A crise dos componentes afeta a nossa vida e está presente em todos os fabricantes. Mas a Microsoft tem conseguido colocar mais consolas que a Sony, e até a Nintendo no mercado, e isso tem-lhe permitido bater a competição em vendas.
É impossível vender-se o que não se tem… E neste caso, quem tem conseguido ter é a Microsoft.
Basicamente a Microsoft tem conseguido produzir mais consolas que a concorrência, e isso tem-lhe permitido suprimir melhor as carências de mercado.
O caso mais recentemente foi no Reino Unido, onde a escassez de consolas da Sony já dura à meses, mas onde a Microsoft conseguiu repor os stocks e encher as prateleiras. O resultado foi um resultado inédito como já não era visto à bastante tempo naquele mercado. A Xbox vendeu mais que a Playstation, e até mais do que a Nintendo.
Apesar de tal, e de os valores de vendas serem historicamente baixos comparados com o passado, tal não deixa de ser algo digno de ser registado.
Embora sem dados, acredito que essas vendas se suportem principalmente no series s pelos seguintes motivos:
– A SX teve e tem problemas de stock como a ps5.
– A SX tem um apu de 360mm2 e a SS de 197mm2. Casa waffle produz cerca de mais 82% de apu para SS. É muita diferença.
Fui naquela parte do VG Chartz que não mostra apenas o resultado semanal, e descobri que o XBOX vem escovando o PS5 nas vendas desde 8 de janeiro.
Mais de 3 meses de liderança meus amigos. Podem ir lá olhar se não acreditam.
Kkkk
Não acho que isso seja porque a Microsoft tem conseguido fabricar mais consoles! Essa crise de componentes tem afetado todas as fabricantes igualmente! Eu acredito que seja porque o interesse do público tem se direcionado mais ao Xbox mesmo! É uma virada de jogo!
Também coloco minhas fichas nisso. Na mudança do interesse público. Xbox está pra ter a ActiBlizzard. E o pessoal quer ver o Gamepass recheado de CODs fora a Zenimax da vida. América que o diga.
Tão indo lá e se adiantando ao fato.
Sim, sim, é mesmo isso! Not.
Não tenho pressa de aguardar mais alguns meses. Especificamente o ano que vem pra provar essa minha teoria.
Até a podes provar nessa altura… Não a podes provar é agora. Agora estás a falar da boca para fora pois não tens dados nenhuns para dizer isso.
E eu não tenho problema nenhum com realidades… tenho é com esse tipo de teorizações que ignoram a realidade das coisas para se focarem apenas na parte que lhes interessa.
E a gente nasceu ontem, como se todo mundo aqui não soubesse qual o M.O. de fã de Xbox
Daqui 6 meses vc vai estar com outra coisa para falar “agora vai” como tem sido desse 2013 com o Xbox e vendas voltarão a não importar
E se por um acaso eu tiver a razão ?
O que acontece com o argumento do lado de vocês ?
Nada Cherokee… O teres razão só implica que efetivamente isso aconteceu.
Tu parece que achas que há aqui algum tipo de má vontade, mas não. Há é noção da realidade de que os fatores atualmente são tantos que resumir as coisas a um só é claro oportunismo.
A questão aqui é que tu estás a presumir. A Sony desde janeiro que manda relatórios em que se queixa da falta de componentes. A procura é altissima e isso leva a que haja especulação dos preços das consolas.
Tu estás a ignorar isso para te centrares apenas numa teoria… A tua teoria!
Que se venha a comprovar ou não, será tópico para quando isso acontecer. O que interessa é que neste momento estás a ignorar a floresta para veres apenas a arvore que te interessa.
ou seja, a palavra chave do Xbox “no futuro…..”
Exacto… todos por igual…
Mas quando tu, aceitando uma proporção de 50% (se calhar é menos) para a série X e série S, em 10 waffers produzes 2770 APUs, a Sony nas mesmas 10 produz 2290. E se apostares mais na S, este número do lado da Microsoft ainda cresce.
Agora não contes com 10 Wafers, conta com 10 mil e já percebes.
Acrescenta a isso que uma S custa 299.99, podendo-a em alguns mercados levar por 19.99, que a X custa 499.99, mas que as PS5 são quase todas açambarcadas pelos especuladores que as vendem a 867 euros mínimo, mas podendo ir aos 1200 euros, e percebes as diferenças!
Se o Gamepass tem algo a dizer nisso… pode ter… mas não ignoremos as restantes realidades.
Seja porque motivo for, a realidade é que tem vendido mais e se compararmos com o rácio da geração anterior tem vendido bem mais face a ps5 que a one face a ps4 e depois é preciso relembrar que a xbox é uma excelente consola com uma oferta fantástica como o gamepass? A malta (alguns) esquecem se disso, porque se a consola fosse lixo não vendia.
Só espera uns 2 a 3 meses para certificar mesmo que é uma virada de jogo.
Infelizmente até lá o comentário será apagado devido questões de armazenamento.
para isso tem o print ehheeheh
Quanto mais disputa melhor para o consumidor. Que as grandes continuem nessa pegada!
Mérito da Microsoft em aumentar a produção. Já pelo lado da Sony, tem que arrumar alguma solução. Quando houve oferta, vendeu acima do ps4. Agora não consegui entregar se quer esse volume. Acredito que os números do final de março serão melhores. Ao menos no Brasil teve um bom volume nesse período.
Como sabes que a Microsoft aumentou? Quem te diz que não foi a Sony que não foi forçada a diminuir?
Outra possibilidade é stocks… A Peugeot está a vender carros como louca. Porque? Como é que eles conseguem produzir quando os outros não conseguem?
