Nvidia anuncia a série RTX 5xxx

GPUs com performances de topo, onde o destaque vai para a RTX 5070 que a Nvidia anuncia poder alcançar performances equivalente às da atual RTX 4090.

A Nvidia revelou finalmente a sua mais recente série de placas gráficas, as GeForce RTX 5000.

Naturalmente que a lider, a RTX 4090 é quem recebe o destaque, mas os preços dela são proibitivos. Assim, o destaque cai sobre a RTX 5070 com um preço de retalho anunciado de 549€, e que é anunciada como podendo alcançar performances equivalentes às da RTX 4090 (mais sobre isto à frente).



A RTX 5090 tem especificações impressionantes, mas o seu preço de retalho anunciado é de 1999 dólares, superior aos €1727 anunciados para a RTX 4090..

Com impressionantes 92 mil milhões de transistores, núcleos Tensor e Ray Tracing de nova geração, o dobro da capacidade de processamento de IA em relação à RTX 4090 e 32 GB de VRAM GDDR7, num barramento de memória de 512 bits e interface PCIe 5.0 x16, a placa atinge uma largura de banda de 1792 GB/s, com uma velocidade de memória de até 23,8 Gbps.

Infelizmente este GPU requer uns consideráveis 575 Watts para funcionar, o que a torna num reator nuclear dentro de casa, com severas implicações na conta da eletricidade.

É, no entanto, pelas suas especificações, a primeira placa gráfica verdadeiramente preparada para jogos 8K.

A Nvidia também anunciou que a RTX 5080 fará parte da primeira vaga de lançamentos da nova série de placas gráficas, e chegará ao mercado já no final deste mês.

A RTX 5080 é o GPU que se segue. Infelizmente a especificações caem para cerca de metade da RTX 5090. Isso implica que a VRAM é de 16 GB GDDR7, num barramento de 256 bits, oferecendo uma largura de banda de memória de 960 GB/s e uma velocidade de memória de 30 Gbps.



O seu preço rondará os 999 dólares.

Finalmente temos a RTX 5070 e a 5070 Ti, que só serão lançadas em Fevereiro, mas que se revelam as melhores escolhas para o Gaming.

E embora ainda não haja especificações completas, a Nvidia afirma que a RTX 5070 Ti atinge os 1406 TOPS, enquanto a RTX 5070 oferece 988 TOPS. O restante perfil é em tudo semelhante ao da  RTX 5080, com 16 GB de GDDR7, velocidade de 28 Gbps num barramento de 256 bits e uma largura de banda de 896 GB/s.

Um GPU mais do que capaz.

Já a RTX 5070 conta com apenas 12 GB de GDDR7 e uma largura de banda de 672 GB/s.



Os preços deverão ser de 549 dólares para a RTX 5070, e 749 dólares para a RTX 5070 Ti. Considerando que a 4070 e a 4070 Ti foram anunciadas a 599 dólares e 799 dólares respetivamente, ambos os GPus serão mais baratos que os da geração anterior no lançamento.

Note-se que todos estes preços são especulativos, e dependem dos fabricantes e muitos outros fatores incontroláveis.

A RTX 5070 Ti deverá revelar-se bastante superior à 4070 Ti, assim como a 5070 será bastante superior à 4070, conforme mostram os benchmarks da Nvidia



Novidades em IA: DLSS 4, Reflex 2 e muito mais

A grande razão de todos estes ganhos, particularmente na RTX 5070 que lhe permitem alcançar performances de uma 4090 devem-se ao novo  hardware e as suas funcionalidades de IA que estreiam nesta geração “Blackwell”.

O DLSS 4, é uma nova versão do software de upscaling de resolução, que melhora a taxa de frames renderizando o jogo a uma resolução inferior e escalando-o para a resolução alvo (como 1080p para 4K) usando IA. Note-se porém que o DLSS 4 será retro compatível e funcionará com os GPUs Nvidia existentes,

No entanto a parte do “Multi Frame Generation”, uma evolução da atual tecnologia de geração de frames da série RTX 4xxx, será exclusiva das placas RTX 5000.

