A Aquisição da Activision, a nível de receitas globais, iria colocar a Microsoft à frente da Sony.
A NewZoo é uma empresa independente de análise estatística de mercado, que publica regularmente quadros com diversos dados de diversas empresas e vários ramos de atividade. E numa das suas publicações, num dos gráficos relativos a receitas das maiores empresas ligadas aos videojogos, fizeram algo de elevado interesse. Basicamente, dada a possibilidade de compra da Activision pela Microsoft, eles fizeram um gráfico onde somavam as receitas das diversas empresas. E constataram que a realidade não é exatamente a que a Microsoft conta.
Segundo a Microsoft afirma, e publicou mesmo no seu website, eles referem que com a Compra da Activision a Microsoft ficaria em terceiro lugar a nível de receitas, com a Tencent a ser líder, logo seguida pela Sony e depois a Microsoft.
When the transaction closes, Microsoft will become the world’s third-largest gaming company by revenue, behind Tencent and Sony
Ou seja, segundo eles, numa frase igualmente repetida junto dos reguladores, a compra da Activision não alteraria a sua posição face à Sony e como tal a compra não seria motivo de preocupação para a competição, uma vez que nada mudava.
Mas segundo este gráfico da NewZoo, usando dados dos relatórios e contas das diversas empresas, a coisa poderá não ser bem assim. E efetivamente a Microsoft, ao adquirir a Activision, estaria igualmente a comprar a segunda posição no mercado.
Eis o gráfico para um quarto específico de 2021 (o terceiro):
E outro para o ano todo de 2021 (o ultimo ano completo que pode ser contabilizado):
Estes gráficos, mostrados em Maio de 2022, e relativos ao último ano fiscal completo, 2021, tinham-nos passado ao lado na altura. No entanto eles tornaram-se tema de conversa novamente, por demonstrarem que, afinal, aquilo que a Microsoft refere… Poderá não ser bem verdade!
Mas diga-se que este tipo de coisas não surpreende. A Microsoft tem um histórico de afirmar coisas como verdade para puxar a “brasa à sua sardinha”, e depois, quando confrontada com a realidade, desmente a coisa habilmente desculpando-se com outros fatores. Um exemplo, ainda nesta geração, e numa tentativa de atrair compradores, a consola Xbox séries X foi publicitada como uma consola que teria jogos a 8k. E para promover essa realidade, Phil Spencer chegou mesmo a substituir mesmo o seu Avatar por uma imagem do SOC onde os 8K eram visualizados (a imagem de baixo). Da mesma forma, fez afirmações bombásticas onde dava a conhecer que estávamos perante uma consola com Ray Tracing que seria tão revolucionária como a passagem do 2D para o 3D.
Mas depois, perante a comprovação das performances a 4K, o mesmo Phil veio dizer que afinal a série X não terá jogos 8K. Da mesma maneira, a revolução perdeu-se pois, particularmente devido à série S ser incapaz de acompanhar a série De, particularmente no Ray Tracing, o Ray Tracing afinal, pura e simplesmente não tinha cumprido com o prometido.
Basicamente a Microsoft ao longo dos últimos 10 anos, mostrou ter o hábito de dizer o que quer, de acordo com aquilo que lhe convêm… e diz porque está habituada a que os seus fans aceitem tudo o que eles dizem como verdade. E neste caso, esta questão de se manter em terceiro poderá sido apenas mais uma das situações que lhes convinha dizer na altura, mas que, mais uma vez, foi desmentida.
Nota: Terão reparado que durante o texto, os dados nunca são tomados como factuais. O motivo é que este gráfico pretende representar as receitas vindas dos jogos. E se certas empresas são abertas e claras na suas contabilidades, outra não, caso em que as receitas dos jogos tem de ser estimadas face às receitas globais. E nesse sentido podem existir erros de apreciação e os valores não serem exactamente exatos.
Seja como for, a análise da compra da Activision está agora numa fase aprofundada de investigação pelo regulador do Reino Unido e irá entrar em igual fase no Europeu, pelo que estes valores serão certamente analisados na tomada de decisão.
O Phill está a tanto tempo falando na internet, cheio de contradições sem ninguém questionar, gosta tanto do som da propria voz, que esqueceu que isso não iria ser efetivo com FTC, MCM, UE, etc
Tudo essas contradições vão prejudicar a aprovação da compra…
E pior que ele ainda correu na internet falar que “não vão parar de comprar”
Isso prejudica a aprovação da compra, e só beneficia “fofoca de internet” para falarem “sobre o xbox” e engajar fanboys em novos rumores de compras, para se a compra passar ninguém falar “o xbox acabou as compras, já gastaram tudo que podiam”
O cara devia ir trabalhar a parar de ficar preocupado em falar na internet para engajar fanboy de console com “sonhos” de “comprar tudo”
========================================
off, Mario agora tem que vender o carro ai também em portugal para comprar a RTX 4090? auhaua que loucura esses preços…
e ainda na melhor das hipóteses, segundo a própria Nvidia, o aumento vai ser no máximo de 50%…
e no video da DF falando disso, corta para o alex bugaga falando que “vai testar” com gameplay de fundo do spiderman…. o spiderwatever, que comédia… como todo o fanboy, agora “spiderman importa”
1600 euros. O que quer dizer que nesta fase inicial vai para quase 2000.
E pensar que eu paguei 800 euros pela minha 3090 a um gajo que a queria vender para comprar a 3090 Ti e ainda vendi a 3060 por 300 euros.
Lasqueira mesmo é o DLSS 3 não ser compatível com as duas gerações anteriores…
Editado: e fica à espreita que lá se vai o gajo da 3090ti vendê-la por outros 800! 😀
Basta a AMD lançar uma evolução do FSR que a Nvidia libera para série 3000 e 2000, mesmo que seja com menos eficiência.
Só atualizando. Já teve informação interna da Nvidia confirmando que DLSS 3.0 é compatível com a série 2000 e 3000, mas ainda não funciona bem.
Esperemos que se resolva, entendi, pelo que tenho lido, que há parte de hardware bem superior (quase 3x superior) e que o novo DLSS depende bastante dele, o que invibializaria o uso da mesma técnica pras gerações anteriores. Mas obviamente, pode ser só marketing pra vender as novas placas.
Isso iremos ver. O DLSS também requeria os Tflops disponibilizados pelos tensor cores e no entanto meteram isso a funcionar nas AMD.
Voto no marketing.
acho que no custo benefico tá bom esse preço na 3090, é aumento de 50% e não de 200% igual o preço
de todo jeito, só achei uma M essa interpolação de frames… a Sony já faz isso nas TVs a séculos e funciona bem… como isso pode ser “incrível” e valer 1600 euros?
Não tem nada a ver com TVs… Depois explico num artigo.
Embora 50%, a promessa com DLSS 3 é de 4x a performance da nativa, gostei de ver Cyberpunk a mais de 90fps com RT, isso significa muito, sobretudo pras possibilidades de VR.
Mas sabe como são essas coisas, depois vai se ver e tem muitos poréns – ninguém sabe a configuração do resto da máquina nem mesmo os settings do que estão mostrando…
Por fim, o DLSS 3 parece ótimo e é prometido o alívio da CPU, o que realmente pode melhorar a performance dos games, mas sabe como é, parece e promete são dois verbos que trazem uma incerteza razoável. 😀
Já sabemos qual foi o golpe. Eles pegaram jogos limitados pela CPU e com sobra de GPU. Além disso, reduziram a resolução. Como a tecnologia do DLSS 3.0 cria quadros adicionais, a diferença de fps parece absurda. A questão é que na prática a maioria dos games é limitado pela GPU e quem compra uma 4090 não tem porque jogar em 1080p (DLSS performance). Ou seja, a comparação não condiz com a realidade. Provavelmente a 4070 também chamada de 4080 12gb deve ter performance por volta da 3080 12gb/ 3080Ti, custando mais. A verdade é que a Nvidia lançou a série 4000 para vender a 3000. Visto que agora elas parecem ter um bom custo-benefício.
Mas você está presumindo que fizeram isso ou é certo de que fizeram isso?