Simples… tinham-nos em stock pois estavam a vender pouco!
Pelo influxo de series X nas últimas semanas. Se a Microsoft os tinha em estoque são burros. Porque demanda por series X era claramente maior que a oferta.
Nota que com stock não quero dizer montados, mas com peças disponíveis para montar.
Produzir mais do que se vende não justifica.
E não estou a justificar tudo desta forma, e nem a X, apenas a maior oferta que pode advir maioritariamente de consolas S.
Eu entendo o que você quis dizer. Mas no caso em questão além da oferta disponível do S. Houve realmente um aumento da oferta do X. Sendo assim, faz sentido pensar que houve um aumento na produção. De toda forma, o mercado está uma bagunça. Seja pela falta de estoques do ps5 e switch. Seja pelo preço elevado das GPUs.
Eu não sei se houve aumento de produção. Também não exclui a possibilidade de a MS estar a concentrar-se nos mercados onde vende mais, e negligenciar os outros.
Seja o que for… Foi bem feito. O certo é que a consola está a vender mais, e nesse aspecto a Microsoft tem de ser elogiada por boa gestão.
Aumentou o stock da duas. Aqui no Brasil não se achava Series X por meses e o stock do PS5 durava 10 minutos antes de apafecer os cambistas nos marketplaces. Nesse momento tem Series X disponível, e o ultimo stock oficial do PS5 durou duas semanas. As fabricantes estão se esforçando para abastecer o mercado.
Não durou duas semanas. O que aconteceu foi voltar estoque de boletos que não foram compensados. O SX tem carência de estoque no Brasil porque chega muito menos consoles. Exemplo: Eu e meus amigos lojistas quando o distribuidor tem SX é bem menos do que quando tem Ps5. Chega 15 ps5 pra 5 SX e 7 SS. Então a MS tá enviando a maioria dos SX para os dois principais mercados, onde é o foco.
Eu como comprador do último lote digo que o estoque do PS5 não durou 2 semanas, acabou em mais ou menos 2 horas apos a disponibilidade do lote, o que ocorria era que em alguns momentos havia disponibilidade de aparelhos, mas 10 minutos depois era só apertar F5 que estava esgotado.
Simples, manda todos os Xbox para dois mercados, UK e EUA enquanto o Playstation até no BR toda hora aparece para vender.
Demoraram muito inclusive para fazer isso, a MS devia ter começado isso 3 meses depois do lançamento
E como o EUA e UK são os mercados de VG mais movimentados, ficam com essa percepção que aumentou as vendas.
Para quem maquia a 20 anos as contas do Xbox, o que é abandonar mercado que nunca foi relevante para se concentrar onde pode aparecer mais como “vencedor”?
Vendendo tão bem que na Alemanha estão dando de graça SS por um PS4.
Os Xbox que vendem menos que PS4 na Alemanha estão indo para o EUA e UK.
Enquanto PS5 tá em falta na Alemanha como em todo o resto do mundo.
É assim que a MS faz, manda tudo para o EUA e UK que tem publicidade de vendas.
O grande problema disso tudo é o abacaxi que o Series S pode trazer pra essa geração ao longo dos próximos anos. Vamos supor que por conta dele, a Microsoft consiga diminuir substancialmente a distância Playstation x Xbox nessa geração. Na minha opinião, o Series S é um console para o gamepass e não para vender jogos no modelo tradicional da coisa, inclusive digital. Sabendo disso, as thirds vão ficar num trade off danado; se vale ou não a pena optimizar seus jogos para o console, pois ele precisaria ser capado não só em resolução, mas nos assets de maneira geral. Ou então pior; dado o seu sucesso, algumas thirds e todas as first party da Microsoft (que são muitas hj em dia) o utilizarem de base. Alguém pode falar: “Ah, mas com o avanço da tecnologia, o Series S pode “complementar” pelo poder da nuvem”. Eu concordo, mas discordando, e é simples. Pode ser que o avanço do 5G, em alguns anos, seja possível que tal tecnologia EM PAÍSES DESENVOLVIDOS. E aí que vem o problema; o Series S é ótimo para países subdesenvolvidos dado o seu preço + o custo benefício do gamepass. Dado a normalização dos estoques na Europa e EUA, as pessoas vão querer PS5 e Series X; talvez isso diminua a demanda do Series S também. Isso sem contar os modelos PRO de meio de geração; como que ficaria? No mais, não cabe a nós, e sim o futuro vai dizer.
Daniel… Tu sabes a minha opinião. Sabes que eu considero que o Gamepass a ter sucesso será terrível para a qualidade dos jogos.
Mas eu aceitarei o que os gamers decidirem. Apenas alerto para uma simples realidade que eles estão a ignorar e que não pode ser ignorada: Que sem ovos não fazes omoletes. E que a industria, tal como existe hoje, não se aguenta com um serviço desses caso ele tenha sucesso.
Quanto à série S, eu critiquei muito a Xbox One. Mas apesar de a Xbox One ter apresentado jogos com resoluções da era Xbox 360, isso foi o máximo que já se lhe apontou.
Já a Series S acabou de receber uma análise da DF que refere claramente que a consola gráficamente se aproxima da Xbox 360/PS3, mas que a nível de texturas a coisa é mais similar com a era PS2.
E dito isto, não preciso de dizer mais nada sobre uma consola que sempre considerei um verdadeiro barrete.
Qual artigo?
Vocês chegaram a ver a estratégia da Microsoft na Alemanha?
Você pode trocar todos os Xbox One por um valor que vai de € 50,00 a € 110,00 e leva um Series S.
Tem também a opção de dar o seu PS4 mais € 19,99, e pegar um Series S.
