O motivo é a fraca performance da consola, que limita o que se pode realizar com as consolas mais potentes.
Uma das situações mais abordadas aqui no website, e algo que vimos a dizer desde sempre é que a Xbox série S é um entrave ao desenvolvimento dos videojogos de nova geração e um travão à inovação.
Isso não quer dizer que a série S não possa ter suporte, mas particularmente para pequenas empresas, que não tem facilidade em dedicar meios para estarem ali a cortar e a criar basicamente uma segunda versão do seu jogo para a série S, isso é um problema.
E no fundo acaba também por ser para as empresas maiores, pois nem tudo o que existe pode ser re-escalado para as especificações da consola menos capaz da Microsoft.
Esta situação, que já levou um criador de software a apelidar a série S de “batata”, está a criar mais murmurinho do que se imagina, e está agora a ser revelado que vários criadores de software tem estado a participar em reuniões onde se tem tentado que a Microsoft permita que a série S não seja suportada, removendo assim os travões e limitações impostos pela consola.
Uma das coisas que muitas vezes é esquecido é que as consolas não são PCs… E faz parte do conceito de uma consola oferecer a mesma experiência a todos!
Basicamente as diferentes versões das consolas podem diferir muito pouco entre si. Podem ter menos resolução, e o Ray Tracing pode não existir. Mas de resto a paridade tem de existir.
E isso quer dizer que a performance tem de apontar para os mesmos resultados, sendo que eventuais diferenças tem de ser oferecidas como um extra na versão melhor da consola, mas sem remover a versão de paridade entre elas.
Assim um jogo de Xbox série X pode oferecer uma versão de 60 ou de 120 fps que não exista na S, mas a versão 30 fps, essa tem de existir em ambas as consolas para que os restantes modos sejam extras, mas não uma diferença de paridade. E da mesma forma as diferenças visuais não podem passar muito da resolução, sendo que quando muito pode faltar um efeito aqui ou ali.
Mas a questão existente nos PCs, com níveis de detalhe, isso não existe nas consolas, pois vai contra o seu conceito. E nesse sentido a S não pode correr os jogos em um nível de detalhe inferior.
Este pormaior que muitos esquecem, invalida as comparações com o PC. Que até pode correr os jogos em hardware inferior ao da S… mas cortando a qualidade gráfica.
E este é o grande motivo pelo qual a S é problemática!
E nesse sentido, surge agora a notícia destas reuniões com criadores de software.
No entanto, pelo menos para já, e ao que parece as reuniões não tem tido grande sucesso, mas a situação mostra que os criadores de software estão descontentes com a forma como a consola os está a limitar no desenvolvimento dos seus jogos, ou está a requerer atenção excessiva para os jogos serem otimizados para ela.
Eis os tweets, entretanto apagados, que revelam a situação:
O jogo gotham knights está uma vergonha em todas as consolas, mas a culpa é da SS.
Na switch passam meses a expremer a consola para que corra certos jogos mas a culpa é da SS.
A verdade é só uma, eu também queria andar de ferrari sempre, mas as vezes tenho de ir de Audi ou BMW ou Mercedes.
E isto que acredito sejam “meia dúzia de mangelas” é pouco profissionalismo e preguiça.
O cpu e o ssd é o mesmo a memória para 1080p chega e sobra e o GPU idem.
Se a SS não existisse o Gotham Knights corria a 60 fps nas outras consolas?
Pois.
Nada garante que sem SS correria a 60 nas outras consolas.
O que garante é que correndo na SS a 30 as outras a terem mais terá de ser como opção.
Neste caso, devido a ser um jogo co-op, passado num mundo aberto para o sincronismo da física e IA, simplifica muito a vida a existência de paridade entre todas as versões, paridade essa, que se implementada, é definida pelo elo mais fraco.
A acusação de manguelas e preguiçosos face aos resultados é algo que somente alguém com conhecimentos da área e a trabalhar com as mesmas ferramentas que eles está em condições de o fazer.
Tu não estás, pelo que o que essas acusações são apenas um ato de difamação gratuita da tua parte.
Vai ver foi “preguiça” não terem trazido o Co-Op pro Halo infinite! 🙂
Essa é a parte desonesta da questão. Porque quando é os outros, são preguiçosos e incompetentes.
Quando a casa não é alheia… há 1001 desculpas.
Sr Mário esse comentário é verdade curioso é que só é verdade consoante as circunstâncias mas pronto, eu nunca defendi o halo Infinity em nada, eu já afirmei aqui que apesar de o halo ser um dos maiores ips de sempre eu pessoalmente não gosto da parte multiplayer da saga é um estilo que nunca gostei, seja unreal tournament, seja halo, seja quake arena.
Eu crítico quando tenho de criticar não vou é ser, como alguns, vassalos da tendência.
Rui… Um conselho! Se não defendeste não enfies a carapuça!
Porque eu não falei de ti… eu falei, usando o exemplo de Halo referido pelo Juca (e a coisa não é sequer exclusivo da Microsoft), que quando a coisa acontece com “equipas da casa”, aparecem 1001 desculpas.
Mas isso nem sequer torna o ataque justificadoa. Pois como referi, criticar é normal. E perante os resultados a critica tem de existir. Agora atacar os programadores é que não aceito. Sem histórico que permitam apoiar uma afirmação, isso é difamação, e se leste as regras da página, isso não é sequer permitido aqui.
Eu respondi a você que respondeu ao juca que respondeu a mim.
Não me serve carapuças de algo que não disse ou faço.
Cadê a crítica a Halo aí? Só vi defesas e o externar de um gosto, coisa que imagino não dê pra você falar se o jogo da Warner nem saiu direito e não está no Gamepass, a menos que você não tenha gostado do Batman Origins deles e esteja a presumir que são iguais ou bem parecidos.
A tipica desculpa de fanboy, os devs são preguiçosos…
O problema aqui caro Rui… é que o Audi não tem a performance do Ferrari.
Nesse caso, ele está certo. O jogo está com sérios problemas em todas as versões. Lançaram um game que não está pronto.
Em relação ao Gothan knights você tem toda razão. O que vemos ali é mais um trabalho porco. Deveriam demitir metade do departamento por ser capaz de lançar um produto tecnicamente pior que o antecessor.
Tu não estás em condições de dizer isso. O que sabes sobre o jogo e os seus problemas?
Constatar que está mal, é um realidade acessível a todos. Acusar de mau trabalho é algo desonesto, especialmente vindo de alguém que nem sequer seria capaz de fazer algo parecido.
Eu percebo que se julgue pelo resultado. É algo normal. Mas retirar de um único caso elações desse género não é correto. Teria de haver um historial para apoiares as tuas afirmações. E ele não existe!
Acredito que você não acompanhou a história do desenvolvimento desse jogo. A relato de problemas desde o início da produção. Logo o resultado final não é fruto do acaso e nem foi lançado sem que soubessem dos defeitos.
Por fim, me estranha você dando carteirada de especialista. Se só posso criticar quando sou capaz de fazer melhor, então não há necessidade de ter comentários.
