Muitos criadores estão a tentar que Xbox série S não seja incluída no suporte dos seus jogos.

O motivo é a fraca performance da consola, que limita o que se pode realizar com as consolas mais potentes.

Uma das situações mais abordadas aqui no website, e algo que vimos a dizer desde sempre é que a Xbox série S é um entrave ao desenvolvimento dos videojogos de nova geração e um travão à inovação.

Isso não quer dizer que a série S não possa ter suporte, mas particularmente para pequenas empresas, que não tem facilidade em dedicar meios para estarem ali a cortar e a criar basicamente uma segunda versão do seu jogo para a série S, isso é um problema.

E no fundo acaba também por ser para as empresas maiores, pois nem tudo o que existe pode ser re-escalado para as especificações da consola menos capaz da Microsoft.

Esta situação, que já levou um criador de software a apelidar a série S de “batata”, está a criar mais murmurinho do que se imagina, e está agora a ser revelado que vários criadores de software tem estado a participar em reuniões onde se tem tentado que a Microsoft permita que a série S não seja suportada, removendo assim os travões e limitações impostos pela consola.



Uma das coisas que muitas vezes é esquecido é que as consolas não são PCs… E faz parte do conceito de uma consola oferecer a mesma experiência a todos!

Basicamente as diferentes versões das consolas podem diferir muito pouco entre si. Podem ter menos resolução, e o Ray Tracing pode não existir. Mas de resto a paridade tem de existir.

E isso quer dizer que a performance tem de apontar para os mesmos resultados, sendo que eventuais diferenças tem de ser oferecidas como um extra na versão melhor da consola, mas sem remover a versão de paridade entre elas.

Assim um jogo de Xbox série X pode oferecer uma versão de 60 ou de 120 fps que não exista na S, mas a versão 30 fps, essa tem de existir em ambas as consolas para que os restantes modos sejam extras, mas não uma diferença de paridade. E da mesma forma as diferenças visuais não podem passar muito da resolução, sendo que quando muito pode faltar um efeito aqui ou ali.

Mas a questão existente nos PCs, com níveis de detalhe, isso não existe nas consolas, pois vai contra o seu conceito. E nesse sentido a S não pode correr os jogos em um nível de detalhe inferior.

Este pormaior que muitos esquecem, invalida as comparações com o PC. Que até pode correr os jogos em hardware inferior ao da S… mas cortando a qualidade gráfica.



E este é o grande motivo pelo qual a S é problemática!

E nesse sentido, surge agora a notícia destas reuniões com criadores de software.

No entanto, pelo menos para já, e ao que parece as reuniões não tem tido grande sucesso, mas a situação mostra que os criadores de software estão descontentes com a forma como a consola os está a limitar no desenvolvimento dos seus jogos, ou está a requerer atenção excessiva para os jogos serem otimizados para ela.

Eis os tweets, entretanto apagados, que revelam a situação:





103 Comentários
Antigos
Recentes
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Rui
Rui
21 de Outubro de 2022 8:59

O jogo gotham knights está uma vergonha em todas as consolas, mas a culpa é da SS.

Na switch passam meses a expremer a consola para que corra certos jogos mas a culpa é da SS.

A verdade é só uma, eu também queria andar de ferrari sempre, mas as vezes tenho de ir de Audi ou BMW ou Mercedes.

E isto que acredito sejam “meia dúzia de mangelas” é pouco profissionalismo e preguiça.

O cpu e o ssd é o mesmo a memória para 1080p chega e sobra e o GPU idem.

Se a SS não existisse o Gotham Knights corria a 60 fps nas outras consolas?

Pois.

Juca
Juca
Responder a  Mário Armão Ferreira
21 de Outubro de 2022 12:15

Vai ver foi “preguiça” não terem trazido o Co-Op pro Halo infinite! 🙂

Rui
Rui
Responder a  Mário Armão Ferreira
21 de Outubro de 2022 13:14

Sr Mário esse comentário é verdade curioso é que só é verdade consoante as circunstâncias mas pronto, eu nunca defendi o halo Infinity em nada, eu já afirmei aqui que apesar de o halo ser um dos maiores ips de sempre eu pessoalmente não gosto da parte multiplayer da saga é um estilo que nunca gostei, seja unreal tournament, seja halo, seja quake arena.

Eu crítico quando tenho de criticar não vou é ser, como alguns, vassalos da tendência.

Rui
Rui
Responder a  Mário Armão Ferreira
21 de Outubro de 2022 17:12

Eu respondi a você que respondeu ao juca que respondeu a mim.
Não me serve carapuças de algo que não disse ou faço.

Juca
Juca
Responder a  Rui
21 de Outubro de 2022 15:22

Cadê a crítica a Halo aí? Só vi defesas e o externar de um gosto, coisa que imagino não dê pra você falar se o jogo da Warner nem saiu direito e não está no Gamepass, a menos que você não tenha gostado do Batman Origins deles e esteja a presumir que são iguais ou bem parecidos.

Last edited 2 anos atrás by Juca
José Galvão
José Galvão
Responder a  Rui
21 de Outubro de 2022 9:40

A tipica desculpa de fanboy, os devs são preguiçosos…

O problema aqui caro Rui… é que o Audi não tem a performance do Ferrari.