O Series S tem estoque sobrando no mundo todo. E com certeza não é porque a Microsoft está produzindo muitos consoles, e sim porque a maioria das pessoas preferiria pegar um PS5 ou um Series X.
Não sei como as coisas aí pela Europa andam, mas aqui no Brasil um PS4 novo está bem mais caro que o Series S, chegando a R$ 3.000,00 na versão Slim.
Ainda assim, os consoles Series S ficam lá empoeirado nas prateleiras.
Não é difícil encontrar lojistas oficiais vendendo o Series S a R$ 2.200,00. E o console está encalhando tanto, que os próprios “empresários” do mercado cinza, na data de hoje, chegam a vender o Series S por R$ 1.800,00.
Essa desculpa da Microsoft de fazer um console pensando nos mercados emergentes, não convenceu ninguém.
Aqui em Portugal, a S custa 299, a X 499. A PS5 digital, salvo reposições de stock está a 828.99, e a normal a 887,57€. Não é anormal encontrar sitios que peçam 1000, 1100 ou 1200 euros por uma PS5.
Pura e simplesmente a procura é gigante e a oferta é reduzida. E apesar de estes valores afastarem os compradores, há quem pague por eles.
A PS4 continua a 299€ e a vender bem! As Xbox One não existem à venda por falta de procura.
Isso não é verdade.
Retirando a worten que vende a sx por 499 quando tem, está esgotada como a ps5 e os que têm em stock está com valores superiores ao pvp, no caso a partir de 640 euros.
Isto na sonylândia, onde a xbox évquase irrevelante.
A ps5 além dos scalpers, nas grandes superficies aparece stock frequentemente mas apenas em bundles que vão desde 630 euros até aos 850.
Basta entrar no canal do telegram portugal ps5 stock.
Worten, fnac e mediamarkt vendem ao balcão por encomenda.
Espera aí… Queixas é com o KuantoKusta… Não é comigo. Eu não sei a quanto o Zé ou o Joaquim vende. Sei apenas o que o maior motor de pesquisas de preços indica.
Naturalmente que havendo stock até comprarias uma PS5 na Worten a 499. Mas o que está aqui em causa é que não há, e Xbox até há em alguns sítios.
Logo se quisesses agora uma compravas a preço normal, mas a PS5 muito dificilmente a arranjavas.
E esta realidade é mundial. Os scalpers PS5 estão em todo o lado.
E a Worten na X diz claramente DISPONIVEL. ENTREGA EM 1 DIA UTIL.
Da onde tu tirou isso? Da Eraserlândia? Pois a SX tá em estoque a preço oficial faz algum tempo na Worten, já a Ps5…
https://www.worten.pt/gaming/xbox/consolas/xbox-series-x-s/consola-xbox-series-x-1-tb-7240976
Dedica-te ao que percebes e deixa de dizer bacoradas.
Existe stock de series x na worten á apenas duas semanas, e como não percebes nada do que se passa por cá (mas gostas de meter o bedelho), só inventas, ficas a saber que estas últimas duas semanas tem havido stock de ps5 quase diariamente, e as principais lojas aceitam reservas ao balcão.
Mas diz lá onde foste buscar a informação que afirmas-te de que a SX teve sempre stock abundante na europa, a malta está curiosa.
Tiraste a informação da sparrowlândia?
Voltou o Fouto. Hhahaahahah melhor nem discutir mais, pois já consegui fazer você perder a cabeça apenas com o fato da SX estar em estoque em Portugal e o Ps5 não.
Lol, só perco a cabeça e tempo com relevâncias, não te incomodes 🙂
Tanto a SX como a PS5 têm stock em Portugal, mas apenas a worten a vende ao pvp, como referido por mim anteriormente em conversa com o Mário.
Mas vá lá, revela lá a tua fonte de grande informação em que dizes que a SX teve sempre stock abundante na europa.
Onde foi que eu disse SX com estoque abundante na Europa? Está delirando?
“já o SX tem estoque na Europa e dificilmente fica sem”
Que tem mais stock é inegável… Acabei de postar um exemplo.
X há alguma coisa, S há muito mais. O que há menos é a PS5 (não é não há, é há menos). Uma pesquisazinha no Google, apesar de não apresentar valores mostra bem essa realidade. É só querer perder algum tempo para se perceber o cenário.
Por isso falei que há estoque. E sobre o SS piora, pois vemos no Brasil (onde seria o principal público do console) com estoques e sempre em promoção. Já se acha por 2k novo e com garantia de 1 ano e tem no mercado de usados em abundância absurda e se acha aqui em Curitiba por menos de 2k.
Desculpa… O cenário é incomparável. O meu amigo da loja de consolas arranja-te as Xbox que quiseres numa média de prazo de uma semana (A X pode ser mais, a S pode ser bem menos), mas PS5 não te arranja e nem tem direito a elas pois as poucas que há vão para a Worten.
E o que é que eu disse? O stock da sx tem vindo a normalizar apenas nestas últimas duas ou três semanas.
A SS sempre teve stock em muito lado.
O teu amigo deve ter uma loja muito pequena, nestas ultimas semanas tem havido stock de ps5 quase diariamente entre as diferentes lojas seja worten, fnac, MM, Nos, Meo e curiosamente a GR que apresentou bom stock e vários bundles.
Também podes ir encomendar ao balcão a ps5.
A PS5 digital é que é muito rara mesmo.
Basta ires ao canal de telegram ou discord que indiquei para perceberes a realidade e não apenas basear em umas pesquisas no google.
Muito mal seria em Portugal ps5 e não xbox, um país em que a ps tem a maioria do mercado.
