A Microsoft revelou o seu relatório financeiro para ultimo trimestre do presente ano fiscal. No entanto as coisas não são bem aquilo que eles dão a entender.
A Microsoft acabou de revelar o seu relatório financeiro para o ultimo trimestre do ano fiscal que terminou, apresentando supostos resultados recordes. Mas uma análise à situação revela que tal apenas se deve aos resultados cumulativos da Xbox com a Activision, sendo que na prática, nenhuma das duas empresas teve resultados relevantes.
Isto apesar do anunciado que soa a algo muito interessante, tal como:
• Receita de jogos aumentou 49%
• Conteúdo e serviços do Xbox aceleram 61%
• Aceleração do hardware do Xbox aumentou 3%
Naturalmente que a receita dos jogos teria de aumentar pois pela primeira vez acrescentou os resultados da Activision. A questão é que esse crescimento está longe de ser orgânico por a Activision foi paga e bem paga.
A mesma coisa se aplica aos conteúdos e serviços, pois acrescentou tudo o que é da King!
A única novidade aqui, relativa a crescimento orgânico da Xbox, é o aumento das vendas no hardware em 3%, mas isto apenas face a igual período do ano passado, porque no global do ano, a Xbox caiu, em média, 12,5% nas vendas de consolas face à totalidade do ano anterior.
Mas vamos analisar aqui a realidade do que a Activision trouxe:
Começo por referir uma situação que entendo como relevante, dado que várias vezes fomos criticados aqui por ela:
Se repararam, a PCManias sempre referiu que a compra da Activision era algo cujo valor atingia os 75 bilhões de dólares. Isto apesar de outros websites apregoarem o valor de 69 bilhões. Aqui sempre dissemos que 69 bilhões eram a parte paga à Activision, mas que esse valor não incluía outras despesas e/ou impostos, sendo que nos acusavam que estávamos a aumentar o valor da compra para algo não real.
Mas eis um documento da Microsoft que foi agora revelado e relativo ao fecho de compras da Activision, e vejam o valor ali indicado.
Este documento, que não está a ser falado, é altamente relevante para se perceber a realidade financeira das contas da Xbox no ano fiscal que terminou, ano que nele é referido que o custo total da aquisição foi de 75,4 bilhões. Ou por outras palavras, mais uma vez, ao contrário do que nos acusavam, este website não enganou quando referiu esse número em quase todas as suas notícias.
Mas vamos ver o que a Microsoft revelou:
Segundo a Microsoft, a sua divisão de Gaming teve uma receita de 7,111 Biliões. Um valor recorde!
Mas repetindo aquilo que muitas vezes aqui dizemos, RECEITA NÂO É LUCRO. Daí que vamos tentar perceber alguma realidade nestes valores.
A receita da Activision, conforme dado a conhecer no documento de cima, foi de 2.1 biliões.
Isso quer dizer que as receitas se dividem desta forma:
Activision – 2,1 Biliões
Xbox – 5,011 Biliões
Total – 7.111 biliões
A grande questão aqui é que o documento acima é bem claro, e refere que, na prática, os 2.1 biliões de receita da Activision nos últimos 3 meses se traduziram em um prejuízo operacional de 437 milhões de prejuízo nos últimos 6 meses.
Ou seja, o que isto quer dizer é que a receita da Activision apenas contou a nível contabilístico, e que os 2.1 biliões de receita, no calculo do lucro, contaram como 218.5 milhões de prejuízo no ultimo trimestre (437/2) e 437 milhões nos últimos 6 meses.
Ou seja, aquele que é apresentado como o valor de receita mais alta de sempre num trimestre, deverá, na realidade traduzir-se num dos piores trimestres da Xbox a nível de lucros.
Nota: Para quem não percebeu a plenitude da última afirmação, basta retirar a receita de 2,1 biliões da Activision aos 7,1 biliões de lucro, para percebermos que as receitas da Microsoft estagnaram. No entanto, uma vez que a Activision trouxe prejuízo, os lucros do trimestre poderão bem ser dos piores dos últimos anos.
Mas que contas são estas? Pelas contas apresentadas a Activision teve um lucro acima 1,5B e mesmo sem contar com a receita da Activision a Xbox teve aumento de receita comparativamente ao ano anterior.
Agora se é bom ou mau…. não faço ideia porque depende dos objetivos que tenham, mas não me parece que aja ali prejuízo
Não tem nada a ver com a Activision. Essa pode ter dado lucro.
Tem a ver com as despesas da compra da Activision que na contabilidade da Microsoft se refletem como prejuízo.
O documento é da Microsoft. E é claro em falar que os 2.1 bilioes se traduziram em operacional loss, ou prejuízo.
Há um slide que explica de forma diferente isso. Vou ver se o encontro.
Aqui está ele:
Como vês, a receita some-se perante as despesas, resultando num prejuízo de 440 milhões. Mas isto é prejuizo para a Microsoft. Não fosse a aquisição e a Activision poderia ter dado lucro (não sei se daria pois não vi resultados, mas acredito no que disseste).