Porque ele usar o Nativo 4k e comparar com o 4k DLSS3 saindo de 1080 ou mesmo 1440 se o resultado em qualidade for equivalente ou mesmo melhor não tem lá grande relevância e é até esperado, mas é aquela coisa, é preciso ver se realmente tem qualidade equivalente… Num vídeo que vi tinha o Cyberpunk a pouco mais de 30 e acho que sem o RT indo pra mais de 90 com RT no DLSS3, em sendo verdade, e com os mesmos settings de qualidade, seria algo até impressionante, mas não me iludo com marketing.
O DLSS 3 li em qualquer sítio, não sei se fiável pois apanhei a coisa no ar, que é uma metodologia de criação de fotogramas completos usando IA.
Sim, é por aí, tem uma criação de frames intercalares totalmente por IA além da melhoria de resolução… Diferente do 2 que melhora apenas qualidade (resolução) dos quadros por IA.
Eis uma fonte confiável:
https://www.nvidia.com/pt-br/geforce/news/dlss3-ai-powered-neural-graphics-innovations/
Mario, como acha que a AMD vai reagir, trazendo tecnologias semelhantes na sua opinião? E os consoles com placas com tanto poder, não ficaram mais rapidamente obsoletos? O que acha
A AMD vai tentar, mas ainda vai demorar um tempo para alcançar a nvidia nesse sentido. Quanto aos consoles, são eles quem geralmente determina o avanço da indústria, não o contrário. Ssd existe faz tempo, mas só começaram a utilizar suas vantagens nessa geração de consoles e o mesmo vale para a maioria das tecnologias.
Comcordo com você, porém acredito que as placas em termos de poder bruto irão se equiparar as da Nvida. No caso do dlss 3, pode ser que a AMD nos surpreenda com um fsr 3.0 ou tecnologias mais novas. Veremos mais para frente o que será de fato, acreditando que a AMD está bem perto de alcançar a Nvidia, lembra da Intel que ganhava em processador, pode ser que sejamos surpreendidos.
O DLSS 2 foi adaptado para correr nas AMDs. E corre bem, sem penalizar as performances.
Eu tenho uma Nvidia pelo poder bruto, mas confesso que gosto mais da arquitetura da AMD, algo que é genérico, que insere o RT no pipeline normal, e que tem uma versatilidade bem maior.
Eu penso diferente de você Mário, para mim as Amds estão muito atrasadas no quesito Rt, é só olhar comparativos e ver que jogos que usam o RT sem levar os consoles em consideração a perda de desempenho na Amds é gritante ao contrário das Nvidias por exemplo o cyber punk.
Agora em jogos que levam os consoles em consideração como o Guardiões da galáxia a perda de desempenho é um pouco menor, mas ainda assim maior que as Nvidias.
Estás a falar de performances… E isso eu reconheci.
Eu falo de versatilidade. O RT das Nvidia é calculado à parte numa tecnologia proprietária. A da AMD está inserida no pipeline gráfico de uma forma natural o que permite algo que qualquer marca pode fazer igual, criando-se assim um standard.
Teremos de ver. As AMD não tem essa tecnologia, mas aparentemente serão também super poderosas. Pessoalmente se a AMD me der um GPU poderoso que não precise de um reator nuclear para funcionar, eu prefiro.
Está na apresentação é com o game no máximo em 4k utilizando dlss performance. Ou seja, o game é renderizando em 1080p. Só que na mesma apresentação tem games que não possuem dlss e a 4080 12 Gb perde feio para 3090 ti. Além disso, o dlss 3.0 aumenta o input lag. Daí pergunto, quem diabos compra uma 4080/4090 para jogar com dlss performance? A imagem não é ruim, mas não chega perto da nativa. E em jogos competitivos, não adianta ter mais fps se piora o input lag.
Não cheguei a ver a apresentação, mas mais frames com mais input lag realmente não é razoável.
E a comparação da 3080 com a 4080 não tem?
Essa 90Ti da Nvidia são o máximo da geração, entendo sua comparação preço por desempenho, mas meu interesse maior nessas novas tecnologias é o desempenho por cu (TDP), e as evoluções das tecnologias em si… Nunca que eu compraria uma topzera dessas, no máximo ficaria pelas 70ti… Agora, não substime os early adopter com dinheiro ou mesmo os fanboys… 😀
Não. A Nvidia provavelmente prefere esconder isso. Imagine pagar 900 dólares para ter performance próxima a uma gpu de 700. Ainda mais estranho é ter preço sugerido no Brasil de 8200 reais. Sendo a 3080 encontrada perto dos 5000. O dobro da diferença.
No Brasil já perderam a noção, estou preocupado é com o preço do PSVR 2 por aqui, pois tensiono comprar, se completo sair mais caro que o console, vai ser complicado pra mim…
Nada como “comprar” seu lugar ao sol! 🤣
O plano da Microsoft visível é não exatamente ser mais lucrativa que as outras por agora pelo menos, mas sim a dominância futura do mercado, pra isso ela faz um investimento gigantesco.
Quem pensa em lucros imediatos não desembolsa 60/70 bilhões de dólares. Eu acredito que a MS vai no mínimo fazer um tremendo estrago, hábitos mudam com tempo, não com um ou dois anos, e medo é o que ela já está colocando em muita gente.
Aliás, toda campanha de difamação que ela está sofrendo é justamente motivada pelo medo.
A tal difamação não é injusta, é só olhar pro histórico de como ela age com a concorrência, no mercado e na gestão da própria divisão xbox, que parece estar a pelo menos uma década (gestão do Phil) a ser financiada pra ver se decola ou retoma os tempos áureos dela.
É temerário que alguém que não parece gerir bem seu negócio, aumente ele porque tem muito dinheiro de outra origem, e é algo que se costuma até engolir quando se fala de empresas familiares, onde o único mérito de um gestor é ter laços sanguíneos com alguém mais importante ou ter comprado a empresa por hobby, e apesar dessas práticas nunca se acabarem, uma hora o “dinheiro não aceita desaforo”.
Microsoft tem a chance de destruir ou tornar insignificante toda a Zenimax e agora toda a Activision, já pensou o que é isso? É destruir o bom legado da história dessas empresas na indústria… Inda bem que a Nintendo ficou com o DK.
Pra finalizar, respeito e clientela se conquistam.
A Sony era pra mim a esperança, mas desde que o J. Ryan começou sua nova era, pra mim o Playstation virou uma “quase cópia do Xbox” só que mais caro. Em todos os sentidos o produto da MS pelo menos tem um CxB melhor hoje na minha opinião.
Quase tudo que quero jogar vai estar lá e vai me custar menos, e quem se preocupa com o futuro… Bom, eu sei que eu estou vivo hoje e esses jogos são a menor das minhas preocupações na verdade sobre o futuro. Alguns aspectos dos jogos e do entretenimento em geral já estão indo ladeira a baixo e acelerando.
Pra mim a Sony caiu bastante e o Xbox subiu, isso que houve.
É uma ótica, Zidane.
Pra mim o Jim também é péssimo, mas o que me faz gostar da PS não é ele, são os grandes jogos que a Sony faz, e estão todos lá… do menosprezado Ratchet e Clank, que adorei, ao lindo Horizon Forbidden West que me fez esquecer o mundo real por um bom tempo, do GT7 que me fez voltar a ter esperanças em Gran Turismo, e ao que tudo indica, vindouro e magnífico God of War… Continua tudo lá.
Mas entendo que o Series S é bem mais acessível que o PS5 se considerarmos preço (apesar de aquele não ter hardware equivalente). Sobre custo benefício em jogos, a Sony tem feito das suas, na Plus mais simples você já começa com mais de 10 dos melhores jogos da geração anterior, e todo mês recebe mais 3. Pra quem quer catálogo com muitos jogos (inclusive os da Sony, como Demon’s Souls, Returnal e Spiderman) também tem uma assinatura anual pelo preço de um jogo.
Agora, pra quem quer gastar menos que isso pra jogar, só optando por f2p, games de celular, ou apelar as promoções de 1 real do Gamepass, (desconsiderando a pirataria)… Mas sem julgamentos, cada um tem seus gostos e sabe o melhor pra si.
