A Microsoft reuniu com os reguladores e disse-lhes para bloquearem o negócio ou deixarem passar, mas que não aceitará a separação do Call of Duty da Activision.
Este processo da compra da Activision dá alguma vontade de rir. Especialmente para quem tem acompanhado a coisa de perto, e ouvido as argumentações de ambos os lados.
Citando um dos exemplo mais caricatos, a Microsoft quando questionada sobre a importância do Call of Duty, a Microsoft veio referir que ele era apenas mais um jogo, e que nada o destacava verdadeiramente dos outros. Já a Sony argumentou de forma contrária, referindo que o COD é um jogo ao qual a Activision tem dedicado vários estúdios, com um mercado invejável e uma infra-estrutura por detrás que é impossível de replicar, tornando o jogo em algo impossível de ser reproduzido, e como tal um jogo único. Mostrou ainda que o COD é de tal forma relevante para eles, que nesse jogo a Sony abdica de receita para a dar à Activision, de forma a garantir que o COD se mantêm na sua plataforma.
Mais ainda, a Microsoft sempre referiu que a compra do Activision não era pelo COD, mas sim, inicialmente pelo Metaverso, e numa segunda fase, pelo mercado dos dispositivos móveis.
E perante esta argumentação, os reguladores entenderam que a Sony poderia ser prejudicada, mas que a Microsoft, ao não considerar o COD como relevante, se teria de desfazer dele caso quisesse a aquisição.
Mas eis que agora a Microsoft já refere que sem o COD a compra da Activision não faz sentido!
Curioso como as coisas mudaram conforme o vento muda de direção. Algo que venho a acusar a Microsoft de vir a fazer desde 2013!
A realidade é que a CMA não mostrou grande vontade de suportar uma aquisição que não apresentasse medidas estruturais, pelo que não se sabe até que ponto a argumentação da Microsoft terá algum tipo de efeito.
Mas a Microsoft está a fazer o que lhe compete, e a pressionar os reguladores, sendo que o seu Vice Presidente, Brad Smith tem vindo a público com declarações que mostram medidas de boa vontade da Microsoft. Eis uma delas!
We’ve now signed a binding 10-year contract to bring Xbox games to Nintendo’s gamers. This is just part of our commitment to bring Xbox games and Activision titles like Call of Duty to more players on more platforms. pic.twitter.com/JmO0hzw1BO
— Brad Smith (@BradSmi) February 21, 2023
Estas declarações são curiosas uma vez que referem que o contrato com a Nintendo é para levar “jogos Xbox para a Nintendo”. E o termo jogos deu imediatamente a ideia que outros jogos estariam incluídos no acordo.
Mas imediatamente Christopher Ding, da Gamesindustry.biz veio a público dizer que havia aqui jogo de palavras, e que na realidade o acordo com a Nintendo apenas englobava o Call of Duty, sendo que o acordo para mais do que um jogo era com a Nvidia.
Nvidia deals. Not Nintendo. That will be a mistake
— Christopher Dring (@Chris_Dring) February 21, 2023
Tom Warren solicitou assim explicações a Brad Smith, que admite que o acordo com a Nintendo era apenas para COD.
so Microsoft president @BradSmi answered this tonight, and it’s not about “Xbox games” in general. “The Nintendo agreement is focused on Call of Duty and it builds on the agreements that we’ve had in place to date with Nintendo for other games,” said Smith earlier tonight
— Tom Warren (@tomwarren) February 21, 2023
Basicamente a Microsoft foi mais uma vez habilidosa com as palavras, no sentido de dar a entender mais do que aquilo que é. Mas felizmente tudo foi esclarecido!
Eis um tweet corrigido sobre o que nunca deveria ter existido, apresentado já depois da reunião com os reguladores.
We want the record to be clear and address any misunderstandings. I’m delighted to repost below this statement and affirm Microsoft’s strong commitment to bring Call of Duty to Nintendo’s customers if our acquisition of Activision Blizzard is approved by regulators. pic.twitter.com/AlsIjwAGEU
— Brad Smith (@BradSmi) February 24, 2023
O velho imperialismo hipócrita de quem acha que tudo pode. (Opinião) E digo mais, a correção do dito não é pela busca de verdade, mas sim, porque deve ter soado muito ruim, dentre os radicalizados, a ideia de que os jogos xbox agora seriam multiplataforma.
