Basicamente todas as marcas em todo o mundo estão a sofrer do mesmo. E o pior é que quanto mais avançado eletronicamente for o carro… pior!
Se é uma realidade que o segmento dos carros elétricos se implementou de forma forte no mercado, a realidade é que não vemos tantos carros elétricos como isso por um único motivo. A falta de componentes.
Não é que os outros carros não requeiram igualmente semicondutores, mas os elétricos possuem uma percentagem muito maior dos mesmos, e como tal, sofrem mais.
Daí que a sua produção exige um aumento de stock de componentes, aumento esse que não está a existir, e consequentemente as marcas automóveis queixam-se. E um dos casos flagrantes é na China, onde a dependência de chips e semicondutores é já maior do que de petróleo.
Os problemas com o fornecimento de componentes eletrónicos teve um revés com o aparecimento do COVID 19, o que levou a uma quebra de produção . Mas ao longo dos tempos a coisa não melhorou, pois a guerra na Ucrânia, inflação e falta de matérias primas estão a manter a produção a um nível muito limitado.
A China, apesar de ser altamente industrializada, depende tremendamente de chips importados para a industria automóvel. E durante o Fórum China New Energy Vehicle Development, Shan Jizhang, fundador e CEO da empresa Black Sesame Intelligence, disse que “relatórios relevantes dizem que a dependência externa dos chips para automóveis da China já excede a sua dependência de petróleo. Ainda dependemos do petróleo externo em cerca de 70%, mas a dependência dos chips para automóveis chegam aos 95%“.
Neste sentido, vários paises do mundo estão a investir forte na resolução destes problemas, todos eles tentando reduzir a sua dependência externa de chips, mas isso será algo que demorará alguns anos até dar os primeiros frutos.
A China inda passa por momentos de controle da pandemia pontuais, devido a isso, já deve crescer economicamente bem pouco em relação ao passado recente, pra piorar as tensões bélicas aumentam e também desviam um pouco o foco das produções pro belicismo, vai demorar ainda pra termos uma normalidade mundial como há alguns anos.
Outro problema, além desses para uma retomada produtiva eficiente, e que também associo a essa falta de chips é essa relação de consumo desenfreado, impondo um alta demanda e é algo que tem de ser revisto… ou a humanidade aprende a reciclar melhor os produtos defasados pra reproduzir novos, ou cria um “chip pra tudo” e que possa ser reaproveitado em quase tudo, ou não sei onde vamos parar… e olha que eu adoro eletrônicos, mas é uma coisa exagerada, imagina quanto celular inutilizado já não se tem desde foram popularizados com componentes eletrônicos que poderiam estar a ser aproveitados… Essas TVs… Só eu já joguei duas dessas modernas fora… Anos atrás, lembro de ver TVs no lixo no Japão achando aquilo surreal por N motivos, e no mundo todos já estamos do mesmo jeito, senão pior!
Sobre a questão de pependência do petróleo ser menor na China que de Chips, talvez seja algo que se explique por hábitos como as bicicletas e transportes coletivos serem mais comuns que cada cidadão ir ao trabalho num carro próprio, ou de já estarem a ter mais diversificação em suas matrizes energéticas que outros países, no Brasil mesmo, a maior parte dos equipamentos de geração de energia solar é de origem chinesa (de geradores a placas solares).
A questão do petróleo é fácil de entender. Há um excesso de oferta vindo da Rússia com um custo menor que o de mercado. Tanto a China quanto a Índia estão aproveitando as sanções.
É, tem isso também.
É até engraçado. A Europa não compra diretamente da Rússia. Mas compra o petróleo russo via Índia.
Coisas do mundo! 🙂 O “dinheiro” ignora as maiores atrocidades quando conveniente!
Mário vai fazer matéria sobre os jogos da Sony irem pro PC? Acho que é só questão de tempo até irem todos Day One! Pessoalmente acho que isso foi tardio! Ela tinha que ter feito isso faz tempo já!
As listas de desejos são com o Pai Natal.