O Nvidia Reflex 2, e a tecnologia “Frame Warp”, integrada no Reflex 2, prometem reduzir a latência em até 75%, ao prever e gerar frames antes mesmo de o input do rato atingir o ecrã.



Outra novidade é que a Nvidia também está a levar o poder da IA para os shaders com os novos “RTX Neural Shaders”, que utilizam redes neurais nos shaders programáveis da GPU para oferecer iluminação e sombras de qualidade cinematográfica.

Da mesma forma, as tecnologias “RTX Neural Faces” que permitem melhorias na renderização de cabelo e pele prometem personagens ainda mais realistas nos jogos.

Para finalizar temos a Nvidia ACE, a tecnologia de NPCs movidos a IA, que também irá beneficiar desta geração.

Basicamente temos aqui argumentos para uma compra, e pessoalmente já estou a ponderar uma RTX 5070.

Marketing e ilusão



A comparação da Nvidia da RTX 5070 à 4090 é curiosa e não pode deixar de merecer reflexão.

Naturalmente que há aqui uma mudança de arquitetura, pelo que a performance não pode ser comparada de forma direta, mas a realidade é que, numa primeira análise, mesmo com ganhos de arquitetura, a RTX 5070 não tem como igualar uma RTX 4090.

A RTX 4090 tem 16384 Shader units, com um total de 512 TMUs e 176 Rops, contanto com 128 SM’s, um total de 512 Tensor Cores, 128 Ray Tracing Cores, correndo a 2235 Mhz, e com uma largura de banda de banda de 1,01 Tbytes por segundo, com 82,58 Tflops

A RTX 5070 tem 6140 Shader Units, com um total de 192 TMus e 64 Rops, , contando com 48 SM’s, um total de 192 Tensor Cores, 48 RT Cores, correndo a 2235 Mhz, e com uma largura de banda de 672,2 GB/s, com 30,97 Tflops.

Ora no que toca a performance pura e dura, é impossível sabermos que ganhos a nova arquitetura traz, mas para uma equivalencia entre os GPUs a nova arquitextura teria de trazer ganhos de 166%, ou seja 2,66 vezes, o que não é minimamente credível.



Mas mesmo que assim fosse, os números da masterização mostram-nos que o acompanhar da RTX 4090 é impossível.

A RTX 4090 apresenta um pixel rate de 443,5 Gpixels, a 5070 161,3 Gpixels. A Rtx 4090 apresenta um Texture Rate de 1.290 Gtexels, a 5070 483,8 Gtexels.

Basicamente isto diz tudo. A capacidade de colocar pixels texturados no ecrã da RTX 4090 é 2,66 vezes superior. Logo não fazia sentido que o resto do GPU fosse 2,66 vezes mais rápido, apenas para encravar nesta parte onde o ganho não existiu.

Resumidamente o que se percebe aqui é que a afirmação de que a RTX 5070 poder alcançar as performances da 4090 não é algo para ser levado literalmente. Ou seja não temos na 5070 uma 4090, o que temos são tecnologias novas de IA que, por reconstrução de imagem, e duplicação de fotogramas, conseguem alcançar os resultados da 4090.

As circunstâncias exatas em que isso acontece não são claras. Assim como não é claro se isso acontece sempre. Mas no entanto não deixa de ser interessante. Aliás repare-se neste gráfico oficial da Nvidia:



Esta é uma comparação da 5070 Ti com a 4070 Ti… e apesar de vermos ganhos em todos os casos, alguns deles devem rondar os 20% e os restantes os 100% ou até mais.

O que menos impressiona é o texto de baixo que vou transcrever:

2560×1440. Max Settings. DLSS SR (Quality), and DLSS RR on Geforce 40 series and 50 series. FG on 40 series, MFG (4x mode) on 50 series.

Basicamente a RTX 5070 está a tentar duplicar o dobro dos fotogramas da 4070, para conseguir os resultados que consegue. Ou seja, nativamente, os GPUs não devem ser muito diferentes em performance.



