Pela primeira vez na história, uma consola portátil vai custar mais do que uma de mesa. Mas a Nintendo não se vai ficar por aqui e tem mais umas surpresas desagradáveis para a carteira em mente.
469 euros por uma consola Nintendo Switch 2 é sem dúvida caro (509 com o Mário Karts). Estamos a falar de um custo que supera o da PS5 all digital que está a ser vendida por 399 euros. E no entanto, apesar de todos os avanços desta consola, a mesma não se revela minimamente concorrencial com a consola da Sony. Será ainda de se referir que a Switch2 vai voltar ao LCD em vez do OLED, reservando este para mais tarde, de forma a poder cobrar mais algo extra.
Poderão alguns argumentar que é portátil, e sim, isso é inegável mas não vamos esquecer que as consolas portáteis sempre existiram e que nunca nenhuma delas teve um preço superior a uma consola de mesa.
Mas custos altos pelas suas consolas é algo a que a Nintendo sempre nos habituou. A sua Switch era baseado em hardware que, à data do seu lançamento, era vendido em smartphones de 100 a 150 euros. E no entanto a Nintendo manteve o preço de 399 euros durante anos e anos, sendo que 8 anos depois a mesma ainda custa 250 euros.
O certo é que Nintendo nunca foi um produto barato. Os jogos nintendo vendidos entre os 60 e 70 euros estão longe de serem concorrenciais a nível de custo e tecnologia gráfica com os jogos de uma PS5. Basicamente são caros para o seu custo de produção.
A questão é que isso vai piorar com a Switch 2, onde as verses digitais dos jogos para essa consola vão poder chegar aos 80 euros, com as versões físicas a poderem ir aos 90 (não serão todos, pelo menos para já, pois se a adesão existir, em breve todos, em todas as consolas, custarão isso). Estamos a falar de um custo superior ao que temos com jogos PlayStation ou Xbox. E isto para uma consola que está quase uma geração atrás das atuais consolas de mesa.
Mas isto não é tudo, pois a Nintendo quer ganhar dinheiro com a sua rede, e nesse sentido a funcionalidade de chat entre consolas vai obrigar a assinatura.
Mas a notícia que mais escandalizou os media foi o saber-se que o Welcome Tour user guide, uma espécie de jogo que cópia o conceito de Astro Bot original, mostrando o interior da consola e como esta funciona, vai ser a pagar. Sim, serã barato, na casa dos 8 euros, mas mesmo assim não será gratuito.
A consola tem 256 GB de espaço de armazenamento podendo ser expandido com cartões Micro SD express, cujo preço até bate o dos SSDs. Um cartão de 512 GB passa os 100 euros, e um de 1 TB, os 200 euros.
Nesse aspeto, é a Nintendo no seu melhor. Qualidade… Sempre… Mas a pagar-se, e mais do que realmente justifica.
Curiosamente a Nintendo, que quer recuperar o mercado japonês, vende lá a consola a 338 dólares. Um valor que, pelos vistos, seria possível em todo o mundo, mas que não é aplicado.
Uma situação que levou a que a maior parte dos comentários do livestream sejam “DESÇAM O PREÇO”, algo que, pelas movimentações em alguns retalhistas, poderá vir a acontecer.
Dito isto, não temos duvidas que será um sucesso. 🙂
[opinião] Pagar mais, ninguém quer… mas é bom lembrar que o que vale pra um, deveria valer pros outros e que o tempo também corre pra todos se isso serve para justificar coisas.
Sobre custos, é como eu disse em comentário anterior, não é um problema do consumidor e sim das empresas, que se quiserem vender viabilizaram seus produtos para seu público alvo. Só pra pensar: se custos fossem o único ou principal motivo pra precificar jogos, será que aquele de pirata da Ubisoft deveria ter valor de venda maior que qualquer um da Nintendo, ou qualquer grande jogo que “custou menos”?E digo mais, é preciso ver pra além dos tecnicismo, o valor da qualidade da mão de obra não está só no grafismo, jogos da Nintendo, no geral, seus carros chefes, nunca sofrem de falta de criatividade, quedas de fps, problemas de frame pacing e etc., então, é preciso ter uma ótica mais ampla do que avaliar um portátil como uma peça de computador. E assim como o PS5, que é um console de 399 mas com 4 anos no mercado(mas tendo sido lançado a 500, o que ainda é mais caro que o portátil de agora), e como sempre argumentaram por aqui – pra defenderem a venda de grandes conglomerados a MS, ou mesmo pra menosprezarem a Nintendo – não concorre com o PS ou Xbox, logo, não deveria ser sequer comparado da mesma forma, já que não deveríamos comparar um PS5 com um PC, certo? É preciso ter em mente ainda que o produto recém lançado de cada empresa é um console de 800 dólares/euros contra um de 450 da outra, e que a Nintendo ainda tem uma versão mais barata que o PS5 no mercado, embora possa ser considerada de velha geração por não jogar jogos novos ou velhos na mesma qualidade, mas veja, no PS5 de 399 euros também não tenho como rodar jogos físicos, nem sair por aí jogando como se fosse um portátil, a menos claro, que eu gaste mais dinheiro. Dito isso, acho um absurdo o preço dos jogos a 80/90 euro/dólares de qualquer plataforma, e vamos ver na prática como a coisa se porta. Mas mesmo que a comparação nada tenha a ver, apenas no mundo de custos de placas no pensamento mais raso possível, vale lembrar que portáteis pra jogos como Rogue Ally foram lançados por 599 usd/euros pra mais tempos atrás. O próprio Steam deck, com 64 GB, por 400 chegando até 650 eur/usd. Então, 450 USD pelo Switch 2, não me parece caro, embora não seja barato. É um console novo, com portabilidade e exclusivos por 450 euro, agora, se a pessoa só quer um console de mesa barato que rode qualquer coisa e não ligue pra exclusivos, temos aí o Series S por bem menos, rodando Gamepass e tudo. Se a questão é hardware temos aí a PS5 Pro e os PCs, onde o preço é alto, mas o “custo” justifica.