HENNAN SANTOS CARVALHO
HENNAN SANTOS CARVALHO
Responder a  José Galvão
21 de Outubro de 2022 11:09

Nesse caso, ele está certo. O jogo está com sérios problemas em todas as versões. Lançaram um game que não está pronto.

Hennan
Hennan
Responder a  Rui
21 de Outubro de 2022 9:53

Em relação ao Gothan knights você tem toda razão. O que vemos ali é mais um trabalho porco. Deveriam demitir metade do departamento por ser capaz de lançar um produto tecnicamente pior que o antecessor.

HENNAN SANTOS CARVALHO
HENNAN SANTOS CARVALHO
Responder a  Mário Armão Ferreira
21 de Outubro de 2022 11:08

Acredito que você não acompanhou a história do desenvolvimento desse jogo. A relato de problemas desde o início da produção. Logo o resultado final não é fruto do acaso e nem foi lançado sem que soubessem dos defeitos.
Por fim, me estranha você dando carteirada de especialista. Se só posso criticar quando sou capaz de fazer melhor, então não há necessidade de ter comentários.

Rui
Rui
Responder a  HENNAN SANTOS CARVALHO
21 de Outubro de 2022 11:27

Realmente, não havia comentários porquê aqui ninguém fazia igual ou melhor, o Sr Mário agora meteu os pés pelas mãos.

HENNAN SANTOS CARVALHO
HENNAN SANTOS CARVALHO
Responder a  Mário Armão Ferreira
21 de Outubro de 2022 13:09

Sinceramente a expressão que utilizei é bem comum por aqui. Nunca achei que fosse gerar tanto problema.

Juca
Juca
Responder a  Hennan
21 de Outubro de 2022 12:18

Hennan, a decisão de lançar um jogo não é a de um artista a dizer que seu trabalho está finalizado, e sim dos donos de dinheiro a dizerem vai ser lançado tal dia, então chamar de trabalho porco algo aparentemente não finalizado pode ser considerado injusto!
Sim a Warner tem culpa de como o jogo saiu.

Last edited 2 anos atrás by Juca
Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Rui
21 de Outubro de 2022 10:10

Os clientes do Switch COMPRAM jogos e a preços altos, já os dos Xbox é gamepass, gamepass, gamepass… obviamente que Studios vão fazer um trabalho no Switch e querer seus jogos lá, pois onretorno é certo. Já no Xbox….

E não é apenas o pessoal de Gotham Knights a reclamar do SS, são vários Devs, de AAA aos indies.

Juca
Juca
Responder a  Rui
21 de Outubro de 2022 12:14

Rui, não é questão de preguiça, é questão de dinheiro.
Os desenvolvedores estão dizendo que pra fazer o game rodar em várias plataformas dá um trabalho, na MS eles têm 2x mais já que o reescalonamento para o SS não é só dizer, baixe a resolução.

Ora, por que pra agradar a MS precisa-se gastar mais tempo que as demais pra se ter uma versão por lá, e se estiver a vender menos, vale a pena mais esforço pra se chegar a piores resultados… é preciso pensar, se seu chefe quer que você trabalhe 12h por dia sem pagar um extra ou reduzindo seu salário e você diz que não, isso é PREGUIÇA sua? É preciso acordar pra vida, meu colega!

Last edited 2 anos atrás by Juca
Netto
Netto
Responder a  Rui
21 de Outubro de 2022 18:06

Correria sim

Boa tarde

Hennan
Hennan
21 de Outubro de 2022 9:48

Sinceramente essa situação se verdadeira não faz o mínimo sentido. Hoje daquilo que está disponível, as vendas de jogos estão cerca de 70/30 para o ps X Microsoft. A proporção de X deve ser metade ou até menos em relação ao S. Se considerar que as vendas são proporcionais, estamos a perder 20% delas ou mais. Logo seria melhor não vender no Xbox do que deixar de vender no S.

Juca
Juca
Responder a  Hennan
21 de Outubro de 2022 12:58

Ninguém quer se indispor com o dono do Windows, Hennan.
Estão a querer que a MS facilite pra eles no tempo e trabalho não exigindo uma versão para o SS como obrigatória. Sim, provavelmente nem tem valido à pena, mas é a dona do Windows.

Last edited 2 anos atrás by Juca
Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Responder a  Hennan
21 de Outubro de 2022 15:40

Assumindo que tais estúdios estejam projetando jogos usando o PS5 e o Xbox Series X como denominadores comuns, creio que essa discussão depende muito sobre o quão custoso seja adaptar tais jogos para o hardware do Xbox Series S. Quando me refiro a denominador comum, naturalmente digo que serão jogos rodando potencialmente a 1080p 30fps no PS5 e Xbox Series X, entretanto com o salto de imersão que todos esperam a cada nova geração que se inicia.

Claro que alguns aspectos são facilitados, já que o Xbox Series S possui virtualmente a mesma CPU, as mesmas features DX12 ultimate, e o mesmo sistema de i/o. A resolução e alguns presets podem ser escalados, o que já ajuda. O problema é que como o Sr. Mário já disse em algumas ocasiões, nem tudo é fácil de ser escalado. Sair de 10GB a 560GB/s e 6GB a 336GB/s para trabalhar com 8GB a 224GB/s e 2GB a 56GB/s é um downgrade brutal, que dependendo de como o jogo foi projetado, não basta só cortar aqui e ali.. mas sim refazer o projeto. E esse trabalho de “refazer” é que deve ser bem caro para alguns, levando-os a preferir abrir mão dos possíveis 20% de vendas que tu citou.