Conclusões

É fascinante que um GPU, mesmo que recorrendo a IA, e que custará perto dos 650 euros iguale ou se aproxime dos resultados de uma 4090. Isso são excelentes noticias para os Gamers e notícias terríveis para os possuidores de GPUs 4090 que agora vão ter imensa dificuldade em vender os mesmos a preços decentes. Isto porque mesmo sendo as 4090 superiores, espremidas as coisas, se a 5070 realmente se aproximar em performance, mesmo que com artimanhas, o gastar-se o dobro do dinheiro para uma 4090 não justifica.

Pessoalmente fiquei vendido com esta apresentação, e a 5070 Ti está nos meus planos. Agora as consolas que se cuidem, pois com os exclusivos no PC e este fosso de performances, não adivinho os 4 anos que se seguem como fáceis.

 

 





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Carlos Zidane
Carlos Zidane
10 de Janeiro de 2025 14:42

A 5080 ou 5070Ti se tornaram meu objetivo. Desde o lançamento até aqui tenho acompanhado as análises e estou empolgado como não fuca a a anos nesse meio da tecnologia. O forte uso de IA e as capacidades gerais, desempenhos alucinantes, uso pra diversas aplicações que estão em ascensão… Me deixaram muito animado. Preço não é um problema quando se entrega algo a altura, nessa geração de consoles PS5 e SX já gastei mais que ela irá custar quando o preço assentar (eu imagino) mesmo com o Real (Moeda Brasileira) estando na maior desvalorização da história. E o que ganhei com essa geração até aqui?! Migalhas.

Agora que Xbox é qualquer coisa e o PlayStation que eu tanto gostei no passado está morto, é hora de sair da zona de conforto e partir pra um mundo de maiores possibilidades.
É um tempo muito interessante pra quem é apaixonado por tecnologia como sempre fui
Até a antipatia antiga que tenho da NVidia está se desfazendo aos poucos. Eu realmente prezo um trabalho bem feito e eles estão de parabéns. A AMD infelizmente não está no mesmo jogo, mas pelo menos prefiro as CPU’s dela por enquanto.
Es todos meus planos sempre peço a Deus que me permita os realizar, por mais que seja mera tecnologia, me sinto uma criança de novo com essas coisas.

Um exemplo em se tratando de jogos, imagino rodando Cyberpunk 2077 a 1440p (não ligo pra 4K) a 120+ fps, com alguns Mod’s legais, aquele Draw Distance sinistro que os consoles nem sonham, re-shade, Path Tracing… fantástico. A nova geração é agora.

Last edited 4 horas atrás by Carlos Zidane
Carlos Zidane
Carlos Zidane
Responder a  Carlos Zidane
10 de Janeiro de 2025 14:46

PS: acho que o Mário viu a mesma coisa que eu kkk. Estamos de acordo

José Galvão
José Galvão
10 de Janeiro de 2025 16:29

Eu acho que as consolas não têm muito com que se preocupar, o PC como plataforma é que tem que fazer uma reflexão acerca dos preços elitistas que são praticados, e não são só os gpu’s.

Basta olhar para o steam e ver quais são os gpu’s mais utilizados pela maioria, e perceber que esta noção de um PC todo poderoso que cava um enorme fosso de performance entre si e as consolas, é uma ilusão, porque representa uma minoria que não mexe o mercado como se pensa.

Qualquer um destes gpu abafa por completo a próxima Switch 2, no entanto não me parece que estes gpu seja qualquer tipo de ameaça para o sucesso da consola, porque o que verdadeiramente interessa, não é a performance, mas sim o conteúdo, “content is king” e nesse aspecto PC ainda anda um pouco a reboque das consolas.

Hennan
Hennan
10 de Janeiro de 2025 19:38

Vou esperar os reviews. Mas já estou vacinado em relação as promessas da indústria. Só gostaria de encontrar uma 4090 barata. Uma pena que no Brasil, até agora, ninguém se deixou enganar.

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