A subida do preço dos GPUs PC é consequência da procura dos mesmos para mineração. E isso sobre preços, destroi o mercado Gaming, e pior… aumenta os consumos da eletricidade para valores incomportáveis pelo ambiente.
Que a procura de GPUs para mineração de bitcoin é gigante, já sabemos.Que isso tem influências nos preços pelo aumento da procura é outra consequência. Que o mercado Gaming sofre com os preços e com a falta de GPUs, também é uma realidade. Mas o que talvez seja a consequência menos abordada da mineração de criptomoeda é as suas consequências para o ambiente.
É que o mercado da mineração das Bitcoins é o que mais energia gasta. Segundo estudos a mineração das bitcoins tem um consumo anual de 121.36 terawatts hora (TWh). E para que enquadrem este número, fiquem a saber, que a Argentina gasta 121 TWh anualmente. Ou seja, a mineração gasta mais eletricidade que a Argentina, ou do que a Holanda, que gasta 108.8 TWh e do que os Emirados Unidos que gastam 113.20 por ano, aproximando-se dos consumos da Noruega que gasta 122.20 TWh.
Esta situação tem levantado sérios alertas por parte dos ambientalistas, porque a maior parte da energia consumida na mineração advém da queima de carvão, o que cria elevados níveis de CO2 na atmosfera, contribuindo para as mudanças climáticas.
A humanidade é a pior praga do planeta Terra…
É o mercado de Bitch coins.
Eu neste momento não consigo comprar uma torre ao meu gosto e pro meu orçamento a pala da pandemia+quebrasproducao+bitcoins.
Quem diria que com essa alta de preços, a GTX 1050TI que era uma placa de entrada em 2016 voltou a estar entre as mais vendidas.
https://www.youtube.com/watch?v=rvSJM7ZtriI
Cara, eu tenho ódio dessa mineração, desde que ela apareceu foi só prejuízo pra mim.
Esses tempos atrás decidi colocar uma GPU simples num computador que comprei de segunda mão só pra renderizar videos e descansar meu principal, daí pensei: GT 1030 já vai ajudar e ela é barata… Pois a frustração foi grande, ela estava mais de 600 conto, eu não compro peça de PC usada então me lasquei todo, (até os usados estão a preço de novo) onde já se viu esse preço devia ser a GTX 1650
É o ser humano querendo enriquecer sem ter esforço. O que esses diabos produzem para a sociedade afinal de contas?
De vez em quando pipoca uns noticia dessas moedas aqui no meu feed.
nossa, sempre tem um aspecto de seita esses sites que falam dessas moedas.
aqui um video do Linus falando pq a Nvidia não tá nem ai, e as travas de bitcoin são fakes.
1- ela quer apenas evitar que as placas invadam o ebay daqui 1 ou 2 anos e todo mundo compre ao contrário de comprar as RTX 40xx igual aconteceu quando todo mundo comprou 1080TI usada de minerador e não 2080TI nova.
https://youtu.be/XfIibTBaoMM
Numa outra curiosidade… Estou a ver mal a coisa, ou estes especialistas da treta só inventam?
Olhando para este esquema, o ar entra, passa sobre o SSD e é empurrado para a motherboard já quente, o que seria um problema!
Mas o engraçado é que olhando para o Raio X, as pás estão ao contrário do fluxo que foi desenhado, o que mostra exatamente o contrário. A ventoinha não atira ar, pelo contrário remove-o, e o ar quente do SSD é atirado logo para fora.
Mas se estou a ver mal, digam-me!
🤔
Eu acho q o ar frio passa pelo SSD externo e depois entra dentro do console.
Mas isso para mim é irrelevante, lembra que o cooler suga ar dos dois lados e somente um lado tem o SSD externo.
De todo o “calor” que o SSD externo vai liberar, ainda vai liberar só em metade do ar que entra no PS5.
Quando apareceu a notícia disso aí, com “eu acho que vai aumentar a velocidade do cooler” eu já imaginei que iria virar “o cooler vai girar mais rápido” e ia começar “não sei não, acho que vai super aquecer”
A ventoinha não tem pás inclinadas… Ela não empurra o ar através delas mas para os lados… Logo o ar entra e sai por todos os lados. Tu podes é sentir mais quente na traseira por causa do dissipador que está aí.
Ela puxa o ar de fora (frio) pelo lado de cima/frente nas duas grandes aberturas de ar e joga para dentro do console, circulando lá e saindo pela traseira. No teardow ele cita que a grade traseira é a saída do ar.
a minha opinião é que nem importa onde entra e sai o ar, um SSD externo ali vai esquentar o PS5 dentro da margem de erro, vai ser irrelevante.
o SSD externo do Xbox nem tem fluxo de ar, mas pra os “problematizadores” não vai ter problemas…
Confirmado mesmo. As entradas de ar são na frente e a exaustão atrás. Ventoinha puxa o ar frio pela frente e joga para trás.
