Depois de ter sido proibida de usar o Android, a Huawei apostou neste sistema operativo, que tem vindo a conquistar mercado.
O Harmony OS tem vindo a ser um sucesso para a Huawei. Ao ponto que a sua próxima versão, o Harmony OS Next pretender quebrar a compatibilidade com o Android, de forma a se tornar uma real alternativa e não apenas um OS compatível.
A prova é que no mercado Chines, o maior do planeta, este sistema levou a Huawei a bater a Apple pela primeira vez.
Segundo dados da empresa Counterpoint Research, o HarmonyOS da Huawei ultrapassou o iOS e tornou-se o segundo sistema operativo móvel mais popular na China.
O sistema da Huawei subiu a sua quota de 8% no primeiro trimestre de 2023 para 17% no primeiro trimestre de 2024. Já o iOS caiu de 20% para 16% no mesmo período.
O Android continua a dominar o mercado Global com 77% de quota de mercado.
A Huawei tem bons dispositivos, a problemática fica-se pela enorme biblioteca da PlayStore que sem uma camada de compatibilidade pode piorar a coisa toda. Tenho um modem aqui da Huawei e o uso para fazer uma rede Mesh, é um ótimo custo benefício e funciona muito bem, mas os embargos americanos sobre os chineses estão afetando a coisa toda, até pra baixar um app é preciso baixar um .apk de fora da google store, algo que até mata as atualizações automáticas. Espero que a Xiaomi se junte a Huawei em adoção de um mesmo SO, pois gostaria de me manter na Xiaomi e poder ampliar/aumentar a velocidade da minha rede mesh com dispositivos huawei sem que se inventem mais problemas de compatibilidade pelo embargo americano.
Hoje as modificações do Android evoluíram tanto que são quase sistemas operacionais em separado. Utilizo Samsung e fiquei completamente perdido ao testar um xiaomi recentemente. Imagino que o harmony seja muito bom pelo sucesso. Único ponto negativo é que vamos ficar refém da marca. Devido a dificuldade de se adaptar a um novo SO.