Hoje, inda temos que aguentar o Phil a elogiar “os games” da Plus Essential porque dentre eles consta um Minecraft. Fico pensando que alguém da Sony não tem lá muito senso de oportunidade, pois não tem momento mais inoportuno pra fingir que a MS lança suas coisas no PS, quando até hoje tudo se resumiu a Minecraft e os jogos com acordos já previamente combinados com a Zenimax antes da aquisição.
Só sei uma coisa! Se está compra passa assim sem medidas, o mercado de jogos vai entrar numa fase sem lei, porque se a Microsoft pode comprar publicadoras sem que nada lhes aconteça, por exemplo ninguém pode barrar um negócio se uma Tencent da vida se quiser comprar uma Take-Two ou a Sony uma Capcom, SE. Ou seja se uns têm direito, os outros também tem, e ainda digo mais, a Microsoft não vai ficar por aqui, depois da Activision, eles são capaz de comprar a Ubisoft.
A próxima compra da MS, é só observar onde tem um “ex” executivo dela e “estoura” repentinamente um escândalo de assédio sexual e ou moral. É um “modus operandi” que tem alguma frequência.
Agora, que os jogos comecem, que quero ver como essa bagaceira vai ficar… Enquanto isso vou me despedindo “bucolicamente” de Doom, Wolfenstein e Fallout, e guardá-los-ei nas boas lembranças (do passado) como aos amigos de infância que se tornaram “nazipardos” reacionários! 😂
Acho que o olho dela é maior que isso…
Ela vai mirar seu olho guloso na Take-Two a galinha de ovos de ouro.
Imaginou todos seus GTA e o novo GTA6 dia1 no Game pass?
Exemplo mesmo foi quando saiu essa notícia, logo eu fiquei em negação:
https://www.outerspace.com.br/sony-estaria-em-discussoes-avancadas-para-comprar-a-take-two-dona-da-rockstar-e-gta/
Não concordo a Sony comprando um estúdio desse tamanho.
Porque eu acho que a Sony iria começar a depender de jogos desse estúdio e deixar suas criatividades e seus jogos como segunda opção.
Eu quero anúncios de jogos dos estúdios da Playstation, quero algo criativo e novo, não “outro GTA 9 Exclusivo Sony”.
Só consigo vislumbrar (bidente?!?!) o último passo, que pra mim seria a Steam/Valve. Mas duvido muito que a MS tenha tanto dinheiro livre assim pra fazer outra compra de alguns bilhões e ver os talentos pulando fora logo em seguida, mas vai que estou errado, há empresas que imprimem dinheiro e só se descobrem os problemas quando as bolhas financeiras estouram!
Aí ferrou de vez hahaha…
Cara, que saudades da época que eu só jogava fliperama e não me preocupava com essas coisas
Deve ser por isso que hoje não jogo com tanto gosto uma nova IP, porque sempre passa na minha cabeça, ah “se não fosse A ou B poderia ser melhor aqui e ali…”
Pensando sobre isso agora, da importância com estas questões esta me deixando “deprimido” mas ao mesmo tempo, se eu deixar de me importar, outros pode tirar aquilo que “sempre” fez parte de minha vida, jogos.
O chato é vislumbrar um fim melancólico pra indústria e a gente só poder fazer a nossa parte, mas é assim mesmo, as coisas são cíclicas e se destroem e renascem, não necessariamente do mesmo jeito, mas se repetem de certa forma… é da “beleza” de sermos finitos e de insistirmos em não aprender com a história e os muitos exemplos, por fim, é torcer, pelo menos, pra ver se aprende com os próprios erros, apesar de mesmo assim ainda parecer algo difícil de acontecer com todo mundo, pois há sempre quem aposte no caos.
Comentário perfeito.
Tenho saudades da época em que o melhor era ir para a casa de um amigo e passar a tarde toda a dividir os comandos jogando.
Dias bastante mais simples. Um cartucho alugado e simplesmente amigos reunidos na frente de um SNES ou MegaDrive.