Como?
As pás da foto não mostram isso.
Eu aceito que tu sintas se quente a sair por trás e não sintas pela frente pois o dissipador está atrás e à frente não há nada neste momento. Mas as pás, tal como estão na imagem apanham o ar e atiram-no para todos os lados.
Para atirar para um dos lados tinhas se ter a ventoinha perpendicular à direcção do ar e pás inclinadas, o que não é o caso aqui.
Veja o teardown, Mario. No início ele já se refere “Aqui estão as entradas de ar e depois vai para trás do console e fala: Aqui é a exaustão. As pás, na imagem, estão inclinadas sim.
Não há inclinação das pás!
Mas vamos perder tempo e analisar isto como deve de ser.
E começar por uma ventoinha clássica:
Esta é uma ventoinha por onde o ar flui através da mesma.
As pás são côncavas. O que quer dizer que só rodarem elas vão gerar um fluxo de ar perpendicular à ventoinha.
Este cooler foi criado para rodar no sentido dos ponteiros do relógio, apanhando ar e pela superfície em forma de concha interior, empurra-lo para baixo. Ou seja se ela estivesse montada assim ela apanhava ar no lado do vosso ecrã e empurrava-o para trás.
Se ela por qualquer motivo rodar em sentido contrário, a sua eficiência perde-se pois a posição das pás não é adequada, mas empurraria um volume de ar menor, em sentido contrário.
A ventoinha da PS5 é bem diferente.
As pás não estão colocadas de forma a fazer o ar circular através da ventoinha. Longe disso.
Aqui o que temos é uma disposição de pás em que caso a ventoinha do raio X, na posição da caixa nessa foto, rode no sentido do ponteiro dos relógios o que temos é que o ar quente do interior da caixa seria apanhado, em pouco volume, e empurrado para o interior da ventoinha, saindo depois pelas laterais.
Mas caso rode em sentido contrário o que temos é que o ar fresco do exterior da caixa, que é recebido palas laterais é empurrado para dentro da caixa e empurrado em todas as direções, saindo pelas aberturas existentes.
E este foi o meu erro no comentário anterior… Admiti que a ventoinha rodava no sentido do ponteiro dos relógios, pelo que extrairia ar e não introduzia… E introduz:
Daí que sim, a traseira é uma saída de ar quente, mas mesmo assim, o fluxo de ar não é o da imagem.
A questão é que as ranhuras laterais que vemos são externas à caixa, ou seja salientes e ficando entre a caixa e os painéis laterais, servindo apenas para entrada de ar para alimentação de ambos os lados da ventoinha. Ou seja o fluxo de ar de entrada é pelo centro das ventoinhas, sendo atirado para todos os lados, e passando pelas bacias de dissipação antes de saírem pela traseira.
O SSD, esse tem uma tampa amovível metálica que serve igualmente como coletora de calor (dissipador), e que tem contacto direto com o exterior, pelo que dissipa diretamente para fora.
Resumidamente, admito que errei ao ter assumido uma direção de rotação de uma ventoinha mais standarizada, mas mesmo assim o fluxo de ar não tem nada a ver com a foto. O ar fresco entra em layers exteriores à caixa interna (entre a caixa e os paineis laterais, é sugado para dentro pela ventoinha, que o atira em todas as direcções no interior da caixa. Não há cá as setas verdes naquele local e nem as azuis que atravessam a caixa desde o exterior frontal superior até ao exterior da parte traseira inferior.
Mario, eu estava tentando falar a mesma coisa, mas não nós entendemos… Eu não quis dizer que era inclinada e sim em formato de meia lua as pás. Mas ok, erro meu. No mais, o que você explicou era mais ou menos como eu imaginava. A ventoinha capta o ar das entradas, pois está muito próxima delas e joga esse ar frio para dentro do console e em todas as direções e aí sai pelo exaustor que é a parte de trás.
Só um adendo, eu não sinto ar saindo nas entradas da frente do console. Então isso não foi projeto para sair o ar por ali e temos que levar em consideração o formato e tamanho da caixa do ps5 (ou minha percepção de física falhou?) e não só as pás da ventoinha. Por isso ele cita entrada de ar e exaustão. O Ar não é jogado em todas as direções e sim na direção
de fora para dentro do console e como a caixa parece se estreitar na exaustão, serve como um corredor, direcionando o ar para sair na traseira do console, a referida área de exaustão.
Se o ar passa primeiro pelo SSD e vai para a placa eles estão cometendo o mesmo erro que fizeram com o PS3, sendo que este ero foi confirmado pela própria Sony em uma conferência(que não sei qual) ao falar do sistema de cooling do Ps4.
Na foto acima mostra que o ar vem da fonte, fica quente e vai para o cooler
Nessa outra o ar passar por lugares que pouco esquentam, vai para o dissipador e depois vai para a fonte.
Por isso que acho que não deva ser assim o fluxo de ar no PS5