Segundo a Microsoft, o novo Boot da XBox é mais rápido em 5 segundos.
Segundo a Microsoft, as diferentes versões do sistema operativo permitiram cortar 5s ao tempo de arranque das suas Xbox, sendo que, com a troca da animação que disfarça o arranque da consola, por uma 5s mais curta, será possível agora ter-se esse ganho efetivo..
E nesse sentido, Tom Warren, da The Verge, mostrou o seguinte video:
Microsoft is speeding up the Xbox Series X / S boot time. Around 5 seconds have been shaved off, and the changes are coming in an update soon. Details here: https://t.co/V6qrkJddnX pic.twitter.com/TPPjm58BW7
— Tom Warren (@tomwarren) July 25, 2022
A melhoria é bem vinda, mas no entanto não posso deixar de estranhar o vídeo colocado por Warren. É que nele aparentam haver várias incongruências.
A primeira é que o vídeo mostra a consola com a alteração de firmware a arrancar face a uma sem essa alteração. E o que se vê é que a consola sem alteração arranca em 12,20 segundos, sendo que a com alteração arranca em 8,20 segundos.
E isto é uma diferença de 4 segundos… Não de 5 segundos!
A outra incongruência, e ignorando agora a nova versão do firmware, é que o vídeo mostra a Xbox séries X a arrancar em 12,20 segundos.
Mas apesar de ter procurado por vídeos diversos de boot da Xbox no Youtube, em nenhum deles encontrei uma Xbox a arrancar em tão pouco tempo.
O vídeo com menor tempo já tem dois anos, e nele a Xbox arranca em 18,33s
Mas esse não parece ser o valor mais comum:
Ou usando referências de websites, eis um que refere 25 segundos, outro que aponta para perto de 20 (sem ser específico).
Note-se que aqui não está em causa a comparação com a PS5, apesar de os vídeos de boots terem sido feitos com essa intenção. O que está em causa é que em nenhum deles a Xbox faz um Boot com 12 segundos, e se a consola arrancasse com 12 segundos, então é porque já teriam existido alterações bem mais relevantes que esta que corta 5 segundos, sem que a Microsoft as tivesse anunciado
Mas a realidade é que não encontro uma única referência de uma Xbox series a arrancar em 12.3 segundos.
Ou seja, apesar de o corte de 5 segundos poder ser uma realidade, dê lá por onde der, o vídeo do Tom Warren não deixa de ser uma grande aldrabice. E não fosse Tom Warren conhecido por esticar tudo o que é Xbox, isto seria uma grande surpresa.
Mas infelizmente há pior, pois há quem noticie esta situação anunciando que com esta atualização, a consola está 2x mais rápida:
Vou ver isso, e mais logo confirmo, já tinha visto a notícia mas entretanto a consola ainda não atualizou.
Também tenho a consola em stand by, ou seja, quando ligo já está na dash.
Também diziam que também iria afetar a One, mas até agora nada.
Não é coisa que me entusiasme, esperar 12′ ou 20′ é igual, mas quando mudo para o modo développer já pode fazer diferença, o Boot no modo développer é bem mais longo
Eu acho que entre 20 e 12 tem uma diferença considerável e perceptível, isso se você está no 12 e volta pro vinte, se nota logo.
Agora, como você deixa o console sempre ligado e usado o boot de cache, ai realmente é algo indiferente.
Eu não tenho um séries, tenho um One e um PS4 “aposentados”, e um PS5, mas qualquer um deles eu sempre desliguei porque minha região tem muita “queda de raios”, inclusive já perdi muitos eletrônicos por isso, e como sempre desligo tudo e tiro das tomadas, uma partida a frio sempre mais rápida é sempre bem vinda.
Bem, já estive a testar, e a situação é a seguinte, desde que se carrega no botão do comando até á dash são cerca de 20s, no entanto desde que a consola realmente liga, ou seja desde que o sinal da consola aparece na TV até á dash são realmente 12s, que quase nem dá tempo para a animação do logo.
Refinamentos do Windows que está nele(sim, essa maquina executa Windows, com diversas funcionalidades cortadas fora e com outra interface, mas o kernel é Windows puro ). Provavelmente veremos melhorias em boot no PC também nesse próximo update 22H2.
O meu windows arranca em 4 segundos… Eu queixo-me é do tempo que ele demora a desligar!
Pois é, se colocar no fastboot sem logo na bios/uefi é bem rápido, mas pra sair é demorado, e se você passar um tempo sem ligar o computador ainda tem as atualizações mandatárias pra encher o saco ao desligar ou reiniciar.
Não tenho o que reclamar do boot e do shutdown do opensuse!!!!
Ah e sem essa de desligar somente após update!!!
Ah… Mas GnuLinux é outro departamento! 😃
Meu Alienware R15 liga e desliga neste tempo com um 980 Pro.
Não tenho absolutamente nada a reclamar dos Windows 10 e 11. Sistemas excelentes.
Aqui é minha parte de entretenimento.
Minha parte de trabalho, programação, fica no Linux KDE Neon Plasma. Porque é mais leve e me atende sob medida além de ter uma interface gráfica de cair o queixo.
Dual Boot.