Juca e a sua tentativa de se convencer que a compra da Switch2 é a melhor escolha. Cada um é livre de comprar o que quer, mas insistir no comparativo com a pro em vez da base é só para argumentar e justificar a sua já decisão. Ou seja o que criticas também o fazes, comparações sem lógica. No teu caso pessoal, por essa via, a melhor opção seria a compra da portal. Já tens a ps5, seria portátil, com ecrã melhor, autonomia melhor, comando melhor, a metade do preço já que é o ponto que mais salientas e te preocupa, para além de rodar melhor os jogos e continuares a ter acesso à tua vasta biblioteca. Que me digas que queres a Switch2 porque sim, ou pelo tipo de jogos, ok é uma opção, mas agora esses comparativos…
Até quando querias a vertente PC não comparavas a pro com a gama mais alta. Comparavas com upgrade mas não para o melhor do mercado. 2 pesos, 2 medidas.
E já não entro nas voltas que dás para justificar os preços dos jogos, mas enfim, daqui nada ainda me convences que um tetris seria convenientemente taxado a 90 euros em versão física.
E o portal joga só ou é um upgrade? É preciso nivelares as coisas com razoabilidade, 800 euros é caro pra qualquer console ou placa de vídeo, 450 não, sobretudo se entrega jogos singulares. Mas veja, pela ótica de custo jogos e serviços baratos o Series S é imbatível, então, o que queres? Um PS5 Pro, porque é mais barato que um PC ou porque entrega exclusivos PS? Porque de resto a vantagem preço de jogos, consoles e serviços está toda no Series S, falta saber qual é seu critério para achar que o PS5 Pro a 800 é bom negócio e um Switch 2 não, quando o portal sequer é algo que equivale a um Switch e o PC portátil mais barato está pelo preço de um S2, senão mais caro. Sobre Tetris, quando lançam, sempre é o preço dos outros games, não? Mas assim, Tetris pra mim vale mais que qualquer CoD ou BF já feito, mas isso são gostos, e gosto não se discute. Qual seu critério pra dizer que o hardware entregue pelo Switch não vale os 450?
Cara, compra o que tu quiseres, estou dando opinião, quer discutir, rebata-a com contra-argumentos. E compare coisas sem sentimentos.
Precisamente, é por isso que acho que escreves mais neste caso com o coração do que a razão
E até nem é necessário a ps5 para jogares na portal
Qual aparelho do mercado entrega similar ou melhor do que o Switch 2 entrega no mesmo preço ou mais barato? Onde está o coração nisso?
Vou citar só algumas características:
450 dólares, num console lançado em 2025 entregando isso é algo caro? Acho que não, mas o valor das coisas é subjetivo, há quem invista numa 5090 pra jogar… seria coisa de fanboy?
Juca, pq MK custa 80 dólares? O que o faz acima de um FH por ex? Pq DK Bananza custa 70 dólares? O que faz acima de Astrobot? A Nintendo está brincando com o público dela e acho que ela irá se dar mal! Ah! Poder bruto dele é de um ps4 e está em preço de um ps5, e sim, Hardware é primariamente sobre poder por isso ela está cobrando caro!
Quantas unidades venderam de Switch e MK8? Quantas venderam de Xbox Series e FH 5?
Sabes quanto custa o FH5 completo no PS? 400 pilas. Pq ele vale mais que astrobot ou mais que qualquer lançamento do PS até agora? Aí é só pensar e vc vai ter suas respostas sozinho.
Quem é mais desejado? O Astrobot ou o DK? Porque alguns jogos podem valer mais que outros? Por custo? Ou porque é mais desejado? Ou devemos passar uma régua só onde alguém quer? Porque o flop vale o mesmo que algo com histórico de sucesso? São muitas coisas pra se ter em conta…
Não é ser mais desejado, e sim, ter uma concorrência interna menor! Pense em um mundo onde a Nintendo comece a fazer consoles poderosos tendo todos os AAA day one third party, aí vc vai ver se esses games da Nintendo venderão assim… Olhe, não tiro a qualidade deles mas a Nintendo é como vc ir em uma sorveteria e ter apenas 10 sabores, enquanto nas outras, são 50 e daí vc tira a lógica do que estou querendo dizer.