A internet trouxe muitas coisas boas, mas também trouxe imensas coisas que temos que aturar…
Guerreiros do teclado (pessoal que acha que pode brigar por tudo por estar escondido), desinformação, mega-corporações que acham que podem fazer tudo e que os outras são obrigados a aceitar calados…
Cada vez mais o nosso hobby fica mais complicado! Ao invés de facilitar a nossa vida, esse excesso (de tudo, de dinheiro injectado, de empresas gigantes querendo devorar tudo, de notícias, de guerras de consolas…) acaba por deixar um gosto amargo na boca e um grande saudosismo dos tempos em que tudo era muito mais simples.
Acredito que não somos os únicos com “gosto amargo na boca”.
Lembro eu falando com meu amigo empolgado como vai ser incrível o mundo dos games futuramente, e cá nos estamos e falo com o mesmo amigo o quão incrível foi a época dos games nos anos 90 a 2010.
Mas uma coisa que nunca vai mudar…
hahaha, sempre aconteceu isso comigo!
Isso nem é mais drift! 🙂
é oversteer….
…ou understeer….
ou os 2 juntos!!!
Quem nunca desligou o controle do irmão mais novo e o mesmo pensando que estava a jogar!!!!
Eu era o mais novo! 🙂
Nunca tive irmão, só irmã, 4 inclusive.
Cara de sorte hein? Ou não…
Mas quem desligava o controle com console junto era minha mãe na base da chinela hahaha, bons tempos!
Mas se for da vontade da Sony comprar uma Capcom e se essa quiser ser vendida nenhum órgão regulador vai negar, mesmo antes da aquisição da Activision, pois a Sony nunca comprou publisher e a MS já comprou a Zenimax. Então a japonesa já tem um argumento muito sólido pra comprar qualquer publisher que puder.
o astroturfing do xbox, kobrille, já tá espalhando o controle de danos do Phill “o xbox vai continuar existindo mesmo que a compra seja barrada”
[img[/img]
https://www.thetimes.co.uk/article/microsoft-makes-its-last-stand-in-69bn-battle-for-call-of-duty-5s0ff575x
a noticia tá atrás de paywall
Isso é sinal que lá dentro da MS já ficaram sabendo que o negócio não passará!
também acho
Na verdade é o contrário. Se o Phill diz algo, acontece o inverso.
O que vale é que este artigo esta a ser espremido de todos os ângulos possíveis, dou os meus parabéns ao Sr Mário para ainda ter ideias para o título do artigo.
Eu já nem sei como está o caso, compra não compra, eu não comprava, pagar pelo prédio todo e só receber os apartamentos fracos deixa lá isso.
A Microsoft com esta situação toda tem uma boa oportunidade para no final da geração fechar as portas e encerrar a Xbox, não anda aqui a fazer nada, ou temos a visão da Sony na indústria ou ficas de mãos atadas.
Que drama Rui, que tal a MS fazer grandes jogos? Acharias justo com quem compra um Xbox, a Sony comprar a Activision e tirar CoD de lá, ou mesmo a EA e tirar Fifa, ou quem sabe a T2 e tirar o GTA do Xbox? Ou só é bom negócio quando se tira coisas do PS? Já não bastou tirar a Zenimax toda? Achas pouco?
Só é justo se for o inverso.
Mas quer aposta que ele vai falar que a MS “ofereceu 10 anos de COD”, mas o que ele não consegue responder é…, e depois?
E onde esta a Ms com sua “linguá santa” nas promessas da Zenimax?
Nem vai responder nada, o unico talento dele é a abstração e negação da realidade.
quer ver se a Sony comprar uma capcom ou square por 7bi, igual a Bethesda, ele vai inventar algum delirio para dizer que a MS comprar a bethesda é justo mas a Sony comprar a Capcom/Square não
o perfil é sempre o mesmo, tão sempre se comportando com as piores características de uma criança
E é de imaginar que onde tudo começou foi quando começaram a alegar que “notinhas não importa” aí passou a ser o que é hoje, e logo vão alegar “Console não importa”, fica aqui uma previsão de “Mãe Dinah”.
se essa compra passar a Sony vai usar a posição dela, de lider e exemplo na industria, para conseguir algumas fusões e compras de empresas que estão interessadas em sinergia e não serem compradas para sustentar serviço que dá prejuizo.
quero ver a choradeira se a Sony fizer uma fusão com uma T2 ou comprar uma EA da vida…
Eu apostaria na fusão com a Bandai Namco (o que já foi especulado tempos atrás) como a mais provável, pelo nicho de animes em comum e pra aumentar a participação no Japão por parte da Sony, que tem diminuido por lá nos últimos anos, deixando a Nintendo líder absoluta, de quebra ainda leva o gênero Souls, mesmo sem comprar a From.