Ewertom
Ewertom
Responder a  Carlos Eduardo
21 de Outubro de 2022 17:25

Como é trabalhar para o mercado pc bem mais amplo e com diversas fratures de cpu, gpu,largura de banda e afins,mesmo tendo o limite mínimo de hardware para rodar tal jogo no mínimo aceitável,pois esse jogo também saiu para pcs e a arquitetura dos consoles por mais otimização que exista,não é muito diferente das do pc com dx12 ou 11

Ewertom
Ewertom
Responder a  Ewertom
21 de Outubro de 2022 17:27

O que equivale o Ss hoje comparado aos pcs para rodar os jogos?creio que a indicação de mínima e média o Ss entra na luta

Ewertom
Ewertom
Responder a  Mário Armão Ferreira
21 de Outubro de 2022 20:29

Entendi,obrigado

Juca
Juca
Responder a  Ewertom
21 de Outubro de 2022 20:22

A GPU mais próxima de uma do SS seria alggo entre a 6400 e a 6500xt, algo que não costuma vir nada perto de specs médias.

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Responder a  Ewertom
21 de Outubro de 2022 20:07

Concordo que o PC é bem mais amplo, mas até o PC também possui seu menor denominador comum. É por isso que existem requisitos mínimos, já que não existem garantias de performances caso o jogo rode em uma configuração abaixo do mínimo. Eu mesmo já sofri isso, tentando rodar jogos novos para a época usando placas de vídeo mais antigas, e obtendo performances tipo com 5 a 8fps 😂

O Silent Hill 2 remake está pedindo uma GTX 1080 como requisito mínimo, uma VGA de 8.88 Teraflops com 8GB VRAM rodando a 320.3 GB/s. https://www.gamesradar.com/silent-hill-2-remake-system-requirements/ https://www.techpowerup.com/gpu-specs/geforce-gtx-1080.c2839 O meu ponto aqui não é dizer se o jogo rodaria no Xbox Series S, mas sim em comentar que os requisitos mínimos avançam com o tempo, já que a indústria quer construir jogos cada vez mais imersivos e com isso vender melhor.

Agora com a chegada da linha RTX 40, a tendência é que a RTX 20 e 30 fiquem cada vez mais baratas. Logo não deve demorar para a RTX 2060 virar requisito mínimo, e talvez alguns jogos já incorporarem Ray Tracing para alguns efeitos, sem construir alternativas no render. Por exemplo, o Metro Exodus enhanced edition substituiu todo o sistema de iluminação global por Ray Tracing, e não existe alternativas. Ou seja, ou joga a enhanced edition com Ray Tracing, ou simplesmente não joga.

Last edited 2 anos atrás by Carlos Eduardo
Ewertom
Ewertom
Responder a  Carlos Eduardo
21 de Outubro de 2022 20:27

Eu mesmo somente perguntei isso pois como temos jogos em simultâneo com a plataforma pc como os programadores trabalham os seus jogos tendo de seguir esses denominadores “incomum”ou seja o jogo no requisitos mínimo não deve ser o mesmo jogo na máquina top de gama ou seja temos aqui o mesmo problema da Ss resolução e fps,mas o Mário me respondeu ali também.Obrigado pelo feedback

Rui
Rui
21 de Outubro de 2022 13:31

Off: CMA pede opinião pública, quem vendeu mais consolas nos últimos 10 anos?

Grandes reguladores sim senhor.

Ao menos o MrGamer já está a pregar o seu evangelho na Eurogamer.

HENNAN SANTOS CARVALHO
HENNAN SANTOS CARVALHO
Responder a  Rui
21 de Outubro de 2022 13:45

Pedi opinião pública é normal. Agora provavelmente vão ficar surpresos com o nível das respostas.

Deto
Deto
Responder a  Mário Armão Ferreira
21 de Outubro de 2022 15:31

no twitter tem fanboy do xbox já falando em mandar e-mail para o CMA

o cara tem nível inglês de “came o brazil, discovery CADE”

fiz piada que isso vai queimar a MS

CMA vai achar que a MS tá usando BOTs para mandar e-mail automatizado e fazer volume UHAUHUHAHU

Juca
Juca
Responder a  Deto
22 de Outubro de 2022 0:32

🤣😃🤣😃

Juca
Juca
Responder a  Rui
21 de Outubro de 2022 15:27

Vai lá e enche a CMA com esses seus argumentos, quem sabe algum cole, como só vale considerar os mercados dos últimos 10 anos, e que a MS nunca teve dinheiro ou vontade de fazer muitos jogos nos últimos 10 anos, mas agora tem 67bi para comprar mais uma editora após comprar a Zenimax!!! Convence qualquer um que a MS só quer competir mas nunca teve foi chances ou condições antes! Vale ainda dizer que beneficia mais clientes, pois a maioria dos gamers está com o xbox desde sempre! 🤣

Last edited 2 anos atrás by Juca
Rui
Rui
Responder a  Juca
21 de Outubro de 2022 15:46

Juca tenho mais que fazer, não me conheces..

