Convenhamos. Percebe-se que alguns websites sintam necessidade de distorcer as palavras de Phil Spencer. O tráfego é necessário para as receitas, e como tal, fazer-se notícias onde ela não existe é algo que interessa. Mais ainda quando se transforma uma declaração banal em algo explosivo. Mas o que depois fica mal… é a credibilidade dos sites.
Das duas uma… ou as pessoas não percebem Inglês, ou há claramente muito website que não tem qualquer respeito pela credibilidade do que anuncia.
A situação em causa passa por parangonas do género:
Xbox. Evolução será tão grande como passagem de 2D para 3D
Vamos lá a ver então o que foi que Phil Spencer disse verdadeiramente, colocando aqui o Tweet em causa:
RT on console will be great. I’m very focused on the work we are doing around Dynamic Latency Input (DLI). In my view the feel of games this upcoming generation will change as dramatically as any since 2D to 3D given CPU upgrade, DLI, memory bandwidth and SSD.
— Phil Spencer (@XboxP3) April 27, 2020
Esta frase, traduzida literalmente, fica assim em Português:
RT na consola será ótimo. Estou muito focado no trabalho que estamos a realizar em relação ao Dynamic Latency Input (DLI). Na minha forma de ver, a sensação dos jogos desta próxima geração mudará tão dramaticamente como qualquer outra desde o 2D para o 3D, devido à atualização da CPU, DLI, largura de banda de memória e SSD.
Tendo sido traduzida por alguns da seguinte forma:
Raytracing nas consolas será excelente. Estou muito focado no trabalho que estamos a fazer no âmbito de Dynamic Latency Input (DLI). Na minha perspetiva, a experiência de jogos nesta próxima geração mudará tão dramaticamente como na passagem do 2D para o 3D devido à atualização do CPU, DLI, largura de banda da memória e [disco] SSD”
Parecido não?
Mas a questão é a seguinte… é que mesmo parecido… é totalmente diferente!
Para começar porque Phil Spencer não fala e nem nunca falou da experiência de jogo… fala da sensação de jogo. Uma sensação que surge na sequência do que referia antes, o trabalho que está a ser feito com o Dynamic Latency Input que tornará a resposta dos jogos muito mais eficaz, o que com mais CPU, largura de banda e Disco irão trazer uma sensação de imersão bem superior.
Depois Phil não refere que a coisa “mudará tão dramaticamente como na passagem do 2D para o 3D”, o que ele diz é que “mudará tão dramaticamente como qualquer outra desde o 2D para o 3D”. Ou seja, será uma revolução ao nível de outras que já existiram desde essa altura.
De se notar que o “as any” não é um erro de tradução. Estamos a falar de um Tweet escrito pelas mãos do próprio Phil Spencer. Não há aqui intermediários, não há aqui erros de tradução ou más transcrições.
A nova geração vai revolucionar os videojogos? Vai! A geração não será apenas mais uma extensão da anterior, e há situações como as que Phil refere que permitirão que a geração expanda e seja muito mais do que “mais do mesmo”. Mas não será uma revolução ao nível da passagem do 2D para o 3D, será uma revolução ao nível das que existiram desde que se passou do 2D para o 3D.
As pessoas traduzirem as coisas ao seu gosto e conforme querem não é uma novidade. É apenas algo que cada vez mais se generaliza.
E se dúvidas houvesse sobre o que digo, bastaria pegar na frase original de Phil e coloca-la num tradutor automático… que pelos vistos domina mais o Inglês do que muita gente!