A atenção para o detalhe parece assim ser ao nível do que de melhor se faz. Mas para o utilizador comum, que não percebe como este tipo de coisa na realidade é simples de ser feito, caso o jogo não saia excelente, estes irão certamente acusar a equipa de ter estado a gastar tempo e recursos em trivialidades.
Sinceramente não sei o que esperar de Hellblade II. Mas quando o estúdio vem anunciar que está a gastar recursos em localizar a caca dos pássaros, certamente que a maior parte dos utilizadores começará a achar que teremos de esperar muito deste jogo. E para eles, caso o jogo não se revele algo de excelente, então a Ninja Theory fica numa posição onde irá ser criticada por andar a perder tempo com trivialidades em vez de se concentrar no jogo.
O realismo de um jogo advêm dos detalhes, e nesse sentido, este nível de pormenor é desejável. A grande questão é que Hell Blade 2 é o segundo jogo da saga de Senua, sendo que o primeiro jogo não foi mais do que um AA, e sendo esta uma pequena equipa, em caso de o jogo pecar nas expectativas dos utilizadores em algum aspeto, a Ninja Theory, perante um anúncio de que se encontra a trabalhar na localização exata do Cocó dos pássaros poderá ficar nas mãos de utilizadores menos informados que a poderão acusar de se terem dado ao luxo de entrar em pormenores deste género prejudicando o que é realmente importante, que é o jogo.
Achieving a high level of realism from reference material is extremely important to us. That even includes location accurate bird poop. pic.twitter.com/L2pOqMmp9u
— Ninja Theory (@NinjaTheory) July 29, 2022
Convém no entanto que se perceba que este tipo de coisas não exige grandes recursos. È algo que é gerado proceduralmente, pelo que basta assinalar a zona onde se quer que os detritos apareçam de forma aleatória. E isto na realidade não gasta basicamente nenhum recurso à equipa, pois esta situação já é usada em vegetação e outros pormenores do jogo, sendo que com a rotina feita, basta definir as zonas onde as coisas podem aparecer e definir as texturas e, quando aplicável, geometria do que pode aparecer de forma aleatória. E isto é um processo que apenas consome alguns minutos!
No entanto, para a maior parte dos utilizadores, aqueles que não tem essa consciência, a imagem que pode passar é que a Ninja Theory está a perder tempo em pormenores irrelevantes, achando assim que para tal ser aceitável, o jogo deverá ser forçosamente bom.
Daí a relevância deste artigo. Para que se perceba que uma atenção ao pormenor ao estilo da que vemos aqui não é algo que custe verdadeiramente recursos à equipa. E que não é por causa destas coisas que podemos dizer que a Ninja Theory está a perder tempo com coisas secundárias sem ligar às relevantes.
Apesar que tal pode ter mudado, este é um jogo que se espera ser apenas AA, tal como Matt Booty referiu, o que não implica no entanto que seja um jogo com menor qualidade, falta de cuidado ou de atenção, apenas que o orçamento disponibilizado não é ao mesmo nível das maiores produções.
Ninja Theory sempre teve esmero visual, nunca deram foi muita sorte, pra se dizer assim, sempre pecaram um pouco na jogabilidade pra divertir mais. Títulos com Heavenly Sword e Enslave são bem exemplos disso, bonitos e com o gameplay um tanto engessado.
Hellblade foi o maior acerto deles até então, visuais bacanas, combate legal… espero que a sequência seja ótima e divertida em gameplay, e que ao menos supere o 1o, que pelo pouco que se viu, já parece estar visualmente incrível.
O que não entendo é o objetivo do estúdio com essa declaração.
Acredito que queiram dizer que terá um mundo nos mínimos detalhes. Mas nem sempre o Marketing consegue passar uma mensagem clara e boa, falar de fezes de pássaro num jogo parece ser um dos casos. 🙂
Pá… Mostrar a atenção ao detalhe. Mas podia era ter evitado isso falando de cócó de pássaro, pois já imagino que se o jogo tiver problemas a piada será de que andaram a “fazer merda” 😉
Foi por isso que escrevi a notícia. Para salvaguardar isso. Eles colocaram-se a jeito, mas a realidade é que aquilo rouba-lhes apenas uns minutos de tempo.
Eu sei o que esperar. Um jogo lindo, de 10 horas com cutscenes e aquele mesma chatice do primeiro game, ouvindo vozes o game inteiro.
Ou seja, um grande jogo, daqueles que acabas, adoras e só anseias pelo próximo. Um jogo com conteúdo, rico, com história e não superficial. Por outras palavras, um jogo que vende consolas e que juntamente com o Miles Morales já vendeu 33 milhões de cópias.
Ainda bem que sabes o que é bom!
O que, pessoalmente achei do jogo:
Hellblade:Senua’s sacrifice, a meu ver foi um jogo interessante.
Criado com um nível gráfico superior ao que se esperaria de um AA, o jogo estava muito bem conseguido para aquilo que se propunha. A história de alguém com distúrbios mentais, que ouvia vozes na cabeça.
Infelizmente como jogo pecava muito. Muito tempo a andar sem objetivo, e puzzles intermináveis que nem sempre eram dotados das melhores dicas sobre como serem superados. Era salvo pela luta ocasional com um Boss.
Sinceramente achei que valeu o dinheiro que custou e cheguei ao fim com uma sensação de satisfação. No global achei um jogo muito aceitável, mas longe de ser um must. No entanto, para o preço, tinha valores acima daquilo que se seria de esperar encontrar ali.
Em uma área costeira elevada como essa, de um paredão. Com centenas de pássaros na borda.
Probema seria se não fossem fazer isso.
É igual entrar em uma caverna repleta de morcegos em um jogo.
Faz parte da ambientação do lugar.
Nada contra, o detalhe é sempre relevante, mas sinceramente se num jogo vou parar para fazer algo que não faço na vida real, que é ver os pássaros a cagar, algo está mal. 😝
Mas falando a sério, este tipo de coisas, por insignificante e ridícula que pareça é o que traz a sensação de realismo a um jogo, e são pormenores que mostram a nova geração, sendo por isso muito bem vindos.
Assim, não sei bem se em área costeira tem tanto essa questão que fezes de pássaro de forma a ser algo relevante pra um jogo, mas como não moro em áreas costeiras, realmente posso estar sendo só um ignorante no assunto.
O que me parece é que devem, ou deveriam, existir coisas muito mais interessantes pra se abordar em termos de detalhismo no jogo do que esse assunto, sobretudo se for pra fazer marketing do jogo. Mas sei lá, cada um vê essas coisas como quer.
Apesar de o detalhe ser super relevante, entendi escrever a notícia pelo ridículo da mesma. A equipa deveria falar do detalhe, mas falar de caça de pássaro é um bocado caricato. E nunca deveriam entrar por aqui.
Daí que entendo que a equipa se colocou a jeito de ser criticada caso o jogo tenha algum tipo de problema, e já por causa disso, para que se perceba que este tipo de coisa não gasta realmente recursos, escrevi o artigo.
Sim, claro, é como fazer uma roupa molhar por gotas em uma chuva apenas trocando texturas progressivamente.
É apenas um detalhe mas que não gasta sequer física (processamento de verdade), no máximo é um swap na memória, o que me pareceu foi que quiseram dar apenas a ideia de que estão a se preocupar com detalhes, mas como você bem disse, fizeram uma escolha caricata, mesmo que as fezes de pássaro sirvam a algo no jogo (de indicativo de algo).
Aqui no Brasil, se diz que estamos com sorte quando recebemos um “bombardeio” de pássaros! Pode ser que seja essa a relevância! 😃