen, é um desperdício com coisas que não serão aproveitadas. PS4 Pro e Xbox One X não podiam ser chamados de GCN4 pois tinham uma ou outra coisa das polaris e vega. O 2xFP16 ajudou o PS4 Pro a acelerar o checkerboard rendering, mas o geometry engine da Vega não foi utilizado para nada, na verdade nem na Vega a AMD conseguiu implantar o primitive shaders, mas isso é outra conversa…
Consoles mid gen precisam apenas aproveitar processos de fabricação mais refinados para aumentar a performance com um consumo de energia mais adequado, e ainda caber no preço que o mercado topa pagar. Acho que para essa geração, algo entre $600 a $700. Então PS5 Pro e Xbox Series X+ serão consoles com Zen 2 com algum upclock, e GPUs que não vão fugir muito do que eles já possuem, talvez com algum recurso que acelere o RT que venha a entrar na RDNA4.
A capacidade de computação deve estar próxima do que hoje é a RT6900XT, a largura de banda deve ser um pouco maior, e talvez tenha algum infinity cache para melhorar o desempenho do RT, mas talvez, por que o console ainda precisará ter um tamanho aceitável, e o design do PS5 básico já não é bom. Eu diria até que o PS5 precisa muito mais de uma versão Slim do que de um Pro.
Os objetivos do Mid Gen devem ser aumento de performance do RT em maiores resoluções, e melhor suporte para TVs 8K por meio de algo estilo FSR.

Andrio
Andrio
15 de Novembro de 2022 12:25

Esse knights of the republic remake eu acho que dificilmente verá a luz do dia. Recentemente mudaram o Studio que estava trabalhando nele.

Hennan
Hennan
15 de Novembro de 2022 12:50

Esse ano foi bem fraco. Tirando os games da Sony, só sobrou Elden ring como grande produção. Não tivemos nada espetacular no restante dos multis. A Microsoft também não entregou nada e o switch se mostra cada vez mais datado.
Em relação a uma geração mais curta, continuo sem entender a lógica. Não há nenhum número que justifique. As gpus evoluíram, mas a que preço. Estão mais caras e mais quentes. Fora que as técnicas de upscale estão ajudando os hardwares mais antigos. Por fim, devemos passar por uma recessão econômica mundial por uns bons anos. Não parece o melhor momento pra lançar um produto ainda mais caro.

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Hennan
15 de Novembro de 2022 13:58

Eu já acho que essa geração terá 8/9 anos. Mais longa que o comum. Será mais curta só se a MS se atravessar pra lançar um novo console antes, mas se depender da Sony vai ser mais longa. O covid atrasou muita coisa e os consoles não tão sendo nem sequer sendo explorados ainda.

Vitor Hugo
Vitor Hugo
Responder a  Mário Armão Ferreira
15 de Novembro de 2022 15:49

Não entendi muito bem o que quis dizer com a Nvidia fases forcing e lixar tudo.

Deto
Deto
Responder a  Mário Armão Ferreira
15 de Novembro de 2022 17:31

Ah sim, concordo.

Mas a Nvidia vai ter que gastar bastante para patrocinar jogos que Justifiquem performance e custo de uma placa de video ~1200 dólares

Nao adianta cagar a performance para precisar de uma 4090, caminho bem comum nesse tipo de pratica

Vitor Hugo
Vitor Hugo
Responder a  Mário Armão Ferreira
15 de Novembro de 2022 20:01

Então isso está virando uma tendência pelo que vejo. Agora compreendo sua crença de que essa geração será mais curta, pois, com essas suoer gpus os consoles não conseguirão dar bons resultados já que os jogos estão bastante pesados e é a tendência.

Juca
Juca
Responder a  Vitor Hugo
15 de Novembro de 2022 16:28

Acredito que “fazer” os devs darem suporte para extrair o máximo dela.