É… Super pequena… Às vezes até tenho dificuldade em a ver. 😉
Estou a falar em termos gerais, não pontuais, e não na realidade de ontem, de há uma semana, ou da semana que vem, mas da média do último ano.
Quanto ao stock no Reino Unido (,O mercado do artigo e maior da Europa):
Retalista X S
Amazon UK In Stock In Stock
Microsoft Store In stock In stock
Argos Out of stock In stock
Currys Out of stock In stock
Very In stock In stock
Game In Bundles In stock
Smyths Toys Out of stock In stock
BT Out of stock In stock
EE Out of stock Out of stock
John Lewis Out of stock Out of stock
ShopTo Out of stock In stock
AO Out of stock Out of stock
Ebuyer Out of stock In stock
Box Out of stock In stock
George/Asda Out of stock No info
Simply Games Out of stock In stock
Ontem em publicidade na TV vi o anúncio do Series S por R$2.200, menos da metade de um PS5 com leitor.
Muito caro. Não é difícil achar a 2k e muitas vezes até por 1,8k. Além disso, como tem em estoque, utilizando milhas e em períodos promocionais, já saiu por menos de 1,5k.
poxa, mais barato que um volante G29 da Logitech, sendo este um volante de modelo antigo.
Pelo preço, mesmo com seus problemas. É um console que se justifica. Querendo ou não, não tem nada próximo nesse patamar.
Se tivesse 12GB 192bits ao invés dessa memória assíncrona horrível, e pelo menos o mesmo clock de gpu do irmão maior, mesmo custando um pouquinho mais ($329,90), seria um console perfeito pra Full HD. Economizaram demais nesse console, que poderia ser um pouco mais balanceado, mesmo custando alguns dólares a mais.
Jesus, impressionante como funciona a cabeça de alguns.
Do nada empresa sem nada relevante nos ultimos meses aumenta as vendas vs empresa que lançou 2 jogos de peso nos ultimos meses e o pessoal achando que é virada de jogo pq do nada hj eu acordei com vontade de comprar console XPTO. lol.
Quando se deixa de digitar com a razão para digitar com o coração xD
Boas.
Que isso? É a hora da virada. Console pela metade do preço de um PS5 Digital, com estoque para compra e entrega imediata por mais de 10 meses e agora promoção imbatível de trocar um PS4 por mais 19 euros e levar um SS. Só para jogar games da geração passada esperando pelas promessas sem vista de concretização.
O molho secreto também foi a hora da virada!!
Boas.
Não vejo motivo de festa por parte dos fanboys da Microsoft. Com um console desse deveria ser obrigação vender mais. Comemorar isso, além do fato de não ser divulgado oficialmente o número de vendas (oficialmente só o número de consoles enviados ao varejo), deixa de ser mentalmente sadio e chega a beirar a doença externada em felicidade por algo que diziam nunca se importar.
Mas, lembrando o que li em outra matéria aqui, vamos esquecer tudo isso. Vamos esquecer também que fanboys estão com os dedos cruzados desde o lançamento de Elden Ring para o goty, para que um jogo da Sony não ganhe, e voltemos a falar das microtransações de Gran Turismo 7.
Acredito que quando tudo se normalizar o PS5 volte a vender mais, porém é bom ver o xbox despertando interesse novamente
Sim, é bom ver que o interesse pela consola não caiu e que ela consegue aproveitar estas situações. Um mercado vivo e concorrencial é super relevante.
Off, MS na mira com Azure
https://www.ft.com/content/350e7fed-cd52-4a0a-9902-5f2d9ebc3fe7
A MS tentando o que aqui no BR a gente chama de “vai que cola, vai que ninguém percebe ou reclama”
Cobra mais caro para usarem Office no cloud das outras empresas que no Azure.
Cliente grande consegue um choro e a “MS deixa passar” mas se for médio e pequeno, se lasca…
Mesma coisa no Xbox, comprou a Bethesda e como ninguém falou nada… Vai virar tudo “exclusivo”
Agora com a Activision tá prometendo que COD vai sair no PlayStation pq tá na mira do governo.
O que é unanime nesses textos é que a MS apesar de ter dois monopólios passa sem “ser notada” pelos órgãos reguladores e agora isso vai mudar.
Isso não vai dar em nada. A MS tem direito de cobrar o licenciamento do seu software no datacenter local ou em cloud e dar desconto nos produtos caso estejam rodando em cloud Microsoft por intermédio de um contrato de licenciamento especial que chama de Hybrid. Mas isso impactará em muito pouco ou nada uma vez que a maioria das empresas em Cloud tende a utilizar inovações como containers e tecnologias open source, ou mesmo adotar estrategias multicloud para resiliência. Soluções de virtual desktop em cloud sempre foram caras nas outras clouds e o que a MS fez foi tornar menos cara, mas a solução do Azure independente disso, é quilômetros de distância superior ao que existe na AWS ou no GCP e ainda assim é cara. Além disso, todos os principais provedores de cloud tem Soluções proprias embarcadas para tornar o produto mais barato. A AWS cria seu proprio linux para vender VMs mais baratas que as do Azure e do GCP, eles também tem um fork do mysql que chamam de aurora para vender mais barato que o produto da Oracle. O GCP praticamente dá o google docs para seus usuários. Ultimamente o pessoal do antitruste está procurando pelo em ovo.
Só pra complementar, a AWS com seu linux proprietário não permite que seu sistema operacional seja executado em qualquer cloud que não seja a sua, mas qualquer VM no Azure pode ser migrada para a AWS via sua ferramenta de migração, Cloud Endure. Todas as instancias AWS linux não podem ser migradas para o Azure. As VMs do GCP também tem a migração para putras clous dificultada. Isso é estratégia para impedir a competição.
