Basicamente, alegando problemas com os GPUs, as lojas chinesas criaram um falso “recall” de Radeons 580 vendidas, para suposta troca. A situação era falsa, e os clientes acabavam com outros GPUs equivalentes, mas mais fracos na capacidade de mineração, sendo que o seu GPU era depois vendido com lucro.
Pois é… quando uma simples pesquisa começa a mostrar uma GTX 1650 a 450 euros, algo está mal… e choca que os governos não tenham colocado a mão nesta especulação e ganho desmedido que está a existir com os GPUs.
A culpa é da menor produção devido ao Covid, mas igualmente da criptomoeda… Com a mesma a valorizar cada vez mais, quem requer GPUs para tal paga valores acima do mercado, e com a Bitcoin a 64 mil dólares, facilmente se pagam uns milhares de dólares por GPUs.
Ora devido a isto houve um esquema consertado na China. Alguns lojistas lançaram um falso “recall” das placas gráficas Radeon RX 580, alegando problemas de fabrico, com o intuito de obterem GPUs para serem revendidas para a mineração.
Basicamente estas lojas apresentaram-se como sendo a AMD ou a marca do GPU, pedindo a sua devolução. Perante a entrega, os GPUs eram substituídos por modelos equivalentes da Nvidia, ou caso o cliente não aceitasse, o dinheiro pago era devolvido num valor que poderia ir até ao dobro do pago. Apesar de para jogos os equipamentos da Nvidia não ficarem atrás, eles são bem menos capazes no que toca à mineração de criptomoedas, pelo que os comerciantes tinham toda a vantagem nisso.
Os equipamentos eram depois vendidos a preços elevados, mas mesmo assim mais baixos que os modelos novos, o que fazia com que escoassem de forma quase imediata.
De acordo com o website Expreview, tanto a AMD como a XFX emitiram declarações a alertar que estes recalls são falsos. A AMD refere ainda que vai avançar com medidas legais contra estas lojas por disseminação de informações falsas e utilização da marca AMD para o efeito.
E é assim que vai o mundo!
Off – consoles Xbox já tem suporte do FidelityFX da AMD.
O que seria isso, Andresão?
Reconstrução, melhoria em HDR, Ray tracing, qualidade de imagem. Ps5 vai ter suporte TB, mas como deve ser mais adaptado e não tão generalista como o Xbox deve aparecer depois…
Também acredito que a Sony demore mais a anunciar pois deve querer alterar e adaptar.
Para além do mais o Fidelity FX deve estar em DX12 pois é o API dos GPUs AMD, e como tal requer adaptação ao GNM.
Uma coisa que reparei, único Studio Sony que aparece na página oficial do FidelityFX é a Guerrilla. Nenhum outro da Sony.
Será que já está se preparando para colocar seus jogos no pc?
Talvez por causa do Décima no PC.
Mas o mais certo é a Sony não usar um FidelityFX “off the shelf”, mas sim adaptar e criar uma versão proprietária adaptada especificamente e apenas à sua consola.
Seja como for, se dúvidas havia sobre o suporte da PS5, eis uma captura de ecrã do trailer do Resident Evil Village que se afirma ser da PS5 (não sei qual é o trailer pelo que não confirmei).
Sim Mario. Acredito na espeficidade. Não que os jogos do ps5 não terão o suporte. Só achei curioso só aparecer a Guerrilla. Cada equipe tem sua liberdade.
Os jogos da Guerrila já vão para PC, como o horizon.
Só corrigindo… O jogo Horizon Zero Dawn da Guerilla foi para o PC. Não é ainda clara a política da Sony! Mas mesmo que possam passar a ir mais, pela aposta e entendimento do valor da exclusividade, estes nunca irão no dia um, mas sim apenas 3 a 4 anos depois de serem lançados na consola.
O suporte deve ter mais a ver com o motor Décima que está no PC.
Referia-me á Guerrila estar na lista do fidelityFX, como já fez para PC faz todo o sentido estar na lista.
Dia 1 nunca irão, mas podem vir a passar para PC antes dos 3 anos, depende da questão financeira.
Eu chamo só a atenção para uma situação. O Horizon foi ofertado a todos os possuidores do Live, foi novamente ofertado a todos os possuidores da PS4, e está agora ofertado a todos os possuidores de PS4 e PS5.
Basicamente não há e nem haverá nenhum possuidor de consolas PS4 que não tenha acesso ao Horizon gratuitamente.
Daí que ninguém se pode queixar da passagem ao PC. Aconteceu depois da exclusividade e quando o jogo já não vendia, sendo ofertado a todos.
O Days Gone está a seguir os mesmos passos, e se todos os jogos que forem para o PC fizerem o mesmo…
Mas porque é que alguém se deveria queixar de tal coisa?
Porque há quem se queixe, hehehehe.
Sabes que para se queixarem basta abrir a boca.
Obrigado, brother!!!! O series S agora vai voar!rsrsrsrs
E a ps5 também deverá ter.
