Antes, comprava-se um jogo e nunca mais se pensava em gastar dinheiro com ele. Agora os jogos trazem micro transações, algumas das quais, pelo preço praticado, chegam a ser desonestas. Eis alguns exemplos:
Eis exemplos de algumas das Micro transações mais caras de sempre. Note-se que este artigo não aborda todas as Micro transações chocantes deste género, mas apenas cita um exemplo para vários valores:
Eve Online
Um jogo Free to Play… até uma certa parte, após a qual se torna necessária uma subscrição mensal.
O jogo possui micro transações, das quais se cita:
E passamos do custo de uma mota para o de um pequeno carro da Dacia… Por meros DLCs
Path of Exile
jogo Free to play, com micro transações, das quais se cita o:
- Ruler Of Wraeclast Pack – Aprox. $12,500
Agora o carro ganha qualidade… e o gasto neste pack já dava para um Smart.
Star Citizen
O famoso jogo que está para ser lançado à vários anos… e nunca é, com um custo introdutório de $45. Cita-se nas suas compras o:
- Legatus Pack – Aprox. $27,000
Aumentamos a qualidade do veiculo, e já temos o custo de um carro da gama média. Por um Pack.
Curiosity
Uma experiência social do Peter Moulineux, onde o objectivo é num grafismo altemanete simplista, remover camadas de um cubo gigante flutuante para descobrir o que está no seu interior. Uma das ferramentas o cortador de diamante (Diamond Chisel) é algo que pode ser comprado.
- Diamond Chisel – Curiosity, $77,000
Nada como pagar o equivalente a um BMW X5 por uma cena virtual para cortar um cubo que não existe.
Entropia Universe
Este é um jogo free to play, mas que cria um mundo virtual com uma economia real, o que quer dizer que tudo o que ali existe custa dinheiro real e pode ser comprado e vendido.
Aqui temos como possibilidade a seguinte compra:
- Planet Calypso – Aprox $6,000,000
E terminamos aqui… Nada como gastar o equivalente ao custo de um iate de luxo para se ter um planeta… virtual!
Quem compra… ganha um nada virtual… Quem vende… fica bem da vida… real!
O patch do RimWorld realmente custa um rim…..ou os dois.
Eu já sou da opinião que um mercado só existe porque tem quem compra. Então tanto faz pra mim. Esse tipo de game eu sempre passei longe e não vão ganhar um tostão meu nunca. Quem compra esse tipo de coisa merece o troféu “idiota dos games”.
Exato Sparrow. O mercado está cheio de más práticas porque quando elas apareceram pareciam maravilhosas e cheias de vantagens.
O meu receio dos serviços de subscrição é esse. A Microsoft está claramente a gastar milhões e milhões a dar a entender um tipo de serviço que não será assim no futuro pois ela não o vai financiar assim para sempre. Mas uma vez as coisas alteradas as consequências ficam para sempre. E neste caso seria um mercado arruinado com as grandes empresas a deixarem de produzir AAA.
Eu entendo seu medo… Porém, creio que os AAA estão garantidos. Quem bebe dessa fonte, jamais vai aceitar qualidade duvidosa em serviço. Vimos a Sony vendendo 145 milhões de cópias de seus exclusivos em 3 anos. Enquanto o gamepass em 3 anos chegou a 18 milhões de subscrição. Desses 18, quantos são ativos? Ninguém sabe. Ou seja, o mercado AAA está crescendo, enquanto o serviço…
Dar um exemplo que aconteceu comigo e um amigo a 2 anos: eu revendia consoles, tanto Xbox como PlayStation. Então um amigo ofereceu um PlayStation slim dele por um Xbox one s que estava aqui à venda. Resumo da história: de tanto ele insistir, mesmo eu falando que não valia a pena, dei o Xbox a ele e me deu o playstation.
Primeiro mês: nossa, porque eu não troquei antes. Xbox muito melhor. Esse gamepass é uma maravilha.
Segundo mês: Vamos ver o que vai entrar no serviço, tem muito jogo, mas muitas coisas não me interessam.