Agora eu acho que a Microsoft o que devia fazer era, pegar nos 67 mil milhões e comprar todos os jogos que interessem e por los como exclusivos temporários.
Se o tomb Raider custou 50 milhões 12 meses, 67 bilioes daria para comprar bem basicamente tudo.

E isto já é legítimo visto que a Sony farta se de o fazer.

Rui
Rui
Responder a  Mário Armão Ferreira
21 de Outubro de 2022 17:16

Ou seja as regras estão montadas para manter o mesmo galo no poleiro e seguir as regras por ele estipulado.

Ewertom
Ewertom
Responder a  Mário Armão Ferreira
21 de Outubro de 2022 23:29

Isso é fato,a Mic meio que matou o suporte first no One sendo pífio ao que a Sony fez,eu mesmo tenho um Sx e não tem como negar que a Sony está onde está por mérito próprio e erros grotescos da Mic que são refletidos até os dias atuais e pelo visto vai perdurar mais um ano,apesar de ser contra serviços não tem como negar que a Mic nesse ano pisou na bola em questão de jogos first,cadê a Rare e outras, jogos que foram mostrados junto com Hzfw e God War e nada sendo a Sony já mostrado game play e lançando ao público. Cadê, tem coisas que não tem como negar

Juca
Juca
Responder a  Rui
21 de Outubro de 2022 19:56

Oxe… Estás aqui sempre melindrar por qualquer A que se digas da MS e não tens tempo pra escrever a CMA por uma possível injustiça que se faça à MS?!?! a mim parece algo incoerente, mas faças como quiser, somos livres! 😃

A ideia da exclusividade temporária é boa e também mostraria bem as intenções da MS! Coisa de gênio! 😃

Last edited 2 anos atrás by Juca
HENNAN SANTOS CARVALHO
HENNAN SANTOS CARVALHO
21 de Outubro de 2022 13:46

Off topic: Saiu a prévia de GOW e alguns acharam o game mais bonito que Horizon. Impressionante para um crossgen se confirmado.

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Responder a  HENNAN SANTOS CARVALHO
21 de Outubro de 2022 15:19

Esses previews conseguiram aumentar ainda mais o hype da comunidade.

Pelo visto o novo GOW virá avassalador.

Marcio
Marcio
Responder a  Carlos Eduardo
21 de Outubro de 2022 17:32

Ja fiz pré venda na amazon do meu.

Juca
Juca
Responder a  HENNAN SANTOS CARVALHO
21 de Outubro de 2022 15:31

Cara, umas ditas capturas que eu vi são impressionantes, mas é esperar pra ver pessoalmente, pois marketing pode enganar!

HENNAN SANTOS CARVALHO
HENNAN SANTOS CARVALHO
Responder a  HENNAN SANTOS CARVALHO
21 de Outubro de 2022 21:38

God Of War Ragnarok’s Graphics Mode Options Provide A Great Amount Of Choice (press-start.com.au)
Agora estou convencido a fazer pré-venda. Uma aula para as demais desenvolvedoras. 40fps provavelmente será a maior evolução dessa geração.

Juca
Juca
Responder a  HENNAN SANTOS CARVALHO
22 de Outubro de 2022 0:39

O modo 40 é muito bom, obviamente ainda não são os 60, mas melhora muito dos 30, mantendo o visual e ganhando fluidez.

Hennan
Hennan
Responder a  Mário Armão Ferreira
22 de Outubro de 2022 8:45

Apenas o Series s é capaz de entregar isso. Ainda lembro de sites brasileiros como o adrenaline vendendo o Series s como capaz de rodar tudo a 1440p e até 120fps. E quando questionados, o argumento era: você que saber mais que a Microsoft.

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Responder a  Hennan
22 de Outubro de 2022 12:03

Jogando a brincadeira para escanteio 😂

Não sei se GOW Ragnarok terá 1440p 120fps.

Mas pelo visto não estará muito longe disso…

https://twitter.com/dark1x/status/1583728030303760384?s=20&t=qaf4H4_l04saUqfRRZZ7Xg

Last edited 2 anos atrás by Carlos Eduardo
Daniel
Daniel
21 de Outubro de 2022 14:27

Mário, a Unreal 5 virá tão pesada assim? Por mais que a Bloober Team não seja um primor técnico no ponto de vista de optimização, exigir i5 8400 12GB + RX 5700 ou GTX 1080 para requisitos mínimos 1080/30 no low me parece demasiadamente preocupante, até porque estamos falando de um jogo de “corredor”. Sem contar a necessidade de uma RX 6800XT para 1080/60 no ultra. Rapaz… sei não ein; me parece que o Series X e Ps5 poderão ficar “defasados” (no que tange a resolução e fps principalmente) mais cedo do que a gente imagina. Curioso para a primeira leva de jogos nessa engine, que deve vir às pencas já em 2023; uns 10/15 jogos dará para se ter uma pequena noção. Quanto ao Series S… deixa quieto.

Last edited 2 anos atrás by Daniel
Deto
Deto
Responder a  Mário Armão Ferreira
21 de Outubro de 2022 15:33

SH é um jogo lento…

será que tem chance dele ser o primeiro jogo a fazer streaming de ativos do SSD conforme o movimento da câmera?

pelo menos por ser lento podia começar por lá…

Juca
Juca
Responder a  Deto
21 de Outubro de 2022 16:52

Difícil um jogo que nem é 1st fazer isso, mas como é U5 é esperar pra ver.