Vitor Hugo
Vitor Hugo
Responder a  Juca
15 de Novembro de 2022 19:59

Entendo, então relamente o PC está tendo estúdios que estão sendo subsidiados para extrair poder das novas gpus. Isso torna menos otimização para os consoles, como já temos um exemplo evilwest se não estou enganado. Ele é um estúdio que está priorizando o PC. Me parece que temos uma tendência para isso em alguns estúdios, pelo menos os menores

HENNAN SANTOS CARVALHO
HENNAN SANTOS CARVALHO
Responder a  Mário Armão Ferreira
15 de Novembro de 2022 17:13

Nvidia deve tentar. Mas vai ser difícil convencer o público quando o dinheiro está curto.

Fernando Medeiros
Fernando Medeiros
Responder a  Sparrow81
16 de Novembro de 2022 16:30

Essa é uma geração estilo 360/PS3. Tem uma grande mudança na forma como jogos são feitos que ainda não foi assimilada, mas que trará grandes saltos visuais no decorrer da geração, a custa de alguma resolução. PS3 e 360 foram lançados como consoles 1080p, mais o PS3 que assumiu isso, mas a realidade foi de jogos 720p e vários até abaixo. O PS5 e o XSX irão viver na linha entre 1080p-1440p se beneficiando de técnicas de reconstrução temporal como FSR, TSR e afins. Creio que a Sony ainda vai inventar um Checkerboard 2.0, e a MS vai trazer o DirectML Super Resolution que eles demonstraram a alguns anos.
Creio que assim como tem um abismo de diferença entre o primeiro Gears de 2006 e o Judgement de 2013, e entre o primeiro Uncharted e o TLOUS, veremos saltos semelhantes.

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
15 de Novembro de 2022 13:42

No geral achei que foi um ótimo ano para os PC Gamers, que receberam 5 ótimos jogos da PS Studios.

God of War em Janeiro
Spider-Man Remastered em Agosto
Uncharted: Legacy of Thieves Collection em Outubro
Sackboy em Outubro
Spider-Man Miles Morales em Novembro

Para os donos de PS4/PS5 também foi ótimo, GOW Ragnarok é um dos melhores jogos que joguei nos últimos anos, Horizon Forbidden West tecnicamente está entre os melhores cross-gen já feitos, e Gran Turismo 7 é um bom “comeback” para os bons tempos desta IP. O remake do primeiro Last of Us foi bem vindo claro, apesar de discordar do preço, foi um bom adicional. Quando o jogo estiver custando o preço que acho justo pagar, vou lá e compro.

Só acho que os lançamentos third-party realmente foram abaixo do esperado. Elden Ring é espetacular, Stray e A Plag Tale Requiem são bons.. mas de resto, muito mais do mesmo, Fifa, F1, COD, Overwatch 2, etc. Espero que o Callisto Protocol que será lançado em Dezembro dê uma “ajuda” nos grandes lançamentos third-party.

Last edited 2 anos atrás by Carlos Eduardo
Deto
Deto
15 de Novembro de 2022 15:15

assim como está “avançando” rápido, o “upgrade” comparado com o anterior aos olhos parece menor.

logo já empata.

e também ninguém pode considerar o avanço “do PC” contando uma 4090 de 18 mil reais.

quando uma placa equivalente a 3070 custar 200 USD, ai dá para dizer que o PC está com vantagem real, e não vantagem mustard reiçe “venci gastando 12 mil doláres no PC”

Daniel Cardoso
Daniel Cardoso
15 de Novembro de 2022 15:59

Ainda sou daquela turma que acha que as consolas só deviam ser lançadas este ano. Este ano dava para lançar uma com 20/25 tf. Assim sendo ao ter um refrech de geração, o mínimo que se espera é uma consola com o poder de 30tf, para ser 2× superior ao Ps5 e Xbox s X. Ps5 base e XsX vai ser consolas para 1080p 2k. Ainda estou a espera de uma consola para consolidar os 4k em definitivo, depois disso em diante para mim já não afeta mais procurar cada vez maiores resoluções.