Terceiro mês: Poxa, tô achando que fiz cagada em fazer essa troca.
Quarto mês: André, você não quer trocar de novo comigo? Eu estou com saudades do PlayStation e e dos jogos.
Esse é UM dos muitos casos parecidos que vivi na geração passada.
esse papo de “custo beneficio” não existe em video game, cinema, musica.
quem aqui vai ver X-Men: Fênix Negra por 1 real, pq é “mais custo beneficio” que Pantera Negra por 20 reais?
puro delírio isso ai de “custo beneficio”
eu não pago 1 real por The Medium, não vou gastar meu tempo para jogar.
Horizon Forbidden West eu vou comprar em pré venda na PSN por 350 reais.
E sabe o que as pessoas fazem? esperam uma promoção por Horizon por 150 reais se acham caro 350, elas não dizem “não quero mais Horizon, muito caro, vou jogar the medium por 1 real”
Custo beneficio so existe para vc não fazer papel de trouxa… comprar um carro mais caro que é igual outro mais barato, não existe nem se for comprar um carro utilitário eletrico/diesel vs Audi RS avant
o cara compra o mais barato nesse exemplo pq não tem dinheiro para o Audi ou não quer se preocupar com perfil baixo de roda do carro andando na estrada com buraco.
Eu não vou pagar 350 no Forbidden West de jeito nenhum, enquanto não baixar ou eu até comprar usado. Tudo tem limite.
Cansei de ser escravo da ansiedade, sem contar as vezes que nessa geração paguei 250 em jogos horríveis que me arrependi de ter comprado. TLoU 2 mesmo eu queria ter esperado comprar quando estivesse abaixo de 80.
O WD Legion estou esperando quando não valer mais nada kkkk
Sr Mário o game pass não tem nada a haver com as microtransacoes, são coisas completamente diferentes.
Já existem rumores que a Sony já está a preparar um serviço idêntico, depois quero ver se vai ter a mesma opinião.
Também outro rumor surgiu que a Sony também se vai preparar para entrar no mercado mobile, já estava mais que na altura dos grandes players dos jogos entrarem nesse mercado, mas será que isso vai afetar a qualidade dos jogos?
O meu comentário não tem a ver com o artigo, mas como resposta ao Sparrow.
Mas uma coisa te garanto… Manter jogos de qualidade num modelo tipo Gamepass ou é com financiamento como agora, ou precisas de os pagar de outra forma e as microtransações podem aparecer.
Mas eu deixo claro, e se não sabes isso não tens lido os artigos e estás a fazer um juízo baseado em opinião e não em factos, que eu nada tenho contra serviços de subscrição. Acho até que eles vão proliferar e serão comuns no futuro. O que eu crítico é o modelo do Gamepass com os jogos no dia um. Isso é que coloca as dúvidas sobre a viabilidade do serviço. Não é o ter índies ou jogos antigos.
Quanto à Sony ela já tem um concorrente ao Gamepass. É mais barato e tem mais jogos.
Só que como não põem em causa as vendas dos jogos novos e nem requer ser o meio de financiamento desses jogos, mas apenas fonte de receita extra, não há muito a dizer sobre ele. É um serviço como há dezenas deles no PC.
A Sony entrar no mercado mobile desde que seja com equipas dedicadas e não as mesmas da PS… é uma decisão que nada tem a ver com o mercado das consolas.
Não, a sua opinião não é baseada em factos, está a pressupor que o game pass possa minar a qualidade dos jogos no futuro e ainda não tem dados ou factos sobre isso.
A Epic Games teve um prejuízo de 435M para atrair consumidores, a Microsoft não se pode dar a esse luxo?
As microtransacoes já vêm de muito antes do game pass, portanto é algo no seu comentário que não concordo.
As empresas descobriram uma forma de monetarizar os jogos que rende mais que os próprios jogos, mas não pode culpar o game pass por isso, porque já existia.