Juca
Juca
Responder a  Daniel
21 de Outubro de 2022 15:36

Daniel, mas o próprio PS5 e o SX hoje só mostraram Matrix a 1440p@30 com 4k por reconstrução. Infelizmente é pesado sim!

E o problema é bem maior do que parece quando se vê uma 3080 a cair para 40fps e muito instável, pela lógica, no U5 hoje, nem um Pro de PS ou de Xbox (com o dobro da potência) daria conta do U5 a 4k@60, e duvido muito que esses consoles venham num nível de 4090.

A Bloober Team é só mais um componente a dificultar se ter uma boa performance, isso se considerarmos o histórico de performance do The Medium.

Last edited 2 anos atrás by Juca
HENNAN SANTOS CARVALHO
HENNAN SANTOS CARVALHO
Responder a  Daniel
21 de Outubro de 2022 18:49

Uma coisa que deve acontecer com o lançamento dos games pensados na nova geração é o abandono do 4k. Com a evolução das técnicas de upscale, já não faz sentido investir tanto na resolução. Nesse contexto, não vejo os consoles atuais sofrendo tanto.

PAULO KAUFMANN
PAULO KAUFMANN
21 de Outubro de 2022 15:34

Ah mano fala sério, eu não sou um grande especialista na área mas vou dar minha opinião mesmo assim! Existe paridade sim entre os dois modelos de Xbox Séries! O Xbox Séries S possui o mesmo SSD, o a mesma CPU com o click um pouco mais baixo, a única coisa que poderia ser um pouco melhor é a memória raam, que é um pouco menor mas com um pouco de otimização que não daria trabalho nem pra estúdios pequenos isso poderia ser contornado rapidamente! A única coisa propositalmente inferior é a potência da GPU que é um terço do Séries X, mas isso não faz diferença já que o console não foi pensado em rodar 4k e a capacidade de sua GPU é suficiente para 1080p ou 1440p graças a nova arquitetura Zen 2 que é bastante recente! Então qualquer estúdio que disser que o Séries S é uma âncora é um estúdio preguiçoso! Claro eu posso estar errado, mas essa é minha opinião!

Juca
Juca
Responder a  PAULO KAUFMANN
21 de Outubro de 2022 16:44

Você está errado, Paulo, as coisas não se resumem a uma mesma CPU, um pouco menos de RAM e à mesma velocidade de SSD e só diminuir a resolução. Só pra você entender há coisas que são processadas pela GPU onde a questão não é só diminuir a resolução pra que rode-se da mesma forma.

Quando se fala de escalonamento em programação não há uma proporção direta de 1:1 entre processamento necessário e resolução.

Quando você tem algo como o SS a se levar em conta, você se vê obrigado a jogar todos os cálculos possíveis e que poderiam ser feitos pela GPU (jogos GPU bound) para a CPU ao fazer um jogo pro SX, e tentar não usar nenhum tipo de processamento de GPU em que levando-se o jogo pro SS vá fazer falta aquele poder de processamento.

Obviamente que qualquer jogo poderá funcionar em qualquer plataforma tendo-se em conta fazer ports, ou refazerem o jogo adaptado, cortando o que precisa, repensando tudo considerando as limitações de cada plataforma, mas isso é tempo, trabalho e dinheiro a mais, e se você considerar que a MS com o Xbox está mais voltada ao Gamepass, os desevolvedores podem achar que não é vantajoso um trabalho a mais pra seus projetos se encaixarem no SS.

Last edited 2 anos atrás by Juca
Pedro Martins
Pedro Martins
21 de Outubro de 2022 18:38

Como já disseram antes, isso vai acabar com a Sony ganhando exclusivos sem mover um centavo no cofre

Juca
Juca
Responder a  Pedro Martins
21 de Outubro de 2022 20:01

Mas eles não estão dizendo que abandonarão o xbox SX e sim que querem a não obrigatoriedade desenvolver pro SS.

Last edited 2 anos atrás by Juca
Pedro Martins
Pedro Martins
Responder a  Juca
21 de Outubro de 2022 20:48

Porém,a Microsoft definitivamente não vai deixar isso acontecer. Daí vai ser mais fácil cortarem o Xbox das plataformas suportadas do que incluir o SS

Last edited 2 anos atrás by Pedro Martins
Juca
Juca
Responder a  Pedro Martins
22 de Outubro de 2022 1:06

A MS não é a Nintendo que só se perde vendas nos consoles, a MS é o PC, e não imagino algum dev querendo problemas com o dono do SO dos PCs.