Last edited 2 anos atrás by Daniel Cardoso
HENNAN SANTOS CARVALHO
HENNAN SANTOS CARVALHO
Responder a  Daniel Cardoso
15 de Novembro de 2022 17:19

Só uma dúvida. Tal console custaria quanto? Essa nova geração de GPUs e CPUs está a aumentar o desempenho, mas custando mais. Não houve ganhos em custo-benefício. Com a TSMC a cobrar mais caro e sem desconto por volume, mesmo que lançasse esse ano nunca teria esse ganho de potência por um custo razoável. Veja que a Microsoft está a supostamente perder 200 dólares em cada series X. A Sony deu a entender que ainda não alcançou o break even no digital. Logo uma consola com 30 TF é mais sonho que realidade.

Deto
Deto
Responder a  HENNAN SANTOS CARVALHO
15 de Novembro de 2022 20:00

ele errou a conta ai de 20/25TF pq acho que se fosse esse ano seria 50% em cima do PS5.

Lá por 15~18TF.

Mas vamos esperar a 7700 e 7600, que deve ser a performance aproximada se o PS5 e xbox saíssem esse ano.

Mas não concordo de sair esse ano, acho que acertaram na Mosca na data atual.

Saiu no “auge” do desenho monolítico de GPUs… daqui para frente o melhor é esperar os chiplets nas GPUs se desenvolverem mais.

No “PS6” o desenho de GPUs chiplets já vai estar consolidado e bem desenvolvido e maturado, pronto para ser usado em consoles.

Quem sabe até lá já tenhamos chiplets especializados para cada tarefa…

Last edited 2 anos atrás by Deto
Júlio Esteves
Júlio Esteves
15 de Novembro de 2022 17:16

A questão que fica é quando a Sony vai deixar o PS4 e focar só no PS5? Após esta escolha a próxima será quando lançar uma versão de console PS5 Pro. Talvez a questão de lançar jogos no PC pode ser revista(dilatando o prazo de lançamentos) principalmente se afetar as vendas de console e jogos.

Deto
Deto
Responder a  Júlio Esteves
15 de Novembro de 2022 23:44

Eu espero que God of War seja o Ultimo crossgen

Mas acredito que os GaaS irao na maioria dos casos serem Crossgen.

Bom, veremos… a gente nao tem os dados que a Sony tem, vai que todo mundo abandonou o PS4 e nem vale mais a pena nem GaaS nele?

Se os AAA SP so sairem para PS5 daqui para frente eu fico satisfeito

Juca
Juca
Responder a  Deto
16 de Novembro de 2022 11:27

Acho difícil os jogos como serviço não sairem pra PS4 também, até porque devem sair Day One no PC pra terem base maior da mesma forma.

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Responder a  Deto
16 de Novembro de 2022 11:59

Eu até penso que o PS4 deverá ter algum suporte adicional em alguns jogos.

Mas fato é que a maior parte do público consumidor ativo já está no PS5.

Veja que no Reino Unido, GOW Ragnarok vendeu 82% de mídias físicas no PS5 contra 18% no PS4 – https://www.gamesindustry.biz/god-of-war-ragnarok-launch-was-bigger-than-call-of-duty-elden-ring-and-pokemon-uk-boxed-charts

E ainda lembrando que existe o PS5 digital que não está incluído nessa porcentagem (já que não possui mídia física).

Mesmo que o PS4 responda pela maior parte dos usuários ativos da PSN (se temos 25 milhões de PS5 vendidos e mais de 100 milhões de usuários ativos, e presumindo que PS3 e PSVita tenham poucos usuários ativos, logo o PS4 deve ser o principal responsável por este número), vemos que o consumidor ativo no geral já migrou para o PS5, já que compram por lá. Logo o suporte ao PS4 tende a diminuir cada vez mais.

