Microsoft revela que Gamepass teve crescimento, mas não revela número de subscrições.

A situação chamou a atenção aos media, particularmente após no ano passado a empresa ter vindo regularmente a dar a conhecer o número de subscritores do Gamepass.

Faz agora meio ano que a Microsoft não revela novos números de subscritores no seu Gamepass. Isto após no ano transato a Microsoft ter vindo regularmente reportar crescimento no serviço, com o último relato oficial a ser de Janeiro deste ano, e indicando um total de 18 milhões de subscritores.

Em Abril de 2021, Jex Corden, do Windows Central, ou seja uma fonte não oficial, tweetou que tinha conhecimento que o Gamepass tinha atingido os 23 milhões de subscritores, mas este número nunca foi confirmado pela Microsoft.

Esperava-se agora, com o lançamento do relatório e contas da Microsoft, que a empresa reportasse o número de subscritores. Afinal não só a empresa se fartou de usar os números no ano passado como, sendo o Gamepass uma das suas fortes apostas, haveria todo o interesse em referiu o seu crescimento aos seus investidores. No entanto o relatório e contas da Microsoft é completamente omisso nesse aspeto. E dado que o último número oficial tinha sido em Janeiro com 18 milhões, nem que fosse reportar os 23 milhões de forma oficial seria de todo o interesse, uma vez que tal mostraria um crescimento de 27,7% em basicamente três meses. E isso é algo que nenhuma empresa, particularmente num serviço pioneiro, poderia deixar de promover por serem valores extraordinários ao se engajar 5 milhões de pessoas em apenas 3 meses.

Tal teria sido, para o espaço temporal, o maior crescimento do Gamepass de sempre.



Ora sem esta confirmação, e o silêncio da Microsoft, tudo leva a crer que os 23 milhões de assinantes não sejam uma realidade. Afinal não só a fonte não é oficial, como Jez Corden tem no seu historial uma enorme quantidade de informações, supostamente vindas de fontes seguras, que se revelaram falsas.

Mas mesmo que a situação seja verdadeira, há uma explicação para a não divulgação oficial. O facto de as circunstâncias que levaram ao crescimento são extraordinários, devendo-se à pandemia mundial de COVID-19. E nesse sentido é sempre bom manter uma margem de segurança nos anúncios uma vez que sabe-se à partida que os valores de pico alcançados não seriam mantidos com a reposição de alguma normalidade.

O relatório e contas revela que a Xbox teve uma quebra de 11% na receita dos jogos com a XBox, mas a empresa revela que tal nem se deve ao Gamepass que, segundo eles, até cresceu, e nem com os seus jogos first party, mas sim com as vendas dos third party.

Apesar desta quebra, a reposição de stocks das consolas permitiu um aumento da receita das vendas de 172%, ainda assim abaixo dos 232% do quarto anterior. No global a receita gerada pela Xbox voltou a superar os 15 biliões de dolares, mas sem que hajam dados sobre os lucros ou as receitas liquidas.

 



46 Comentários
Antigos
Recentes
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Edson Nill
Edson Nill
6 de Agosto de 2021 10:03

Game pass sem crescimento, psn plus perdendo 1 milhão e meio de assinates! Não sei o que esperar mais desses serviços.

Edson Nill
Edson Nill
Responder a  Mário Armão Ferreira
6 de Agosto de 2021 15:41

Mário, eu esperava isso! Super venda de consoles, número inflado de assinantes, etc… Mas o caso do game pass é preocupante pra mim, pois dá a entender que a MS está perdendo o jogo como jamais perdeu. Pelas palavras da Capcom, um possível boicote ao console não é impossível de acontecer, somado ao fato do game pass não ter os números esperados, a MS tem uma única chance de ter sucesso… O Streaming! Porém o Streaming não pegará em 2 anos, acredito eu e msm que pegasse, conseguir uns 80 milhões de assinantes ativos não é uma tarefa fácil! Há 2 tipos de jogadores hoje: A turma que quer ter games de qualidade e paga por eles e a turma que quer games gratuitos. O game pass até tem ótimos games, mas não é gratuito e essa nova geração não quer pagar nada por jogos, ou melhor, podem até pagar, mas não creio que queiram pagar mensalmente um serviço como o game pass. Vão atrás de promoções de game pass, mas essas promoções terão que terminar e é aí que me preocupo com o Xbox.