Fernando Medeiros
Fernando Medeiros
24 de Outubro de 2022 15:19

Toda essa reclamação sobre o Xbox Series S não faz nenhum sentido. Todos esses estúdios estão lançando jogos no PC, onde eles trabalham com especificações muito variadas. Da forma como falam, é se a partir de agora todos os jogos fossem escolher o PS5 e os 10tflops, com cerca de 12GB de memória para jogos como a linha de base para games 1080p, e não é isso. O Series S da forma como é, está levando a Plague Tale Requiem que é um jogo super exigente para GPUs, em 1080p/30fps consistentes. Basicamente é só ajustar resolução e determinadas configurações gráficas, assim como os estúdios fazem no PC.
Os desenvolvedores não estão escrevendo código diretamente pro metal como eles faziam nos anos 90 e começo dos anos 2000, isso morreu a muito tempo, eles já não quiseram fazer nem no PS3 e nem no Xbox 360 que são os últimos dois consoles da história que permitiram tal abordagem. Atualmente, desenvolver para consoles é quase a mesma coisa que desenvolver para PC, e os motores de jogos dos estúdios multiplataforma não são criados para funcionar apenas em um hardware.
Toda essa reclamação é basicamente estúdios pequenos não querendo trabalhar em um hardware a mais. A proposta do Series S é muito clara, rodar versões reduzidas dos jogos, resolução menor, pós processamento em menores níveis, e a MS está ajudando bastante os desenvolvedores a conseguir lançar jogos no console. Até a suíte FidelityFX da AMD foi incorparada no GDK do Xbox para facilitar aos desenvolvedores sem grandes recursos técnicos incorporar VRS ou FSR nos jogos.
Quando você olha pela restrospectiva e vê que a demo do Matrix tem no Series S a sua versão com melhor desempenho, e que o Plague Tale Requiem ta rodando liso, uma boa parte dessa discussão parece só haterismo de anti xbox.

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Fernando Medeiros
24 de Outubro de 2022 15:40

Só esqueceu que Consoles não são PCs! E nos consoles tem que ter paridade de desempenho, ainda mais com cross play, né?
E dale passar pano pra essa aberração de console.

Deto
Deto
Responder a  Sparrow81
24 de Outubro de 2022 16:18

So passar la no Windows Club, que ja tem uma noticia de que é “conspiração para Difamar o xbox”

A fonte? Um cara no twitter disse isso.

Deto
Deto
Responder a  Fernando Medeiros
24 de Outubro de 2022 16:14

O xbox nunca esta errado, a gente sabe

Xbox é sempre a vitima dos haters.

Imagine que agora os haters estao espalhando Spoilers do GOTY do xbox, veja so que nivel de hate o coitado do xbox sofre… nao espera…

MS vai querer fazer um console capado para ficar mais barato o Servidor do Xcloud?

Sera? Capaz, a MS nunca prejudicou uma plataforma consolidada para levantar outra que ninguem quer?

(Windows 8 + Windows phone?)

Last edited 2 anos atrás by Deto
Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Mário Armão Ferreira
24 de Outubro de 2022 17:23

É que agora eles estão deslumbrados com
A Plague Tale, (até entendo, pouco se vê perto daquilo no Xbox), dizendo até que é mais bonito que Horizon Forbidden West.
Já vi gente falando: “Mais bonito que qualquer jogo da Playstation”. Imagina se comparar com os do Xbox então. A carência é tão grande que tem que se forçar a barra, comparando um AA com AAA referência na indústria. Pff

Last edited 2 anos atrás by Sparrow81
Fernando Medeiros
Fernando Medeiros
Responder a  Mário Armão Ferreira
24 de Outubro de 2022 18:59

Chamar a Plague Tale de miserável não é justo. É o jogo AA com o melhor aspecto visual até o momento. Tem texturas de alta definição para todos os lados, vários efeitos de pós processamento e muita geometria utilizada, sem qualquer técnica como a virtualização de polígonos do Nanite, ou a seleção do Mesh Shaders. Até o momento é o maior caso de benchmark de GPU em um jogo real e funcionando de forma consistente entre os hardwares de PC quanto de console. O jogo é pesado, sim, mas é bonito ao mesmo tempo, em alguns momentos parece uma tech demo. Seus problemas técnicos são basicamente o fato das animações não terem a super produção de um game AAA, ou o gameplay ser muito rudimentar. Mas é uma demonstração de poder bruto da nova geração e uma prévia dos visuais que ainda serão refinados com o passar da geração.
Sobre o resto, qual o problema se a resolução nativa for menor que 1080p e precisar de alguma solução de reconstrução? Quem compra o Xbox Series S esperando jogos em resolução nativa não entendeu o motivo do console ($). O preço justifica, quem não gosta tem o Xbox Series X e o PS5 pra comprar. Se o jogo funciona e é jogável da mesma forma, o console se justifica para o público que não se importa com pixels e os efeitos mais avançados. Reduzir efeitos também faz parte do pacote. E supondo que falamos da quantidade de memória de CPU, o Xbox Series S tem 8GB de memória para jogos. O Series X tem 13,5GB, que a CPU consuma 4GB, que é muito pra um console, ainda sobram 4GB para a GPU usar nos jogos, suficiente para o nível que estamos falando de 1080p, ou até menos com alguma solução de reconstrução. O XBS não precisa rodar grames nas configurações mais altas, pode ter um nível reduzido de todas as configurações e ainda parecer muito bem, como faz no A Plague Tale. Não sei se já jogou o jogo, mas é ótimo saber que um jogo AA com pouco orçamento já tem visuais em grande parte melhores que quase tudo lançado nos últimos dois anos, incluindo o remake do remaster da empresa que vocês tanto amam.