Mas pra meu gosto, sem dúvidas Square e Capcom são as preferidas, seguidas pela Rockysteady e Ubisoft.
Agora, estrategicamente e para catálogo, tanto uma T2 como EA impõem o respeito de uma franquia que vende e chama jogadores pra qualquer plataforma e fazem falta.
A Nintendo não tem a visão da Sony e vai muito bem, obrigado!
A questão é que a “visão” da Microsoft é simplesmente o poder do bolso.
É simplesmente uma questão de o maior, conseguir ficar ainda maior e destruir tudo o que lhe faz frente.
A Sony criou uma reputação, jogo a jogo, solidificou estúdios, cometeu erros, mas continuou firme no seu caminho.
Eu tive uma X360 e uma ps3, a 360 foi uma consola quase perfeita! Tive prazer em jogar Gears of War, uma revolução na altura. Halo era simplesmente o melhor shooter que havia no mercado. Entretanto para o final da geração…
A minha 360 ficou encostada. E a ps3 começou a ser muito mais utilizada.
E novamente… A Sony não gastou rios de dinheiro a tomar nada da Microsoft ou da Nintendo ou de ninguém. Criou novas ips, reformulou equipas e começou a entregar o que eu esperava : grandes jogos.
Na geração ps4 /one então, a disparidade foi bizarra. A Microsoft não chegou sequer a se esforçar para mudar o rumo das coisas. E então… Compra a Zenimax. E por mais incrível que seja… Não lança jogos! E como ainda não é o suficiente para concorrer com uma empresa muito menor, mas que se provou mais competente, resolve comprar a maior editora de videojogos, simplesmente porque pode.
Não é ter visão nenhuma. É simplesmente a lei do mais forte. Quer, pode e compra.
Se essa compra passasse sem regulação, seria simplesmente um sinal verde para a Microsoft monopolizar o mercado do jeito que ela quisesse.
Nem estou a falar dos argumentos ridículos apresentados.
Simplesmente o facto dessa situação estar a existir é vergonhosa. Com tanto material humano e recursos tecnológicos e financeiros, ser necessário gastar quase 70 biliões de dólares por pura incompetência é uma vergonha. E a Sony não tem absolutamente nada a ver com a incompetência da Microsoft. Não pode ser penalizada por ser competente.
Isso é simplesmente ridículo.
OFF – O que resta é isso agora. Confiar que GTA VI rodará bem melhor no Xbox. 😂😂😂
Só reparem como esse senhor não sabe nada de nada do que tá falando. Será que ele não percebeu ainda que o Ps5 evita check-in e tem um SSD capaz de picos de até 22GB/S? Alguém tem que explicar isso pra esse rapaz.
https://twitter.com/AleixVenturas/status/1628866964213886976?t=UZSF3uj64–_geyqXRoO6Q&s=19
Aí só se a MS comprar a T2! E eu que pensei que franceses não eram muito “chegados” aos norte americanos, esse aí é “paga pau” completo de empresa americana (ou é um canadense, ou belga, e estou a falar besteira)! 🙂
Seria a mesma coisa que com o COD… O grande problema para os reguladores é o apanhar grandes franchisings.
[OFF] Olha aí uma animação bacana feito na Unreal 5 com um modelos 3D que lembram o estilo do Alex Ross. Ah Rocksteady…
https://youtu.be/FDdpBNZHdFw
Um motor gráfico que promete muito, vários jogos de nome já está voltado para tal!