Eu ainda me preocupo com o futuro, e embora não mais seja um idealista, sei que muita coisa é como um bumerangue e por vezes volta pra nós sem que consigâmos apará-lo, isso quando não nos acerta. Penso que alguma previsibilidade e planejamento sempre é bom, pois o acaso nem sempre nos é conveniente. Mas há quem só pense no momento, não condeno, talvez até sejam mais felizes.
Eu concordo em quase tudo contigo…
Porque eu também não gosto do que o Jim Ryan está a fazer.
Mas quando a Microsoft abre a sua consola ao PC tornando o ecossistema muito maior, tirando partido dos lucros do sistema PC numa altura em que os custos sobem exponencialmente, ignorar o mercado PC seria um erro.
Eu não gosto da atitude da Sony, mas aceito-a e acima de tudo aceito-a pois ponderou melhor a coisa que a Xbox ao não destruir de vez o regime de exclusividades que tornou as consolas um sucesso.
O mesmo se passou com o Gamepass. Sim, a Sony seguiu a MS com o PSN extra, e eu sou contra o conceito das subscrições pelo risco que elas trazem ao mercado. Mas o certo é que se não fosse a Microsoft alguém iria avançar com um serviço desses. A Microsoft fê-lo primeiro porque financeiramente está na posição ideal para o fazer. A única coisa que acho que a Microsoft ponderou mal foi o lançamento dos exclusivos no dia um. Isso tem um peso financeiro que leva a questionar se o serviço se pode revelar lucrativo.
Ambos os serviços estão aproximados. A PSN sai mais barata se assinares anualmente, a Xbox sai mais barata se usares um dos esquemas de burla (que tem consequências claras no futuro dos jogos).
A Xbox tem vantagem pois tem os exclusivos no dia um, a PSN tem vantagem pois os GOTY dos últimos anos é lá que estão…
Resumindo, tal como eu vejo, se cairam, caíram os dois. Porque estes serviços não trarão nada de bom aos videojogos.
Se formos observar, até mesmo a Sony tentou antes da MS oferecer um catálogo por assinatura e hoje existem (ainda) coisas como Stadia, Luna… A diferença é que esses sempre abordaram a coisa como um serviço de streaming, meio que forçando as pessoas a jogarem pela internet. Algo que é um pouco incompreensível por parte da Sony, já que a Sony parece nunca ter investido muito em seus servidores próprios tendo preferido terceirizar a infraestrutura necessária para os serviços online, os demais não, vivem de seus servidores.
Penso que a grande sacada da Microsoft pra aceitação e emplacar seu serviço, foi simplesmente oferecer o mesmo conteúdo pra ser baixado, e marketeando em cima dos seus jogos ao primeiro dia, e obviamente, fazendo essas promoções surreais de 1 dinheiro que dua até os dias de hoje. O grande detalhe é que só quem tem muito dinheiro pode fazer isso, e tanto Google quanto Amazon parecem só querer negócios em que possam sair na frente de alguma forma ou aproveitando a estrutura de servidores que já têm para empurrar o seu verdadeiro foco que são os serviços online.
Um que poderia fazer como a MS e não ainda não fez é a Steam, mas se o fizer, é sinal de que o Gamepass também já o afeta…
É por isso que eu ainda venho a página, você argumenta muito bem sua posição Mario, eu compreendo e o que você diz e claro tenho a minha visão. Quase desisti da página por conta dos fanboys cegos, esses é melhor pular o comentário e recomendo que façam o mesmo comigo, pois não me interessa flame Wars. Parabenizo pela sua postura sensata.
que difamação que a MS tá sofrendo?
algum “playstation central” espalhando que ela está mentindo?
Os ataques constantes a plataforma e sua visão, que funcionam pra muita gente inclusive, e que você sabe que acontecem em grande número diariamente, quando quem joga, está muito bem com a plataforma Xbox hoje em dia e com perspectiva ainda melhor para 2023.
Por muito tempo desci a lenha neles também, inclusive indo lá nos seus canais oficiais e deixando meu feedback. Hoje, vendo a proposta e o que está sendo oferecido e construído, está bastante interessante pra mim como não foi por toda geração passada, ninguém é obrigado a concordar ou comprar, mas pra mim o Xbox é hoje o melhor negócio de tratando de jogos, especialmente no Brasil.
Deto, o Xbox não é o PlayStation, assim como a Nintendo não é gual aos outros dois, então tem que se aceitar que cada um tem sua abordagem.
Não tenho mais nada a dizer sobre isso, acho que já está bastante claro.
Falta maturidade pra muitas pessoas, é isso que acho.
Espera… Está aqui algo mal.
Que ataques são esses?
Um ataque requer difamação, mas eu não me recorda de qualquer difamação.
Quando se refere que a liderança da Xbox tem sido incompetente na gestão dos estúdios, está-se a difamar?
Ou está-se a relatar uma realidade?
Queres negar que estando em 2022 a Xbox ainda não entregou um único jogo exclusivo para as series? Que o seu output tem sido fraco com o maior nome da Xbox, o Halo, a ser mal recebido, cheio de problemas e um Flop.
Que há vários estudios Microsoft com problemas?
Se negarmos essa realidade então sim, é um ataque. Mas isso requer fechar os olhos à realidade e desonestidade intelectual.
Que mais há ataques? Ao montro dos 12 Tflops que? Vamos negar que a X nunca mostrou nada que fosse verdadeiramente digno de uma diferença de performance equivalente a uma PS4? Voltamos a antes. Se negarmos, estão há um ataque, mas fazer isso é mais uma vez fechar os olhos à realidade para desonestidade intelectual.
Que mais se fala? Que o Gamepass não dá lucro?
Ok, aqui podemos concordar. Basicamente estamos aqui num impasse pois a Microsoft não revela dados e tudo o que se diga é especulativo.
Mas não podemos fechar os olhos a assinaturas gratuitas com Microsoft points, adesões de 3 anos a 1 euro, adesões a 3 anos a 48 centimos por mês, e agora a um plano familiar igualmente alvo destes esquemas que pode descer a coisa ainda mais, tudo isto dando os jogos no dia um, o que tem impacto mas vendas.
E depois vermos os serviços todos deste género com problemas em ter lucro.
Ou seja, ninguém tem dados, mas mais uma vez não vamos fechar os olhos às evidências, pois no mínimo, a dúvida sobre os lucros do serviço tem de ser colocadas. Não fazer isso é mais uma vez desonestidade intelectual.
É o atacar a postura da Microsoft na compra da Activision? Porque? Se fosse ao contrário seria alogiável? Usar o poder econômico para esmagar os outros é correto? Não se deve previligiar a competência sobre o poder econômico? Vamos ignorar que foram criados reguladores em todos os países do mundo para verificar e garantir que os mercados funcionam e não são alvo de monopólios pelos mais ricos?
Seja como for, ninguém está a criticar a Microsoft aqui. Pessoalmente até sou a favor da compra porque gostava de ver a Microsoft mais competitiva. Apenas exijo que haja regulação e que a compra beneficie a Microsoft sim, mas não à custa de prejudicar os outros.
E conforme é isto é tudo.
Dizes que a Microsoft é o melhor negócio. Eu pergunto:
Remove o Gamepass da equação, e pensa: A Xbox tem entregue? A Microsoft está efetivamente melhor? Onde estão os grandes jogos das First?
Se respondeste com justiça a estás questões vês que a Microsoft não mudou nada desde a One. Na realidade a única diferença é o Gamepass.
O que tu queres dizer então é que a Xbox é o negócio mais barato. Não o melhor, pois o melhor para uma consola criada para se jogar jogos, está na consola que tem os melhores jogos. E esses, que distinguem uma consola face à outros os que tem ganho os GOTY todos os anos, tem vindo dos estúdios da Sony.
Claro que podes nem gostar dos jogos Sony. Isso nem se discute! Mas independentemente disso, gostes ou não, não podes negar a realidade sobre a PS5 ser a melhor consola para se jogar, a não ser, mais uma vez, que haja desonestidade intelectual pois as notas, as vendas, o sucesso e a aceitação global dos jogos da Sony é inegável.
