A Arquitectura Nvi deverá ser anunciada em Junho e colocada à venda em Julho. Mas a versão disponível não deverá ser a criada pela AMD para a Sony, mas sim uma versão inferior.
De acordo com a RedGamingTech os GPUs com arquitectura Navi deverão ser apresentados perto da E3, ou seja, em Junho, sendo lançados para o mercado um mês depois.
As primeiras Navi a serem lançadas deverão ser modelos de entrada e meio de gama, e destinam-se a substituir os GPUs Polaris presentes no mercado, e colmatando assim a lacuna de novos GPUs AMD nessas gamas. Espera-se assim que esses GPUs possam competir como as gamas equivalentes da Nvidia, em particular a RTX 2060.
A Navi topo de gama, essa só deverá chegar em 2020, e deverá vir substituir a recém lançada Radeon VII, uma situação que, a confirma-se, nos mostra que, ao seguirmos o roadmap da AMD, a Arcturus só deverá aparecer no mercado em final de 2020, e aparecer primeiro nos modelos entrada e meio de gama.
Juntando este rumor ao da Wccftech, que refere que o Navi terá sido desenvolvido para a Sony, estes tambem apontavam o lançamento da Navi para 2019, começando pelo Navi 12 e Navi 10, ambos derivados simplificados do GPU criado pela AMD para a Sony, e que seriam GPUs para o mercado de entrada e meio de Gama. O Navi 20 nesse rumor tambem estava já apontado para 2020.
Será tambem de referir que esse rumor da Wccftech refere que a Navi será diferente do GCN tradicional. Se uma nova arquitectura ou apenas uma melhoria radical é algo que não é referido.
Deixa-se os links para os artigos da wccftech:
https://wccftech.com/exclusive-amd-navi-gpu-roadmap-cost-zen/
https://wccftech.com/exclusive-first-amd-navi-gpu-will-have-40-cus-and-is-codenamed-navi-12/