A Samsung não parece livre de problemas com os seus Note 7, e a imagem da marca poderá ficar seriamente afectada caso se comprove que a as unidades substituídas estão a pegar fogo!
O voo 944 da Southwest Airlines flight que ia de Louisville para Baltimore teve de ser evacuado devido a um Samsung Note que estava na altura a largar uma grossa núvem de fumo. Os passageiros foram evacuados e não houve danos ou feridos!
Mas o que preocupante aqui é que o Note 7 em causa era suposto ser um dos aparelhos seguros pois já tinha sido substituído e estava com a certificação de seguro da Samsung. Uma foto da caixa mostra que o aparelho era efectivamente trocado, ao vermos o quadrado preto no autocolante que indica tal situação. O domo refere ainda que o aparelho possuía um ícone de bateria verde, igualmente indicador de que se tratava de um aparelho seguro.
Segundo o seu dono, o aparelho estava na altura desligado quando começou a libertar fumo, encontrando-se no bolso. Assim que o fumo foi detectado, foi retirado do bolso e atirado ao chão onde acabou por queimar parte do mesmo, queimando a carpete. A capacidade da bateria estava na altura em 80%!
Colocando-se o IMEI do telefone no programa da Samsung, há a confirmação que o aparelho tinha sido trocado, sendo dado como seguro e não afectado pelo problema.
A situação deve ter disparado vários alarmes na Samsung. Um telefone de substituição a pegar fogo seria algo desastroso para as finanças e para a imagem da empresa. Mas a Samsung nesta fase limitou-se a dizer que estava em contacto com a Southwest airlines para recuperar o telefone, confirmado que efectivamente era um modelo substituído e para examinar o sucedido!
Actualmente o aparelho está nas mãos dos bombeiros de Louisville para investigação, e o US Consumer Product Safety Commission abriu uma investigação ao incidente.
Num outro caso que foi conhecido da Samsung, mas escondido até hoje, um outro Note 7, relatado igualmente como de substituição, e que estava simplesmente pousado, ardeu durante a noite numa residência, obrigando o seu dono a posterior internamento por bronquite aguda causada pela inalação de fumos. Felizmente a residência não ardeu e não houve relato de danos, apesar de estes certamente terem existido.
Houve ainda um terceiro relato sobre um outro Note 7 de substituição que aqueceu e derreteu a capa em que se encontrava, no Minnesota, nas mãos de uma menina de 13 anos, e mais recentemente um quarto caso acabado de acontecer na Virgínia onde mais uma vez o note ardeu por completo.
O caso mais recente foi na Coreia, onde um Note 7 pegou fogo em pleno Burger King. E desse caso há imagens!
Os alarmes devem atualmente soar bem alto na Samsung, com a imagem da empresa a correr o risco de cair pelas ruas da amargura. Para minimizar o problema, as operadoras estão a encerrar as vendas do aparelho por receio de dano aos seus clientes, e a Samsung anunciou que a produção do Smartphone foi suspensa!