Ou seja, a Xbox resume-se a ser mais barata. Mas aqui… Eu já alertei. Um negócio como o Gamepass não alimenta uma indústria deste tamanho. E a conta disso vai chegar um dia. Seja com subida de preços, descida de qualidade, ou tudo Gaas e micro transações. Porque não se fazem omoletes sem ovos.
É um aviso de alguém que anda nisto à muito tempo, e que, como sabes, apesar de não ser bruxo, tem uma grande tendência em saber colocar o dedo na ferida das coisas. Basta ver que o grau de acerto de todos os meus prognósticos feitos até hoje, apesar de não ser 100%, o que é impossível, é efetivamente bastaste elevado.
Daí que a haver falta de maturidade … Parece-me que vai um grande passo.
Uma coisa eu eu venho observando é que a microsft pode simplesmente entregar nada que os fãs não estão nem ai por 2 motivos:
Voce tenta conversar com algum usuário de xbox e simplesmente só falam sobre isso. Inclusive um amigo soltou uma assim: Seria bom que a microsoft comprasse a sony pq assim teriamos os jogos dayone no gamepass.
Só não mandei ele pastar por ser meu amigo xD
[off]
Microsoft CEO Satya Nadella says he’s confident regulators will approve of the deal to buy Activision for $69 billion.
Speaking with @EmilyChangTV
he says Sony, the number one player in the gaming industry, has already made several recent acquisitions.
https://twitter.com/BloombergTV/status/1572979798292430849?s=20&t=H7GesH2lctQd7cSbZbkZEA
O engraçado é que a cada hora é uma conversa diferente. Acho que la em 2020 saiu um materia dizendo que a ms não competia com a sony ou nintendo e sim com a amazon e a google. Ai agora vão competir com a sony..kakakakaka
O mais engraçado é ele dizer aqui dois disparates.
O primeiro é que a Sony é o número um da indústria, quando na realidade é o número dois atrás da Tencent.
E a Microsoft é número três, algo que eles mesmo disseram aos reguladores. Mas agora a Tencent fica esquecida porque convém, e a Sony passa a número um para passar a imagem de abuso de posição dominante.
Mas mais… Ele compara as compras da Sony com as Microsoft, dizendo que a Sony comprou muito.
Mas no entanto quem comprou mais foi a Microsoft, tanto que tem agora mais estúdios que a Sony, quando no final da geração passada tinha bastantes menos.
E mais, a Sony comprou alguns estúdios, a Microsoft comprou estúdios e um editor…
Está malta diz o que quer… E altera o paleio de acordo com os interesses.
E quanto a isso nada a dizer não fosse o facto de acreditarem que as pessoas são estúpidas e não percebem isso.
A Microsoft já teria comprado a Sony se pudesse, mas não pode porque ela é Japonesa e lá não é possível os estrangeiros terem mais de 10% de uma empresa.
Agora a questão do Gamepass está a fazer efeito! Eu tenho um amigo com que lido diariamente que tem plena noção de todas as questões do Gamepass, mas que diz de caras “Estou-me a lidar. Vou mas é aproveitar.”
São este tipo de pessoas que fazem com que o mundo esteja assim. Pessoas que não querem saber de nada, apenas aproveitar.
Sabes, eu tenho uma piscina, que foi pintada este ano. Mas aqui em Portugal estamos em seca extrema e os níveis das albufeiras estão baixos. E eu abdiquei de ter piscina para poupar água. A maior parte das pessoas não faria isso. Pensava era em aproveitar sem pensar nas consequências.
Eu não sou assim, e vejo as pessoas a irem para o Gamepass exatamente porque ele é barato. Ou seja querem poupar, e isso implica menos dinheiro a entrar. Não nos bolsos da Microsoft, mas da indústria no seu global. A distribuição do dinheiro vai para os ricos e não para a inovação, os novos talentos, as novas empresas. Isso vai ter consequências grandes, e mesmo do lado da Microsoft vai ser complicado manter estes AAA com esta qualidade sem os monetizar, sem os tornar gaas. Teremos algo ao estilo dos smartphones onde todos os jogos são iguais, todos são multi e competitivos, o single quase desaparece, e o que há, é fraco pois não rentabiliza.
Tá bom, a empresa ter lá um suporte ruim como foi no One era justificado, mas e agora? Há um caminhão de jogos chegando num excelente serviço que só veio a melhorar, se não é do gosto de um ou outro, aí é cada um com suas visões.
Eu por exemplo não tenho interesse em outra coisa no Playstation que não seja o GoW Ragnarok, já no Xbox já vão ao menos 2 no minimo fora que não pagarei nem um centavo além da assinatura que já pago e tem compensado, e muito.
O pessoal do Xbox está em uma posição boa em relação ao que vinha sendo, então continua o mesmo ritmo, vem as críticas a cada detalhe, a cada tweet, cada possibilidade e sem dar qualquer crédito a absolutamente nada, eu já acho que é má vontade mesmo de parte da mídia.
E sim, falta de maturidade desses fanboys que querem só queimar a marca e não vão dar a folga, a MS faça o que for.
Se aqui na página não se puder ter depoimento favorável ao Xbox que logo lhe caem encima, aí não tem como considerar a página isenta. E os fanboys Playstation podem se sentir em casa como tem feito.
Não há respeito a quem esteja contente com o Xbox?
Me sinto na Windows Club reversa sinceramente.
É mais que esperança achar que esse caminhão de jogos será de qualidade inquestionável, já que o histórico recente da MS mostra que os jogos lançados são de mediocres pra baixo, salvo Forza. E ainda quando o próprio chefe dos Studios diz que o foco são jogos menores, de orçamento mais baixo (alguém já esqueceu disso?).Também é recorrente noticias de problemas em varios Studios do Xbox. Ou já se esqueceram no Hype que a MS colocou na The Initiative e agora seu jogo está entregue para a Crystal Dynamics?Prefiro esperar pra ver do que ficar nessa expectativa e levar um balde de água fria quando esses jogos saírem.
Somente Halo Infinite foi ruim de resto tivemos até o momento Flight Simulator com seus gráficos belíssimos.Forza Horizon 5 excelente.Psychonauts um jogo muito bom nos moldes de Is Take Two,Se não gosta blz,mas dizer um disparate desses é como o próprio dono do Site disse. “Desonestidade intelectual”
Hááá o Returnal…..minha opinião jogo ruim para baixo, mas é minha opinião espero que não se chateie.
Fora um fifinha no game pass,no PS 350.
vai lá,vai na força pagar pelo mesmo jogo todo ano.
O serviço da Sony é o que vale.kkkkkkkkkk
Flight Simulator não é um jogo… e saiu para o PC, não para a Xbox, tendo sido depois adaptado.
Forza Horuzon 5 é um bom jogo. Comprei-o! Mas a realidade é que é mais do mesmo. Foi o ultimo Forza que comprei.
Psychonauts é um jogo que não é do agrado geral.
Returnal não joguei… Mas parece-me que é um jogo chato e repetitivo.
Quanto ao Fifinha, ele vai passar a gratuito.
E o serviço da Sony já tem um concorrente ao Gamepass… Chama-se PSN Extra.
Flight no Xsx,S e cloud ou seja é um jogo para um público específico mas é um jogo,Dreans no Ps foi o que ?
Quanto ao Returnal fica a minha opniao,Ruim e pronto
Returnal, pra mim, é o melhor jogo de Playstation 5 até o momento. É simplesmente viciante. Você jogou?
Psychonauts nem foi feito pela Microsoft, pois já estava em desenvolvimento muito antes dela adquirir a Double Fine. Forza Horizon 5 é mais do mesmo e já caiu no esquecimento… Galera prefere gastar tempo nos mais antigos que nesse novo. E Halo não preciso nem falar! Ou seja, em 2 anos de nova geração e os donos de XBOX estão pensando no futuro DE NOVO! Porque de novidade, que mostra algo do que é capaz o SX não tem NADA! Por sinal, quem tem um PC médio já pode adquirir uma 3060 (bem superior ao SS) pelo mesmo preço do console aqui no Brasil. As vantagens de ter um console da Microsoft são cada vez menores.