Caro Gervas…
Eu nunca disse que o que dizia era baseado em factos. Eu estou a especular sobre algo baseado em realidades de terceiros e juízo comum. Da mesma forma que se pode especular o contrário. Mas ambas as situações então terão de ser consideradas especulação pois o facto único e concreto é que ninguém tem acesso às contabilidades da Microsoft para confirmar qualquer dos lados.
E se leu os meus artigos viu que eu disse isso mesmo num deles. Que o que referia é apenas um cenário, mas um cenário que a Microsoft não ajuda a desmistificar ao não revelar dados sobre os lucros do serviço e ao investir muito mais do que aquilo que o serviço pode gerar como lucro.
Aliás, mesmo que considerássemos a receita do serviço como 100% lucro, o que está longe de ser verdade, só para se pagar a Bethesda eram precisos 3 anos sem qualquer despesa…
Quanto às microtransações nem é uma questão de concordar ou de discordar. As mesma existem para rentabilizar mais os jogos. Ora com um Gamepass estabelecido, numa situação em que ele se sobrepõe ao modelo de vendas clássicas aniquilando-as, e obrigando as empresas a adoptar o mesmo, mesmo um modelo de sucesso, as receitas até podem ser superiores (não serão, mas até dou de barato), mas demorarão muito mais a entrar. E isso quer dizer que para se obter financiamento para um novo jogo se torna preciso acelerar receitas… E eis que surgem as formas alternativas de monetizar o jogo, como as microtransações.
Isso já acontece agora, o que o leva a crer que num modelo com receitas mais lentas e distribuídas, não aconteceria?
O que eu refiro é um cenário possível, não uma certeza. Mas um cenário perante o qual, dadas as consequências, eu prefiro nem arriscar.
Ninguém é obrigado a concordar comigo. Mas como disse no último artigo, as contas não batem certas, e enquanto não me mostrarem como elas podem bater, mesmo lutando contra moinhos de vento, continuarei a dizer o mesmo. Que existe esse risco e que tenho muito receio dele.
A realidade é esta:
O Gamepass existe há alguns anos, não surgiu ontem.
A Xbox soma do as One com as séries vendeu mais de 60 milhões de consolas.
A Xbox está a vender abaixo da PlayStation.
Resumidamente, o Gamepass juntos neste anos todos menos de metade dos possuidores Xbox…
E nem por ele existir a Xbox está a bater a PS em vendas.
Logo, algo se passa… Num mundo de fadas há certamente uma justificação qualquer. No mundo real eu diria que as pessoas sabem somar dois mais dois e que as contas que eu faço elas também as fazem, e percebem que o Gamepass pode ser um risco, e assim sendo, não aderem.
Não duvido que vão aderir mais… Mas eu questiono como é que as pessoas criticam as vendas de um exclusivo de 70 euros, que é não só caro, mas um único jogo que pode não agradar a todos, mas que mesmo assim vende 10 a 15 milhões alegando que só alcançam 10% do público alvo.
Mas a Microsoft basicamente dá mais de 200 jogos rotativos, dos mais variados estilos incluindo uma carrada de jogos full price first party e alguns third party, indo mesmo buscar alguns super populares como o GTA, o RDR, e outros, por 10 euros por mês, que se conseguem mais barato com esquemas legais que permitiram assinar 3 anos por 1 euro, ou mesmo de graça se usares as Microsoft rewards, e mesmo assim alcançando cerca de 33% do mercado, e querem que eu veja isso como um sucesso.
Haja coerência, não…
Xbox vendendo abaixo do PS, não tem nada a ver com Game Pass, até porque, antes mesmo do Game Pass, a Sony já vendia muito mais, o que ocorre que a Sony teve uma ótima geração e teve novos jogos no lançamento, coisa que o Xbox ainda não teve, o que está sustentando as altas vendas do Xbox, é justamente o Game Pass, que também tem no Android e PC, ou seja, pode fazer as vendas de consoles caírem, mas as receitas aumentarem.
E não achas que deveria estar a vender mais que a PS5?