O fidelityFX são livrarias gráficas e a partilha de dx12 entre xbox e PC deveria ter felicitado a implementação.
Só há a ganhar com o fidelityFX também na ps5.
Sim… há uma questão sobre um dos suportes, que tem a ver com o VRS, que não se sabe se a PS5 tem, mas de resto o Fidelity FX que é uma livraria bastante extensa de funcionalidades deverá estar disponível para todos os hardwares RDNA2.
Resident 8 já usa no PS5
POde usar, mas para mim o RE8 nem RT usa, é tão mediocre que nem vale a pena ligar. Não compensa minimamente os 60fps fixos.
O jogo usa RT….
E segundo os testes da VG, o jogo corre no modo RT com uma média de 59.93 fps na PS5, bem longe dos 45 fps anunciados.
Não me fiz entender, eu sei que usa, mas é tão mediocre que que nem vale a pena ligar.
Nota-se a variação com o RT ligado, nem de longe o RT de RE8 compensa os 60fps fixos, isto para mim claro.
Eu não sei dizer se o RT é mau, ou se alternativa é que é boa.
Porque os meios alternativos estão tão evoluídos que conseguem efeitos visuais fantásticos.
O RT de RE8 é fraco, pouco perceptivel e de baixa resolução.
Para mim desde que haja escolha entre RT e performance tudo bem, caso contrário coloco o RT e o native 4k no mesmo saco, ou seja, não valem o que consomem.
São coisas diferentes vc pensar desta forma e ao mesmo tempo se contrapor a realidade, o jogo usa modo com Raytracing em iluminação e reflexos (baixa resolução). Se não é do seu agrado, paciência, mas isso não muda o fato e nem desabona o console.
Ainda mais se vc pensar que antes do lançamento e todo o FUD de que o PS5 seria RDNA1, que o Raytracing seria Fake, que este Resident 8 estaria com dificuldades de rodar no console mesmo em 1080p, enfim, ele ta surpreendendo diante de tudo isso, pois uma média de 59fps em 4K reconstruido com Raytracing ainda é para poucos jogos, mesmo em PCs da Nasa
Claro que não desabona, e nunca referi tal coisa.
Apenas mencionei um facto, aquilo que é.
Nota-se a suavidade entre o RT off e on. Para mim o RT não vale o esforço.
O RE8 pareceu-me bom jogo, mas graficamente está longe de ser nova gen, pouco melhor é que o RE7.
Claro que vale apenas, afinal o jogo já entrega uma boa performance com o efeito.
E denovo, paciência que não lhe agradou, mas a Demo é pequena e não representa o jogo todo, logo, teríamos de analisar outras partes do jogo as quais ainda estão sob 7 chaves.
4K 60fps e Raytracing, nem o mais otimista apostaria nisso já neste início de geração.
“Mas o Raytracing é brando comparado ao RTX3080”, bem, quanto a isso não há dúvida, mas ao analisar desse forma tão superfícial sem levar em consideração que o valor da Placa custa quase o dobro do console, e que a ainda precisa de todos os outros componentes para aproveitar o melhor da tecnologia.
Eu não vou dizer se visualmente o RT do RE8 é impactante ou não. Isso depende de muita coisa, e o ambiente lúgubre do jogo não ajuda a que as coisas sejam bonitas. O que sei dizer é que a AMD usa o RE8 como publicidade ao seu RT, pelo que algum mérito deve de ter.
https://www.youtube.com/watch?v=jjBqaGLRycc&t=590s
Para mim não vale a pena. Ainda se o RT de RE8 fosse bom poderia ser que sim, mas é muito mediocre e face ao que oferece a mais (quase nada) preferi os 60fps estáveis.
Onde é que viste o RE8 a rodar numa RTX3080 com RT? Não consegui encontrar.
Penso que para quem tem dinheiro não olha ao preço, apenas olha á performance oferecida. Infelizmente não é o meu caso 🙁
No dia que raytracing no SX superar Miles Morales, acho que a conversa pode começar de quem é melhor. Do contrário, quem tá entregando mais do que falavam é o ps5, enquanto o SX está entregando menos do que os fanáticos falavam, inclusive menos que o ps5.
Depende dos jogos, nuns a sx tem vantagem e noutros a ps5 tem vantagem.
Mesmo o RT de miles morales não me impressionou minimamente. É daquelas coisas que se tem de estar atento para notar as diferenças.
Acho o RT de control um dos melhores (principalmente no PC) até agora, mas nas consolas fica-se pelos 30fps e isso para mim é logo motivo para não usar.
Até agora tudo o que as consolas mostraram para mim é banal, nada de espantoso visualmente.
Por esse prisma também podem dizer o mesmo em relação ao ssd da ps5.
Atento????
Já jogaste ambas as versões? Não me parece!
Estar a subir um prédio isolado e ver outros prédios que não existem no reflexo, começar a subir sem que nada se altere, e a certa altura ver a textura trocar para outra igualmente com prédios que não existem, não é algo que não se note. Especialmente quando com RT tudo é perfeito e vês inclusive carros e pessoas.