Em tempo, FS nem jogo é e foi lançado antes da nova geração ser lançada, no PC! Por sinal, a própria MS vem dando mais suporte e jogos no PC do que no próprio console. FS lançado antes no PC, Gears Tactics antes no PC, Age of Empires only PC. Alguns tem uma tara de defender coisas que nem a própria empresa defende. Impressionante!
Returnal eu joguei por 1:30 e sinceramente um jogo medíocre de ruim
Não sei avaliar pois nunca joguei. Mas medíocre não me parece que seja minimamente o termo. Eu abominei o Death Stranding por exemplo, mas uma coisa é eu não gostar, outra é dizer que ele é um jogo medíocre ou ruim.
Tenho de saber usar as palavras, e acima de tudo perceber que não gostar e ser mau são coisas diferentes.
Jogo ruim e medíocre são os termos utilizado por todo mundo,eu poderia usar a palavra desgraça como foi utilizada esses dias para Halo,Mas como falei minha opniao o jogo é ruim de medíocre,Só o Dual sense que gostei bastante pela empunhadura e sensação de controle
A questão é que se usasses a palavra desgraça estavas a mentir, ou a ser demasiadamente tendencioso. Porque desgraça pode ser aplicado a um jogo com problemas e incompleto, sem conteúdo e suporte, mas não a um jogo tecnicamente irrepreensível, com suporte, completo e sem problemas.
As desculpas para as palavras vem de um jeito ou de outro, o que relato novamente e minha opinião é para mim válida é que o jogo citado é muito ruim, mas muito mesmo.
Há que se aceitar. É a tua opinião.
Returnal é ruim pq é copia de Recore.
Flight simulator é muito melhor, ativa o piloto automático do avião e vai dormir
O Arron Greeberg falando que FS nem é jogo não quer dizer nada.
Tua opinião é tua opniao,nada a declarar
“Medíocre de ruim”? Hã? Medíocre é sinônimo de mediano e não ruim! Hahaahah
No mais, infelizmente com 1 hora e meia você não conseguiu nem entender a proposta do jogo sequer, quanto mais ter a evolução necessária para o jogo começar de verdade a te divertir. Tua opinião nesse ponto é nula, infelizmente. Um amigo tinha achado o mesmo no início, depois me ligou me agradecendo por eu falar que ele não tinha visto nada e deveria insistir. Hehe
Tá bom 👍
Se formos olhar para esta visão”mais do mesmo “deixamos de adquirir Uncharted,God war,pois as mecânicas são as mesmas todos os jogos, salvo avanço aqui e ali de tecnologias devido ao hardware,mas o DNA esta lá
Um jogo de corrida é muito diferente de outros jogos,pois todas as corridas tem dinâmicas diferentes,ou seja não há repetividade.
Enjoaste de GT?
Nope… coisas bem diferentes. Uncharted tem novas mecânicas e nova história, sendo que a história é fundamental no jogo. Forza é um jogo de corridas, é intrinsecamente muito menos rico e com pouco onde evoluir. O GOD of War foi re-inventado no ultimo jogo!
E sim, enjoei de GT. Já há dois jogos que não o compro!
Forza também tem local igual em todos os jogos blz.
corrida é totalmente diferente uma da outra
ucharted é tudo igual, a parte do trem do 2 é igual a parte do avião do 3 por ex.
Forza é a mesma coisa que Fifa, NFL, Madden; etc.
Você sabe muito bem o que eu quis dizer ali,pra fanboy as vezes umas palavras simples é como se fosse outra língua,Finish
Mas quem está se comportando como fanboy por aqui é justamente tu.
Sim estou vendo,Quando a pessoa tem a mente fechada diz isso aí,blz tua opniao a minha é mesma da tua
Fifa 22 entrou na Psn Plus antes mesmo de entrar na EA Play. 03 de Maio na Psn Plus e 23 de Junho na Ea Play. https://blog.br.playstation.com/2022/04/27/jogos-de-maio-para-assinantes-playstation-plus-fifa-22-tribes-of-midgard-curse-of-the-dead-gods/
Fifa 23 que eu saiba custa R$ 339,00 na Xbox live (https://www.xbox.com/pt-BR/games/store/ea-sports-fifa-23-edicao-standard-para-xbox-series-xs/9pkrd4xkz498), e R$ 338,00 na psn. Em ambos você terá um desconto de R$ 33,00 caso assine a EA Play.
Talvez essa conversa de que basta assinar o gamepass e todos os jogos estarão disponíveis sem precisar comprar faça algum efeito enganando o público mais casual. Mas tu vires falar isso justo aqui na PCmanias, que tem vários entusiastas em games .. não dá.
Eduardo sei quem tu és e sabe muito bem o que eu quis dizer ali.Faço a minha resposta do Deto pra ti
Então tu escreveste uma tremenda desinformação, e ao ser corrigido, a tua resposta simplesmente é:
Se tu quis passar outra idéia, seria melhor descrevê-la de forma mais assertiva nos seus textos.
Estás cego?Afirmo novamente fanboy,você sabe muito bem o que estou s dizer ali.Finish
Para você ter uma ideia eu assino o serviço,mas sabe qual jogo está abaixado,Somente o Forza 5, somente por causa da minha filha que gosta dos Forza H.Eu ainda estou no 4.Brincadeira seu comentário achando que é um sarcasmo sobre o Fifa apenas coloquei um ponto de vista de muitos que o serviço é bom,pra quem joga bastante e a variedade de jogos tem para todos os gostos,Se tu acha diferente a minha opniao e visão é está,viva aí que eu vivo aqui.Sobre os 350 somente coloquei o valor oficial da Sony no Brasil,mas pode ser que em casos tenhamos um valor menor.Fica a dica
R$ 350,00 é o valor oficial de jogos triple-A de várias distribuidoras. Ao abrir tua Xbox live, tu verás alguns jogos custando R$ 350,00 no lançamento. Então não é algo exclusivo da Sony. Não é o valor oficial dos jogos da Xbox Game Studios porque todos entram em dia 1 no gamepass e a tendência é que venda pouco. Por isso que é comum você ver Halo Infinite sendo vendido com baralho e outros acessórios por R$ 39,00 .. esse preço é irrisório justamente porque a procura é baixa, e o jogo tem menos de 1 ano de lançamento.
https://www.amazon.com.br/Halo-Infinite-Edi%C3%A7%C3%A3o-Exclusiva-Xbox/dp/B09N7Q8189/ref=asc_df_B09N7Q8189/?tag=googleshopp00-20&linkCode=df0&hvadid=379720486281&hvpos=&hvnetw=g&hvrand=13620410252658181904&hvpone=&hvptwo=&hvqmt=&hvdev=c&hvdvcmdl=&hvlocint=&hvlocphy=1001590&hvtargid=pla-1571900636345&psc=1
O que você colocou de Fifa é uma desinformação, porque transmite uma idéia errada de que ao acessar o Gamepass, teremos acesso a diversos jogos em lançamento sem precisar de comprar nada. O serviço ser bom não te dá o direito de espalhar desinformação. Seria o mesmo que um sonysta falar “fora um crash bandicoot 4 na plus, e 250 na xbox live” https://www.xbox.com/pt-br/games/store/crash-bandicoot-4-its-about-time/9PMXPQ307Z5P . Em ambos os casos é desinformação porque transmite a idéia errada de que em uma plataforma você não precisa comprar nada, e na outra tudo custa caro.
Eu já assinei o gamepass no meu PC, e atualmente assino a plus premium. O que eu percebo é que em ambos os casos existe uma biblioteca com diversos jogos interessantes, e conseguimos consumir apenas uma fração deles porque a nossa vida não se resume a ficar 24 horas por dia jogando videogame ( no meu caso, ainda nem comecei Assassins Valhalla, Marvels Guardians, Deathloop, etc.) . Então essa discussão no final se resume a gosto pessoal, e aí cada um fala por si. Só corrigi mesmo a tua desinformação porque muitas pessoas lêem e podem absorver uma idéia errada.