Livio
Livio
Responder a  Fernando Medeiros
24 de Outubro de 2022 19:20

“Qual o problema se a resolução nativa for abaixo de 1080p”

Estranho ler isso de alguém que se gabava com os 4K do Xbox One X e que se animou quando Phil mostrou aquele DIE com o 8K inscrito…fora que criticava as técnicas de reconstrução que o PS4 Pro disponibilizava….alinhar a argumentação quando se convém

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Livio
24 de Outubro de 2022 19:52

Pior de tudo que alguns users aqui acham que todos os outros são otários, inclusive o Mario.
Não é possível acreditar que o que ele fala outros users levarão a sério, ainda mais sendo jantado diuturnamente pelo Mario. Será que ele acredita mesmo, que alguém aqui, um dia, em sã consciência vai realmente acreditar no que ele fala e dizer que o Mário ou outros users é que estão errados? Ainda mais com.o histórico dele. Só se for dodói.

Andrio
Andrio
Responder a  Livio
25 de Outubro de 2022 10:36

O cara: só acredito vendo.
O cara: Vendo não acredito.xD

Fernando Medeiros
Fernando Medeiros
Responder a  Livio
25 de Outubro de 2022 15:21

Bem, acho que você não pegou o intuito da mensagem. O Xbox Series S rodar jogos em baixa resolução seria o problema se ele fosse a única opção do mercado pela MS quando os jogos já chegaram no 4K, ou com um output na resolução 4K. E sobre o PS4 Pro, o que eu critiquei e sempre critico é a forma como o pau que bate em Francisco não bateu no Chico também. O Quantum break era ruim por que a Remedy usava uma técnica de reconstrução temporal para levar o jogo de 720p para 1080p, mas o Cerny apresentou uma evolução da mesma técnica e pareceu o Deus incomparável da indústria por aqui… E eu também criticava o fato de algumas pessoas estarem achando que o Fp16 faria o PS4 Pro igualar ou superar o Xbox One X, outro absurdo difundido pela época.
Se realmente me acompanha, sabe que eu sempre disse que as diferenças de resolução não eram um grande problema, desde o Xbox One original com seus jogos em 900p ou abaixo. E na mesma, eu considero que o preço justifica o desempenho, e era a mesma lógica que eu utilizava para dizer que se fora do Brasil o Xbox One original não se justificava muito por ser mais caro, mesmo com o Kinect embutido, aqui no Brasil, a enorme diferença da época compensa totalmente.
Agora eu digo o mesmo, o Xbox Series S custa metade do preço do X e do PS5. Rodar em 1080p ou abaixo, compensa.
Esse não é o meu console, a única coisa que eu tenho do S é um controle adicional branco pois gosto da cor, e só. o Meu console é o Xbox Series X. Mas eu não piso em cima de quem só pode ter o S, e nem acho que a idústria precisa ser elitista igual vocês estão tentando passar. E se você realmente me acompanha, vai lembrar que em 2013 eu disse que os consoles eram muito fracos, não seria uma geração de muitos anos, e que deveriam começar a pensar em lançar com dois SKUs, um fraco para atender o público com restrição financeira, e outro mais forte para atender quem pode pagar por isso. POis bem, o PS4 Pro e o Xbox One X aconteceram mais rápido do que eu imaginava, pois na época chutei 2018, e foram eles que permitiram a geração durar até 2020, pois os jogos passaram a ser mais desleixados e menos preocupados com standards. Até o TLOUS2 foi pra 900p no PS4, algo que nunca teria acontecido sem a existência do Pro. E é isso, lançar em dois SKUs, permite abidicar de certos padrões para acomodar melhor os jogos. Talvez os desenvolvedores amadores não tenham percebido isso ainda.

Ewertom
Ewertom
Responder a  Fernando Medeiros
25 de Outubro de 2022 19:51

Essa do Quantum Break que é um jogão eu me lembro bem.E foi isso mesmo,

Fernando Medeiros
Fernando Medeiros
Responder a  Mário Armão Ferreira
25 de Outubro de 2022 15:25

O que faz um console ser de nova geração não é a resolução que ele corre os jogos, e sim a complexidade técnica dos jogos que ele corre. Há um mercado não elitista de consumidores de baixa renda, e há consumidores de outras marcas que as vezes tem consoles secundários. Eu realmente não entendo como vocês não conseguem se adequar a algo tão simples de entender. O console principal é o Xbox Series X, o Xbox Series S é a variação para quem não tem dinheiro o suficiente, ou não liga para esses standards. E sim, os consoles Pro vão mirar 8K com FSR, TSR e afins, e 4K60fps nativos com melhorias visuais. Os consoles base não vão deixar o 4K, no máximo usarão 1080p de base com saída a 4K com as técnicas atuais.

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Fernando Medeiros
24 de Outubro de 2022 23:23

Visuais melhores que The Last of Us part 1? Cara, não é possível que vc fale isso sério!!! É um disparate completo. Sua comparação deve ser assistindo Tlou part 1 no YouTube a 240p e A Plague Tale em 4k. Isso já é chamar os outros de idiota!

Fernando Medeiros
Fernando Medeiros
Responder a  Sparrow81
25 de Outubro de 2022 15:27

Olha, você realmente nao jogou o jogo. TLOUS Part 1 tem gráficos piores que a parte 2, sem contar que parece um jogo de PS4 que foi propositalmente colocado como apenas no PS5 para marketing. A Plague Tale Requiem em uma única cena tem mais texturas de alta resolução e efeitos de pós processamento que o TLOUS1 Remake inteiro.