Realmente, não havia comentários porquê aqui ninguém fazia igual ou melhor, o Sr Mário agora meteu os pés pelas mãos.
Pois… Agora é mesmo para ti… É que quando se confunde critica com ataque (que foi o que tu fizeste) à integridade, qualidade e bom nome dos programadores, algo está mal!
Porque criticar eu também critico… mas atacar o bom nome e o profissionalismo das pessoas só se houver um historial que me permita apoiar pela prática continuada. Faze-lo de pé para a mão, é algo que não faço, mas que tu, de bom grado o fizeste.
Isso poderias fazer se estivesses por dentro de todo o processo e conseguisses fazer melhor. Não o estando, há que haver bom senso e educação e criticar os resultados, mas não atacar as pessoas.
Sabes Hennan… é que não é preciso ser especialista. Basta ser educado e ter bom senso.
Porque como disse, criticar o jogo, podes e deves criticar. Mas atacar a integridade, e a qualidade dos programadores é bem diferente. E como disse, dado não haver histórico onde te apoiares, só estás em condições de o fazer se realmente garantires que puderias fazer melhor.
De modo que o que eu referi não foi que não podes criticar… foi que não podes atacar o bom nome dos programadores sem saberes o que se passa e garantires que poderias fazer melhor.
Sinceramente a expressão que utilizei é bem comum por aqui. Nunca achei que fosse gerar tanto problema.
Hennan… estou a falar contigo, não a puxar-te as orelhas…
Não há problema nenhum. Estamos apenas a falar!
Hennan, a decisão de lançar um jogo não é a de um artista a dizer que seu trabalho está finalizado, e sim dos donos de dinheiro a dizerem vai ser lançado tal dia, então chamar de trabalho porco algo aparentemente não finalizado pode ser considerado injusto!
Sim a Warner tem culpa de como o jogo saiu.
Os clientes do Switch COMPRAM jogos e a preços altos, já os dos Xbox é gamepass, gamepass, gamepass… obviamente que Studios vão fazer um trabalho no Switch e querer seus jogos lá, pois onretorno é certo. Já no Xbox….
E não é apenas o pessoal de Gotham Knights a reclamar do SS, são vários Devs, de AAA aos indies.
Eu não te estou a atacar Rui. Não é essa a ideia ou intenção. Tenho de concordar que o jogo está pior que o último e cheio de problemas.
Mas a DICE criou o Vulkan… E ultimamente não acerta com o Battlefield. Motores de rede são complicados, mesmo para quem tem experiência. E este jogo acrescenta o co-op.
Rui, não é questão de preguiça, é questão de dinheiro.
Os desenvolvedores estão dizendo que pra fazer o game rodar em várias plataformas dá um trabalho, na MS eles têm 2x mais já que o reescalonamento para o SS não é só dizer, baixe a resolução.
Ora, por que pra agradar a MS precisa-se gastar mais tempo que as demais pra se ter uma versão por lá, e se estiver a vender menos, vale a pena mais esforço pra se chegar a piores resultados… é preciso pensar, se seu chefe quer que você trabalhe 12h por dia sem pagar um extra ou reduzindo seu salário e você diz que não, isso é PREGUIÇA sua? É preciso acordar pra vida, meu colega!
A haver culpados aqui Juca, nem são os programadores.
Nenhum jogo sai a correr a 30 ou 60 fps, e tem de haver depois etapas de optimização do código.
O que me parece é que aqui o departamento de qualidade aprovou para ir para Gold um jogo que não estava em condições. Provavelmente por pressão das cúpulas que queriam o jogo fora desse por onde desse.
E esses sim, serão os culpados.
Correria sim
Boa tarde
Sinceramente essa situação se verdadeira não faz o mínimo sentido. Hoje daquilo que está disponível, as vendas de jogos estão cerca de 70/30 para o ps X Microsoft. A proporção de X deve ser metade ou até menos em relação ao S. Se considerar que as vendas são proporcionais, estamos a perder 20% delas ou mais. Logo seria melhor não vender no Xbox do que deixar de vender no S.
Ninguém quer se indispor com o dono do Windows, Hennan.
Estão a querer que a MS facilite pra eles no tempo e trabalho não exigindo uma versão para o SS como obrigatória. Sim, provavelmente nem tem valido à pena, mas é a dona do Windows.
Assumindo que tais estúdios estejam projetando jogos usando o PS5 e o Xbox Series X como denominadores comuns, creio que essa discussão depende muito sobre o quão custoso seja adaptar tais jogos para o hardware do Xbox Series S. Quando me refiro a denominador comum, naturalmente digo que serão jogos rodando potencialmente a 1080p 30fps no PS5 e Xbox Series X, entretanto com o salto de imersão que todos esperam a cada nova geração que se inicia.
Claro que alguns aspectos são facilitados, já que o Xbox Series S possui virtualmente a mesma CPU, as mesmas features DX12 ultimate, e o mesmo sistema de i/o. A resolução e alguns presets podem ser escalados, o que já ajuda. O problema é que como o Sr. Mário já disse em algumas ocasiões, nem tudo é fácil de ser escalado. Sair de 10GB a 560GB/s e 6GB a 336GB/s para trabalhar com 8GB a 224GB/s e 2GB a 56GB/s é um downgrade brutal, que dependendo de como o jogo foi projetado, não basta só cortar aqui e ali.. mas sim refazer o projeto. E esse trabalho de “refazer” é que deve ser bem caro para alguns, levando-os a preferir abrir mão dos possíveis 20% de vendas que tu citou.
Como é trabalhar para o mercado pc bem mais amplo e com diversas fratures de cpu, gpu,largura de banda e afins,mesmo tendo o limite mínimo de hardware para rodar tal jogo no mínimo aceitável,pois esse jogo também saiu para pcs e a arquitetura dos consoles por mais otimização que exista,não é muito diferente das do pc com dx12 ou 11
O que equivale o Ss hoje comparado aos pcs para rodar os jogos?creio que a indicação de mínima e média o Ss entra na luta
Não existem níveis de detalhe nas consolas. A paridade entre as duas consolas tem de ser mantida ao máximo, salvo diferentes resoluções. Isso não existe no PC onde podes aplicar níveis de detalhe. As consolas não são PCs.
Entendi,obrigado
A GPU mais próxima de uma do SS seria alggo entre a 6400 e a 6500xt, algo que não costuma vir nada perto de specs médias.
Concordo que o PC é bem mais amplo, mas até o PC também possui seu menor denominador comum. É por isso que existem requisitos mínimos, já que não existem garantias de performances caso o jogo rode em uma configuração abaixo do mínimo. Eu mesmo já sofri isso, tentando rodar jogos novos para a época usando placas de vídeo mais antigas, e obtendo performances tipo com 5 a 8fps 😂
O Silent Hill 2 remake está pedindo uma GTX 1080 como requisito mínimo, uma VGA de 8.88 Teraflops com 8GB VRAM rodando a 320.3 GB/s. https://www.gamesradar.com/silent-hill-2-remake-system-requirements/ https://www.techpowerup.com/gpu-specs/geforce-gtx-1080.c2839 O meu ponto aqui não é dizer se o jogo rodaria no Xbox Series S, mas sim em comentar que os requisitos mínimos avançam com o tempo, já que a indústria quer construir jogos cada vez mais imersivos e com isso vender melhor.