🤣🤣🤣
Posso estar muito errado, mas essa galera tá delirando com jogos first party single player AAA da Sony Day one no PC. Isso deve acontecer quando o console não existir mais? Mas antes disso? Duvido!
É só olhar para o planejamento do ano que vem, onde tem Spider-Man 2 e esse já deve ser mto acima de qualquer jogo já visto em consoles e PCs em termos técnicos.
https://www-theenemy-com-br.cdn.ampproject.org/v/s/www.theenemy.com.br/amp/playstation/marvels-spider-man-2-gameplay-rumor?amp_gsa=1&_js_v=a9&usqp=mq331AQKKAFQArABIIACAw%3D%3D#amp_tf=De%20%251%24s&aoh=16651485777971&referrer=https%3A%2F%2Fwww.google.com&share=https%3A%2F%2Fwww.theenemy.com.br%2Fplaystation%2Fmarvels-spider-man-2-gameplay-rumor
E vão continuar a delirar.
Os jogos PS, por muito maus que sejam, serão sempre pelo menos 1 ano exclusivos. No PC terão os GAAS, pois comercialmente faz sentido, até porque o GAAS não são bem vistos pela malta das consolas.
As vendas dos jogos no PC são pequenas face ao que vendem na consola. E a consola não dá dinheiro por vender os jogos da Sony, dá dinheiro por vender os jogos dos outros.
Se deixa de haver razões para se ter a consola, deixa de se ter a maior fonte de rendimento da plataforma, que são as royalties.
De modo que não faz qualquer sentido, exceto para uma empresa que suporta prejuízos à décadas, retirar os exclusivos da plataforma.
Curiosamente, refere-se que a Sony arrebatou a maior parte dos grandes jogos das Thirds como exclusivos PS5, sendo que a Microsoft não se mostrou disposta a pagar tanto.
Porque motivo uma empresa com a capacidade da Microsoft não venceu a Sony aí?
Bem, porque a Microsoft está a pagar as suas decisões.
Quando compras um exclusivo, tens de basicamente ressarcir a empresa pelo que ela deixa de vender no outro lado.
E isso quer dizer que um exclusivo para a Sony sai bem mais barato que um para a Microsoft. Algo que se agrava com o Gamepass pois como os jogos vendem pouco na Xbox, ficam bem baratos para a Sony. Já para a Microsoft, ficam bem mais caros pois não só tem de se pagar o que não se vende do outro lado, como se tem de pagar o que não se vende do próprio lado.
E isso atira os custos da Microsoft para valores bastante bem mais altos.
“Serão sempre” é presunção sua, Mário, as coisas estão a mudar.
De qualquer forma não seria inteligente a Sony abrir mão das exclusividades de seus jogos se quer manter o console com significativo apelo, a menos que eles acreditem que basta agora o serviço pra trazer um diferencial à plataforma.
Mas cabeça de executivo é como de juiz, às vezes foge a regras e a lógica, então, tudo é possível!
Olha, se eu fosse voce, não colocaria a mão no fogo por esse “serão sempre um ano exclusivos”, a Sony andou mudando bastante seu discurso desde o começo da geração
Nesse caso como acreditar em alguém da Microsoft que anda a mudar o discurso à 10 anos.
Não entremos por aí…
Isso aí, tem quem acredite na Microsoft, tem quem acredite na Sony, mas nenhuma das duas estão dignas de confiança, uma mais, outra menos, mas o discurso das duas anda mudando demais
Não vás por aí… Ou acreditas ou não acreditas. As coisas não são imutáveis e há ajustes, sendo que o relevante é que haja sempre ancoragens ao rumo inicial.
Eu acho que estão jogando pra muito altas as expectativas em Spider 2, e salvo pela já grande popularidade do herói, isso pode jogar contra para o sucesso do jogo.
Adoro a Insomniac, e espero um belo jogo, mas é bom manter sempre as expectativas em baixa pra evitar decepções.