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Fernando Medeiros
25 de Outubro de 2022 17:40

Você que não jogou o game. Pfff

Fernando Medeiros
Fernando Medeiros
Responder a  Sparrow81
25 de Outubro de 2022 15:35

https://www.youtube.com/watch?v=BYZX2EpSB44

Não é possível que você olha pra isso, e acha que isso temvisuais melhores:

https://youtu.be/0mv0dAwPqCs

Olha a falta de realismo nos objetos, e nos cenários em comparação, e olha que o TLOUS2 é um jogo fotorrealista da geração passada.
E lembre-se, não estou falando de qual jogo é melhor como um todo, estou falando exclusivamente da tecnologia visual. A Naughty Dog claro que ganha em gameplay, animações, história etc…
Mas essas são as coisas que vocês geralmente não ligam certo?

Deto
Deto
Responder a  Fernando Medeiros
25 de Outubro de 2022 16:47

Opa, esqueceu que last of us é 1440p ~80fps enquanto plague é 1440p 40fps ?

que coisa não, nunca iria imaginar que vc esqueceria desse detalhe.

o cara escreveu um paragrafo inteiro com um monte de coisa que ele nem sabe o que é, mas não lembrou do FPS, que todo mundo sabe o que é.

Acho curioso que agora esse jogo ai é o “grafico definitivo” e não é horizon forbidden west, ratched and clanck, spiderman mundo aberto com RT, nem Returnal.

É impressionante, o cara faz um circo com um walking simulator multiplataforma pq a empresa que ele defende vai ir pra o TERCEIRO ANO sem jogos nova geração.

Ah, sem esquecer, Returnal 60fps já acaba com o “pos processamento” do plague tale.

Mas não se preocupe em falar de Plague Tale na internet, ninguém vai dar spoiler do final para vc, ao contrário de god of war; isso segundo vc pq “sonysta também é tóxico”

acho curioso relembrar, já tivemos:

god of war vs RDR2

last of us part 2 vs CyberPunk (esse teve gente dando xilique aqui pq queria hypar o PC dele com CP)

esse ano vai ser:

Elenden Ring vs Horizon Forbidden West e GoW Ragnarok.

agora temos:

plague tale >>>>> last of us, ratched and clanck, horizon forbidden west, spiderman com RT e machine learning, Returnal

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Fernando Medeiros
25 de Outubro de 2022 19:29

Quem disse que não ligo pra gameplay e história? Kkkkkk Não me meça pela sua régua, camarada!

Fernando, eu entendo toda sua emoção ao ver A Plague Tale, pois no Xbox não tem nada de visual parecido.

Last edited 2 anos atrás by Sparrow81
Pedro Martins
Pedro Martins
Responder a  Fernando Medeiros
24 de Outubro de 2022 22:24

Não tem como ser hater anti-xbox quando o Mário passou a geração passada defendendo até onde era possível defender as críticas pela diferenças de performance entre o One e o PS4, tal como também criticou a Sony por suas decisões erradas na era do PS4 enquanto critica igualmente a MS por suas decisões no mínimo chulas na geração atual. Eu sei disso porque li todos os artigos do PCmanias três vezes

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Responder a  Fernando Medeiros
25 de Outubro de 2022 20:17

Só uma correção, a Plag Tale no Xbox Series S corre a 900p 30fps, e não a 1080p 30fps como você escreveu.

“Nos testes da Digital Foundry podemos observar que Requiem está com uma resolução de 1440p na PS5 e Xbox Series X, a mesmo do anterior, descendo para na 900p na Series S.”

Fonte: https://www.eurogamer.pt/a-plague-tale-requiem-derrete-a-playstation-5-e-xbox-series-xs

Se quiser uma segunda fonte, no caso a vgtech:

“Xbox Series S in both modes renders at a resolution of 1600×900 and use a form of temporal upsampling to reconstruct a 1920×1080 resolution.”

https://www.youtube.com/watch?v=_cEOV23O7VA

Sobre essa parte onde tu escreve “escrever código diretamente pro metal”, eu já te respondi uma vez, mas talvez você não viu. Escrever código “diretamente pro metal” é bem diferente de escrever código “closer to metal”. São raciocínios diferentes. Te respondi nesta notícia: https://www.pcmanias.com/novas-geforce-serie-4xxx-sao-verdadeiros-atentados-ambientais-e-monstros-na-dimensao/

Coelho
Coelho
26 de Outubro de 2022 11:59

Qual a fonte desta notícia? Ai que se sabe a origem deste fake foi um pist de um frustrado sem relevância na indústria, post que foi eliminado posteriormente.

Apenas a eurogamer e mais meia dúzia de sites pequenos deram visibidade a isto.

Coelho
Coelho
Responder a  Mário Armão Ferreira
26 de Outubro de 2022 12:49

Como calculava não existe qualquer prova do que foi dito seja verdade, sendo que a fonte de tando disparate é apenas esse post que foi apagado.
Ou tens alguma fonte segura do acotecimento dessas reuniões?
É que opiniões pessoais também as tens que digam o contrário.

Bom senso é ver ver centenas de configurações diferentes no PC e ainda sai jogos crossgen em consolas com cpu fraquíssimas.

error: Conteúdo protegido