Agora com a chegada da linha RTX 40, a tendência é que a RTX 20 e 30 fiquem cada vez mais baratas. Logo não deve demorar para a RTX 2060 virar requisito mínimo, e talvez alguns jogos já incorporarem Ray Tracing para alguns efeitos, sem construir alternativas no render. Por exemplo, o Metro Exodus enhanced edition substituiu todo o sistema de iluminação global por Ray Tracing, e não existe alternativas. Ou seja, ou joga a enhanced edition com Ray Tracing, ou simplesmente não joga.
Eu mesmo somente perguntei isso pois como temos jogos em simultâneo com a plataforma pc como os programadores trabalham os seus jogos tendo de seguir esses denominadores “incomum”ou seja o jogo no requisitos mínimo não deve ser o mesmo jogo na máquina top de gama ou seja temos aqui o mesmo problema da Ss resolução e fps,mas o Mário me respondeu ali também.Obrigado pelo feedback
Off: CMA pede opinião pública, quem vendeu mais consolas nos últimos 10 anos?
Grandes reguladores sim senhor.
Ao menos o MrGamer já está a pregar o seu evangelho na Eurogamer.
Pedi opinião pública é normal. Agora provavelmente vão ficar surpresos com o nível das respostas.
O que eles querem saber é o que as pessoas acham da fusão e se poderiam mudar de consola com ela.
Mas concordo que eles parecem não conhecer o fanatismo que há aqui, e o tipo de respostas que poderão existir.
no twitter tem fanboy do xbox já falando em mandar e-mail para o CMA
o cara tem nível inglês de “came o brazil, discovery CADE”
fiz piada que isso vai queimar a MS
CMA vai achar que a MS tá usando BOTs para mandar e-mail automatizado e fazer volume UHAUHUHAHU
As pessoas tem de ter é juízo … Isto não é um jogo de futebol…
🤣😃🤣😃
A CMA não está a questionar isso.
Mais uma vez uma critica sem se saber do que se fala!
Vai lá e enche a CMA com esses seus argumentos, quem sabe algum cole, como só vale considerar os mercados dos últimos 10 anos, e que a MS nunca teve dinheiro ou vontade de fazer muitos jogos nos últimos 10 anos, mas agora tem 67bi para comprar mais uma editora após comprar a Zenimax!!! Convence qualquer um que a MS só quer competir mas nunca teve foi chances ou condições antes! Vale ainda dizer que beneficia mais clientes, pois a maioria dos gamers está com o xbox desde sempre! 🤣
Juca tenho mais que fazer, não me conheces..
Agora eu acho que a Microsoft o que devia fazer era, pegar nos 67 mil milhões e comprar todos os jogos que interessem e por los como exclusivos temporários.
Se o tomb Raider custou 50 milhões 12 meses, 67 bilioes daria para comprar bem basicamente tudo.
E isto já é legítimo visto que a Sony farta se de o fazer.
Poderia comprar… Mas o certo é que a Sony se oferecesse 30 era capaz de ter prioridade. Afinal uma coisa é os jogos venderem e fazerem mais receita, outra é serem dados no Gamepass. E a base de clientes também é bem maior. Segundo a Microsoft refere à CMA, é mais do dobro.
Relembro que o custo de um exclusivos é a compensação da perda que a equipa tem ao não vender do outro lado, e que nesse sentido um exclusivo Xbox é mais caro que um PS.
Mas na prática não sei se o poderia fazer. Porque comprar uma mão cheia de jogos é uma percentagem tão pequena do libertado anualmente que não é relevante. Mas 67 biliões em jogos poderia ser algo que mexeria fortemente com o mercado e algo poderia dar origem a uma grande, grande multa dos reguladores. Ou mesmo algo pior.
Ou seja as regras estão montadas para manter o mesmo galo no poleiro e seguir as regras por ele estipulado.
Que regras?
Agora o normal são regras?
Como eu disse, após a 360 a Xbox tinha 49% do mercado, a Sony 51%.
Isso alterou-se não porque a Sony tenha feito algo de espetacular, mas porque a Microsoft criou um barrete.
Culpem-se a eles mesmos.
Isso é fato,a Mic meio que matou o suporte first no One sendo pífio ao que a Sony fez,eu mesmo tenho um Sx e não tem como negar que a Sony está onde está por mérito próprio e erros grotescos da Mic que são refletidos até os dias atuais e pelo visto vai perdurar mais um ano,apesar de ser contra serviços não tem como negar que a Mic nesse ano pisou na bola em questão de jogos first,cadê a Rare e outras, jogos que foram mostrados junto com Hzfw e God War e nada sendo a Sony já mostrado game play e lançando ao público. Cadê, tem coisas que não tem como negar
Oxe… Estás aqui sempre melindrar por qualquer A que se digas da MS e não tens tempo pra escrever a CMA por uma possível injustiça que se faça à MS?!?! a mim parece algo incoerente, mas faças como quiser, somos livres! 😃
A ideia da exclusividade temporária é boa e também mostraria bem as intenções da MS! Coisa de gênio! 😃
Off: A Microsoft só dá tiros nos pés:
Publicamente vem dizer que o Gamepass é um sucesso. Mas à CMA vem dizer que o serviço não arranca e que não há vontade das pessoas em aderir.
Eu já nem sei o que dizer sobre tudo isto. É de tal forma chocante que só espero que vá a tribunal e eles tenham de revelar tudo o que não revelam.
Off topic: Saiu a prévia de GOW e alguns acharam o game mais bonito que Horizon. Impressionante para um crossgen se confirmado.
Esses previews conseguiram aumentar ainda mais o hype da comunidade.
Pelo visto o novo GOW virá avassalador.
Ja fiz pré venda na amazon do meu.
Cara, umas ditas capturas que eu vi são impressionantes, mas é esperar pra ver pessoalmente, pois marketing pode enganar!
God Of War Ragnarok’s Graphics Mode Options Provide A Great Amount Of Choice (press-start.com.au)
Agora estou convencido a fazer pré-venda. Uma aula para as demais desenvolvedoras. 40fps provavelmente será a maior evolução dessa geração.
O modo 40 é muito bom, obviamente ainda não são os 60, mas melhora muito dos 30, mantendo o visual e ganhando fluidez.
Faltam os 1440p a 120 fps com HDR para HDMI 2.0
Apenas o Series s é capaz de entregar isso. Ainda lembro de sites brasileiros como o adrenaline vendendo o Series s como capaz de rodar tudo a 1440p e até 120fps. E quando questionados, o argumento era: você que saber mais que a Microsoft.
Jogando a brincadeira para escanteio 😂
Não sei se GOW Ragnarok terá 1440p 120fps.