Mas aí é que está, está a contar com que a compra da Activision como passivo, quando não é, por isso é que nas contas da empresa esse valor não aparece, porque sai o dinheiro da caixa mas entra a empresa como ativo do mesmo valor.
O problema está que eles nunca mostram os valores completos, porque a divisão em si deve dar lucro senão nem investiam, mas para não mostrarem as contas completas é porque não dá o lucro que eles gostariam
Ativo ou passivo são coisas diferentes. Não tem nada a ver com o que está aqui.
Aqui só se fala em receita e consequentemente lucro.
Se eu tiver uma receita de 100 e comprar um carro de 20, naturalmente que na contabilidade geral o carro aparece como um ativo. Mas na contabilidade aos acionistas, que é o relatório indicado, o ativo não aparece. Não tens lá o valor dos edifícios, dos ips, das patentes, etc. Apenas o dinheiro que entra. A receita, e o lucro.
Mas segundo a Microsoft e o documento é afirmação é deles, a receita não cobriu a despesa, que foi maior em 437 milhões do que a receita.
Nesse aspecto, a nível de calculo de lucro, a Activision entrou como prejuízo.
off:
Callisto protocol saiu na Plus e como vi que o Final do jogo está na DLC e não gosto de jogar jogos sem ser “completo”, com todas as DLCs, resolvi comprar o passe de temporada sem nem ter aberto o jogo.
Fui jogar uns 20min ontem, só pelos gráficos da Cadeia no início do gameplay já me deu vontade de jogar todo o jogo e terminar a DLC.
Quem jogo bonito, fui ver um pouco dos BUGs e passei lá nos comentários do John da DF, que elogiou o jogo.
Talvez no início estava muito bugado, mas ainda assim não entendi pq o jogo recebeu nota tão baixa…
Estava muito Ruim comparado com agora? depois dos patchs?
Eu estou a jogar e estou a gostar!
Acho que antes do dayone patch estava bem bugadinho. Eu joguei o jogo na primeira semana e já estava ok. Eu gostei bastante do jogo, tanto gameplay quanto gráficos. Eu acho o gráfico desse jogo um dos melhores da nova geração. Eu não joguei a DLC ainda pois estava na esperança de sair uma versão FULL em disco mas acho que não vai rolar, vou acabar comprando a DLC na psn…
OFF: Pequeno vídeo de análise do The Last of Us part 2 .
Comparação do remaster com a versão do ps4 rodando no ps5 com patch.
Remastered Performance: 60 FPS a 1440p
Remastered Fidelity: 30 FPS a 2160p
Versão Ps4 no PS5 com patch – target framerate ON: 60 FPS a 1440p
Versão Ps4 no PS5 com patch – target framerate OFF: 30 FPS a 1440p
https://youtu.be/Z8yhDeWy6LI
Juca, eu tinha dito que as resolução das versões eram as mesmas porém esqueci só de um detalhe, a do ps4 não tem opção pra rodar 4k nativo. Só a remastered oferece 4k nativo …
Blz Hildo, é o que imaginava, no PS4 acho que é 1800p. Infelizmente você não tem como capturar com VRR, mas acho que o jogo roda a 40 no modo fidelidade com fps máximo, está polida ao extremo essa versão.
Acho que você quis dizer 1080p no PS4. O maior problema nem é o VRR , da pra aproximar ou usar o log de FPS da placa de captura, o problema é que eu só consigo capturar 120hz a 1080p. Dessa forma, a análise da resolução ficará prejudicada.
off – Rapaz, todos atirando para o alto na tentativa de acertar em Gaas que dê muito retorno. E se não acertarem?
Report: 95% of studios are working on or aim to release a live service game
https://x.com/GIBiz/status/1753457995550167522?s=20
Suicide Squad: Kill the Justice League neste momento está com 64 no metacritic…. Mais um Gaas tiro no pé que vou passar bem longe.
Prefiro repetir a serie Batman Arkham.
Você tem um estúdio com histórico fantástico em produzir single player games. É lógico que colocar a galera sem experiência para fazer um GaaS daria muito certo. Esse é o problema de ter diretores que não entendem do negócio.
E a trilogia está bem mais barata inclusive. Uma pena, mas GaaS não dá pra apoiar, o jogo pareceu ter gráficos excelentes, mas não dá pra apoiar as coisas irem prum rumo que não se quer.
Enquanto o restante da empresa continuar dando tanto retorno, ninguém vai ligar pra o desastre da divisão Xbox. Posso estar enganado, mas o Nadella mantém a divisão muito mais por questão pessoal do que financeira.
Investiram + de 75 bilhões na divisão Xbox ano passado. Com dinheiro da empresa como todo.
Se a ideia fosse acabar com ela, ou a levar ao descaso, antes de outubro de 2023 quando a compra da Actiblizz foi selada, a tinham cancelado (podiam fazer isso a qualquer hora independente dos reguladores) e pagado os 3 bilhões de multa de desistência.