Vai dar vai… Aliás já deu.
Os reguladores estão de olho na Microsoft, coisa que já há quase 20 anos que não acontecia.
E só isso já é uma grande diferença face ao passado.
Recordo que a Microsoft esteve para ser dividida em duas pelos reguladores pelo poder excessivo que possuía, e que tal só não aconteceu porque a Microsoft chegou a um acordo de cedência.
A regulação existe para garantir que não há abusos. Se eles não existem, óptimo, se existem… Aja-se em conformidade.
Offtopic:
Acho que Kojima productions vai ser anunciado como estúdio da PlayStation, entretanto.
https://www.playstation.com/en-us/corporate/playstation-studios/
(Reparem no banner, tem lá o Death stranding)
É dificil expressar o quanto esses resultados são péssimos para a Sony do ponto de vista comercial, apesar de ainda não ser uma situação do tipo PS3, esse sim o fundo do poço que será dificil da marca bater. Mas é muito ruim para a Sony vir de uma geração onde vendeu mais do dobro do concorrente direto, onde investiu em varios jogos AAA feitos internamente e na proxima geração perde-se rápido o maior mercado do mundo e começa a dar terreno também no segundo maior mercado do mundo. Na america do norte a diferença está quase de 2 para 1. O que eu acho pior nisso é que estamos vendo numeros de vendas iguais aos da fase antes da pandemia, o que mostra que tanto a Sony quanto a MS estão se esforçando para colocar consoles no mercado. Também é interessante notar que isso aconteceu sem que os novos estúdios da MS dessem frutos. Até o momento o Xbox Series teve um RTS do Gears, uma expansão do Gears 5, uma expansão de campanha coperativa do Sea of Thieves, um novo Forza e um novo Halo. Ou seja, o Xbox começou a retomar a popularidade perdida na geração passada com o trabalho dos mesmos 5 estúdios da era One, The Coalition, Rare, Turn 10/Playground e 343i. Imagina-se o que vai ser quando os outros 18 estúdios estiverem com suas produções prontas e abastecendo constantemente o gamepass.
Também é notável que a MS fez uma boa escolha em ter um SKU de entrada por preço acessível, ela pode vender para muitos donos de PS4 que não precisam trocar de console para jogar os atuais exclusivos da Sony. Para a posição em que a MS estava foi uma ótima escolha, a Sony poderia ter feito o mesmo invés de manter a fabricação do PS4, mas a fase crossgen ainda faria mal para a marca pois o qie está determinando isso é a oferta de valor agregado. Como disse outras vezes, está muito caro ser um jogador de Playstation e a Sony realmente não sabe o que foi que fez o PS4 decolar, igual os seus fans da internet.
??? As vendas estão 44% abaixo do normal, e em mínimos históricos e referes que está tudo igual ao pre-pandemia?
E as conclusões tiradas quando o que se passa é falta de capacidade de entrega de consolas é revelador de muita coisa.
As vendas do PS estão 44% abaixo do normal em comparação com o mesmo periodo da geração passada, e as vendas do Xbox estão maiores em relação ao mesmo periodo da geração passada. Isso quer dizer que não tem stock? Pra mim pode dizer também que o consumidor ta se interessando na concorrência uma vez que essa indústria já se mostrou ser estagnada e os consumidores geração pós geração estão apenas migrando entre as plataformas.
O equilíbrio entre oferta e procura do PS4 aconteceu após cerca de 3 meses do lançamento dessa consola. Já com o PS5, 17 meses após o lançamento, ainda não temos tal equilíbrio.
A forma de te provar isso é fácil: em novembro de 2013 o PS4 chegou no Paraguai por 720 dólares. Em fevereiro de 2014 já estava custando 450 dólares. Até hoje o PS5 custa cerca 799 dólares no Paraguai, muito acima dos 499 dólares que é o preço oficial. A única explicação razoável para isso é que a procura ainda é maior do que a oferta. O Xbox Series X atualmente custa cerca de 699 dólares, o que ainda é alto, mas já está abaixando gradativamente de preço. E o Xbox Series S custa 315 dólares, um preço bem próximo do oficial que é 299 dólares, logo presume-se que nesse caso temos no mínimo um equilíbrio entre oferta e procura.
Quando o PS5 estiver custando cerca de 550 dólares no Paraguai e vendendo menos, aí sim irei concordar contigo. Mas enquanto o preço dessa consola estiver bem acima do preço oficial porque a procura é maior do que a oferta, então temos uma anomalia.
Isto só respondendo com gráficos. Mas como não os tenho aqui de momento…
Cito (e substituí os gráficos):
How bad is the console shortage?
Console hardware sales are down 32% when compared to January 2021, and down 44% compared to February 2021 according to the European GSD market report for February, as explained by GamesIndustry.biz
Como se vê os valores são relativos às venda global de consolas.
E directamente da Gamesindustry.biz
Overall, hardware sales are down 32% over January and down 44% compared with February last year.
PS5 and Xbox Series X continues to struggle with stock levels. As a result, for the first time, more Xbox Series consoles were sold across Europe than PS5s. This is primarily due to the availability of the Xbox Series S model.
Sai da sua bolha e raciocina!!! A sua torcida não é a realidade. O que fez o Ps4 vender e ser um sucesso foram os JOGOS. Não é serviço, nem cloud, nem nada dessas besteiras que faz um console vender! São os jogos! Ninguém vai comprar algo pra deixar na estante pegando pó! Aliás, vai! Voce vai! Pff
O Fernando ainda não percebeu que sem ovos não fazes omoletes. Ele acredita que se pode diminuir o dinheiro que entra na indústria e manter a qualidade dos jogos.