Isso é opinião sua, e entraremos no paradoxo da “tostines”, a Nintendo vende seus consoles por causa da falta de suporte a jogos thirdies ou os jogos da Nintendo vendem mais porque o suporte a thirdies é fraco? Antes de tudo é preciso pensar porque o suporte a Thirdies na Nintendo é fraco. É imposição da Nintendo, é acordo com concorrência, é porque a Nintendo escolheu não ter uma plataforma baseada em X86…? Bem, sou da opinião que a Nintendo quis manter-se num caminho mais tradicional possivel e a maioria das editoras, querendo produção em escala e facilidades puseram de lados opostos da balança PC+Xbox+PS e Nintendo, o resultado é consequência disso. Agora, nada nunca impediu ports de Thirdies lá, se hoje o mercado da Nintendo está do jeito que está, foi ela quem construiu isso. Aí vamos pra outro paradoxo, as Thirdies não estão lá porque só vendem os jogos da Nintendo, ou porque só vendem jogos da Nintendo lá, as Thirdies não estão?
Edson, eu acho que na vida são escolhas, prefiro PS, mas acho que a PS está longe do seu melhor momento, principalmente dos 2 últimos anos pra cá. Dito isso, concordo que o preço dos jogos está caro, mas também já o é, e por culpa da PS, a Nintendo só vai piorar a coisa novamente, sobre a variedade de jogos também concordo, a Nintendo carece de jogos ocidentais, mas a Nintendo é rainha no seu nicho, acho difícil baterem um console Nintendo nos jrpgs e plataformas 3D, embora pontualmente a concorrência consiga seus feitos e tenha maior variedade, sobretudo em jogos narrativos e de mundo aberto, a questão é, são escolhas. E veja a Nintendo tão certa e tão errada quanto a Playstation nessa geração, A Sony aumentou 100 dólares do PS4,a Nintendo fez semelhante, a PS aumentou seus jogos, a Nintendo agora faz o mesmo e etc… Se a pessoa prefere uma ou outra é cada um quem sabe, e vai depender do que quer num console e o que quer jogar.
Não vai ser você ou ele ou eu que vai dizer se é caro ou não, é o mercado! E parece que até uma parcela dos maiores fãs da Nintendo não estão fazendo a pré-venda, tanto é que vários varejistas baixaram os preços em menos de 24 horas (talvez você agradeça a essas pessoas, pois elas irão regular o preço e você vai pagar bem mais barato).
Por que disso?
1 – o Switch 2 não é mais novidade como era Switch;
2 – Preço do dispositivo, controladores e principalmente dos jogos;
3 – A Nintendo tá subsidiando seu console no Japão, enquanto Europa, EUA, etc pagam esse subsídio e pagam caro! Ninguém gosta de ser feito de otário e se a Nintendo é o que é hoje é graças aos EUA e a Europa;
4 – Lançamento desinteressante, sem um fator “WOW”, com principal jogo sendo Mário Kart. Aí o planejamento foi pro espaço! Nenhum Mário ou Zelda;
5 – Ecrã de LCD EM 2025 e construção do console. Quem tem ou teve Switch sabe muito bem da construção merda do aparelho e aí me mete um LCD DE NOVO? No Switch a galera até aceitou porque OLED não era tão acessível como hoje. A Nintendo economiza em tudo, mas pro cliente ela mete preços absurdos!
Sparrow, concordo, o sucesso ou não será ditado pelo mercado, bem como se é caro ou não, a questão é que não acho razoável virem falar que 450 para um portátil que embarca muita coisa é muito ou não vale, quando há 4 anos atrás tivemos um console lançado a 500 e agora o seu sucessor a 800, sem fator WoW também, já que você parece não achar que ir de 720p@30 pra 1080p@60 é grande coisa ou mesmo em dock fazer 4k ou 120 fps, percebes. O console vai sair em junho, com um jogo da From exclusivo pra quem é fã da From, e exclusivos Nintendo, então, o mercado é que vai dar a resposta, mas lembro que o defasado hardware do Switch está no rastro do console de maior sucesso de todos os tempos, o PS2, então, eu não apostaria contra. Fora que pra quem chora, provavelmente haverá corte de preços no futuro, mas daí também não dá pra apostar.
O Pro não é sucessor do PS5. E tecnologia o Ps5 tem mais que o Switch 2, que é mais uma vez algo defasado e o fator novidade é zero! Se continuarem nessa arrogância com essas práticas e esses preços eles podem muito bem provar outro flop nos moldes WiiU.
E o pior, se surpreendeu com a reação negativa da galera! Kkkkk
https://www.gamevicio.com/noticias/2025/04/switch-2-venda-adiada-eua-tarifas-trumpo/
https://www.gamevicio.com/noticias/2025/04/nintendo-surpresa-reacao-negativa-preco/
A Switch 2 tem um hardware baseado nas NVIDIA de 2018, e mesmo assim mais fraco do que o GPU NVIDIA mais fraco lançado na altura.
Vou lembrá-lo de algumas coisas, Mário; a primeira é que diziam que o PS5 era uma GPU RDNA “1.5”; a segunda é que, até onde sabemos, a Nintendo traz um chip ARM “customizado”, com APIs próprios para tirar melhor proveito dele, como todo console, o que, segundo o que foi propalado aqui, também não podemos compará-lo com PC, pois trabalham de forma diferente, trazem conceito diferente e etc. Pelo menos, lembro desses papos por aqui quando vinham falar de PC vs Console. E digo mais, pelo que foi apresentado, numa comparação do tipo que muita gente gosta, me parece que o Nintendo Switch vai deixar muito PC handheld com mais RAM e chips ditos mais potentes, no chinelo…
Agora, se puder comparar Console com GPU, o PS5 Pro faz menos que a 570 ou mesmo as 9070/xt, né não?