Não estou a criar expectativas falsas e sim uma expectativa com base na realidade. A Insomniac já mostrou uma prévia (como eles mesmos disseram) do que o Ps5 é capaz (com R&C), motor gráfico deles se mostrou, até o momento, o mais evoluído pra nextgen e deve ter evoluído ainda mais para o próximo game. O trailer de Spider-Man 2 estava rodando em real time no Ps5! Se o game em si for 50% do que o trailer mostrou, já tá muito acima do que vimos até o momento.
Relembrando apenas que o jogo, em tempo real, supera as cut scenes do Miles Morales que eram meros vídeos. Isso não vai tornar o jogo melhor, mas tecnicamente mostra que é bastante avançado.
Mas já foi mostrado gameplay, Mário?
Náo… Eu queria dizer que o filme nos transporta para dentro de um jogo estando assim muito bem conseguido.
Sparrow, sei que a Insomniac é muito competente e está sempre a mostrar isso, mas é bom lembrar do caso recente de Cyberpunk, mas não estou aqui a comparar qualidade de estúdios, estou a falar de decepções criadas por expectativas muito altas. E só pra constar, The Witcher 3, pra mim, é o melhor da geração passada, e sei que pra muita gente também, e o que se esperava era que Cyberpunk pudesse fazer o mesmo ou chegasse perto, o que se baseava em algo real, o jogo anterior e prévias de gameplay e opinião da imprensa que dizia que tudo o que se via era impressionante e tinha ares de nova geração.
Controlo de qualidade… Cyberpunk não o teve. Ou melhor teve mas eles ignoraram tudo.
The Witcher tem uma gameplay nojenta tb e quando lançou era cheio de bugs. Obviamente que Cyberpunk exagerou nisso, mas a CDP Red nunca foi exemplo de primor técnico.
Em tempo, eu reconheço o valor de The Witcher 3 nos games, só que não me pega mais, pois o que sofri com bugs e gameplay ridículamente travada nesse título, não tá no gibi. Joguei por mais de 30 horas até largar mão. Muito vai e vem pros mesmos lugares e com diálogos de 15 a 20 minutos tb me brocharam.
Entendo as críticas, e os muitos bugs foram verdade, mas em parte o que não gostaste é o que provavelmente os outros gostaram.
Pra mim, particularmente, The Witcher 3 foi um divisor de águas, dos poucos RPGs que joguei em que a profissão do personagem é bem contextualizada com inúmeras missões secundárias, uma verdadeira ideia de mundo extenso em que isso faz sentido. Mas entendo que possa ter achado o jogo moroso. Como quase todo jogo, The Witcher não é pra todo mundo.
Então, Juca, o que me mata é o conjunto disso tudo que eu falei. Em história e construção é excelente mesmo, mas pelos problemas dropei mesmo e até hoje nao resolveram muitas coisas. Jogabilidade gostosa é primordial pra mim e The Witcher é horroroso nisso. Espero que aprendam e se inspirem em Ghost of Tsushima no próximo, que tem gameplay e combate sensacionais.
Você não perde por esperar! Aconteceu a mesma coisa com a Microsoft! A Sony começou dizendo que seriam só testes, com a narrativa absurda de atrair jogadores pro Play, e que só iam lançar depois de alguns anos, e agora falam que os jogos por serviço lançaram Day One e os principais Single-players depois de um ano! Desmentindo o que ela mesmo disse antes! Eu acredito que no máximo daqui 3 anos todos os jogos da Sony irem no dia um pro PC! E isso é bom! Ninguém vai parar de comprar Playstation por causa disso, pois são públicos diferentes! E ela não pode se limitar apenas ao console! Ela tem que expandir a plataforma para abranger mais público e aumentar seus lucros! Como a Microsoft foi pioneira em fazer! Querendo ou não ela ditou tendência!
Pode ser Paulo… mas não vamos lidar com tretas e sim com realidades.
E a realidade é que a Sony não se pode dar ao luxo de acabar com as receitas da plataforma. Pelo menos não como a Microsoft o fez.
Quanto à Microsoft ela não dita nada… ela pode é forçar a barra por questões financeiras… mas ditar… para isso é preciso ser líder de mercado.
Ela nem sequer tem os seus clientes todos no Gamepass, e queres que os das outras consolas adiram?
