O novo SSD será lançado pela Nextorage, e tem uma leitura de 7 GB/s. A Nextorage… é do grupo Sony!
Pois é… pode ser que o primeiro SSD certificado para a PS5 venha mesmo da Sony. A ser assim, trata-se do NEM-H, um SSD NVME, com uma capacidade de leitura de 7 GB/s, e que será lançado pela Nextorage.
Para quem desconhece, a Nextorage é uma empresa estabelecida em Outubro de 2019, como uma nova empresa do grupo Sony, e especializada em soluções de armazenamento em memórias.
Este SSD da game NEM-H será um NVMe M.2, com suportePCI Express 4.0 e estará disponível no próximo dia 21 na Aaazon pelo preço de 228 dolares pelo modelo de 1 TB e 440 dolares pelo modelo de 2 TB. Não se pode dizer que seja exatamente barato!
No entanto, a série NEM-H series é compatível com o NVMe 1.4 e com o formato 2280 da norma M.2, sendo o primeiro SSD lançado pela empresa para uso profissional e comercial. Eventualmente poderemos vir a ter um modelo mais lento e mais barato dedicado à PS5.
A memória está montada a 3D, possui uma cache SLC (que ocupa 1/3 do espaço) e que permite acessoa mais rápidos e uma vida mais longa. O modelo de 1 TB está equipado com 1 GB DDR4, e o de 2 TB com 2 GB da mesma RAM, para manter as performances mais estáveis.
Os resultados são leituras sequenciais até 7,100MB / s no modelo de 2 TB, e 7,000MB / s no de 1 TB. A gravação é de 6,850MB / s no modelo de 2 TB e de 5,500MB / s no de 1 TB. A leitura aleatória permite até 650K IOPS (input operations per second) no modelo de 2 TB e 350K IOPS no de 1, o que torna o SSD ideal para jogos.
O período de garantia é de 5 anos.
Preço salgado, espero que com pouco tempo caia a algo mais razoável. E espero que a Sony certifique modelos de outras marcas também!
Pessoalmente não me estou a ver gastar mais de 200€ só para ter mais jogos instalados, basta fazer uma gestão inteligente e poupamos imenso dinheiro para quem sabe, comprar mais jogos ou porque não, outra consola.
Tu podes sempre mover jogos entre o SSD e o HDD externos.
Mas tu podes correr jogos (PS4) diretamente do HDD externo?
Sim podes.
Sim!
Desculpa a insistência, mas e se for um jogo PS4 como por exemplo o Doom Eternal que recebeu um patch para a PS5?
Qualquer HDD de 2.5 ou 3.5 a 5400rpm serve?
Obrigado a ambos.
Se o jogo for versão PS5, não.
OU seja o primeiro SSD tem que ser feito pela Sony e isso não me parece coincidência.
Não se sabe se este é ou não o SSD da PS5. Mas sabemos agora que a Sony está a desenvolver SSDs, e muito certamente terá uma proposta.
Off: comprei um televisor novo com suporte a 1,07 b de cores, alguem dos amigos que acompanham o blog saber me informar se os jogos novos e novos consoles tem suporte a essa quantidade de cores? Se isso realmente faz diferenças nos games ou é mais marketing do que util essa quantidade de cores…obrigado.
Sim, a possibilidade de exibir mais cores significa estar apta a trazer maior contraste em cada quadro exibido na tela. Contraste é basicamente a diferença entre a cor mais clara e a mais escura que está sendo exibida. Ter maior possibilidade de exibir mais cores se traduz em ter cores mais naturais, e gradações de cores mais suaves. Mas vale lembrar, pra se ter isso, é preciso que o material exibido, filme ou jogo, tenha sido projetado pra tecnologia da TV. HDR 10 e Dolby Vision são as tecnologias mais conhecidas que as TVs suportam. Então, em teoria, jogos e filmes com suporte a HDR ficam mais bonitos em Telas que suportam HDR.
Na prática vc verá cores mais vivas, luzes mais intensas e escuros mais intensos.
Meu ponto é se os jogos atuais são projetados e pensados com suporte a 1b de cores ou são feitos com 16m como costuma ser o padrão, porque aí se o jogos foi feito com 16m de cores não adianta a tv ter suporte a mais que isso certo ?
Os jogos atuais suportam, na sua maioria, HDR.
Márcio… Qualquer TV com HDR suporta 10 bits ou 1.07 biliões de cores.
O HDR faz diferença sim. Visualmente é água para vinha… É suportado desde a PS4 e Xbox One S.
Entendi Mario, obrigado, mais uma duvida, essa bem tecnica, aparentemente a TV só suporta 10 bits de cor no formato YCbCr 4:2:2, ja em YCbCr 4:4:4 a BPC fica em 8, sera isso uma limitação da porta HDMI ou da TV? qual voce me orienta usar YCbCr 4:2:2 10bpc ou YCbCr 4:4:4 8bpc??
YCbCr é uma das padronizações da indústria para o transporte de informações de pixels para telas digitais assim como o RGB, sRGB…
Teoricamente o formato 4:4:4 costuma ser melhor por não ter compactação de informações, ou seja, mais informação de cor e luminância que o formato 4:2:2.
O formato 4:2:2 é melhor para rapidez da informação pois traz menos informação de cromia e luminância, tornando os dados transportados menores.
Porém, 10bpc indicam informação de 10 bits por cor enquanto 8bpc indicam 8 bits por cor.