Qual a tua justificação para as S estarem disponíveis nas lojas e a X ser possível entregar em algumas semanas e quanto a PS4 não ter prazos de entrega?
E não confundam receitas com lucros. O Netflix teve verdadeiramente lucros reais este ano e só este ano.
https://www.nytimes.com/2021/01/19/business/netflix-earnings-debt.html
E para isso ele teve de contar com uma pandemia que aumentou os subscritores e parou a produção toda. Vamos ver quando isto normalizar como as coisas vão ser.
Receitas é muito bonito, mas ninguém vive de receitas. Vive-se de lucros. E bolas.. faz as contas. A Microsoft dos 10 euros retira 30% como comissão, do resto é para pagar aos jogos lá presentes. Com o Gamepass últimas vai buscar mais 5 euros. São 8 euros por utilizador, ou seja apenas mais 3 euros do que o que receberia se estas pessoas assinassem o GOLD.
Mas a despesa com pagamentos para meter lá jogos que de outra forma não iriam aumentou.
Ora se com 12 milhões de assinantes e sem meter lá grande coisa a Microsoft reconhece publicamente que o serviço não dá lucro, vens-me dizer que com mais 8 milhões que sejam, já dá para andar a pagar jogos e Bethesdas?
O Gamepass não é só ganhos na receita… Também implica cortes. Quantos jogos se vendem a menos full price por causa do Gamepass?
O que eu acho piada é vocês e criticarem o que eu digo só porque eu levanto questões que são lógicas e para as quais ninguém tema resposta. Mas para vocês essas perguntas são ignoradas e parte-se do princípio que é só rosas e que as rosas não tem espinhos.
A Microsoft está a financiar o Gamepass, isso qualquer pessoa que perceba um bocado de finanças e com dois dedos de festa é capaz de perceber. Há quem faça publicidade na TV, há quem gaste dinheiro no servidor outras formas. Eles façam dando a entender uma capacidade que não é a real criando assim uma ilusão no cliente que o leve a aderir. E se o serviço efectivamente crescer quem sabe, aí sim, não dará lucros fabulosos. É nisso que a Microsoft aposta, e para eles gastar biliões é o mesmo que para nós gastar 50 euros.
Agora o sucesso de um serviço desses tem implicações. Tal como a venda de BDs de filmes caiu com os Netflixes, a venda de jogos também vai cair.
A questão é que os filmes tem o cinema, uma ultra experiência que não se tem em casa, e onde fazem a sua receita antes de irem para estes serviços.
Os jogos não tem nada… E se metes estes serviços a dar lucro, as vendas caem e a receita cai de um lado para aumentar do outro.
A nível de receita ganhas mais. A nível de lucro, nesta fase ganhas menos, até porque tens de pagar para teres os jogos melhores. Se um dia o serviço pega e deixas de precisar de pagar pois as vendas já quase não existem e os produtores precisam do serviço, o detentor da plataforma pode vir a ganhar o mesmo ou até mais. Quanto aos outros, mesmo que aconteça igual, vais fazê-lo mais lentamente, com o dinheiro a entrar mais espaçado no tempo. E isso vai quebrar os grandes investimentos, os grandes jogos.
A alternativa é mimetização adicional. Mas eu já nem quero entrar por aí.
Como disse, o que refiro não é uma certeza. É um cenário possível. Mas é um que ao contrário do cor de rosa coloca tudo em cima da mesa e não se limita a acreditar que esta é aaestrada do arco íris.
PS: O Gamepass não nasceu hoje… E a Xbox One vendia 47 mil unidades mensais quando a PS4 vendia 347 mil.
O Gamepass pode ser arranjado ao preço oficial, mas igualmente nas caixas de cereais, com descontos de 40% na compra de hardware, com promoções que permitem converter gold em Gamepass. Com descontos, e até gratuitamente se fizeres as Microsoft rewards regularmente. E para isso nem precisas de te esforçar pois para os pontos que precisas basta usares o Bing, o Edge e ver as notícias diárias nos sites da Microsoft.