Last edited 2 anos atrás by Carlos Eduardo
HENNAN SANTOS CARVALHO
HENNAN SANTOS CARVALHO
15 de Novembro de 2022 17:23

Off Topic: Saiu o review da 4080. Essa sim parece um GPU para o consumidor médio. Excelente desempenho com bom consumo. 40% de ganho e menor consumo que a 3080. O problema é preço. No mundo que a 3080 12gb custa 700 dólares. A 4080 para empatar deveria custar no máximo 1000 e num mundo ideal uns 800 para ter uma melhora no custo-benefício.

Andy Buh
Responder a  HENNAN SANTOS CARVALHO
15 de Novembro de 2022 18:45

Estou aguardando as rx70x.
Não da para confiar nesse kamikaze das RTX40, só fico chateado que o único projeto dessas novas RTX40 que compraria, seria da EVGA com o cabo de alimentação na parte de cima da placa.

Last edited 2 anos atrás by Andy Buh
Daniel
Daniel
Responder a  HENNAN SANTOS CARVALHO
15 de Novembro de 2022 22:18

Meu caro colega, as GPUs para o consumidor médio são as série 60 e quando muito a série 70, seja rtx 4070, 4060 ou rx 7700, 7600. Mas sobre a 4080; como você disse, uma excelente placa a um preço ruim. No mais, consequentemente, as linhas mais populares devem ficar bem mais caras. Se antes uma série 70 custava $499, talvez agora uma série 60 ande próximo a isso; muito triste.

Carlos Eduardo Santos
Carlos Eduardo Santos
15 de Novembro de 2022 22:32

Eu sei lá Mário…
Nós presenciamos uma geração com CPU’s Jaguar e GPU’s GCN, que eram tecnologias extremamente defasadas, em relação ao que se poderia adquirir nos PCs (Intel e NVidia) naquele momento.
Quando lançaram o One e o PS4 com GCN 1, a GCN 2 já estava no mercado e a GCN 3 já estava pronta pra ser lançada, e mesmo assim naquela época as arquiteturas da AMD estavam anos luz atrás das da NVidia.
Ainda assim, podemos vislumbrar GOW R, Tlous 2 e GOT, rodando de maneira magnífica num PS4 base.
A gente já entrou no assunto que os consoles dessa atual geração foram lançados em 2020 com GPU’s que só foram ser lançadas para PCs em 2021. Nesse cenário a diferença dessa geração para a anterior é brutal demais.
Não vejo a evolução das GPU’s como um problema, até porque isso nunca foi acessível ao grande público.

AlexandreR
AlexandreR
Responder a  Mário Armão Ferreira
15 de Novembro de 2022 23:45

Para ser sincero, acredito que está geração tem de tudo para ser uma das mais duradouras. Não só pelo comentário do Carlos, como também relativamente ao atraso do Covid.

Acredito que podemos ter uma geração de 8 anos, ou ate mesmo de 9.

Quero relembrar, que há poucos exclusivos na consola PS5. Os grandes esclusivos continuaram a sair na ps4… (Horizon, GOW)
Só a partir de agora é que devemos começar a ver o salto geracional, passado 2 anos. E em seguintes a otimização do sistema

Quero relembrar que a Sony, tem um trunfo na manga. Que se chama Ps5 pro!
Há muita gente que não é a favor, mas a verdade é que extende a geração. Com o lançamento da mesma, a Sony poderá fornecer o mesmo jogo e “brincar” com as resoluções.

Deto
Deto
Responder a  Mário Armão Ferreira
15 de Novembro de 2022 23:50

O maior problema do PC e ter perdido os exclusivos com graficos de alta qualidade.

Eu jogaba GTA vice city 1024×768 60fps, 16x e 8x de filtro no CRT de PC

No PS2 era TV tubo lixo perto de Monitor, graficos Serrote e borrados 30fsp

e AINDA tinha exclusivos como DOOM 3, Half Life, Unreal Tournament, Quake, etc que eu contaria como o Triplo de graficos dos console

Agora o que tem?