Ele não está comparando ao PC, ele está falando o fato. O ps5 é RDNA2 customização, o 1.5 é papo de fanboy. O fato é que o Ps5 usou como base uma arquitetura que viria a ser lançada junto com o console e o Switch 2 tem como base um arquitetura de 7 anos atrás. Isso é um FATO IRREFUTÁVEL!
O Switch é segundo console de uma galera! Tinha o fator novidade é vendeu muito porque o preço (apesar de caro pelo o que oferece) era atrativo. As decisões da Nintendo com o Switch 2 são péssimas e se continuar com essas políticas de preços, vai flopar! E que flop mais uma vez! Parece não ter aprendido nada ao longo da história, com fracasso comercial de N64, Game Cube e WiiU! E olha que desses aí, exceção do WiiU, TODOS tinham atrativos superiores ao Switch 2
O sucesso não tem fórmula… quem foi mais arrogante nessa geração e quem se deu bem, Xbox (Xbox com 2 consoles, um barato e um caro, dando Gamepass e etc.) ou PS (subindo preço de console e de jogo)? Aí é torcida sua, as coisas serão o que serão, acho que o Switch 2 vai vender muito bem, sobretudo se continuar acertando nos seus jogos e ainda mais com melhor suporte de Thirdies, mas é apenas achismo meu. Vamos ver o que acontece.
Posso lembrar o Phil Spencer com o SOC da X com 8K gravados? Ou a promessa dos 4K desta geração. A capacidade de o hardware entregar é uma coisa, entregar efetivamente é outra.
Você está querendo dizer que os vídeos mostrados pela Nintendo são mentirosos, Mário, e que ela não conseguirá isso nem nos jogos dela?
Estou a dizer-te que vi análises à resolução de um jogo Nintendo para a Switch 2, e ele era 1080p nativo, re-escalado a 1620p.
O teu argumento cai por terra quando no Japão a mesma consola não custa mais de 300 euros.
Há aqui especulação com o preço e isso é inegável. Quando a Sony perde dinheiro com a PS5 digital, a Nintendo deve estar a ganhar quase 200 euros com cada switch 2.
O pior ainda vai ser no mercado americano, pois li que podera custar mais que 499$ visto que o Trump anunciou as novas taxas alfandegárias apos o anuncio desta, e devido a isto a nintendo ja mudou a data de reservaçao oficial para o dia 9 nos USA pois e a data que as novas taxas vão entrar em vigor
Ainda por cima o financial times publicou que a nintendo exporta muitos dos seus produtos para os USA desde o Vietname e o Camboja e estes vao ter taxas mais duras que sao de 46% e 49% respetivamente
Ou seja se a nintendo vender a SW2 a 300€ no japao e mentiver o preco a 499$ nos USA (mesmo com as taxas anunciadas) vai ser mesmo gozar com os europeus
Lá será problema pra qualquer console, aliás, num curto período, pra qualquer dispositivo eletrônico, vai tudo ficar mais caro por lá.
Pelo visto a Sony é uma santa, lembro que a MS também já o foi com o Gamepass. Agora é preciso pensar porque a Sony pode subsidiar a gosto dela e a Nintendo não.
A Nintendo não tem o hábito de subsidiar as suas consolas. Elas sempre foram caras para o hardware que possuem. Há muitas gerações que a Nintendo usa hardware antigo e lança a preço de novo.
A Wii era uma GameCube melhorada. A Switch era um SoC já obsoleto nos smartphones com mais clock. A Switch 2 é hardware entrada de gama de 2018 e cortado. E o preço nem por isso desce.
Mas se subsidia no Japão, porque motivo o resto do mundo tem de pagar mais?
A Portal não precisa da PS5. Pode fazer stream direto dos servidores.
Mas não é um console pra jogar em qualquer lugar, Mário, ele sempre depende de internet pra jogar, quantas pessoas você conhece que compraram um pra jogar só por stream, e qual terá sido o número de venda dele? No que isso se compara a um Switch, ou mesmo a um PSP?
Basicamente essas comparações que fazes caiem por terra porque a Nintendo vai vender a SW2 no Japão por 309€, com a desculpa esfarrapada de que só tem o idioma japonês…
No que toca ao Steam Deck, só te digo o seguinte, se a SW2 tivesse um ecrã OLED com 7.2”, 16GB de RAM e 512GB de armazenamento, não seria 569€…
O motivo pelo qual estas empresas tentam ir mais longe, é por causa desse passar a mão pelo pêlo, chulam o consumidor até onde podem porque têm sempre umas vozes a fazer aquilo que fazes, que é tentar dar a volta ao texto, e depois acabamos no ridiculo em que temos um botão fisico que está por detrás de uma paywall e jogos a preços exorbitantes.
José, compraste um PS5 Pro e jogos lançados a 80 euros? Ou não passaste a mão no pelo?
a Steam Deck foi lançada a quanto e vendeu quanto? A tela Oled é maior que a do Switch 2, tem maior pico de brilho para HDR e é 120 Hz?! O portal sei que é uma Oled só de 60 Hz e menor, e ainda sai mais caro pq precisa de um console por fora, e é internet dependente. Eu, no geral, as mesmas especificações, acho Oled superior, apesar do menor pico de brilho (o que repercute diretamente no HDR), mas segundo o Mário, por exemplo, não é.