Desinformaçao?sério isso no no game pass temos ali para quem gosta jogos para todos os gostos e na concorrente muitos destes jogos estão a venda isso é desinformação amigo,me poupe cara.
O problema do fã é esse não enxerga nada,nada mesmo.
Amigo, da mesma forma que existem jogos no Gamepass que estão à venda no Playstation, também existem jogos que estão na Plus e que estão à venda no Xbox. Alguns exemplos: Crash Bandicoot 4, Tony Hawk Pro Skater 1 & 2, Assassins Creed Valhalla, Dragon Ball Xenoverse 2 e outros.
Nesta thread você têm chamado os demais leitores de fanboys, mas quem está se comportando como um fanboy é justamente tu, porque está apresentando e advogando por uma visão unilateral, desconhecendo e/ou ignorando o que acontece em outras plataformas.
Não adianta, se não for rezar pro Playstation você está errado.
Quero crer que você pegou o bonde andando e não leu a discussão. Pelos seus comentários, percebo que tens maturidade de sobra para compreender que estou discutindo com o Ewerton sobre propagar desinformação, e não advogando por marca A ou B.
Como falei, leia de novo até o final e verás que estás muito,mas muito a dizer abobrinhas de fã chateado.Você conhece a indústria e sabe o que eu quis dizer sem esse seu achismo barato,Pra mim já deu,Estou vendo que estou falando com uma porta
Amigo, resumidamente…
1) Primeiro tu disseste que na gamepass tu joga um fifinha, enquanto que na Playstation se paga 350 reais pelo mesmo jogo todo ano.
2) Te respondi provando que Fifa 22 chegou primeiro na plus do que no gamepass, e que Fifa 23 precisa comprar caso queira jogar por agora. Logo teu argumento é falho.
3) Depois tu respondeste que o serviço é bom e que tem variedade para todos os gostos. Ou seja, tu saiste pela tangente já que em momento algum eu questionei a qualidade do serviço.
4) Eu só te respondi constatando o óbvio, ou seja, gamepass e a nova plus tem suas devidas exclusividades e o uso fica a gosto do freguês.
5) Tu respondente que muitos dos jogos do gamepass precisa comprar no Playstation, justificando o seu argumento (1) do “fifinha”.
6) Tanto eu quanto o Sr. Mário te respondemos dizendo que o mesmo vale para a plus, ou seja, teus argumentos são nulos, já que podem ser facilmente aplicados também pelos serviços concorrentes.
E no meio de tudo isso tu chamaste os outros de fanboys, disseste que me conhece (oi?), incitou flamewar de jogos (god of war e uncharted iguais, Returnal medíocre com experiência de 1 hora e meia de gameplay), insistiu em dizer que escreveu uma coisa mas quis dizer outra (WTF), partiu para o ad hominem (“falando com uma porta”), etc..
Amigo, esquece essa história e seja feliz com o que tu achas melhor pra ti. Só que antes de começar a despejar essas “argumentações parciais” vindas de canais do flamewar, procura se informar antes de propagá-las. Uma coisa boa no mundo não faz com que as alternativas sejam necessariamente ruins.
Abs.
Aquilo foi praticamente um desabafo, não tenho nada contra ti Carlos, só cansei de ver o pessoal Xbox sendo sempre os supostamente errados pela patota PS e não haver nada positivo mas sim críticas sem fim.
~Ewerton… creio que tu nunca viste os jogos disponíveis na nova PSN… tambem tens lá muita, muita coisa que não está no Gamepass!
Carlos… Não há camião de jogos nenhum a chegar. Não te iludas.
O camião que vai chegar é fruto de tudo estar a funcionar mal e tudo estar atrasado. Consequência: vai chegar tudo ao mesmo tempo.
Isso não acontece por mérito, acontece por má gestão, e implicou anos e anos de seca. E ainda por cima, saindo tudo junto, será mau para as vendas e terá de ser o serviço a pagar os custos, o que se já é questionável agora, nessa altura será ainda mais.
Quanto aos jogos, como disse, não discuto os gostos de cada um. Mas uma coisa tens de reconhecer, podes ter gostado de dois jogos que só existem na Xbox, mas eles não tem a qualidade do GOW.
E repito a Xbox não está numa situação muito boa… Está numa situação muito barata. Ao menos reconhece isso. Que nada mudou excepto o Gamepass estar a ser dado.
E quanto ao respeito por quem esteja contente com a Xbox, eu estou aqui a falar contigo com todo o respeito. Critiquei-te por alguma coisa?
Estamos aqui a abordar as realidades, e a falar como dois adultos responsáveis. Que mais podes pedir?
Eu também quero pagar menos. Aqui na Europa temos perdido imenso poder de compra, está tudo pela hora da morte devido à guerra na Ucrânia, faltam coisas, e os semi condutores nem se fala. Mas eu, falando por mim, não estou interessado em aderir ao que a Microsoft oferece. Respeito quem o faça, a economia pesa muito, e ainda ontem ouvi na TV um estudo que refere que 33 milhões de brasileiros são pobres.
Agora isto é como a comida. Tens a carne e os enlatados, e quando eu começar a ver interesse nos enlatados porque são mais baratos e alimentam na mesma e sabem bem na mesma, algo está mal. E está mal porque estou a abdicar da qualidade em detrimento da quantidade e custo.
Seja como fora tens de compreender que os comentários são um espaço de debate, e naturalmente que terás sempre todo o tipo de opiniões. Não as podes é levar a peito se forem contrárias às tuas pois isso parece insegurança da tua parte nas decisões que tomas.
Sim, também acho que houve má gestão, porém isso não muda o fato de estar a vir bastante conteúdo e alguns interessantes que não devem ser pra uns mas sim pra outros, posso dizer o mesmo de qualquer plataforma. O importante é a casa estar se acertando, e isso sim parece estar sendo difícil de aceitar pra quem abomina a marca, pois são críticas que vão sempre na mesma direção, independente do que se faça. Vejo esses investimentos da MS como um excelente sinal, e repito, excelente CxB especialmente para o Brasil e ainda mais se for o primeiro console, nesse caso, é algo dos sonhos praticamente.
“Insegurança da minha parte com as decisões que tomo” PROTESTO !!
Está induzindo um pensamento não existente sem qualquer evidência.
Estou muito satisfeito e firme com a decisão de apostar no Xbox. Já penso inclusive seriamente em passar para o Serie X até o fim do ano se Deus me permitir, o que é uma grata surpresa já que de inicio esse console me parecia um mal negócio, mas aqui eu admito que estava errado.
Só uma coisa que devo dizer. Criticas existem mais, quanto mais houver o que criticar.
Faz uma contabilidade sobre o número de vezes que, este ano, alguém da Sony falou. E o número de vezes, este ano, que alguem da Microsoft falou. E por aí percebes facilmente porque as críticas te soam a desiquilibradas, uma vez que quanto mais se fala… Mais disparates se diz.
Depois há outra coisa que tens de ponderar… Até que ponto as críticas são fundamentadas. Porque dizer mal por dizer, não… Isso é algo que crítico. Mas fundamentado, são a definição do termo critica: Análise avaliativa de alguma coisa.
E creio que não podes acusar a PCManias de não fundamentar o que diz.
Se quisesse criticar a Sony também tinha material pra isso, mas quando se assume uma retórica sobre algo surgem argumentos às pilhas, vê o Fernando Medeiros (e aqui peço desculpas a ele por usar seu nome) traz argumentos sempre em defesa do Xbox concordemos ou não, houveram argumentos pra passar pano pra Sony mandar seus flagship ao PC e disseram que não devemos passar aqui a chorar por isso, mas podemos passar uma década chorando sobre o Xbox One, sobre games Day one no Gamepass, quando há o discurso do Xbox prejudicar o mercado, que é neste momento mera especulação, mas sempre repetido como mantra há tantos argumentos, mas nunca há argumentos de que os donos de Xbox estão contentes com a plataforma porquê simplesmente não pode ser assim, não temos esse direito, devemos aceitar a retórica de que só os poucos jogos exclusivos da Sony são bons pra todo mundo.