E da onde que isso vai fazer as receitas caírem?! Isso só vai fazer elas aumentarem pois os jogos vão vender mais! Ninguém vai parar de comprar Playstation por isso! São públicos totalmente diferentes! E além disso, exclusivos só vendem consoles pro público que é mais dedicado e tem conhecimento sobre o mercado de games! E essas pessoas são a grande minoria! A grande maioria dos jogadores escolhe seu console pelo custo-benefício! A balança do preço e os resultados entregues técnicos feitos pelo console! E eu não estou falando de treta! A Microsoft dita o mercado sim e não precisa ser líder de mercado pra isso! Ela começou a investir pesado no serviço de assinatura! Anos depois a Sony seguiu isso! A Microsoft está lançando seus jogos no PC, e a Sony seguiu isso também! Então ela é a empresa que mais inova em suas estratégias de mercado na indústria!
a Sony vai lançar day one no PC pq vai fazer sucesso e dar muita grana, todo mundo quer
ao mesmo tempo eles são irrelevantes no PS5, pq “exclusivos são nicho” e ninguém sabe que eles existem.
o cara da faz uma ginastica argumentativa para ao mesmo tempo dizer que exclusivo no playstation não importa, pq ninguém liga, mas ao mesmo tempo importa lançar no PC pq vai fazer muito sucesso e dar muita grana para a Sony pq todo mundo liga
e ai, já vendeu 30M de copias do spiderman no PC?
Horizon Zero Dawn já vendeu 20M de copias no PC?
Mas claro, a Sony vai pagar 30% para o STEAM para vender “day one” no PC e abrir mão de faturar 100% vendendo no playstation.
E mais, segundo o Phill Spencer a Sony lançar anos depois no PC é “vender duas vezes”, a Sony vai abrir mão de vender 2x o mesmo jogo? ahhahahah
E da onde eu disse que ninguém liga para os exclusivos da Sony?! Ou que eles são de nicho?! Eu disse que a maioria dos jogadores não define qual console comprar por causa deles! Tem uma enorme diferença! Aprenda a interpretar as coisas!
Não? Então define porque?
Pela cor?
Pelo tamanho?
Pelo peso?
Tu quando compras uma consola escolhes a mesma porque? Certamente não é por caber ou não caber no frigorífico e dado que tanto Sony como Microsoft tem os mesmos jogos o que é para ti o fator principal de escolha?
Certamente o preço não é, pois a One estava a 220 euros e a PS4 a 350 e a PS4 continuava a vender mais. Qual é então o fator de escolha?
Algumas pessoas ainda definem a escolha de um console pelos exclusivos! Mas essa é a grande minoria! São apenas as pessoas que tem um conhecimento mais aprofundado sobre games jogam uma gama maior de jogos! A maioria das pessoas que compram um console não são desse perfil! E se limitam a jogar quase todo o tempo jogos como Fortnite, COD e FIFA! E muito raramente compram um jogo single player! Então essas pessoas vão definir qual console comprar por uma série de fatores! por um acordo de marketing da empresa do console com esses jogos pois quando ele ver algum conteúdo sobre esse jogo tal console estará em destaque, pode ser pelo que estará mais barato, pelo que for “mais potente” (coloco entre aspas pois hoje a diferença é mínima e não faz diferença prática) entre vários outros! E quanto ao One, foi uma série de fatores! O marketing que a Microsoft fez pegou muito mal e a Sony explorou isso, fora que ele foi mais barato em alguns mercados menores! Mas nos principais mercados ele era mais caro! Fora que ele era menos potente e isso a ponto de ter um desempenho menor! E a Sony por mérito dela fez um marketing agressivo na resolução 1080p! Tanto que na época o Xbox tinha bem mais jogos e ninguém falava disso! E por mais que isso foi resolvido rápido, infelizmente acabou se tornando um fantasma que atrapalhou a Microsoft na geração passada inteira!
Tu tens noção do que dizes?
Isso pode ser uma fatia que não sei quantificar, mas não a maioria.