Vocês no passionalismo de defender marcas ficam cegos, estou argumentando que um console de jogos no lançamento, sendo portátil e com exclusivos, não está caro, daí vêem me dizer que estou defendendo jogos a 90, quando só digo que a Nintendo faz o que quer como a Playstation idem. Mas já entendi que PS é parente e com parente não se mexe! Lol
Não precisas da Ps5 para jogares na portal
E como jogas nele sem ser obrigado a pagar por serviço e internet? Ou ele serve pra mais alguma coisa sem um PS5 ou sem um serviço pago? Há muitos poréns nessa comparação. É 450 por um dispositivo novo, portátil que funciona sem depender de mais nada pra jogar, tem exclusivos próprios onde só se joga nele e não precisa de qualquer gambiarra pra fazê-los rodar, não percebeste que não falamos de coisas equivalentes?
Pagas serviço e internet. Mas tens todos os jogos do Premium e não os precisas de comprar.
Já que os jogos não importam, pago mais barato no Gamepass, tenho os jogos premium day one e jogo até no meu Smartphone, percebes? Pra que um Portal?!
Um console não é uma tela que recebe sinal WiFi, Mário.
Juca não venhas com esse rótulo de que sou fanboy de PS que comigo não cola.
Não tenho PS5 Pro nem faço intenções de a ter, ou andaste muito distraido nessa altura ou não deves ter percebido que fui a voz mais discordante da PS5 Pro e do seu preço bem como as suas práticas.
Nunca comprei um jogo a 80€…
O OLED da Steam Deck é de 90Hz, e se achas que vais ter muitos jogos a 120fps na SW2, acho que vais desiludido.
O Portal é uma roubalheira, e não é oled, é mesmo lcd, o que torna a coisa ainda menos desinteressante.
Passionalismo a defender uma marca foi o que fizeste mais acima, ao defender que aquilo é barato, quando tens um modelo no Japão a provar que não é barato e que a marca pode efetivamente ter um preço acessível.
Desculpa lá mas ter uma consola a custar quase 500€ que em 2025 descobriu o HDR, é no minimo ridiculo, e pior ainda todo o ecossitema à sua volta, desde o preço dos jogos, ao serviço online com ”novidades” que já existem à décadas, que é no minimo mediocre, já para não falar nos acessórios, 90€ por um comando?
100€ por um par de joycons?
Não é à toa que a Nintendo é conhecida como a Apple dos videojogos, porque tem as mesmas más praticas na arte de explorar a clientela, e a base fanática para a defender.
Eu curto muito Nintendo, mas assino embaixo, José! Não tem como passar pano para essas práticas, sinceramente. Poderiam se muito, vender esse console por 400 dólares, mas além de enfiarem 450 dólares, aumentam de forma patética o preço do Mário kart ( onde penso que Smash Bros, Zelda 3d e Mário 3d) irão para o msm caminho. Outra coisa, por mais que seus jogos de plataforma sejam ótimos, hj a própria Sony tem games ao nível cobrando menos, fora as promoções, promoções essas que a Dona Nintendo não prática!
A tela do steam deck é 800p e com pico de brilho presumivelmente menor, o que pode resultar numa apresentação inferior para o HDR (mas não necessariamente, pois como já disse, prefiro Oled pelos pretos intensos a ver um sol mais parecido ao natural).
Uma tela 120 aumenta a possibilidade do console, em ter modos 40fps que é uma frequência divisora direta do refresh da tela, além de permitir uma maior variação de VRR.
Minha intenção não é tratá-lo como fanboy, mas dar-lhe o mesmo tratamento que estou tendo, é apenas reciprocidade.
Mas minha pergunta está de pé, não vais comprar o PS5 Pro, mas achas que ele vale 800 pelo hardware que embarca? E comprastes jogo PS5 a preço cheio depois que estes aumentaram?
Um par de joycons não pode valer 100 porque? Quanto vale um Dual Sense Edge ou um da Pro da MS e quantas pessoas podem jogar ao mesmo tempo com um desses?
As comparações de potência não faz muito sentido porque a nintendo entrega o suficiente para as suas ips rodarem bem ..o grande entrave é mesmo puxarem a indústria para o nível seguinte o nível dos 90euros por jogo ….. É muito. Creio que já li que. França já há promoções devido á procura mais baixa que o esperado e ainda nem saiu a consola
Sim varias lojas de grande distribuição vendem a consola a 440€ em vez de 470€, o jogo mk a 70€ em vez de 90€, dk a 60€ em vez de 80€, e as versoes dos jogos actuais como varios zelda espciais switch 2 estao a 60€ em vez de 80€
Isso já parece mais aceitável. Vamos ver como estará no próximo Natal
Perfeito, Bruno, concordo.
Espero que desta vez o povo consiga provocar a empresa de maneira a que baixem os jogos e consigam já uma promoção boa na consola já este natal
União sempre é bom, principalmente a que não resulta na exploração de uma parte.