Mas pelo visto não estará muito longe disso…
https://twitter.com/dark1x/status/1583728030303760384?s=20&t=qaf4H4_l04saUqfRRZZ7Xg
Mário, a Unreal 5 virá tão pesada assim? Por mais que a Bloober Team não seja um primor técnico no ponto de vista de optimização, exigir i5 8400 12GB + RX 5700 ou GTX 1080 para requisitos mínimos 1080/30 no low me parece demasiadamente preocupante, até porque estamos falando de um jogo de “corredor”. Sem contar a necessidade de uma RX 6800XT para 1080/60 no ultra. Rapaz… sei não ein; me parece que o Series X e Ps5 poderão ficar “defasados” (no que tange a resolução e fps principalmente) mais cedo do que a gente imagina. Curioso para a primeira leva de jogos nessa engine, que deve vir às pencas já em 2023; uns 10/15 jogos dará para se ter uma pequena noção. Quanto ao Series S… deixa quieto.
È dificil analisar isso.
Só sei que:
Requires a 64-bit processor and operating
systemOS: Windows 11 x64
Processor: Intel Core i7-8700K | AMD Ryzen 5 3600X
Memory: 16 GB RAM
Graphics: NVIDIA® GeForce® 2080RTX or AMD Radeon™ 6800XT
DirectX: Version 12
Storage: 50 GB available space
Sound Card: Windows Compatible Audio Device.
Para 4K 30 fps, que deve se o que a PS4 oferece, não me soa a nada desfazado face a outros jogos que temos visto aí.
SH é um jogo lento…
será que tem chance dele ser o primeiro jogo a fazer streaming de ativos do SSD conforme o movimento da câmera?
pelo menos por ser lento podia começar por lá…
Difícil um jogo que nem é 1st fazer isso, mas como é U5 é esperar pra ver.
Daniel, mas o próprio PS5 e o SX hoje só mostraram Matrix a 1440p@30 com 4k por reconstrução. Infelizmente é pesado sim!
E o problema é bem maior do que parece quando se vê uma 3080 a cair para 40fps e muito instável, pela lógica, no U5 hoje, nem um Pro de PS ou de Xbox (com o dobro da potência) daria conta do U5 a 4k@60, e duvido muito que esses consoles venham num nível de 4090.
A Bloober Team é só mais um componente a dificultar se ter uma boa performance, isso se considerarmos o histórico de performance do The Medium.
Uma coisa que deve acontecer com o lançamento dos games pensados na nova geração é o abandono do 4k. Com a evolução das técnicas de upscale, já não faz sentido investir tanto na resolução. Nesse contexto, não vejo os consoles atuais sofrendo tanto.
Ah mano fala sério, eu não sou um grande especialista na área mas vou dar minha opinião mesmo assim! Existe paridade sim entre os dois modelos de Xbox Séries! O Xbox Séries S possui o mesmo SSD, o a mesma CPU com o click um pouco mais baixo, a única coisa que poderia ser um pouco melhor é a memória raam, que é um pouco menor mas com um pouco de otimização que não daria trabalho nem pra estúdios pequenos isso poderia ser contornado rapidamente! A única coisa propositalmente inferior é a potência da GPU que é um terço do Séries X, mas isso não faz diferença já que o console não foi pensado em rodar 4k e a capacidade de sua GPU é suficiente para 1080p ou 1440p graças a nova arquitetura Zen 2 que é bastante recente! Então qualquer estúdio que disser que o Séries S é uma âncora é um estúdio preguiçoso! Claro eu posso estar errado, mas essa é minha opinião!
Paulo… Estás com uma teoria que se aplicava em 2013. Agora tens Ray Trading, cujo uso da RAM depende da geometria e não da resolução.
Tens uma nova geração onde se pretende inovar com mais uso de GPU e RAM em IA, em redes neurais para aprendizagem, em física avançada, etc. E isso não só não depende da resolução como gasta o mesmo nível de GPU em todos os sistemas (por exemplo, se usar 3 Tflops na X, gasta o mesmo na S).
Este tipo de situações estão a impedir os jogos de dar o salto geracional. Porque a S não consegue dedicar esses recursos e ainda assim ter performance suficiente para performances gráficas. E da mesma forma, a quantidade de ram da S está a limitar o que se pode evoluir no uso da RAM de situações não escaláveis.
Isto não é dificil se entender… E até acho má vontade ignorar-se está realidade.
Não se pode aplicar lógicas e conceitos do tempo da idade da pedra a uma geração que pretende evoluir. E essa situação que referes do escapamento, sendo verdade para o que referes não se ajusta à realidade do que se pretende sejam os jogos de nova geração.
Você está errado, Paulo, as coisas não se resumem a uma mesma CPU, um pouco menos de RAM e à mesma velocidade de SSD e só diminuir a resolução. Só pra você entender há coisas que são processadas pela GPU onde a questão não é só diminuir a resolução pra que rode-se da mesma forma.
Quando se fala de escalonamento em programação não há uma proporção direta de 1:1 entre processamento necessário e resolução.
Quando você tem algo como o SS a se levar em conta, você se vê obrigado a jogar todos os cálculos possíveis e que poderiam ser feitos pela GPU (jogos GPU bound) para a CPU ao fazer um jogo pro SX, e tentar não usar nenhum tipo de processamento de GPU em que levando-se o jogo pro SS vá fazer falta aquele poder de processamento.
Obviamente que qualquer jogo poderá funcionar em qualquer plataforma tendo-se em conta fazer ports, ou refazerem o jogo adaptado, cortando o que precisa, repensando tudo considerando as limitações de cada plataforma, mas isso é tempo, trabalho e dinheiro a mais, e se você considerar que a MS com o Xbox está mais voltada ao Gamepass, os desevolvedores podem achar que não é vantajoso um trabalho a mais pra seus projetos se encaixarem no SS.
Como já disseram antes, isso vai acabar com a Sony ganhando exclusivos sem mover um centavo no cofre
Mas eles não estão dizendo que abandonarão o xbox SX e sim que querem a não obrigatoriedade desenvolver pro SS.
Porém,a Microsoft definitivamente não vai deixar isso acontecer. Daí vai ser mais fácil cortarem o Xbox das plataformas suportadas do que incluir o SS
A MS não é a Nintendo que só se perde vendas nos consoles, a MS é o PC, e não imagino algum dev querendo problemas com o dono do SO dos PCs.
Toda essa reclamação sobre o Xbox Series S não faz nenhum sentido. Todos esses estúdios estão lançando jogos no PC, onde eles trabalham com especificações muito variadas. Da forma como falam, é se a partir de agora todos os jogos fossem escolher o PS5 e os 10tflops, com cerca de 12GB de memória para jogos como a linha de base para games 1080p, e não é isso. O Series S da forma como é, está levando a Plague Tale Requiem que é um jogo super exigente para GPUs, em 1080p/30fps consistentes. Basicamente é só ajustar resolução e determinadas configurações gráficas, assim como os estúdios fazem no PC.