Infelizmente se vc quer uma gama completa de cor de 10bits de cor por canal (daí vem os 1.07bilhões de cores, pois os canais de cores são 3 RGB ou YCbCr pois 2 elevado a 30 que são os 3 canais de 10 bits dá o 1 bilhão de cores) entendo que terá de optar pelo 4:2:2 de 10bits de cor. Mas o ideal é deixar numa opção automática e deixar o reprodutor escolher a opção mais adequada para ser exibida na sua TV.
Isso que referes é só a 4K, e a 60 fps, e se o HDMI for 2.0. se for 2.1 consegue 4:4:4. A 30 fps tem 4:4:4.
Por esse motivo deixa a escolha ser automática.
Se essa TV suportar ALLM, VRR e E-ARC, esse será o único inconveniente face ao HDMI 2.1, e digo-te por experiência própria que não é algo que salte à vista.
Mas já que estás tão interessado convém é veres as seguintes especificações.
Esse suporte de cores só te garante que a TV tem um chip de 30 bits e um painel capaz de 10 bits de cor. No entanto:
O painel é 10 bits puro ou 8 bits+FCR?
A diferença entre estes dois modos é notória. O primeiro tem a capacidade de te apresentar todas as cores, ao passo que o segundo não, e obtem-nas por troca rápida de cores dos pixels de forma a obter as cores intermédias.
Que percentagem da Gama de cores DCI P3 é suportada? Se o painel suportar algo abaixo dos 100% o suporte às cores está limitado.
Da mesma forma, que percentagem da Gama de cores REC 2020 é suportada? Para uma excelente gama de cores o suporte deve alcançar os 70%.
Finalmente a gama de brilhos. Para HDR 10 perfeito precisas de pelo menos 1000 candelas por m2. Este é o valor para o qual o HDR foi concebido, e sem ele não consegues visualizar as diferentes tonalidades, mesmo que suportadas.
Isto reflete-se no contraste que idealmente deverá ser 4000:1 ou superior.
E finalmente o input lag, qual é? O ideal é menos de 20 ms, sendo perfeito se for 16 ou menos.
Leitura recomendada
Um mais antigo com informação interessante e onde não recomendo TVs com HDMI 2.0.
http://www.pcmanias.com/porque-motivo-os-televisores-4k-ainda-nao-sao-uma-boa-compra/
Um mais recente onde recomendo já TVs com HDMI 2.0, desde que com suporte extendido às características do HDMI 2.1. Com ele estás Tu s torna-se uma boa compra pela relação qualidade preço.
http://www.pcmanias.com/hdmi-2-1-vs-hdmi-2-0-em-caso-de-compra-de-uma-tv-4k-agora-o-que-se-perde/
E finalmente a minha escolha.
http://www.pcmanias.com/samsung-qled-q70r-analise/
Mario a TV em questão é uma qled q6f 2018 55pol, no site da samsung diz que tem suporte a 10bit de cores, porem nao diz se é via FCR, mas dei uma lida no review da rthings é uma otima TV, e vou deixa o formato do pixel no automatico mesmo, obrigado pelas dicas e pelo esclarecimento !!
A Q6F pode ter modelos de 2017 e 2018.
Se é efetivamente a de 2018 é um painel VA (óptimo para negros) de 10 bits puro. Cobre 94% do DCI P3 e 67% do rec 2020, o que se aproxima do ideal, e tem uma excelente imagem para jogos e HDR (a combinação dos dois é o seu ponto forte).
Tem 1000 candelas de brilho, respeitando assim a norma HDR no seu total, tem um input lag de 15.4 MS e suporte a variable refresh rate (VRR), e ALLM (auto low latency mode).
Tem interpolação de fotogramas e suporte ao modo Game Plus.
Recomendo que ligues o modo UHD color nas portas HDMI usadas (isto é algo que fica com um acesso pouco intuitivo nos menus e tens de procurar), pois sem isto não tens HDR nos jogos.
É uma boa compra. Parabéns. Não sei se tiveste ajuda ou se atiraste à sorte, mas saiu-te uma boa TV.
Sim é de 2018 mesmo, dei sorte com a TV, tinha pesquisado por cima, mas são muito detalhes para se atentar, muito obrigado pelas explicações, agora só preciso comprar a PS5 !!
Off – Hoje percebi que a Sony retirou a aba de PS2 Clássicos da PSN, pelo menos aqui na minha PSN BR não consegui localizar, espero de verdade que seja apenas um erro.
Que bom mais um concorrente de ssd no mercado, e com a qualidade da Sony, do mais é mais uma opção da Sony em lucrar com o PS5 vendeu seu SSD.
Parabens a Sony👌demorou muito tempo para mostrar o armazenamento ideal para o ps5 e a um preco do console👏.Ficamos felizes.🤦♂️
Não sabemos se este SSD dá na PS5 (o artigo especula dado a fabricante ser a Sony). Mas um SSD de 2TB com elevada velocidade será sempre caro.
E este, para os preços de mercado até nem está mal.
Naturalmente a solução da Xbox é claramente mais barata… Mas lá está, tambem é inferior, e performance de topo, paga-se!
Se o preço não é legal na Sony, imagina na concorrente, com SSD proprietário, com jogos que ocupam muito mais espaço de armazenamento e uma aberração (SS) que precisa da solução de armazenamento urgente, pois 3 games grandes o abarrotam.