A switch 2 e a steam deck, asus rog ally, etc nao se podem comparar, de semelhanças so tem o lado portatil pois de resto são diferentes em tudo a comecar pelo lado software, a switch 2 so poderas jogar os jogos que sairem para esta, ou para a switch 1 enquanto as outras podes jogar praticamente todos os jogos que saiem no pc, e ainda podes fazer tudo como um pc normal, e ainda por cima tambem o podes ligar a tv e ainda melhor pois podes jogar com teclado e rato e nao és obrigado a ficar bloqueado ao software instalado de fabrica, podendo mudar de Windows para linux por ex
A comparação é no que entrega por preço. E sem querer desmerecer os handhelds, mas sabemos bem que não rodam bem todos os jogos de PC, embora eu entenda seus argumentos. Mas é como dizes o que ganhas num, não ganhas noutro e vice-versa, se queres jogar jogos de PC, não há o que discutir, pois não queres os novos jogos da Nintendo, ou mesmo os antigos de Switch, queres jogos de PC.
A tua opinião de não está caro não se compreende. Perante o argumento real que a Nintendo vai vender a consola a 309 euros no Japão,e a Nintendo não tendo o habito de perder dinheiro nas consolas, só se pode achar 450 barato se alguém gostar mesmo de pagar os restantes 141 euros.
O preço da Switch não é exemplo para ninguem e o histórico da Nintendo não ajuda. O custo de produção da Switch2 OLED era 10 euros maior que o da Switch2 LCD, e era vendida a mais 100 euros.
É caro ! É um facto. 400 seria para mim o preço indicado , porque é recente e espera se um bom catálogo de jogos.
Juca, por norma concordo com o que dizes, mas não com tudo o que dizes aqui.
A PS5 Pro é uma consola Premium. Não se destina a substituir a PS5, e sim a oferecer uma proposta melhorada a quem quiser algo melhor.
E Switch2 2 é a proposta da mesma geração da PS5, lançada 4 anos depois, e mais cara que a versão digital, várias vezes mais potente, e que é basicamente uma PS4 com output a mais de1080p por reconstrução de imagem.
Quanto à questão do portátil é uma vantagem que todas as portáteis tiveram até hoje, e nem por isso custaram mais que uma proposta bem melhor de mesa. Daí que não vamos agora bater na tecla do “Ah mas é portátil” pois isso é atirar poeira para os olhos.
Quanto à Steam Deck, o seu preço está inflacionado. Mas é um PC e não uma consola!
PS4 Pro também tinha o mesmo propósito, não, uma revisão de meio de geração, o premium é só o preço de como eles vendem o produto. Onde está o argumento pra fazer diferente? Porque não fizeram como na geração passada?
A Sony subiu o preço do PS4 e PS4 Pro pro e o dobrou no meio da geração dizendo que agora era um console Premium e a Nintendo não pode subir o preço do console dela? Isso pra mim é que não faz sentido, inda mais porque o preço do PS parece que sequer foi cortado e a descilpa foi de que os custos não caíram, pelo visto só os custos da Nintendo caíram, vai se entender!?!?!
O preço do PS5 ja caiu em 50 dólares! No mais, TODOS aqui tem opinião diferente de você. No fundo até você sabe que o preço do Switch e de tudo que vem com ele é pra lá de abusivo, pois precisou colocar o Ps5 Pro em equivalência. Não preciso explicar o porquê a comparação é sem lógica! No mais, é mais bonito falar que é fã e vai comprar mesmo com esse preço do que tentar convencer todos de algo que não tem um pingo de lógica!
Não, citei o PS5 Pro porque estão vendo arrogância na conduta de um sem olhar pro outro. A proposta do Switch 2 é ser um Switch 1 melhor, rondando jogos melhores, não ter uma GPU de PC cobrando preço de GPU Mid-gen. Logo, caro mesmo é um console com uma GPU melhorada pelo dobro do preço, não um melhorado que não passa dos 500 dólares e roda jogos novos só pra ele.
Opinião diferente é normal, vivo discordado de você, e daí, desde quando a maioria tem sempre razão? Aliás, o gozado disso tudo é me verem como Nintendista, até mais que quem comprou um Switch, coisa que não fiz! Lol
Eu sou fã da Nintendo desde criancinha, como sou da PS desde o fim da infância, mas não sou fanático pra gastar dinheiro no que não me traz valor. Dito isso, até 4k eu pago no Switch 2 brasileiro, mais que isso não. 450 dólares são ~2500 reais nos eua, e isso é dado no Brasil, pagaria fácil-fácil.
Se vc não consegue ver que o PRO é pra entusiasta e que não muda NADA pra quem tem o base, não posso fazer nada! O Pro não mata o base, os jogos não deixam de sair no base por causa dele. O Switch 2 enterra o antecessor. Ou seja, coisas COMPLETAMENTE diferentes.
O Switch 2 com um acréscimo de 100 dólares sobre o preço de lançamento do Switch 1 Oled, enterra-o justamente porque muda a base pra fazer jogos melhores.
Quem acha que uma GPU melhor pelo dobro do preço sem o dobro real de desempenho vale é você. Quanto você acha que aconteceu de ganho de desempenho do Switch 1 pro 2, com jogos a 1440p@60 quando o Switch 1 fazia 900p@30… vale 100 euros a mais? O Switch normal já teve corte de preço também, mas e daí, você acha que 4 anos depois as pessoas que gostam de PS querem é o PS5 ou um PS5 Pro? Ou um Switch 1 ou 2?
Sabe o que me interessa? É nele ser tudo mais caro que um CONSOLE DE MESA e ser inferior em TUDO! Entendeu?