Os desenvolvedores não estão escrevendo código diretamente pro metal como eles faziam nos anos 90 e começo dos anos 2000, isso morreu a muito tempo, eles já não quiseram fazer nem no PS3 e nem no Xbox 360 que são os últimos dois consoles da história que permitiram tal abordagem. Atualmente, desenvolver para consoles é quase a mesma coisa que desenvolver para PC, e os motores de jogos dos estúdios multiplataforma não são criados para funcionar apenas em um hardware.
Toda essa reclamação é basicamente estúdios pequenos não querendo trabalhar em um hardware a mais. A proposta do Series S é muito clara, rodar versões reduzidas dos jogos, resolução menor, pós processamento em menores níveis, e a MS está ajudando bastante os desenvolvedores a conseguir lançar jogos no console. Até a suíte FidelityFX da AMD foi incorparada no GDK do Xbox para facilitar aos desenvolvedores sem grandes recursos técnicos incorporar VRS ou FSR nos jogos.
Quando você olha pela restrospectiva e vê que a demo do Matrix tem no Series S a sua versão com melhor desempenho, e que o Plague Tale Requiem ta rodando liso, uma boa parte dessa discussão parece só haterismo de anti xbox.
Só esqueceu que Consoles não são PCs! E nos consoles tem que ter paridade de desempenho, ainda mais com cross play, né?
E dale passar pano pra essa aberração de console.
So passar la no Windows Club, que ja tem uma noticia de que é “conspiração para Difamar o xbox”
A fonte? Um cara no twitter disse isso.
O xbox nunca esta errado, a gente sabe
Xbox é sempre a vitima dos haters.
Imagine que agora os haters estao espalhando Spoilers do GOTY do xbox, veja so que nivel de hate o coitado do xbox sofre… nao espera…
MS vai querer fazer um console capado para ficar mais barato o Servidor do Xcloud?
Sera? Capaz, a MS nunca prejudicou uma plataforma consolidada para levantar outra que ninguem quer?
(Windows 8 + Windows phone?)
Oh Fernando…
O facto de os estúdios no PC trabalhares com especificações variáveis é uma falácia de um argumento por dois motivos:
1 – Mesmo no PC há especificações mínimas.
2 – Os PCs não tem a obrigatoriedade das consolas de garantir a mesma experiência para todos. E por isso um jogo num PC de topo pode ser radicalmente diferente quer em fps como efeitos visuais de um PC com as especificações mínimas. Nas consolas tirando a resolução e o RT, o jogo base tem de ser basicamente igual nas duas consolas.
Por isso esse argumento é falacioso. E se queres níveis de detalhe… Compra um PC, mas não peças isso numa consola.
Quanto aos desenvolvedores não estarem a escrever código ao metal… Isso é verdade… Na Xbox!
Porque quando vês os jogos PS a saírem para o PC vês as especificações pedidas e elas são bem superioras à consola.
Os jogos first party são optimizados a um nível ainda superior. Pelo menos os da PS.
A proposta da S é uma boa proposta… Ou melhor seria se tivéssemos estagnado na geração passada onde tudo, ou quase tudo o que o GPU calculava era escalonável com a resolução.
Mas esta é uma nova geração. Uma geração de IA, referes neurais, de ML, de físicas avançadas. E isso não é escalonável. E é algo que fica limitado ao que pode ser feito num GPU onde 4 Tflops tem de ser partilhados com o grafismo.
E nem é só o GPU, é a RAM! Sim, uma textura 4K pode ser convertida para menos usando menos RAM. Mas nem tudo o que está na RAM é gráfico!
Se queres uma corrida com 128 oponentes geridos pela IA, com ML à mistura, não consegues fazer isso na S… E a consequência é que terás menos. Ou seja, tens de cortar por causa da S.
Quanto a Matrix… Nem brinques… Os cortes são tantos e tão severos que é penoso.
A demo corre nativamente entre 533p e 648p. É reconstruído para 1080p com TSR. Isto é equivalente ao que a Switch nos mostra, com a diferença da reconstrução.
O Ray Tracing e o motion blur levaram uma cacetada na qualidade devido a isso, especialmente o primeiro que trabalha a 1/3 da resolução. Depois o nível de detalhe e a qualidade da luz estão reduzidos e os efeitos de partículas não existem.
Resumidamente é elogiável que tenham feito o que fizeram na S, mas por amor de Deus não me tales em melhor desempenho numa consola cheia de cortes.
Quanto a Plague Tale, o jogo está miserável em todos os sistemas, incluindo na Xbox. Efetivamente essa versão parece a melhor optimizada, mas vendo o que acontece em tudo o resto, percebe-se que o jogo não é exemplo de performances para ninguém.
É que agora eles estão deslumbrados com
A Plague Tale, (até entendo, pouco se vê perto daquilo no Xbox), dizendo até que é mais bonito que Horizon Forbidden West.
Já vi gente falando: “Mais bonito que qualquer jogo da Playstation”. Imagina se comparar com os do Xbox então. A carência é tão grande que tem que se forçar a barra, comparando um AA com AAA referência na indústria. Pff
Chamar a Plague Tale de miserável não é justo. É o jogo AA com o melhor aspecto visual até o momento. Tem texturas de alta definição para todos os lados, vários efeitos de pós processamento e muita geometria utilizada, sem qualquer técnica como a virtualização de polígonos do Nanite, ou a seleção do Mesh Shaders. Até o momento é o maior caso de benchmark de GPU em um jogo real e funcionando de forma consistente entre os hardwares de PC quanto de console. O jogo é pesado, sim, mas é bonito ao mesmo tempo, em alguns momentos parece uma tech demo. Seus problemas técnicos são basicamente o fato das animações não terem a super produção de um game AAA, ou o gameplay ser muito rudimentar. Mas é uma demonstração de poder bruto da nova geração e uma prévia dos visuais que ainda serão refinados com o passar da geração.
Sobre o resto, qual o problema se a resolução nativa for menor que 1080p e precisar de alguma solução de reconstrução? Quem compra o Xbox Series S esperando jogos em resolução nativa não entendeu o motivo do console ($). O preço justifica, quem não gosta tem o Xbox Series X e o PS5 pra comprar. Se o jogo funciona e é jogável da mesma forma, o console se justifica para o público que não se importa com pixels e os efeitos mais avançados. Reduzir efeitos também faz parte do pacote. E supondo que falamos da quantidade de memória de CPU, o Xbox Series S tem 8GB de memória para jogos. O Series X tem 13,5GB, que a CPU consuma 4GB, que é muito pra um console, ainda sobram 4GB para a GPU usar nos jogos, suficiente para o nível que estamos falando de 1080p, ou até menos com alguma solução de reconstrução. O XBS não precisa rodar grames nas configurações mais altas, pode ter um nível reduzido de todas as configurações e ainda parecer muito bem, como faz no A Plague Tale. Não sei se já jogou o jogo, mas é ótimo saber que um jogo AA com pouco orçamento já tem visuais em grande parte melhores que quase tudo lançado nos últimos dois anos, incluindo o remake do remaster da empresa que vocês tanto amam.