Livio
Livio
6 de Agosto de 2021 11:36

Enquanto isso nos números oficiais da Sony há a queda de mais de 1 milhão de assinantes da Plus.

Enquanto uma mostra a outra esconde, nada de novidade desde a geração passada.

Deto
Deto
Responder a  Livio
6 de Agosto de 2021 15:42

se quem mostra, mostra queda de 1M; imagine quem esconde.

meu palpite, que eu expliquei ai acima, é que o GP perdeu mais de 1M de assinantes.

Last edited 3 anos atrás by Deto
AlterX
AlterX
Responder a  Deto
6 de Agosto de 2021 16:10

Confia

?

Deto
Deto
Responder a  AlterX
6 de Agosto de 2021 18:24

tinha escrito e apaguei… em tua homenagem foi repostar os motivos que eu acredito que o GP encolheu.

nETTo
nETTo
6 de Agosto de 2021 11:52

A Sony divulgou que perdeu +1 milhão de assinantes de seu principal serviço.

Já a Microsoft parece esconder aquilo que não lhe cai bem. absolutamente ninguém sabe o quanto o Xbox One e Series vendeu até então, e agora o que antes ela revelava também deixou de assim o fazer, só diz que cresceu.

Definitivamente não é uma empresa muito transparente

Hennan
Hennan
6 de Agosto de 2021 12:16

Provavelmente aconteceu o mesmo que ocorreu na psn. Crescimento forte no primeiro trimestre, queda no segundo em relação ao primeiro, mas acima do mesmo período do ano passado.
PS: Não sei se é apenas no Brasil, mas os assinantes da crunchyroll estão recebendo 3 meses de gamepass. Uma coisa é inegável, a Microsoft está tentando.

Juca
Juca
Responder a  Hennan
6 de Agosto de 2021 12:23

E a Chunchyroll não é da Sony? Chega a ser irônico!

andrio
andrio
Responder a  Juca
6 de Agosto de 2021 12:31

não sei se foi realmente firmado a compra. Mas sim, a sony tinha comprado ela.

nETTo
nETTo
Responder a  Hennan
6 de Agosto de 2021 12:34

Uma pena ser apenas pro Gamepass PC e não a versão Ultimate.

Juca
Juca
6 de Agosto de 2021 12:24

Em promoção, eu sempre assino! Mas há de se ver se esses números não são inflados apenas nesses período.

Last edited 3 anos atrás by Juca
Deto
Deto
6 de Agosto de 2021 15:54

Sei lá… pra mim deve é ter caido e esse aumento ai deve ser algum tipo de maquiagem.

=======================================================

off:

para relembrar o “Sony esta desesperada, MS supreendeu a Sony, Sony subestimou a MS” que era a narrativa dos astroturfing do xbox em 2020…

acabou que a MS teve que correr trocar o slogan de *”console mais poderoso” para “xbox mais poderoso” e ainda estava tão mal preparada que teve o fiasco do Halo enquanto a Sony tinha Demons Souls, Spideman, Sackboy, e ainda uns indies para crianças.

agora a narrativa mais recente era “Indies estão sendo maltratados pela Sony”

a realidade:

https://www.purexbox.com/news/2021/08/xbox_developers_now_need_to_pay_for_unity_but_its_free_with_playstation_and_nintendo

e então, não parece coordenado? toda vez que o xbox vai fazer uma cagada, ser *”supreendido pela Sony”, não apoiar Indies; sai um rumor, disse me disse, fofoca acusando a Sony de ser ou fazer isso.

quando a Sony surpreendeu a MS com o PS5 tendo tanto poder real ou mais que os “12TF” a MS foi supreendida, teve que trocar o slogan e ainda ficou desesperada que nem mais “hypar que os multis rodam melhor no xbox então compra o xbox” que sustentaria o “marketing do xbox” o 2021 inteiro, com seus astroturfing hypando que “exclusivo não importa, veja esse multi vendendo mais”

quando a MS parou de apoiar Indies e a Unity ficou paga para xbox, correu fabricar rumor e pagar astroturfing para espalhar que a Sony não apoiava indies.