Encerrar em 4s??? Tambem eu queria… Se tiveres alguma coisa para atualizar, pode estar ali largos minutos.
A gráfica não influencia o tempo de arranque ou de fecho. apenas o CPU RAM. e disco!
Tempo aumentar nas atualizações Mário convenhamos é outro cenário totalmente diferente e é absolutamente normal essa demora nas instalações das atualizações. Mas fora deste cenário é bem isso ai mesmo 4 segundos liga , 4 desliga.
Sim, esse é o tempo normal… Mas quando te aparece um anormal, o que acontece com alguma regularidade… Pfff
sempre fico curioso para ver de onde os fãs de xbox tiram tantos conhecimentos sobre kernel, windows, etc em plataforma fechada.
tem link ai?
nunca vi fonte disso, apenas um falando para o outro e espalhando na internet.
O que me lembro desse assunto é do Xbox clássico, onde pegaram o kernel do Windows NT e o adaptaram para as necessidades de um videogame.
Isso deixou o Bill Gates louco, porque ele esperava que o Xbox funcionasse similar a um PC rodando o Windows, pois gostaria que milhões de consumidores de jogos usassem a interface amigável do Windows em suas casas através do console. Mas obviamente isso iria atrapalhar bastante a performance do Xbox, já que um SO completo atinge necessidades muito mais gerais do que um console de jogos.
Tirei essa informação a partir dos 11 minutos no documentário “Power on: the history of Xbox | chapter 2” https://www.youtube.com/watch?v=yT_i6hXf9WU
Na verdade foi meio que uma pergunta retórica.
De informação atual, não tem nada a não ser fã de Xbox falando na internet.
E veja só, se o Xbox original tivesse sido como o Bill Gares queria, não existiria mais Xbox hahahhah
Acabe com a sua curiosidade pesquisando uns 10 minutos no Google a respeito. E não tem nada de ” onde fãs do Xbox tiram isso”.
O que há aqui é simplesmente sua falta de conhecimento ou interesse a respeito do fato comum.
Mas se existe algo falando sobre, link aqui! É simples, uai. Isso de “pesquisa ai” é desleixo pra quem diz ter a fonte e ainda meio que mostra que na verdade você não tem fonte alguma!
Tá bom, eu conheço bem o “pesquisa no Google”
Aí vai ver, é o Google que só existe na tua cabeça…
Se tu tivesse fonte iria fazer questão de mostra como sabe mais que eu.
Se o Carlos ali não acho, é pq não existe.
Eu sempre pergunto para fã do Xbox, vcs acham que tudo mundo “nasceu ontem”?
Mas todos os Xbox tem SO baseados no Windows. Tem um wikipedia à respeito: https://en.wikipedia.org/wiki/Xbox_system_software
Claro que são bastante customizados para o formato de console. Por exemplo, o Direct Storage foi projetado porque todo Xbox Series já vem com SSD, logo pode-se substituir diversos algoritmos projetados para lidar com a grande latência do HDD para entregar assets na RAM.
Tem um livro clássico de Sistemas Operacionais do Andrew Tanenbaum (criador do Minix) que mostra isso muito bem, diversas técnicas de paginação e segmentação com diversos algoritmos de substituição de páginas, tudo visando mitigar a diferença gigante de latência entre RAM e HDD. Quando você coloca o SSD como único repositório de assets como a geração atual de consoles está fazendo, vai basicamente jogar fora pelo menos uns 2 capítulos do livro do Tanenbaum rs
No PC é muito mais complicado trabalhar com um SO tão optimizado, porque eliminar um formato significa abdicar de uma parcela de potenciais clientes. Seria o mesmo que lançar um jogo hoje que exige uma VGA RTX para rodá-lo. Isso eliminaria todos os donos de GTX, que AINDA representam uma boa parcela de clientes.
Não esperava nada além de disse me disse, apenas os fanboys profissionais, pagos ou não, hypando isso ai em desespero por causa do ridiculo do xbox em jogos desde o lançamento do console.
Não tem nada sério, somente o Astroturfing numero 1 da MS…
Off: Mário, saiu matéria na eurogamer.pt (não pus o link pq estou apenas de smartphone agora) dizendo que tanto AMD quanto Intel têm previsões de queda para o mercado de PC de 10% ou mais. Seria a questão econômica (fechamento de torneiras do consumo por guerras e outros problemas), migração de gamers ou ainda devido a limitação de produção?!?!
Falta agora uma manifestação da Nvidia que ainda não vi.
Nenhuma das anteriores. Criptomoedas.
Sim, isso também, a desvalorização das criptos é um fato importante. A questão é que a intel também cita, e ela não está muito inserida no mercado de criptos pois suas GPUs são insignificantes pra mineração, então, explica em parte, mas não tudo quando vc também tem a intel a falar de queda igual ou superior a 10%.
Verdade. A questão é que os 10% é bem otimista. Só o mercado de criptos vai fazer estrago maior. O buraco vai ser bem mais em baixo.
É tudo junto… A economia está em retração. Isso vai ter consequências no setor dos videojogos mais do que em qualquer outra. Mas teremos de ver…
Qualquer coisa abaixo dos 30 segundos já é suficiente. O mais importante seria diminuir o carregamento dentro do jogo.