Spiderman 120fps com quedas e reflexo melhor vs PS5 60fps na placa de video de 2 mil dólares

Last edited 2 anos atrás by Deto
Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Responder a  Deto
16 de Novembro de 2022 12:43

Esse seu comentário foi tão certeiro, que no lugar do Mário eu usaria este conteúdo até para fazer um artigo.

A diferença gráfica era tão gritante entre PC e consoles, que já aconteceu de eu não reconhecer Need for Speed Most Wanted rodando no PS2 em TV de tubo. Eu jogava esse game no PC com bons presets, em um monitor LCD.

E quando Crysis surgiu? Aquilo parecia next-gen se comparado com PS3/X360, e ainda estávamos em 2007 😂 . Mesmo Killzone 3 e Halo 4 lançados no final daquela geração ainda não estavam impactantes tecnicamente ao ponto de se equipararem com Crysis no PC.

E seu comentário final sobre Spiderman resume tudo. É melhor sim, mas longe da diferença que já existiu. No final da geração poderemos visualizar diferenças mais acentuadas (algo como Control PS4/Xone vs PC), mas nada tão drástico como já existiu.

Vitor Hugo
Vitor Hugo
Responder a  Mário Armão Ferreira
16 de Novembro de 2022 1:47

Exatamente Mario os jogos exclusivos dos estúdios da Sony irão superar a rtx 3070 no ps5 já que sabem trabalhar com o hardware. Já os multiplataforma talvez fiquem em paridade com essa placa. O mais impressionante é que o console custa no seu mais barato 400 dólares sendo completo.

Juca
Juca
Responder a  Mário Armão Ferreira
16 de Novembro de 2022 10:34

MS é uma coitada… porque não compraram só a King e economizavam muito no resto da companhia, já que não tinham interesses no PC e nos consoles pois estão estagnados!?!? Depois estão a arrotar imperialismo dizendo que as idas às comprar não acabaram! 🙂 e pra finanlizar dá sempre uma alfinetada no irmão gẽmeo dele que foi separado na maternidade o Jimbo! Quanto maniqueísmos fajuto… mal sabe ele que só os fanboys acreditam que ele seja o paladino que sempre está a se afirmar! 🙂

Last edited 2 anos atrás by Juca
Deto
Deto
Responder a  Juca
18 de Novembro de 2022 3:10

Phill parece acreditar na propria imagem que ele vende.

Ele deve acreditar que o Leadberg procurando defeito no PS5 e engolindo toda a PR da MS, Alex bugaga que so compara jogos que o PS5 esta perdendo, Tom Warren, são todos imparciais e nao puxa sacos dele/xbox/MS… Que notas não importam, que vendas nao importam e sim “players ativos”

Nao me surpreende ele, o Phill, achar que órgão regulador seria imparcial e essa “imparcialidade” seria igual a do Leadberg, Alex Bugaga, Tom Warren, e outros similares.

Deve acreditar que patient e o jogo do vampiro “day one GP” sao tao relevantes como Ragnarok pq os “imparcias” no twitter maracaram ele falando que estão jogando e achando o máximo

É um vendedor de oleo de cobra cercado de puxa sacos, que acredita na propria mentira. Saiu dessa bolha ai e se ferrou.

Last edited 2 anos atrás by Deto
Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
16 de Novembro de 2022 1:10

OFF

Terminei o GOW Ragnarok. Vou expor algumas das minhas opiniões, sem spoilers.

1) O jogo possui uma das melhores narrativas que já joguei. A campanha principal é espetacular do início ao fim. Espero que a Santa Monica saiba explorar o potencial dos personagens que ela construiu para aproveitá-los em futuros jogos. Uma DLC (ou até um jogo solo) deste Thor badass seria extremamente bem vinda.

