A AMD parece estar a fazer um regresso em força no mercado de CPUs, e dados do mercado Alemão mostram que a AMD está bem encaminhada nesse sentido.
Ver a AMD em segundo plano no mercado de CPUs é algo que já se tornou normal, mas como os dados revelados pela Mindfactory, um dos maiores retalhistas Alemães de componentes electrónicos, a AMD em 2018 portou-se muito bem, e em Novembro, vendeu mesmo mais do dobro de CPUs que a Intel. Eis os dados revelados que deverão seguir a tendência geral do mercado Alemão:
Dada a grande quantidade de dados no ecrã, recomenda-se que abram a imagem num novo separador se quiserem perceber os detalhes da mesma.
Como é possível perceber-se a AMD e a Intel tem vindo a dividir o mercado , sendo no entanto que a Intel tem levado vantagem na maior parte dos meses, e com margens que chegam aos 22%.
Mas nos três últimos meses, algo mudou! A AMD não só vendeu mais do que a Intel, mas começou a distanciar-se de forma notória! Em Setembro, a AMD teve 65% das vendas totais, em Outubro teve 75% e em Novembro teve 69%.
Mas a questão não passa apenas pela percentagem de mercado, mas igualmente pelo número de CPUs vendidos. Se em Outubro, quando a AMD conseguiu a maior quota de vendas a AMD vendeu cerca de 13 000 CPUs, em Novembro, apesar da quebra percentual, vendeu 17 000 CPUs, com destaque para os r5 2600, r5 2600X e r7 2700x. Do lado da Intel o i7 8700K tem sido o que mais procura tem.
A nível de receitas o quadro não é tão favorável para a AMD. O motivo é que a AMD torna-se concorrencial com menores preços, e como tal as receitas geradas não ocorrem na mesma proporção das vendas. Seja como for, tem sido um período muito interessante para a AMD no que toca a venda de CPUs.
A facturação da AMD ficou-se assim em 8 milhões de euros, só neste retalhista, e nos últimos 3 meses.
Eis as quotas de mercado dos diversos CPUS revelados por este retalhista:
Como se vê a AMD tem 71% do mercado, com os seus CPUs Pinnacle Ridge a obterem só por si uma quota de 44%. Na intel são os Coffee Lake que se destacam. Tal traduz-se numa receita para a AMD que é 59% da gerada!