“Qual o problema se a resolução nativa for abaixo de 1080p”
Estranho ler isso de alguém que se gabava com os 4K do Xbox One X e que se animou quando Phil mostrou aquele DIE com o 8K inscrito…fora que criticava as técnicas de reconstrução que o PS4 Pro disponibilizava….alinhar a argumentação quando se convém
Pior de tudo que alguns users aqui acham que todos os outros são otários, inclusive o Mario.
Não é possível acreditar que o que ele fala outros users levarão a sério, ainda mais sendo jantado diuturnamente pelo Mario. Será que ele acredita mesmo, que alguém aqui, um dia, em sã consciência vai realmente acreditar no que ele fala e dizer que o Mário ou outros users é que estão errados? Ainda mais com.o histórico dele. Só se for dodói.
Sparrow… Não podes criticar as pessoas… Vai ler o NeoGAF!
Vês lá Devs a dizer que a S não atrapalha nada. Um deles até dia que sempre programou para a X a 4K 60 fps, e nunca se preocupou com a S que sempre correu bem a 1080p 60 fps.
O problema é que depois vais ver quem são esses devs e o que eles lançaram foi o “I Am fish”.
Daí que meter no mês o saco esses devs e os programadores da ID, que criam o motor ID tech, que disseram que a S os prende, ou os do Unity que disseram o mesmo, é um bocado pouco honesto.
Mas enfim…
Se nós não olhassem os e víssemos a cagada que às vezes sai na S, poderíamos ignorar. Mas a realidade é que a ideia nunca foi haver uma consola com gráficos foleiros e outra com gráficos de topo, mas sim e apenas duas consolas com resoluções diferentes. E o tirar o RT já nem isso deveria acontecer.
Queres um exemplo claro de um jogo onde a S limita? Dou-te:
Quero fazer um jogo inovador a ideia é tentare conversar e realizar interações com uma personagem de modo a a bateres em determinadas actividades. Para isso jogas uns mini jogos, tens umas conversas, etc.
Essa personagem, a mais inteligente até hoje vista num jogo é movida a IA, ML e redes neurais. Basicamente uma entidade capaz de aprender, de dialogar e de pensar.
E para essa personagem precisas de muita RAM e do poder computacional do GPU. Precisas ainda de grafismo para foto realismo.
Onde metes isto em 4 Tflops? Tirando as texturas e a resolução nada disto escala.
Basicamente a Microsoft anunciou que a Xbox série X tinha para este tipo de processamento (não escalável) 24 TFLOPS de performance 16 bits e mais de 97 TOPS (trillioes de operacoes por segundo) de performance a 4 bits em inteiros.
E os fans todos bateram palmas pois a PS5 não tinha isto!
Mas afinal… A ter de se suportar a S parece que a coisa fica bem abaixo da PS5, pois os valores utilizáveis nas Xbox descem para 1/4 do referido acima.
Não limita nada!
O cara: só acredito vendo.
O cara: Vendo não acredito.xD
Bem, acho que você não pegou o intuito da mensagem. O Xbox Series S rodar jogos em baixa resolução seria o problema se ele fosse a única opção do mercado pela MS quando os jogos já chegaram no 4K, ou com um output na resolução 4K. E sobre o PS4 Pro, o que eu critiquei e sempre critico é a forma como o pau que bate em Francisco não bateu no Chico também. O Quantum break era ruim por que a Remedy usava uma técnica de reconstrução temporal para levar o jogo de 720p para 1080p, mas o Cerny apresentou uma evolução da mesma técnica e pareceu o Deus incomparável da indústria por aqui… E eu também criticava o fato de algumas pessoas estarem achando que o Fp16 faria o PS4 Pro igualar ou superar o Xbox One X, outro absurdo difundido pela época.
Se realmente me acompanha, sabe que eu sempre disse que as diferenças de resolução não eram um grande problema, desde o Xbox One original com seus jogos em 900p ou abaixo. E na mesma, eu considero que o preço justifica o desempenho, e era a mesma lógica que eu utilizava para dizer que se fora do Brasil o Xbox One original não se justificava muito por ser mais caro, mesmo com o Kinect embutido, aqui no Brasil, a enorme diferença da época compensa totalmente.
Agora eu digo o mesmo, o Xbox Series S custa metade do preço do X e do PS5. Rodar em 1080p ou abaixo, compensa.
Esse não é o meu console, a única coisa que eu tenho do S é um controle adicional branco pois gosto da cor, e só. o Meu console é o Xbox Series X. Mas eu não piso em cima de quem só pode ter o S, e nem acho que a idústria precisa ser elitista igual vocês estão tentando passar. E se você realmente me acompanha, vai lembrar que em 2013 eu disse que os consoles eram muito fracos, não seria uma geração de muitos anos, e que deveriam começar a pensar em lançar com dois SKUs, um fraco para atender o público com restrição financeira, e outro mais forte para atender quem pode pagar por isso. POis bem, o PS4 Pro e o Xbox One X aconteceram mais rápido do que eu imaginava, pois na época chutei 2018, e foram eles que permitiram a geração durar até 2020, pois os jogos passaram a ser mais desleixados e menos preocupados com standards. Até o TLOUS2 foi pra 900p no PS4, algo que nunca teria acontecido sem a existência do Pro. E é isso, lançar em dois SKUs, permite abidicar de certos padrões para acomodar melhor os jogos. Talvez os desenvolvedores amadores não tenham percebido isso ainda.
Essa do Quantum Break que é um jogão eu me lembro bem.E foi isso mesmo,
Fernando… Repito. As consolas oferecerem paridade. No máximo muda a resolução, que a tua TV pode não suportar, ou o RT.
O conceito das consolas sempre foi o mesmo jogo para todos.
Ninguém espera que a S corre os jogos igual à X, mas dados estarmos em 2021, esperar-se-ia se calhar, que a resolução nativa não fosse inferior à de um jogo de PS2, que corria alguns jogos a 1080i.
Se as consolas apresentarem níveis de qualidade diferente deixamos de ter gerações para ter consolas de pobres e ricos. E para isso tens o PC.
E Fernando, o argumentares a favor da S não altera a realidade de que há devs a querer que a Microsoft abandone a consola devido aos limites que ela impõem.
E se um dia sair uma PS5 Pro, que vai ter de correr nas mesma TVs 4K pois os 8K estão longe de ser um standard, quero ver os argumentos que darás nessa altura quando a Microsoft responder, e descer as resoluções da X para os 1440p ou menos.
Seja como fora vindo d alguém que sempre referiu as diferenças entre a PS4 Pro e a One X é curioso como agora resoluções sub HD são aceitáveis.