E esquece-se que o dinheiro que entra no Gamepass, mesmo que no global possa ser mais, entra nos bolsos da Microsoft, não nos da industria, o que coloca a indústria nas mãos da Microsoft.
É por isso que ele diz que jogar na PS é caro. Mas segundo um estudo aqui já noticiado, o PSNow + PSN fez mais dinheiro do que o Gamepass, EA Access, Stadia e todos os outros serviços de subscrição (incluindo o PSNow), juntos.
O Attach rate de jogos na PS4 foi de 9.6. Estamos a falar de 1.075.200.000 jogos em 112 milhões de consolas.
Cada 2.2 jogos vendidos é o mesmo que um ano de Gamepass. E isso implicaria um serviço com 488 milhões de assinantes para dar o mesmo dinheiro.
Se consideramos um cenário em que na realidade cada 9.6 jogos seriam precisos para garantir o mesmo dinheiro do Gamepass, mesmo assim seriam precisos 112 milhões de assinantes.
E isto só para garantir que entrava na indústria o mesmo dinheiro da era PS4.
Uma tentativa de alterar a percepção da realidade? Como consumidor é mais caro jogar no Playstation e não tem argumentos que mude isso para quem não é dono de uma empresa que faz parte dessa indústria. Isso é um ponto que não tem discussão, com 45 reais em um mês eu tenho acesso a um valor muito alto em jogos e posso fazer isso em um console que custa 2400 reais. No PS5 eu preciso encontrar um console pelo preço oficial de 4400 reais, e pagar 350 reais em um jogo, ou 250 quando ele estiver em promoção. Ponto, não tem como argumentar contra isso com algo que não saia do ponto de vista do consumidor ou achismo.
Sobre a questão da qualidade, é algo de gostos e percepção pessoal. Forza Horizon 5 é o segundo Forza lançado direto no gamepass e assim como o anterior é milhas de distância superior em qualidade aos dois últimos Gran Turismo. E não importa se simulador ou arcade, estou falando como produto mesmo, os fois ultimos Forza são melhores que vários dos jogos de 300 reais recentes do Playstation.
A questão se no futuro os jogos serão ruins é um grande depende, por que depende de como novos meios de desenvolvimento com ferramentas mais eficientes irão evoluir(Unreal Engine 5, Nanite, Meta Human creators), permitindo desenvolvimento de alto nível com menor custo de produção. Depende de como a base de utilizadores irá evoluir de forma saudável, e de como os acordos serão realizados, e o mais importante, o modelo de vendas tradicional não foi substituído, ele continua existindo em conjunto, e parece que esse é o ponto em que vocês fecham suas cabeças e esquecem de tudo. Não é gamepass pronto e acabou, e gamepass, mas vendas nas lojas igual se faz desde sempre, e vários grandes editores não saíram das vendas nas lojas. O Elden Ring não entrou no gamepass e vendeu pra caramba no Xbox, ta sendo um dos jogos mais jogados da plataforma igual no Playstation.
Mais um vez cheio de inverdades. Comprei muito jogo Day one e nenhum me custou 350 reais. Todos paguei abaixo de 280,00 Day one. E tu se esquece que a maioria das pessoas que compram mídia física não casam com os jogos. Revendem a maioria com uma desvalorização de 30/40 reais. Tente outra vez com essa narrativa, o gamepass você pode assinar 2 ou 3 meses e ficar um tempo sem, pois a maioria dos jogos que entram lá são bombas! Ninguém vai ficar assinando o serviço eternamente pra receber algo velho de qualidade ou um lançamento interessante uma vez ou outra. Ninguém é trouxa!
esse mundo onde não existe midia fisica com troca e revenda e todos os jogos estão no gamepass.
vc nunca precisa comprar jogos, pq tá todo no gamepass?
Comprei Resident Evil 2 e 3 por 150 reais DIGITAL na PSN.
se eu fosse vc, teria gasto em dois meses 250 reais para jogar eles… pq seriam 2 meses assinando GP enquanto jogo Resident Evil 2 e 3 sem usar GP.
melhor ainda é esse mundo ai de ilusão onde não existe mídia física
fazem mutreta pagar pegar GP por 1 real em três anos, mas ruim é olhar promoção de mídia física.
e para encerrar, nunca vi ninguém contando vantagem que chegou em um lugar de Uber gastando 10 reais, achando vantagem sobre quem chegou com carro que pagou 100 mil.
até a interessante, que se fica sem internet o GP e o Uber param de funcionar hahahaah
Eu se comer de graça como mais barato que se pagar.
A questão é o que vou comer…
Ninguém negou o ser mais barato. Questionou foi a sustentabilidade de todo um conjunto de empresas que orbitam em torno deste negócio. A chamada indústria.
Boas.
Essas afirmações beiram a loucura. Comprei a versão especial de Horizon Forbidden West por 300 reais. Versão especial Gran Turismo 7 por 180 reais e se contar o cashback que usei saiu por 30 reais. Mídias físicas. Pregar preço de 350 reais só serve pro flame e FUD pros fanboys de x box.
Éder, fala-se de preços oficiais e sim, o Forbiden West oficialmente custa 350 reais! Se vc pegou em uma promoção, usou cashback ou algo do tipo, não invalida a informação que o preço de tabela são 350 reais, ou seja, nisso o Fernando não está errado!
Mário, Esse atach rate conta games “dados” na ps plus, não conta?
Uma boa pergunta. Mas não creio. Porque o interesse do attach rate é dar a conhecer a média de jogos por consola, e no plus isso alteraria tudo retirando o valor da métrica.