Dizer que só se nota se estiver atento é no mínimo estranho, pois neste jogo nota-se… e bem…
Eu não notei muito, nada que me prendesse a atenção. talvez pelo ambiente ser muito espelhado e não conseguires ver o o objecto e o espelhamento em simultaneo.
Achei o RT do Control muito mais impactante e interessante.
Não??? Tens a certeza que jogaste? Porque ver o espelhamento é algo que acontece frequentemente!
https://www.youtube.com/watch?v=BMzegyXj4ac
Joguei porque vinha com a ps5, senão nem lhe tinha tocado, depois vendi porque o jogo começou a perder bastante valor de venda.
Não notei nada demias, e como era 30fps não joguei muito com ele ligado, apenas para experimentar. Achei o control muito mais impactante em RT.
Tens um modo RT com 60 fps!
Desconheço o valor de revenda, mas o jogo é o exclusivo da Playstation mais vendido do último ano, pelo que a procura está em alta e daí não compreender bem essa desvalorização. Se o quisesse vender por apenas menos 10 euros, aposto que conseguia facilmente. Já se for numa loja, claro que não me dão nada!
Não me lembro de encontrar esse modo na altura!
Compra-se facilmente por 20/25 euros, mas bem negociado consegue-se por 15 euros. Há muita oferta e pouca procura. Os bundles fizeram com que muitos comprassem o jogo sem intenção de o querer.
Mesmo quem comprou a ps5 sem bundle acabou por comprar por ser dos unicos exclusivos no momento.
Vai ao olx e filtra por mais barato. Mais complicado é arranjar o ghost of tsushima baratinho.
O OLX é uma burlice… Apesar de se fazer bons negócios em algumas coisas, muitas estão inflacionadas.
Mas procura pelo Miles há… é preciso é vender em conjunto com o lançamento de novas unidades da PS.
Já vendi e comprei muito no olx e zero problemas. É apenas necessário estar atento a algumas coisas e de prederência negócio em mãos.
Atulamente por 30 paus ninguém te compra o jogo, e mesmo pelos 25 não é de boas.
E a verdade também é que o jogo tem mais cara de DLC.
Nos últimos 2/3 meses não se vendem em Portugal PS5 sem ser por bundles, isso levou a imensas vendas do jogo a pessoas que nem pensavam em comprar.
Eu tenho um vídeo meu colocando com Ray tracing e sem, no lançamento. E quanta diferença.
Sério que vc não acha impressionante? Não existe nenhuma implementação melhor em reflexos na indústria até hoje. A digital foundry falou isso. Acho que você não jogou o game na sua tv 4k. Tá impressionante.
O jogo até está muito bom na ps4.
Para mim o RT que achei melhor até agora foi o do control, e penso que é uma referência em RT.
No miles não me impressionou, além do mais pouco joguei com RT deviso a ser 30fps, mas o Mário disse-me que havia modo 60fps+RT embora nao me lembre de o ver na altura.
30fps tudo se torna um borrão em movimento, para mim não dá para apreciar nada.
Poderias não ter esse modo. Ele saiu entretanto.
Mas o que precisas é de uma Samsung com Motion Plus, onde tudo o que jogas é a 120 fps. Tudo fica super fluido.
Pessoalmente tenho isso a meio (60 fps) pois a 120 alguns jogos ganham artefactos em algumas cenas.
A minha Q8 tem isso. Não gosto do feito, parece-me a artificial.
Até em filmes tenho sempre desligado.
é tudo a 120 fps de frames duplicados, nunca é igual a 120fps reais.
A fluidez existe… A tempo de input não melhora pois é externo à TV.
Então é TUA opinião contra fatos. Simples. O que vc acha ou deixa de achar não é verdade. Odeio the witcher,as sei que o jogo é fantástico em Vários aspectos. Temos que parar de achar NOSSA opinião acima de fatos. Ainda mais quando é questão técnica.
Quais factos?
Qual o facto que mostra que o ray tracing do Control não é o melhor por exemplo?
A única pessoa que acha que a sua opinão é facto és tu, mais ninguém.
Fatos: Ray tracing de miles Morales é um dos melhores da indústria.
Voce: não achei nada de mais.
Tá vendo como opinião contra fatos não é nada, ou vai continuar querendo que sua opinião seja acima da maioria? Eu hein.
Factos: Ray tracing do Control é um dos melhores da industria, ou seja, a xbox também tem dos melhores ray tracings.
Tu: O Miles morales é o melhor que existe e mais ninguém tem igual.
Estás a ver com a tua oinião é apenas isso, uma opinião. Nunca vai ser um facto.
Eu não me meti na conversa até agora. Mas o Miles Morales ser o melhor RT da indústria não é um facto (e não é), mas agora argumentas que o do Control é o melhor e isso já é um facto?
Peço desculpa se estou a perceber mal ou fora do contexto, mas a realidade é que nenhum de nós pode afirmar qual deles é o melhor pois não temos dados técnicos sobre o implementado e assim sendo tudo é opinativo e do agrado do olho.