Agora podes argumentar que sou fanático e que tento impor uma retórica também quando tudo que digo é: nós gostamos do Xbox como está e estará com o que foi anunciado, é tão simples assim, por favor não me coloquem como um demônio porquê discordo de vocês. O Xbox não precisa ser igual ao Playstation assim como não precisa a Nintendo e nós apreciamos o produto da Microsoft.
Uma pena o Finn (espero não estar em engano quanto ao nick) não participar mais, ele era um ótimo “representante” do Xbox no site, coisa que eu não tenho talento ou paciência pra fazer.
Óbvio que tem material para criticar a Sony, quem não vê defeitos em empresas são justamente os fanboys.
Estamos terminando o segundo ano da nova geração, e quantos jogos são efectivamente de nova geração? Isso é uma crítica válida a todos. Em Setembro de 2015 (2 anos da geração PS4/Xone) já se tinham jogos next-gen de peso como The Witcher 3 e Bloodborne (ok ok, não tinha pandemia em 2013). Jim Ryan veio com um discurso no mínimo “dúbio” sobre acreditar em gerações. Isso é passível de críticas.
Outra crítica válida são alguns preços praticados. Ghost of Tsushima e Gran Turismo 7 tiveram melhorias gráficas bem pontuais no PS5 se comparado com o PS4 Pro, e foram cobrados 50 reais pelo upgrade. The Last of Us visual remake a meu ver não vale 350 reais nem sonhando.
A política de lançar jogos no PC também pode ser alvo de críticas por parte de alguns, várias contradições “only on”. Mas eu particularmente acho ótimo ver os jogos chegando no PC, assim como também acho ótimo os jogos de Xbox em day one no PC. Na geração Xbox 360 eu sonhava em poder jogar Forza Horizon 1 no meu PC, mas não teve jeito rs. Posso desenvolver esse raciocínio de “gostar de ver os jogos no PC”, mas teria que abrir outra tangente pra isso.
Também critico os atrasos da Sony com relação a serviços e features (psn plus extra poderia ter sido lançada muito antes, acho que demorou demais), atrasos para disponibilizar features como VRR e suporte a monitores 1440p, que são úteis para algumas pessoas.
Enfim, poderia passar o dia criticando, é normal. Somos entusiastas, temos todo um arcabouço de conhecimento acumulado, e uma noção razoável do tipo de produto que queremos consumir. Marcas são meramente a atividade-meio para isso.
Agora imagina que eu esteja pronto para ir ao cinema ver um novo filme que estou ansioso para assistir, e antes de sair escuto algo como “Jovem, pra que você vai no cinema pagar pra ver um filme? Você tem a Netflix onde você pode assistir ao filme que tu quiser”.
Esse é o ponto, talvez alguns vejam muito conteúdo legal no Netflix e prefiram isso como custo vs benefício em relação ao cinema. Já outros podem claro também apreciar o Netflix, já que todas as plataformas possuem serviços, mas não abrem mão dos seus “must see” que em day one são exclusivos do cinema.
Acho que tu entendeu a analogia, e aí entramos em gosto. Se o teu “must see” entrar day one no Netflix, tudo bem, ótimo. Mas se não entrar e a pessoa achar viável bancar, assim o fará. O ponto é que isso oscila em relação ao produto que tu queres consumir.. no fundo tu consomes filmes, e não cinema, netflix.. isso são apenas meios. Por isso que às vezes essas discussões soam vagas.
E qual é o material?
Diz aí uma situação criticável da Sony que seja criticável e que eu não tenha criticado!
Estou a aguardar!
A questão dos jogos no PC?
https://www.pcmanias.com/uncharted-4-pode-sair-para-pc-um-rude-golpe-na-imagem-da-playstation/
https://www.pcmanias.com/sony-o-que-andas-a-fazer-uma-reflexao-sobre-a-comunicacao-de-horizon-zero-dawn-no-pc/
De resto, não explicarei novamente. O mercado consola hardcore são duas empresas. Critica-se quando uma altera, mas a outra mantem. Critica-se quando ambas mudam. Mas depois, bater no ceguinho não adianta mais. A coisa foi abordada e criticada na altura, quando se tornou uma realidade, ficar a chorar não ia alterar nada, até porque a alternativa já não existe.
Quanto ao Gamepass… Não há absolutamente nada, mas mesmo nada que possas dizer que altere aquilo que eu digo aqui. Porque se leste os artigos, nunca mandei um bitaite não fundamentado sequer sobre o Gamepass, e comprovo com casos aquilo que refiro. Já quem diz que é lucrativo… apoia-se numa única coisa… a crença!
Há quem olhe para o Gamepass e diga: 25 milhões de assinantes não chegam para pagar o custo do serviço.
Estas pessoas que dizem isto pensam: Com o mercado de vendas clássico a Microsoft faturava 16 biliões por ano. Com o Gamepass a Microsoft só está a conseguir 3.8 biliões.
Para chegar aos 16 biliões, basta fazer as contas e perceber que precisaria de 102 milhões de assinantes a pagar certinho os 12.99. Ou seja, isto só para ter a mesma receita que antes.
Daí que… a Microsoft está a perder dinheiro.
Mas depois temos os outros… Aqueles que fazem a conta:
25 milhões * 12,99 são 324 milhões por mês, ou seja a Microsoft pode usar metade para pagar novos jogos e ainda sobra suficiente para um AAA por mês.
E quanto a esses só lhes posso dizer que estudar… ajuda!
Esse valor é a receita. Não é o lucro. Há que se tirar os impostos. Há o equivalente ao nosso iva que se aplica desde 1 de Outubro de 2019 nos EUA que é de 6.25%.
Depois de restirares as despesas de operação, ou seja os custos do serviço, ficas com o lucro, que tem de pagar uma taxa de 37% ao estado.
E desse dinheiro tens de pagar salários, luz, agua, telefones, internet, despesas de manutenção de hardware, servidores, e outros. Para se ter uma ideia, um programador norte americano tira uma média de 63 mil dólares por ano, ou 5.25 mil dólares por mês. Multiplica isto por todos os programadores dos estúdios Microsoft e gastas só aqui uns bons 16 milhões (serão cerca de 3000 devs). E ainda tens de colocar dinheiro em todos os estúdios para cobrir todos os investimentos de tudo o que está a ser desenvolvido.
Para se ter uma ideia, vamos usar uma empresa que revela esses dados todos. A Sony… Ela tem receitas de 25 bilióes… mas após pagar tudo o que deve, os lucros são de 5 biliões… estamos a falar de 20% do que entra.
Ora estes inteligentes que fazem essas contas contabilizam o que entra como sendo 100% lucro… Mas se formos para uma margem de lucro deste gênero, o que entra efetivamente de lucro mensal são 64,8 milhões… Só com os salários, isto desce para 48,8 milhões… e agora tens de pagar os jogos que ali entram, financiar as tuas equipas todas, e pagar todas as despesas.
E se fosse possível manter-se esses estúdios todos com 68 milhões mensais, não veríamos empresas como a Activision a querer ser vendidas.
Nossa… até desanimei agora, escrevi um texto enorme e saí num toque acidental da página pois estou no tablet, OMG, mas não tem problema, só não vai ficar igual, GP e jogos PC ruim só se for no Xbox, no PS é tudo permitido. Permitido preços abusivos e a MS com preços baixos e o serviço que ela pode oferecer é ruim pro mercado, se fosse a Sony capaz que veriamos alguém dizer a “economia a gente vê depois”.
O Satya Nadella não parece ser um idiota, me parece mais competente que o Ballmer, e se está fazendo isso, é porquê tem um plano e faz a gestão de uma empresa desse porte, como nossas contas de padaria podem mostrar que esse homem está junta de técnicos estão equivocados querendo se preparar pro próximo estágio do gaming dessa nova geração?! Não temos a telemetria que ele tem, se der errado cobrem dele, por hora vamos dar o crédito, eu pelo menos vou dar o voto de confiança pois me agrada o que estou vendo.