Para além do mais, 9.6 parece-me pouco para o Plus uma vez que, pessoalmente, quer use, quer não, acrescento sempre tudo à minha livraria.
Li em algum lugar que era incluso a adesão a Plus para esse atack rate, mas como não me recordo onde li e não tenho certeza a respeito, te perguntei msm!
Como te disse não sei.
Mas o attach rate é uma métrica que só faz sentido para software efetivamente vendido.
Se estiverem a incluir, estão a distorcer a métrica e não faz sentido comparar com o da PS2 como foi comparado pois nessa altura não havia jogos ofertados.
Por esses dois motivos, não creio que se incluam os jogos da PSN.
Na PS2 foi de 7,52
https://www.businessinsider.com/microsoft-is-building-an-advertising-program-for-xbox-2022-4?r=US&IR=T Mário, vc que vai gostar disso! Rsrs
É lindo… Adoro.
Os caras são criativos. Já tão zoando com força isso.
https://twitter.com/theDualSense/status/1515058021067542533?t=KmOzLQpF4fbW-pt5VQIWIg&s=19
🤣🤣🤣🤣🤣🤣
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkikkikkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Pior que infelizmente será por aí msm!
A ideia não é ser assim tão ridículo. Basicamente os jogos já tem muitas vezes publicidade. Pode aparecer em cartazes, em bebidas que as personagens bebem, marcas de carros por defeito, etc. A ideia aqui é o jogo ser sempre online, e poderem mudar as texturas da publicidade ou a geometria das viaturas, quando quiserem, e de acordo com pagamentos.
Isto é mau pois cria um DRM always online nos jogos offline, e maior dependência e eventualmente até latência nos jogos multi.
Não é torcida, estou comentando fatos e eles estão acontecendo. O que fez o PS4 vender foi custar $399 dólares, ser mais potente e as pessoas terem a noção de que os jogos vendidos no Xbox One não seriam delas. Aí uma galera migrou em massa do X360 para o PS4 numa época em que o Xbox One recebia mais exclusivos do que o Playstation 4, que foram os anos de 2013, 2014 e 2015. Em 2016 foi equilibrado em termos de jogos nos dois consoles, e o PS4 se sobressaiu em 2017 e 2018, que foram os anos que os fanboys da marca soltaram as asinhas de vez e começaram a condenar o Xbox ao fim todos os dias. EM 2020 foi outro ano forte do Playstation, mas 2021 não terminou com essa sensação, e agora em 2022 os dois maiores esforços do Playstation não causaram o impacto que era esperado, principalmente por causa do Elden Ring.
Vocês realmente não fazem ideia do por que do sucesso do Playstation.
Hã? O que vc está falando é mentira! O xone vendeu muito bem nos seus dois primeiros anos, ficando pra trás depois, quando a gestão Phil Spencer começou a entregar bombas em formato de jogos. Já lhe disse, vira político, pois discurso pra enganar ignorante tu tens, só não tem argumento pra ir contra a realidade e argumentar com quem tem o mínimo de memória.
Lol, diz o melro para a pega, sai daqui que és negra
O fato é que vendeu bem nos primeiros dois anos. Não foi um desastre como tentam dizer. Vendia menos que o Ps4, mas vendia. E hoje vende menos que o Ps5. Ou seja, nada de novo. Só pra mto emocionado mesmo que esses consoles da Microsoft tão vendendo absurdamente bem, quando se encontra aos baldes SS por 2k no mercado de usados e não sai de promoção o novo.
esse é o normal do xbox, vender bem nos dois primeiros anos e depois acabar os “caixistas”
a impressão que dá é que o xbox só vende para Fã, no momento que o mercado de fã de xbox acaba ele para de vender.
por isso inclusive a MS para de apoiar o console no final da vida; a Sony aumenta o suporte no final da vida.
A campanha de lançamento da x one foi um desastre completo, e quem o fez pirou-se da ms a seguir.
O Xbox One não vendeu bem nos primeiros anos, ele só foi bem nos Estados Unidos. O Playstation 4 liderou a geração inteira, mesmo sendo apenas “o console onde o COD rodava melhor” por quase 3 anos.
Fernando… Vou-te repor os direitos. Confesso que ontem me passei dos carretos contigo pela repetição de uma cena com a qual, por várias vezes, já encheste aqui páginas e páginas de discussão, e inclusive te pegaste com utilizadores.
Mas o sucedido em si não justifica um banimento e tu és um utilizador válido e com conhecimentos. Nesse sentido reponho-te os direitos de postagem, caso os queiras, reconhecendo que exagerei.
Quando digo que o Xbox One teve mais exclusivos nos primeiros anos da geração estou falando sobre aqueles jogos que as pessoas gostam de apontar como vendedores de sistemas. Entendo que considerando os jogos nichados ou pouco populares o Playstation 4 teve mais, mas não são esses games que geram milhões de vendas. Além disso, com exceção do Uncharted 4 e o Remaster de TLOUS, todos os principais exclusivos do PS4 nao foram bem em vendas nos primeiros 3 anos. Não que a coisa tenha sido muito diferente no Xbox, mas algumas coisas como Titanfall, Halo MCC e Halo 5 ainda fizeram números consideráveis para o console patinho feio do mercado.
Eu uso esse exemplo para demonstrar o por que não acredito que jogos exclusivos sao o suficiente pra segurar as vendas de um console. O Xbox One vendeu pra todo mundo que era fan de Halo, Gears e Forza, mas e o resto? A proporção de vendas foi de 2×1 para o PS4 praticamente a geração inteira, e em determinado periodo foi quase de 3×1.