O que faz um console ser de nova geração não é a resolução que ele corre os jogos, e sim a complexidade técnica dos jogos que ele corre. Há um mercado não elitista de consumidores de baixa renda, e há consumidores de outras marcas que as vezes tem consoles secundários. Eu realmente não entendo como vocês não conseguem se adequar a algo tão simples de entender. O console principal é o Xbox Series X, o Xbox Series S é a variação para quem não tem dinheiro o suficiente, ou não liga para esses standards. E sim, os consoles Pro vão mirar 8K com FSR, TSR e afins, e 4K60fps nativos com melhorias visuais. Os consoles base não vão deixar o 4K, no máximo usarão 1080p de base com saída a 4K com as técnicas atuais.
Sim… e não! É um misto das duas coisas. Poder correr os jogos atuais a 533p não é exactamente algo que se possa considerar next gen. É o mesmo que dizer que um mini acompanha um Ferrari, mas o mini corre em atalhos.
A Série S não é uma consola para quem não tem dinheiro suficiente. É uma alternativa para quem não quer uma consola 4K, ou não tem como tirar partido de 4K.
O ser mais barata é uma consequência, que tem todo o interesse nas vendas. Mas não é uma consola de pobres.
Só se entenderes que é dos pobres… e míopes!
Quanto às consolas base não deixarem os 4K, tenho uma surpresa para ti… já deixaram à muito tempo, e muito do que vês não é 4K nativo.
Visuais melhores que The Last of Us part 1? Cara, não é possível que vc fale isso sério!!! É um disparate completo. Sua comparação deve ser assistindo Tlou part 1 no YouTube a 240p e A Plague Tale em 4k. Isso já é chamar os outros de idiota!
Olha, você realmente nao jogou o jogo. TLOUS Part 1 tem gráficos piores que a parte 2, sem contar que parece um jogo de PS4 que foi propositalmente colocado como apenas no PS5 para marketing. A Plague Tale Requiem em uma única cena tem mais texturas de alta resolução e efeitos de pós processamento que o TLOUS1 Remake inteiro.
Você que não jogou o game. Pfff
https://www.youtube.com/watch?v=BYZX2EpSB44
Não é possível que você olha pra isso, e acha que isso temvisuais melhores:
https://youtu.be/0mv0dAwPqCs
Olha a falta de realismo nos objetos, e nos cenários em comparação, e olha que o TLOUS2 é um jogo fotorrealista da geração passada.
E lembre-se, não estou falando de qual jogo é melhor como um todo, estou falando exclusivamente da tecnologia visual. A Naughty Dog claro que ganha em gameplay, animações, história etc…
Mas essas são as coisas que vocês geralmente não ligam certo?
Sem me meter na discussão, TLOU é um jogo PS3… pode estar melhorado… mas a base é PS3.
Nenhum Tlou, mesmo remasterizado é um jogo pensado de raiz para a PS5.
Opa, esqueceu que last of us é 1440p ~80fps enquanto plague é 1440p 40fps ?
que coisa não, nunca iria imaginar que vc esqueceria desse detalhe.
o cara escreveu um paragrafo inteiro com um monte de coisa que ele nem sabe o que é, mas não lembrou do FPS, que todo mundo sabe o que é.
Acho curioso que agora esse jogo ai é o “grafico definitivo” e não é horizon forbidden west, ratched and clanck, spiderman mundo aberto com RT, nem Returnal.
É impressionante, o cara faz um circo com um walking simulator multiplataforma pq a empresa que ele defende vai ir pra o TERCEIRO ANO sem jogos nova geração.
Ah, sem esquecer, Returnal 60fps já acaba com o “pos processamento” do plague tale.
Mas não se preocupe em falar de Plague Tale na internet, ninguém vai dar spoiler do final para vc, ao contrário de god of war; isso segundo vc pq “sonysta também é tóxico”
acho curioso relembrar, já tivemos:
god of war vs RDR2
last of us part 2 vs CyberPunk (esse teve gente dando xilique aqui pq queria hypar o PC dele com CP)
esse ano vai ser:
Elenden Ring vs Horizon Forbidden West e GoW Ragnarok.
agora temos:
plague tale >>>>> last of us, ratched and clanck, horizon forbidden west, spiderman com RT e machine learning, Returnal
Quem disse que não ligo pra gameplay e história? Kkkkkk Não me meça pela sua régua, camarada!
Fernando, eu entendo toda sua emoção ao ver A Plague Tale, pois no Xbox não tem nada de visual parecido.
Já agora… sobre Matrix Awakens…
Só relembrar que do lado da PS5 não há conhecimento de qualquer intervenção ou otimização.
Não tem como ser hater anti-xbox quando o Mário passou a geração passada defendendo até onde era possível defender as críticas pela diferenças de performance entre o One e o PS4, tal como também criticou a Sony por suas decisões erradas na era do PS4 enquanto critica igualmente a MS por suas decisões no mínimo chulas na geração atual. Eu sei disso porque li todos os artigos do PCmanias três vezes
Pedro, eu sou um apaixonado pela indústria dos videojogos. Eu ando metido nisto à muitos anos. Gosto da concorrência, gosto da diversidade, gosto da aposta de cada um em grandes jogos para superar o outro.
O que eu vi durante anos e anos foram empresas a entrar no negócio e a competir. Uma deram-me bem, outra deram-me mal, mas entraram no mercado e seguiram as regras do mercado, lutando e competindo.
E nesse sentido crítico tudo o que forem alterações ao mercado que tanto gosto.
A Xbox não foi exceção, apesar que as suas políticas a tornaram quase a regra. Entrou com uma consola e competiu na qualidade. A critica aí,na Xbox original, foi apenas que ela esteve muito pouco tempo no mercado. Era um novo players, como tal ser mercado o que fez com que o suporte demorasse a chegar, mas mal chegou a Microsoft deixou de a suportar pois queria já lançar a 360.
Fora isso, a consola portou-se bem.
A 360 foi a consola que menos críticas lhe fiz. Até porque defendendo, e muito, o grande suporte que a Sony deu à sua PS3, e que lamentei não ter sido de igual para igual na X360, a consola foi a minha favorita nessa geração. Bonita, fácil de usar, e fácil de se extrair performances. Como referi, lamentei apenas que o suporte não fosse ao nível do da Sony, o que valeu a esta última um crescimento e mesmo passar a Xbox na reta final.
Mas onde as coisas descambaram a sério foi na era Xbox One. A Microsoft entrou com uma arrogância tal que julgava ter o mercado todo para si. A apresentação da consola foi uma vergonha, a aposta na TV outra, o DRM, e a política de usados nem se fala. A empresa passou-se dos carretos e isso custou-lhe caro. A eles e aos clientes pois devido a um Kinect obrigatório que ninguém queria,a consola era 100 euros mais cara.
A piorar ainda a Microsoft tratava com desdém as queixas (não querem o DRM, temos outro produto, a X360).
E, cream de la cream… Todo o Marketing enganoso e mesmo chocante e engana meninos da Cloud, que sempre alertei ser pura treta dado que, apesar de teoricamente possível não havia uma infraestrutura de rede capaz para implementar isso.
Basicamente a Microsoft começou a mostrar uma tendência enganosa que eu não pude deixar passar. Era a cloud, era o “nós criamos o DirectX, não vamos deixar a sonynter a vantagem de 40%”, enfim!