Quem aposta que o proximo rumor difamando o Playstation, adiamento de HFW para 2022, é fake e a verdade é que vai ser a MS que vai adiar Forza ou Halo para 2022?

Last edited 3 anos atrás by Deto
Edson Nill
Edson Nill
Responder a  Deto
6 de Agosto de 2021 16:08

Não creio que FH 5 será adiado, Bruno! Esse game já está pronto a um bom tempo e não há motivo de adiá-lo. Se fosse para pensar em algum game que poderia ser adiado pela MS, seria Halo! No caso da Sony, não duvido que Horizon seja adiado msm.

Edson Nill
Edson Nill
Responder a  Mário Armão Ferreira
6 de Agosto de 2021 19:39

Lembra que estou aqui desde o começo!

Fernando Molina
Fernando Molina
Responder a  Edson Nill
7 de Agosto de 2021 13:06

Mas então Edson, você tá falando do Bruno AB? Mas ele não tinha sido banido de comentar aqui?

Edson Nill
Edson Nill
Responder a  Fernando Molina
7 de Agosto de 2021 13:26

A alcunha Bruno AB Sim… Rsrs

PaCe
PaCe
Responder a  Deto
6 de Agosto de 2021 16:28

Eu acho que você está esticando muito, muito essa linha de pensamento para teoria de conspiração maluca (sem ofensa)

Last edited 3 anos atrás by PaCe
nETTo
nETTo
Responder a  Mário Armão Ferreira
6 de Agosto de 2021 17:30

Eu lembro do cara do jogo do Golfinho.

4K 120fps no XSX e no PS5 não conseguia 4K, console era uma merda

Deto
Deto
Responder a  nETTo
6 de Agosto de 2021 18:29

e não esquecendo, o jogo nunca foi lançado.

mais um indicio que era um Astroturfing.

Deto
Deto
Responder a  Mário Armão Ferreira
6 de Agosto de 2021 18:35

E uma adicional, que fim levou o golfinho?

nunca foi lançado, e o twitter do sujeito não fala nada e de cada 10 twittes dele, um é tipo isso aqui:

https://twitter.com/dynamic_voltage/status/1403901197484843012

e olha a data da conta:

Dynamic Voltage Games
@dynamic_voltage
Game developer at Dynamic Voltage Games
Ingressou em março de 2020

Vai dizer que isso não parece:

A MS sabia o que os DEVs falavam do PS5, e correu fabricar uns atroturfing DEV para “falar bem do xbox também” e difamar o PS5.

e ao contrário dos fanboys profissionais, só digo o que parece, não afirmo como fato igual outros com a “Sony mentiu é é RDNA 0.1 RT software”

Last edited 3 anos atrás by Deto
Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Deto
6 de Agosto de 2021 18:40

Tá na cara que esse aí é um dos fanboys que a divisão Xbox apadrinha.

Deto
Deto
Responder a  PaCe
6 de Agosto de 2021 18:17

é muita coincidência desde o ano passado.

“SSD super aquece e não aguenta 5.5gbps” era uma narrativa que o dev do golfinho simulator e os “fanboys profissionais” do xbox espalhavam na internet.

advinha? tiraram o SSD do xbox e testaram no PC, não da nem perto de 2.4gbps.

pena que eu perdi o Link do teste, postavam no Neogaff…. vou ver se acho.