O attach ratio ou média de jogos por consola da PS4 foi de 9.6 jogos por consola. A PS3 foi de 8,92. Isto é a média de jogos por consola. A PS4 vendeu no total mais de 1.57 biliões de cópias de jogos. Isto em 117 milhões de consolas. Como é que a maioria só tinha um?
E acorda homem… Acorda para a vida… e começa a pensar. Onde é que a Xbox tinha mais jogos que a PS4? Se tivesse mais jogos que a PS4 é porque esses jogos só existiam na One… E a One foi a pior consola da história a nível de suporte de exclusivos.
A ONE NUNCA TEVE MAIS JOGOS QUE A PS4.
E que marketing foi esse dos 1080p? Ele parou quando a Xbox One X teve 4K? Porque motivo a One X não virou então a mesa?
Se tinha melhor resolução, se tinha mais jogos e mais potencia? Fatores que segundo dizes, são o que vende.
Paulo… Vai-me desculpar, mas eu não alimento este tipo de dialogo. Se acreditas mesmo nisso, sê feliz na tua ignorância. Mas não responderei mais a estes argumentos de alguem que não quer ver o que está à frente dos olhos.
E ainda te atreves a dizer que a PS4 esteve mais barata sabe-se lá onde? Uma consola que acabou a geração a ser vendida a 350 euros, quando a outra estava a 220, e mesmo assim vendia mais.
As consolas existem para se jogar jogos. Não é para se ter mais resolução ou pixels. As consolas que vendem mais são as que tem os jogos que mais agradam ao seu público alvo. A Switch é um sucesso e corre jogos a 480p… Porque tem exclusivos!
E as pessoas que só jogam um jogo numa consola são apenas uma percentagem que não sei definir, mas estão longe de ser a maioria. A maioria compra uma consola pela oferta de jogos, e sendo os exclusivos que fazem a maior diferença, esse fator conta e muito (e nem falo de quantidade, mas de possuir os exclusivos de que gostam).
E quando eu disse que as pessoas só jogam um jogo?! Eu disse que a maioria dos jogadores são casuais e jogam poucos jogos e os que jogam são multiplayer onde passam a maior parte do tempo! Isso é um fato! Ninguém é louco de comprar um console pra jogar um jogo só. E esse número que vc disse da média de jogos comprados justamente confirma o que eu disse! Nove jogos por usuário pra mim é um número muito baixo! E comprova justamente o que eu disse!
A Sony devia lançar day one no PC GoW Ragnarok, pq vai vender muito e a Sony vai ganhar muita grana.
Mas se lançar somente no Playstation, nao importa pq é “nicho” pq o que as pessoas querem é jogar LOL f2p no PC.
Que doença
Se isso fosse verdade, não vendería aquí na minha cidade é até pra fora mais exclusivos PS do que CoD no lançamento. CoD vende muito? Óbvio! Mas sabe pq? Pq simplesmente depois de 2 meses os jogos estão em 50% de desconto, enquanto exclusivos Sony, além de venderem muito mais rápido no lançamento por aqui contando só a plataforma PS, tb tem o fator que pra chegar a metade do preço de lançamento demoram, na media, muito mais que um CoD e um Fifa da vida.
Spiderman 33 milhões de unidades vendidas https://www.gamespot.com/articles/marvels-spider-man-playstation-sales-reach-33-million-as-of-may/1100-6504108/
God of War 2018, Horizon Zero Dawn, Uncharted 4, Last of Us 1, todos ali na faixa (ou perto) das 20 milhões de unidades vendidas.
Mesmo que individualmente cada jogo não alcance X% da base, você também não poderá afirmar que as 20 milhões de pessoas que compraram God of War são exatamente as mesmas 20 milhões de pessoas que compraram Horizon Zero Dawn. Ou seja, o que quero te dizer é que o público alvo que compra single player é muito maior do que a quantidade isolada em cada jogo.
Cyberpunk também vendeu 20 milhões de unidades, Assassins Creed Valhalla é o jogo mais vendido de toda a IP. Como assim as pessoas raramente compram single player?