2) GOW Ragnarok possui muitas side quests (mas muitas mesmo) espalhadas pelos reinos. E algumas delas são bem interessantes. Vai ser muito difícil você terminar a campanha principal e largar o jogo sem explorar os reinos.

3) GOW Ragnarok é um jogo MUITO MAIS encorpado do que GOW 2018, em todos os aspectos, seja personagens, história, reinos, inimigos, missões, armas, gráficos, biomas, etc.. ficou parecendo que o GOW 2018 é uma demo para o Ragnarok. E ainda chamavam o GOW Ragnarok de DLC 😂

4) Considerando que a Santa Monica possuía este deadline de 3 a 4 anos entre os dois jogos (o prazo inicial era 2021), achei que o estúdio fez MUITO certo em priorizar na entrega de um jogo muito mais encorpado (como dito no item 3) ao invés de refazer a engine e se preocupar com gráficos 100% next-gen. GOW Ragnarok 100% next-gen com esse nível de conteúdo que entregaram possivelmente seria um jogo para um ciclo de no mínimo 6 anos (2024 em diante).

5) Todos os jogos de PS5 eu costumo começar no modo qualidade para depois ir ao modo desempenho. Esqueça o modo qualidade de GOW Ragnarok. O modo desempenho é virtualmente idêntico graficamente, e te entrega muito mais fluidez, um melhor tempo de resposta aos seus comandos.. nem se compara.

Andrio
Andrio
Responder a  Carlos Eduardo
16 de Novembro de 2022 11:23

Acabei zerando hj de madrugada. Como estava jogando no modo difícil acabei apanhando um bocado kkkk
Eu gostei de tudo que fizeram no game e agora queria que ele fossem trabalhar em um novo jogo. Dificilmente acho q eles vão
ter ideias que vão superar esse Ragnarok tão cedo.

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Responder a  Andrio
16 de Novembro de 2022 12:13

Eu fiquei muito surpreso com a qualidade e a quantidade de conteúdo que entregaram neste jogo.

E apesar deste jogo ter sido feito a partir dos assets do game de 2018, o Ragnarok se expandiu tanto em conteúdo, que em alguns momentos até nos esquecemos que existiu um jogo anterior a este.

E mesmo graficamente, eu notei que apesar de não ser next-gen, o jogo é brilhante em termos técnicos. Alguns biomas são espetaculares, eu devo ter tirado no mínimo umas 30 prints. Esse time artístico da Santa Monica é world class.

Livio
Livio
Responder a  Andrio
16 de Novembro de 2022 12:24

Andrio apanhando nos games é pleonasmo 😛 😛

Carlos Eduardo Santos
Carlos Eduardo Santos
Responder a  Andrio
18 de Novembro de 2022 0:42

Olha, do jeito que as coisas estão no mercado de games…
Ahhhh estou achando que não demora pra anunciarem um Remake do GOW do PS2.
Vão pegar essa Engine dar uma tapa nela e pronto, o fantasma de sparta estará de volta.
#nuncaduvide

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Responder a  Carlos Eduardo Santos
18 de Novembro de 2022 1:15

Remakes em clássicos de PS2 eu já tenho uma tendência de apoiar mais, porque estão bastante datados, principalmente em mecânicas. Gráficos então não se aproveita nada.

Então um jogo de PS1 ou PS2 já precisaria de um remake “reimaginado”, como a Capcom fez em RE2, e certamente também fará em RE4.

Já os jogos de PS3 não soam tão datados assim para os dias atuais.

Carlos Eduardo Santos
Carlos Eduardo Santos
Responder a  Carlos Eduardo
20 de Novembro de 2022 22:57

Exatamente, penso em algo como a Capcom fez com RE.
Seria excelente.

Livio
Livio
Responder a  Carlos Eduardo
16 de Novembro de 2022 14:26

Hoje espero começar o gameplay, a Amazon acabou de entregar o jogo

error: Conteúdo protegido