Acabei de ver, que essa S2 sairá no Japão por 309€, se for verdade, essa consola começará mal aqui na Europa. É muita mancada atrás de mancada.
E ela ainda colocou trava de região pra tu n conseguir comprar no Japão. Hauaha
Isso é que é nacionalismo, queria que as empresas brasileiras fossem assim e botassem as exportações pra subsidiar produtos pra venda interna! Lol
Não sei se vale o preço cobrado ou não, mas sei que se eu tivesse a oportunidade, teria um sem pensar duas vezes. Amo Zelda, Xenoblade Chronicles, Pokémon e Mario
E se sair um novo Mario 3D com o nível do odyssey e um Zelda inovador para a serie como foi o Botw … Ainda vai ficar mais difícil o sofrimento mas a 90 paus o jogo vou mesmo ter de sofrer
Em relação ao preço do console, vou esperar a confirmação do hardware antes de opinar. Se tiver um bom numero de tensor cores, capaz de implementar DLSS com pouca diferença de desempenho + uma GPU próxima do ps4pro. Não está caro. O problema é que os games mostrados indicam um hardware inferior ao ps4 e a ausência de DLSS é um péssimo sinal.
Já em relação ao demais preços, não há defesa. Pura ganância da Nintendo. Basicamente chamou seus clientes de retardados. 80 num jogo, 90 num controle, 10 numa demo, 15 a 20 num upgrade e online pago para utilizar chat com voz. Compra quem quiser, mas saiba que você é um retardado. Porque não é mais sobre dinheiro e sim a mensagem. Esse é o início, não o fim. Se o consumidor aceitar, só vai piorar.
Ele não está abaixo do ps4, Hennan! Inclusive a DF disse que os games como por ex Cyberpunk está rodando acima das versões do PS4 e one. Ah! E a NVidia confirmou DLSS no console: https://blogs.nvidia.com/blog/nintendo-switch-2-leveled-up-with-nvidia-ai-powered-dlss-and-4k-gaming/?s=08
Apenas minha opinião, quando sair oficialmente, algo me diz que a DF vai mudar sua versão.
Em relação a Nvidia, a questão não é sobre capacidade de rodar DLSS, mas o custo. Rodar DLSS na série 4000 é uma coisa, na 2000 outra. A diferença de performance vai dizer se será útil ou não.
No geral, Docked deve estar melhor mesmo, pois tem modos 60 e 120 em alguns jogos, coisa rara nos PS4 Pro… mas duvido muito que em poder computacional bruto pra raster seja superior. Aí é mais a questão de melhor hardware geral por causa da geração (PS4 Pro vai pra 1 década), e aprimoramento técnico pra fazer os jogos… não sei como está sendo a coisa, mas é difícil pra qualquer hardware de hoje fazer 1080@60 em jogos modernos, em Metroid, prometem 1440@60, então, deve estar havendo alguma mandinga. Estou curioso pra ver como está se dando a coisa, de onde parte de um processamento nativo pra entregar isso, e espero sinceramente que não estejam inflando números com os tais frame generation.
Se o preço no Brasil for legal, supondo até 4K e torcendo pra ser o mesmo que um PS5 digital que se encontra por uns 3.3K, um vem aqui pra casa já com os dois Zeldas só pra eu jogar mais umas 500h cada um, mas dessa vez com 60 fps e legendas em português!
O negócio Juca é que fazer 4k 60 ou 1080p 120 em Metroid prime não é tão incrível, pq claramente é um game de aspecto de geração ps3, fora que fazer isso em games leves como DK Bananza, MK World tbm é compreensível. O ps4 pro lhe dava com Horizonte, Tlous, Uncharteds da vida, games tecnicamente impressionantes com um nível de exigência bem alto. Não duvido que um ps4 pro brincaria com um game como esse DK Bananza ou esse MK. Vi muitos Nintendistas impressionados com essa pegada de mundo aberto do MK, mas o Forza Horizon faz isso desde o Xbox 360.
Acho que sua memória o trai um pouco, Edson, procure na internet vídeos de Killzone 3 (auge de gráficos PS3) e compare-os a apresentação do Metroid… veja bem, se fosse tão fácil termos fps a mais das gerações anteriores o Uncharted Collection estaria rodando a 120fps já no PS4/PS4 Pro, e acho que não rodam 120 nem até hoje. Sinceramente, Metroid Prime está mais para Halo Infinity que pra Killzone 3, assim como DK está mais pra Astrobot que pra qualquer jogo de PS3, e veja, não tenho certeza, mas acredito que, mesmo com hardware de PS5, Astrobot nem sequer roda 4K@60 nativos, roda?
Astrobot é 4k nativo. O meu ponto não é muito sobre os games da Nintendo, visto que ela faz jogo feio parecer bonito. O problema é que a depender do hardware, o console pode ou não receber a maioria dos jogos recentes. Se for para depender apenas da Nintendo e ports da geração passada, 450 dólares é salgado. Se receber quase tudo, mesmo que com downgrade. Já coloca o console em outro patamar.
É 4k@60 nativos? Ou 4k@30/40 nativos?
Vou dizer uma coisa óbvia, ela vai receber tudo que a Nintendo fizer, e isso já faz toda a diferença, percebes.
Sinto muito, passei a informação errada. É 1440p-2160p dinâmico a 60fps. Confundi com outro game.