Se conselho fosse bom, a gente venderia. Mas não posso deixar de te falar duas coisas.
1) O mundo real é muito maior do que a nossa bolha. O que acontece ao nosso redor não é regra para todo o universo.
2) Definitivamente, pare de se informar dentro do flamewar. Entenda que canais de flame no geral produzem zoeira de consoles, e não análises sérias e racionais sobre o que envolve games.
Complementando, se me permitir, uma Capcom, que é das mais.classicas comemora quando um RE2 Remake vende 10 milhões em todas as plataformas. Mas números como 10/15/30 milhões são horriveis para certas pessoas. Pqp!!!
Pronto, falou que so vende para “mais dedicado e conhecedor do mercado de games” e nao é o mesmo papo de sempre de “nicho” que “maioria nao liga”, “que nao importa”
Para cara, vc pensa que a gente é idiota e nao percebe essa narrativa passivo agressiva?
Larga mão de ser Sonso.
Vcs trocam o vocabulário na narrativa refutada e acham que enganam os outros?
“Spideman Nicho, ninguem liga”
Vendeu 30M de copias.
“Veja bem, exclusivo so vende para “mais dedicado e conhecedor do mercado de games”
Se acha q as pessoas sao idiotas?
Aí é, obviamente, desejo seu.
Vou ser um pouco intrometido a ajudá-lo. Se dás a seus palpites a certeza do futuro, aconselho que uses isso no mercado de ações ou loteria que será muito bom para ti! 😀
Teu comentario tá mais pra o que é a TUA expectativa vs realidade.
o cara consegui a proeza de dizer que exclusivo da Sony é nicho e ninguém liga, ao mesmo tempo que a Sony vai lançar “day one” no PC pq todo mundo liga e quer comprar.
dai depois se diz que é um hater, se vitimiza.
Por isso a tensão entre a ilha Twain, se os Chineses dominar essa ilha, e sobretudo por as mãos nas fábricas de chips, ele dominam o Mundo praticamente, tudo praticamente vai ficar dependente deles.
Certamente, mas vale lembrar que Taiwan é China, algo reconhecido pelos próprios EUA desde 1971, no que é conhecido como “Política de uma só China” e registrados em comunicados conjuntos e consolidados China-EUA sob a resolução 2758 de 1971 da ONU.
Agora, é aquele negócio: “quem faz filho na mulher alheia, perde o filho e o feitio…”
Porque os EUA e o resto do mundo não investiram em produções locais?!?! Inda mais que tensões com a China não são de hoje.
https://www.youtube.com/watch?v=lv7FPDR66Lk só eu que adorei isto!
Tá demais mesmo! Agora imagina você se a Nintendo tivesse um console de mesa capaz como um PS5 e você jogando um Mário novo com esses visuais. Sonho!
Seria um sonho, mas o próximo switch com um poder de um ps4, poderá trazer coisas incríveis do Mário.
Não Edson =D estamos juntos, admito que quando assisti o trailer fui com as expectativas baixas, mas quando ele acabou a primeira coisa que pensei foi tenha que assistir na estreia esse filme.
Parece ser muito divertido.
Eu achei fantástico o que vi, Daniel e a dublagem brasileira está soberba para mim!
E eu que via tanto haterismo na escolha de cast que pensei que o filme seria um Live Action! 🤣
Ingame 😉
Ou melhor… Mete-nos num filme como se fosse o jogo. 😉
Ingame? quem dera né!rsrs Mário, o que achou do trailer?
Gostei…muito
Eu achei o máximo. Devo ir com meus filhos no cinema.
Gostei muito tbm, irmão! Irei com a minha menina e esposa para assistir tbm.
Provavelmente será o minha primeira ida ao cinema pós-covid, espero que seja muito bom e que quebre recordes de bilheteria, quem sabe o próximo da Nintendo-Universal não seja um do Link! 😀
Ficou maravilhoso… Imagina um jogo assim!
A Nintendo certamente busca isto e quem sabe no switch de 2050?rsrs
Esperemos que não vá a tanto… 🤣