A tecnologia propõem-se criar um ambiente HDR mesmo em jogos que não o suportam.
Confesso que mais do que os 4K, o que me atrai nos novos televisores é o HDR. Pessoalmente acho que o ganho na passagem de uma imagem SDR para HDR é superior ao que se obtem na passagem dos 1080p para os 4K, mas claro, juntemos os dois e temos ouro sobre azul.
Ora nova Xbox série X, como se já não bastasse ser o monstro que é, ainda traz mais um ponto de atracão. Ela propõem-se a uma nova tecnologia que considero altamente sedutora.
Se o re-escalamento de jogos das gerações anteriores para 4K já todos suspeitávamos que seria algo que a Microsoft suportaria, esta nova tecnologia, o auto HDR ou conversão SDR para HDR é algo novo e realmente tecnologicamente fascinante.
Basicamente não há muito o que dizer sobre o assunto pois esta situação é apenas apontada como uma característica existente, sem grandes detalhes, Mas o afirmado é que a consola usará técnicas de reconstrução de luz que permitirão a passagem do SDR para o HDR, e tudo sem impacto no CPU, GPU ou recursos de memória.
A tecnologia é sem dúvida fascinante, se bem que teremos de ver o que sai dali. Infelizmente os resultados conhecidos até ao momento do falso HDR, como aconteceu com Red Dead Redemption não foram os melhores. Mas apesar de acreditarmos que a Microsoft fará bem melhor, se a coisa for opcional, não há cá nada a perder em nenhum dos casos. Apenas a ganhar.