Já foi igualmente possível assinar o serviço por três anos ao custo de 1 euro por mês, e podes partilhar contas entre consolas.
Daí que o serviço pode ter 20 milhões de subscritores. Mas quantos pagam o valor real do serviço?
Nem tu nem eu sabemos a resposta. Mas eu levanto a questão, o resto ignoram-na.
Já tivemos essa discussão em relação ao game pass, e acho que chegamos a conclusão que só o tempo vai dizer o que se vai passar, temos pontos de vista diferentes e respeito isso, mas a moneterização dos jogos já vem de muito antes do game pass e não deve ficar pior do que já é.
Vê-se o exemplo do FIFA ou GTA V, bem que poderiam dar o jogo grátis porque facturam balurdios com as microtransacoes.
A galinha dos ovos de ouro dos jogos estão nas micro-transaçoes, com ou sem game pass. Apenas acho que está a meter ao barulho algo que não faz parte do problema.
Foi uma coisa abordada como uma possível solução para as reduções de receita imediata. E algo que certamente será uma realidade a aplicar-se aquele cenário.
Pois, mas o problema é que já é prática comum. Lançam um single player e quase ao mesmo tempo um dlc com season pass ou missões extra, um multiplayer com itens cosméticos ou boosters, e alugam servidores.
E isto tudo sem estar dependente de um game pass ou algo parecido
Rumor de serviço idêntico? Não, não é esse o rumor. Já está distorcendo até rumor?
E sobre a questão do mobile, em NADA tem a ver com a versão dos consoles. São adorações do que saiu no console e não o mesmo game.
Serviço identifico ao GP… Vamos num exercício de imaginação em que fosse verdade, aí a MS teria de voltar pro investimento em AAA bons, pois o GP é o único trunfo da MS (e que nem assim arranca como deveria) imagine se o PlayStation aparece com isso…
Um rumor é isso mesmo, eu vi num site que por sua vez foi divulgado num twitt por um fulano que era amigo de um tipo que é amigo do empregado de limpeza que ouviu qualquer coisa sobre o game pass á hora do café.
Quanto á questão mobile nada mais natural que seguir a tendência de mercado e com uma evolução muito rápida e a muito a favor dos chineses a gama média está a aproximar cada vez mais da Gama alta
Quem tem muito dinheiro pode se dar ao luxo de ser idiota
Daí a jogada de génio dos serviços de subscrição. Que permite extender a coisa a quem tem menos… E o mercado está de tal forma viciado no consumo que vai nisso acreditando que descobriram a pólvora e que o pai Natal afinal existe.
Mário, já me estou preparando para salta fora de vez deste ramo de jogos, cada vez mais é uma Chulise de grande tamanho. E o streming ainda vai ser pior.
Faz como eu, onde o meu maior mercado é o OLX. Vendo tudo depois de terminar e por vezes ainda dá para ganhar uns trocos.
O Miles Morales da ps5 graças aos bundles é quase “oferecido”. Bem negociado consegue-se por 20 paus.
Um dia que só haja apenas digital talvez me tenha de voltar para coisas como o game pass ou ps now.
Off, essa é para o Mário… Tô sem vontade de dormir e fui ler o Neogaff.
Tem um tópico lá lunático, de todo mundo sabe que grupinho, com “Sony hoje me lembra muito o Xbox de 2013”
Entro lá e tem um post com um cara com a foto dele do PS5 cheio de poeira, escrito na poeira “não tem jogo”.
Exatamente a mesma foto que os caras faziam em 2014 com o PS4… É impressionante como os caras estão na mesma a 10 anos praticamente…
Cheguei a dar risada, os mesmos caras fazendo a mesma coisa de de 8 anos atras…
O mesmo despespero de tentar botar a Sony na mesma posição do Xbox em 2013 que virou obessacao de alguns fanboys do Xbox desde essa época.
Os caras tão tão ridículos com a mesma coisa à quase 10 anos que nem irrita mais, só é rir da desgraça deles serem o que são…