Algo que eu tinha visto na era X360, mas sem me aperceber que chegaria a tanto.
Recordo este artigo:
https://www.pcmanias.com/ps3-desmistificada/
A mudança do Matrick para o Phil vi-a com bons olhos. O Phil desmistificou muita coisa e pareceu uma lufada de ar fresco. Alterou muito do que estava mal.
E isso deu origem a este artigo
https://www.pcmanias.com/xbox-one-o-regresso-da-phoenix-nova-visao-mais-potente-e-finalmente-consola-a-100/
No entanto o que vi depois chocou-me! Phil Spencer andou perdido. Andou à nora!
A ideia de levar os jogos para o PC não surgiu por bondade. Surgiu por necessidade pois havia investimento em exclusivos que, face à fracas vendas da consola, nunca se pagariam. E o que se viu foi uma Xbox de promessas, mas com suporte decadente e fecho de estúdios.
Em vez de investir nos exclusivos, a Microsoft cortava. E dada a falta de rumo e constantes más decisões eu fazia aquilo que tinha de ser feito. Criticava.
Mas eis que a Xbox investe em novos estúdios. Viste-me a criticar? Não… Porque fiquei feliz de ver novo rumo e vontade.
Critiquei na Zenimax pois era um distribuidor e com muitas IPs multi que se iriam perder como multi, mas mesmo assim basicamente não massacrei a situação.
Onde critiquei a sério foi quando as series foram lançadas… E o suporte era, mesmo assim… Zero.
E dois anos depois, o suporte exclusivo à nova geração continua a ser Zero.
Eu sei que nem todos tem padrões de exigência. Alguns até nem tem nada e tudo no que vier está bom. Mas eu tenho, e tenho porque sendo um jogador multi tenho acesso à qualidade global do mercado, e vejo a Microsoft bem abaixo disso.
Como diz e muito bem o Sparrow. Esta festa ao Plague’s Tale não seria igual se está consola tivesse habituada a esses padrões de qualidade. Mas como não está…
A realidade é que ao longo dos anos, e ao contrário do que via no início e comentei no início deste artigo, desde a One que não vejo a Microsoft concorrer de igual para igual e com o intuito de dar qualidade aos clientes.
E o que vejo agora é o querer absorver o mercado pegando em distribuidores de grande dimensão, conseguindo ao mesmo tempo IPs para si, e retirar IPs aos outros.
E isso eu não posso elogiar….
Só uma correção, a Plag Tale no Xbox Series S corre a 900p 30fps, e não a 1080p 30fps como você escreveu.
“Nos testes da Digital Foundry podemos observar que Requiem está com uma resolução de 1440p na PS5 e Xbox Series X, a mesmo do anterior, descendo para na 900p na Series S.”
Fonte: https://www.eurogamer.pt/a-plague-tale-requiem-derrete-a-playstation-5-e-xbox-series-xs
Se quiser uma segunda fonte, no caso a vgtech:
“Xbox Series S in both modes renders at a resolution of 1600×900 and use a form of temporal upsampling to reconstruct a 1920×1080 resolution.”
https://www.youtube.com/watch?v=_cEOV23O7VA
Sobre essa parte onde tu escreve “escrever código diretamente pro metal”, eu já te respondi uma vez, mas talvez você não viu. Escrever código “diretamente pro metal” é bem diferente de escrever código “closer to metal”. São raciocínios diferentes. Te respondi nesta notícia: https://www.pcmanias.com/novas-geforce-serie-4xxx-sao-verdadeiros-atentados-ambientais-e-monstros-na-dimensao/
Qual a fonte desta notícia? Ai que se sabe a origem deste fake foi um pist de um frustrado sem relevância na indústria, post que foi eliminado posteriormente.
Apenas a eurogamer e mais meia dúzia de sites pequenos deram visibidade a isto.
Frustradissimo. Se veio dizer algo que é bom senso e que já tinha dito expresso inclusive por programadores de motores dos mais populares, só pode ser um frustrado. Eu diria mesmo, um fanboy do mais alto nível.
Aliás ele apagou o tweet porque era falso. Como acontece com todos os tweets falsos. Certamente o facto de estar a ser insultado não conta para nada.
Diria mais, todos sabemos como as pessoas ligadas à indústria gostam de vir a público queimar a sua reputação. E ainda mais numa notícia como esta!
Enfim, são frustrados.
Relativamente à noticia, ninguém lhe deu relevância. A Eurogamer, um website pequeníssimo e outros websites pequenos.
Eis alguns dos pequenos:
https://www.gamespot.com/articles/studios-asking-xbox-to-drop-xbox-series-s-requirement-dev-says-system-has-become-albatross/1100-6508459/
https://www.videogameschronicle.com/news/developer-claims-many-studios-are-asking-xbox-to-drop-mandatory-series-s-compatibility/
https://wccftech.com/developers-xbox-series-s-dropped/
https://www.destructoid.com/xbox-series-s-compatibility-hardware-technology-developers/
https://tech4gamers.com/studios-pushing-to-drop-xbox-series-s-support/
https://gamerant.com/xbox-series-s-bad-holding-back-games/
https://metro.co.uk/2022/10/20/xbox-series-s-mandatory-support-desperately-needs-to-be-dropped-17604344/
https://www.purexbox.com/news/2022/10/many-studios-are-struggling-with-xbox-series-s-requirements-claims-developer
Como calculava não existe qualquer prova do que foi dito seja verdade, sendo que a fonte de tando disparate é apenas esse post que foi apagado.
Ou tens alguma fonte segura do acotecimento dessas reuniões?
É que opiniões pessoais também as tens que digam o contrário.
Bom senso é ver ver centenas de configurações diferentes no PC e ainda sai jogos crossgen em consolas com cpu fraquíssimas.
Tantas como você tem de que a informação é falsa.
A diferença é que a informação desta notícia veio de dois dev, Ian Maclure, e Lee Devonald, um independente, o outro da Rocksteady, que se juntam a tantos outros como Axel Gneiting e Billy Khan que fazem o motor IDTech, ou Tymon Smektala da Techland ( criadores de Dying light)
A sua veio da vontade de isto ser algo dito por frustrados.
Naturalmente nem todos sofrem com isto. Depende do jogo e da ambição do mesmo.
E esqueci-me disto:
Xbox Series S RAM is a “Major Issue” – Several Devs Speak Out About Memory “Bottleneck”
Developers from Infinity Ward, Remedy, and id Software are concerned about the Xbox Series S’ memory situation.
https://gamingbolt.com/xbox-series-s-ram-is-a-major-issue-several-devs-speak-out-about-memory-bottleneck
Mas estes gajos são frustrados… E nós também não percebemos nada… mas o Luis Fouto/Lolita/Eraser/Coelho, e outros nomes que ele terá usado para vir aqui debitar as suas frustrações, tem lá um perito no buraco por onde anda que sabe mais do que estes gajos todos. E que se realmente soubesse do que fala, teria mais era de concordar.