Provavelmente o negócio a ser bem sucedido terá grande dominância e isso é o que assusta os fãs do PS que acham que não há espaço pra Sony e os single player, mas se um dia eles estiverem lançando seus GoW na plataforma da MS ou na Steam aí pra mim terá sido fantástico, todos terão o mesmo sem gastar com hardware caríssimos que são tão efêmeros quanto o Xcloud pois ninguém vai viver pra sempre aqui.
Mas a MS domina com o Windows, o que não impede o MacOs de ser fantástico também. A Sony voltou com a ganância também, só não é igual ao tempo do PS3, mas está lá.
Tenho certeza que você tem ótimos argumentos sobre isso mas essa conversa não vai levar a nada, inclusive porquê meu negócio é jogar e não tenho todas esses detalhes técnicos maravilhosos que você passa aqui, fiquemos cada um com seu ponto de vista, não vejo o Apocalipse gamer, vejo só uma nova era e talvez eu possa me acostumar a ela, pois por hora está funcionando bem, mas assim como tudo um dia chega ao fim. Até o Xcloud me surpreendeu e meus amigos quando mostrei outro dia, jogando forza sem console só usando meu controle, foi só o que levei, bastou fazer um login e pronto, fazer o quê, a tecnologia anda, e a MS tá na vanguarda
Carlos… Eu não sei o que aconteceu para de um momento para o outro as pessoas deturparem tudo.
Ninguém, mas absolutamente ninguém gosta de pagar 80 euros por um jogo se o pode jogar num Extra ou num Gamepass por menos.
Agora tu não podes negar que a Microsoft deixa assinar por 68 cêntimos por mês. E que isso é uma atitude desonesta. Isso é o mau, não o serviço.
Da mesma forma que não podes negar que um Gamepass faz descer as receitas na indústria. Os teus argumentos mostram isso. Tu aderes para não pagar, e ao não pagares é menos dinheiro que entra. Quem está no Gamepass até pode nem sair prejudicado, mas e os outros? Achas que o gamepass pode comportar os jogos todos?
Depois tu entras por caminhos que aqui nunca se entrou. Ninguém diz que o Satya é idiota. Não há idiotas na chefia da Microsoft, apenas ideologias de domínio de mercado. Ninguém chega à posição da Microsoft sem ter esses conceitos.
Agora esse conceito é um aproximar do mesmo ao que há nos smartphones, que como saberás é intragável. Tudo online, tudo multiplayer, tudo com pagamentos, jogo limitado, etc.
Mas o mercado dos smartphones é, mesmo com tudo “gratuito”, um mercado de biliões maior que o das consolas. E a Microsoft quer algo assim nas consolas dado que falhou a sua entrada nos smartphones e este é um mercado que pode ter para ela.
E sim, o que me assusta é perder os grandes jogos que eu adora em favor do mediano que a Microsoft tem vindo a produzir (nas exceções temos fórmulas desgastadas de Halo, Forza e Gears),, e mais ainda ter consciência que esse mercado requer jogos constantes mais do que de jogos de qualidade. E a prova disso é o sucesso dos indies no serviço.
Mas o Gamepass não assusta assim tanto como pensas. Porque ele nem sequer convenceu ainda todos os possuidores de Xbox, e entretanto a PS lançou um serviço concorrente de elevada qualidade. Não tem dia um, mas tem qualidade pois tem lá os seus jogos de maior sucesso.
E quanto à tecnologia nada a dizer. Nunca ninguém aqui criticou o Xcloud.
Tu, acima de tudo, estás agora a deturpar tudo, e acima de tudo a ser “comprado” pelo barato.
Eu não crítico, sei que a carteira pesa, mas isso não invalida nada do que foi dito. Porque a Microsoft está a mudar um mercado que não quer ser mudado, não porque queira pagar, mas porque entende que ele um mercado de qualidade e alternativo. Para jogos baratos e sem assinatura temos os smartphones. As consolas são um nicho, hm nicho de qualidade com um determinado custo e tipo de funcionamento. E as pessoas querem ter o que ele dá e querem que ele seja barato também. Os tablets e smartphones não lhes interessam pois só tem lixo, mas não percebem que estão a empurrar as consolas para o mesmo caminho.
Carlos, com todo respeito, parece que tu anda a sonhar ou não acompanha o Xbox de perto, pois as promessas estão na mesa a muito tempo e os Studios da Microsoft, no geral, estão com problemas sérios no desenvolvimento de seus jogos! Ou você adora ver o Phil mentindo com fotinho que está jogando algo da The Initiative, e que depois soubemos que o jogo nem sequer tinha iniciado a sua programação? Ou também engole um trailer mentiroso de Hellblade, dando a entender que sairia junto com o SX e que depois soubemos que nem sequer o desenvolvimento tinha começado? Ou talvez não viu o Everwild, que reiniciou o desenvolvimento e o dev disse não saber nem do que se tratava direito? Ou talvez não viu dev falando sobre State pf Decay, que não fazia ideia que o trailer teria zumbis? Ou talvez não viu o Halo Infinite lançado daquela maneira e com notas de 9 a 10 no metacritic de 10 sites de fãs do Xbox? Ou talvez não lembre de todo FUD que a MS fez em torno do PS5 e depois teve a pachorra de alterar no site oficial a propaganda do SX de “o console mais poderoso do mundo” para ” o Xbox mais poderoso”? Ou talvez não veja o Phil Spencer desmentir hoje o que ele mesmo disse ontem? Ter esperança que esses jogos que virão serão ótimos é o que é, esperança! Pois até hoje a Microsoft não criou NADA de dentro dos seus Studios que se dissesse de qualidade incontestável, exceto Forza! Tem mais coisas e posso escrever uma bíblia aqui sobre, mas você é um rapaz inteligente e sabe onde quero chegar. A maioria tem ranço da MS por causa do histórico da mesma, a crítica nunca foi gratuita. Agora imaginar que vai dar um 180 da noite pro dia se chama ilusão, pois o passado recente mostra que as políticas continuam as mesmas e ela é incapaz de criar algo que realmente concorra com a Sony. Então na base do dinheiro se tenta equilibrar… Já imaginou se não existisse o SS? Provavelmente PS já teria o dobro ou mais nas vendas de Hardware a MS mostra não estar comprometida com qualidade e sim apenas dominar o mercado pra transformá-lo no que ela bem entender.
Sparrow, concordo com todas as pisadas na bola do Phil, só que a Sony também tem me decepcionado e nesse caso, fico com quem me oferece mais do meu interesse e mais barato, é simples assim.
A Sony pode decepcionar várias vezes, não a acho um exemplo. Só que vamos concordar que a Sony não arrota nada ultimamente, é até ruim de marketing pra não criar expectativas. Se lembre da apresentação do Cerny, onde todos meteram o pau na sony sem saber do que se tratava o PS5. Inclusive aqui o Mario fez um artigo a meter o pau na sony e depois se retratou, estudou e voltou atrás. Enquanto a sony deu amostras do que o Ps5 é capaz, a MS só competiu com preço! Torço pra que a MS dê um 180 e vire a chave, mas isso é sonho! Concorrência é sempre bom pra nós, o que não é bom é quem nunca teve know-how em jogos tentar dominar essa indústria a força!
Acho que as pessoas não percebem que as críticas que se fazem à Microsoft são no sentido de ela encarreirar e virmos a ter duas empresas a competir lado a lado. Eu não vejo o mercado das consolas como um mercado onde tenha de jogar tudo e aceder a tudo. Prefiro que ele me ofereça pouco, mas bom, pois é nisso que ele se distingue.
Eu vejo as consolas como um produto de gaming de elite. Algo dedicado, que não é forçosamente onde está a maior qualidade, mas onde a um preço acessível se concorre com ela, se tem elevado suporte, jogos optimizados para o hardware, e acima de tudo exclusivos que são dos melhores e mais desejados jogos lançados.
Depois, para jogos baratos e em quantidade há os smartphones, e para o cream de la cream os PCs de 2000 euros.
Ver as consolas a entrar no caminho de serem PCs com os seus jogos a saírem day one non PC foi algo que me decepcionou. E ver as consolas agora a caminharem no sentido dos smartphones, também me entristece.
8