Só no aguardo 🖖
https://www.tweaktown.com/news/90516/report-microsoft-may-sell-xbox-if-activision-merger-fails/index.html Eu cravo a Samsung caso vendam, mas não apostaria na venda para americanos e chineses. Outra hipótese seria vender seus estúdios a preço de banana, bem similar ao que a Square fez com sua divisão ocidental.
Não acredito nisso. Primeiro que o Xbox tem jeito, e a MS tem muito dinheiro e basta focar na produção de conteúdo de qualidade e fazer boas parcerias; segundo que a MS é muito orgulhosa pra vender uma marca que é dela há duas décadas, mais fácil seria encerrar as atividades que vender toda a divisão; terceiro que todo o interesse da MS é transformar tudo em serviços fazer uso de seus servidores o que lhes dá controle absoluto contra pirataria e gera renda continuada e constante; e quarto, que a Samsung nunca deu nenhum passo no sentido de produzir conteúdo, e embora não seja impossível, é outro tipo de negócio que costuma precisar de know how e muita vontade pra seguir adiante, senão é simplesmente jogar dinheiro fora. Quem mais teria interesse num negócio desses provavelmente seria a Apple ou Amazon, ou quem sabe a Disney, mas não acredito que a MS venda a divisão em nenhuma hipótese, e isso só parece mais uma teoria pra justificar que a MS precisa da Activision, ou caso a autorização da aquisição não seja dada só está a prejudicar a Microsoft. É quase como se quisesses dizer que a destruição da divisão é mais culpa dos outros que da própria MS.
https://meiobit.com/arquivo/286396/bill-gates-revela-que-apoiaria-venda-da-divisao-xbox/ Juca, não é de hj que alguns executivos da MS queiram o fim do xbox. Sobre a Samsung, está equivocado! A msm lançou um serviço de streaming de games que não deu certo e agora tem o acordo do xcloud em suas tvs. Óbvio que quando cito a Samsung, não tenho prova nenhuma, ficando pela intuição, mas a Samsung é rica o suficiente para abocanhar isto, além de não ser chinesa nem EUA. Eu duvidaria da MS vender o que quer que seja para uma Apple, Google, Tencent, etc… Porém para a Samsung? Não teria dúvidas disso e o mercado não iria contra, pois seria um player novo no negócio de consoles podendo fazer alguma diferença. Sinceramente, queria ter seu otimismo, mas não consigo ver a divisão xbox tendo solução, até pq, essas coisas passam por levar tempo e trabalho e a MS não quer isto, e sim, imediatismo. Outra coisa a pontuar é que tudo que Phil Spencer anda falando, inverte-se! Falou que a divisão irá continuar? Pode ter certeza… Que não irá continuar! Rsrs Ele não fala para o público e sim para os acionistas e obviamente os acionistas não estariam felizes nesse momento caso a MS anunciasse prematuramente o fim do xbox, porém é inevitável que a divisão esteja morta! Os números são terríveis, com os consoles caindo desenfreadamente suas vendas, o gamepass não anda crescendo nada, causando um colapso financeiro na divisão xbox e o mais importante… Não andam vendendo jogos, transformando o console em uma plataforma “fantasma” Não sei a sua idade Juca e falo dela, pois talvez seja bem jovem e os mais jovens não acreditam que essas coisas podem acontecer, mas eu sou de uma época que vi várias grandes empresas saírem desse ramo, fosse a Atari, fosse a Sega, a própria Apple que chegou saindo, etc … Por isso que não me espantaria caso isso ocorresse, na verdade, só não aconteceu pq a MS tem muitoooo dinheiro, senão já teria dado tchau nesse ramo há tempos! Forte abraço, irmão!
Cara, mas onde tem dinheiro correndo as pessoas ficam mesmo se enterrando em dívidas até conseguirem se dar bem ou se acabarem, a MS sabe que a indústria de jogos tem potencial e altas receitas e que ela tem vantagem sobre Apple, Amazon e Google que é quem realmente poderia fazer frente a ela no domínio financeiro. Não vejo sentido nela vender Xbox. E outra, Xbox não é mais só Xbox, eles têm no mínimo a Zenimax la dentro que faz grandes jogos adorados. E outra, a MS só não compra toda a Activision por que no fundo sempre quis foi o CoD, e fingiu que não era. Outro ponto é que a divisão Xbox, por pior que esteja, deve valer seus 50bi, e a Samsung não tem esse dinheiro livre pra brincar, pois isso corresponde a algo como 1/6 do valor da empresa. Eu não acho plausível essa venda por parte da MS. Sobre o Bill Gates, os tempos são outros.