Também gosto bastante dos games da Nintendo, mas ainda assim pulei o WiiU. Se os jogos forem 450 ou mais, terei que pular o Switch 2 também. Na geração ps4 nem ligava para preço, comprava tudo na pré-venda. No início dessa geração comprei tudo em mídia física por causa das promoções. Mas a medida que o preço sobe, vai ficando mais caro mesmo com desconto. 300 é o meu limite. O melhor game que joguei ano passado foi Wukong e custou 200, nesse ano até agora foi Ender Magnolia por 70. Difícil justificar 450 reais.
Nintendo é complicado porque não costuma cai o preço. Mas você fala de Wukong no PC né? Porque 200 no PS deve ter sido longe do lançamento, é o que imagino.
Eu também dei uma freada nos jogos novos, não vi mais recentemente nada que me empolgava e tava investindo mais no VR e esperando baixar as versões premium de jogos que no PS vão pra além dos 500k no lançamento. Resolvi investir um pouco noutros hobbies como pintura e etc, aí mudei um pouco o foco do gasto do dinheiro, espero me empolgar com os jogos vindouros de PS, mas por enquanto tô evitando gastar com games, não acho que os lançamentos estão merecendo, apesar de FH5 estar na minha mira, mas como quero a versão completona, e já esperei um bocado, vou esperar cair o preço.
No lançamento será ao menos 4,5k. A Nintendo não faz importação direta, logo é difícil imaginar um preço competitivo. E custando mais que um ps5, ao meu ver tem que rodar a maioria dos games recentes. Nessa faixa de preço, fica difícil justificar mais de um aparelho. Ps5 + Switch 2 vai dar 8K. Já da para montar um PC bom. Mesmo nos EUA vai custar entre 800 e 850 dólares, difícil ter os dois.
Entendo seus cálculos mas PC e consoles são experiências diferentes pra mim, e consoles valem o Preço. 4k é meu teto limite, não pago mais que isso, até 4 devo pegá-lo nos primeiros meses, se mais, vai ficar pra 2a época.
Vamos ver como vai rodar Metroid no portátil, se conseguir 1080@60, mesmo com upscale, tá valendo. Prometeram até modos 120 no docked.
15 Tops. 60% de uma 2050, 15% de uma 3060.
Um upscale depende de quantos tops, Mário, saberias dizer?
Vamos ver se o pessoal dá uma acordada, o consumidor da nintendo, para perceberem que Mario Kart custando o mesmo que GT7 é muito caro, imagine custando mais.
PS:
Nada de “phill spencer comenda switch2” ?
É porque o programa de embaixadores do xbox acabou e não tem mais gente paga para repercutir o que o Phill fala e dar aparência de relevância. Se o Phill falar agora ninguém vai ligar e vai ser demonstrado que ninguém ligava para o que o Phill falava se não fosse pago para isso.
Senti falta dele tbm! Rsrsrs
Ainda estou no 1º de abril???
porque estou vendo uns comentários do Juca totalmente diferente do que via antes a defender o Switch2 a ponto do Edson Nill, um grande fã da Nintendo, fazer crítica com o que foi revelado pela Nintendo.
Mas é o seguinte, fiquei muito desanimado com games logo depois daquele lançamento do PS5 Pro com aquele preço sem o leitor e mesmo assim muitos a defender. Então ao ver muitas críticas feitas para o Switch 2 e mesmo assim tem pessoa a defender eu vejo que vou acabar me distanciando dos games, as marcas estao com muita soberba e tem gente que compra sem refletir.
Já estão a comentar que se o Switch 2 tiver muitas vendas a Sony está livre para cobrar horrores no PS6, visto que há venda para o preço solicitado no PS5 Pro e no Switch 2.
Foi o que falei para um amigo! Sou fã da Nintendo e do PlayStation, mas antes disso, tenho bom senso e pagar o que a Nintendo está querendo nisso é patético, principalmente nos jogos dela. Não faz sentido isso, Lívio! Tomara que flope para ela tomar vergonha na cara pq isso vai contra o que o Iwata pregava. A Nintendo está achando que é a Apple… E não, ela está longe de ser!
O ruim que são as duas Japonesas a estarem assim, Nintendo e Sony. Isso não indica que a MS é santa pois esse lance da Nintendo de colocar um voucher na mídia “física” em tese é cria da MS
Acho que a Nintendo capricha mais na arte de tirar dinheiro dos consumidores.rsrs
Estou gostando da discussão, porque por não entenderem meu ponto de vista, virei mais Nintendista que os Nintendistas daqui! Lol
Os caras já queimaram até clássicos como Tetris no meio da discussão pra por valor em tecnicismos a frente da criatividade nos jogos, o caras tratam as coisas nivelando baixo mesmo, onde o que gosto pode tudo e o que eu não gosto é caro… parecem que querem o Switch 2 a preço de um PS Portal… chega a ser gozado o acréscimo o acréscimo de 100 dólares sobre o preço do Switch Oled incomodar mais que 400 do Pro pro PS5 digital!
Nintendo’s Switch 2 price has already gone up? Trump to blame – Binary Dinosaur
Se isso aqui acontecer, vai ser hilário. Muitos justificaram o preço baseado nas tarifas. Se subir ainda mais, qual será a justificativa.
Lá, vai subir é preço de tudo! Lol