A forma como o produto é apresentado, como a empresa se posiciona, os custos relacionados a barreira de entrada e o marketing entre os próprios consumidores faz muita diferença.
A tua lista tinha sido:
Xbox
Ryse Son of Rome
Dead Rising 3
Forza 5
Titanfall
Sunset Overdrive
Halo MCC
Forza Horizon 2
Ori and the Blind Forest
Gears of War Ultimate Edition
Forza 6
Halo 5
Rise of The tomb Raider
PS4
Killzone SF
Knack
Drive Club
Infamous: Second Son
The Last of Us Remaster
The order 1886
Bloodborne
Uncharted ND Collection sem multiplayer
Com a argumentação de os restantes jogos serem lixo por serem nichados.
Vamos ver o VGChartz:
Ryse – 1,47 milhões
Dead Rsinging – 3 milhões
Forza 5 – 2,4 milhões
Titanfall – 3.11 milhões
sunset overdrive – 1,16 milhões
halo mcc – 3.44
Forza horizon 2 – 1,46
Ori and the blind Forest – Digital (sem dados)
Gears of war ultimate – 1 milhão
Forza 6 – 1 milhão
Halo 5 – 6 milhões
Rise of the tomb raider – 1 milhão
Ou seja, jogos com 1 milhão de vendas minimo é o que consideras não nichados.
Aqui temos 25,05 milhões de jogos vendidos.
Vamos ver a tua lista PS4
Killzone SF
Knack
Drive Club
Infamous: Secod Son
The Last of Us Remaster
The order 1886
Bloodborne
Uncharted ND Collection sem multiplayer
E notando a clara ausência do Uncharted 4, vamos mesmo assim ver as vendas no VG Chartz
Killzone SF – 2,1 milhões
Knack – 1 milhão
Drive Club – 2 milhões
Infamous: Second Son – 1 milhão
The Last of Us Remaster – 11,78 milhões
The order 1886 – 1,62 milhões
Bloodborne – 2 milhões
Uncharted ND Collection sem multiplayer -5,7 milhões
Realmente, todos acima de 1 milhão
Total – 25,2 milhões de cópias
São mais vendas, numa lista de 12 contra 8, aos quais teremos ainda de acrescentar as vendas de Ori na Xbox, o que deve virar a coisa
Mas se o critério de nicho é 1 milhão, a lista da PS4 está curta, e podemos acrescentar:
Unchated 4 – 16,25 milhões
Ratchet & Clank – 2,38 milhões
Little big planet 3 – 2,05 milhões
MLB Show 15 – 1,01 milhões
Until Dawn – 1,91 milhões
Street FIghter 5 – 1,39 milhões
Last guardian 1,29 Milhões
No Mans Sky – 2,26 milhões
Isto só incluindo jogos até 2016.
A lista passa então a ser de 12 na XBox e 17 na PS4
As vendas, de 25,05 (ao que acresce Ori), contra 53.74 milhões.
Isto apenas vendas fisicas…
Perante isto… cada um conclua.
E isto não tendo em conta que na lista da Xbox tens 2 Forza Motorsport e 2 Forza Horizon separados pelo espaço de 2 anos, o que para os fans Xbox pode ser normal e motivo para duplas aquisições, mas não o será para todos.
que o diga o PS3, sempre custou mais caro e teve um ano a menos de mercado e acabou vendendo mais.
Para muitos consumidores nos anos 2000 não existia consoles de games além do Playstation. O que o 360 conseguiu é um dos maiores feitos da indústria, chegar em um mercado praticamente consolidado e dividir. A Nintendo desistiu de brigar com o Playstation e foi perseguir um outro nicho depois do N64 e do Game Cube, a Sega nem vale a pena mencionar por que foi triturada. O Xbox foi o único rival que o Playstation teve em toda a sua história.
Nesse ponto tenho de te dar plena razão a X360 foi uma das minhas consolas favoritas de sempre. E isso surpreendeu-me pois era de alguém acabado de chegar.
Sinceramente penso que grande parte da minha desilusão com a One advem daí. Imaginava que a Microsoft iria manter esse standard de qualidade e respeito pelas regras do mercado das consolas com competição aberta e baseada na qualidade do produzido.
Isso não aconteceu…
Não… Porque em 2014, menos de um ano depois a Xbox estava ao mesmo preço ao remover o Kinect.
E a Switch custa mais que S, é menos potente e vende muito mais.
Vamos ignorar aqui o motivo pelo qual as pessoas compram as consolas, que são os jogos, e concentrar a narrativa em algo que se ajuste ao que queremos dizer…
E Fernando… Considera-te banido!
Já por cerca de 5 vezes vieste aqui com essa lenga lenga de a Xbox One ter tido mais exclusivos nos anos iniciais. Por 5 vezes te espetei a lista, e por 5 vezes te calaste. Mas sempre que podes voltas à carga com o mesmo. Talvez acredites que repetir uma coisa vezes sem conta a tornam verdade, mas não.
E quando alguém se mostra doente a esse ponto não o posso deixar postar mais.
Pela sexta vez… Eis a lista:
Recordando que 2013 apenas incluiu Novembro e Dezembro.
E seria pelo oque? Curioso agora…
A curiosidade matou o gato, nunca de ensinaram isso?
pronto.
vendas não importavam para a MS
mas vendas importam para a Sony.
Para além da discussão que tem havido, o que eu vejo aqui na Suissa, e esta semana fui comprar um comando para a Xbox o que vi foi, switch e séries s á venda.
PlayStation só mesmo comandos, já para a Xbox corri umas 5 lojas e não comprei o comando que queria.
O que Microsoft vendeu foi mesmo a series S porque a series X so em foto mesmo, é que nem PS4 tem nas prateleiras