Vender para? O potencial está lá, e a Microsoft tem tudo para fazer a Xbox crescer. Só precisa mesmo é de se livrar do Phil e do Booty metendo pessoas competentes no lugar que trabalhem em vez de jogar Vampire Warriors 192 horas numa semana.
O homem da mala preta!
O potencial está lá desde 2001, Mário! O problema é que estão cagando para este “potencial!
E é disso que falo, se tem uma empresa de jogos com muito potência e pode ser muito mais que a Sony é a Xbox.
Cara, o 360 foi um vislumbre que o Xbox poderia ser, mas chegou esse cidadão que deve ter um pacto com a coisa ruim, que faz de tudo, absolutamente de tudo com a divisão Xbox e nada acontece, na verdade, é incentivado. Mas o que mais importa, as quais são jogos e seus estúdios…, ficou como segunda opção.
Repito: é chorar para não rir!
Lembro eu quando assisti a E3 de 2016 e disse, “cara… que f@d#, a Xbox está vindo com tudo”, mas chegaram os anos seguinte, e aqui estamos falando da possibilidade de a divisão Xbox ser vendida.
Exatamente, Andy! Eu não me alegro em dizer essas coisas, mesmo que para muitos soem como haterismo, mas os fatos machucam em alguns e infelizmente vivemos em um mundo onde a negação da realidade é algo não só normal, como incentivado por lideranças. A MS tinha tudo para fazer uma concorrência pujante contra a Sony, mas ao invés disso, quer usar de dois dos piores mecanismos que existem no mercado… Dumping e FUD, ou seja, quer destruir a concorrência usando seu poderio financeiro cruel e tbm quer destruir a concorrência usando influencers capazes de destruírem reputacões de empresas, mas não conseguem entregar nada AAA minimamente bom além de Gears, Forza e Halo (esse último sendo uma desgraça no último game) desde de quantum Break, ou seja, há bastante tempo! Uma coisa que não há como negar é que o game pass já falhou e que essa compra da Activision, mesmo que passe, não passará da forma que a MS imaginava e isso está claro para muitos! A MS está a beira de largar a divisão e só não enxerga quem não quer, a não ser que ela use a divisão Xbox para outras coisas que não sejam para dar retornos financeiros, aí é papo para uma outra conversa.
E que me deixa chateado que somos nos que se importa com essas questões, ao invés da comunidade de game no geral, principalmente da Xbox.
Essa gente não percebeu que os consoles só vem diminuindo gradualmente e os que desistiram já não voltaram mais!
Essa é a menor números de consoles de todas as gerações,
Console / Fabricante / Lançamento
Nintendo Switch / Nintendo / 2017
Oculus Meta Quest / Meta / 2019
Google Stadia / Alphabet / 2019
Xbox Series X/S / Microsoft / 2020
PlayStation5 / Sony / 2020
Atari VCS / Atari / 2020
Anbernic RG / Anbernic / 2020
Amazon luna / Amazon / 2020
Intellivision Amico / Intellivision / 2021
Playdate / Panic Inc. / 2021
Polymega / Playmaji / 2021
Evercade VS / Blaze Entertainment / 2021
Steam Deck / Valve / 2022
A maior e mais importante sendo a XBOX pode entrar na estatística de console “falido” por incompetência de um punhado de gente na divisão.
Atari VCS > fabricado para os fãs e nichos.
Google Stadia > Faliu.
Amazon luna > Esta se rastejando, e nem se ouve mais da mesma.
Meta Quest > Não preciso nem fazer comentários.
Anbernic RG > 🤷♂️
Intellivision Amico > Isso nunca vai vender.
Playdate > Um insulto, ou “console” para loucos.
Polymega > Compraria pela nostalgia.
Evercade VS > Compraria pela nostalgia, mas não vai vender.
Steam Deck > Decepção e falhou em seu proposito para mim, e acho que não vai vender mais do que já vendeu não.