Fernando Molina
Fernando Molina
6 de Agosto de 2021 16:51

O que é realmente preocupante para o Xbox foi a declaração da Capcom, pq ai se confirma a tendencia que os jogadores Xbox não estão comprando games, e perder o apoio das thirds é o fim

andrio
andrio
Responder a  Fernando Molina
6 de Agosto de 2021 19:45

Molina, mas os jogadores de xbox não estão comprando jogos mesmo.
O que eu mais vejo são pessoas dizendo que vai esperar sair no gamepass….

Fernando Molina
Fernando Molina
Responder a  andrio
6 de Agosto de 2021 20:18

Sim Andrio, é verdade, mas até o momento nenhuma produtora estava falando abertamente, agora a Capcom abriu a caixa, e podem vir outras aproveitando a deixa

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Fernando Molina
6 de Agosto de 2021 20:50

Take Two já falou sobre isso tbm. Que seus jogos são incompatíveis com day one no serviço .

Edson Nill
Edson Nill
Responder a  Sparrow81
6 de Agosto de 2021 21:30

André, até então era somente com o Game pass, mas agora falam em não colocar o game na loja da MS.

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Edson Nill
6 de Agosto de 2021 21:46

Pois então… No caso da Capcom em 2020, parece que tá quase no ponto de nem compensar fazer o Port pra Xbox pra vender 300 mil cópias no ano né?!! Se continuar assim, daqui a pouco vai ter empresa que vai dar exclusivo gratuitamente pro playstation. A Square parece que já tá nesse caminho.

Last edited 3 anos atrás by Sparrow81
AlterX
AlterX
Responder a  Sparrow81
6 de Agosto de 2021 23:02

300 mil em mídia física

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  AlterX
7 de Agosto de 2021 14:34

Cara, pode ser o que for, o que interessa é a diferença brutal de vendas em comparação ao playstation. No playstation é 1.3 milhões! Isso é “só” 11x mais. Passa mais pano, passa.

HENNAN SANTOS CARVALHO
HENNAN SANTOS CARVALHO
Responder a  Fernando Molina
6 de Agosto de 2021 22:10

O mais interessante é que de 2017 para cá, tempo que começou o Gamepass. Os números vem caindo ano a ano.

Danilo Marciel
Danilo Marciel
6 de Agosto de 2021 18:42

Mario precisamos de um artigo seu sobre esse tema https://www.gamevicio.com/noticias/2021/08/o-ps5-nao-requer-ssds-caros-e-ultra-rapidos-no-final-das-contas/

Quer dizer então que o SSD fantastico não é lá essa maravilha como a gente acha ?

Já que um SSD “simples” consegue ter o mesmo ou melhor resultado que ele ?

Lógico que estou fazendo uma leitura bemmm por cima das coisas mais queria muito um artivo seu sobre esse tema.

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Danilo Marciel
6 de Agosto de 2021 19:16

Acreditando no Game Vício e The Verge? Que fase hein.

andrio
andrio
Responder a  Sparrow81
6 de Agosto de 2021 20:02

The verge é fogo mesmo…. Tom Mentirinha todo dia posta algo no twitter tirando sarro com a cara do playstation.

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Responder a  Danilo Marciel
6 de Agosto de 2021 19:32

Além do excelente exemplo explicado pelo Mário.

Imagina o final da geração SNES/Mega Drive, cartuchos com no máximo 4MB de dados. E chega a geração PS1/Saturn com CDs suportando até 700MB. Ao olharmos para os primeiros jogos lançados em 1994/1995, Ace Combat, Ridge Racer, Virtua Fighter, todos ocupam pouco espaço, entre 10MB e 20MB. Daí alguns se perguntam: “ah, mas pra que 700MB de CD se está usando tão pouco?”. E de repente se pularmos para os anos 2000, os Final Fantasy 9 da vida alcançam 5 CDs de PS1.

Então resumindo, é começo de geração. Essa gigantesca taxa de transferência dos SSDs ainda serão muito bem aproveitados, principalmente em streaming de assets.

Last edited 3 anos atrás by Carlos Eduardo
error: Conteúdo protegido