A propria continuação da compra define o desejo de persistência da divisão. Além é claro da confiança de que isso trará retornos.
Como já se discutiu, a Microsoft investiu demais no gaming para sair dele.
Mas uma coisa é o Gaming, outra é a consola.
Se formos a ver não faz sentido a Microsoft querer meter os jogos em todas as plataformas usando o iCloud, e ao mesmo tempo manter uma consola onde mantém exclusivos.
Daí que a única coisa que se espera que possa vir a mudar no futuro é a consola, com a Xbox não a desaparecer, mas a tornar-se uma mera box com comando que joga jogos por streaming.
O tal “merda box” pode ser muito decente, e pode correr com o melhor do hardware igual falei ontem.
Quem usou o termo “merda box”? Não admito isso!
Ops… Fui eu…
Mas eu não escrevi isso… Foi o puto do corretor. Juro! Eu não aceito esse tipo de diálogo aqui.
Peço desculpa a todos. Nunca escrevi tal coisa… Juro pelo que há de mais sagrado.
Vou corrigir o comentário.
Nota: Verificando o contexto percebo que a palavra correta era “mera”. Como apareceu o termo “merda” é uma incógnita para mim. Corretor? Erro ao digitar?
Seja o que for, a ideia era escrever “mera”, nunca o que saiu.
Acontece isso, é normal hahahaha
Já fui zoado pelo corretor em situação muito pior. No trabalho… E só notei quando meus colegas me ligavam perguntando porque havia xingado….
Mas quem disse que vai acabar?
Agora você precisa reconhecer que a divisão é um completo fracasso. A Microsoft desde o início já investiu uma Sony no negócio e o que conseguiram com isso? Enquanto o Nadella mostrar resultados, não vejo riscos para o Xbox. Mas duvido que outros presidentes terão a mesma boa vontade.
Essa é a real questão! A Xbox nunca deu lucro… Só prejuízo!
A Microsoft gastou até hoje mais de 100 biliões mas a divisão nunca deu isso de lucro. Basicamente a Xbox existe porque a Microsoft a mantém e porque tem muito, muito dinheiro.
Em qualquer outro sítio já tinha fechado.
A questão que fica é por isso simples: Isto continua até quando? Dado o investimento a Microsoft tem é de se preocupar em fazer lucro, e se a consola não consegue trazer… Apoia-se as que podem.
Agora o Balmer queria acabar com a Xbox de vez. E se outro presidente entrar… Não sei o que acontecerá. Porque a realidade das contas não mente. E em 20 anos o que saiu é muito mais do que o que entrou.
Não acho, depois que a MS comprou a Activision os dias de “ninguém liga” para o xbox dentro da MS acabaram.
A área de games acabou de passar em faturamento o Windows, você percebe que agora Games para a MS vai ser mais importante que o Windows?
Quer um exemplo?
CFO foi dizer que eles iriam lançar os jogos em todos os lugares
Phill foi “corrigir” falando que era somente em plataformas que tem GP
Nadella saiu depois e disse “em todos os lugares, playstation e nintendo”
Phill foi desautorizado publicamente pelo Nadella e parece que ninguém percebeu
Agora todo mundo vai fazer o que for mais fácil para os games darem lucro, depois de fazer Port para PC tá na hora de fazer Port para Playstation e Switch.
Agora não é “xbox” mais, é “microsoft games”
Eu tinha comentado aqui que lá atrás, quando compraram a Zenimax/Bethesda e deixaram ela como subsidiária da MS e não do xbox, e que isso era um indício interessante para as pessoas observarem.
Hoje a gente sabe muito bem porque a Zenimax é subsidiária da MS e não do xbox.
=================================
Microsoft pretende fundir a ZeniMax Media à Microsoft Vault
Conforme relatado em uma notificação emitida pela Comissão Europeia, que avalia os impactos da compra na região, a Microsoft pretende fundir a ZeniMax Media à Microsoft Vault, nova subsidiária recém-criada pela companhia.
https://www.tudocelular.com/mercado/noticias/n170366/microsoft-fundira-zenimax-media-subsidiaria-vault.html
Microsoft Vault, não é Xbox Vault
A questão é simples. Você vai questionar os investimentos da divisão Xbox tendo em vista o sucesso do Nadella na companhia? Ele tem crédito suficiente para torrar esse dinheiro.
Agora no dia que os resultados piorarem, a Xbox será a primeira a sofrer. Enquanto isso, vão segurar esse poço sem fundos.
O Nadella mais que triplicou o valor da empresa, sabe que comer tudo a sua volta e mostrar-se imponente atrai olhares de investidores, o problema é quando a bolha estourar e mostrar que a empresa não vale o que vale, mas as coisas são assim mesmo, ninguém ligou quando enterraram Nokia e Mixer, não vão ligar se enterrar o Xbox também.
Mostrar poder é o que há.
Eu também acho que essa bolha logo logo estoura.