As receitas da Microsoft no campo das consolas estão em queda, as da Nintendo em subida, e as previsões são que a Microsoft cairá para terceiro lugar em 2018.
A quota de mercado da Nintendo no mercado das consolas deverá ultrapassar a da Microsoft em 2018, e isso graças às bem sucedidas vendas da Switch.
A análise é do IHS Markit que revela que em 2017 foram gastos globalmente aproximadamente 10 mil milhões de dólares em hardware, software e serviços da Microsoft. Do lado da Nintendo foram gastos 8 mil milhões de dolares.
Como nota, estes valores representam uma ligeira quebra da Microsoft face a 2016, ao passo que os valores da Nintendo, face a esse mesmo ano, representam um valor duplo do anteriormente conseguido.
Note-se porém que a Microsoft apenas possui no mercado as suas consolas Xbox, ao passo que as receitas da Nintendo advêm da Switch, da 3DS e igualmente da SNES clássica.
Seja como for, para 2018 as previsões desta empresa mostram uma ligeira quebra das receitas da Sony, uma quebra superior à de 2017 para a Microsoft, e um aumento da Nintendo.
Basicamente as previsões apontam para uma queda para perto dos 9 mil milhões dos gastos com as consolas Microsoft, e uma subida para os 11 mil milhões dos gastos com consolas Nintendo.
Estes valores representam uma previsão de crescimento do mercado em 4%.